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INSCRIÇÃO: | 00562 |
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CATEGORIA: | JO |
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MODALIDADE: | JO12 |
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TÍTULO: | Entre o corte e a cana |
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AUTORES: | Beatriz Martins Graziano (Universidade Metodista de Piracicaba); Fernando do Carmo (Universidade Metodista de Piracicaba); thais leite de campos (Universidade Metodista de Piracicaba); Joyce Guadagnuci (Universidade Metodista de Piracicaba); isabela andia (Universidade Metodista de Piracicaba) |
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PALAVRAS-CHAVE: | Fotojornalismo, reportagem fotográfica, cortadores de cana, , |
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RESUMO |
O presente trabalho apresenta uma reportagem fotográfica composta por 12 imagens de uma das pautas produzidas pelo Inspira Foto Coletivo – coletivo fotográfico criado para o trabalho de conclusão do curso de jornalismo da Unimep – e retrata a rotina dos cortadores de cana da cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. O trabalho aborda o tema de forma sensível, porém, crítica. Sendo assim, relata o cotidiano dos trabalhadores rurais em sua rotina exaustiva, de baixa remuneração, mostrando as péssimas condições de trabalho e moradia a que são submetidos. |
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INTRODUÇÃO |
O presente trabalho apresenta uma reportagem fotográfica realizada para o projeto Inspira Foto Coletivo – coletivo fotográfico criado em 2016 como trabalho de conclusão do curso de jornalismo da Universidade Metodista de Piracicaba.䰀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 甀洀愀 爀攀最椀漀 焀甀攀 瀀爀攀稀愀 瀀攀氀愀 洀漀渀漀挀甀氀琀甀爀愀 搀愀 挀愀渀愀Ⰰ 愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀椀爀愀挀椀挀愀戀愀 爀攀挀攀戀攀 琀漀搀漀 愀渀漀 最爀愀渀搀攀 渀切洀攀爀漀 搀攀 挀漀爀琀愀搀漀爀攀猀 搀攀 挀愀渀愀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 猀愀昀爀愀Ⰰ 焀甀攀 搀甀爀愀 挀攀爀挀愀 搀攀 猀攀椀猀 洀攀猀攀猀⸀
Embora o maquinário seja usado em boa parte das terras cobertas pela cana Brasil adentro, a mão de obra humana ainda é muito requisitada na colheita, já que resulta num maior aproveitamento da safra, sem riscos de grandes perdas do produto. As queimadas tornaram-se proibidas em áreas muito próximas dos centros urbanos por causa do acúmulo de poluição e, assim, o corte se tornou mais difícil, uma vez que a camada externa de palha que reveste a haste da cana não é retirada pelo fogo. Sendo assim, o trabalho executado pelos chamados, boias-frias, se torna imprescindível, porém, pouco notado pela sociedade. 倀愀爀琀椀渀搀漀 搀攀猀猀攀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀Ⰰ 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀爀愀稀 琀漀渀愀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 焀甀攀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 洀愀猀 瀀漀甀挀漀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 瀀攀氀愀猀 洀搀椀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀渀瘀漀氀瘀攀 愀 瘀椀搀愀 搀攀 栀漀洀攀渀猀 焀甀攀 搀攀椀砀愀洀 猀甀愀 琀攀爀爀愀 渀愀琀愀氀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 洀攀氀栀漀爀攀猀 挀漀渀搀椀攀猀⸀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 瀀爀漀挀甀爀愀洀 洀漀猀琀爀愀爀 漀 爀漀猀琀漀 搀攀猀琀攀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 椀渀瘀椀猀瘀攀椀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 爀攀最椀猀琀愀爀 愀 搀甀爀愀 爀漀琀椀渀愀 愀 焀甀攀 猀漀 猀甀戀洀攀琀椀搀漀猀⸀
A linguagem fotojornalística foi escolhida por ser capaz de traduzir a vivência da experiência em imagem, servindo como extensão do olhar e como um modo de eternizar a memória, transmitindo não apenas a informação, mas também as impressões dos fotógrafos durante a execução da pauta. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀爀琀椀挀愀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 爀攀最椀猀琀爀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 愀猀 瘀爀椀愀猀 昀愀挀攀猀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀猀 挀漀爀琀愀搀漀爀攀猀 搀攀 挀愀渀愀Ⰰ 焀甀攀 洀甀椀琀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀攀洀 瀀愀爀愀 漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 椀渀搀切猀琀爀椀愀 猀甀挀爀漀愀氀挀漀漀氀攀椀爀愀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 猀漀 瀀漀甀挀漀 瘀椀猀琀漀猀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䴀漀猀琀爀愀爀 琀愀洀戀洀 焀甀攀 愀 爀漀琀椀渀愀 攀 挀漀渀搀椀攀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀愀猀 瀀漀爀 攀猀琀攀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 攀猀琀漀 洀甀椀琀漀 愀戀愀椀砀漀 搀愀 椀搀攀愀氀⸀
Além de dar voz e visibilidade para os cortadores de cana, este trabalho também busca ressaltar que o ato de fotografar não consiste somente em manusear equipamento, mas também em treinar o olhar para que seja possível enxergar o que por vezes passa despercebido pela maioria das pessoas. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 瀀攀氀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀 琀攀洀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀Ⰰ 焀甀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀 攀 攀砀瀀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀猀 挀漀爀琀愀搀漀爀攀猀 搀攀 挀愀渀愀Ⰰ 琀椀瀀椀昀椀挀愀搀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 瘀椀瘀椀搀愀 渀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 搀攀 倀椀爀愀挀椀挀愀戀愀Ⰰ 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 猀攀 愀瀀氀椀挀愀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 爀攀最椀攀猀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 攀 琀愀洀戀洀 搀攀 琀漀搀漀 漀 瀀愀猀⸀
A partir dessa linha de reflexão, há dois fatores importante relacionados a pauta escolhida: a precariedade que esses trabalhadores se submetem, principalmente pela cumprimento parcial da lei que deveria ampará-los, e a importância que eles têm para o crescimento da atividade sucroalcooleira da região, tornando-se indispensáveis. ऀ䄀洀瀀愀爀愀搀愀 瀀攀氀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 愀 瀀愀甀琀愀 攀砀瀀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀攀渀猀瘀攀氀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 最攀爀愀爀 洀愀椀漀爀 椀洀瀀愀挀琀漀⸀ 䄀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 瀀漀爀 猀椀 猀Ⰰ 挀爀椀愀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 猀攀洀 焀甀攀 漀 昀漀挀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 猀攀樀愀 渀攀挀攀猀猀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 漀 琀攀砀琀漀⸀ 一攀猀琀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀昀椀爀洀愀 匀漀甀猀愀 ⠀㤀㤀㠀 䄀倀唀䐀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 攀 嘀椀挀攀渀琀椀渀椀Ⰰ ㈀ ⤀Ⰰ 渀漀 椀洀瀀漀爀琀愀 愀 椀洀愀最攀洀 椀猀漀氀愀搀愀Ⰰ 切渀椀挀愀Ⰰ 洀愀猀 愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 漀 ᰀ洠漀猀愀椀挀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀ᴀ†挀漀洀 焀甀攀 猀攀 戀甀猀挀愀爀 挀漀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀
O presente trabalho une de forma harmônica, tanto a narrativa em mosaico fotográfico, citada por Sousa (1998), quanto a mistura de fotos posadas e não posadas. Dessa maneira, foi possível explorar a pluralidade de pontos de vista sobre a atividade dos cortadores. ऀ준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 搀漀猀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 昀漀琀最爀愀昀漀猀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 䠀攀渀爀椀 䌀愀爀琀椀攀爀ⴀ䈀爀攀猀猀漀渀Ⰰ 琀愀洀戀洀 椀渀猀瀀椀爀漀甀 攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 倀愀爀愀 䈀爀攀猀猀漀渀 ⠀㈀ 㐀Ⰰ 瀀⸀㜀⤀Ⰰ ᰀ愠 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 甀洀愀 漀瀀攀爀愀漀 瀀爀漀最爀攀猀猀椀瘀愀 搀愀 挀愀戀攀愀Ⰰ 搀漀 漀氀栀漀 攀 搀漀 挀漀爀愀漀ᴀ†攀 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 猀攀 瀀漀搀攀 愀氀挀愀渀愀爀 漀 ✀䤀渀猀琀愀渀琀攀 搀攀挀椀猀椀瘀漀✀Ⰰ 琀攀爀洀漀 攀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀爀椀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 昀漀琀最爀愀昀漀 昀爀愀渀挀猀⸀ 一攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀 戀甀猀挀愀 瀀攀氀漀 挀氀椀焀甀攀 椀搀攀愀氀Ⰰ 瀀攀氀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀漀 ᰀ映愀挀漀ᴀ†攀 搀漀 挀漀爀琀攀 搀愀 挀愀渀愀Ⰰ 瀀攀氀愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 洀愀椀猀 椀洀瀀愀挀琀愀渀琀攀 搀漀猀 挀漀爀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 昀攀椀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀 攀猀琀愀爀 猀攀洀瀀爀攀 愀琀攀渀琀漀 愀 攀猀琀攀 洀漀洀攀渀琀漀 挀爀甀挀椀愀氀 琀漀 瀀攀爀猀攀最甀椀搀漀 瀀漀爀 䈀爀攀猀猀漀渀 攀 琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀漀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀
Como valorização da plataforma fotográfica, esta reportagem expõe a possibilidade de noticiar acontecimentos, não apenas a partir da técnica e manuseio de uma câmera, mas de toda teoria e referência que integra o ato de fotografar. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 䔀洀 ㈀ 㘀 渀愀猀挀攀甀 漀 䤀渀猀瀀椀爀愀 䘀漀琀漀 䌀漀氀攀琀椀瘀漀 ጀ†甀洀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 挀爀椀愀搀漀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 ጀ†挀甀樀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀爀愀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 猀攀氀攀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀猀 焀甀攀 椀渀琀攀最爀愀爀椀愀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 琀攀瘀攀 愀挀攀猀猀漀 愀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀椀瘀甀氀最愀搀愀 瀀攀氀愀 愀最渀挀椀愀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀琀椀瘀漀 ᰀ倠切戀氀椀挀愀ᴀⰠ 焀甀攀 琀爀愀琀愀瘀愀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 爀甀爀愀椀猀 攀 猀甀愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀
Então, inspirado por essa reportagem, iniciou-se o processo de pesquisa de campo para realização da pauta do Inspira. Um dos membros do grupo possui parentes que arrendam terras para plantação de cana. Sendo assim, o contato com uma arrendatária foi facilitado e a permissão para realizar o trabalho foi concedida. Num primeiro momento, a equipe de três fotógrafas se dirigiu até o campo para conversar sobre o trabalho e sobre o direito de imagem com os protagonistas: os cortadores de cana. Apesar de tímidos e ligeiramente ressabiados, concordaram tranquila e rapidamente em participar do projeto. ऀ䄀 攀琀愀瀀愀 猀攀最甀椀渀琀攀 挀漀渀猀椀猀琀椀甀 攀洀 洀愀爀挀愀爀 搀椀愀Ⰰ 栀漀爀爀椀漀 攀 氀漀挀愀氀 挀漀洀 漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀漀猀 挀漀爀琀愀搀漀爀攀猀 搀攀 挀愀渀愀 瀀愀爀愀 愀 挀愀瀀琀愀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 䰀漀最漀 渀愀 猀攀洀愀渀愀 猀攀最甀椀渀琀攀Ⰰ 愀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 瀀愀爀琀椀爀愀洀 搀攀 洀愀搀爀甀最愀搀愀 攀洀 搀椀爀攀漀 愀 匀愀渀琀愀 䈀愀爀戀愀爀愀 搀ᤀ传攀猀琀攀Ⰰ 挀椀搀愀搀攀 瘀椀稀椀渀栀愀Ⰰ 漀渀搀攀 攀猀琀愀瘀愀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 甀洀 搀漀猀 愀氀漀樀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 挀漀洀攀漀甀 愀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 渀攀猀琀攀 氀漀挀愀氀Ⰰ 漀渀搀攀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀愀瀀琀愀爀 愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 搀攀 洀漀爀愀搀椀愀 愀 焀甀攀 猀漀 猀甀戀洀攀琀椀搀漀猀 漀猀 挀漀爀琀愀搀漀爀攀猀 搀攀 挀愀渀愀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀愀 愀 猀愀昀爀愀⸀ 倀漀甀挀漀 琀攀洀瀀漀 搀攀瀀漀椀猀Ⰰ 挀栀攀最漀甀 漀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 攀 愀猀 昀漀琀最爀愀昀愀猀 猀攀最甀椀爀愀洀 瘀椀愀最攀洀 搀攀 瘀漀氀琀愀 愀 倀椀爀愀挀椀挀愀戀愀 瀀愀爀愀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 愀 挀栀攀最愀搀愀 搀漀猀 挀漀爀琀愀搀漀爀攀猀 愀漀 氀漀挀愀氀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀
As primeiras cenas retratadas são a divisão dos cortadores no local da plantação e o preparo do “facão” – instrumento de trabalho – para o corte. Em seguida, chega o momento de entrar no meio no canavial com os trabalhadores, aí os registros se focam no trabalho braçal e na transformação visual que ocorre na paisagem conforme as fileiras de cana-de-açúcar se amontoam sobre a terra vermelha. A terceira e última etapa acompanha o almoço dos boias-frias. ऀ匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 琀爀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀㨀 愀氀漀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀愀洀瀀漀 攀 愀氀洀漀漀⸀ 伀 最爀甀瀀漀 瀀愀猀猀漀甀 琀漀搀漀 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 洀愀渀栀 攀 椀渀挀椀漀 搀愀 琀愀爀搀攀Ⰰ 洀愀椀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀愀猀 焀甀愀琀爀漀 栀漀爀愀猀 搀愀 洀愀渀栀 愀琀 愀猀 搀甀愀猀 搀愀 琀愀爀搀攀Ⰰ 樀甀渀琀漀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 漀爀愀 昀漀琀漀最爀愀昀愀渀搀漀ⴀ漀猀Ⰰ 漀爀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀渀搀漀 挀漀洀 攀氀攀猀Ⰰ 攀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀 漀戀猀攀爀瘀愀渀搀漀 愀 搀椀渀洀椀挀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀氀椀 愀瀀氀椀挀愀搀愀⸀ 䄀 瀀愀甀琀愀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㘀⸀
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
A reportagem fotográfica Entre o corte e a cana é composta por 12 imagens. Elas apresentam expressões faciais e comportamentais dos cortadores de cana diante do trabalho pesado, além da relação e interação desses homens com o ambiente rural. ऀ倀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 愀 挀洀攀爀愀 䌀愀渀漀渀 吀㔀䤀Ⰰ 挀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀愀 㠀ⴀ㔀㔀 洀洀 搀攀 搀椀猀琀渀挀椀愀 昀漀挀愀氀⸀ 䄀瀀猀 愀 挀愀瀀琀愀漀Ⰰ 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 挀漀渀瘀攀爀琀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 搀攀 攀搀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀 䄀搀漀戀攀 䰀椀最栀琀爀漀漀洀⸀ 伀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 瀀爀椀漀爀椀稀漀甀 漀猀 琀漀渀猀 攀猀挀甀爀漀猀 瀀愀爀愀 搀愀爀 猀 昀漀琀漀猀 琀攀砀琀甀爀愀猀 洀愀椀猀 瀀攀猀愀搀愀猀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀漀椀 搀愀爀 洀愀椀猀 搀攀渀猀椀搀愀搀攀 挀漀渀搀椀漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 愀 氀甀稀 搀甀爀愀 攀 渀愀琀甀爀愀氀 琀愀洀戀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀甀 戀愀猀琀愀渀琀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 爀攀猀甀氀琀漀甀 攀洀 猀漀洀戀爀愀猀 戀攀洀 洀愀爀挀愀搀愀猀⸀
As composições fotográficas também foram inspiradas na matéria divulgada pela agência de reportagem e jornalismo investigativo “Pública”, já mencionada anteriormente. Os registros são um misto de poses espontâneas e posadas. O enquadramento das imagens se divide entre a cana e os cortadores, mas sempre com foco no trabalho ali realizado. ऀ䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 漀戀樀攀琀漀 搀攀猀琀攀 攀猀琀甀搀漀Ⰰ 琀爀愀稀 椀洀愀最攀渀猀 椀洀瀀爀攀猀挀椀渀搀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 漀 氀愀搀漀 猀攀渀猀漀爀椀愀氀 搀漀 氀攀椀琀漀爀⸀ 倀愀爀愀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀愀瀀琀甀爀愀爀 漀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 爀攀最椀猀琀爀漀猀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 最爀愀渀搀攀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 昀漀琀最爀愀昀漀猀⼀椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 䤀渀猀瀀椀爀愀 挀漀洀 漀猀 挀漀爀琀愀搀漀爀攀猀⸀
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CONSIDERAÇÕES |
O trabalho agrega experiência prática e teórica para a produção do fotojornalismo a partir das habilidades com o equipamento, agilidade para capturar os melhores momentos e também da responsabilidade de tratar o tema da melhor forma possível e com a sensibilidade necessária. A pesquisa e planejamento prévio foram imprescindíveis para a boa execução da pauta e, consequentemente, rendeu bons resultados. ऀ吀愀洀戀洀 昀漀椀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀猀猀愀爀 甀洀 琀攀洀瀀漀 挀漀洀 漀猀 挀漀爀琀愀搀漀爀攀猀 搀攀 挀愀渀愀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 瀀攀氀愀 椀渀琀椀洀椀搀愀搀攀 渀愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 戀甀猀挀愀爀 猀攀洀瀀爀攀 漀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 挀氀椀焀甀攀猀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 猀攀甀猀 搀攀猀攀樀漀猀Ⰰ 愀洀戀椀攀猀 攀 洀漀琀椀瘀漀猀 焀甀攀 漀猀 氀攀瘀愀爀愀洀 愀 猀攀爀 戀漀椀愀猀ⴀ昀爀椀愀猀⸀ 䔀猀猀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 琀愀洀戀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀甀 瀀愀爀愀 琀爀攀椀渀愀爀 漀 漀氀栀愀爀 瀀愀爀愀 愀 瀀愀甀琀愀⸀ 䘀椀挀愀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀爀 漀 渀最甀氀漀Ⰰ 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 椀琀攀渀猀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 猀攀 猀愀戀攀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 猀攀爀 爀攀琀爀愀琀愀搀漀⸀ 䌀漀洀漀 搀椀稀椀愀 漀 昀漀琀最爀愀昀漀 刀漀戀攀爀琀 䌀愀瀀愀㨀 ᰀ匠攀 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 渀漀 猀漀 戀漀愀猀 漀 戀愀猀琀愀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 瘀漀挀 渀漀 攀猀琀愀瘀愀 瀀爀砀椀洀漀 漀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀℀ᴀ⸠
A partir dessa imersão foi possível construir a realidade com aspectos fundamentais a serem destacados e que posteriormente foram direcionados ao observador. Sendo assim, o projeto buscou reportar as más condições de moradia e trabalho, mas também a condição humana e a essência dos trabalhadores. As fotografias trouxeram à tona uma realidade por vezes desconhecida, ignorada não somente por grande parte da mídia, mas pela sociedade. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䔀爀椀瘀愀洀 䴀漀爀愀椀猀 搀攀⸀Ⰰ 嘀䤀䌀䔀一吀䤀一䤀Ⰰ 䄀爀椀⸀ 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 甀洀愀 瘀椀愀最攀洀 攀渀琀爀攀 漀 愀渀愀氀最椀挀漀 攀 漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀攀渀最愀最攀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀䔀匀匀伀一Ⰰ 䠀攀渀爀椀 䌀愀爀琀椀攀爀⸀ 伀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 猀攀最甀渀搀漀 愀 渀愀琀甀爀攀稀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䜀甀猀琀愀瘀漀 䜀椀氀氀椀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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