INSCRIÇÃO: 00509
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT10
 
TÍTULO: Agencia Publi Especial
 
AUTORES: Mariana Bananal Costa e Silva (Universidade de Uberaba); Indiara Ferreira (Universidade de Uberaba)
 
PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo, humanização, convergência, profundidade, interpretação
 
RESUMO
A Agência Publiespecial foi apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de Jornalismo, da Universidade de Uberaba (Uniube), no último semestre de 2016. Os veículos de comunicação de pequeno e médio porte do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba se desafiam para produzir conteúdo de qualidade para conquistar o público, uma vez que trabalham com redações cada vez mais enxutas e deadlines apertados. Tendo em vista essa realidade, a Publiespecial se propõe a oferecer materiais diferenciados, humanizados, em profundidade, para as diferentes mídias, como impresso, rádio, televisão, sites, redes sociais e a trabalhar a convergência dessas mídias de modo interpretativo.
 
INTRODUÇÃO
O surgimento de novas tecnologias e a massificação intensa de informações traz novos desafios à jornada profissional do jornalista e aos veículos. A sociedade cobra por pautas sociais, profundas, complexas, que tragam voz às minorias e maiorias, às pequenas e grandes corporações, ao governo e ao povo. As pautas da contemporaneidade exigem, por isso, um olhar profundo diante dos aspectos mais óbvios, suas causas históricas, os fenômenos culturais que o causam e envolvem suas projeções futuras. ਀ O jornalismo diário, contudo, ainda não consegue abraçar totalmente essas novas exigências. Apurar a notícia requer contatos, meandros, dados que nem sempre se consegue no prazo estipulado para se fechar o jornal, publicar o texto na internet, entrar ao vivo na televisão ou no rádio. Ainda mais com tantas notícias emergindo a cada segundo, é quase impossível fazer uma imersão cuidadosa nos temas cotidianos. ਀ Surgem então as publicações especiais. No jornalismo impresso, por exemplo, muitas vezes são apresentadas em forma de cadernos especiais, com tiragem semanal ou superior. Embora menos presentes nas outras mídias do interior, esses produtos ganham espaço também na televisão, por meio das séries especiais. Além da mídia convencional, agora o desafio estende-se aos diversos formatos de produção para a web e redes sociais. Mais do que isso, o desafio é trabalhar a convergência.਀ Diante desse cenário, foi pensada a Agência Publiespecial. O intuito é oferecer conteúdo diferenciado, aos veículos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, nas diferentes mídias e seus formatos contemporâneos. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀吀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 愀 搀攀洀愀渀搀愀 猀漀挀椀愀氀 瀀漀爀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 愀琀攀渀搀ⴀ氀愀Ⰰ 愀 倀甀戀氀椀攀猀瀀攀挀椀愀氀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 最攀爀愀氀 漀昀攀爀攀挀攀爀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 吀爀椀渀最甀氀漀 䴀椀渀攀椀爀漀 攀 䄀氀琀漀 倀愀爀愀渀愀戀愀⸀  ਀䌀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀Ⰰ 愀 愀最渀挀椀愀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 戀甀猀挀愀爀 瀀愀甀琀愀猀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀爀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 挀漀渀琀攀切搀漀 攀洀 瘀搀攀漀Ⰰ 甀搀椀漀 攀 瀀愀爀愀 漀 洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 猀甀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀琀椀瘀漀 攀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀漀 攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 愀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 搀攀猀猀愀猀 洀搀椀愀猀⸀ 
 
JUSTIFICATIVA
A ideia de criar a Agência Publiespecial surgiu após a observação de que os veículos de comunicação do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba não desdobram ou aprofundam em assuntos factuais. Tem-se trabalhado a notícia, mas, na maioria dos casos, há falta de questionamento em relação às organizações e ao poder público sobre problemas que afetam a sociedade de um modo geral. ਀ Pesquisa informal realizada com colegas de profissão constatou que a falta de aprofundamento noticioso surge devido às rotinas de redação: grande volume de trabalho e poucos colaboradores para desenvolver as funções. Enquanto isso, o deadline bate à porta do profissional, que precisa entregar seu material mesmo que com informações rasas. Soma-se a isso a falta de valorização do profissional.਀ Com a proposta de apresentar novos olhares a essa realidade, pensou-se inclusive em temas emergentes, que circundam a vida de milhares de pessoas, mas que são pouco explorados como, por exemplo, a gestão dos aparelhos públicos. “A imensa maioria da população é capaz de identificar a educação, saúde ou segurança pública como áreas nas quais o Estado deve desempenhar um papel de protagonista” (CANELA, 2003, p. 17). ਀ A partir da análise desta realidade, o jornalismo se prova uma importante ferramenta social para provocar reflexões em busca da construção de uma sociedade mais igualitária. Essa humanização dos fatos ainda carrega desafios pujantes, principalmente devido às heranças que fizeram os profissionais buscar incessantemente a objetividade, descartando as emoções que envolvem a realidade. ਀ Das ordens imediatas na editoria dos meios de comunicação social às disciplinas acadêmicas do Jornalismo, reproduzem-se em práticas profissionais os dogmas propostos por Auguste Comte: a aposta na objetividade da informação, seu realismo positivo, a afirmação de dados concretos de determinado fenômenos, a precisão da linguagem. (MEDINA, 2008, p. 25).਀ Essa realidade se aplica não só às redações jornalísticas como também à forma de relacionamento estabelecida pelas assessorias de comunicação ao expor seus conteúdos ou mesmo se relacionar com os diferentes públicos. O profissional torna-se, cada vez mais, mecanicista, em razão da rotina de produção pesada e dos curtos prazos para entrega de resultados.਀ Os grandes jornais já entenderam que um dos seus principais ativos são os leitores. Então, estão apostando em ações diferentes para buscar maior relacionamento com eles. Ao mesmo tempo, estão fazendo com que o anunciante participe da mídia de uma forma muito mais efetiva. (Muller in Scheffer, 2009).਀ A Agência Publiespecial, por meio da prestação de serviços, pretende quebrar esse paradigma exposto, nos pequenos e médios veículos. Em tempos de receitas enxutas, tais empresas de comunicação buscam alternativas para manter seu público interessado. O diferencial tende a ser o conteúdo de qualidade, focado no interesse coletivo, das realidades locais trabalhado por profissionais especializados em tais áreas com flexibilidade de tempo para apurar informações e trabalhar dados de forma assertiva para diferentes plataformas. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 琀攀猀琀愀爀 愀 瘀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀挀漀渀洀椀挀愀 搀愀 䄀最渀挀椀愀 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 洀攀氀栀漀爀 猀攀甀 瀀攀爀昀椀氀 搀攀 挀氀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 愀瀀氀椀挀愀搀漀猀 ㄀㠀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀猀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 挀漀洀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 䄀爀愀砀Ⰰ 䘀爀甀琀愀氀Ⰰ 䤀琀甀椀甀琀愀戀愀Ⰰ 䤀琀甀爀愀洀愀Ⰰ 倀愀琀漀猀 搀攀 䴀椀渀愀猀Ⰰ 唀戀攀爀愀戀愀 攀 唀戀攀爀氀渀搀椀愀Ⰰ 愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 攀挀漀渀洀椀挀漀 搀漀 吀爀椀渀最甀氀漀 䴀椀渀攀椀爀漀 攀 䄀氀琀漀 倀愀爀愀渀愀戀愀⸀ 䄀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 昀漀爀愀洀 搀椀瘀椀搀椀搀愀猀 攀洀 琀爀猀 攀椀砀漀猀㨀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀愀㬀 漀 猀攀最甀渀搀漀 愀渀愀氀椀猀漀甀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 漀昀攀爀攀挀椀搀漀猀 攀Ⰰ 瀀漀爀 切氀琀椀洀漀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀漀甀ⴀ猀攀 攀猀琀椀洀愀爀 焀甀愀渀琀漀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 椀渀瘀攀猀琀椀爀椀愀 渀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 漀昀攀爀攀挀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 倀甀戀氀椀攀猀瀀攀挀椀愀氀⸀  ਀䘀漀爀愀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀愀猀 漀椀琀漀 爀搀椀漀猀Ⰰ 猀攀椀猀 樀漀爀渀愀椀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀 攀 焀甀愀琀爀漀 樀漀爀渀愀椀猀 漀渀氀椀渀攀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀猀猀攀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 猀攀 搀攀甀 瀀攀氀愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 渀漀猀 猀攀最洀攀渀琀漀猀 攀洀 焀甀攀 愀琀甀愀洀⸀ Conforme explica Gil (2002), a pesquisa quantitativa tenta traduzir em número as opiniões das pessoas ouvidas. Já a pesquisa qualitativa, considera uma dinâmica entre a realidade e o sujeito, de maneira que essa subjetividade não pode ser traduzida em números. Por isso, o processo e seu significado são os focos principais da abordagem.਀ No primeiro momento, as pesquisas mostram que existe uma tradição entre as empresas, pois a maioria delas está no mercado há mais de quatro anos. Na maior parte delas, os próprios donos trabalham como jornalistas ou integram o departamento comercial e contratam um ou dois jornalistas para escrever matérias semanalmente. Assim, quando precisam realizar algum outro produto, contratam freelancers. ਀ No segundo momento, observou-se que os produtos de interesse desses empresários são aqueles que complementam a oferta original da empresa analisada ou que pode ajudá-los a dar agilidade ao seu processo de produção. A maioria tem interesse em investir em reportagens especiais, cadernos especiais comerciais e jornalísticos e séries de reportagem. Porém, estão dispostos a pagar o valor mínimo disponibilizado nos questionários. Atribui-se esse comportamento pelo desconhecimento das possibilidades, uma vez que uma agência como a Publiespecial é pioneira no mercado regional.਀ Para os gestores dos veículos pesquisados a criação de uma agência de conteúdo na região parece interessante. Eles costumam contratar freelancers para executar os serviços oferecidos pela Publiespecial. Contudo, notou-se que, na maioria dos casos em que há interesse em contratar os serviços da agência, a empresa já tem um freelancer fidelizado, ao qual sempre recorre para elaborar esses produtos. Assim, acredita-se no diferencial da Publiespecial em qualidade do serviço e novos recursos informativos, como jornalismo de dados e infográficos.਀ Concluída esta etapa, analisamos os concorrentes. Não há concorrentes diretos na região, pois não existem outras agências que oferecem a mesma gama de serviços disponibilizados pela Publiespecial. Algumas assessorias de imprensa e repórteres freelancers estão habituados a oferecer apenas alguns produtos para a mídia. Os concorrentes diretos estão sediados em capitais como São Paulo e Porto Alegre. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 洀椀猀猀漀 搀愀 䄀最渀挀椀愀 倀甀戀氀椀攀猀瀀攀挀椀愀氀  瀀爀漀搀甀稀椀爀 挀漀渀琀攀切搀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 椀渀搀椀琀漀Ⰰ 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 挀漀洀 挀愀爀琀攀爀 氀漀挀愀氀⼀爀攀最椀漀渀愀氀⸀ 䌀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀漀 倀氀愀渀漀 搀攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最Ⰰ 搀攀猀挀爀椀琀漀 渀漀 倀氀愀渀漀 搀攀 一攀最挀椀漀Ⰰ 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 挀爀椀漀甀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀⸀  ਀䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 搀攀氀愀猀Ⰰ 攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀Ⰰ  漀 氀漀最漀琀椀瀀漀⸀ 䔀氀攀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 挀漀洀漀 甀洀 戀愀氀漀 搀攀 愀爀 ⠀焀甀攀 琀愀洀戀洀 爀攀洀攀琀攀  椀搀攀椀愀 搀攀 氀洀瀀愀搀愀⤀ 昀漀爀洀愀搀漀 瀀漀爀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 戀愀氀攀猀 搀攀 椀搀攀椀愀Ⰰ 渀愀猀 挀漀爀攀猀 愀稀甀氀Ⰰ 爀漀砀漀 攀 瘀攀爀搀攀⸀ 䔀猀猀攀 愀爀爀愀渀樀漀 琀爀愀渀猀洀椀琀攀 愀 攀猀猀渀挀椀愀 搀愀 倀甀戀氀椀攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 昀漀爀洀愀搀愀 瀀漀爀 椀搀攀椀愀猀 攀 椀渀漀瘀愀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 氀攀瘀攀稀愀 攀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀漀⸀ 一愀 琀攀漀爀椀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀Ⰰ 漀 愀稀甀氀 挀椀愀渀漀 挀愀甀猀愀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 氀椀洀瀀攀稀愀 攀 昀爀攀猀挀漀爀 ⠀挀氀愀爀攀稀愀 搀攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀⤀ 攀 漀 瘀攀爀搀攀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ 䨀 漀 爀漀砀漀 瀀愀猀猀愀 愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 瘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀渀挀攀渀琀爀愀漀 攀 漀琀椀洀椀猀洀漀⸀ ⠀䠀䔀䰀䰀䔀刀Ⰰ ㈀  ㌀⤀ ਀伀甀琀爀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀  漀 猀椀琀攀 瀀爀瀀爀椀漀⸀ 䌀爀椀愀搀漀 挀漀洀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 圀椀砀Ⰰ 漀 猀椀琀攀 椀渀挀氀甀椀 愀猀 瀀最椀渀愀猀 ᰀ椠渀挀椀漀ᴀⰠ ᰀ猠漀戀爀攀ᴀⰠ ᰀ猠漀氀甀攀猀ᴀⰠ ᰀ挠氀椀攀渀琀攀猀ᴀ†攀 ᰀ挠漀渀琀愀琀漀ᴀⰠ 漀渀搀攀 攀猀琀漀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 猀攀爀瘀椀漀 瀀爀攀猀琀愀搀漀 瀀攀氀愀 愀最渀挀椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 攀氀攀猀 猀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 猀漀 攀 挀漀洀漀 攀渀琀爀愀爀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀⸀  A agência pretende começar operando em sala comercial compartilhada, onde há um rodízio para sua utilização, o que reduz os custos iniciais do projeto. A empresa também buscará atender os clientes em seus escritórios, o que reduzirá ainda mais os gastos com a locação deste espaço, que é contabilizado conforme o uso. ਀ A produção de conteúdo da Agência Publiespecial deverá acontecer por projetos. A demanda poderá ser oferecida pela empresa ao cliente ou vir do cliente para a empresa. Todas as necessidades para elaboração do projeto serão levantadas em um briefing, elencando os principais objetivos a serem alcançados pelos clientes. A partir desse briefing, poderemos calcular o preço a ser cobrado pelo projeto, levando em consideração as seguintes variáveis de custo: aluguel de espaço; deslocamento (em Km); aluguel de equipamento; contratação de freelancer; tempo de execução (em horas); impostos; licença de software e outros custos envolvidos. ਀ Os serviços oferecidos serão: rádio (reportagens especiais, séries de reportagem, podcast, radiodocumentário e cobertura de eventos ao vivo); televisão (pauta para reportagens especiais, pauta para séries de reportagem, documentário e minidocumentário (pauta, roteiro ou produção), coberturas especiais e infográficos; online (reportagens especiais, séries de reportagem, podcast, infográficos, narrativas multimídia, webdocumentário, vídeos para o site e redes sociais, cobertura em tempo real de eventos e revistas digitais); impresso (cadernos especiais, reportagens especiais, séries de reportagem, infográficos, cobertura de eventos, revistas). ਀ 5.1 Produtos਀䌀漀洀漀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 漀昀攀爀攀挀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 䄀最渀挀椀愀 倀甀戀氀椀攀猀瀀攀挀椀愀氀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀ⴀ猀攀 甀洀 挀愀搀攀爀渀漀 猀漀戀爀攀 䔀挀漀渀漀洀椀愀Ⰰ 渀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 搀攀 唀戀攀爀愀戀愀 ⠀䴀䜀⤀⸀ 䄀氀洀 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀 猀琀愀渀搀愀爀搀Ⰰ 栀 琀爀猀 瀀漀搀挀愀猀琀猀Ⰰ 焀甀愀琀爀漀 瘀搀攀漀猀 瀀愀爀愀 愀 眀攀戀 攀 甀洀 栀漀琀猀椀琀攀 挀漀洀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 挀漀洀瀀氀攀琀漀⸀ ਀一愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ䰠攀椀 搀攀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 昀椀猀挀愀氀  搀攀猀愀昀椀漀 瀀愀爀愀 漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀ᴀⰠ 焀甀攀 漀挀甀瀀漀甀 愀猀 瀀最椀渀愀猀  ㄀ 攀  ㈀ 搀漀 挀愀搀攀爀渀漀Ⰰ 猀攀 攀砀瀀氀漀爀漀甀 愀 䰀攀椀 搀攀 刀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 䘀椀猀挀愀氀 ⠀䰀刀䘀⤀ 攀 漀 挀攀渀爀椀漀 搀攀 挀爀椀猀攀 渀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀⸀ 䄀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀ⴀ猀攀 愀椀渀搀愀 漀猀 琀攀砀琀漀猀 ᰀ䄠瀀猀 椀洀瀀攀愀挀栀攀洀攀渀琀Ⰰ 瀀爀攀昀攀椀琀漀猀 琀攀洀攀洀 瀀甀渀椀漀 瀀攀氀愀 䰀刀䘀ᴀ†攀 ᰀ䄠爀爀攀挀愀搀愀漀 搀攀 唀戀攀爀愀戀愀 愀甀洀攀渀琀愀 攀洀 ㈀ ㄀㘀ᴀ⸠  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CONSIDERAÇÕES
Durante a elaboração dos produtos apresentados comprovou-se a viabilidade de operação da Agência Publiespecial, em especial, contando com a expertise de diferentes profissionais que trabalham de forma segmentada. Também foi possível perceber que é possível desenvolver várias versões de um mesmo produto, para que o mesmo se torne mais completo e possa ser aproveitado em diferentes plataformas de mídia nas quais podem operar um mesmo cliente (convergência das mídias). ਀ A produção deste trabalho ainda mostrou que há um importante mercado para oferta dos serviços e produtos produzidos Agência Publiespecial, na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Como a empresa será a primeira a disponibilizar este tipo de material, existe a perspectiva de que os gestores se conscientizem sobre os benefícios dessas novas propostas, em especial, para ampliar e viabilizar outras formas de comercialização. Espera-se que a agência possa trabalhar em projetos diferenciados que proponham reflexão, resultado primordial do trabalho jornalístico. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀刀䄀匀䤀䰀⸀ 䐀椀昀攀爀攀渀愀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 攀洀瀀爀攀猀愀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀爀愀猀椀氀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀攀挀漀渀漀洀椀愀ⴀ攀ⴀ攀洀瀀爀攀最漀⼀㈀ ㄀㄀⼀㄀㄀⼀搀椀昀攀爀攀渀挀愀猀ⴀ攀渀琀爀攀ⴀ琀椀瀀漀猀ⴀ搀攀ⴀ攀洀瀀爀攀猀愀猀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀  搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀一䔀䰀䄀Ⰰ 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀⸀ 倀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 瀀愀爀愀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 嬀伀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀 䌀愀渀攀氀愀崀⸀ 倀⸀ ㄀ ⴀ㌀㄀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀㨀 䄀一䐀䤀 攀 䌀伀刀吀䔀娀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䤀⸀ 倀氀愀渀漀 搀攀 攀渀猀椀渀漀㨀 䴀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 䄀瀀氀椀挀愀搀愀 愀漀 吀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 䌀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 䌀甀爀猀漀 ⠀吀䌀䌀⤀㨀 挀搀椀最漀㨀 㘀㐀㌀㔀㜀⸀ 唀戀攀爀愀戀愀㨀 唀一䤀唀䈀䔀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䤀䰀Ⰰ 䄀⸀ 䌀⸀ 䌀漀洀漀 䔀氀愀戀漀爀愀爀 倀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀⸀ 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀  ㈀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䔀䰀䰀䔀刀Ⰰ 䔀瘀愀⸀ 䄀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀㨀 挀漀洀漀 愀猀 挀漀爀攀猀 愀昀攀琀愀洀 愀 攀洀漀漀 攀 愀 爀愀稀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀⸀ 䜀䜀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䐀䤀一䄀Ⰰ 䌀爀攀洀椀氀搀愀⸀ 䌀椀渀挀椀愀 攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 䐀愀 栀攀爀愀渀愀 瀀漀猀椀琀椀瘀椀猀琀愀 愀漀 搀椀氀漀最漀 搀漀猀 愀昀攀琀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀  㠀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䌀䠀䔀䘀䘀䔀刀Ⰰ 䌀椀渀琀栀椀愀⸀ 䨀漀爀渀愀椀猀 椀渀瘀攀猀琀攀洀 攀洀 渀漀瘀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀最愀稀攀琀愀搀漀瀀漀瘀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀攀挀漀渀漀洀椀愀⼀樀漀爀渀愀椀猀ⴀ椀渀瘀攀猀琀攀洀ⴀ攀洀ⴀ渀漀瘀愀猀ⴀ瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀ⴀ挀㄀ 焀樀洀洀渀㄀挀挀栀甀礀㄀洀愀猀猀甀㄀稀洀㄀愀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㄀ 樀甀渀栀漀 ㈀ ㄀㘀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀