INSCRIÇÃO: 01935
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP06
 
TÍTULO: Upgrade Social, sua colocação no mundo!
 
AUTORES: Wilmar Rabelo Costa (Universidade Federal de Alagoas); Lucas Bezerra de Souza (Universidade Federal de Alagoas); Natalia dos Santos Cavalcante (Universidade Federal de Alagoas); Manuela Rau de Almeida Callou (Universidade Federal de Alagoas)
 
PALAVRAS-CHAVE: Maceió, Comunicação Comunitária, inclusão social, desenvolvimento local, assessoria de comunicação para o terceiro setor
 
RESUMO
Este paper apresenta um Projeto de Assessoria de Comunicação para o Terceiro Setor, com o objetivo de promover o desenvolvimento local das comunidades carentes de Maceió. Através de observações e conversas informais percebemos que algumas comunidades estavam abaixo do padrão de convívio social sadio e aceitável, carecendo de uma maior atenção dos poderes públicos no que se diz respeito às atividades de inclusão social, geração de emprego e renda para famílias que vivem a margem da pobreza. Escolhemos as comunidades de Ouro Preto, Barro Duro e Serraria, que serviram como referência, pois não se diferem muito umas das outras. Detectamos também a ausência de ações voltadas para inclusão social por parte do poder público. Após as pesquisas e o diagnóstico optamos pela criação de programas de assessoria para o terceiro setor de inclusão social e combate às drogas na comunidade como um todo.
 
INTRODUÇÃO
A cidade de Maceió localiza-se entre a lagoa Mundaú e o oceano atlântico. Ocupa o terraço, feito pelo mar, na extremidade do tabuleiro que limita ao norte, a calha do antigo estuário do Rio Mundaú. Ocupa uma área de 510,655 km² com uma população de 1,5 milhão de habitantes em 2015, sendo o mais populoso de Alagoas. O nome "Maceió" tem origem no termo tupi maçayó ou maçaio-k, que significa "o que tapa o alagadiço". Maceió das pluralidades e tradições culturais como as danças populares, a culinária local, o artesanato, as crenças e os costumes contemplam a cidade com valores históricos, culturais e esportivos. O município possui um dos mais famosos estádios do Brasil, conhecido por "Trapichão". Mesmo com tantas belezas naturais e culturais, muitas dessas tradições estão desaparecendo, como por exemplo: o Festival do Beiju , o evento de Nossa Senhora da Conceição, que contribuíam para a economia local, estão sendo esquecidas devido ao aumento da violência por meio das drogas.(ESPÍNDOLA 1995, p. 115, FILHO 1995, P. 412, COSTA 1995, P. 439). Por não haver projetos nas comunidades voltados para aqueles que não têm uma colocação socioeconômica definida na comunidade, e para crianças e adolescentes que não tem acesso aos serviços básicos, tais como os inerentes à saúde e educação, incentivo à autoestima, essa situação acaba impossibilitando o desenvolvimento social e econômico local. A evasão escolar faz com que as crianças busquem as ruas e fiquem desamparadas da proteção familiar e da comunidade, tornando-se por consequência, vulneráveis à exploração e a uma variedade de perigos físicos e morais. Os jovens em consequência da falta de ocupação acabam se envolvendo com drogas e delitos. Para que esse projeto torne-se realidade, será necessário o apoio permanente das instituições públicas e privadas, e para que os objetivos e metas sejam alcançados para isso, serão usadas técnicas de Relações Públicas com intuito de promover a cidadania e o desenvolvimento local.
 
OBJETIVO
O trabalho apresenta um projeto de assessoria de comunicação voltado para as comunidades com função de elaborar, executar e avaliar programas para o Terceiro Setor com objetivo de implantar ações socioeducativa e de sustentabilidade a serem desenvolvidas para o aprimoramento dos indivíduos, para que possam contribuir para o desenvolvimento local, promover cursos de combate às drogas, capacitação, profissionalização, criar canais de comunicação que viabilizem o relacionamento entre a comunidade e o poder público, manter relações interpessoais com moradores, desenvolver formas de trabalho que possibilitem geração de emprego e renda por meio do cooperativismo. Objetiva, também, desenvolver estratégias comunicacionais com os públicos da sociedade, no intuito de reforçar a importância da criação da Associação para o Desenvolvimento da Comunidade - ADESCOM que tem como objetivo angariar recursos financeiros alternativos para o mantenimento das ações e garantir o desenvolvimento da comunidade. Ações estas desenvolvidas como plano piloto nas comunidades de Ouro preto, Barro Duro e Serraria, através do Projeto Upgrade Social, para contribuir na transformação do cenário atual dessas localidades.
 
JUSTIFICATIVA
Este trabalho se justifica devido ao interesse dos autores em conhecer a história, cultura, realidade e o modo de vida dos moradores de Maceió, possibilitando o trabalho de Relações Públicas no Projeto de assessoria de comunicação para o Terceiro Setor, além de uma campanha de Relações Públicas como instrumento de desenvolvimento e incentivo à prática esportiva. Servirá também como fonte de pesquisa sobre a cidade de Maceió e conteúdo para consultas sobre assuntos relacionados a planejamento de programas e campanhas em Relações Públicas. Temos a pretensão de que este trabalho possa servir de base para adaptação e posterior implantação em outros estados e municípios. Vale ressaltar que todas as ações que compõem este projeto de assessoria surtirão efeito se existir a participação da comunidade, como abaixo afirma a autora: Consideramos que na medida que as pessoas sejam capazes de gerar o seu próprio desenvolvimento, enquanto sujeitos de ação que articulam processos sociais, podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade como um todo, nos aspectos de convivência, confiança, laços sociais, entre outros. (CALLOU, 2014, p. 3) Nesse sentido, a participação dos indivíduos fortalece toda a estrutura elaborada em prol da comunidade que, para realizar o desenvolvimento local, aqui entendido como um processo de melhoria das condições de vida da comunidade necessita mobilizar, engajar e potencializar suas capacidades para consolidar sua base cultural e socioeconômica. Assim, conceituamos a comunicação para o desenvolvimento local como um meio de aproximar a comunidade para desenvolver as ações necessárias, já que (GALLICCHIO, 2006) para o desenvolvimento local seria necessário que todos participassem da discussão de assuntos de interesses da comunidade. Em linhas gerais, é preciso ter em conta que os processos de participação são cada vez mais pragmáticos e associados à obtenção de recursos e vontade política para levar adiante as propostas geradas na comunidade, transformando-os em agente de desenvolvimento. Ou seja, segundo Martins (2002 apud CALLOU 2014) a participação e a articulação que se dá entre a sociedade civil e o Estado sugerem condições que possam aumentar o desenvolvimento local. A comunidade não pode encara de maneira fragmentada os problemas sociais que surgem a cada dia em seu espaço geográfico. Tem que participar com seus indivíduos de maneira, integrada desfragmentada nas propostas de construção de uma sociedade mais igualitária, essa maneira de encarar os problemas sociais determina uma nova forma de gestão das políticas sociais. É através do planejamento organizacional que se decide aonde se quer chegar. Contudo, sua realização vai depender das mudanças de práticas e valores organizacionais, que permitirão ao discurso entre as comunidades e para ganhar solidez, mediante o respeito às diferenças e à incorporação das contribuições de cada política social no entendimento e na superação dos problemas sociais. Para isso, é necessário construir mecanismos de articulação e de integração das decisões, tendo com objetivo e referência a qualidade de vida da população, e para que isso aconteça é preciso atualizar e capacitar os indivíduos que faram parte desse processo de mudança. A questão da função estratégica de relações públicas está intrinsecamente e ligada ao planejamento e à gestão estratégica da comunicação organizacional. O setor deve atuar em conjunto com outras áreas da comunicação, numa capitalização sinérgica dos objetivos e esforços globais da organização. Trata-se de participar da gestão estratégica da organização, assessorando a direção na viabilização de sua missão e de seus valores. (KUNSCH, 2006, p.131). Na esfera do terceiro setor, essa relação se constituirá com o objetivo de tornar a organização bem aceita, o que garantirá, dessa forma, benefícios e resultados positivos a ela. Assim, o profissional de relações públicas contribuirá com seus préstimos.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A metodologia utilizada no trabalho seguiu a linha do estudo de campo, onde ao longo dos meses (de janeiro a junho de 2016) foram feitas visitas em diferentes bairros coletando informações, observando comportamentos, hábitos e costumes, conversando informalmente com os moradores das comunidades que estão mais presentes e inteirados com a realidade do lugar e realizando pesquisas qualitativas , através de entrevistas em profundidade com públicos estratégicos. A entrevista em profundidade é um recurso metodológico onde busca, com base nas teorias e pressupostos definidos pelo pesquisador, recolher respostas a partir da experiência subjetiva de uma fonte, selecionada por deter informações que se deseja conhecer (DUARTE, 2005). Outra forma de registar informações foi através da fotografia, que é um instrumento significativo para o registro histórico, por fornecer ao pesquisador importantes recursos de comparação devido às cenas recortadas e representadas na imagem congelada que, além de conter informações novas sobre os fatos históricos, servem de documento e acervo sobre a vida social, material e cultural das sociedades. Além disso, a fotografia tem o potencial de provar fatos, nos dando a possibilidade de fazer o comparativo entre diferentes épocas. Com esses métodos procuramos observar as reais necessidades e o porquê do não desenvolvimento local, visto que é uma comunidade com um grande potencial de crescimento.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Após a pesquisa e diagnóstico realizados nas comunidades de Maceió, expostas neste trabalho, foram criados os programas de Relações Públicas com a finalidade de incentivar a comunicação e o desenvolvimento local, promover o combate às drogas, a evasão escolar e à violência, alavancar o poder econômico, potencializar a atividade esportiva como meio de inclusão social.਀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 甀瀀最爀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀  挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀  㐀 ⠀焀甀愀琀爀漀⤀ 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 猀漀 攀氀攀猀㨀 Programa 1- Upgrade Social; Programa 2 - Upgrade Escola de Comercio e Venda Comunitária – ECVC; Programa 3 - Cooperativa COOPERPLASTIC – AL; Programa 4 - Campanha FutUP é + Vida.਀伀 琀琀甀氀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 ᰀ唠瀀最爀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 猀甀愀 挀漀氀漀挀愀漀 渀漀 洀甀渀搀漀℀ᴀ†昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀漀爀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 愀琀甀愀氀椀稀愀漀 攀 搀攀 洀甀搀愀渀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 樀 焀甀攀 漀 琀攀爀洀漀 唀瀀最爀愀搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 ᰀ愠琀甀愀氀椀稀愀爀ᴀ⸠ 䄀琀甀愀氀椀稀愀攀猀 攀猀琀愀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 甀洀愀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀愀爀愀 漀 焀甀愀氀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀琀甀愀氀椀稀愀攀猀 渀漀 洀漀搀漀 搀攀 瘀椀搀愀Ⰰ 挀漀渀瘀瘀椀漀Ⰰ 猀漀挀椀愀氀椀稀愀漀 攀 椀渀挀氀甀猀漀⸀ ਀倀爀漀最爀愀洀愀 ㄀ ⴀ唀瀀最爀愀搀攀 匀漀挀椀愀氀 Este programa é direcionado ao público interno das comunidades: comerciantes da informalidade e catadores, com a finalidade de Promover canais de comunicação viabilizando o relacionamento entre as comunidades em estudo (Ouro Preto, Barro Duro, Serraria e o poder público). Os canais de comunicação servirão para estreitar o relacionamento entre comunidade e poder público, a fim de promover melhorias para o bairro, além de deixar transparentes as ações que serão implantadas no decorrer do programa, servindo para uma integração mútua:਀∀ठ䤀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀漀 ⴀ 䄀䐀䔀匀䌀伀䴀㨀 猀攀爀漀 爀攀甀渀椀搀愀猀 愀猀 氀椀搀攀爀愀渀愀猀 攀洀 氀漀挀愀氀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 搀攀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀⸀ 匀攀爀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀 焀甀攀 樀甀渀琀漀猀 琀攀爀漀 洀愀椀猀 昀漀爀愀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 洀攀氀栀漀爀椀愀猀 樀甀渀琀漀 愀漀 瀀漀搀攀爀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀 挀爀椀愀漀 搀愀 䄀䐀䔀匀䌀伀䴀 猀攀爀瘀椀爀 琀愀洀戀洀 挀漀洀漀 甀洀 挀愀渀愀氀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 氀攀瘀愀搀漀猀Ⰰ  最攀猀琀漀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 焀甀攀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 瀀愀猀猀愀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 戀甀猀挀愀爀 猀漀氀甀攀猀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀猀⸀  • Promover nas escolas das comunidades atividades de prevenção às drogas - PROERD: programa que tem como objetivo orientar os jovens e adolescentes a se manterem afastados das drogas. Serão ministradas palestras, organizadas pela PROERD, para levar às escolas (Pompeu sarmento, Luiza Oliveira Suruagy, Cicero Dué da Silva)existentes nas comunidades. Contaremos com o apoio da Secretária Estadual de Cultura da Paz, promovendo ações que permitam a promoção da cultura de paz e não violência em Alagoas.਀∀ठ䌀爀椀愀爀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 洀攀 搀攀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 洀愀爀挀愀猀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 愀 洀攀猀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀⸀ 吀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀愀 洀愀爀挀愀 戀愀猀攀 搀攀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀Ⰰ 愀 洀愀爀挀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 焀甀攀 猀攀爀 愀猀猀漀挀椀愀搀愀 猀 猀甀愀猀 氀椀渀栀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀 猀攀爀瘀椀漀猀 甀洀 瀀愀搀爀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀 焀甀攀 瀀爀漀洀漀瘀愀 愀 椀洀愀最攀洀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 唀瀀最爀愀搀攀 匀漀挀椀愀氀Ⰰ 猀甀愀 挀漀氀漀挀愀漀 渀漀 洀甀渀搀漀℀ Programa 2 -Upgrade Escola de Comércio e Venda Comunitária ਀䔀猀琀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀 琀攀洀 挀漀洀漀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 愀琀攀渀搀攀爀 漀猀 挀漀洀攀爀挀椀愀渀琀攀猀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀氀 搀漀猀 戀愀椀爀爀漀猀㨀 伀甀爀漀 倀爀攀琀漀Ⰰ 䈀愀爀爀漀 䐀甀爀漀 攀 匀攀爀爀愀爀椀愀Ⰰ 搀愀渀搀漀ⴀ漀猀 挀愀瀀愀挀椀琀愀漀Ⰰ 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀 攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 挀漀渀琀渀甀漀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀攀 挀漀洀爀挀椀漀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀愀洀攀渀琀漀 愀 昀椀洀 搀攀 愀氀愀瘀愀渀挀愀爀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 愀攀猀㨀 • Criar o Espaço Upgrade Escola de Comercio e Venda Comunitária: é uma ação que direciona para o desenvolvimento local. Esse centro servirá para a exposição dos produtos comercializados nas comunidades, agregando valor. O local será em terreno pleiteado junto ao município e que venha a ser nas imediações da comunidade. O nome escolhido se deve por ter relação com o programa geral de ações em prol da comunidade. Será feita a divulgação na mídia impressa, televisionada e por meio de redes sociais, panfletagens em pontos estratégicos da comunidade, Centro de Maceió, e outros bairros, a fim de informar a existência dessa nova estrutura:਀∀ठ䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 瀀氀愀渀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 唀瀀最爀愀搀攀 攀猀挀漀氀愀 搀攀 挀漀洀攀爀挀椀漀 攀 瘀攀渀搀愀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 攀猀琀攀 瀀氀愀渀漀 猀攀爀 搀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 樀甀渀琀漀 愀漀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 氀漀挀愀椀猀Ⰰ 瀀漀搀攀爀 瀀甀戀氀椀挀漀 攀 瀀爀椀瘀愀搀漀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀 挀漀渀琀愀爀攀洀漀猀 挀漀洀 甀洀 倀爀攀猀猀 䬀椀琀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀㨀 䌀漀渀瘀椀琀攀 漀昀椀挀椀愀氀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 漀昀椀挀椀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 椀渀愀甀最甀爀愀漀Ⰰ 瀀愀渀昀氀攀琀漀猀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 攀 猀攀甀猀 猀攀爀瘀椀漀猀Ⰰ 甀洀愀 挀愀洀椀猀愀 挀漀洀 愀 氀漀最漀洀愀爀挀愀 搀漀 挀攀渀琀爀漀 攀 甀洀 爀攀氀攀愀猀攀 挀漀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ 倀愀爀愀 愀琀攀渀搀攀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 唀瀀最爀愀搀攀 䔀猀挀漀氀愀 搀攀 䌀漀洀攀爀挀椀漀 攀 嘀攀渀搀愀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 ጀ†䔀䌀嘀䌀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 甀洀 氀愀礀漀甀琀⸀ Programa 3 - Cooperativa COOPERPLASTIC– AL਀䔀猀琀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀渀琀爀攀 挀愀琀愀搀漀爀攀猀 攀 瀀漀搀攀爀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀 猀 昀愀洀氀椀愀猀 焀甀攀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀攀洀 搀愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 爀攀挀椀挀氀愀搀漀猀 猀攀渀搀漀 甀洀 洀攀椀漀 搀攀 愀甀洀攀渀琀愀爀 愀 猀甀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀 愀 爀攀渀搀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 挀漀氀攀琀愀搀漀 瀀漀搀攀爀 猀攀爀 瘀攀渀搀椀搀漀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 猀 昀愀戀爀椀挀愀猀 搀攀 爀攀挀椀挀氀愀最攀渀猀 攀 戀攀渀攀昀椀挀椀愀洀攀渀琀漀 瀀攀氀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 挀愀琀愀搀漀爀攀猀 漀甀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀Ⰰ 猀攀洀 瀀爀攀挀椀猀愀爀 琀攀爀挀攀椀爀椀稀愀爀 愀 瘀攀渀搀愀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 愀攀猀㨀 • Incentivar a criação da associação dos catadores: Reuniremos a comunidade de catadores em local apropriado para explicar a importância da criação da associação de catadores. Utilizaremos panfletos e palestrantes do SEBRAE e dos órgãos reguladores, a fim de que seja explicado e que possam ser tiradas dúvidas. ਀∀ठ䌀爀椀愀爀  挀漀漀瀀攀爀愀琀椀瘀愀 䌀伀伀倀䔀刀倀䰀䄀匀吀䤀䌀 ⴀ 䄀䰀㨀 匀攀爀瘀椀爀 瀀愀爀愀 漀 戀攀渀攀昀椀挀椀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 爀攀挀漀氀栀椀搀漀猀 攀 瘀攀渀搀愀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 戀攀渀攀昀椀挀椀愀搀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀爀 愀 椀洀瀀氀愀渀琀愀漀 搀漀 最愀氀瀀漀⸀ 伀 瀀爀漀搀甀琀漀  漀 戀攀渀攀昀椀挀椀愀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀氀猀琀椀挀漀 攀洀 瘀爀椀愀猀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 洀愀爀挀愀 搀愀 挀漀漀瀀攀爀愀琀椀瘀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀渀搀漀 甀洀 渀漀瘀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 渀愀 瘀攀渀搀愀 搀攀 洀愀琀爀椀愀 瀀爀椀洀愀 瘀椀渀搀愀 搀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 爀攀挀椀挀氀瘀攀椀猀⸀ • O local da cooperativa será em terreno pleiteado junto ao município e que venha a ser nas imediações das comunidades. O nome escolhido é a sigla da Cooperativa recicladora de plástico - COOPERPLASTIC.਀∀ठ 匀攀爀 昀攀椀琀愀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 渀愀 洀搀椀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀Ⰰ 琀攀氀攀瘀椀猀椀漀渀愀搀愀 攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 瀀愀渀昀氀攀琀愀最攀渀猀 攀洀 瀀漀渀琀漀猀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀猀 攀洀 䴀愀挀攀椀 攀 攀渀琀漀爀渀漀 搀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀渀搀漀 愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀猀猀愀 渀漀瘀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀⸀ 䄀 瘀攀爀戀愀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀 瀀愀爀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 猀攀爀 漀爀椀甀渀搀愀 搀攀 瀀愀琀爀漀挀渀椀漀猀Ⰰ 愀瀀漀椀漀猀 攀 搀漀愀攀猀⸀ 䄀 挀漀漀瀀攀爀愀琀椀瘀愀 猀攀爀 挀爀椀愀搀愀 挀漀洀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀漀 最漀瘀攀爀渀漀 昀攀搀攀爀愀氀Ⰰ 攀猀琀愀搀甀愀氀 攀 洀甀渀椀挀椀瀀愀氀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀渀瘀渀椀漀猀 昀椀爀洀愀搀漀猀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀愀爀琀攀猀⸀ 䔀猀猀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 漀 洀攀氀栀漀爀 愀挀攀猀猀漀 瀀愀爀愀 漀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 挀漀洀瀀爀愀爀攀洀 愀 瀀爀椀洀愀 瘀椀渀搀愀 搀愀 爀攀挀椀挀氀愀最攀洀 搀漀 瀀氀猀琀椀挀漀 挀漀洀 猀攀氀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ Programa 4 – Campanhas FutUP é + Vida਀䌀愀洀瀀愀渀栀愀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀琀攀爀渀漀 ⠀昀椀氀栀漀猀 搀漀猀 愀猀猀椀猀琀椀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀⤀ 攀 瀀切戀氀椀挀漀 攀砀琀攀爀渀漀 ⠀椀渀瘀攀猀琀椀搀漀爀攀猀 攀 攀洀瀀爀攀猀爀椀漀猀⤀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 挀爀椀愀爀 渀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 甀洀愀 渀漀瘀愀 愀琀椀琀甀搀攀 攀洀 爀攀氀愀漀  瀀爀琀椀挀愀 搀漀 昀甀琀攀戀漀氀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀ⴀ漀猀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀愀 愀漀 ᰀ䘠甀琀唀倀  ⬀ 嘀椀搀愀ᴀⰠ 爀攀愀昀椀爀洀愀渀搀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 焀甀攀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 昀甀琀攀戀漀氀 昀漀爀洀愀 ᰀ䌠椀搀愀搀漀ᴀⰠ 攀 椀渀琀攀最爀愀 愀 挀爀椀愀渀愀 愀漀 挀漀渀瘀瘀椀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 匀攀爀 挀爀椀愀搀愀 愀 洀愀爀挀愀 ᰀ䘠甀琀唀倀  ⬀ 嘀椀搀愀ᴀ†瀀愀爀愀 愀 昀愀戀爀椀挀愀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 瘀椀渀挀甀氀愀搀漀猀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 猀攀爀瘀椀爀 瀀愀爀愀 愀渀最愀爀椀愀爀 爀攀挀甀爀猀漀猀 瀀愀爀愀 漀 洀愀渀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 攀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀 愀攀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 椀渀挀氀甀猀漀 猀漀挀椀愀氀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 昀甀琀攀戀漀氀⸀ 䐀攀渀琀爀攀 愀猀 漀戀猀攀爀瘀愀攀猀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 氀漀挀愀椀猀 愀搀攀焀甀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 昀甀琀攀戀漀氀Ⰰ 渀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀⸀ 䐀愀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 攀洀 瀀爀漀氀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 猀攀爀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀㨀 • Lançamento da campanha: o lançamento será realizado no dia (a ser confirmado), por tempo indeterminado, na base de apoio, localizada nas comunidades escolhidas e cadastradas no programa. Contará com a presença de colaboradores e autoridades locais, que serão convidados por meio de convites oficiais. Será disponibilizado Coffee break para os convidados. Para a divulgação, utilizaremos panfletos, mídias sociais, TV e rádio. ਀∀ठ䰀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 䈀愀稀愀爀 䘀甀琀唀倀  ⬀ 嘀椀搀愀㨀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀 渀漀 洀攀猀洀漀 搀椀愀 搀漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀 挀漀渀猀椀猀琀椀爀 渀愀 瘀攀渀搀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀搀漀猀 挀漀洀 愀 洀愀爀挀愀 䘀甀琀唀倀  ⬀ 嘀椀搀愀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Diante do exposto, percebemos que para mudar o cenário atual seria necessário um assessoramento por meio de Planejamento Estratégico de Relações Públicas voltadas para o Terceiro Setor que possa auxiliar o desenvolvimento local para que haja uma comunicação livre entre a comunidade e o poder público. A comunicação para o desenvolvimento local atua, assim, como uma ferramenta que permite a geração de boas ideias e soluções criativas que integrarão toda a comunidade, pois ao proporcionar o engajamento da comunidade nas causas sociais, motiva-a a participar das mudanças sugeridas no local.਀䔀渀昀愀琀椀稀愀洀漀猀 焀甀攀 愀 攀猀挀漀氀愀 渀漀  漀 切渀椀挀漀 氀甀最愀爀 漀渀搀攀 愀瀀爀攀渀搀攀洀漀猀 挀漀椀猀愀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀愀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀Ⰰ 猀攀洀 搀切瘀椀搀愀⸀ 䔀氀愀 渀漀猀 搀椀瀀氀漀洀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 攀焀甀椀瘀愀氀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀猀 搀攀猀愀猀猀椀猀琀椀搀漀猀Ⰰ 愀 愀氀最甀洀愀猀 挀愀爀琀愀猀 搀攀 愀氀昀漀爀爀椀愀 攀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀猀 瀀爀椀瘀椀氀攀最椀愀搀漀猀Ⰰ 愀 愀氀最甀渀猀 瀀愀猀猀愀瀀漀爀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀漀搀攀爀⸀ ⠀䘀刀䔀䤀刀䔀Ⰰ ㈀  㘀Ⰰ 瀀⸀㄀㌀㄀⤀⸀ Como resposta para o desenvolvimento, buscaremos firmar nossas ações na prática esportiva e na promoção social e pessoal às crianças e adolescentes, inclusão social e diminuição da evasão escolar.਀倀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 攀 愀攀猀 猀攀樀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀Ⰰ 猀攀爀 瀀爀攀挀椀猀漀Ⰰ 焀甀攀 愀樀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀 搀漀 瀀漀搀攀爀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀洀漀猀 搀漀 愀瀀漀椀漀 搀漀猀 爀最漀猀 爀攀最甀氀愀搀漀爀攀猀 攀 搀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 洀愀挀椀愀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀⸀ 倀愀爀愀 漀戀琀攀渀漀 搀攀猀猀攀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 猀攀爀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 愀瘀愀氀椀愀攀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 琀攀渀栀愀洀漀猀 甀洀愀 洀攀氀栀漀爀 瘀椀猀漀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 猀攀渀搀漀 愀氀挀愀渀愀搀漀猀⸀  Para o mantenimento e a viabilização estrutural dos programas a serem realizados contaremos com verbas oriundas do poder público, do Banco de desenvolvimento (BNDES) e fundos perdidos do Governo Federal , que tem como fins o desenvolvimento.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䄀䰀䰀伀唀Ⰰ 䴀愀渀甀攀氀愀 刀⸀ 䄀⸀ 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 氀漀挀愀氀 渀漀 䌀攀渀琀爀漀 搀愀 䨀甀瘀攀渀琀甀搀攀 搀攀 匀愀渀琀漀 䄀洀愀爀漀⸀ 䤀渀㨀 䤀一吀䔀刀䌀伀䴀 ጀ†匀漀挀椀攀搀愀搀攀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䔀猀琀甀搀漀猀 䤀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀攀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 堀堀堀嘀䤀䤀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ⴀ 䘀漀稀 搀漀 䤀最甀愀甀 ⼀倀刀 ጀ†猀攀琀攀洀戀爀漀 ㈀ ㄀㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀椀渀琀攀爀挀漀洀⸀漀爀最⸀戀爀⼀瀀愀瀀攀爀猀⼀渀愀挀椀漀渀愀椀猀⼀㈀ ㄀㐀⼀爀攀猀甀洀漀猀⼀刀㤀ⴀ㈀㌀ ㈀ⴀ㄀⸀瀀搀昀⸀㸀䄀挀攀猀猀漀攀洀㨀 ㈀㄀ 洀愀椀漀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开开开⸀䰀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀渀 瀀愀爀愀 攀氀 搀攀猀愀爀爀漀氀氀漀 攀洀 氀愀琀椀渀漀愀洀爀椀挀愀㨀 攀瘀漀氀甀挀椀渀 搀攀氀 瀀愀爀愀搀椀最洀愀 礀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 愀挀琀甀愀氀攀猀 ⠀㄀㤀㔀  ጀ†㈀ ㄀ ⤀⸀ ㈀ ㄀ ⸀ 吀攀猀攀 ⠀䐀漀甀琀漀爀愀搀漀攀洀 倀攀爀椀漀搀椀猀洀漀 礀 䌀椀攀渀挀椀愀猀 搀攀 氀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀挀椀渀⤀ ጀ†䘀愀挀甀氀琀愀搀 搀攀 䌀椀攀渀挀椀愀猀 搀攀 氀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀挀椀渀Ⰰ 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀愀琀 䄀甀琀渀漀洀愀 搀攀 䈀愀爀挀攀氀漀渀愀Ⰰ 䈀攀氀氀愀琀攀爀爀愀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀唀䄀刀吀䔀Ⰰ 䨀漀爀最攀㬀 䈀䄀刀刀伀匀Ⰰ 䄀渀琀渀椀漀Ⰰ 䴀琀漀搀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀匀倀촀一䐀伀䰀䄀Ⰰ 吀漀洀愀猀 搀漀 䈀漀渀昀椀洀⸀ 䴀愀挀攀椀 ㄀㠀  搀攀 䠀椀猀琀爀椀愀⸀ 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 吀栀漀 䈀爀愀渀搀漀⸀ ㄀㤀㤀㔀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㄀㔀 ጀ†㄀㄀㘀⸀ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ 䰀甀椀猀 嘀攀爀愀猀⸀ 䴀愀挀攀椀 ㄀㠀  搀攀 䠀椀猀琀爀椀愀⸀ 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 吀栀漀 䈀爀愀渀搀漀⸀ ㄀㤀㤀㔀⸀ 瀀⸀ 㐀㄀㈀⸀ COSTA, José Maria Tenório. Maceió 180 de História. Instituto Théo Brandão. 1995, p. 439. 2006.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䔀䤀刀䔀Ⰰ 䨀漀漀 䈀愀琀椀猀琀愀⸀ 倀攀搀愀最漀最椀愀 搀漀 䘀甀琀攀戀漀氀⸀ ㈀⸀ 䔀搀⸀ ጀ†䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ 匀倀㨀 䄀甀琀漀爀攀猀 䄀猀猀漀挀椀愀搀漀猀Ⰰ 䌀漀氀攀漀 攀搀甀挀愀漀 昀猀椀挀愀 攀 攀猀瀀漀爀琀攀猀Ⰰ 瀀⸀ 㔀⸀ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䔀䤀刀䔀Ⰰ 倀愀甀氀漀⸀ 䔀砀琀攀渀猀漀 漀甀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀㼀 㜀⸀ 䔀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 倀愀稀 攀 吀攀爀爀愀Ⰰ ㄀㤀㠀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 䴀⸀ 䬀⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㌀㄀Ⰰ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀刀䐀䤀䜀쌀伀Ⰰ 䰀愀甀琀栀攀渀愀礀⸀ 䴀愀挀攀椀 ㄀㠀  搀攀 䠀椀猀琀爀椀愀⸀ 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 吀栀漀 䈀爀愀渀搀漀⸀ ㄀㤀㤀㔀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㤀 ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀刀唀娀娀伀Ⰰ 䌀椀挀椀氀椀愀 䴀⸀ 䬀爀漀栀氀椀渀最⸀ 䌀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀Ⰰ 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 攀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 爀攀瘀椀猀椀琀愀搀漀猀⸀ 刀攀攀氀愀戀漀爀愀攀猀 渀漀 猀攀琀漀爀⸀ ㈀  㠀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀愀氀愀戀爀愀挀氀愀瘀攀⸀甀渀椀猀愀戀愀渀愀⸀攀搀甀⸀挀漀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀瀀愀氀愀戀爀愀挀氀愀瘀攀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀⼀㄀㔀 ㌀⼀㄀㜀㐀㐀㸀 愀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㌀㄀ 洀愀椀漀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀