INSCRIÇÃO: 01531
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA03
 
TÍTULO: Desordeiros
 
AUTORES: Vinícius Angelus Pereira de Lima (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA); Jorge Luís Pacheco Barcelos (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA); Emilia dos Santos Cavalcante (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA); Juliana Chacon Batista (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)
 
PALAVRAS-CHAVE: Animação, Experimentação, Série animada, ,
 
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo apresentar a produção da série animada "Desordeiros", que se categoriza como um curta-metragem de animação e possui a proposta de discutir temas como amizade e brincadeiras de um grupo de amigos. Além de destacar-se como produção independente e pela experimentação de conteúdos assimilados na disciplina: Fundamentos da Animação. Como resultado, tem-se dois episódios pilotos de Desordeiros.
 
INTRODUÇÃO
A infância é uma das fases mais marcantes da vida, entre tantas situações que acontecem ao longo dessa fase, a brincadeira se torna uma das principais memórias. O ato de brincar proporciona à criança momentos prazerosos, novas vivências, novos saberes e até mesmo novos valores. Diante disso, muitos estudiosos, como Pereira (2009) apontam a brincadeira como importante forma de permitir uma aprendizagem significativa. seja dentro ou fora do ambiente escolar.਀䄀漀 氀漀渀最漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 愀 愀渀椀洀愀漀 琀攀洀 猀椀搀漀 甀洀愀 琀挀渀椀挀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 攀渀琀爀攀琀攀爀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀爀 ⠀䌀䠀伀一䜀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⤀⸀ 一漀 椀洀瀀漀爀琀愀 愀 椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 挀漀渀琀椀渀甀愀 昀愀猀挀椀渀愀渀搀漀 漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 洀攀猀洀漀 栀漀樀攀Ⰰ 挀漀洀 琀愀渀琀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 洀搀椀愀猀Ⰰ 愀 愀渀椀洀愀漀 愀椀渀搀愀 挀漀渀猀攀最甀攀 猀攀搀甀稀椀爀 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀⸀ 䴀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 愀渀椀洀愀漀 攀猀琀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 琀愀洀戀洀 愀 漀甀琀爀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 愀爀琀攀Ⰰ 猀攀渀搀漀 挀愀瀀愀稀 搀攀 洀甀搀愀爀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ Os desenhos animados fazem parte da realidade e do cotidiano das crianças. Seguindo esse pensamento, a animação pode ser utilizada além do caráter lúdico, como fonte de informações, formação de novos conceitos, e até mesmo para o seu desenvolvimento mental (QUEIROZ et al., 2006).਀䤀渀切洀攀爀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 攀猀琀甀搀愀洀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀洀 搀攀挀漀爀爀渀挀椀愀 搀漀 挀椀渀攀洀愀 愀渀椀洀愀搀漀⸀ 䈀愀爀戀漀猀愀 攀 䜀漀洀攀猀 ⠀㈀ ㄀㈀⤀ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 挀漀洀瀀爀漀瘀愀爀愀洀 焀甀攀 漀 焀甀攀 挀栀愀洀愀 攀 瀀爀攀渀搀攀 愀 愀琀攀渀漀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 猀漀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀猀 挀漀爀攀猀Ⰰ 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 攀 愀瘀攀渀琀甀爀愀猀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀愀猀⸀ 倀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 挀漀洀 漀 攀渀爀攀搀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 愀挀攀椀琀愀漀 瀀攀氀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀⸀  Com dois episódios pilotos, de pouco mais de um minuto cada, a série Desordeiros narra as travessuras de uma turma de quatro amigos. A produção está voltada para a web e utiliza técnicas de animação visando aumentar a produtividade, tendo em vista poucos recursos se comparado aos grandes estúdios. Por não possuir falas, promete atingir crianças com deficiência auditiva e de diferentes países e idiomas.
 
OBJETIVO
A animação “Desordeiros”, com dois episódios pilotos, foi desenvolvida por intermédio dos conhecimentos adquiridos na disciplina Fundamentos da Animação, ministrada pelo professor Jorge Barcelos, em que foi possível unir elementos essenciais para a experimentação e aprendizagem. Assim, ao longo da disciplina foi possível observar técnicas de desenho, animação 2D, roteiro e narrativa. Surgindo, assim, a animação que teve como objetivo principal trazer uma mensagem descontraída da infância.਀ 䐀椀愀渀琀攀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 猀爀椀攀 愀渀椀洀愀搀愀 琀爀愀稀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 栀甀洀漀爀 攀 愀瘀攀渀琀甀爀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 挀甀爀琀漀猀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 搀攀 甀洀 洀椀渀甀琀漀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 愀 愀渀椀洀愀漀 戀甀猀挀愀 愀琀椀渀最椀爀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀 挀漀洀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 愀氀洀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 攀砀椀戀椀漀 搀愀 愀渀椀洀愀漀 攀洀 昀攀猀琀椀瘀愀椀猀 攀 洀漀猀琀爀愀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀  猀攀洀 搀切瘀椀搀愀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 挀漀渀瘀椀搀愀琀椀瘀愀 攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀 瀀愀爀愀 猀攀 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 焀甀攀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀瀀猀 洀甀椀琀愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 漀挀漀爀爀椀搀愀猀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 栀 甀洀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀 洀愀椀漀爀 渀漀 猀攀琀漀爀Ⰰ 攀 瀀漀爀 椀猀猀漀 栀 甀洀 愀挀爀猀挀椀洀漀 攀洀 猀甀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 挀漀洀漀 搀椀稀 䈀攀挀栀攀爀 ⠀㈀ ㄀㘀⤀⸀ 䌀爀椀愀洀漀猀 䐀攀猀漀爀搀攀椀爀漀猀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 氀漀挀愀氀 攀 搀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 愀 挀椀爀挀甀氀愀漀 搀攀 漀戀爀愀猀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 攀洀 洀戀椀琀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 攀 愀 椀渀漀瘀愀漀 渀攀猀琀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀⸀ Como estudantes de Mídias Digitais, tivemos oportunidade de experimentar novos desafios em uma produção que engloba mais de um tipo de mídia, como imagem, vídeo e áudio. A principal motivação para este trabalho foi buscar inspiração em obras já consolidadas no mercado como Mônica Toy, uma série brasileira lançada em 2013, que tem episódios com duração média 30 segundos em animação 2D, sem diálogos e com design minimalista atingindo diretamente aos fãs de todas as idades da Turma da Mônica.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Primeiro houve uma pesquisa bibliográfica pela busca de brincadeiras e jogos que pudessem ser abordados ao longo dos episódios da animação. A partir desse estudo, decidiu-se que cada personagem se relacionaria com um objeto em especial. São eles: skate, bicho de pelúcia, livros e pipa. O processo de desenvolvimento das histórias usa como base esses símbolos e os relaciona em diversas situações com o grupo de amigos. A inspiração desses objetos veio do coelho inseparável da Mônica ou a melancia da Magali. De acordo com Seger (2006) algumas peculiaridades como essas dão maior consistência aos personagens e os torna únicos, além de acrescentar maior profundidade a narativa.਀䄀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 甀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 昀漀椀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 挀氀猀猀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀 愀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 愀琀漀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 愀琀漀 攀 琀攀爀挀攀椀爀漀 愀琀漀⸀ 倀愀爀琀椀渀搀漀 搀漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 搀攀 焀甀攀 愀氀最漀 猀攀洀瀀爀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 攀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 爀攀猀漀氀瘀椀搀漀⸀ 䌀漀洀漀 攀渀甀渀挀椀愀 䌀漀洀瀀愀爀愀琀漀 ⠀㈀  㤀⤀Ⰰ 攀猀猀愀 漀爀搀攀洀 猀攀爀瘀攀 挀漀洀漀 甀洀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀搀愀 攀 渀漀  瀀爀攀挀椀猀漀 猀攀最甀椀爀 爀椀最漀爀漀猀愀洀攀渀琀攀⸀  Uma vez pronto a narrativa, se fez uso do storyboard para estudar as cenas visualmente. A composição pode ser feita por meio de rascunhos em miniatura (thumbnails)que mostram a disposição dos personagens em relação ao cenário (Glebas, 2009). A Figura 1 a seguir ilustra o storyboard do primeiro episódio, feito manualmente em uma folha em branco. ਀ ਀䘀椀最甀爀愀 ㄀㨀匀琀漀爀礀戀漀愀爀搀 猀甀最攀爀攀 椀搀攀椀愀 瀀愀爀愀 愀猀 挀攀渀愀猀⸀ ਀ Esta animação não possuindo diálogos, pois a mensagem é transmitida apenas por meio de ações e gestos dos personagens, segundo Comparato,਀ Se o autor pode passar uma informação visualmente em lugar de verbalmente, melhor. A expressão ou reação silenciosa de uma personagem pode ser mais significativa do que uma interferência verbal. Recordar que personagens se expressam ou se comunicam por meio do silêncio e de ações, olhares e máscara facial. Gestos e atitudes. (2009, p.181).਀ Uma das características da série é o grande uso do plano geral. Amplamente usado no cinema, a escolha desse tipo de enquadramento se deu pelo motivo de situar o observador no contexto, bem como focalizar o personagem na ação (COUTINHO, 2006). Uma das cenas se fez o uso de uma cena onírica, o que para Comparato, são ilusões de uma personagem que embora pareçam reais, são fruto de sua imaginação. Estes recursos visuais e narrativos enriquecem o roteiro e causam surpresa ao observador. ਀倀愀爀愀 攀猀琀愀 愀渀椀洀愀漀Ⰰ 甀猀漀甀ⴀ猀攀 愀 琀挀渀椀挀愀 挀甀琀ⴀ漀甀琀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 甀琀椀氀椀稀愀ⴀ猀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 漀戀樀攀琀漀猀 攀 挀攀渀爀椀漀猀 爀攀挀漀爀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 ⠀嘀䄀䰀䤀䔀一吀䔀Ⰰ ㈀  㠀⤀⸀ 伀猀 爀攀挀漀爀琀攀猀 昀漀爀愀洀 猀椀洀甀氀愀搀漀猀 渀漀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀  瀀愀爀愀 愀琀爀椀戀甀椀爀 洀愀椀猀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 搀攀甀 瘀椀搀愀 愀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀愀 猀爀椀攀⸀ 
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Com dois minutos de duração, a série Desordeiros mostra as travessuras e confusões de uma turma de quatro amigos. As histórias acontecem no bairro da cidade, onde o mundo infantil vira palco para as aventuras e brincadeiras vivenciadas. ਀吀漀搀漀猀 漀猀 搀攀猀攀渀栀漀猀 琀愀渀琀漀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 挀攀渀爀椀漀猀 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀倀栀漀琀漀猀栀漀瀀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 愀 倀攀渀 吀漀漀氀Ⰰ 焀甀攀 挀爀椀愀 昀漀爀洀愀猀 瘀攀琀漀爀椀愀椀猀 挀漀洀 挀漀爀攀猀 瀀氀愀渀愀猀 攀 栀漀洀漀最渀攀愀猀⸀ Os desenhos dos personagens (Figura 2) seguiu o estilo chibi, tendo como principais características, cabeças grandes desproporcionais aos corpos, a falta do nariz ou boca. Em geral, tem-se traços bem simplificados (ROBIN, 2007).਀ Figura 2: Personagens da série animada. Da esquerda para direita: Teo (pipa), ਀䜀爀愀瘀攀琀漀 ⠀猀欀愀琀攀⤀Ⰰ 䠀礀瀀渀漀琀椀挀愀⠀戀椀挀栀漀 搀攀 瀀攀氀切挀椀愀⤀ 攀 䈀爀椀猀愀⠀氀椀瘀爀漀⤀⸀ ਀倀爀攀搀漀洀椀渀愀渀琀攀洀攀渀琀攀 挀漀洀 琀漀渀猀 搀攀 挀漀爀 切渀椀挀愀Ⰰ 搀攀瀀攀渀搀攀渀搀漀 搀漀 攀瀀椀猀搀椀漀Ⰰ 漀猀 挀攀渀爀椀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 琀愀洀戀洀 挀漀爀攀猀 瀀氀愀渀愀猀 攀 猀攀洀 琀攀砀琀甀爀愀⸀ 䄀猀 昀漀爀洀愀猀 猀漀 戀攀洀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀 攀 挀漀洀 瀀漀甀挀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 攀洀 猀甀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 愀樀甀搀漀甀 愀 搀椀洀椀渀甀椀爀 漀 琀攀洀瀀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 䄀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 攀洀 焀甀攀 最攀爀愀 猀甀琀椀氀攀稀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀漀洀戀椀渀愀 挀漀洀 漀 攀猀琀椀氀漀 猀椀洀瀀氀椀昀椀挀愀搀漀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ No primeiro episódio, intitulado Bobeou, o personagem Graveto faz manobras de skate para impressionar a garota Hypnotica, que usa seu charme para conseguir brincar com este item considerado radical. Já no segundo episódio, intitulado Leitura, Brisa lê um de seus livros e seu amigo Téo aparece na janela convidando-a para brincar de pipa, como pode ser visto na Figura 3.਀ ਀䘀椀最甀爀愀 ㌀㨀 쀀 攀猀焀甀攀爀搀愀 挀攀渀愀 搀漀 攀瀀椀猀搀椀漀ᴀ†䈀漀戀攀漀甀ᴀ⸠  쀀 搀椀爀攀椀琀愀Ⰰ 挀攀渀愀 搀漀 攀瀀椀猀搀椀漀 ᰀ䤠洀愀最椀渀攀ᴀⰠ  ਀ Uma vez concluído o desenho das cenas no Adobe Photoshop, o arquivo é exportado para o Adobe After Effectsonde será executado o processo de animação. A Figura 4 ilustra o processo de desenvolvimento da animação de uma das cenas. Nota-se que os elementos do personagens e do cenário estão dispostos separadamente em diferentes camadas, seguindo a técnica cut-out, onde cada uma das partes que o compõe podem ser animadas separadamente. Isto permite um maior controle do processo de animar pelo animador.਀ ਀䘀椀最甀爀愀 㐀㨀 吀攀氀愀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀渀椀洀愀漀 渀漀 䄀昀琀攀爀 䔀昀昀攀挀琀猀⸀ ਀䘀攀椀琀愀 愀 愀渀椀洀愀漀Ⰰ 愀 挀攀渀愀 ⠀愀椀渀搀愀 猀攀洀 甀搀椀漀⤀  爀攀渀搀攀爀椀稀愀搀愀 攀 攀砀瀀漀爀琀愀搀愀 渀漀 攀搀椀琀漀爀 搀攀 瘀搀攀漀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀⸀ 伀渀搀攀  昀攀椀琀愀 愀 樀甀渀漀 搀攀 挀氀椀瀀攀猀 攀 愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 琀爀愀渀猀椀攀猀 渀漀猀 焀甀愀搀爀漀猀⸀ 伀猀 猀漀渀猀 攀洀椀琀椀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 挀漀洀漀 洀甀爀洀切爀椀漀猀 攀 猀甀猀猀甀爀爀漀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 猀漀渀猀 搀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀 昀漀爀愀洀 漀戀琀椀搀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 猀椀琀攀猀 搀攀 戀愀渀挀漀猀 搀攀 甀搀椀漀猀 最爀愀琀甀椀琀漀猀 渀愀 爀攀搀攀⸀ 吀漀搀漀 漀 猀漀洀 昀漀椀 攀搀椀琀愀搀漀 攀 猀椀渀挀爀漀渀椀稀愀搀漀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀 渀漀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀⸀ 伀猀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 攀 愀猀 洀切猀椀挀愀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 愀搀椀挀椀漀渀愀爀愀洀 洀愀椀猀 愀甀琀攀渀琀椀挀椀搀愀搀攀 愀 愀渀椀洀愀漀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Com as novidades tecnológicas, as crianças de hoje acabaram deixando de lado alguns prazeres da infância. O curta busca entreter tanto as crianças como os adultos, relembrando as brincadeiras e incentivando a todos a se divertir com o que há de melhor: amigos.਀䘀愀稀攀爀 甀洀愀 愀渀椀洀愀漀  甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 洀甀椀琀漀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀搀漀爀愀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 猀攀渀搀漀 攀猀猀攀 昀攀椀琀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀挀愀搀洀椀挀漀 漀渀搀攀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀渀琀愀爀 挀漀洀 漀 愀瀀漀椀漀 攀 猀甀瀀漀爀琀攀 琀愀渀琀漀 搀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 琀挀渀椀挀漀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 琀攀爀 愀挀攀猀猀漀 愀漀猀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 瀀愀爀愀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 ⠀瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀  攀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 ⤀⸀ De crianças a adultos, todos os públicos podem se identificar com as histórias. Ao mesmo tempo em que estimula a produção de animações brasileiras de baixo custo com inovação e criatividade. Desordeiros vem da necessidade de produzir cada vez mais conteúdos audiovisuais no ambiente acadêmico como forma de experimentação e de aprendizagem. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀䈀伀匀䄀Ⰰ 刀⸀䘀⸀䴀㬀 䜀伀䴀䔀匀Ⰰ 䌀⸀䘀⸀ 䄀 漀爀椀攀渀琀愀漀 攀猀琀琀椀挀愀 搀漀猀 搀攀猀攀渀栀漀猀 愀渀椀洀愀搀漀猀㨀 漀猀 猀甀瀀攀爀 栀攀爀椀猀 攀洀 愀漀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䔀搀甀挀愀漀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀 䌀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀Ⰰ 瘀⸀ 㤀Ⰰ 渀⸀ ㄀㤀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㐀㐀ⴀ㄀㘀㄀Ⰰ ㈀ ㄀㈀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䔀䌀䠀䔀刀Ⰰ 䜀爀攀最漀爀礀⸀ 伀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 搀愀 昀漀爀洀愀氀椀稀愀漀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 䌀椀渀攀洀愀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䄀渀漀 堀嘀䤀䤀Ⰰ 攀搀椀漀 ㄀㌀㄀⸀匀攀琀⼀伀甀琀 ㈀ ㄀㘀⸀ 瀀⸀ ㈀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀䴀倀䄀刀䄀吀伀Ⰰ 䐀⸀ 䐀愀 挀爀椀愀漀 愀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䠀伀一䜀Ⰰ 䄀⸀ 䄀渀椀洀愀漀 䐀椀最椀琀愀氀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䄀嘀䄀 倀甀戀氀椀猀栀椀渀最Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀唀吀䤀一䠀伀Ⰰ 䤀氀甀猀欀愀⸀ 䰀攀椀琀甀爀愀 攀 愀渀氀椀猀攀 搀愀 椀洀愀最攀洀⸀ 䴀琀漀搀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㌀ ⴀ㌀㐀㐀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀䴀䔀匀Ⰰ 䰀⸀ 䘀⸀ 䌀椀渀攀洀愀 渀愀挀椀漀渀愀氀㨀 挀愀洀椀渀栀漀猀 瀀攀爀挀漀爀爀椀搀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀⸀唀匀倀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䴀⸀䰀⸀ 伀 攀渀猀椀渀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 氀切搀椀挀漀㨀 甀洀愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀⸀ 䨀漀漀 倀攀猀猀漀愀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀 ⴀ 唀䘀倀䈀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀儀唀䔀䤀刀伀娀Ⰰ 一⸀䰀⸀一⸀㬀 䴀䄀䌀䤀䔀䰀Ⰰ 䐀⸀ 䴀⸀ 䴀⸀䄀⸀㬀 䈀刀䄀一䌀伀Ⰰ 䄀⸀ 唀⸀ 䈀爀椀渀挀愀搀攀椀爀愀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀㨀 甀洀 漀氀栀愀爀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀氀 挀漀渀猀琀爀甀琀椀瘀椀猀琀愀⸀ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀䈀䤀一 䔀⸀ 䈀爀攀渀渀攀爀⸀ 䰀椀戀爀愀爀椀攀猀 唀渀氀椀洀椀琀攀搀Ⰰ 攀搀⸀ 唀渀搀攀爀猀琀愀渀搀椀渀最 䴀愀渀最愀 愀渀搀 䄀渀椀洀攀⸀ ㈀  㜀Ⰰ㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䄀䰀䤀䔀一吀䔀Ⰰ 刀漀搀漀氀昀漀 匀⸀ 䄀爀琀攀 礀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 氀愀 愀渀椀洀愀挀椀渀㨀 䌀氀猀椀挀愀Ⰰ 挀漀爀瀀爀攀愀Ⰰ 挀漀洀瀀甀琀愀搀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 樀甀攀最漀猀 漀 椀渀琀攀爀愀挀琀椀瘀愀⸀ 䈀甀攀渀漀猀 䄀椀爀攀猀㨀 䔀搀椀挀椀漀渀攀猀 搀攀 䰀愀 䘀氀漀爀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀