INSCRIÇÃO: 01125
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO05
 
TÍTULO: Rádio Quilombo
 
AUTORES: Camilla Souza Sampaio (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Daniela Costa Ribeiro (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Luana Franciele Miranda Souza (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Giovanna Ramos dos Santos (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Caique da Silva de Jesus (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)
 
PALAVRAS-CHAVE: Radiojornal, Quilombo, Santiago do Iguape, ,
 
RESUMO
Esse paper tem o objetivo de apresentar o radiojornal laboratorial "Rádio Quilombo", que surgiu da iniciativa de abordar temas pertinentes à comunidade que reside no Quilombo de Santiago do Iguape, localizado a 40km de sua sede, o Município de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. A partir de visitas técnicas e pesquisas junto aos moradores do local, quatro matérias radiofônicas foram produzidas com o intuito de informar e dar voz ao interesse dos iguapenses.
 
INTRODUÇÃO
A elaboração desse radiojornal laboratório faz parte do processo avaliativo da disciplina Oficina de Rádiojornalismo II, presente na grade curricular do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB. Após experimentação de variados formatos radiofônicos como notas, boletins e mesas redondas; a última avaliação da disciplina se desenrola a partir de uma produção mais elaborada e, por vezes, mais complexa, que é a criação de um radiojornal. No caso da "Radio Quilombo", a busca por problemáticas que não chegam aos ouvidos da grande mídia da cidade de Cachoeira instigou os integrantes desse projeto a se debruçarem sobre vivências específicas dos moradores da região, como a existência de um banco próprio e as dificuldades geradas pelo atraso recorrente no depósito do seguro-defeso. Criando assim, um espaço alternativo para que os interesses dos moradores do Quilombo de Santiago do Iguape sejam veiculados, tornando o jornalismo comunitário o foco dessa produção.
 
OBJETIVO
A Rádio Quilombo tem como objetivo apresentar, na linguagem radiofônica, uma nova abordagem das realidades e pessoas de Cachoeira. Através de matérias e entrevistas com pessoas que vivem em Santiago do Iguape, que geralmente estão foram dos noticiários e tem o cotidiano desconhecido pela maioria dos cachoeiranos que vivem em outras comunidades. A localidade é uma das integrantes da Bacia do Iguape e da Rota da Liberdade do Recôncavo Baiano, e seu papel na história tem muita relevância, mas essas características não a poupam do descaso público e social. Por isso, o radiojornal torna-se uma alternativa às produções jornalísticas da região, dando voz a novas fontes.
 
JUSTIFICATIVA
Santiago do Iguape é uma das comunidades quilombolas de Cachoeira, cidade do Recôncavo Baiano reconhecida como "Cidade Heroica e Monumento Nacional" pelo papel decisivo nas lutas pela independência da Bahia. Chamada comumente de Iguape, a localidade foi uma das primeiras a surgir no contexto colonialista, fundada em 1561. Casas-grandes, senzalas, igrejas e engenhos de açúcar fizeram parte da paisagem local. Com as lutas do povo negro contra a escravidão, a comunidade passou a ser reconhecida como um espaço de resistência. Desde então, a maioria da população é negra e vive da pesca e mariscagem. Apesar de ter uma história densa, pesquisada por historiadores de outros países do mundo, o Iguape não faz parte do noticiário local. Desse modo, uma produção laboratorial de estudantes locais se apresenta como uma contrapartida, uma nova forma do "fazer jornalístico" no Recôncavo.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Os métodos de elaboração do "Rádio Quilombo" seguiram as etapas de montagem de um radiojornal com duração de 30 minutos. Em todo processo foi seguido os conceitos básicos de radiojornalismo, priorizando a coleta e divulgação das informações. Para a elaboração e produção do radiojornal, foram utilizadas pauta, notas, reportagens, notícias, previsão do tempo, dicas e entrevistas – princípios clássicos de montagem. Os equipamentos usados foram: ਀㄀⸀ऀ䜀爀愀瘀愀搀漀爀 搀椀最椀琀愀氀⸀    2. Microfone condensador ਀㌀⸀ऀ䌀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀 ⠀瀀愀爀愀 最甀愀爀搀愀爀 漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 挀漀氀攀琀愀搀漀猀⤀⸀    4. Mesa Mixer Rádio (para edição e montagem do programa). ਀㔀⸀ऀ倀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 匀漀昀琀眀愀爀攀猀⸀   6. Fones de ouvido. ਀一漀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 搀漀 䤀最甀愀瀀攀 攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀 ⠀挀漀洀攀爀挀椀愀渀琀攀猀Ⰰ 洀漀爀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 攀琀挀⸀⤀⸀ 䄀 挀漀渀挀攀瀀漀 琀攀爀椀挀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀 愀漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀 洀攀椀漀 猀漀渀漀爀漀 挀漀洀漀 愀最攀渀琀攀 愀琀甀愀渀琀攀 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 倀愀爀愀 愀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 渀漀猀 瘀愀氀攀洀漀猀 搀漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 搀攀 最渀攀爀漀猀 攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 愀甀氀愀猀 攀砀瀀漀猀椀琀椀瘀愀猀 搀攀 伀昀椀挀椀渀愀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀䤀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 洀攀氀栀漀爀 攀渀琀攀渀搀攀爀洀漀猀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 ∀刀搀椀漀 儀甀椀氀漀洀戀漀∀  昀漀爀洀愀搀漀 瀀漀爀 琀爀猀 戀氀漀挀漀猀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 搀漀椀猀 椀渀琀攀爀瘀愀氀漀猀Ⰰ 焀甀攀 琀漀琀愀氀椀稀愀洀 甀洀愀 搀甀爀愀漀 搀攀 琀爀椀渀琀愀 洀椀渀甀琀漀猀 ⠀㌀ ✀⤀ 渀漀 愀爀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 戀氀漀挀漀 琀爀愀稀Ⰰ 樀甀渀琀漀 挀漀洀 愀 愀戀攀爀琀甀爀愀Ⰰ 愀猀 洀愀渀挀栀攀琀攀猀 搀漀 搀椀愀 攀 甀洀愀 渀漀琀愀 猀漀戀爀攀 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 瀀愀甀猀愀 渀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀 瀀攀猀挀愀 攀 洀愀爀椀猀挀愀最攀洀⸀  䔀渀琀爀攀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 戀氀漀挀漀 攀 漀 猀攀最甀渀搀漀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀漀 甀洀 爀瀀椀搀漀 椀渀琀攀爀瘀愀氀漀 挀漀洀 漀 猀漀戀攀 猀漀洀⸀   伀 猀攀最甀渀搀漀 戀氀漀挀漀 琀爀愀稀 ㌀ 渀漀琀愀猀㨀 伀 猀攀最甀爀漀 搀攀昀攀猀漀 搀漀猀 瀀攀猀挀愀搀漀爀攀猀 攀 洀愀爀椀猀焀甀攀椀爀愀猀㬀 伀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀 渀漀 洀愀渀最甀攀 攀 漀 䈀愀渀挀漀 匀漀氀椀搀爀椀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 搀漀 䤀最甀愀瀀攀⸀ 䄀椀渀搀愀 渀攀猀琀攀 戀氀漀挀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 攀 栀椀猀琀漀爀椀愀搀漀爀 䘀戀椀漀 䄀戀攀氀栀愀 挀漀洀攀渀琀愀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀洀瀀爀愀 攀 瘀攀渀搀愀 搀攀 洀愀爀椀猀挀漀猀 渀愀 爀攀最椀漀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀漀 甀洀 椀渀琀攀爀瘀愀氀漀 瀀愀爀愀 愀 攀渀琀爀愀搀愀 搀漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 戀氀漀挀漀⸀   伀 琀攀爀挀攀椀爀漀 攀 切氀琀椀洀漀 戀氀漀挀漀  挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 渀漀琀愀猀 挀甀爀琀愀猀 攀 甀洀 琀攀砀琀漀 搀攀 攀渀挀攀爀爀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀渀琀攀渀搀漀 漀 渀漀洀攀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀爀漀搀甀琀漀爀愀Ⰰ 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 洀椀渀椀猀琀爀愀渀琀攀Ⰰ 愀氀洀 搀漀猀 愀最爀愀搀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀 爀攀愀氀椀稀愀漀⸀   䄀 洀切猀椀挀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 漀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀 昀漀椀 ∀伀爀漀 洀椀 洀愀∀ 搀漀 最爀甀瀀漀 䈀愀渀琀甀猀 搀漀 䤀最甀愀瀀攀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 氀漀挀愀氀椀搀愀搀攀 攀 栀椀猀琀漀爀椀挀椀搀愀搀攀 瀀漀爀 琀爀猀 搀攀猀琀愀Ⰰ 攀 瀀漀爀焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀  昀漀爀洀愀搀漀 瀀漀爀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 瀀愀甀琀愀搀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀 焀甀攀 猀攀 攀渀焀甀愀搀爀攀 昀漀爀愀 搀漀 瀀愀搀爀漀 栀攀最攀洀渀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 渀漀瘀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 攀 愀戀漀爀搀愀最攀渀猀 瀀漀甀挀漀 攀砀瀀氀漀爀愀搀愀猀 渀漀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 攀 攀洀 甀洀 爀攀挀漀爀琀攀 爀攀最椀漀渀愀氀Ⰰ 昀漀爀愀 搀愀 瀀愀甀琀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 渀漀琀挀椀愀 搀漀 刀攀挀渀挀愀瘀漀Ⰰ 琀爀愀稀 漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 搀攀 焀甀攀  瀀漀猀猀瘀攀氀 椀渀漀瘀愀爀 渀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 猀攀洀 搀攀椀砀愀爀 搀攀 瀀爀椀漀爀椀稀愀爀 漀猀 瀀椀氀愀爀攀猀 搀漀 刀搀椀漀 攀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀漀 最攀爀愀氀㨀 漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 椀渀琀攀爀愀漀Ⰰ 攀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 最攀爀愀氀 搀攀 焀甀攀 漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀瘀攀 瀀爀椀漀爀椀稀愀爀 愀猀 瀀愀甀琀愀猀 焀甀攀 瀀爀攀猀琀攀洀 甀洀 猀攀爀瘀椀漀  挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀瀀猀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 挀氀愀爀愀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 漀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀爀攀猀 攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 琀洀 漀 搀攀瘀攀爀 搀攀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 琀攀渀琀愀爀愀洀 洀甀搀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀洀 焀甀攀 攀猀琀漀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 攀 瘀漀氀琀愀爀 漀 漀氀栀愀爀 猀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀猀瀀爀攀稀愀搀愀猀 搀漀猀 琀爀猀 漀甀琀爀漀猀 琀爀猀 倀漀搀攀爀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀䰀匀䔀䈀刀䔀Ⰰ 䄀爀洀愀渀搀⸀ 䄀 氀椀渀最甀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀⸀ 瀀⸀㌀㈀㜀ⴀ㌀㌀㘀⸀䤀渀㨀 䴀䔀䐀䤀吀匀䌀䠀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀 ⠀伀爀最⸀⤀⸀ 吀攀漀爀椀愀猀 搀漀 刀搀椀漀㨀 吀攀砀琀漀猀 攀 䌀漀渀琀攀砀琀漀猀⸀ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀㨀 䤀渀猀甀氀愀爀Ⰰ ㈀  㔀⸀ 嘀漀氀甀洀攀 ㄀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀䈀伀匀䄀 䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ 䄀渀搀爀⸀ 䜀渀攀爀漀猀 刀愀搀椀漀昀渀椀挀漀猀㨀 漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 攀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 攀洀 甀搀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀甀氀椀渀愀猀Ⰰ ㈀  ㌀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䔀吀伀一䤀Ⰰ 䴀爀挀椀愀⸀ 刀搀椀漀猀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀猀㨀 爀攀瘀漀氀甀漀 渀漀 愀爀⸀ 瀀⸀㈀㜀㜀ⴀ㈀㠀㜀⸀ 䤀渀㨀 䈀䄀刀䈀伀匀䄀 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ 䄀渀搀爀⸀ 倀䤀伀嘀䔀匀䄀一Ⰰ 䄀渀最攀氀漀⸀ 䈀䔀一䔀吀伀一Ⰰ 刀漀猀愀渀愀⸀ ⠀伀爀最⸀⤀⸀ 刀搀椀漀㨀 猀椀渀琀漀渀椀愀 搀漀 昀甀琀甀爀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀甀氀椀渀愀猀Ⰰ ㈀  㐀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀爀琀甀爀⸀ 刀搀椀漀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䄀䐀伀Ⰰ 䴀愀最愀氀礀⸀ 倀爀漀搀甀漀 搀攀 刀搀椀漀㨀 甀洀 洀愀渀甀愀氀 瀀爀琀椀挀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ ㈀  㘀⸀  ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀