INSCRIÇÃO: 00345
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO02
 
TÍTULO: Magna Assessoria
 
AUTORES: Jheinata Karine de Oliveira (Universidade de Franca); Marcella Montanari de Lourdes (Universidade de Franca); Samuel Pereira Laporte (Universidade de Franca); Elenilde Nunes Corrêa (Universidade de Franca); Valéria Cristina Barros (Universidade de Franca); José Augusto Nascimento Reis (Universidade de Franca); Igor José Siquieri Savenhago (Universidade de Franca)
 
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação Social, Jornalismo, Preconceito, Escolas, Ambientes de ensino
 
RESUMO
O presente relatório aborda um estudo sobre o preconceito com as diferenças físicas e genéticas nos ambiente de ensino, o que gerou a criação da Magna Assessoria, constituída por cinco alunos do 8º semestre do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade de Franca (Unifran) em 2016. A partir de uma investigação sobre como os preconceitos se manifestam na escola, a assessoria, cujo “cliente” é o próprio processo de produção do Projeto Experimental, assumiu a responsabilidade de elaborar outros quatro produtos comunicacionais (um documentário em vídeo, um programa de rádio, uma reportagem de revista e um acervo fotográfico), com o intuito de que sirvam como estímulo para reflexões e soluções de problemas relacionados às dificuldades que estes tipos de preconceitos geram.
 
INTRODUÇÃO
Conforme argumenta Torquato (2002), o assessor de imprensa exerce papel essencial no planejamento comunicacional interno e externo das instituições. Isto posto, a Assessoria de Imprensa (AI) é um campo de atuação crescente e que atrai muitos profissionais no Brasil. ਀䄀 䘀䔀一䄀䨀 搀攀昀椀渀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 挀漀洀漀 漀 猀攀爀瘀椀漀 瀀爀攀猀琀愀搀漀 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 攀 瀀爀椀瘀愀搀愀猀Ⰰ 焀甀攀 攀渀瘀椀愀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 搀攀猀猀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 最攀爀愀氀⸀ ᰀ䔠猀猀攀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 猀漀 漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 搀椀爀椀漀猀㬀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 猀攀洀愀渀愀椀猀Ⰰ 爀攀瘀椀猀琀愀猀 洀攀渀猀愀椀猀Ⰰ 爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 搀攀 爀搀椀漀Ⰰ 愀最渀挀椀愀猀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀Ⰰ 猀椀琀攀猀Ⰰ 瀀漀爀琀愀椀猀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 搀攀 琀攀瘀ᴀ†⠀䘀䔀一䄀䨀Ⰰ ㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀ 㜀⤀⸀ Levando em consideração todo o projeto experimental que seria construído ao longo de 2016, os alunos foram orientados a criar uma assessoria de imprensa, com o exclusivo objetivo em ter o próprio projeto experimental como cliente, ou seja, com a função de assessorar o próprio trabalho. Desta maneira, a Magna Assessoria foi constituída por cinco alunos, tendo como tema central de pesquisa e atuação o preconceito. ਀䌀漀洀漀 爀攀挀漀爀琀攀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀猀猀攀猀猀漀爀愀搀漀 搀椀猀挀甀琀攀 漀猀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 漀爀椀甀渀搀漀猀 搀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 昀猀椀挀愀猀 攀 最攀渀琀椀挀愀猀Ⰰ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 搀椀瘀椀搀椀搀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀昀攀椀琀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀Ⰰ 渀愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 猀甀戀挀愀琀攀最漀爀椀愀猀㨀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 猀 焀甀攀猀琀攀猀 爀愀挀椀愀椀猀Ⰰ 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀椀爀椀最椀搀漀猀 愀漀猀 瀀漀爀琀愀搀漀爀攀猀 搀攀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 ⠀倀一䔀ᤀ猠⤀Ⰰ 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 爀攀氀愀琀椀瘀漀猀 愀漀 戀椀琀椀瀀漀 漀甀  椀洀愀最攀洀 挀漀爀瀀漀爀愀氀Ⰰ 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 爀攀氀愀琀椀瘀漀猀  椀搀愀搀攀 攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 爀攀氀愀琀椀瘀漀猀  渀愀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 攀⼀漀甀 渀愀琀甀爀愀氀椀搀愀搀攀⸀
 
OBJETIVO
A Magna Assessoria foi criada com objetivo geral de assessorar o projeto experimental, com foco na pesquisa sobre preconceitos oriundos de características físicas e genéticas. O objetivo central da pesquisa, por sua vez, era investigar o processo pelo qual são ocorriam situações de preconceito nos ambientes de ensino, por meio do contato com pessoas que já passaram por alguma experiência. ਀ 伀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 䴀愀最渀愀 漀瀀琀愀爀愀洀 瀀漀爀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 漀戀猀攀爀瘀愀琀爀椀愀 攀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 搀攀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 攀渀瘀椀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀最椀渀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 椀渀琀椀琀甀氀愀搀愀 ᰀ嘠漀稀 搀愀猀 䐀椀昀攀爀攀渀愀猀ᴀⰠ 戀攀洀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀漀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 渀漀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀愀猀⸀  A proposta buscou dar espaço para que os problemas relacionados aos preconceitos pudessem ser discutidos abertamente. ਀䌀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀Ⰰ 愀 䴀愀最渀愀 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 攀氀攀最攀甀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 挀愀渀愀氀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 ⠀愀 瀀爀瀀爀椀愀 瀀最椀渀愀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀⤀ 瀀攀氀愀 焀甀愀氀 漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 焀甀攀 猀漀昀爀攀洀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 猀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀爀㬀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀㬀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 搀攀戀愀琀攀爀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀㬀 攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 攀猀瀀愀漀 渀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 瀀愀爀愀 漀 焀甀攀 愀猀猀甀渀琀漀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀爀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀⸀ 
 
JUSTIFICATIVA
A principal justificativa para a realização deste trabalho considera que o comportamento preconceituoso é frequente nos círculos sociais. Atitudes discriminatórias podem ser vistas a todo momento, em casa, nas ruas, nos ambientes de ensino e até nos meios de comunicação, que deveriam atuar para combatê-las, por meio do pensamento crítico. Refletir o preconceito pode contribuir para alertar sobre os perigos, causas e consequências que este pode ter na vida de uma pessoa, seja aquele que agride, seja quem sofre diretamente os efeitos, de forma que esse processo resulte em mudanças de comportamento. São frequentes os casos em que se cometem atos violentos em decorrência do preconceito, provocando implicações na saúde e na segurança de quem convive com o problema. ਀唀洀愀 搀愀猀 椀洀瀀氀椀挀愀攀猀  愀 瀀爀瀀爀椀愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 漀 挀漀爀瀀漀⸀ 䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 挀漀爀瀀漀爀愀氀 挀漀洀攀愀 愀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀 渀愀 椀渀昀渀挀椀愀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 愀 挀爀椀愀渀愀 瀀愀猀猀愀 愀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀攀猀 搀攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 搀攀 挀漀爀瀀漀Ⰰ 挀漀爀 搀攀 瀀攀氀攀 攀 攀猀琀愀琀甀爀愀⸀ 䔀氀愀 挀漀洀攀愀 愀 渀漀琀愀爀 焀甀攀  搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀漀猀 挀漀氀攀最愀猀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 猀漀 洀愀椀猀 愀氀琀漀猀Ⰰ 漀甀琀爀漀猀 洀愀椀猀 戀愀椀砀漀猀Ⰰ 甀渀猀 洀愀椀猀 洀愀最爀漀猀Ⰰ 漀甀琀爀漀猀 愀挀椀洀愀 搀漀 瀀攀猀漀 ⠀䴀䄀吀䄀刀唀一䄀Ⰰ ㈀  㐀⤀⸀   Na adolescência, começam as mudanças de características físicas e afetivas. Entre elas, está “a busca de si mesmo e da identidade, a deslocalização temporal e o luto pelo corpo infantil.” (FROIS; MOREIRA; STENGEL, 2011, p. 74). Para Osório (1989), a insatisfação que o adolescente tem com sua imagem corporal é causada pela estranheza pelas mudanças surgidas da fase de metamorfose da infância para a juventude. Esse processo pode trazer conflitos, que podem desaparecer à medida que o jovem vai se reorganizando. Nesta fase, é comum que os padrões impostos pela sociedade, pela mídia e indústria da beleza contribuam para a formação da imagem corporal.਀䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 焀甀攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 渀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀Ⰰ 搀攀瘀攀 猀攀 瘀愀氀攀爀 瀀攀氀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀Ⰰ 攀猀瀀攀爀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 攀氀愀 猀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀愀 挀漀洀漀 甀洀 愀最攀渀琀攀 渀愀 爀攀搀甀漀 搀漀猀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀Ⰰ 洀愀猀 漀 焀甀攀 猀攀 瘀  漀 椀渀瘀攀爀猀漀⸀ 䔀洀椀猀猀漀爀愀猀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 爀搀椀漀猀Ⰰ 樀漀爀渀愀椀猀Ⰰ 爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 猀椀琀攀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 愀挀愀戀愀洀 瀀漀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀瀀攀氀 渀愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 搀漀猀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀渀琀爀愀 愀 愀瀀愀爀渀挀椀愀 昀猀椀挀愀⸀ 刀攀瀀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 攀 瀀愀搀爀攀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀猀 搀愀 椀渀搀切猀琀爀椀愀 搀愀 洀漀搀愀Ⰰ 愀氀椀洀攀渀琀愀洀 搀攀猀攀樀漀猀 攀猀琀琀椀挀漀猀⸀ 䄀琀漀爀攀猀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀攀猀 搀攀 吀嘀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 猀漀 焀甀愀猀攀 猀攀洀瀀爀攀 洀愀最爀漀猀Ⰰ 渀漀 琀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀猀Ⰰ 猀攀 瘀攀猀琀攀洀 挀漀洀 琀椀瀀漀猀 搀攀 爀漀甀瀀愀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀Ⰰ 氀愀渀愀洀 攀猀琀椀氀漀猀 搀攀 挀愀戀攀氀漀猀Ⰰ 甀渀栀愀猀Ⰰ 洀愀焀甀椀愀最攀渀猀⸀ 嘀愀氀漀爀攀猀 焀甀攀 猀漀 椀洀瀀漀猀琀漀猀 愀 漀甀琀爀漀猀 最爀甀瀀漀猀 挀漀洀漀 猀攀渀搀漀 漀猀 挀漀爀爀攀琀漀猀Ⰰ 氀攀最椀琀椀洀愀渀搀漀Ⰰ 瘀愀氀椀搀愀渀搀漀 挀攀爀琀漀猀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 攀洀 搀攀琀爀椀洀攀渀琀漀 搀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 䄀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 渀漀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀洀 猀漀 樀甀氀最愀搀漀猀 攀 爀攀樀攀椀琀愀搀漀猀⸀   O corpo se tornou um aspecto que pode ou não ser aceito pelo meio cultural onde se vive. Assim, o conceito de “padrão corporal ideal” é também consolidado no ambiente de ensino (DUTRA et al, 2011). Esse ideal pode catapultar uma série de problemas, visto que, na escola, convivem pessoas com estruturas corpóreas diferentes. A não aceitação do próximo é um estopim para a prática do racismo, da xenofobia, do bullying, entre outras classificações de preconceito, e abre a possibilidade do surgimento de atos de violência, física e emocional. ਀䔀渀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀Ⰰ 渀攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 焀甀攀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀漀搀攀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀Ⰰ 洀攀猀洀漀 焀甀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀椀渀最攀氀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀猀 爀愀稀攀猀 瀀攀氀愀猀 焀甀愀椀猀 漀猀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 漀爀椀甀渀搀漀猀 搀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 昀猀椀挀愀猀 攀 最攀渀琀椀挀愀猀 猀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀洀 渀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 攀Ⰰ 挀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀瀀漀猀椀漀 搀攀 洀攀搀椀搀愀猀 搀攀 挀漀洀戀愀琀攀 ጀ†瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 搀攀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 瘀琀椀洀愀猀 瀀漀猀猀愀洀 昀愀氀愀爀 ጀ†攀 搀攀 渀漀瘀漀猀 漀氀栀愀爀攀猀 渀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 搀攀猀挀漀渀琀爀甀椀爀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 瀀爀ⴀ攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀 渀漀 瀀爀瀀爀椀漀 洀戀椀琀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para dar início a todo o trabalho necessário para compor este projeto, foram realizadas diversas pesquisas a respeito do tema geral, o preconceito. Foram inicialmente pesquisados diferentes conceitos e definições de autores variados, para que fosse possível começar a entender a vastidão de problemas que o preconceito implica na sociedade, para que, na sequência, fosse feita uma fragmentação do tema, primeiramente por tipo de preconceito – no nosso caso, foram escolhidos os preconceitos oriundos de características físicas e genéticas – e depois em cinco subtemas: raças, imagem corporal, faixa etária, pessoas com deficiência e nacionalidade/naturalidade. ਀䄀瀀猀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 猀漀戀爀攀 漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 漀甀琀爀愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 攀猀琀甀搀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 猀攀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀攀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 ⠀爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀⤀Ⰰ 甀搀椀漀 ⠀瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 爀搀椀漀⤀Ⰰ 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 ⠀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⤀Ⰰ 愀挀攀爀瘀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 ጀ†攀猀琀攀 切氀琀椀洀漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 搀愀爀 攀洀戀愀猀愀洀攀渀琀漀 愀 琀漀搀漀猀 漀猀 漀甀琀爀漀猀 攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀⸀  O primeiro passo foi a fundação da Magna Assessoria, que teve como primeira ação possibilitar que a página no Facebook, Voz das Diferenças, se tornasse um veículo de comunicação e, através dela, estabelecer um canal para as pessoas que sofriam qualquer tipo de preconceito se manifestassem se assim o desejassem, considerando um dos papéis fundamentais do Jornalismo, de dar voz àqueles que raramente são ouvidos. Os depoimentos que chegaram até a página serviram como base para o desenvolvimento dos outros produtos comunicacionais. ਀䄀氀洀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀砀椀最椀搀漀猀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 琀愀洀戀洀 猀攀 瀀爀漀瀀甀猀攀爀愀洀 愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 洀愀椀猀 愀氀最甀渀猀Ⰰ 渀愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 愀琀爀愀椀爀 洀愀椀猀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 伀 爀搀椀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 琀攀洀 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 渀漀 洀攀椀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 倀漀爀挀栀愀琀 ⠀㄀㤀㤀㌀⤀ 愀昀椀爀洀愀Ⰰ 渀愀 漀戀爀愀 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 䨀漀瘀攀洀 倀愀渀㨀  A comunicação no rádio é limitada, por contar apenas com o som. O que requer uma compensação na linguagem nele empregada; em contrapartida, o rádio leva a vantagem de estar em toda parte. Esse alcance impõe um compromisso cultural, num sentido amplo e promove a valorização da nossa língua de modo particular (1993, p.93).਀䰀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 愀 䴀愀最渀愀 猀攀 搀椀猀瀀猀 愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 瀀漀搀挀愀猀琀 琀漀搀愀猀 愀猀 猀攀砀琀愀ⴀ昀攀椀爀愀猀Ⰰ 搀攀瀀漀猀椀琀愀搀漀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 漀渀氀椀渀攀 匀漀甀渀搀䌀氀漀甀搀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀 渀愀 瀀最椀渀愀 嘀漀稀 搀愀猀 䐀椀昀攀爀攀渀愀⸀ 伀猀 瀀漀搀挀愀猀琀猀Ⰰ 渀漀洀攀愀搀漀猀 挀漀洀漀 嘀漀稀攀猀 搀愀 匀攀洀愀渀愀Ⰰ 猀攀 琀漀爀渀愀爀愀洀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 挀漀洀 搀甀爀愀漀 攀渀琀爀攀 ㈀ 攀 㘀 洀椀渀甀琀漀猀 攀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀椀瘀攀爀猀椀昀椀挀愀搀漀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 猀攀洀愀渀愀⸀ 䄀 氀椀渀最甀愀最攀洀 挀漀氀漀焀甀椀愀氀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀愀 瀀爀攀瀀愀爀愀漀 搀漀猀 瀀漀搀挀愀猀琀猀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀 猀攀洀瀀爀攀 愀 猀椀洀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀氀愀爀攀稀愀 攀 戀爀攀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 挀爀椀愀爀 洀愀椀漀爀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 攀 椀渀琀椀洀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀⸀ 伀猀 甀搀椀漀猀 搀漀 氀漀挀甀琀漀爀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 昀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 爀搀椀漀 攀洀 倀愀猀猀漀猀ⴀ匀倀 攀 攀搀椀琀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀搀漀戀攀 䄀甀搀椀琀椀漀渀 䌀䌀⸀ Além de textos diários, compartilhamento de notícias e podcasts, observou-se que era possível expandir um pouco mais as formas de se comunicar com os seguidores da página Voz das Diferenças. Analisando alguns autores como Bill Nichols, durante o aprofundamento na pesquisa para o produto documentário, notou-se uma oportunidade para realizar a produção de vídeos independentes para a página, no intuito de propagar a página e chamar a atenção para a causa do projeto. ਀一愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 挀爀椀愀爀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀甀琀渀琀椀挀漀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀爀愀洀 愀氀最甀洀愀猀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀猀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀Ⰰ 琀攀愀猀攀爀猀 攀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 爀攀最椀猀琀爀愀爀愀洀 攀 攀搀椀琀愀爀愀洀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 猀攀爀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀猀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䈀甀猀挀愀渀搀漀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀爀 漀 洀砀椀洀漀 搀漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 愀搀攀焀甀愀搀漀猀 攀 愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 愀漀 愀氀挀愀渀挀攀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀攀猀 愀漀 瘀椀瘀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 漀 焀甀攀 琀攀洀 猀椀搀漀 洀甀椀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 搀椀最椀琀愀氀 椀渀昀氀甀攀渀挀攀爀猀 栀漀樀攀 攀洀 搀椀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 爀攀搀攀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀爀攀猀 䴀搀椀愀 一椀渀樀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀漀搀甀稀 攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ 倀爀漀挀甀爀漀甀ⴀ猀攀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀攀椀漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 爀攀瘀漀氀甀挀椀漀渀漀甀 漀 昀愀稀攀爀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 攀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 瘀攀洀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 最攀爀愀氀Ⰰ 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀渀搀漀 攀猀猀愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀⸀ Para o desenvolvimento dos demais produtos, foi necessária a leitura de muitos livros e pesquisas de artigos. A Magna Assessoria se comprometeu, desde o início, a fazer um trabalho o mais profissional possível. Desta forma, nada criado pela assessoria envolveu uma ação de uma só pessoa. Todas as estratégias foram pensadas em grupo. Importante mencionar que, antes do desenvolvimento de qualquer produto ou projeto, os alunos realizavam uma espécie de brainstorm e posteriormente se reuniam para alinhar as ideias e só assim executar o projeto. O melhor método aprendido pela assessoria foi perceber que não existe o fazer jornalismo sozinho. Este aprendizado contribuiu muito para o andamento do projeto e as conquistas ao longo do seu desenvolvimento.਀倀愀爀愀 漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 甀洀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 挀漀洀 愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 焀甀攀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀 愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 搀愀 椀渀挀氀甀猀漀 猀漀挀椀愀氀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 愀甀琀椀猀洀漀 攀 昀愀稀攀爀 猀攀瘀攀爀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 愀渀氀椀猀攀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀氀椀挀愀搀漀猀 氀椀最愀搀漀猀  氀攀椀 搀愀 椀渀挀氀甀猀漀 攀 愀漀 搀攀猀挀甀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 搀攀氀愀 瀀漀爀 洀甀椀琀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀⸀  Já para a realização do documentário, além de pesquisas e leituras, foi preciso que os alunos buscassem referências de produtos já existentes, como filmes, documentários, reportagem, e encontrar a melhor forma de contar uma história, a partir de um ponto de vista e de informações colhidas nos depoimentos dos entrevistados. Nesse ponto, vale destacar que a análise de estatísticas, dados relevantes, leis relacionadas ao assunto e depoimentos de especialistas foram levados em consideração. Bill Nichols foi o autor mais relevante para o desenvolvimento e compreensão do que era um produto audiovisual, consequentemente para a criação do documentário “Sem padrão, sem idade”. ਀倀愀爀愀 漀 愀挀攀爀瘀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀漀猀 愀氀最甀渀猀 攀猀琀甀搀漀猀 戀猀椀挀漀猀 猀漀戀爀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀愀爀愀Ⰰ 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀氀最甀洀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 猀漀戀爀攀 昀漀琀最爀愀昀漀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀瘀攀氀洀攀渀琀攀 樀 琀攀爀椀愀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀 挀漀洀 琀攀洀琀椀挀愀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀 愀漀 琀攀洀愀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀 最爀甀瀀漀⸀ 䘀漀爀愀洀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀猀 渀漀洀攀猀 挀漀洀漀 刀椀挀欀 䜀甀椀搀漀琀琀椀 攀 䰀攀攀 䨀攀昀昀爀椀攀猀⸀ 䄀猀 昀漀琀漀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀 攀猀琀切搀椀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䘀爀愀渀挀愀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 洀焀甀椀渀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 一椀欀漀渀 洀漀搀攀氀漀 䐀㌀㈀   攀 氀攀渀琀攀 ㄀㠀⸀ ⴀ㄀ 㔀⸀  洀洀 昀⼀㌀⸀㔀ⴀ㔀⸀㘀⸀ O programa de rádio se tornou o produto de maior desafio para os alunos. Como já estava sendo realizado um formato radiofônico, o podcast, a proposta era fazer algo diferente. Até que algumas pesquisas apontaram resultados positivos envolvendo a música e como a compreensão das pessoas pode se tornar melhor por meio dela. Desta forma, foram escolhidas algumas músicas que relatavam os temas naturalidade/nacionalidade e racismo para que pudessem ser ouvidas e discutidas no programa de rádio; ao mesmo tempo em que isso ocorria, pesquisas levaram alguns acontecimentos históricos e notícias recentes a se ligarem com as questões debatidas no programa “Origens”. O programa foi gravado no estúdio de rádio da Universidade de Franca, com microfones profissionais, e editado no Adobe Audition CC.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㔀⸀㄀ 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 Todo o desenvolvimento deste projeto se deu a partir da fundação da Magna Assessoria, que viria a explorar diversas áreas do jornalismo, criando diferentes produtos que abordassem o tema preconceito, mais especificamente os preconceitos oriundos de características físicas e genéticas. Diante do exposto, o grupo escolheu a palavra “Magna” devido à palavra variante Magnus, em latim, significar algo importante, grandioso e extraordinário. Portanto, o grupo pretendeu desde o início associar o nome da assessoria de imprensa a estes significados e executar tudo com excelência.਀䄀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 昀漀椀 挀爀椀愀搀愀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 愀挀攀爀挀愀 搀漀猀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 愀焀甀椀 樀 挀椀琀愀搀漀猀Ⰰ 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 攀渀猀椀渀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 攀洀瀀氀愀挀愀爀 瀀愀甀琀愀猀 渀愀 洀搀椀愀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 攀瘀攀渀琀漀猀Ⰰ 瀀愀氀攀猀琀爀愀猀 漀甀 搀攀戀愀琀攀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀猀猀攀洀 甀洀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ Na intenção de criar uma identidade visual para a assessoria, os alunos desenvolveram um logotipo para representar a empresa, composto por dois balões de fala que se encontram em direções opostas e nuances diferentes de cor, para ilustrar diferentes vozes que falam, reforçando um dos objetivos da assessoria que é da voz as pessoas que, por alguma razão, nunca tiveram a oportunidade de falar. A tipografia escolhida é bold, que intensifica o significado de Magna, grande e forte. A cor vermelha, que é destaque na identidade visual da assessoria, está associada a força, poder, determinação, além de ter alta visibilidade e significar espírito pioneiro e qualidade de liderança, de acordo com o site Portal do Marketing Net.਀倀漀爀 椀渀琀攀爀洀搀椀漀 搀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 愀 昀愀渀瀀愀最攀 渀漀洀攀愀搀愀 嘀漀稀 搀愀猀 䐀椀昀攀爀攀渀愀猀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀漀 甀洀 挀愀渀愀氀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀爀 愀氀最甀洀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 猀漀昀爀椀搀愀猀 瀀漀爀 攀氀愀猀⸀ 伀 挀愀渀愀氀 猀攀 洀愀渀琀攀瘀攀 愀戀攀爀琀漀 瀀愀爀愀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀猀猀攀洀 攀 焀甀攀 渀漀 琀椀瘀攀爀愀洀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀爀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀攀猀琀愀猀 愀攀猀 猀漀昀爀椀搀愀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀⸀ 䄀 瀀最椀渀愀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 瀀漀猀琀愀爀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 搀椀爀椀漀猀Ⰰ 搀椀瘀椀搀椀渀搀漀 漀猀 搀椀愀猀 搀愀 猀攀洀愀渀愀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀猀 猀甀戀琀攀洀愀猀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀㨀 猀攀最甀渀搀愀ⴀ昀攀椀爀愀 ⠀渀愀琀甀爀愀氀椀搀愀搀攀⼀渀愀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀⤀Ⰰ 琀攀爀愀ⴀ昀攀椀爀愀 ⠀瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀⤀Ⰰ 焀甀愀爀琀愀ⴀ昀攀椀爀愀 ⠀椀洀愀最攀洀 挀漀爀瀀漀爀愀氀⤀Ⰰ 焀甀椀渀琀愀ⴀ昀攀椀爀愀 ⠀爀愀挀椀猀洀漀⤀Ⰰ 猀攀砀琀愀ⴀ昀攀椀爀愀 ⠀瀀漀搀挀愀猀琀猀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 愀戀漀爀搀愀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀甀戀琀攀洀愀猀Ⰰ 椀渀挀氀甀椀渀搀漀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀⤀ ਀㔀⸀㄀ 倀爀漀搀甀琀漀猀 A Magna Assessoria se tornou o primeiro produto desenvolvido pelos alunos, com um planejamento estratégico que foi realizado no início e cumprido ao longo de 2016. Para compor por completo o trabalho, também foram desenvolvidos mais quatro produtos comunicacionais, conforme definido pelos professores orientadores do Projeto Experimental: impresso (reportagem de revista), audiovisual (documentário), áudio (programa de rádio) e acervo fotográfico.਀䤀洀瀀爀攀猀猀漀㨀 瀀愀爀愀 愀 洀愀琀爀椀愀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀爀愀洀 漀 猀甀戀琀攀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 挀漀洀漀 爀攀挀漀爀琀攀Ⰰ 昀漀挀漀甀 渀漀 愀猀猀甀渀琀漀 愀甀琀椀猀洀漀Ⰰ 洀愀椀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 猀漀戀爀攀 愀 椀渀挀氀甀猀漀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 挀漀洀 吀爀愀渀猀琀漀爀渀漀 搀漀 䔀猀瀀攀挀琀爀漀 䄀甀琀椀猀琀愀 ⠀吀䔀䄀⤀ 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 攀 猀攀 愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 攀猀琀漀 瀀爀攀瀀愀爀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 爀攀挀攀戀攀爀 攀猀琀攀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 愀瀀猀 愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀漀 搀愀 䰀攀椀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䤀渀挀氀甀猀漀 ⠀䰀攀椀 ㄀㌀⸀㄀㐀㘀⼀㈀ ㄀㔀⤀Ⰰ 焀甀攀 攀渀琀爀漀甀 攀洀 瘀椀最漀爀 攀洀 ㈀ 搀攀 樀愀渀攀椀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀猀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 攀搀甀挀愀漀 攀 昀愀洀氀椀愀猀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 瀀漀爀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 挀漀洀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ Audiovisual: para o documentário, o grupo determinou dois subtemas para serem discutidos, sendo eles: imagem corporal e faixas etárias. Como recorte, foi estabelecido o bullying. O documentário conta a história de crianças e adultos que passaram por experiências preconceituosas em sala de aula, e traz a opinião de uma psicóloga. ਀倀愀爀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 搀攀猀琀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 琀爀攀挀栀漀猀 戀爀攀瘀攀猀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀  甀洀愀 愀漀 焀甀攀 攀猀琀 猀攀 琀漀爀渀愀渀搀漀 爀攀挀漀爀爀攀渀琀攀 攀洀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 焀甀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀攀猀猀漀愀 瀀漀搀攀 猀攀爀 愀琀椀渀最椀搀愀 挀愀猀漀 渀漀 栀愀樀愀 甀洀愀 瀀爀攀瘀攀渀漀⸀ 倀愀爀愀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 搀攀椀砀愀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀洀 甀洀 挀攀渀爀椀漀 洀愀椀猀 氀攀瘀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 挀攀渀愀猀 搀攀 甀洀愀 猀椀洀甀氀愀漀 搀攀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 挀漀洀 甀洀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 椀渀琀攀爀愀最椀渀搀漀 攀渀琀爀攀 猀椀Ⰰ 漀 焀甀攀 爀攀昀漀爀愀 漀 昀椀漀 挀漀渀搀甀琀漀爀 ⠀愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 攀渀猀椀渀漀⤀⸀ Áudio: Os alunos se propuseram a estudar e experimental um pouco dos efeitos que a música causa nas pessoas. A pesquisa resultou em uma descoberta interessante, de que a música vai além do entretenimento e pode promover maior interesse sobre um assunto, melhorar a comunicação, estimular e fortalecer a memória, além de permitir a descoberta de sensações, emoções e sentimentos.਀䰀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 焀甀攀 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 猀攀洀瀀爀攀 猀攀爀 洀甀椀琀漀 挀漀洀瀀氀攀砀漀 瀀愀爀愀 猀攀爀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀Ⰰ 愀 䴀愀最渀愀 戀甀猀挀漀甀 甀洀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 搀攀椀砀愀猀猀攀 漀 搀攀戀愀琀攀 洀愀椀猀 氀攀瘀攀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 瀀愀爀琀椀渀搀漀 搀漀猀 戀攀渀攀昀挀椀漀猀 焀甀攀 愀 洀切猀椀挀愀 琀爀愀稀Ⰰ 愀 䴀愀最渀愀 琀攀瘀攀 愀 瀀爀攀琀攀渀猀漀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 爀攀昀氀攀砀漀Ⰰ 攀洀瀀愀琀椀愀 攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 ᰀ传爀椀最攀渀猀ᴀ⸠ 䘀漀椀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 甀洀愀 猀椀洀甀氀愀漀 搀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀 愀漀 瘀椀瘀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 搀攀 洀切猀椀挀愀猀 焀甀攀 爀攀氀愀琀愀洀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 爀愀挀椀愀椀猀 攀 挀漀渀琀爀愀 愀 渀愀琀甀爀愀氀椀搀愀搀攀⼀渀愀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 椀渀搀椀瘀搀甀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 搀攀戀愀琀攀猀 攀 愀爀最甀洀攀渀琀漀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 氀漀挀甀琀漀爀攀猀 攀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀 搀愀猀 洀切猀椀挀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀⸀ 䘀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 琀愀洀戀洀 愀氀最甀洀愀猀 昀愀氀愀猀 攀 琀爀攀挀栀漀猀 搀攀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 搀攀 愀爀琀椀猀琀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀⸀ 伀猀 猀甀戀琀攀洀愀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀猀 渀攀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 搀攀瘀椀搀漀 愀 甀洀愀 氀椀最愀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 琀攀洀愀猀⸀  Acervo Fotográfico: os alunos consideraram o acervo fotográfico o maior, mais difícil e mais belo desafio proposto. Após muitas pesquisas, se percebeu que não eram facilmente encontradas formas de retratar o preconceito na mídia. Várias ideias surgiram para o desenvolvimento deste produto, até que os alunos puderam perceber que a forma de avaliar este produto estava equivocada. Os primeiros testes foram feitos e algo belo surgiu no monitor pós-exportação das fotos. Estávamos tratando desde o início sobre a questão da beleza em ser diferente, sobre a empatia, a aceitação e o respeito pelo que o outro é. Foi neste singelo momento que os cinco alunos não tiveram dúvidas de que era isso que era preciso mostrar, e também a alegria de ser livre e se autoaceitar. Que os padrões não são definitivos. ਀䄀琀爀愀瘀猀 搀漀 愀挀攀爀瘀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 ᰀ䴠攀甀 挀漀爀瀀漀℀ 䴀椀渀栀愀猀 洀愀爀挀愀猀℀ᴀⰠ 愀 䴀愀最渀愀 戀甀猀挀漀甀 攀砀瀀漀爀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 昀猀椀挀愀猀 攀 最攀渀琀椀挀愀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 猀漀 挀漀爀爀椀焀甀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 瘀琀椀洀愀猀 搀漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 攀猀琀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀⸀ 䘀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 挀漀洀 洀漀搀攀氀漀猀 焀甀攀 猀攀 搀椀猀瀀甀猀攀爀愀洀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀愀 猀攀猀猀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀甀搀攀猀猀攀 攀渀砀攀爀最愀爀 愀 戀攀氀攀稀愀 愀漀 挀漀渀琀爀爀椀漀 搀漀 焀甀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瘀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀Ⰰ 焀甀攀 昀甀樀愀 搀攀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 攀 氀攀瘀愀渀琀攀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 焀甀攀 昀漀椀 攀砀瀀漀猀琀漀Ⰰ 搀攀昀攀渀搀攀渀搀漀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 渀漀猀猀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 渀漀 渀漀猀 猀攀最爀攀最愀洀 挀漀洀漀 猀攀爀攀猀 栀甀洀愀渀漀猀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
O estudo dos preconceitos para com as características físicas e genéticas serviu, principalmente, para ajudar a entender, e para que nós mesmos, do grupo, pudéssemos perceber o quanto eles são extremamente prejudiciais na vida de quem os sofre, podendo provocar sérias consequências psicológicas e, consequentemente, no trato social. ਀䄀瀀猀 漀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀漀 攀 愀猀 漀戀猀攀爀瘀愀攀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 挀椀渀挀漀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 愀瘀愀氀椀愀洀漀猀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀 挀漀渀挀氀甀洀漀猀 焀甀攀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀愀 漀甀 甀洀 瀀漀甀挀漀 洀愀椀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 愀挀愀戀攀洀 挀漀洀 漀猀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀⸀ 준 瀀爀攀挀椀猀漀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 焀甀攀 挀漀洀攀愀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀Ⰰ 瀀攀氀愀 䔀搀甀挀愀漀⸀ 䔀猀琀愀Ⰰ 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀Ⰰ 愀焀甀攀氀愀Ⰰ 瀀爀椀洀爀椀愀Ⰰ 攀渀昀椀洀Ⰰ 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 漀渀搀攀 猀攀 瀀漀猀猀愀 瀀爀漀瀀漀爀 漀氀栀愀爀攀猀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀爀 搀椀氀漀最漀猀 攀 攀渀挀愀洀椀渀栀愀爀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 焀甀攀猀琀漀⸀  Levando em consideração o objetivo central deste trabalho, de investigar o processo pelo qual os preconceitos para com as características físicas e genéticas aqui analisadas ocorrem nos ambientes de ensino, a Magna Assessoria realizou um estudo intensivo, observando que situações e ações de preconceito também acontecem de maneiras inesperadas. É impossível, apesar de tamanha dedicação ao tema, prever todas as formas de discriminação e como elas vão se manifestar em diferentes características corporais, em diferentes idades, por diferentes causas. ਀倀漀爀洀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 愀渀氀椀猀攀 漀戀猀攀爀瘀愀琀爀椀愀 攀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀 搀愀 䴀愀最渀愀 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀Ⰰ 焀甀攀 挀漀氀攀琀漀甀 搀愀搀漀猀 攀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀氀洀攀渀琀攀 漀甀 瀀攀氀愀 瀀最椀渀愀 ᰀ嘠漀稀 搀愀猀 䐀椀昀攀爀攀渀愀猀ᴀ†渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 甀洀愀 愀洀瀀氀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀猀 挀愀猀漀猀 焀甀攀 挀栀攀最愀爀愀洀⸀ 一漀 猀攀 瀀漀搀攀 愀昀椀爀洀愀爀 焀甀攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 爀攀猀甀氀琀漀甀 渀愀 爀攀猀漀氀甀漀 搀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀Ⰰ 洀愀猀 愀 䴀愀最渀愀 挀漀渀猀攀最甀椀甀 焀甀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 挀椀爀挀甀氀愀猀猀攀 渀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 瘀愀椀 愀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 琀愀洀戀洀 搀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀猀⸀  Algumas reportagens foram emplacadas em veículos de comunicação da região de Franca. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䘀䔀一䄀䨀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀漀猀 䨀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀洀 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀㨀 䘀攀搀攀爀愀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀漀猀 䨀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 ጀ†㐀먀 攀搀椀漀 刀攀瘀椀猀琀愀 攀 愀洀瀀氀椀愀搀愀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ 䈀椀氀氀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀 匀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 搀愀猀 挀漀爀攀猀㨀 伀 嘀攀爀洀攀氀栀漀 攀洀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀漀爀琀愀氀搀漀洀愀爀欀攀琀椀渀最⸀渀攀琀⸀戀爀⼀㈀ ㄀㐀⼀ 㜀⼀瀀愀最攀⼀㈀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㌀⼀ ㌀⼀㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀伀刀䌀䠀䄀吀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䔀氀椀猀愀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䨀漀瘀攀洀 倀愀渀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㄀㤀㤀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀伀刀儀唀䄀吀伀Ⰰ 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀 䜀愀甀搀渀挀椀漀⸀ 吀爀愀琀愀搀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 伀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 攀 倀漀氀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀椀漀渀攀椀爀愀 吀栀漀洀猀漀洀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀