ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00216</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;É Sempre Um Prazer Ajudar</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Arthur Queiroz Gili (Centro Universitário Padre Anchieta); Murilo Martho (Centro Universitário Padre Anchieta); Andréa Silva D'Amato (Centro Universitário Padre Anchieta)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Fotografia, Fotografia Publicitária, Hospital, Irmandade Santa Casa de Louveira, Publicidade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O anúncio apresentado neste artigo foi desenvolvido na disciplina de Fotografia Publicitária como parte do Trabalho Integrador de Publicidade (TIP) para o cliente  Irmandade Santa Casa de Louveira . A peça foi criada em conjunto com outras campanhas de conscientização. O tema escolhido foi a doação de sangue. O objetivo de comunicação era criar reconhecimento e melhorar a percepção da marca e imagem da Santa Casa perante a população, mostrando uma instituição que preza pela saúde de seus pacientes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Trabalho Integrador de Publicidade tem por objetivo ser um aprendizado prévio para o Trabalho de Conclusão de Curso. Para os segundos e terceiros anos das turmas de Publicidade são escolhidos, pelo corpo docente, clientes e empresas reais com os quais os estudantes desenvolvem seus projetos de comunicação e marketing. Frente a proposta dada pela professora de elaboração um exercício fotográfico com foco criativo no cliente recebido - no nosso caso, a Santa Casa de Louveira - traçamos uma nova estratégia de marketing que viria em seguida a tomar corpo no trabalho: as campanhas de conscientização. Com a saúde como tema e a fotografia como parte principal da peça, escolhemos a doação de sangue como nosso primeiro tema. A partir de então, o brainstorming direcionou-se para a resolução de questões conflitantes. Como falar de sangue sem representar agulhas e cenas que gerassem aversão? Como conscientizar de forma eficiente e criar valor para a marca? Como divulgar a caridade de maneira simples e efetiva? Mal sabíamos, mas estávamos diante da estratégia encabeçadora de todo o plano de comunicação que se seguiu. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A saúde e grande parte dos temas relacionados a área tendem ter uma representação impactante devido sua gravidade. A intenção era não apelar para a estética do medo e da culpa pela não doação: as pessoas doam e devem doar porque se sentem bem em ajudar o próximo. A ideia era apenas lembrá-las disso. Nossa proposta foi fugir da linguagem agressiva e usar uma comunicação gentil, tendo gestos no campo imagético e urbanidades na estética textual como inspiração. Com isso mostrar que a saúde é um ato de gentileza e de zelo pelo próximo, um ato de união. Reunimos situações do dia-a-dia em que poderíamos extrair referências visuais das interações humanas. A campanha de doação de sangue leva o cumprimento como ato representativo do ato de doar. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Não há um substituto para o sangue humano. Dependemos das pessoas para salvar vidas. Diversas situações exigem transfusão sanguínea, como em pacientes com hemorragia, queimaduras, vítimas de acidentes de trânsito e outras situações emergenciais. Tal importância deve-se à função do sangue na manutenção do organismo, já que ele é responsável pelo transporte de oxigênio, nutrientes, anticorpos e outras substâncias essenciais. A transfusão só pode ser feita entre pessoas do mesmo tipo sanguíneo ou compatíveis. Isso dificulta a coleta, porque os bancos de sangue devem manter estoque de todos os tipos. No Brasil somente 1,7% da população doa, totalizando cerca de 3,6 milhões de bolsas por ano. A Organização Mundial da Saúde recomenda que o percentual de doadores seja de 3 a 5% da população. Manter os bancos de sangue exige um esforço contínuo de conscientização por parte dos órgãos responsáveis. Muito é gasto anualmente em publicidade e campanhas. Mesmo assim a dificuldade em aumentar o índice de doadores persiste. Esta fotografia e o conceito da urbanidade, trazem a proposta de retratar diretamente a doação como um ato de companheirismo. Através do gesto, mostrar que doar sangue não é difícil e pode ser mais simples do que parece. A escolha dos braços mostrarem pessoas diferentes em seus aspectos físicos reforça a ideia de aceitação e união ao próximo. O braço tatuado na campanha quebra o tabu da incompatibilidade na doação por tatuados, já que existe somente uma restrição de 1 ano após a tatuagem ser feita. A ideia é que com essa associação de significados as pessoas mudem suas visões sobre ato, consequentemente se propondo a doarem mais. A peça tem como título  É Sempre Um Prazer Ajudar , partindo da ideia de que a solidariedade envolvida na doação traz um sentimento de gratificação para o doador. Confirmando a linguagem amigável proposta no trabalho, o texto e a fotografia funcionam em conjunto na leitura da peça. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O aspecto agradável e amigável da peça também está presente na composição da foto. O objetivo era atingir uma estética serena, de poucos elementos, com cores e iluminação suaves. Para isso escolhemos o fundo na cor branca, por destacar os braços na composição sem adicionar um grande contraste de cores, simplificando os tons da imagem. Foram utilizados dois focos de luz para cena. A principal, uma lightbox grande a direita, com uma luz forte e difusa, gerando pouco contraste. E para minimizar ainda mais as sombras, um contraponto com menor potência de luz a esquerda. A câmera utilizada na produção das fotos foi uma Nikon D90, com uma objetiva Nikkor 16-105mm F 3.5/5.6. Com o propósito de extrair signos da fotografia fazendo uso de poucos elementos, fizemos o quadro fechado no cumprimento, não mostrando nada além do necessário para a compreensão da peça. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo de desenvolvimento da peça iniciou-se em sala de aula. Analisamos nossos cotidianos para encontrar e extrair algum elemento que poderia servir de base para nossa campanha. No brainstorming surgiu a ideia de representar o ato de doar sangue através de um cumprimento entre duas pessoas. Assim que concordamos que seguiríamos com este conceito, pensamos nos elementos complementares, como o texto e ilustração. Após um esboço no papel, uma fotografia base e o conceito definido, planejamos como deveria ser feita a foto. Os pontos considerados foram: iluminação, composição, acessórios e características humanas e formatos de veiculação. Procuramos seguir as diretrizes de Oliviero Toscani, autor do livro  A Publicidade É Um Cadáver Que Nos Sorri  , leitura obrigatória adotada na disciplina:  Olhar é um ato criador. Sendo infinito o movimento, é você quem decide o momento em que a imagem toma forma, é você quem cria o tempo que escoa, quem o detém, transforma-o, Segundo a sua maneira de dirigir as coisas. (TOSCANI, 1995. p,107) Com tudo pronto, partimos para o estúdio. Lá, as luzes foram posicionadas e o estudo das combinações das características dos personagens começou. Abaixo algumas imagens dos estudos realizados no estúdio: Imagem 1 - Esboço em papel Imagem 2 - Estudo composição Imagem 3 - Estudo composição Após diversas combinações de características e enquadramentos, chegamos ao resultado desejado: Imagem 4 - Fotografia escolhida A partir disso, iniciou-se o processo de pós produção. A imagem foi tratada e as ilustrações do tubo de transfusão de sangue adicionadas no Photoshop. Imagem 5 - Foto tratada No Illustrator foram adicionados os textos para a finalização da peça. Nessa etapa decidimos como seria a melhor forma de posicionar o texto, assim como a tipografia mais adequada para o conceito. Imagem 6 - Peça final</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O perfil do cliente e suas demandas pediram e possibilitaram uma maior abrangência no público alvo. Trabalhar um assunto tão universal para os mais diferentes tipos de pessoas foi uma tarefa complexa e exigiu ainda mais empatia e olhar perceptivo sobre as necessidades e mentalidades existentes. E nisso o processo de pesquisa elaborado no decorrer do trabalho nos orientou plenamente. Conversar com pessoas, descobrir histórias e avaliar opiniões levaram à ideia apresentada. A tarefa de elaborar uma campanha para uma instituição prestadora de um serviço de defesa à vida, somado à leitura e às discussões sobre as obras e ideias de Toscani nas aulas de fotografia também influenciaram, bem como encaminharam o planejamento para a construção de uma comunicação socialmente responsável. Para obter resultados para o branding e afastar preconceitos e ideias usualmente usadas na abordagem desse tipo de assunto, a propaganda pôs os bons sentimentos como foco principal. Para andar no sentido contrário às convicções foi necessário tratar a doação como um ato de humanidade ao invés de um processo que por tamanha importância à sociedade é tratado como obrigação. A produção da foto nos proporcionou experiências dentro e fora do estúdio que culminaram no desenvolvimento técnico da fotografia, além de propiciar o exercício da leitura crítica dos signos. O estudo do cotidiano e as técnicas foram passos essenciais para o desenvolvimento da peça e com este conhecimento conseguimos moldar a foto fielmente ao conceito. No final, com todo aprendizado, entendemos que a conquista mais importante foi conseguir tratar o tema com responsabilidade utilizando uma comunicação gentil. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">SAÚDE, Governo. Título: Como posso ser um doador de sangue. Disponível em: http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/como_posso_ser_um_doador_de_sangue.pdf . Acesso em: 9 de abril de 2017.<br><br>BLOG DA SAÚDE. Título: A importância da doação regular de sangue. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/35615-a-importancia-da-doacao-regular-de-sangue.html. Acesso em: 9 de abril de 2017.<br><br>TUA SAÚDE. Título: Em que situações é indicada a transfusão de sangue. Disponível em: https://www.tuasaude.com/em-que-situacoes-e-indicada-a-transfusao-de-sangue/ . Acesso em: 9 de abril de 2017.<br><br>TOSCANI, Oliviero. Título: A publicidade é um cadáver que nos sorri. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.<br><br> </td></tr></table></body></html>