INSCRIÇÃO: 00247
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA08
 
TÍTULO: Casaca
 
AUTORES: Amanda Câmara Pinto (Universidade Vila Velha); Roberta Silva Santos (Universidade Vila Velha); Rayza Martins Alves (Universidade Vila Velha); Rodrigo Cerqueira Nascimento (Universidade Vila Velha); Marcella Amorim Rocha (Universidade Vila Velha)
 
PALAVRAS-CHAVE: vinheta, audiovisual, casaca, congo, cultura capixaba
 
RESUMO
O presente trabalho tem como intenção descrever e refletir sobre o processo de produção de uma vinheta confeccionada no âmbito laboratorial do curso de Jornalismo da UVV. O produto foi elaborado com a finalidade de ser a abertura de um programa musical, que contém quatro episódios temáticos, abrangendo o universo de um instrumento originalmente capixaba: a casaca. Assim, a vinheta introduz o telespectador ao tema, bem como apresenta a estética, a linguagem e os personagens do programa. Entre as técnicas e métodos utilizados, destacamos a elaboração de roteiro, a pesquisa documental e os trabalhos de videografismo realizados para a confecção do produto.
 
INTRODUÇÃO
A série Casaca começou a ser planejada após a percepção da pouca visibilidade do instrumento e das bandas de congo do Espírito Santo. A casaca é um traço importante da cultura capixaba, porém pouco valorizada pela sociedade. Paradoxalmente, existe uma grande diversidade de grupos tradicionais que utilizam o objeto como instrumental principal, além de um número considerável de produtores artesanais do artefato. ਀䄀 挀愀猀愀挀愀  漀 挀漀爀愀漀 搀愀猀 戀愀渀搀愀猀 搀攀 挀漀渀最漀 ጀ†洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 焀甀攀 洀椀猀琀甀爀愀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 搀愀渀愀Ⰰ 愀猀瀀攀挀琀漀猀 爀攀氀椀最椀漀猀漀猀Ⰰ 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 愀昀爀椀挀愀渀漀猀 攀 椀渀搀最攀渀愀猀⸀ 䨀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 琀愀洀戀漀爀Ⰰ 漀 愀瀀椀琀漀 攀 漀 挀栀漀挀愀氀栀漀Ⰰ 愀 挀愀猀愀挀愀 挀漀洀瀀攀 漀 挀漀爀瀀漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀愀氀 搀攀猀猀攀猀 最爀甀瀀漀猀 攀猀瀀愀氀栀愀搀漀猀 瀀漀爀 琀漀搀漀 漀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀 挀愀瀀椀砀愀戀愀⸀  As expressões congo, congada, conguês, termo de congo, baile de congo, congo de máscaras, congo de calçola, rocongo, congo sinfônico, e outras que, no âmbito da música recorram às palavras congo ou congos, remetem, todas elas, ao antigo Reino do Congo, o maior império de que se tem notícia na África, até 1942 (LINS, 2009, p. 30).਀一漀 䔀猀瀀爀椀琀漀 匀愀渀琀漀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀洀 瘀爀椀愀猀 昀攀猀琀愀猀 搀攀搀椀挀愀搀愀猀 愀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀漀 挀漀渀最漀⸀ 䰀椀渀猀 攀砀瀀氀椀挀愀 焀甀攀 漀 瀀漀渀琀漀 愀氀琀漀 搀攀 琀愀椀猀 昀攀猀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀  愀 瀀甀砀愀搀愀 搀攀 洀愀猀琀爀漀⸀ 䔀猀猀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 瀀漀猀琀攀 愀氀琀漀 攀 挀椀氀渀搀爀椀挀漀Ⰰ 搀攀挀漀爀愀搀愀 挀漀洀 ᰀ朠甀椀爀氀愀渀搀愀猀 攀 昀氀漀爀攀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 愀漀 愀氀琀漀 漀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 搀攀瘀漀漀Ⰰ  挀愀爀爀攀最愀搀漀 愀漀猀 漀洀戀爀漀猀Ⰰ 愀爀爀愀猀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 挀栀漀 漀甀 挀漀渀搀甀稀椀搀漀 攀洀 渀愀瘀椀漀 漀甀 戀愀爀挀漀猀 嬀⸀⸀⸀崀ᴀ†⠀㈀  㤀Ⰰ 倀⸀ 㤀㘀ⴀ㤀㜀⤀⸀ 䄀 瀀爀漀挀椀猀猀漀 爀攀氀椀最椀漀猀愀  愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀愀 瀀攀氀愀猀 戀愀渀搀愀猀 搀攀 挀漀渀最漀 焀甀攀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 挀愀猀愀挀愀Ⰰ 攀渀琀漀愀洀 洀切猀椀挀愀猀 搀攀瘀漀挀椀漀渀愀椀猀 攀 昀漀氀挀氀爀椀挀愀猀 琀瀀椀挀愀猀 搀漀 攀猀琀愀搀漀⸀  A inserção da casaca na cultura do Espírito Santo não tem uma datação precisa, porém registros indicam que a história começou com os índios em uma aldeia na cidade de Aracruz, litoral norte capixaba. Com a série, incluindo a vinheta produzida, pretende-se resgatar esse panorama histórico, a forma de produção, os nomes importantes da cultura do congo e outros aspectos tangenciais ao instrumento central dessa manifestação artística.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 瘀椀渀栀攀琀愀  最愀爀愀渀琀椀爀 愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 甀渀椀昀漀爀洀攀 搀漀猀 焀甀愀琀爀漀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 搀愀 猀爀椀攀 䌀愀猀愀挀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 渀漀 猀攀爀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 瘀椀渀栀攀琀愀 猀攀爀瘀攀 挀漀洀漀 甀洀 爀攀昀漀爀漀 椀洀愀最琀椀挀漀 攀 愀渀琀攀挀椀瀀愀 愀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 攀猀琀 瀀漀爀 瘀椀爀⸀  Segundo Aznar (1997) “[...] vinhetas são fantasias visuais que estão presentes no vídeo, levando aos telespectadores momentos de emoção, ação e criações artísticas”. Portanto, para quem assiste pela primeira vez, a vinheta serve como uma inserção no universo da Casaca, permitindo ao espectador se familiarizar com o que ele assistirá a seguir. ਀䄀 椀搀攀椀愀 搀愀 瘀椀渀栀攀琀愀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀  挀漀渀琀攀洀瀀氀愀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀 漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 焀甀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀洀 愀 䌀愀猀愀挀愀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 搀攀猀琀愀焀甀攀 攀 爀攀猀甀洀愀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀Ⰰ 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 瘀椀渀栀攀琀愀 琀愀洀戀洀 琀攀洀 愀 昀甀渀漀 搀攀 猀攀爀瘀椀爀 挀漀洀漀 琀爀愀渀猀椀漀 搀攀 甀洀 戀氀漀挀漀 愀 漀甀琀爀漀 搀甀爀愀渀琀攀 漀猀 椀渀琀攀爀瘀愀氀漀猀⸀ 倀愀爀愀 琀愀氀 甀猀漀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀愀 甀洀愀 瘀攀爀猀漀 爀攀搀甀稀椀搀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀  A vinheta também pode ser considerada um acessório para ornamentar o episódio, ou seja, além de servir como uma introdução lógica, é também uma narrativa imagética e sonora que pretende agradar e provocar um momento de fruição estética no espectador.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 嘀椀氀愀 嘀攀氀栀愀 攀 漀 䌀愀渀愀氀 䘀甀琀甀爀愀 猀甀猀琀攀渀琀愀洀 甀洀愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀Ⰰ 搀攀猀搀攀 ㈀ ㄀㔀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 焀甀攀  攀砀椀戀椀搀漀 攀洀 爀攀搀攀 渀愀挀椀漀渀愀氀 瀀攀氀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 搀愀 䘀甀渀搀愀漀 刀漀戀攀爀琀漀 䴀愀爀椀渀栀漀⸀ 䄀 刀攀搀愀漀 䴀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 挀漀氀愀戀漀爀愀 挀漀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀 最爀愀搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀愀 搀漀 挀愀渀愀氀⸀ 䔀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 攀猀猀攀 挀漀渀琀攀切搀漀  攀渀挀漀洀攀渀搀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀爀瀀爀椀漀 䌀愀渀愀氀 䘀甀琀甀爀愀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 愀猀 猀甀最攀猀琀攀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 猀漀 愀洀瀀氀愀洀攀渀琀攀 愀挀攀椀琀愀猀⸀ 䄀 攀洀椀猀猀漀爀愀Ⰰ 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 椀渀搀椀挀愀 昀漀爀洀愀琀漀 攀 琀攀洀愀Ⰰ 洀愀猀 搀攀椀砀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 氀椀瘀爀攀猀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀攀洀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀猀琀琀椀挀愀猀 攀 氀椀渀最甀愀最攀椀爀愀猀⸀ 䘀漀椀 渀攀猀猀攀 挀攀渀爀椀漀 焀甀攀 挀漀洀攀漀甀 愀 猀攀爀 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀 攀 挀漀渀昀攀挀挀椀漀渀愀搀愀 愀 猀爀椀攀 ᰀ䌠愀猀愀挀愀ᴀ⸠ Há pretensão de que o material produzido fique disponível na internet. Por isso, acredita-se que essa é uma forma de contribuição e colaboração para a sociedade, pois a série pretende divulgar e tornar acessível o conhecimento sobre a cultura capixaba, fazendo com que a própria manifestação se popularize. Com a produção da série, será possível dar visibilidade e ainda promover as bandas de congos e os produtores artesanais da casaca.਀䐀攀渀琀爀漀 搀漀 挀攀渀爀椀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 挀愀瀀椀砀愀戀愀Ⰰ 愀 挀愀猀愀挀愀  甀洀愀 搀愀猀 瘀攀爀琀攀渀琀攀猀 洀愀椀猀 愀渀琀椀最愀猀 攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 渀漀 攀猀琀愀搀漀Ⰰ 瀀漀爀洀 挀漀洀 瀀漀甀挀愀猀 愀攀猀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 搀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 愀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ 䤀猀猀漀Ⰰ 猀漀洀愀搀漀  瀀漀甀挀愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 渀愀猀 洀搀椀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 昀愀稀 挀漀洀 焀甀攀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀爀攀猀 愀爀琀攀猀愀渀愀椀猀 搀愀 挀愀猀愀挀愀 攀 愀猀 戀愀渀搀愀猀 搀攀 挀漀渀最漀 愀挀愀戀攀洀 昀椀挀愀渀搀漀 攀猀焀甀攀挀椀搀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀漀 愀渀漀 攀 猀漀洀攀渀琀攀 氀攀洀戀爀愀搀漀猀 猀甀瀀攀爀昀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 攀洀 搀愀琀愀猀 挀漀洀攀洀漀爀愀琀椀瘀愀猀 攀 昀攀猀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 爀攀氀椀最椀漀猀愀猀⸀  Além da pouca visibilidade, os registros históricos sobre a casaca são quase nulos. O pouco que é encontrado fora das mídias tradicionais são contrapartidas de historiadores, familiares dos mestres da casaca ou simpatizantes do movimento do congo. O registro histórico, muitas vezes, fica restrito às pessoas que conseguem ter acesso a artigos, DVD’s e, principalmente, os poucos livros que tratam do assunto. Além disso, esse conhecimento tem uma circulação circunscrita no âmbito dos pesquisadores e no meio acadêmico, pois não há hoje no Espírito Santo locais, como museus ou casas culturais, quer sirvam como ponto de referência à sociedade para difundir a cultura da casaca.਀一攀猀猀攀 挀攀渀爀椀漀Ⰰ 愀 猀爀椀攀 焀甀攀 猀攀爀 攀砀椀戀椀搀愀 渀漀 䌀愀渀愀氀 䘀甀琀甀爀愀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀⸀ 倀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 猀漀戀爀攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 挀愀瀀椀砀愀戀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 漀 琀攀洀愀 攀洀 爀攀搀攀 渀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 搀愀搀漀猀 昀漀爀渀攀挀椀搀漀猀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀 䌀愀渀愀氀 䘀甀琀甀爀愀Ⰰ 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀 搀漀 挀愀渀愀氀 攀洀 ㈀ ㄀㔀 最椀爀漀甀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀 㐀㄀ 洀椀氀栀攀猀 搀攀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 猀攀爀 瀀漀猀猀瘀攀氀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀焀甀攀 愀挀攀猀猀瘀攀氀  瀀漀瀀甀氀愀漀 瀀漀爀 琀攀洀瀀漀 椀渀搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 愀 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 䔀猀瀀攀挀椀愀氀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 搀愀 倀爀攀猀椀搀渀挀椀愀 搀愀 刀攀瀀切戀氀椀挀愀 ⴀ 攀洀 愀洀漀猀琀爀愀最攀洀 挀漀氀栀椀搀愀 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀 ⴀ 挀攀爀挀愀 搀攀 㐀㤀─ 搀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 猀攀 椀渀昀漀爀洀愀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 漀瀀漀Ⰰ 瀀攀氀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 ⠀䈀刀䄀匀䤀䰀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⤀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀攀猀 搀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 猀漀洀愀搀愀  愀甀搀椀渀挀椀愀 搀愀 吀嘀 攀 愀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 昀漀爀洀愀爀 甀洀 挀漀爀瀀漀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀漀 搀攀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀⸀ A proposta da vinheta é justamente fazer com que o público conheça e se interesse pelo conteúdo. Para isso foram utilizadas imagens atrativas e coloridas, trilha e efeitos sonoros, tratamento de cor e outros recursos visuais. Os elementos foram utilizados para garantir que a identidade da casaca fosse transmitida, a fim de gerar reconhecimento a partir da vinheta, ajudando assim a divulgar a diversidade o programa e, claro, as bandas de congo e os artesãos de casaca.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 瘀椀渀栀攀琀愀 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 瘀爀椀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 焀甀攀 瘀漀 搀攀猀搀攀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 愀琀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀 愀爀焀甀椀瘀漀⸀ 倀愀爀愀 愀 挀漀渀昀攀挀漀 搀愀 瘀椀渀栀攀琀愀 搀愀 猀爀椀攀 䌀愀猀愀挀愀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀愀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 椀渀椀挀椀愀氀 搀攀 氀漀挀愀攀猀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀甀渀挀椀瀀椀漀猀 搀漀 䔀猀瀀爀椀琀漀 匀愀渀搀漀 愀 昀椀洀 搀攀 猀漀渀搀愀爀 焀甀愀椀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 椀洀愀最攀洀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 猀攀爀 挀愀瀀琀愀搀愀猀 攀 焀甀愀椀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 猀攀爀椀愀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀⸀ 䄀瀀猀 攀猀猀攀 洀愀瀀攀愀洀攀渀琀漀 椀渀椀挀椀愀氀Ⰰ 昀漀椀 椀渀椀挀椀愀搀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ O roteiro foi construído de forma colaborativa entre o editor de imagens do curso de Jornalismo da UVV e os alunos do laboratório. A vinheta foi pensada de forma que expressasse a diversidade que pode ser encontrada dentro do universo do congo e da casaca e dentro dos quatro episódios. Os equipamentos escolhidos tiveram como principal requisito oferecer riqueza nos detalhes e manter a qualidade das imagens. Para isso, utilizamos as câmeras fotográficas Canon t3i, Canon t4i, Canon Mark 6D II, com lentes objetivas 50mm, f.1.8 e 24-105mm, f4. Visando maior liberdade na captação de imagens, não houve utilização de tripés. ਀伀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 䌀愀猀愀挀愀 挀栀攀最愀  猀甀愀 昀漀爀洀愀 昀椀渀愀氀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 爀攀琀椀爀愀搀愀 搀愀 洀愀搀攀椀爀愀Ⰰ 愀 洀漀搀攀氀愀最攀洀Ⰰ 漀 攀猀挀甀氀瀀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀戀攀愀 攀 愀 瀀椀渀琀甀爀愀⸀ 吀漀搀愀猀 攀猀猀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 攀猀琀漀 渀愀 瘀椀渀栀攀琀愀⸀ 伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 瀀漀搀攀 搀攀洀漀爀愀爀 甀洀 漀甀 洀愀椀猀 搀椀愀猀Ⰰ 搀攀瀀攀渀搀攀渀搀漀 搀漀 洀漀搀攀氀漀⸀ 倀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 瀀攀爀挀甀爀猀漀 氀漀渀最漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 昀愀稀攀爀 愀 挀愀瀀琀愀漀Ⰰ 攀洀 瘀搀攀漀Ⰰ 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀昀攀挀漀 搀攀 洀愀椀猀 搀攀 甀洀愀 挀愀猀愀挀愀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 洀漀渀琀愀最攀洀 氀最椀挀愀 搀愀 瘀椀渀栀攀琀愀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀 搀攀 洀漀搀漀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀愀爀 愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 攀洀 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 漀猀 洀攀猀琀爀攀猀 愀爀琀攀猀漀猀⸀  Para priorizar um bom rigor estético da imagem e tentar fazer com que o material apresentasse boa qualidade visual, analisamos e aproveitamos o momento exato de entrada de luz no ateliê onde foram feitas as gravações. Assim, os takes foram filmados entre 16 e 17he, momento em que a iluminação foi considerada ideal e suficiente para assegurar a riqueza dos detalhes filmados, mesmo em um plano fechado.਀䄀 瘀椀渀栀攀琀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 漀 焀甀攀 攀猀琀 瀀漀爀 瘀椀爀Ⰰ 椀渀猀攀爀椀甀 琀爀攀挀栀漀猀 搀漀猀 焀甀愀琀爀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 攀洀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 瀀甀搀攀猀猀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀氀最甀渀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 琀愀洀戀洀 琀椀瘀攀猀猀攀 甀洀愀 瀀爀瘀椀愀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀 渀漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀⸀ 䄀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 椀洀瀀爀椀洀椀爀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 樀 渀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 琀愀洀戀洀 瀀漀搀攀 猀攀爀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀 渀漀猀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀椀猀 ጀ†攀 樀  甀洀 琀爀愀漀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 瀀漀爀 愀樀甀搀愀爀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 愀 攀猀琀愀爀 洀椀渀椀洀愀渀琀攀 栀愀戀椀琀甀愀搀漀 愀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 焀甀攀 挀漀洀攀愀⸀ A vinheta é a marca do telejornal, exercendo a função fática, chamando o telespectador para assistir ao programa. Normalmente é composta de imagem trabalhada com efeitos especiais e música característica. Através da vinheta, tem-se uma primeira percepção do ethos discursivo estabelecido pelo telejornal (BRAIGHI; DAVID-SILVA, 2014, p. 183)਀䄀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 昀漀渀琀攀猀 最爀昀椀挀愀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀  最爀愀渀搀攀 攀 攀氀愀猀 瀀漀搀攀洀 瘀愀爀椀愀爀 攀洀 琀愀洀愀渀栀漀Ⰰ 昀漀爀洀愀Ⰰ 琀椀瀀漀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 瀀攀猀漀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀愀 瀀攀愀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 圀椀氀氀椀愀洀猀 ⠀㄀㤀㤀㔀⤀ 瘀爀椀漀猀 琀椀瀀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀愀猀 猀漀 挀爀椀愀搀愀猀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 洀愀猀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀攀氀愀猀 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀搀愀 攀渀琀爀攀 愀猀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀㨀 攀猀琀椀氀漀 愀渀琀椀最漀Ⰰ 洀漀搀攀爀渀漀Ⰰ 猀攀爀椀昀愀 最爀漀猀猀愀Ⰰ 猀攀洀 猀攀爀椀昀愀Ⰰ 洀愀渀甀猀挀爀椀琀漀 攀 搀攀挀漀爀愀琀椀瘀漀⸀ 䔀猀猀愀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀漀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀 渀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀愀搀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 琀攀洀 甀洀愀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀椀搀愀搀攀⸀ Pensando na melhor utilização e aplicação de um tipo, foi escolhida a fonte Poplar Std (de natureza “serifa grossa”) para apresentar o nome da série, Casaca. Williams (1995) ressalta que, após a revolução industrial, alguns tipos foram modernizados, como aconteceu com a categoria citada, que passou a ser utilizada para o ramo da publicidade e propaganda devido à letra inteiriça e grossa.਀䔀猀猀愀 昀漀渀琀攀 猀攀 愀搀攀焀甀漀甀 愀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀 椀渀琀攀渀漀 攀爀愀 甀琀椀氀椀稀愀爀 甀洀愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 攀猀瀀攀猀猀愀 攀 瘀愀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀Ⰰ 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 攀氀愀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀爀 瀀爀攀攀渀挀栀椀搀愀 瀀漀爀 甀洀愀 琀攀砀琀甀爀愀 昀攀椀琀愀 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 挀愀猀愀挀愀 攀 漀甀琀爀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀攀猀琀攀 甀渀椀瘀攀爀猀漀⸀ 䤀猀猀漀 昀愀爀椀愀 挀漀洀 焀甀攀 漀 氀攀琀琀攀爀椀渀最 猀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀猀猀攀 挀漀洀漀 愀甀琀渀琀椀挀漀Ⰰ 椀渀漀瘀愀搀漀爀 攀 攀洀 搀椀氀漀最漀 挀漀洀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀攀昀攀渀搀椀搀愀 攀洀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀ Para a edição, foram utilizados dois programas do pacote da empresa Adobe: Adobe Premiere Pro CS6 e Adobe After Effects CS6. As funções dos programas são diferenciadas, sendo o Premiere utilizado para edição de vídeos não-lineares profissionais e o After Effects para fazer animações de letterings, de desenhos e de outros elementos.਀伀 倀爀攀洀椀攀爀攀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 最愀爀愀渀琀椀爀 愀 猀椀渀挀爀漀渀椀愀 ⠀猀椀渀挀⤀ 攀渀琀爀攀 漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀Ⰰ 洀切猀椀挀愀 攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 攀渀琀爀愀搀愀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 搀愀 椀渀挀氀甀猀漀 搀愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀⸀  A trilha sonora inserida na vinheta foi captada in loco durante a apresentação da Orquestra Filarmônica do Estado do Espírito Santo juntamente com as bandas de congos do Espírito Santo. Isso faz com que o telespectador entenda a diversidade e hibridização de culturas que a casaca pode ser capaz de apresentar. A captação da canção, chamada “Sereia”, referente a uma das canções típicas nas bandas de congo, foi feita por um Gravador Sony Digital Px, acoplado diretamente da mesa de som, além de um microfone direcional inserido na filmadora Panasonic 9200. ਀倀愀爀愀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 愀 瀀愀爀琀攀 搀攀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀⸀ 䔀猀猀攀猀 攀昀攀椀琀漀猀 昀漀爀愀洀 猀椀渀挀爀漀渀椀稀愀搀漀猀 猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀愀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀 愀樀甀猀琀愀渀搀漀 愀漀 琀椀瀀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 愀瀀愀爀攀挀椀愀⸀ 䘀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀攀 猀漀渀漀瀀氀愀猀琀椀愀 焀甀攀 爀攀洀攀琀椀愀洀 愀漀 戀愀爀甀氀栀漀 搀攀 氀椀砀愀猀Ⰰ 洀愀爀琀攀氀漀猀 攀 洀焀甀椀渀愀猀 搀攀 挀漀爀琀攀 ጀ†椀琀攀渀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀 昀愀戀爀椀挀愀漀 搀愀 挀愀猀愀挀愀⸀ Esses efeitos sonoros foram captados nos ateliês dos mestres casaqueiros por meio de um gravador H6 ZOOM. A confecção da trilha final da vinheta, com a sobreposição de dois estilos de áudio, foi importante para trazer ao espectador o reforço imagético da realidade filmada e ainda permitir experiências sensoriais diversificadas, estimulando visão e audição do público.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瘀椀渀栀攀琀愀  甀洀 挀漀渀搀攀渀猀愀搀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 挀愀瀀琀愀搀愀猀 攀洀 氀漀挀愀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀 焀甀攀 琀攀渀琀愀 椀氀甀猀琀爀愀爀 漀 挀攀渀爀椀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀漀 挀漀渀最漀 攀 搀愀 挀愀猀愀挀愀⸀ 䌀漀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 ㈀㔀 猀攀最甀渀搀漀猀Ⰰ 愀 瘀椀渀栀攀琀愀 愀戀爀攀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 焀甀攀 琀洀 搀甀爀愀漀 昀椀渀愀氀 搀攀 ㈀㔀 洀椀渀甀琀漀猀 挀愀搀愀Ⰰ 搀椀瘀椀搀椀搀漀猀 攀洀 㐀 攀瀀椀猀搀椀漀猀⸀  Como já dissemos, tem-se como entendimento que uma das funções da vinheta é ornamentar a série do programa, portanto,਀倀愀爀愀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 椀搀攀愀氀 搀愀 瘀椀渀栀攀琀愀 渀愀 挀甀氀琀甀爀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 琀攀洀漀猀 焀甀攀 搀攀椀砀愀爀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀搀愀 猀甀愀 昀甀渀漀 戀猀椀挀愀㨀 攀氀攀洀攀渀琀漀 搀攀挀漀爀愀琀椀瘀漀 焀甀攀Ⰰ 愀瀀愀爀攀挀攀渀搀漀 攀洀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 瀀爀漀渀琀愀 漀甀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀Ⰰ 琀攀洀 昀甀渀漀 搀攀 愀爀琀攀 搀攀挀漀爀愀琀椀瘀愀 猀 焀甀愀渀搀漀 攀猀琀 椀渀琀攀最爀愀搀漀 焀甀攀氀愀⸀ 䄀 瘀椀渀栀攀琀愀 渀甀渀挀愀 猀攀爀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瀀爀瀀爀椀愀 搀攀 甀洀 攀猀琀椀氀漀 搀攀 愀爀琀攀 漀甀 搀攀 甀洀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䔀氀愀 愀瀀攀渀愀猀 爀攀昀漀爀愀爀 甀洀愀 搀愀猀 昀漀爀洀愀猀 焀甀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀洀 甀洀 攀猀琀椀氀漀 搀攀 愀爀琀攀 ⠀䄀娀一䄀刀Ⰰ ㄀㤀㤀㜀Ⰰ 瀀⸀㄀㈀㔀⤀⸀ Uma madeira sendo cortada, juntamente a um efeito sonoro e música de fundo, é a imagem que abre a vinheta. A cena é em quadro fechado e tem, em sua composição, uma madeira em estado bruto sendo cortada para que ali seja esculpida a casaca. Esse tipo de interpretação só se consegue ter ao decorrer da vinheta, quando outras etapas são demonstradas. ਀䔀洀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀Ⰰ 樀 攀洀 甀洀 焀甀愀搀爀漀 洀愀椀猀 愀戀攀爀琀漀Ⰰ 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀  愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀  洀攀猀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 甀洀 愀爀琀攀猀漀 瀀爀漀搀甀琀漀爀 搀攀 挀愀猀愀挀愀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 愀瀀愀爀攀挀攀洀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 攀 漀 攀猀瀀愀漀 搀攀 洀漀渀琀愀最攀洀⸀ 䄀 挀攀渀愀 渀漀 琀攀洀 愀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀 漀 挀椀渀攀最爀愀昀椀猀琀愀 昀攀稀 甀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀愀渀漀爀洀椀挀漀 瀀愀爀愀 搀愀爀 氀攀瘀攀稀愀 攀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 挀愀瀀琀愀漀⸀ 倀漀爀 渀漀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀愀 愀漀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 愀 挀攀渀愀 渀漀 挀漀渀琀洀 渀攀渀栀甀洀 攀昀攀椀琀漀 猀漀渀漀爀漀Ⰰ 猀漀洀攀渀琀攀 愀 洀切猀椀挀愀 搀攀 昀甀渀搀漀⸀  A terceira cena apresentada tenta prosseguir na demonstração de como é feita a casaca. Mostra a madeira que, anteriormente aparece bruta, já sendo esculpida. Filmada em plano fechado, visando mostrar mais detalhes do objeto em si, a dinâmica da imagem é a madeira bruta sendo cortada em lascas. Seguidamente, em corte chicote, uma imagem da mesma madeira é mostrada, porém em ângulo ascendente. Essa imagem é rápida e o movimento presente é o corte da madeira, acompanhado do efeito sonoro que remete ao ato.਀䄀 椀洀愀最攀洀 猀攀最甀椀渀琀攀 洀漀猀琀爀愀 甀洀愀 挀愀猀愀挀愀 瀀爀漀渀琀愀 猀攀渀搀漀 琀漀挀愀搀愀⸀ 䔀猀猀愀 椀洀愀最攀洀 昀漀椀 椀渀猀攀爀椀搀愀 瀀愀爀愀 搀愀爀 甀洀 爀攀猀瀀椀爀漀 攀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 愀漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 漀 焀甀攀 攀氀攀 椀爀椀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀  昀爀攀渀琀攀⸀ 䔀猀琀愀 挀攀渀愀 洀漀猀琀爀愀 漀 攀昀攀椀琀漀 猀漀渀漀爀漀 焀甀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀 愀 愀漀 搀漀 挀愀猀焀甀攀椀爀漀 ⴀ 攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 漀 戀愀爀甀氀栀漀 焀甀攀 漀 爀愀猀瀀愀搀漀爀 昀愀稀 渀漀 愀琀爀椀琀漀 挀漀洀 漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀⸀ 伀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 攀猀猀愀 椀洀愀最攀洀 琀爀愀稀  猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀 愀漀 焀甀攀 瘀攀洀 愀 猀攀最甀椀爀Ⰰ 搀愀渀搀漀 愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀⸀ 伀 琀愀欀攀 猀攀最甀椀渀琀攀 洀漀猀琀爀愀 漀 洀攀猀洀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀漀爀洀 漀猀 漀戀樀攀琀漀猀 搀攀 愀漀 猀漀 甀洀愀 氀椀砀愀 攀猀挀甀氀瀀椀渀搀漀 愀 挀愀戀攀愀 焀甀攀 猀甀猀琀攀渀琀愀 漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀⸀ 䌀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀渀搀漀 琀愀洀戀洀 攀猀猀攀 戀氀漀挀漀Ⰰ 栀 漀 愀瀀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 漀甀琀爀愀 挀愀猀愀挀愀 猀攀渀搀漀 琀漀挀愀搀愀⸀ As cenas seguintes já passam a mostrar a construção da casaca de forma mais clara e objetiva, com quadros abertos e imagens mais expressivas, além da inserção de novos personagens. A vinheta termina com o aparecimento de um lettering apresentando o nome do programa: Casaca. O lettering entra no enquadramento com um efeito produzido pelo programa After Effects e há uma animação da letra, de forma que elas aparecem rapidamente, porém respeitando o tempo de leitura. No fundo dessa cena aparece a imagem final do corte da madeira, matéria prima da casaca, e a vinheta se encerra com um fade out.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀愀 瘀椀渀栀攀琀愀 昀漀椀 搀攀猀愀昀椀愀搀漀爀⸀ 吀攀渀琀愀爀 挀漀渀搀攀渀猀愀爀Ⰰ 攀洀 愀瀀攀渀愀猀 ㈀㔀 猀攀最甀渀搀漀猀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 攀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀攀 甀洀愀 猀爀椀攀 挀漀洀 焀甀愀琀爀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀Ⰰ 昀漀椀 甀洀愀 琀愀爀攀昀愀 挀漀洀瀀氀攀砀愀 搀攀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀⸀ No entanto, os alunos monitores do laboratório, em conjunto com o corpo técnico do curso de Jornalismo da Universidade Vila Velha, aceitaram o desafio. Após debater inúmeras possibilidades, chegamos ao consenso de que mesclar cenas dos episódios ao processo de formação da casaca poderia deixar claro como um produto tão artesanal pode gerar uma sonoridade amplamente rica e transitar por diversas manifestações musicais, artísticas e até religiosas.਀䔀氀愀戀漀爀愀爀 愀 瘀椀渀栀攀琀愀 渀漀 昀漀椀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀 爀攀焀甀椀猀椀琀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀猀猀攀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 渀漀 䌀愀渀愀氀 䘀甀琀甀爀愀⸀ 䔀瘀椀搀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 瀀漀搀攀爀愀洀漀猀 攀渀琀爀攀最愀爀 愀 猀爀椀攀 昀椀渀愀氀 瀀愀爀愀 愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 猀攀洀 甀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀 搀攀 愀戀攀爀琀甀爀愀 攀 琀爀愀渀猀椀漀⸀ 䴀愀猀 愀 琀愀爀攀昀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 昀攀椀琀愀 猀漀戀 猀甀瀀攀爀瘀椀猀漀 搀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀攀猀 搀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀Ⰰ 渀漀猀 洀漀猀琀爀漀甀 甀洀愀 焀甀攀猀琀漀 愀氀洀㨀 愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 渀漀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 猀攀爀 攀砀琀攀渀猀愀猀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀攀洀 猀攀渀琀椀搀漀 攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀攀洀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀⸀  Como futuros jornalistas, precisaremos encarar vários desafios na jornada profissional. Teremos que lidar com várias formas de narrar aspectos da realidade em diferentes formatos, para diferentes públicos e com diferentes durações. Realizar a vinheta Casaca foi um desses momentos. Mas somente o fato de saber que, além do aprendizado técnico, também poderemos ajudar a divulgar um pouco mais a cultura capixaba, fez todo o trabalho de professores e alunos valerem muito a pena. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀娀一䄀刀Ⰰ 匀椀搀渀攀礀 䌀愀爀氀漀猀⸀ 嘀椀渀栀攀琀愀㨀 搀漀 瀀攀爀最愀洀椀渀栀漀 愀漀 瘀搀攀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀爀琀攀 攀 䌀椀渀挀椀愀Ⰰ ㄀㤀㤀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀䄀䤀䜀䠀䤀Ⰰ 䄀渀琀漀渀椀漀 䄀甀最甀猀琀漀⸀㬀 䐀䄀嘀䤀䐀ⴀ匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䜀椀愀渀椀⸀ 嘀椀渀栀攀琀愀猀㨀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 昀爀攀渀琀椀挀愀 搀漀 洀甀渀搀漀 攀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀ⴀ搀椀猀挀甀爀猀椀瘀愀 搀漀猀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀椀猀⸀ 䤀渀㨀 䴀䔀一䐀䔀匀Ⰰ 䔀洀氀椀愀 攀琀 愀氀⸀ 䤀洀愀最攀洀 攀 䐀椀猀挀甀爀猀漀Ⰰ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀㨀 䘀䄀䰀䔀⼀唀䘀䴀䜀Ⰰ ㈀ ㄀㌀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㜀㠀ⴀ㄀㤀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀䄀匀䤀䰀 ጀ†匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 搀愀 倀爀攀猀椀搀渀挀椀愀 搀愀 刀攀瀀切戀氀椀挀愀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 洀搀椀愀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀㨀 ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀眀眀眀⸀猀攀挀漀洀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀愀琀甀愀挀愀漀⼀瀀攀猀焀甀椀猀愀⼀氀椀猀琀愀ⴀ搀攀ⴀ瀀攀猀焀甀椀猀愀猀ⴀ焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀愀猀ⴀ攀ⴀ焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀猀ⴀ搀攀ⴀ挀漀渀琀爀愀琀漀猀ⴀ愀琀甀愀椀猀⼀瀀攀猀焀甀椀猀愀ⴀ戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀ⴀ搀攀ⴀ洀椀搀椀愀ⴀ瀀戀洀ⴀ㈀ ㄀㘀⸀瀀搀昀⼀䀀䀀搀漀眀渀氀漀愀搀⼀昀椀氀攀⼀倀攀猀焀甀椀猀愀─㈀ 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀─㈀ 搀攀─㈀ 䴀─䌀㌀─䄀䐀搀椀愀─㈀ ⴀ─㈀ 倀䈀䴀─㈀ ㈀ ㄀㘀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㘀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䤀一匀Ⰰ 䨀愀挀攀最甀愀礀⸀ 伀 挀漀渀最漀 搀漀 䔀猀瀀爀椀琀漀 匀愀渀琀漀㨀 甀洀愀 瀀愀渀漀爀洀椀挀愀 洀甀猀椀挀漀氀最椀挀愀 搀愀猀 戀愀渀搀愀猀 搀攀 挀漀渀最漀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䔀猀瀀爀椀琀漀 匀愀渀琀漀㨀 嘀椀琀爀椀愀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀䤀䰀䰀䤀䄀䴀匀Ⰰ 刀漀戀攀爀⸀ 䐀攀猀椀最渀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 渀漀  搀攀猀椀最渀攀爀㨀 渀漀攀猀 戀猀椀挀愀猀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 瘀椀猀甀愀氀⸀⼀刀漀戀椀渀 圀椀氀氀椀愀洀猀㬀 ⼀ 琀爀愀搀甀漀 䰀愀甀爀愀 䬀愀爀椀渀 䜀椀氀氀漀渀 ⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀愀氀氀椀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀