ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00440</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Programa Timão Universitário</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Jade Giemenez (Universidade de Guarulhos); Vitor Guedes (Universidade de Guarulhos)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Jornalismo Esportivo, Timão Universitário, , Radiojornalismo, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto Timão Universitário é um programa de rádio esportivo especializado em notícias sobre um dos clubes mais populares do país, o Sport Club Corinthians Paulista. É desenvolvido durante as aulas das disciplinas Radiojornalismo I e II pelos alunos do quinto e sexto semestre do curso de Jornalismo da Universidade Guarulhos e exibido ao vivo semanalmente às segundas-feiras, das 13h à 14h pela webrádio Coringão.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Desde maio de 2016, graças a uma parceria entre a Universidade Guarulhos e a Webrádio Coringão entrou no ar o programa Timão Universitário, uma produção de alunos e professores do curso de Jornalismo. Desde então, quase 40 edições já foram ao ar. A Web Rádio Coringão, fundada em 2009, durante dois anos permaneceu como produto oficial do clube, mas hoje trabalha de forma independente. Já conquistou quatro prêmios ACEESP (Associação de Cronistas Esportivos de São Paulo) de melhor mídia Web ( 1º lugar em 2015 / 2º lugar em 2013/ 3º lugar 2012 e 2016). Para ouvir a rádio pela internet basta acessar o site: www.radiocoringao.com.br. Para ter acesso via mobile, nos aplicativos: RadiosNet, TuneIn e IOs. A proposta do programa é abordar semanalmente tudo o que de mais importante acontece nas modalidades esportivas (com preponderância de notícias sobre a rodada do futebol) disputadas pelo clube, sejam amadoras ou profissionais. Também resgatar a memória em relação à história do Corinthians e curiosidades do clube. As webrádios têm se firmado como alternativa de comunicação devido à facilidade que podem ser acessadas por meio de um endereço na internet ou aplicativos, em qualquer hora e lugar. A linguagem utilizada é especifica, com novos signos textuais, novas formas de interação entre o ouvinte e os integrantes do programa. Além do professor orientador, participam da produção do programa quatro alunos do curso, além de técnicos de laboratório rádio. Os alunos são responsáveis pela produção, roteiros, espelho, locução e interação com os ouvintes enquanto o programa vai ao ar. Além disso, abastecem as redes sociais do programa: Twitter (@TimaoUni); Instagram (@timaouni) Facebook (facebook.com/timaouniveristario) e Youtube: (youtube.com/blogdovitao) </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Produzir um programa esportivo semanal ao vivo para uma webrádio, direcionado a um público segmentado ; Vivenciar a linguagem e a rotina de produção de um programa radiofônico experimental, seu planejamento e execução: entrevista, elaboração roteiros, espelho e textos de mídias sociais ; Incentivar o espírito jornalístico dos alunos, que tem semanalmente busca por pautas; Interligar os conhecimentos das aulas teóricas com a prática Levar as principais notícias do dia sobre o clube ao ouvinte, além de divulgar eventos, acontecimentos que englobam o assunto principal do programa Exercitar a pratica jornalística antes mesmo de obter o grau de bacharel em jornalismo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Sport Club Corinthians Paulista foi fundado em 01 de setembro de 1910 no bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo. O clube paulista possui trajetória com mais de 40 títulos em diversas modalidades esportivas. O futebol de campo é apenas uma delas. Com a segunda maior torcida do país, cerca de 27,3 milhões de pessoas, justifica-se haver um programa especializado que atenda a este público segmentado que busca informações específicas sobre o clube. A programação da webrádio Coringão se estende durante toda a semana, com jornadas esportivas, coberturas de jogos, programas de debate e informativos. O Timão Universitário ocupa a grade da segunda-feira pois, geralmente, o fim da rodada do campeonato acontece aos domingos, e no primeiro dia útil da semana toda a rotina esportiva do clube recomeça, assim havendo tempo hábil para a webrádio retomar as coberturas, e possibilitando a equipe do Timão Universitário realizar um programa hard news. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para elaboração do programa, aposta-se no método qualitativo. As técnicas mais empregadas são pesquisa bibliográfica e documental em jornais, revistas, portais noticiosos e sites de redes sociais durante a semana anterior, o fim de semana e no próprio dia de transmissão a fim de subsidiar o trabalho da produção. A entrevista também é amplamente utilizada pois, segundo Paul Chantler e Peter Stewart no livro Fundamentos do Radiojornalismo, possibilita a identificação e ambientação do ouvinte:  No rádio, o público quer ouvir o que alguém tem a dizer e como eles dizem; A maneira mais tradicional de um cobrir um fato, pelo rádio, é entrevistando pessoas (CHANTLER e STEWART, 2006, pg. 44) </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Timão Universitário é um programa radiofônico, que segue a seguinte estrutura: " Apresentação: Prof° Vitor Guedes " Locução: Jade Gimenez, Deyvid Xavier, Caio Portella e Daniele Barduco " Gênero: Jornalismo Esportivo " Formato: Ao vivo " Duração: 60 minutos " Público Alvo: Torcedores do Sport Club Corinthians Paulista O programa é dividido em quatro quadros, entre eles: Timão na Mídia - Repercute as manchetes dos principais sites e jornais do país, sobre o clube. Provão - Os integrantes da mesa avaliam o desempenho de cada jogador e do time dentro de campo. Papo na Laje - Bate Papo com algum convidado que tenha relação com o Corinthians, esporte ou jornalismo. Historinthians - Relembra datas comemorativas e acontecimentos que marcaram a história do clube. Após ir ao ar ao vivo, o programa é editado através do software Premiere, e é feito upload no site da universidade e no Youtube, no canal Blog do Vitão, no qual a edição é disponibilizada para ser ouvida e assistida por quem não acompanhou na webrádio. As entrevistas são gravadas por telefone celular pessoalmente ou por meio de whatsapp e editadas no estúdio laboratório da universidade com o programa Audition, que também é utilizado na criação de vinhetas e de matérias especiais. A equipe de produção começa a realizar a última coleta de informações, checagem de dados, construção do roteiro e espelho do programa, com cinco horas de antecedência. Simultaneamente, é feita a edição e revisão de áudios captados e fornecidos pela webrádio. A Divulgação do programa é dada por intermédio de redes sociais, visando aumentar a visibilidade e a interação entre o público e a mesa. Ao vivo, o ouvinte pode participar respondendo a perguntas, realizando comentários, enviando sugestões. Segundo, Ortriwano conceito que reforça as características do rádio,  O jornalismo é incentivado e o critério da  proximidade ganha destaque. (ORTRIWANO, 1985, pg. 30) </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">De acordo com desenvolvimento do projeto em todas as suas etapas: pesquisa, produção, gravação e edição, tivemos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo as aulas de radiojornalismo assistidas durante o curso. O programa Timão Universitário proporciona desafios semanais, que devem ser superados para conseguir colocar no ar um programa informativo, descontraído e de qualidade. Também aplicamos as técnicas explicadas em sala, tais como: - Uso de sinônimos para evitar o desgaste do texto com a repetição continua de um mesmo termo; - Estruturação em frases curtas constituídas em Sujeito  Verbo  Predicado, intercalando com frases pouco mais longas e densas de informação. - Uso de palavras que ilustrem o discurso do locutor. - Uso de palavras diretas evitando duplo sentido. Em relação à construção do programa, podemos observar que é um processo muito mais complexo do que imaginávamos. Portanto, entendemos que dominar a técnica da linguagem radiofônica é indispensável para os profissionais que desejam seguir carreira na área. Aprendemos também a importância de conhecer o conteúdo previamente. O rádio ainda é sem dúvida, o veículo midiático que melhor incentiva seu público a pensar e imaginar. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BUFARAH JÚNIOR, A. O pioneirismo do rádio levado à Internet brasileira. In: HAUSSEN, D.F. e CUNHA, M. Rádio brasileiro: episódios e personagens. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. CHANTLER, P. Fundamentos do Radiojornalismo. São Paulo: ROCA, 2006 UNZELTE, C. Jornalismo Esportivo. Relatos de uma paixão. São Paulo: SARAIVA,2009 OTRIWANO,G. A informação no rádio. São Paulo, 1985 PRATA, N. Webradio: novos gêneros, novas formas de interação. IN https://www.ufrgs.br/estudioderadio/wp-admin/textos/webradio_novos_generos.pdf http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2014/08/pesquisa-fla-tem-maior-torcida-mas-corinthians-encurta-distancia.html <acesso em 20.04.2017> http://www.fieltorcidadocorinthians.com.br/torcidas/ <acesso em 21.04.2017> http://www.corinthians.com.br/home/ <acesso em 16.04.2017> http://www.radiocoringao.com.br/ <acesso em 15.04.2017> https://www.meutimao.com.br/titulos-do-corinthians <acesso em 26.04.2017> <br><br> </td></tr></table></body></html>