INSCRIÇÃO: 00289
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA05
 
TÍTULO: Jeans Skinny: Uma história de amor e preconceito
 
AUTORES: Willian Sales da Silva (Centro Universitário de Rio Preto); Micaela Ferreira Santana (Centro Universitário de Rio Preto); Luciana Leme Souza e Silva (Centro Universitário de Rio Preto)
 
PALAVRAS-CHAVE: CINEMA, DÉCADA DE 80, LGBT, MOVIMENTOS SOCIAIS, ROTEIRO
 
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo descrever o processo de pesquisa e desenvolvimento do roteiro de ficção intitulado Jeans Skinny. O projeto conta a história de um personagem homossexual que está aprendendo a lidar com as dificuldades de ser um jovem gay em uma cidade dominada pelo tradicionalismo e preconceito. Também estuda-se alguns aspectos físicos e culturais da famosa vida noturna LGBT de São Paulo em plena a década de 80, período de repressão e violência, mas também de descobrimento e aceitação.
 
INTRODUÇÃO
Nossa sociedade foi demarcada por inúmeros movimentos sociais que lutavam pela igualdade e fim do preconceito, seja ele social, racial, sexual ou religioso. Nas décadas passadas, onde não havia o mínimo de liberdade de expressão que encontramos atualmente, era praticamente impossível para alguns se defenderem ou lutarem por seus ideais sem serem oprimidos e escrachados pela sociedade. ਀䐀攀渀琀爀漀 漀猀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 最爀甀瀀漀猀 搀椀猀瀀漀猀琀漀猀 愀 ∀搀愀爀 愀 挀愀爀愀 愀 琀愀瀀愀∀ 瀀攀氀愀 椀最甀愀氀搀愀搀攀Ⰰ 琀攀洀漀猀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 䰀䜀䈀吀⸀   ਀∀伀猀 渀漀瘀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 猀甀爀最椀搀漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 ㄀㤀㠀  琀洀 愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀攀 爀攀甀渀椀爀ⴀ猀攀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䜀漀渀栀 ⠀㄀㤀㤀㤀⤀Ⰰ 漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 椀搀攀渀琀椀琀爀椀漀猀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀椀搀漀猀 挀漀洀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 琀渀椀挀漀猀Ⰰ 攀挀漀氀最椀挀漀猀Ⰰ 䰀䜀䈀吀Ⰰ 攀 瀀漀猀猀甀攀洀 甀洀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀Ⰰ 瀀漀爀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀 猀甀樀攀椀琀漀猀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀氀愀猀猀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 搀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀洀 愀最爀甀瀀愀搀漀猀 焀甀愀猀攀 焀甀攀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 甀洀愀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 挀氀愀猀猀攀⸀ 䔀氀攀猀 氀甀琀愀洀 瀀漀爀 渀漀瘀愀猀 挀甀氀琀甀爀愀猀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀愀猀 搀攀 椀渀挀氀甀猀漀Ⰰ 挀漀渀琀爀愀 愀 攀砀挀氀甀猀漀Ⰰ 愀琀甀愀洀 瀀攀氀漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 琀攀洀愀琀椀稀愀渀搀漀 攀 爀攀搀攀昀椀渀椀渀搀漀 愀 攀猀昀攀爀愀 瀀切戀氀椀挀愀⸀∀ ⠀刀伀匀匀䤀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 倀⸀  ㌀⸀⤀   ਀䄀 搀挀愀搀愀 搀攀 㠀  昀漀椀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀漀爀 椀渀切洀攀爀愀猀 爀攀瘀漀氀甀攀猀 渀漀 洀攀椀漀 最愀礀⸀ 唀洀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 搀椀琀愀琀甀爀愀 攀 爀攀瀀爀攀攀渀猀漀Ⰰ 琀愀渀琀漀 瀀漀氀琀椀挀愀 焀甀愀渀琀漀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀氀Ⰰ 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 琀椀渀栀愀洀 焀甀攀 氀甀琀愀爀 瀀攀氀漀 猀椀洀瀀氀攀猀 搀椀爀攀椀琀漀 搀攀 猀攀爀 焀甀攀洀 猀漀Ⰰ 瀀攀氀漀 搀椀爀攀椀琀漀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀⸀ 䄀椀渀搀愀 栀漀樀攀 攀猀猀愀 氀甀琀愀 猀攀 昀愀稀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 昀漀猀猀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 氀甀琀愀爀愀洀Ⰰ 漀甀 愀琀 洀攀猀洀漀 洀漀爀爀攀爀愀洀 渀愀焀甀攀氀愀 瀀漀挀愀Ⰰ 渀漀 琀攀爀愀洀漀猀 栀漀樀攀 愀 戀愀猀攀Ⰰ 瘀漀稀 漀甀 挀漀爀愀最攀洀 搀攀 椀洀瀀漀爀 渀漀猀猀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 爀攀愀氀 搀椀愀渀琀攀 搀攀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 琀漀 攀渀爀愀椀稀愀搀愀 攀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 愀渀琀椀焀甀愀搀漀猀 攀 搀攀琀甀爀瀀愀搀漀猀Ⰰ 焀甀攀 渀愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 瘀攀稀攀猀 挀栀攀最愀 愀 戀攀椀爀愀爀 漀 搀椀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 氀甀琀愀 瀀攀氀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀椀猀  挀漀渀猀琀愀渀琀攀⸀ 䄀 挀愀搀愀 搀椀愀 瘀攀洀漀猀 洀愀椀猀 攀 洀愀椀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀攀渀搀漀 洀漀爀琀愀猀 攀洀 洀攀椀漀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 焀甀攀 瀀爀攀最愀 愀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀 攀 愀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀⸀ 䔀猀琀攀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 搀椀猀挀甀猀猀漀 昀漀爀愀洀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 昀愀琀漀爀攀猀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀爀愀洀 瀀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 伀 最爀甀瀀漀 焀甀椀猀 昀愀氀愀爀 搀攀 椀最甀愀氀 瀀愀爀愀 愀 椀最甀愀氀 挀漀洀 愀 椀洀瀀甀渀椀搀愀搀攀 攀 漀 搀椀漀⸀  ਀∀䄀 挀愀搀愀 搀椀愀Ⰰ 愀 洀搀椀愀 攀 愀猀 渀漀猀猀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀猀 琀洀 爀攀瘀攀氀愀搀漀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 洀愀爀挀愀搀愀 瀀漀爀 愀攀猀 挀漀渀挀爀攀琀愀猀 搀攀 愀最爀攀猀猀攀猀 攀 洀漀爀琀攀猀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀Ⰰ 瀀漀爀 椀渀琀攀渀攀猀 瀀攀爀瘀攀爀猀愀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 焀甀攀爀攀洀 瀀爀攀樀甀搀椀挀愀爀 猀攀甀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 漀戀琀攀爀 瘀愀渀琀愀最攀渀猀 攀 爀攀猀瀀攀椀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀 昀攀爀爀漀 攀 昀漀爀愀⸀ ∀⠀倀䔀刀䔀匀Ⰰ ㈀  㐀Ⰰ 倀⸀ ㄀㄀㠀⸀⤀ ਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀 䜀爀甀瀀漀 䜀愀礀 搀愀 䈀愀栀椀愀Ⰰ 洀愀椀猀 搀攀 ㌀㐀㌀ 䰀䜀䈀吀猀 昀漀爀愀洀 洀漀爀琀漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀洀 ㈀ ㄀㘀⸀ 䔀猀琀攀  甀洀 渀切洀攀爀漀 愀氀愀爀洀愀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 猀攀 瘀椀愀 搀攀猀搀攀 愀 搀挀愀搀愀 搀攀 ㄀㤀㜀 ⸀  ਀∀䄀 栀漀洀漀昀漀戀椀愀 猀攀 挀漀渀猀琀爀椀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀愀 搀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 搀攀 瀀爀漀琀攀最攀爀 攀 洀愀渀琀攀爀 椀洀愀挀甀氀愀搀愀 愀 搀漀洀椀渀愀漀 搀愀 昀愀洀氀椀愀 瀀愀琀爀椀愀爀挀愀氀Ⰰ 渀漀 猀攀渀搀漀 瀀漀爀琀愀渀琀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀ⴀ氀愀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀漀 甀洀 搀椀漀 椀爀爀愀挀椀漀渀愀氀 焀甀椀氀漀 焀甀攀 搀攀 猀椀 猀攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 挀漀洀漀 甀洀 猀椀猀琀攀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀洀戀愀琀攀  挀漀渀琀攀猀琀愀漀 搀愀 渀愀琀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 昀愀洀氀椀愀 栀攀琀攀爀漀猀猀攀砀甀愀氀㬀 攀猀猀攀 猀椀猀琀攀洀愀 椀渀昀攀爀椀漀爀椀稀愀 攀 瀀愀琀漀氀漀最椀稀愀 焀甀愀椀猀焀甀攀爀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 瘀椀瘀渀挀椀愀 搀愀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 漀甀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 最渀攀爀漀 焀甀攀 渀漀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀焀甀攀 挀漀洀 愀 ✀渀愀琀甀爀攀稀愀✀ 搀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 攀 搀漀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 搀愀 爀攀氀愀漀 栀攀琀攀爀漀猀猀攀砀甀愀氀 攀 搀漀 挀甀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 搀攀瘀椀搀漀猀 瀀愀瀀椀猀 渀攀氀愀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀⸀∀ ⠀匀䄀一吀伀匀Ⰰ ㈀ ㄀㌀Ⰰ 倀⸀ ㄀㄀㘀⸀⤀ ਀伀 搀椀漀 攀 愀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀 琀洀 洀愀琀愀搀漀 琀愀渀琀漀 焀甀愀渀琀漀 愀爀洀愀猀 搀攀 昀漀最漀 攀Ⰰ 椀渀昀攀氀椀稀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀椀渀搀愀 渀漀 栀 愀瀀漀椀漀 琀漀琀愀氀 攀 椀渀挀漀渀搀椀挀椀漀渀愀氀 搀漀 最漀瘀攀爀渀漀⸀ 䰀攀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀渀猀攀最甀攀ⴀ猀攀 愀氀挀愀渀愀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 洀愀椀猀 搀攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 攀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 䰀䜀䈀吀Ⰰ 洀愀猀 愀 焀甀攀 瀀爀攀漀㼀 䄀猀 挀甀猀琀愀猀 搀愀 瘀椀搀愀 搀攀 焀甀攀洀㼀 준 瀀漀爀 椀猀猀漀 焀甀攀  琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀椀猀挀甀琀椀爀 愀 挀攀爀挀愀 搀攀猀琀攀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 洀愀渀琀攀爀 瘀椀瘀愀 愀 洀攀洀爀椀愀 攀 愀 氀攀洀戀爀愀渀愀 搀愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 瘀琀椀洀愀猀 搀愀 漀瀀爀攀猀猀漀 攀 搀漀 搀攀猀爀攀猀瀀攀椀琀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 
 
JUSTIFICATIVA
Para este trabalho escolhemos o gênero roteiro de ficção pois nós vemos o cinema como uma ferramenta de comunicação muito rica e muito forte a ser explorada. Um assunto tão cheio de vertentes como a intolerância e homofobia, de discussão tão importante para a nova sociedade que se forma, é de extrema importância sua divulgação e abordagem nos veículos de comunicação e de ensino.਀  "Se você tem um tema por ponto de foco principal – “o amor”, “os pecados capitais”, a “podridão da humanidade” ou o que seja –, este tema deverá ser materializado num ou mais personagens. Não é possível narrar um tema em seu estado puro: não produzimos dissertações teóricas. Os pecados capitais e todos os temas mereceram roteiros que narraram estórias de personagens que os materializaram." (CAMPOS, 2007, P.45.)਀ Mais do que apenas falar sobre o que é o preconceito, precisamos mostrar como é o dia a dia dos muitos jovens e adultos que vivem essa triste realidade diariamente, e por isso pensamos que contar uma história, um filme, mostrar de maneira artística e cultural a tristeza que circunda o meio LGBT seria um desafio interessante a se trabalhar. Dar um toque de amor, certa beleza até, a um assunto tão obscuro e infeliz.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 攀氀愀戀漀爀愀爀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀渀琀愀洀漀猀 挀漀洀 甀洀愀 椀渀琀攀渀猀愀 猀爀椀攀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀 搀挀愀搀愀 搀攀 㠀  攀 愀 瘀椀搀愀 渀漀琀甀爀渀愀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 䰀䜀䈀吀 搀愀焀甀攀氀攀 瀀攀爀漀搀漀⸀ 吀愀洀戀洀 猀攀 攀猀琀甀搀漀甀 愀氀最甀渀猀 氀漀渀最愀猀 洀攀琀爀愀最攀渀猀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀猀猀攀洀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 最愀礀 搀漀猀 愀渀漀猀 爀攀昀攀爀椀搀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 琀攀爀洀漀猀 甀洀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 昀椀氀洀攀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀猀猀攀 愀 洀攀猀洀愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀漀 渀漀猀猀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀猀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀 漀 䴀愀渀甀愀氀 搀漀 刀漀琀攀椀爀漀 搀攀 匀礀搀 䘀椀攀氀搀⸀ ਀∀䌀漀洀 琀愀渀琀愀猀 最爀愀搀攀猀 猀攀渀搀漀 焀甀攀戀爀愀搀愀猀Ⰰ  甀洀愀 瀀漀挀愀 瀀爀漀昀挀甀愀 瀀愀爀愀 漀 挀椀渀攀洀愀 最攀爀愀氀Ⰰ 攀 洀愀椀猀 愀椀渀搀愀 瀀愀爀愀 漀 挀椀渀攀洀愀 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 攀 洀愀椀猀 愀椀渀搀愀 瀀愀爀愀 漀 挀椀渀攀洀愀 最愀礀⸀ 䄀最漀爀愀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 渀漀  洀愀椀猀 猀甀戀氀椀洀椀渀愀爀Ⰰ 攀 愀猀 挀攀渀愀猀 猀漀 漀甀猀愀搀愀猀Ⰰ 攀砀瀀氀挀椀琀愀猀 攀 昀漀爀琀攀猀⸀ 䠀漀洀攀渀猀 攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 最愀礀猀 猀愀攀洀 搀漀猀 瀀愀瀀椀猀 猀攀挀甀渀搀爀椀漀猀 攀 琀爀椀猀琀攀猀 瀀愀爀愀 瘀椀瘀攀爀攀洀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 昀攀氀椀稀攀猀Ⰰ 戀漀渀椀琀漀猀 攀 愀洀愀搀漀猀⸀∀ ⠀䰀䔀䬀䤀吀匀䌀䠀Ⰰ ㈀ ㄀㄀Ⰰ 倀⸀ 㤀㐀⸀⤀ ਀䄀氀洀 搀攀猀琀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀漀氀攀琀愀搀愀猀 挀愀爀琀愀猀 爀攀愀椀猀 搀攀 甀洀 瀀爀攀猀椀搀椀爀椀漀 瀀愀爀愀 猀攀甀 昀椀氀栀漀⸀ 倀攀渀猀愀洀漀猀 攀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 爀攀愀氀 攀渀琀爀攀 甀洀 樀漀瘀攀洀 最愀礀 攀 猀攀甀 瀀愀椀 爀攀挀氀甀猀漀 攀洀 瀀爀椀猀漀⸀ 吀漀搀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀愀猀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀渀挀椀愀猀 昀漀椀 洀愀渀琀椀搀漀 椀渀琀愀挀琀漀Ⰰ 愀氀琀攀爀愀渀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 愀氀最甀渀猀 攀爀爀漀猀 搀攀 挀漀渀挀漀爀搀渀挀椀愀 攀 瀀漀渀琀甀愀漀⸀ 䄀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀漀 昀椀氀洀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 瘀攀爀搀椀挀愀Ⰰ 漀渀搀攀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 搀爀愀洀愀猀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 昀椀氀洀攀 昀漀爀愀洀 洀漀洀攀渀琀漀猀 爀攀愀椀猀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 瘀椀搀愀 搀漀 渀漀猀猀漀 樀漀瘀攀洀 椀渀猀瀀椀爀愀搀漀爀⸀ 伀 琀琀甀氀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀攀猀琀愀猀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 攀 搀攀挀椀搀椀搀漀 攀洀 挀漀洀甀洀 愀挀漀爀搀漀 瀀漀爀 琀漀搀漀猀 搀漀 最爀甀瀀漀⸀ ਀∀䌀漀洀漀 漀挀漀爀爀攀 挀漀洀 漀猀 琀琀甀氀漀猀 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 搀愀爀 琀琀甀氀漀 愀 甀洀 昀椀氀洀攀 漀甀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 琀瘀 琀攀洀 猀甀愀猀 搀攀洀愀渀搀愀猀⸀ 倀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 甀洀 琀琀甀氀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 最爀愀渀搀攀 漀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀攀爀 漀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀 挀漀渀琀攀爀Ⰰ 攀 瀀攀焀甀攀渀漀 漀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 猀攀爀 洀攀洀漀爀椀稀愀搀漀㨀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 挀愀瀀愀稀 搀攀 氀攀洀戀爀愀爀 搀攀氀攀 愀漀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 挀漀洀 漀甀琀爀愀 瀀攀猀猀漀愀 攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀瀀攀爀愀爀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 戀漀挀愀 愀 戀漀挀愀⸀∀ ⠀䌀䄀䴀倀伀匀Ⰰ ㈀  㜀Ⰰ 倀⸀ ㌀ ㈀⸀⤀ ਀䄀氀最甀洀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 渀漀洀攀猀Ⰰ 搀愀琀愀猀 攀 氀漀挀愀氀椀搀愀搀攀猀 昀漀爀愀洀 愀氀琀攀爀愀搀愀猀Ⰰ 愀 瀀攀搀椀搀漀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀甀愀 瀀爀漀琀攀漀 攀 搀攀 猀攀甀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀⸀ 吀漀搀愀猀 愀猀 搀攀洀愀椀猀 愀氀琀攀爀愀攀猀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 攀洀 琀漀琀愀氀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 焀甀攀Ⰰ 攀洀 猀甀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀Ⰰ 瀀攀搀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 猀攀樀愀 洀漀搀椀昀椀挀愀搀愀 攀洀 愀氀最甀洀愀猀 瀀愀爀琀攀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀氀攀 搀攀猀攀樀愀 焀甀攀 攀猀琀攀 爀漀琀攀椀爀漀 猀椀爀瘀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 瀀愀爀愀 漀猀 搀攀洀愀椀猀Ⰰ 攀 焀甀攀 挀漀洀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 攀氀攀 挀漀渀猀椀最愀 洀甀搀愀爀 瘀椀搀愀猀 攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 䰀䜀䈀吀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Este roteiro de ficção, categoria longa metragem, é constituído por 105 páginas, incluindo a capa, e subdividido em 42 cenas. A história conta o processo de descobrimento e auto aceitação de Victor Hugo Vieira, um jovem homossexual de 16 anos. Em um período de repressão e intolerância, o garoto se vê em uma difícil situação quando sua própria família é incapaz de aceitar sua orientação sexual, mas ele encontra na amizade e em um possível novo amor, a chance de conhecer um mundo repleto de experiencias e liberdade.਀ "A violência se inicia com a expulsão da família, e por sua vez se expande pela vizinhança, que faz chacota e humilhação, seguindo pelos espaços escolares que discriminam, ridicularizam e expulsam essas pessoas, inibindo toda uma rede de sociabilização comum entre os cidadãos, que se enviesa pelos espaços públicos, quando, com alguma sorte, são abrigados por amigos ou instituições de apoio a marginalizados." (PERES, 2004, P. 122.)਀ Para abordar essa narrativa escolhemos o gênero cinematográfico romance dramático que nos possibilitou uma interpretação mais emocional, capaz de captar a verdadeira essência da história.਀ "Na sua forma canônica, uma narrativa dramática narra os momentos que antecedem o surgimento do problema, o surgimento do problema, os jogos de ações que o problema motiva, a complicação desses jogos até o final, o clímax das ações que o problema motivou, e que se encerra com a solução do problema, o desfecho. Solucionar o problema é missão do personagem principal e os jogos de ações que empreende para isso constituem o cerne da narrativa dramática." (CAMPOS, 2007, P. 118.)਀ O roteiro também aborda como é a relação da igreja com o público LGBT e como essas pessoas respondem a intolerância. A relação de Victor com Everton, seu pai, também é um tema fortemente estudado na história. Em cartas, o homem conta para o filho a mudança espiritual pela qual passou dentro do presídio e isso assusta Victor, pois o menino sabe como a religião reage a homossexualidade.਀ O Bullying também é um tema tratado dentro da narrativa. A relação de Victor com Rodrigo é um elemento chave na construção dos dramas vividos pelo personagem central da história. O vilão da história é visivelmente perturbado e projeta no mocinho suas frustrações pessoais e inseguranças sobre quem ele é e suas definições de certo e errado. Já é de conhecimento geral que a prática do Bullying é uma maneira de esquecer das próprias fraquezas e imperfeições realçando as dos outros e é isso que vemos em Rodrigo, um jovem que não aceita o fato de ter tanto em comum com Victor, por isso, ao punir o garoto ele sente que está, de alguma maneira deturpada, corrigindo a si mesmo, e isso o faz se sentir no controle.਀ "As crianças e adolescentes podem ser identificados como vítimas, agressores ou testemunhas de acordo com seu posicionamento frente a situações de bullying. Há autores que fazem referência a função do bullying para aquele que o pratica. Segundo Lopes Neto (2005), sua função “é a realização da afirmação de poder interpessoal por meio da agressão” o que vai ao encontro do que Martins (2005) defende, “que autores do bullying costumam agir com dois objetivos: primeiro para demonstrar poder, e segundo para conseguir afiliação de outros colegas”." (SÓ, 2010, P. 09.)਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀氀最甀渀猀 愀 猀椀洀瀀氀攀猀 琀愀爀攀昀愀 搀攀 氀攀瘀愀渀琀愀爀 搀愀 挀愀洀愀  甀洀 搀攀猀愀昀椀漀⸀ 伀 洀攀搀漀 搀攀 猀愀椀爀 渀愀 爀甀愀 攀 猀攀爀 愀琀愀挀愀搀漀Ⰰ 昀猀椀挀愀 漀甀 瘀攀爀戀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 甀洀 攀猀琀爀愀渀栀漀 猀 瀀漀爀 瘀漀挀 猀攀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 搀椀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀  愀猀猀甀猀琀愀搀漀爀⸀ 䔀猀瀀攀爀愀洀漀猀 焀甀攀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀椀爀瘀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀漀 瀀漀搀攀爀 焀甀攀 攀氀愀猀 琀洀Ⰰ 焀甀攀 猀甀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 攀 愀琀椀琀甀搀攀猀 琀攀洀 瀀攀爀愀渀琀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 倀愀爀愀 愀氀最甀渀猀 瀀漀搀攀 猀攀爀 焀甀攀 渀愀搀愀 洀甀搀攀Ⰰ 焀甀攀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀爀砀椀洀漀 渀漀 椀渀琀攀爀昀椀爀愀 渀漀 猀攀甀 戀攀洀ⴀ攀猀琀愀爀Ⰰ 洀愀猀 猀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 嘀椀挀琀漀爀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 琀漀挀愀爀 漀 挀漀爀愀漀 攀 洀攀渀琀攀 搀攀 甀洀愀 切渀椀挀愀 瀀攀猀猀漀愀 焀甀攀 猀攀樀愀Ⰰ 渀漀猀猀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 琀攀爀 猀椀搀漀 挀甀洀瀀爀椀搀漀⸀  ਀伀 䨀攀愀渀猀 匀欀椀渀渀礀  愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀 最愀爀漀琀漀 最愀礀Ⰰ 椀渀猀攀最甀爀漀Ⰰ 焀甀攀 攀猀琀 琀攀渀琀愀渀搀漀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀爀 攀 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 焀甀攀洀 攀氀攀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 Ⰰ 攀 攀猀琀愀  愀 氀甀琀愀 搀攀 洀甀椀琀漀猀 樀漀瘀攀渀猀 栀漀樀攀 攀洀 搀椀愀Ⰰ 焀甀攀 猀漀稀椀渀栀漀猀Ⰰ 琀攀渀琀愀洀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 焀甀攀 栀 搀攀 ᰀ攠爀爀愀搀漀ᴀ†挀漀洀 攀氀攀猀Ⰰ 漀甀 瀀漀爀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀 琀漀 栀漀猀琀椀猀 挀漀洀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 渀漀 挀漀渀栀攀挀攀洀⸀  ਀∀伀 瀀爀愀稀攀爀 猀攀砀甀愀氀 瀀爀漀挀甀爀愀搀漀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 猀愀琀椀猀昀愀漀Ⰰ 挀漀洀 漀甀 猀攀洀 愀 愀猀猀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 漀甀琀爀愀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 搀攀猀瀀攀爀琀愀 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 愀瘀攀爀猀漀 攀 愀琀 爀攀瀀甀最渀渀挀椀愀 攀洀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 倀漀爀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀Ⰰ 愀 愀甀琀漀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 渀愀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 渀漀爀洀愀氀 ⴀ 挀愀猀琀椀搀愀搀攀  漀 琀攀爀洀漀 ✀ 挀爀椀猀琀漀 ⴀ  焀甀愀猀攀 甀渀椀瘀攀爀猀愀氀洀攀渀琀攀 爀攀猀瀀攀椀琀愀搀愀 攀 栀漀渀爀愀搀愀⸀ 伀 昀愀琀漀 搀攀 愀猀 瀀攀爀瘀攀爀猀攀猀 猀攀砀甀愀椀猀 猀攀爀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 瘀椀猀琀愀猀 攀洀 琀漀搀愀 瀀愀爀琀攀 挀漀洀漀 椀洀漀爀愀椀猀 猀攀 搀攀瘀攀 愀漀 猀攀甀 挀愀爀琀攀爀 愀渀琀椀渀愀琀甀爀愀氀 攀  猀甀愀 昀愀氀琀愀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀  猀甀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 挀攀渀琀爀愀搀愀 渀漀 攀甀⸀∀ ⠀䄀䄀刀䐀圀䔀䜀Ⰰ ㈀   Ⰰ 倀⸀ 㠀㌀⤀⸀ ਀준 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 爀攀愀氀 攀 琀爀椀猀琀攀Ⰰ 洀愀椀猀 挀漀洀甀洀 搀漀 焀甀攀 猀攀 椀洀愀最椀渀愀Ⰰ 洀愀猀 渀漀  漀 昀椀洀⸀ 一漀 瀀愀爀愀 渀猀⸀ 䨀甀渀琀漀猀 瀀漀搀攀洀漀猀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 嘀椀挀琀漀爀 渀漀 猀攀 爀攀瀀椀琀愀 挀漀洀 樀漀瘀攀渀猀 攀洀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 攀 渀猀 琀漀爀挀攀洀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀猀琀愀 栀椀猀琀爀椀愀 琀攀 愀樀甀搀攀 愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 戀攀氀攀稀愀 搀攀 猀甀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀氀⸀  Por fim gostaríamos de dedicar este projeto a todas as vítimas de homofobia que morreram no último ano. Seus nomes nunca serão esquecidos. A luta continua, mas pelo menos não estamos sozinhos!਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䄀刀䐀圀䔀䜀Ⰰ 䜀攀爀愀爀搀 䨀⸀䴀⸀Ⰰ ㄀㤀㌀㘀 ⴀ 䄀 䈀䄀吀䄀䰀䠀䄀 倀䔀䰀䄀 一伀刀䴀䄀䰀䤀䐀䄀䐀䔀 匀䔀堀唀䄀䰀 䔀 䠀伀䴀伀匀匀䔀堀唀䄀䰀䤀匀䴀伀 䤀 䜀攀爀愀爀搀 䨀⸀䴀⸀ 嘀愀渀 䐀攀渀 䄀愀爀搀眀攀最㬀 嬀琀爀愀搀甀漀 伀爀氀愀渀搀漀 搀漀猀 刀攀椀猀崀⸀ ⴀ 䄀瀀愀爀攀挀椀搀愀Ⰰ 匀倀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 匀愀渀琀甀爀椀漀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀䴀倀伀匀Ⰰ 䘀氀愀瘀椀漀 搀攀Ⰰ ㄀㤀㐀㠀 ጀ†刀伀吀䔀䤀刀伀 䐀䔀 䌀䤀一䔀䴀䄀 䔀 吀䔀䰀䔀嘀䤀匀쌀伀㨀 愀 愀爀琀攀 攀 愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 椀洀愀最椀渀愀爀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀爀 攀 渀愀爀爀愀爀 甀洀愀 攀猀琀爀椀愀 ⼀ 䘀氀瘀椀漀 搀攀 䌀愀洀瀀漀猀 ጀ†刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 娀愀栀愀爀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀䬀䤀吀匀䌀䠀Ⰰ 匀琀攀瘀愀渀 ጀ†䌀䤀一䔀 䄀刀䌀伀ⴀ촀刀䤀匀㨀 ㄀   䄀渀漀猀 搀攀 挀椀渀攀洀愀 䰀䜀䈀吀 渀愀猀 琀攀氀愀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀 ⼀ 匀琀攀瘀愀渀 䰀攀欀椀琀猀挀栀 ጀ†匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䜀䰀匀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀刀䔀匀Ⰰ 圀椀氀氀椀愀渀 匀椀焀甀攀椀爀愀 ⴀ 嘀䤀伀䰀쨀一䌀䤀䄀Ⰰ 䔀堀䌀䰀唀匀쌀伀 䔀 匀伀䘀刀䤀䴀䔀一吀伀 倀匀촀儀唀䤀䌀伀Ⰰ 琀攀砀琀漀 爀攀琀椀爀愀搀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀 䠀伀䴀伀匀匀䔀堀唀䄀䰀䤀䐀䄀䐀䔀㨀 瀀爀漀搀甀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 挀椀搀愀搀愀渀椀愀 攀 猀愀切搀攀 ⼀ 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀攀猀 䰀甀猀 䘀攀氀椀瀀攀 刀椀漀猀⸀⸀⸀ 嬀攀琀 愀氀⸀崀⸀ ⴀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䄀䈀䤀䄀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀匀匀䤀Ⰰ 䄀氀攀砀愀渀搀爀攀 䨀漀猀 ⴀ 䐀伀 䜀唀䔀吀伀 쀀 䄀嘀䔀一䤀䐀䄀㨀 ㌀  愀渀漀猀 搀攀 氀甀琀愀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 氀最戀琀 攀 愀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀 戀爀愀猀椀氀 猀攀洀 栀漀洀漀昀漀戀椀愀Ⰰ ㈀  㤀 ጀ†䌀愀猀挀愀瘀氀Ⰰ 匀倀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀伀匀Ⰰ 䄀渀搀爀攀猀猀愀 刀攀最椀渀愀 䈀椀猀猀漀氀漀琀琀椀 搀漀猀 ⴀ 䤀䐀䔀一吀䤀䐀䄀䐀䔀 䰀䜀䈀吀 䔀 䌀䄀倀䤀吀䄀䰀䤀匀䴀伀㨀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 栀椀猀琀爀椀挀愀 搀愀 栀漀洀漀昀漀戀椀愀 攀 愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 樀甀爀搀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀甀 挀漀洀戀愀琀攀Ⰰ ㈀ ㄀㌀ ጀ†䌀甀爀椀琀椀戀愀Ⰰ 倀刀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀팀Ⰰ 匀栀攀椀氀愀 䰀甀挀愀猀 ጀ†䈀唀䰀䰀夀䤀一䜀 一䄀匀 䔀匀䌀伀䰀䄀匀㨀 唀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀Ⰰ ㈀ ㄀  ጀ†倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀 刀匀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀