INSCRIÇÃO: | 00563 |
CATEGORIA: | PT |
MODALIDADE: | PT04 |
TÍTULO: | Introversão |
AUTORES: | Isabella Monteiro da Rocha Ramos (Universidade Metodista de Piracicaba); Mariana Poloni Deltreggia (Universidade Metodista de Piracicaba); Hugo Gimenes de Lima (Universidade Metodista de Piracicaba); Amanda Bianca Pereira (Universidade Metodista de Piracicaba) |
PALAVRAS-CHAVE: | Arte, Autoral, Fotografia, Introvertido, Poética |
RESUMO | |
O presente trabalho relata o processo de produção da fotografia artística "introversão" buscando expor características inerentes do indivíduo introvertido, evidenciando a dualidade entre ser e sentir, uma vez que o aspecto social retrate apenas pequena parte do que é ser introvertido. O projeto teve origem na disciplina de Poética Fotográfica, com o intuito de realizar um trabalho de fotografia autoral, trazendo uma imagem repleta de elementos artísticos e representativos. | |
INTRODUÇÃO | |
Introversão diz respeito à ação de se voltar para dentro, de acordo com especialistas, o indivíduo introvertido demanda toda sua energia psíquica para si mesmo, e possui tendência a ser fechado e contido.䄀 椀渀琀爀漀瘀攀爀猀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀愀 挀漀洀漀 漀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 洀愀椀猀 挀愀氀洀愀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀爀愀Ⰰ 攀 焀甀攀 瀀爀攀昀攀爀攀 洀愀渀琀攀爀ⴀ猀攀 猀漀稀椀渀栀愀 愀 攀砀瀀漀爀 猀甀愀猀 椀搀攀椀愀猀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ Contudo, diferentemente do que se acredita, nem todas as pessoas introvertidas são necessariamente tímidas, uma vez que ambos os traços de personalidade são distintos. O que ocorre é que quando algo estimula o sistema nervoso central do indivíduo introvertido, ele se sente sobrecarregado, uma espécie de exaustão, o que não possui nenhuma ligação com timidez.匀攀最甀渀搀漀 漀 瀀猀椀挀氀漀最漀 䈀爀椀愀渀 䰀椀琀琀氀攀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 瀀愀氀攀猀琀爀愀 ᰀ圠栀漀 愀爀攀 礀漀甀Ⰰ 爀攀愀氀氀礀㼀 吀栀攀 瀀甀稀稀氀攀 漀昀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀琀礀ᴀ†⠀儀甀攀洀 瘀漀挀Ⰰ 搀攀 瘀攀爀搀愀搀攀㼀 伀 攀渀椀最洀愀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀⸀⤀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀愀 吀䔀䐀 搀攀 ㈀ 㘀Ⰰ 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 椀渀琀爀漀瘀攀爀琀椀搀漀猀 攀 攀砀琀爀漀瘀攀爀琀椀搀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀洀ⴀ猀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 爀攀愀最攀洀 愀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀猀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 漀渀搀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀⸀ Acredita-se que algumas das características de introversão podem sofrer alterações de acordo com a necessidade de desempenhar determinadas funções, concluindo-se assim que ninguém é totalmente introvertido.倀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 ᰀ䤠渀琀爀漀瘀攀爀猀漀ᴀⰠ 愀猀 搀椀爀攀琀爀椀稀攀猀 搀攀 挀爀椀愀漀 昀漀爀愀洀 戀愀猀攀愀搀愀猀 渀愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 焀甀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀甀琀漀爀愀氀 搀攀瘀攀 琀攀爀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀Ⰰ 甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀 甀洀愀 氀椀渀攀愀爀椀搀愀搀攀⸀ 䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 愀甀琀漀爀愀氀 攀渀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 愀爀琀猀琀椀挀愀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀 猀甀戀搀椀瘀椀搀椀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀愀爀 漀 爀攀愀氀Ⰰ 瀀攀渀攀琀爀愀爀 渀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 攀 愀琀椀渀最椀爀 漀 爀攀愀氀椀猀洀漀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀漀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀洀椀猀琀椀昀椀挀愀爀 愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 猀攀渀琀椀爀 攀 爀攀愀最椀爀 搀攀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 椀渀琀爀漀瘀攀爀琀椀搀漀猀⸀ | |
OBJETIVO | |
A proposta para a realização do seguinte trabalho é trazer conhecimento sobre um assunto que afeta parte considerável da população, uma vez que na visão geral, a introversão é corriqueiramente confundida com timidez, porém segundo Susan Cain, autora e conhecedora do tema, em sua palestra “The Power of Introverts” (o poder dos introvertidos), apresentada na TED de 2012, a timidez é o medo do julgamento negativo, enquanto a introversão é simplesmente a preferência por menos estimulação. 䔀砀瀀漀渀搀漀 漀 琀攀洀愀 攀 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀愀猀猀攀洀 愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 攀 愀猀猀椀洀 洀甀搀攀洀 猀攀甀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 攀 猀甀瀀漀猀椀攀猀 猀漀戀爀攀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 椀渀琀爀漀瘀攀爀琀椀搀漀猀 瀀漀猀猀瘀攀氀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 洀攀氀栀漀爀 椀渀猀琀爀甀搀愀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 搀攀椀砀攀 搀攀 挀漀戀爀愀爀 攀 昀漀爀愀爀 瀀攀猀猀漀愀猀 椀渀琀爀漀瘀攀爀琀椀搀愀猀 愀 昀愀稀攀爀 愀氀最漀 焀甀攀 瘀 挀漀渀琀爀愀 猀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 椀渀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 瀀漀爀 猀椀琀甀愀攀猀 椀渀挀洀漀搀愀猀 攀 焀甀攀 氀栀攀猀 挀愀甀猀攀洀 攀砀愀甀猀琀漀⸀ 䄀漀 椀渀瘀猀 搀椀猀猀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 洀攀搀椀搀愀猀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀愀洀 愀 洀愀椀漀爀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀愀稀攀爀 渀漀 挀漀渀瘀瘀椀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀洀戀愀猀 愀猀 瀀愀爀琀攀猀⸀ Portanto, o objetivo principal é fazer com que a fotografia consiga representar e transparecer as principais características apresentadas ao longo deste projeto de modo a atingir as pessoas da maneira esperada.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀攀洀愀 猀甀爀最椀甀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀漀琀椀挀愀 䘀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 漀渀搀攀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 愀甀琀漀爀愀氀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀猀猀攀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀愀 渀漀猀猀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀⸀ Segundo Susan Cain (2012, p.10), mais de um terço da população é introvertida, mas muitas dessas pessoas tentam se passar por extrovertidas, porque a sociedade assim exige. Por isso a importância do desenvolvimento do projeto é desmistificar por meio da fotografia, de forma artística e poética a introversão, mostrando a reclusão do introvertido, o momento dele com seus pensamentos e emoções trazendo a dualidade do ser e sentir. De acordo com a psicóloga Ana Paula Trindade, que realizou um estudo em que se podem diferenciar as duas personalidades através das características ligadas à forma como obtemos energia. Ela explica: “A energia vital de uma pessoa introvertida é mais internalizada, isto quer dizer que ela se motiva mais a partir dos seus próprios pensamentos, emoções e percepções, ao contrário do que acontece com os extrovertidos, que se alimentam de estímulos vindos de fora, sobretudo da interação com outras pessoas". (2013) A partir disto, o projeto surgiu de uma análise pessoal do que é ser um introvertido e em que momentos atingem-se o ponto máximo desta energia vital que é adquirida a partir dos estímulos que são proferidos dentro de cada pensamento, emoção e percepção desta pessoa.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀瀀猀 爀攀愀氀椀稀愀爀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀洀漀猀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 猀攀氀攀漀 搀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 愀 猀攀爀攀洀 爀攀猀猀愀氀琀愀搀愀猀⸀ 倀愀爀愀 愀 氀漀挀愀漀 漀渀搀攀 猀攀爀椀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 攀猀瀀愀漀猀 椀猀漀氀愀搀漀猀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 瀀愀爀愀氀攀氀漀 挀漀洀 愀 瀀爀攀昀攀爀渀挀椀愀 瀀漀爀 攀猀琀愀爀 猀漀稀椀渀栀漀Ⰰ 昀漀爀琀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 椀渀琀爀漀瘀攀爀琀椀搀漀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀 氀漀挀愀氀 挀漀渀瘀攀渀椀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀琀椀瘀漀 攀 挀愀氀洀漀⸀ Selecionamos o período do entardecer para a realização da fotografia, devido ao tipo de iluminação desejado, ressaltando a característica de uma luz mais suave.伀 攀猀瀀攀氀栀漀 攀猀挀漀渀搀攀渀搀漀 漀 爀漀猀琀漀 搀漀 洀漀搀攀氀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀 愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀攀 猀甀爀爀攀愀氀椀猀洀漀⸀ 吀爀愀稀攀渀搀漀 琀愀洀戀洀 愀 椀搀攀椀愀 搀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀Ⰰ 搀漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 搀漀 椀渀琀爀漀瘀攀爀琀椀搀漀⸀ 刀攀琀椀爀愀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瀀攀氀漀 爀漀猀琀漀Ⰰ 猀攀 攀猀挀漀渀搀攀渀搀漀 渀漀 爀攀昀氀攀砀漀 搀漀 漀甀琀爀漀Ⰰ 琀爀愀稀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀 搀攀猀琀攀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 焀甀攀 瀀漀甀挀漀 猀攀 洀漀猀琀爀愀 漀甀 爀攀瘀攀氀愀 猀攀甀 椀渀琀攀爀椀漀爀⸀ Para a realização da fotografia que compõe este projeto, foi utilizado uma câmera da Nikon D610 com a objetiva 50mm. As configurações para a produção da fotografia foram ISO 200, abertura do diafragma f/6.3 e velocidade do obturador 1/80. O uso dessa abertura foi com o objetivo de obter grande profundidade de campo, priorizando nitidez e foco na maior parte da imagem.䌀漀洀攀愀洀漀猀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀渀搀漀 漀 洀漀搀攀氀漀 攀 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 漀 洀攀猀洀漀 猀攀最甀爀愀猀猀攀 漀 攀猀瀀攀氀栀漀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 攀氀攀 爀攀昀氀攀琀椀猀猀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀愀爀琀攀猀 搀愀 瀀愀椀猀愀最攀洀Ⰰ 愀琀 焀甀攀 挀栀攀最愀洀漀猀 愀 甀洀 瀀漀渀琀漀 漀渀搀攀 愀 椀洀愀最攀洀 爀攀昀氀攀琀椀搀愀 攀渀挀漀渀琀爀漀甀 洀愀椀漀爀 栀愀爀洀漀渀椀愀 挀漀洀 琀漀搀漀 漀 氀愀礀漀甀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 焀甀攀 瘀椀爀椀愀 愀 挀漀洀瀀漀爀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ Após o processo de captação de imagens, as fotos foram selecionadas, até que chegássemos a fotografia escolhida. Na pós-produção, a fotografia foi tratada no software Adobe Lightroom, passando por um novo gerenciamento de cores para se contextualizar a informação que pretendia ser alcançada, adquirindo tons azulados para refletir a melancolia, contrastando com tons terrosos e alaranjados, fazendo referência a luz que imerge do interior do indivíduo. Além da alteração das cores, ela também foi submetida a ajustes básicos, como correção de exposição, aumento de contraste, claridade, realces, sombras, brilho e nitidez, além de pequenas manipulações no software Adobe Photoshop e no software Alien Skin.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 ∀椀渀琀爀漀瘀攀爀猀漀∀ 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀漀琀椀挀愀 䘀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀洀漀猀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 愀甀琀漀爀愀氀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀琀漀Ⰰ 挀漀洀攀愀洀漀猀 愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 甀洀 琀攀洀愀⸀ 伀 琀攀洀愀 ᰀ椠渀琀爀漀瘀攀爀猀漀ᴀ†昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀瘀愀 甀洀 琀爀愀漀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 最爀愀甀猀 渀愀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀⸀ Para a realização do projeto, começamos pesquisando sobre o que era a introversão, e suas principais peculiaridades e características, que incluem principalmente gostar de ficar sozinho, ter tempo para si mesmo e buscar energia vital em si próprio ao invés do mundo exterior.伀 瀀愀猀猀漀 猀攀最甀椀渀琀攀 昀漀椀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 椀渀搀椀瘀椀搀甀漀 椀渀琀爀漀瘀攀爀琀椀搀漀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 愀 琀爀愀渀猀瀀愀爀攀挀攀爀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 焀甀攀 瀀爀攀琀攀渀搀愀洀漀猀 瀀愀猀猀愀爀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 甀猀漀 搀攀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀爀琀猀琀椀挀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 攀 瀀漀琀椀挀愀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 搀攀洀漀猀 椀渀挀椀漀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀Ⰰ 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 攀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 猀椀洀椀氀愀爀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 瀀漀爀 漀甀琀爀漀猀 昀漀琀最爀愀昀漀猀Ⰰ 愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀渀琀爀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 昀漀椀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 䌀栀爀椀猀琀漀瀀栀攀爀 䴀挀欀攀渀渀攀礀✀猀Ⰰ 昀漀琀最爀愀昀漀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀氀 搀愀 倀攀渀猀椀氀瘀渀椀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 猀甀爀爀攀愀氀椀猀琀愀 搀攀 栀漀爀爀漀爀⸀ 䴀挀欀攀渀渀攀礀✀猀 挀漀渀猀愀最爀愀搀漀 瀀漀爀 甀猀愀爀 猀甀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 猀椀 洀攀猀洀漀 攀 瀀漀爀 爀攀琀椀爀愀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀愀猀Ⰰ 挀愀甀猀愀渀搀漀 搀攀猀挀漀渀昀漀爀琀漀 攀 爀攀昀氀攀砀漀 攀洀 焀甀攀洀 漀戀猀攀爀瘀愀 猀甀愀猀 漀戀爀愀猀⸀ 倀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 挀漀洀攀愀洀漀猀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀⸀ 䄀琀 搀攀昀椀渀椀爀洀漀猀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 焀甀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀爀椀愀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 瘀爀椀漀猀 琀攀猀琀攀猀Ⰰ 椀渀挀氀甀椀渀搀漀㨀 氀甀稀Ⰰ 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀砀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 挀漀洀瀀漀猀椀漀 攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 愀氀挀愀渀愀搀愀 渀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 昀漀椀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀攀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 攀 椀渀猀瀀椀爀愀攀猀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀⸀ | |
CONSIDERAÇÕES | |
Ponderando o resultado final, o trabalho atingiu sua finalidade artística experimental. Desenvolver o projeto "introversão" nos proporcionou grande aprendizado, possibilitando conhecer a fundo um importante traço de personalidade presente em nós. Além de abrir lugar para discussões sobre o tema e suas características e impactos em nossas vidas.倀攀猀焀甀椀猀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 椀渀琀爀漀瘀攀爀猀漀 攀 琀甀搀漀 焀甀攀 攀氀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 渀漀猀 琀爀漀甀砀攀 甀洀 渀瘀攀氀 猀愀琀椀猀昀愀琀爀椀漀 搀攀 愀甀琀漀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 焀甀攀 昀攀稀 挀漀洀 焀甀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀猀猀攀洀漀猀 琀爀愀漀猀 攀洀 挀漀洀甀洀 攀渀琀爀攀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀攀 渀猀⸀ | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. A teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998. MORAES, Pollyana. Inteligência positiva: quem são e como combater os 10 sabotadores da mente. Revista Bem Estar, São Paulo: 2013. Disponível em http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/inteligencia-positiva-quem-sao-e-como-combater-os-10-sabotadores-da-mente.htm SAFRO, Sofya. Timidez vs. Fobia Social: Onde é que vamos traçar a linha? Artigo, São Paulo:2005. Disponível em 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀猀攀爀攀渀搀椀瀀⸀戀爀礀渀洀愀眀爀⸀攀搀甀⼀戀戀⼀渀攀甀爀漀⼀渀攀甀爀漀 㔀⼀眀攀戀㈀⼀猀猀愀昀爀漀⸀栀琀洀氀㸀 CAIN, Susan. O poder dos quietos: Como os tímidos e introvertidos podem mudar um mundo que não para de falar. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira Participações S.A., 2012. TED Talks. O poder dos introvertidos. Disponível em |