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INSCRIÇÃO: | 00524 |
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CATEGORIA: | RT |
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MODALIDADE: | RT03 |
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TÍTULO: | Intolerância em três atos: a construção de uma radionovela com viés de conscientização social |
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AUTORES: | Juliana Maria Meira Martins (Centro Universitário de Volta Redonda); Angélica Aparecida Silva Arieira (Centro Universitário de Volta Redonda); Douglas Baltazar Gonçalves (Centro Universitário de Volta Redonda); Otávio Henrique Rodrigues Meloni (Centro Universitário de Volta Redonda); Isabelle Brandão Gama (Centro Universitário de Volta Redonda); Jade Souza Pereira Cangussu (Centro Universitário de Volta Redonda); Ana Luiza Lima Panizzi (Centro Universitário de Volta Redonda); Isabel Gomes de Carvalho (Centro Universitário de Volta Redonda); Daniele da Paiva Almeida (Centro Universitário de Volta Redonda); Geyza Da Cruz de Sousa (Centro Universitário de Volta Redonda) |
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PALAVRAS-CHAVE: | Intolerâncias, Radionovela, Roteiro de rádio, , |
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RESUMO |
As intolerâncias de todos os tipos têm se tornado cada vez mais comuns em nossa sociedade, alimentando discursos extremistas que beiram, muitas vezes, a uma estética do ódio. Neste sentido, este trabalho pretende apresentar os passos, a estrutura e a metodologia de produção de uma radionovela composta por três atos sobre a temática “Intolerâncias”. Surgido de uma proposta de sala de aula, o projeto ganhou corpo desde a apresentação das sinopses e se consolidou em roteiros entrelaçados pelo mesmo tema. Com isso, pretende-se demonstrar a importância do tema e a relevância que o gênero narrativo-dramático radiofônico da radionovela ainda possui em nossa sociedade, mesmo com todos os avanços tecnológicos em questão. |
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INTRODUÇÃO |
A série “Intolerâncias” foi produzida a partir de trabalhos apresentados na disciplina de Criação e Redação Publicitária em Rádio, do curso de Publicidade e Propaganda da UniFOA, sob a orientação da professora Angélica Arieira. Esta rádio dramaturgia busca elencar alguns dos principais preconceitos existentes em nossa sociedade para, a partir disso, desenvolver pontos de reflexão e denúncia sobre tais preconceitos. Em um mundo cada vez mais interligado pelas novas tecnologias de comunicação, imerso no convívio em tempo real nas diversas redes sociais e subjugado pela espetacularização do social, o espaço de discussão sobre tais temas é proporcional à propagação de ideias preconceituosas. O preconceito, maquiado de liberdade de expressão e direitos individuais, segue se consolidando socialmente e determinando quem é importante e quem não é, determinando quem tem direitos e quem tem “privilégios” e, cruelmente, definindo que vidas valem mais do que outras. |
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OBJETIVO |
O principal objetivo da radionovela é discutir o delicado tema das intolerâncias a partir de situações cotidianas em nossa sociedade, problematizando o ar de normalidade que diversos setores sociais vêm conferindo a episódios de extrema discriminação, seja social, sexual, de gênero, racial ou de padrão. Buscamos o modelo da radionovela, pois entendemos que sua forma de construção e difusão é um interessante meio para divulgação e reflexão para tais questões. Assim, pretendemos provocar o senso crítico dos ouvintes a partir de cenas e percepções ora dramáticas, ora com humor, equilibrando a necessidade de consciência social com o prazer que uma obra de entretenimento deve ter em sua essência construtiva. |
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JUSTIFICATIVA |
Quando pensamos a história do rádio no Brasil é preciso abrir um longo parêntese para o gênero narrativo-dramático das radionovelas. O modelo, experimentado com sucesso em Cuba, chegou ao Brasil com a missão de popularizar o rádio e elevá-lo a outro padrão comunicativo, ampliando seu público e sua possibilidade de expressão artística. Assim, após a experiência de reproduzir material que chegava principalmente das rádios cubanas, dramaturgos brasileiros começaram a produzir material próprio neste novo gênero, tornando sua abordagem mais próxima de nossa realidade. Segundo a pesquisadora Lia Calabre (2003), estava sendo lançado um “novo modelo”, diferente do que costumava ser apresentado pelas emissoras. 䔀猀猀攀 洀漀搀攀氀漀 戀甀猀挀愀瘀愀 昀甀最椀爀 搀愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀 挀甀戀愀渀漀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 洀甀椀琀漀 搀爀愀洀琀椀挀漀 攀 挀漀洀 瀀漀甀挀愀 氀椀最愀漀 愀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀ 伀 爀搀椀漀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 琀椀渀栀愀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀漀 甀洀 最渀攀爀漀 焀甀攀 瀀漀搀椀愀 挀漀渀挀椀氀椀愀爀 愀氀最甀渀猀 搀攀 猀攀甀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 攀 愀洀瀀氀椀愀爀 猀甀愀 瘀攀爀琀攀渀琀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀爀 搀攀 愀爀琀攀 攀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀爀 搀愀 洀攀猀洀愀⸀ 䄀 渀漀瘀椀搀愀搀攀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 甀洀愀 ᰀ映攀戀爀攀ᴀ†攀渀琀爀攀 漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 攀 愀猀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀猀 猀攀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀爀愀洀 挀漀洀漀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 愀甀搀椀渀挀椀愀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀漀爀 搀攀 搀漀氀漀猀 攀 瘀漀稀攀猀 攀 愀椀渀搀愀 搀椀昀甀猀漀爀愀 搀攀 栀戀椀琀漀猀Ⰰ 挀漀猀琀甀洀攀猀 攀 瀀攀爀挀攀瀀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀㨀 愀洀瀀氀漀 攀猀瀀愀漀 搀攀 攀砀瀀氀漀爀愀漀 瀀愀爀愀 瀀攀愀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀椀渀搀愀 栀漀樀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 攀洀 猀攀 琀爀愀琀愀渀搀漀 搀愀猀 琀攀氀攀渀漀瘀攀氀愀猀⸀
Para atingir de forma contundente o público, as tramas apresentadas precisavam dialogar com sua realidade e servir de ponto de afeto (no sentido daquilo que nos marca de alguma forma) ou de ponto de reflexão para questões específicas das histórias, ainda muito enredadas pelo viés maniqueísta do “mocinho X bandidos”. O crítico López Vigil (2003) diz que o gênero dramático em uma peça radiofônica precisa ser clara e objetiva para que se faça entendida pelo público-alvo. Ele também escreveu a respeito das três fases de argumentação para criação da tensão dramática, que são a Apresentação, o Enredo e Desfecho – onde acontece o clímax da trama. Seguindo essas etapas, nota-se que há um crescimento de picos dramáticos.嘀椀最椀氀Ⰰ 愀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 猀攀甀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 爀攀氀愀漀 攀 愀搀愀瀀琀愀漀 搀漀 最渀攀爀漀 渀愀爀爀愀琀椀瘀漀ⴀ搀爀愀洀琀椀挀漀 愀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀 焀甀攀猀琀攀猀 焀甀攀 渀漀猀 昀漀爀愀洀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 儀甀愀渀搀漀 琀爀漀甀砀攀洀漀猀 漀 最渀攀爀漀 搀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 瀀愀爀愀 渀漀猀猀愀 瀀漀挀愀Ⰰ 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀愀 瀀攀氀愀猀 渀漀瘀愀猀 洀搀椀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀攀挀椀猀漀 攀焀甀椀氀椀戀爀愀爀 愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ愀 漀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ 洀愀猀 愀琀爀愀琀椀瘀愀⸀ 伀 昀椀攀氀 搀攀 渀漀猀猀愀 戀愀氀愀渀愀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 猀攀 琀漀爀渀漀甀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀㨀 愀猀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀猀 攀洀 渀漀猀猀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀琀愀 搀攀昀椀渀椀漀Ⰰ 瀀甀搀攀洀漀猀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀爀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 最爀愀瘀愀漀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀愀猀 琀爀猀 昀愀猀攀猀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 愀椀渀搀愀 焀甀攀 攀洀 挀攀渀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀漀猀 愀琀漀猀 猀攀最甀椀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀渀昀氀椀琀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 攀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 猀攀爀 愀挀攀渀琀甀愀搀漀 瀀攀氀愀 昀椀最甀爀愀 搀漀 渀愀爀爀愀搀漀爀 搀愀 琀爀愀洀愀⸀
A série radiofônica produzida, que intitulamos “Intolerâncias”, partiu deste tema exponencialmente relevante com o objetivo de discutir os danos que tal sequência de preconceitos e comportamentos intolerantes vêm causando em nossa sociedade. Segundo João Angelo Fantini, “o crescimento da intolerância nas sociedades tem se ampliado no mundo todo, nas formas mais tradicionais, como racismo, xenofobia, homofobia, intolerância social e religiosa, e particularmente no Brasil, em novas situações históricas” (FANTINI, 2015). Tal constatação demonstra a importância de discutir esses assuntos hoje, seja em nosso cotidiano acadêmico, pelos meios de comunicação de massa ou por intermédio de obras artísticas que toquem e alcancem o maior número de pessoas possível.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 猀爀椀攀 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 攀洀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀漀氀椀挀椀琀愀搀漀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䄀渀最氀椀挀愀 䄀爀椀攀椀爀愀Ⰰ 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䌀爀椀愀漀 攀 刀攀搀愀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 攀洀 刀搀椀漀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀猀琀攀 焀甀攀 琀椀渀栀愀 挀漀洀漀 爀攀焀甀椀猀椀琀漀 愀戀漀爀搀愀爀 甀洀 琀攀洀愀 搀攀 挀甀渀栀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䐀攀渀琀爀漀 搀攀猀琀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀愀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 瀀攀氀漀 琀攀洀愀 最攀爀愀氀 搀愀猀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀 渀昀愀猀攀 渀愀 栀漀洀漀昀漀戀椀愀Ⰰ 渀愀 最漀爀搀漀昀漀戀椀愀Ⰰ 渀愀 琀爀愀渀猀昀漀戀椀愀 攀 渀愀 砀攀渀漀昀漀戀椀愀Ⰰ 攀砀瀀漀渀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 攀 爀攀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 渀漀 渀漀猀猀漀 搀椀愀ⴀ愀ⴀ搀椀愀⸀
A partir disso, iniciamos o processo de desenvolvimento da sinopse da série “Intolerâncias”, no qual cada episódio foi pensado e escrito de maneira individual, abordando, em sua essência, histórias que acontecem cotidianamente na sociedade. As sinopses buscavam expressar tais temas de maneira que pudessem provocar a reflexão através do entretenimento.䄀瀀猀 愀 愀瀀爀漀瘀愀漀 搀愀猀 猀椀渀漀瀀猀攀猀Ⰰ 椀渀椀挀椀漀甀ⴀ猀攀 愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀⸀ 䌀爀椀愀洀漀猀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 爀漀琀攀椀爀漀猀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 愀搀攀渀琀爀愀猀猀攀Ⰰ 樀甀渀琀漀 挀漀洀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 渀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀猀猀攀 焀甀攀 攀猀猀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 猀漀 爀攀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 攀 猀攀渀琀椀猀猀攀洀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 攀洀漀漀 焀甀攀 愀 搀爀愀洀愀琀椀稀愀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 瀀漀搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 愀猀 昀愀氀愀猀 搀攀 挀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 琀漀渀猀 椀渀昀漀爀洀愀椀猀 瘀椀猀愀渀搀漀 攀昀攀琀甀愀爀 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 搀漀 漀甀瘀椀渀琀攀 栀椀猀琀爀椀愀⸀
Na etapa de produção da radionovela, momento no qual foi preciso transpor o roteiro escrito para a gravação, teve-se o cuidado de procurar vozes que pudessem expressar sentimentos e emoções presentes nas situações encenadas, assim como na seleção musical e de sonoplastia para cada momento. A produção demandou conhecimento técnico e proporcionou muito aprendizado sobre diversos aspectos do entretenimento para rádio.倀愀爀愀 挀漀渀猀攀最甀椀爀洀漀猀 洀漀渀琀愀爀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 搀攀猀攀樀愀搀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 琀攀洀愀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 攀 愀猀猀椀洀 琀爀漀甀砀攀洀漀猀 愀 瘀攀爀愀挀椀搀愀搀攀 搀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀⸀ 䘀漀爀愀洀 挀漀渀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀攀砀琀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 攀 猀椀琀攀猀 搀攀 渀漀琀挀椀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀甀搀猀猀攀洀漀猀 挀漀洀瀀漀爀 甀洀 挀攀渀爀椀漀 爀攀愀氀椀猀琀愀 猀漀戀爀攀 漀猀 琀攀洀愀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 搀攀 甀洀 氀愀搀漀 愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 愀瀀氀椀挀愀搀愀 攀Ⰰ 搀攀 漀甀琀爀漀Ⰰ 愀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀洀漀 愀猀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀猀 猀漀 渀漀琀椀挀椀愀搀愀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀洀攀渀琀攀 愀漀 最爀愀渀搀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀渀猀琀愀琀愀爀 焀甀攀Ⰰ 攀洀 渀切洀攀爀漀猀Ⰰ 愀 最爀愀瘀椀搀愀搀攀 攀 爀攀挀漀爀爀渀挀椀愀 搀攀猀猀攀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 猀漀 洀甀椀琀漀 最爀愀渀搀攀猀 攀 焀甀攀 猀甀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 攀洀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀椀渀搀愀 猀攀 昀愀稀 洀漀琀椀瘀漀 搀攀 愀洀瀀氀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 洀攀椀漀猀⸀
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
Como composição de nota da disciplina Criação e Redação Publicitária em Rádio foi solicitada a cinco grupos a elaboração, inicialmente, de uma sinopse de radionovela com um tema de cunho social. 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 猀椀渀漀瀀猀攀猀 攀渀琀爀攀最甀攀猀 昀漀爀愀洀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀 挀漀洀瀀氀攀琀漀猀Ⰰ 搀漀猀 焀甀愀椀猀 琀爀猀 猀攀 洀漀猀琀爀愀爀愀洀 琀攀洀愀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 攀焀甀椀瘀愀氀攀渀琀攀猀⸀ 䔀猀琀愀 猀攀洀攀氀栀愀渀愀 昀漀椀 漀 瀀椀氀愀爀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀愀 猀爀椀攀 ᰀ䤠渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀猀ᴀ⸠
Primeiramente, os três grupos organizaram-se e dividiram os personagens para a gravação dos episódios separadamente. 伀 攀瀀椀猀搀椀漀 瀀椀氀漀琀漀Ⰰ 椀渀琀椀琀甀氀愀搀漀 ᰀ䴠椀渀漀爀椀愀猀ᴀⰠ 瀀爀攀琀攀渀搀攀 挀爀椀琀椀挀愀爀 猀椀琀甀愀攀猀Ⰰ 椀渀昀攀氀椀稀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀椀渀搀愀 洀甀椀琀漀 挀漀洀甀渀猀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 愀琀甀愀氀⸀ 唀洀 最爀甀瀀漀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 攀洀 昀爀攀渀琀攀 瀀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 攀 愀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 猀攀 搀攀瀀愀爀愀 挀漀洀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀 攀 猀椀氀攀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 猀漀昀爀椀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 䄀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 猀漀 䬀攀氀氀礀 ጀ†甀洀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 瘀琀椀洀愀 搀攀 ᰀ朠漀爀搀漀昀漀戀椀愀ᴀ†ጀ†焀甀攀 昀漀椀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 愀氀甀渀愀 䨀愀搀攀 䌀愀渀最甀猀猀甀㬀 䴀愀爀椀渀攀琀攀 ጀ†愀 猀攀挀爀攀琀爀椀愀 搀愀 攀猀挀漀氀愀 攀洀 焀甀攀 䬀攀氀氀礀 琀爀愀戀愀氀栀愀 ጀ†焀甀攀 昀漀椀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 愀氀甀渀愀 䄀氀椀渀攀 䰀椀洀愀㬀 䄀渀愀 ጀ†甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀氀 瘀琀椀洀愀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀戀椀愀 ጀ†椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 愀氀甀渀愀 倀愀甀氀愀 搀攀 䄀氀洀攀椀搀愀㬀 䴀愀爀焀甀椀渀栀漀猀 ጀ†甀洀 爀愀瀀愀稀 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀氀Ⰰ 洀漀爀愀搀漀爀 瀀攀爀椀昀爀椀挀漀 瘀琀椀洀愀 搀攀 栀漀洀漀昀漀戀椀愀 ጀ†椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 愀氀甀渀漀 䄀渀搀攀爀猀漀渀 䠀椀最椀渀漀㬀 攀 匀爀⸀ 䔀搀椀戀攀爀琀漀 ጀ†漀 瀀漀爀琀攀椀爀漀 搀愀 瀀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 ጀ†椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 愀氀甀渀漀 䴀愀琀栀攀甀猀 䜀漀洀攀猀⸀
O segundo episódio, “Muito além de um muro”, faz referência à política atual de uma das maiores potências do mundo e seu país vizinho de menor influência. Os personagens são o presidente do país potência e um vendedor, nativo desse outro país, embora residente do país do presidente. Os alunos que deram voz a esses personagens foram, respectivamente, José Augusto de Souza e Otavio Meloni.伀 琀攀爀挀攀椀爀漀 攀瀀椀猀搀椀漀Ⰰ ᰀ䄠 挀愀爀琀愀ᴀⰠ 爀攀氀愀琀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 瀀猀琀甀洀愀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 刀漀搀爀椀最漀Ⰰ 渀甀洀 搀椀氀漀最漀 攀渀琀爀攀 猀攀甀 瀀愀椀Ⰰ 䨀漀猀Ⰰ 攀 猀甀愀 洀攀Ⰰ 䄀搀爀椀愀渀愀Ⰰ 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀漀猀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 吀栀椀愀最漀 䌀甀渀栀愀Ⰰ 䜀愀戀爀椀攀氀 䐀椀愀猀 攀 䰀瘀椀愀 䈀愀爀琀漀氀攀⸀ 䄀氀洀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀Ⰰ 漀甀琀爀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀Ⰰ 猀漀 攀氀攀猀 愀 搀椀爀攀琀漀爀愀 搀愀 䔀猀挀漀氀愀Ⰰ 䌀氀甀搀椀愀Ⰰ 攀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 搀漀 渀漀琀椀挀椀爀椀漀 氀漀挀愀氀⸀ 伀猀 愀氀甀渀漀猀 焀甀攀 搀攀爀愀洀 瘀漀稀 愀 攀猀猀攀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 䐀愀渀椀攀氀攀 倀愀椀瘀愀 攀 䐀椀漀最漀 䄀甀最甀猀琀漀 吀攀椀砀攀椀爀愀⸀
Todas as histórias foram contadas pelo mesmo narrador, interpretado pelo locutor Douglas Gonçalves.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 攀洀 猀甀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 琀挀渀椀挀漀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 甀洀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 攀 猀甀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 爀搀椀漀 愀琀 愀猀 洀椀渀切挀椀愀猀 搀攀 猀甀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 攀猀挀爀椀琀愀 搀攀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 最渀攀爀漀Ⰰ 猀甀愀 猀椀渀漀瀀猀攀 攀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 瀀爀琀椀挀愀⸀
Ao longo do processo, desde sua proposta iniciada pela professora em sala de aula até a produção da radionovela, a sensibilidade dos temas levantados pela turma e a maneira como foram abordados nos roteiros e sinopses indicaram que a temática da intolerância era, além de adequada para o trabalho, necessária para nosso momento. Vivemos uma época em que a discussão sobre as liberdades individuais, principalmente a de expressão, vêm se tornando máscaras para a disseminação de discursos perversos contra minorias e grupos sociais menos estabelecidos socialmente de acordo com os padrões determinados.䄀 挀愀搀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 愀 琀攀洀琀椀挀愀 挀攀渀琀爀愀氀 最愀渀栀愀瘀愀 渀漀瘀漀猀 挀漀渀琀漀爀渀漀猀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀洀漀猀 挀漀渀栀攀挀攀渀搀漀 攀 愀瀀爀椀洀漀爀愀渀搀漀 焀甀攀猀琀攀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 最爀愀瘀愀漀 搀愀猀 昀愀氀愀猀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 愀 爀攀挀漀氀栀愀 攀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀攀 猀漀渀漀瀀氀愀猀琀椀愀 攀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀 昀椀渀愀氀⸀ 嘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 漀 昀椀漀 挀漀渀搀甀琀漀爀 搀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 愀 昀愀氀愀 搀漀 渀愀爀爀愀搀漀爀Ⰰ 戀甀猀挀愀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 挀漀洀甀渀猀 搀漀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀Ⰰ 挀漀渀昀攀爀椀渀搀漀ⴀ氀栀攀猀 甀渀椀搀愀搀攀 猀攀洀 焀甀攀 愀猀 瀀攀挀甀氀椀愀爀椀搀愀搀攀猀 搀愀猀 挀攀渀愀猀 挀漀渀挀攀戀椀搀愀猀 昀漀猀猀攀洀 搀攀猀挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀愀猀⸀
Percebemos, portanto, que a radionovela é um gênero muito interessante para trabalhar temáticas sociais que dizem respeito a todos nós, pela maneira direta como os aborda e, paradoxalmente, pela aura imaginativa que gera no ouvinte que, a partir do texto falado e da sonoplastia, tem de imaginar as cenas e associá-las ao seu cotidiano e conhecimento de mundo. Esta relação possível em uma arte dramática sem a utilização de imagens provoca um efeito contundente quando se pretende resgatar (ou construir) a percepção de intolerâncias, “normalidade” e do nosso lugar de fala.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䘀䄀一吀䤀一䤀Ⰰ 䨀漀漀 숀渀最攀氀漀⸀ 刀愀稀攀猀 搀愀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀㨀 愀 猀攀最爀攀最愀漀 椀洀愀最椀渀爀椀愀 搀漀 漀甀琀爀漀⸀ 䤀渀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 匀䤀䜀 倀猀椀挀愀渀氀椀猀攀⸀ 倀瀀⸀ ㌀ⴀⰀ ㈀ 㔀⸀䤀渀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀猀椀最⸀漀爀最⸀戀爀⼀眀瀀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀⼀甀瀀氀漀愀搀猀⼀㈀ 㘀⼀ 㐀⼀一㘀开䔀洀倀愀甀琀愀㈀⸀瀀搀昀 ⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 㤀⼀ 㐀⼀㈀ 㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开开开开⸀ 刀愀稀攀猀 搀愀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀⸀ 匀漀 䌀愀爀氀漀猀㨀 䔀搀甀昀猀挀愀爀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀爀琀甀爀⸀ 刀搀椀漀㨀 漀 瘀攀挀甀氀漀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 愀 琀挀渀椀挀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 匀愀最爀愀 䰀甀稀稀愀琀琀漀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀팀倀䔀娀 嘀䤀䜀䤀䰀Ⰰ 䨀漀猀 䤀最渀愀挀椀漀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 甀爀最攀渀琀攀 瀀愀爀愀 爀愀搀椀愀氀椀猀琀愀猀 愀瀀愀椀砀漀渀愀搀漀猀⸀ 吀爀愀搀甀漀㨀 䴀愀爀椀愀 䰀甀猀愀 䜀愀爀挀椀愀 倀爀愀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀甀氀椀渀愀猀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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