INSCRIÇÃO: 00221
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT07
 
TÍTULO: Projeto Tabasco Nachos - Da criação à degustação
 
AUTORES: Lucas Fonseca Villarinho Pinto (Centro Universitário de Volta Redonda); Patricia Soares Rocha Alves (Centro Universitário de Volta Redonda); Bruna dos Santos Castilho (Centro Universitário de Volta Redonda); Guilherme Lorande Alves (Centro Universitário de Volta Redonda)
 
PALAVRAS-CHAVE:  computação gráfica, design de embalagem, extensão de linha, ,
 
RESUMO
O presente artigo tem como proposta apresentar todo o planejamento em relação à criação de um novo produto, do seguimento de tortilhas crocantes de milho, assim como sua embalagem, a partir da extensão de linha da marca Tabasco. O desenvolvimento prático foi realizado na disciplina de Computação Gráfica - Tratamento de Imagens, baseado na metodologia de Design Thinking. Para se colocar no mercado atual, se faz necessário ter experiência. Diante disso, esta proposta fez com que o aluno trabalhasse com uma situação real, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em aulas.
 
INTRODUÇÃO
O projeto consistiu na elaboração de uma extensão de linha para uma empresa já consolidada no mercado, com a necessidade de se traçar estratégias para alinhar os conceitos da marca escolhida e executar a criação do novo produto na prática. Desta forma, os alunos do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) foram desafiados a realizarem o projeto proposto. Foi escolhida a marca Tabasco, um molho de pimenta americana, existente no mercado há 149 anos. ਀䄀 洀愀爀挀愀 琀攀洀 挀漀洀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ 猀攀爀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 昀愀洀椀氀椀愀爀 攀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 爀攀猀瀀攀椀琀愀渀搀漀 漀 瀀愀搀爀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 挀漀渀昀漀爀洀攀 猀甀愀 爀攀挀攀椀琀愀 戀猀椀挀愀⸀ 伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 瀀攀氀漀 焀甀愀氀  昀攀椀琀漀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀猀 椀渀最爀攀搀椀攀渀琀攀猀 瀀攀爀洀愀渀攀挀攀洀 焀甀愀猀攀 椀渀愀氀琀攀爀愀搀漀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 漀 猀椀琀攀 伀戀愀 䜀愀猀琀爀漀渀漀洀椀愀Ⰰ 漀 䈀爀愀猀椀氀  甀洀 最爀愀渀搀攀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 渀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 搀攀 洀漀氀栀漀猀 搀攀 瀀椀洀攀渀琀愀Ⰰ 攀 愀 猀甀愀 瀀爀漀挀甀爀愀 渀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀  挀爀攀猀挀攀渀琀攀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 洀愀爀挀愀  攀猀琀愀爀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀愀 搀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 攀洀 猀甀愀 爀漀琀椀渀愀Ⰰ 攀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 瘀攀爀猀愀琀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 瘀爀椀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀  洀愀爀挀愀⸀ Além da escolha do novo produto para o portfólio da marca-mãe, era necessário realizar sua produção na prática, tanto dos rótulos, como do produto em si. Desta forma, o grupo optou na criação de nachos apimentados para a marca mãe, Tabasco. A opção da escolha do novo produto se deu pela concepção da marca Tabasco, já estabelecida no mercado, voltada para molhos de pimentas de qualidade e tradição. ਀ Nestes casos, é preciso muito cuidado, de forma que extensões sejam feitas com produtos que apresentam os mesmos conceitos da marca mãe, garantindo uma transferência direta das qualidades que são atribuídas. (STRUNCK, 2001, p.41)਀ O grupo acreditou que a criação de uma extensão de linha horizontal seria compatível com as características já estabelecidas pela empresa, transmitindo os conceitos para o novo produto criado.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 攀砀琀攀渀猀漀 搀攀 氀椀渀栀愀 挀漀洀瀀愀琀瘀攀氀 愀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 甀洀愀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀搀愀 洀愀爀挀愀 搀攀 洀漀氀栀漀 搀攀 瀀椀洀攀渀琀愀 樀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀渀搀漀 甀洀 渀漀瘀漀 漀 猀攀最洀攀渀琀漀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀Ⰰ 昀漀椀 漀 搀愀 氀椀渀栀愀 搀攀 琀漀爀琀椀氀栀愀猀 搀攀 洀椀氀栀漀 ⠀渀愀挀栀漀猀⤀⸀ No Brasil, a Tabasco vem crescendo no mercado desde 2005, quando uma estratégia de marketing foi lançada, com o objetivo de se focar no FoodService, adotada pela marca, em parceria com a Aurora, importadora e distribuidora do produto no país.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 愀挀椀爀爀愀搀漀Ⰰ 愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 愀琀甀愀椀猀 琀攀渀搀攀洀 愀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀爀 愀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 昀愀瘀漀爀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 愀甀洀攀渀琀愀爀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀洀 猀攀甀 瀀漀爀琀昀氀椀漀Ⰰ 攀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀攀甀猀 氀甀挀爀漀猀⸀ 䴀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 椀猀猀漀 愀挀漀渀琀攀愀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 焀甀攀 攀氀愀 攀猀琀攀樀愀 挀愀氀愀搀愀 攀洀 挀漀洀瀀愀琀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 愀 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀漀 搀攀猀琀攀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀⸀ 倀愀爀愀 琀愀氀Ⰰ 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 攀砀琀攀渀猀漀 搀攀 氀椀渀栀愀Ⰰ 攀猀琀 戀愀猀攀愀搀愀 渀攀猀琀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀⸀ 䄀挀爀攀搀椀琀漀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 猀甀挀攀猀猀漀 渀漀 爀愀洀漀 愀氀椀洀攀渀琀挀椀漀 焀甀攀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 琀攀洀 渀漀 猀攀甀 栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 攀氀愀 琀攀爀 挀栀愀渀挀攀猀 愀椀渀搀愀 洀愀椀漀爀攀猀 搀攀 挀漀洀瀀攀琀椀琀椀瘀椀搀愀搀攀 渀漀 挀漀洀爀挀椀漀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀攀氀愀 攀砀琀攀渀猀漀 搀攀 氀椀渀栀愀 栀漀爀椀稀漀渀琀愀氀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀ⴀ猀攀 愀 氀椀渀栀愀 搀攀 渀愀挀栀漀猀 愀瀀椀洀攀渀琀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 愀猀猀椀渀愀琀甀爀愀 吀愀戀愀猀挀漀Ⰰ 洀愀爀挀愀 樀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀 瀀攀氀漀猀 洀漀氀栀漀猀 搀攀 瀀椀洀攀渀琀愀猀 搀攀 愀氀琀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀  A consistência do portfólio é uma das premissas básicas para o sucesso das empresas. E com a Tabasco não seria diferente. A elaboração do novo produto, seguindo a extensão de linha da empresa, trará vantagens competitivas no que tange a credibilidade dos consumidores, já que por ser uma marca de grande qualidade reconhecida mundialmente, as características positivas serão transferidas diretamente da marca mãe (Tabasco) para seu novo produto (nachos). ਀伀甀琀爀愀 瘀愀渀琀愀最攀洀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 愀 攀砀琀攀渀猀漀 搀攀 氀椀渀栀愀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ  愀 漀瀀漀 搀漀 戀愀椀砀漀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 焀甀攀 挀漀渀栀攀挀攀 愀猀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀愀 洀愀爀挀愀 洀攀Ⰰ 氀漀最漀 瘀愀椀 愀琀爀攀氀愀爀 琀愀椀猀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀猀 愀漀 渀漀瘀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 䄀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀  漀甀琀爀愀 瘀愀渀琀愀最攀洀 挀漀洀瀀攀琀椀琀椀瘀愀 搀漀 吀䄀䈀䄀匀䌀伀 一䄀䌀䠀伀匀Ⰰ 渀漀瘀愀 氀椀渀栀愀 挀爀椀愀搀愀⸀ 倀漀爀 猀攀爀 挀漀洀瀀愀琀瘀攀氀 愀漀 洀攀猀洀漀 猀攀最甀椀洀攀渀琀漀 愀氀椀洀攀渀琀挀椀漀Ⰰ 攀 挀漀洀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 猀椀洀椀氀愀爀攀猀 愀漀猀 樀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 洀愀爀挀愀 洀攀Ⰰ 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 猀攀爀 戀攀渀攀昀椀挀椀愀搀愀 渀愀 氀漀最猀琀椀挀愀 搀攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 猀攀爀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀愀搀漀 搀漀 洀攀猀洀漀 洀漀搀漀 挀漀洀漀 樀 猀攀 爀攀愀氀椀稀愀 挀漀洀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 椀琀攀渀猀 搀漀 瀀漀爀琀昀氀椀漀Ⰰ 搀椀洀椀渀甀椀渀搀漀Ⰰ 搀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 猀攀甀猀 挀甀猀琀漀猀⸀  Estas afirmativas são baseadas nos conceitos de STRUNCK,2001, onde ele descreve as vantagens competitivas das extensões de linha, sendo uma opção favorável para as empresas, uma vez que, cerca de 80 a 90% dos novos produtos lançados no mercado, tendem a fracassar no período máximo de três anos. Assim, a opção de se associar as qualidades da marca mãe em novos produtos lançados, se torna uma alternativa considerável. Porém, é preciso certificar todas as atenuantes. Uma das principais é a compatibilidades dos conceitos existentes nos produtos da empresa, que deverão ser transferidos para o novo produto lançado. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 洀琀漀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 漀 䐀攀猀椀最渀 吀栀椀渀欀椀渀最⸀ 吀攀渀搀漀 挀漀洀漀 洀攀琀愀 搀攀猀愀昀椀愀爀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 愀挀爀攀搀椀琀愀爀攀洀 攀洀 猀甀愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 攀洀 猀愀渀愀爀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 猀漀氀甀攀猀 椀渀漀瘀愀搀漀爀愀猀 攀 挀爀椀愀琀椀瘀愀猀⸀ Gavin Ambrose e Paul Harris (2011), acreditam que uma das soluções para um projeto inovador é pensar no processo de design dividido em sete etapas. Baseado no conteúdo da disciplina de Computação Gráfica - Tratamento de Imagens, foi proposto um projeto que abordasse uma nova extensão de linha a ser desenvolvida, com o objetivo de se gerar um novo produto, e que, posteriormente, fosse avaliado pelo público.਀䌀漀洀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 挀漀洀漀 昀愀挀椀氀椀琀愀搀漀爀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 攀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 攀砀攀挀甀漀 攀洀 最爀甀瀀漀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 昀漀爀愀洀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀搀漀猀 愀 爀攀愀氀椀稀愀爀攀洀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 焀甀攀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 猀攀爀椀愀 挀漀氀漀挀愀搀漀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 瀀攀氀愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀⸀ 䄀猀猀椀洀 漀 最爀甀瀀漀 挀漀洀攀漀甀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀攀 挀甀氀洀椀渀漀甀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀漀 吀䄀䈀䄀匀䌀伀 一䄀䌀䠀伀匀Ⰰ 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀洀 猀愀戀漀爀 搀攀 瀀椀洀攀渀琀愀 挀漀洀 琀爀猀 瘀愀爀椀愀攀猀㨀 伀爀椀最椀渀愀氀 倀攀瀀瀀攀爀 匀愀甀挀攀Ⰰ 匀眀攀攀琀 ☀ 匀瀀椀挀礀 攀 䠀愀戀愀渀攀爀漀 倀攀瀀瀀攀爀 匀愀甀挀攀⸀ 
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A partir dos conceitos teóricos, aliados à prática, o projeto foi desenvolvido com a capacidade de análise e identificação da melhor solução, através das etapas da metodologia do Design Thinking, conforme dito anteriormente. Foram desenvolvidas sete etapas do processo de criação, sendo estes divididos em: ਀倀爀椀洀攀椀爀愀 攀琀愀瀀愀㨀  昀愀猀攀 搀愀 攀猀挀漀氀栀愀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀椀甀 渀漀 攀猀琀甀搀漀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 氀愀渀愀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 渀漀瘀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 愀渀氀椀猀攀 搀愀 攀砀琀攀渀猀漀 搀攀 氀椀渀栀愀 搀攀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 洀攀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀Ⰰ 渀愀 爀攀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 愀氀椀洀攀渀琀挀椀漀猀⸀  Segunda etapa: pesquisar quais marcas ainda não tinham um produto novo no segmento de tortilhas de milho, oriundo de uma marca mãe conhecida. Os alunos foram ao supermercado, mantiveram contato com o público alvo e analisaram produtos, marcas e embalagens já existentes, realizando assim uma análise de similares. Em seguida, trouxeram para sala de aula algumas embalagens de produtos para discussão em grupo;਀ 吀攀爀挀攀椀爀愀 攀琀愀瀀愀㨀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 愀渀氀椀猀攀 昀攀椀琀愀 攀洀 最爀甀瀀漀Ⰰ 猀甀爀最椀爀愀洀 瘀爀椀愀猀 椀搀攀椀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 渀漀瘀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 洀愀爀挀愀猀 攀 愀瀀氀椀挀愀漀 渀愀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 攀洀戀愀氀愀最攀渀猀㬀  Quarta etapa: as alternativas apresentadas foram impressas e testadas para verificação tipográfica, cor e qualidade de impressão, assim como a viabilidade de execução da embalagem escolhida. A grande força da embalagem está no fato de o marketing ser uma batalha de percepções e não de produtos. Nesse sentido, a embalagem tem poder de fazer com que o produto seja percebido de uma certa maneira agregando a ele novos valores e significados (MESTRINER, 2001). Para este projeto optou-se por desenvolver três embalagens com seguimentos diferentes do produto.਀ 䌀漀洀漀  挀椀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 愀甀琀漀爀 ⠀匀䄀䴀倀䄀䤀伀Ⰰ ㈀  ㌀⤀Ⰰ 愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀  甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 洀甀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀愀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀 搀愀 攀砀琀攀渀猀漀 搀攀 氀椀渀栀愀⸀ 䄀氀洀 搀攀 昀愀稀攀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 攀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀  甀洀 琀椀洀漀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 瀀爀漀洀漀攀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 愀 洀愀爀挀愀⸀  Quinta etapa: com solução adotada definida, os alunos utilizaram programas de edição como o Photoshop e Illustrador para criar a nova marca e o Manual de Identidade Visual do Tabasco Nachos. Foi criada uma peça de lançamento da campanha do novo produto (cartaz) e feita a aplicação na embalagem selecionada. ਀匀攀砀琀愀 攀琀愀瀀愀㨀 䄀 昀愀猀攀 搀愀 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀漀 昀漀椀 甀洀愀 攀砀瀀漀猀椀漀 挀漀洀 搀攀最甀猀琀愀漀 搀漀猀 渀漀瘀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀洀 甀洀 猀琀愀渀搀 洀漀渀琀愀搀漀 挀漀洀 愀 洀愀爀挀愀 愀瀀氀椀挀愀搀愀 渀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 瀀愀爀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀愀洀瀀甀猀 䄀琀攀爀爀愀搀漀 攀 愀瘀愀氀椀愀搀漀猀 瀀漀爀 漀甀琀爀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀⸀ Última fase: foi baseada na análise feita pelos outros alunos e dos professores de outras disciplinas que estiveram na exposição. A partir da avaliação deles, os alunos puderam perceber possíveis melhorias no trabalho. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 昀漀椀 挀愀瀀愀稀 搀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀漀洀瀀氀攀琀漀 搀攀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 愀琀椀瘀愀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 漀 䐀攀猀椀最渀 吀栀椀渀欀椀渀最⸀ 䄀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 昀漀椀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀猀猀椀洀椀氀愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀渀猀椀渀愀搀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀ 䄀 攀砀攀挀甀漀 攀洀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀洀漀渀猀琀爀漀甀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 甀猀漀 搀漀猀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 最爀昀椀挀漀猀⸀ A idealização e realização desse projeto de extensão de linha contribuiu para a o uso da teoria aprendida em sala de aula na disciplina Computação Gráfica - Tratamento de imagens, sendo seu processo de criação fundamental para o evolução dos alunos envolvidos. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䴀䈀刀伀匀䔀Ⰰ 䜀愀瘀椀渀㬀 䠀䄀刀刀䤀匀Ⰰ 倀愀甀氀⸀ 䐀攀猀椀最渀 吀栀椀渀欀椀渀最⸀ ㈀ꨀ 攀搀Ⰰ  倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䈀漀漀欀洀愀渀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀唀䴀䔀䰀Ⰰ 䈀爀甀渀漀⸀ 伀䈀䄀䜀䄀匀吀刀伀一伀䴀䤀䄀⸀ 䘀攀瘀攀爀攀椀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㄀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀漀戀愀最愀猀琀爀漀渀漀洀椀愀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀ⴀ洀愀椀猀ⴀ瀀椀挀愀渀琀攀⼀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀伀圀一Ⰰ 吀椀洀⸀ 䐀攀猀椀最渀 琀栀椀渀欀椀渀最㨀 甀洀愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 瀀漀搀攀爀漀猀愀 瀀愀爀愀 搀攀挀爀攀琀愀爀 漀 昀椀洀 搀攀 瘀攀氀栀愀猀 椀搀攀椀愀猀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 䌀愀洀瀀甀猀⸀ ㈀ ㄀ ⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀匀吀刀䤀一䔀刀Ⰰ 䘀⸀ 䐀攀猀椀最渀 搀攀 攀洀戀愀氀愀最攀洀㨀 挀甀爀猀漀 戀猀椀挀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀欀爀漀渀 䈀漀漀欀猀Ⰰ ㈀  ㄀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䤀䔀䴀䔀夀䔀刀Ⰰ 䰀甀挀礀⸀ 吀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 甀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀⸀ ㈀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀愀 ㈀䄀䈀Ⰰ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀팀一Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䰀甀猀愀⸀ 匀椀猀琀攀洀愀猀 搀攀 䤀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 嘀椀猀甀愀氀⸀ ㌀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 ㈀䄀䈀Ⰰ ㈀  ㌀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䔀嘀䤀匀吀䄀 䴀䔀䤀伀 䔀 䴀䔀一匀䄀䜀䔀䴀⸀ 䄀最漀猀琀漀 搀 攀㈀ ㄀㔀⸀䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀  http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2015/08/27/tabasco-posiciona-se-como-ingrediente.html Acesso em abril de 2017਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀匀匀䤀Ⰰ 䜀愀戀爀椀攀氀⸀ 䴀甀渀搀漀 搀漀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ 䨀愀渀攀椀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㨀  https://www.mundodomarketing.com.br/artigos/gabriel-rossi/37112/extensao-de-marca-mitos-e-verdades.html Acesso em abril de 2017਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䴀䄀倀䤀伀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀⸀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀攀 䄀 愀 娀⸀ ㌀ 攀搀椀漀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀⸀ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀吀刀唀一䌀䬀Ⰰ 䜀椀氀戀攀爀琀漀⸀ 䌀漀洀漀 挀爀椀愀爀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 瀀愀爀愀 洀愀爀挀愀猀 搀攀 猀甀挀攀猀猀漀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 刀椀漀 䈀漀漀欀猀Ⰰ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀⸀㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀