INSCRIÇÃO: | 00607 |
CATEGORIA: | RT |
MODALIDADE: | RT06 |
TÍTULO: | Núcleo de Criatividade Digital |
AUTORES: | Cristiane Rubin Manzina da Silva (Faculdades Integradas São Pedro); Bernardo Leal Sampaio (Faculdades Integradas São Pedro); Felipe Maciel Tessarolo (Faculdades Integradas São Pedro) |
PALAVRAS-CHAVE: | Blog, Cibercultura, Publicidade, Criatividade, Jornalismo |
RESUMO | |
A apropriação e consequente popularização das tecnologias de comunicação e informação (TIC) alteraram o cotidiano dos indivíduos e da comunidade global, e as relações interpessoais. Nesta conjuntura, o Núcleo de Criatividade Digital (NCD) aborda, principalmente, como se realiza a comunicação no ciberespaço e a sua transcendência na comunidade em geral. Além disso, o NCD visa tornar o meio acadêmico mais tangível, tanto para a população, quanto para os alunos e colaboradores, seja pela da preparação para o mercado de trabalho, pela manutenção do repertório cultural ou pela introdução no âmbito de pesquisas científicas.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 一切挀氀攀漀 搀攀 䌀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 䐀椀最椀琀愀氀 ⠀一䌀䐀⤀ 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 攀砀琀攀渀猀漀 漀昀攀爀攀挀椀搀漀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 ⴀ 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 䘀愀攀猀愀⸀ 一愀猀挀椀搀愀 攀洀 ㈀ 㐀Ⰰ 愀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 戀甀猀挀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀猀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 攀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀愀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 攀 瀀爀攀瀀愀爀愀爀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀琀甀愀爀攀洀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ O desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação (TIC) e sua consequente apropriação pelos indivíduos transformaram as relações e o comportamento da população em geral. E é neste cenário que o NCD produz suas análises e estudos. Por meio de uma curadoria de notícias e temas relacionados ao universo da comunicação, o projeto se dedica a entender a sociedade contemporânea e como ela se apropria e utiliza das TIC.䌀漀洀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 愀爀琀椀最漀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀猀 攀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀愀爀愀 甀洀 戀氀漀最 攀 甀洀愀 昀愀渀 瀀愀最攀 渀漀 昀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 漀 一切挀氀攀漀 搀攀 䌀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀椀猀挀甀琀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 攀 猀椀琀甀愀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀猀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 洀戀椀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 猀漀戀 愀 琀椀挀愀 搀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀漀 䌀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 䌀甀氀琀甀爀愀 搀愀 䌀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀Ⰰ 䌀愀甀搀愀 䰀漀渀最愀Ⰰ 䈀椀最 䐀愀琀愀 攀 搀攀洀愀椀猀 爀攀愀猀 搀攀 攀猀琀甀搀漀猀 愀氀椀渀栀愀搀漀猀 匀漀挀椀攀搀愀搀攀 搀愀 䤀渀昀漀爀洀愀漀⸀ | |
OBJETIVO | |
O projeto tem como objetivo desenvolver pesquisas na área das teorias comunicacionais contemporâneas (Cibercultura, Cultura da Convergência, entre outras), pela produção de artigos científicos e posts no blog e na fan page no Facebook. Durante o processo, os alunos se atualizam e analisam a influência da apropriação das tecnologias de comunicação no mercado, na prática da publicidade e propaganda e nas interações sociais (indivíduo x sociedade, instituição x sociedade, instituição x indivíduo, etc). Temas relacionados ao entretenimento, como cinema e séries, inovações, criatividade e memes são estudados e abordados de forma a explorar não só o acontecimento, mas a teoria que propiciou seu advento. Segundo Amara, Montardo e Recuero (2009), a disponibilidade de centenas de ferramentas de postagem de blogs, muitas delas gratuitas, fez com que, rapidamente, homens e, especialmente, mulheres do mundo inteiro postassem suas vidas em forma de texto. Neste contexto, o ciberespaço (LÉVY, 1999) proporciona aos alunos do NCD a oportunidade de produzir conteúdo teórico acerca de assuntos que permeiam seu cotidiano, sob uma ótica científica. Isso permite o desenvolvimento de suas habilidades para a prática profissional no ambiente digital, ao passo que se informam e conhecem mais a fundo temas que se identificam e que são importantes para a manutenção de seu repertório cultural. Dessa forma, é possível aproximar o ambiente acadêmico da sociedade em geral, produzindo análises com embasamento e responsabilidade. Tudo isso envolvendo a curadoria, o planejamento de conteúdo e a produção de matérias em texto e design gráfico. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 一切挀氀攀漀 搀攀 䌀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 䐀椀最椀琀愀氀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 挀漀洀漀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀最椀琀愀氀 ⠀椀渀琀攀最爀愀搀愀⤀ 攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 漀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 猀攀樀愀洀 戀漀氀猀椀猀琀愀猀 漀甀 渀漀Ⰰ 瀀漀搀攀洀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 琀攀砀琀漀猀 攀 愀爀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 搀攀 戀氀漀最瀀漀猀琀猀 戀愀猀攀愀搀漀猀 攀洀 攀猀琀甀搀漀猀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀猀Ⰰ 愀 琀眀攀攀琀猀 爀瀀椀搀漀猀 攀 攀砀琀爀漀瘀攀爀琀椀搀漀猀 挀漀洀 漀 甀猀漀 搀攀 洀攀洀攀猀⸀ 伀 一䌀䐀 攀洀攀爀最攀 搀攀 甀洀愀 搀攀洀愀渀搀愀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 䘀愀攀猀愀 瀀漀爀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 渀愀 爀攀愀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 愀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ 䌀漀洀 漀 最愀渀栀漀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 攀洀 挀漀渀最爀攀猀猀漀猀 攀 挀漀洀 愀 攀瘀漀氀甀漀 搀愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 渀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 漀 一切挀氀攀漀 ⴀ 焀甀愀猀攀 椀渀攀爀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 ⴀ 瀀愀猀猀漀甀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 愀 昀愀挀攀琀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀爀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ Por que a produção de conteúdo casou bem com o propósito que o NCD gostaria de seguir? Apesar dos recentes incentivos, o interesse em pesquisas e no campo acadêmico ainda não atinge uma grande parte dos brasileiros. Usar temas cotidianos e de entretenimento, atrelados a conteúdos cientificamente embasados para atrair essa parcela da população, possibilitaria uma perspectiva de contribuição para a formação do senso crítico, de interesse pelo estudo da comunicação ou apenas de consumo de um conteúdo, normalmente, diferente do acessível a esses indivíduos. É intenção deste projeto aproximar o ambiente acadêmico da população em geral. Enxergamos as nossas produções como possíveis primeiros passos dentro do universo de pesquisa e como uma tentativa de transmitir o saber acadêmico num formato que se aproxime da população em geral. Estes olhares nos fazem evitar, veementemente, quase com intolerância, matérias caça-cliques e textos simplistas. Prezamos tanto por essa política, que todo o crescimento da audiência do blog e do facebook aconteceram de forma orgânica.匀攀最甀椀渀搀漀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀洀戀愀猀愀搀漀 攀 挀愀瀀愀稀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀爀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 戀氀漀最Ⰰ 愀琀甀愀洀漀猀 渀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 吀眀椀琀琀攀爀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 愀甀洀攀渀琀愀爀 愀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀 搀攀 渀漀猀猀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 攀 愀 瀀攀渀攀琀爀愀漀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 渀椀挀栀漀猀 攀 挀愀洀愀搀愀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 伀甀琀爀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀砀瀀愀渀搀椀爀 攀猀猀攀 猀攀爀瘀椀漀 漀昀攀爀攀挀攀渀搀漀 挀甀爀猀漀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 氀漀挀愀氀⸀ 䔀洀 ㈀ 㘀Ⰰ 渀漀 䐀椀愀 搀愀 刀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 匀漀挀椀愀氀Ⰰ 漀昀攀爀攀挀攀洀漀猀 搀漀椀猀 挀甀爀猀漀猀 ⴀ 刀攀搀攀猀 匀漀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 䤀搀漀猀漀猀 攀 刀攀搀攀猀 匀漀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 倀攀焀甀攀渀漀猀 䔀洀瀀爀攀攀渀搀攀搀漀爀攀猀 ⴀ 愀戀攀爀琀漀猀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 愀漀猀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 昀愀琀漀爀攀猀 搀攀 椀渀琀攀最爀愀漀 攀 搀攀 瀀爀漀最爀攀猀猀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ Dessa forma, o NCD oferece um espaço de pesquisa e de prática no campo comunicacional, atualizando os alunos que participam do projeto, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades demandadas no mercado de trabalho e no universo acadêmico. Além disso, verifica-se um desenvolvimento do relacionamento interpessoal, já que os integrantes são incentivados a trabalhar em grupo, desenvolver o julgamento crítico dos trabalhos realizados e a buscar soluções de desafios lançados pelo próprio grupo. Nota-se uma evolução do aluno enquanto indivíduo, visto que eles vivenciam a necessidade de se abster das opiniões e dos julgamentos pessoais para analisar o trabalho criticamente. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀焀甀椀瀀攀 搀漀 一䌀䐀 昀漀爀洀愀搀愀 瀀漀爀 愀氀甀渀漀猀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䐀椀瘀椀搀椀搀漀猀 攀渀琀爀攀 爀攀搀愀琀漀爀攀猀 攀 搀椀爀攀琀漀爀攀猀 搀攀 愀爀琀攀Ⰰ 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 昀漀挀愀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 琀攀砀琀漀猀 攀 愀 漀甀琀爀愀 瀀愀爀琀攀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 最爀昀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 瀀漀猀琀猀Ⰰ 最椀昀猀Ⰰ 挀愀瀀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 搀漀 戀氀漀最 攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀甀琀爀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瘀椀猀甀愀氀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀⸀ Através de uma curadoria de fenômenos decorrentes da cibercultura (LÉVY, 1999) e de conteúdo em sites de notícias relacionadas ao mundo da comunicação como B9, Adnews, Meio e Mensagem, Adweek, Wired, Pontoeletrônico.me, YouPix, entre outros, estabelecemos os temas das postagens do blog e da fan page no Facebook. 唀洀 洀琀漀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀愀 搀椀渀洀椀挀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀洀 瀀愀爀愀 漀琀椀洀椀稀愀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 愀氀洀 搀愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀椀猀Ⰰ 猀漀 漀猀 最爀甀瀀漀猀 昀攀挀栀愀搀漀猀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀攀猀猀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 挀愀搀愀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 瀀漀猀琀愀 猀甀最攀猀琀攀猀 搀攀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 氀攀洀戀爀攀琀攀猀Ⰰ 愀瘀椀猀漀猀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 挀愀搀愀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䔀砀椀猀琀攀 甀洀 最爀甀瀀漀 瀀愀爀愀 猀甀最攀猀琀攀猀 搀攀 琀攀洀愀猀 搀攀 瀀漀猀琀愀最攀洀Ⰰ 甀洀 瀀愀爀愀 爀攀瘀椀猀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 甀洀 瀀愀爀愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 洀攀洀攀猀 攀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀攀 爀攀瀀攀爀琀爀椀漀⸀ 一漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 搀漀椀猀 愀氀甀渀漀猀 ⠀焀甀攀 攀猀琀漀 栀 洀愀椀猀 琀攀洀瀀漀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⤀ 攀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀 猀漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 猀甀最攀爀椀爀Ⰰ 愀氀琀攀爀愀爀Ⰰ 漀瀀椀渀愀爀 攀 愀瀀爀漀瘀愀爀Ⰰ 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀Ⰰ 愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 搀攀 琀漀搀愀 愀 攀焀甀椀瀀攀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀愀搀愀 琀攀砀琀漀 漀甀 愀爀琀攀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀漀猀琀愀搀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 渀漀 最爀甀瀀漀 瀀愀爀愀 攀瘀攀渀琀甀愀椀猀 愀氀琀攀爀愀攀猀 漀甀 猀甀最攀猀琀攀猀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 愀瀀爀漀瘀愀搀漀Ⰰ 猀攀最甀攀 瀀愀爀愀 猀攀爀 瀀爀漀最爀愀洀愀搀漀 渀愀 昀愀渀 瀀愀最攀⸀ 伀猀 琀攀砀琀漀猀 搀漀 戀氀漀最 琀愀洀戀洀 猀攀最甀攀洀 愀 氀椀渀栀愀 搀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 瀀攀氀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀漀 䜀漀漀最氀攀 䐀漀挀猀⸀ 伀猀 琀攀砀琀漀猀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀猀 爀攀挀攀戀攀洀 漀戀猀攀爀瘀愀攀猀 攀 猀甀最攀猀琀攀猀 搀攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 漀甀 愀氀琀攀爀愀漀Ⰰ 椀渀琀攀爀挀愀氀愀渀搀漀 挀漀洀 愀猀 漀爀椀攀渀琀愀攀猀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀椀猀⸀ Atuação no Facebook倀愀爀愀 愀 昀愀渀 瀀愀最攀Ⰰ 猀漀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 愀 猀攀爀攀洀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 搀攀 洀漀搀漀 洀愀椀猀 搀椀渀洀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 攀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀猀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 ⠀椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 挀漀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 渀愀猀 爀攀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 猀甀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀Ⰰ 挀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀 攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⤀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 渀漀瘀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 攀搀椀漀 搀攀 昀漀琀漀猀 漀甀 甀洀愀 愀琀甀愀氀椀稀愀漀 渀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 搀攀猀攀渀栀漀 搀漀 䜀漀漀最氀攀⸀ 䄀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 猀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 挀漀洀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 樀漀瘀攀洀Ⰰ 氀攀瘀攀 攀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀愀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀漀猀琀愀 渀愀 戀爀椀渀挀愀搀攀椀爀愀 挀漀洀 攀洀漀樀椀猀 攀 渀甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 洀愀椀猀 椀渀昀漀爀洀愀氀 挀漀洀 漀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀⸀ Os temas podem ser sugeridos por todos os integrantes do projeto e são distribuídos pelo coordenador de acordo com um cronograma de postagens. Uma vez selecionado o conteúdo a ser abordado, a demanda é repassada para um redator e/ou um diretor de arte. Depois de produzidos (o texto e a arte), o conteúdo é enviado aos revisores para orientações, sugestões, possíveis alterações e posterior aprovação para postagem. 䔀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀 搀愀 猀攀最甀椀渀琀攀 昀漀爀洀愀㨀 漀 愀氀甀渀漀 愀挀攀猀猀愀 漀猀 猀椀琀攀猀 搀攀 瀀最椀渀愀猀 渀漀 昀愀挀攀戀漀漀欀 搀漀猀 猀椀琀攀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀搀漀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 攀 攀猀挀漀氀栀攀 甀洀愀 瀀愀甀琀愀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 猀攀爀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀愀⸀ 䘀攀椀琀漀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀漀 攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 挀漀洀 愀猀 琀攀漀爀椀愀猀 焀甀攀 渀漀爀琀攀椀愀洀 漀 一䌀䐀⸀ 䔀猀猀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀琀愀氀栀愀搀愀Ⰰ 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀搀愀 攀 攀砀瀀氀椀挀愀搀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 琀攀砀琀漀 搀攀 愀瀀漀椀漀 ⠀氀攀最攀渀搀愀 搀漀 瀀漀猀琀⤀⸀ 倀愀爀愀氀攀氀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 甀洀 愀氀甀渀漀 搀愀 爀攀愀 䐀椀爀攀漀 搀攀 䄀爀琀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀Ⰰ 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 甀洀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 焀甀攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀攀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 琀攀砀琀漀⸀ Sobre o Blog䄀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 戀氀漀最 昀漀椀 漀 圀漀爀搀瀀爀攀猀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 瀀攀氀愀 昀氀攀砀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀搀愀瀀琀愀漀 焀甀愀渀琀漀 瀀攀氀愀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 洀愀渀甀猀攀椀漀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 甀洀愀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 愀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瀀爀漀瘀攀渀椀攀渀琀攀猀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 漀甀琀爀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 ⠀䌀䄀一䄀嘀䤀䰀䠀䄀匀Ⰰ 䨀漀漀㬀 匀䄀䰀䄀嘀䔀刀刀촀䄀Ⰰ 刀洀漀渀㬀 刀伀匀吀Ⰰ 䴀愀爀挀漀猀 攀琀 愀氀Ⰰ 2014). Aqui, a curadoria de conteúdo também acontece. Porém, os assuntos selecionados exigem estudos mais aprofundados, pesquisas e são abordados, apesar do humor e do tom de diálogo, de forma muito mais horizontal e informativa.一漀 戀氀漀最Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 挀漀洀攀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 渀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀攀 甀洀 琀攀洀愀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 愀 猀攀爀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀Ⰰ 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀 搀椀渀洀椀挀愀 搀攀 瀀漀猀琀猀 瀀愀爀愀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀猀琀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀Ⰰ 搀椀爀攀挀椀漀渀愀洀漀猀 愀猀 瀀愀甀琀愀猀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 猀攀爀 搀攀琀愀氀栀愀搀愀猀 攀 搀椀猀挀甀琀椀搀愀猀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀⸀ 䄀瀀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 漀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 漀爀椀攀渀琀愀 焀甀愀椀猀 琀瀀椀挀漀猀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 攀 焀甀愀椀猀 琀攀漀爀椀愀猀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 刀攀搀愀琀漀爀 瀀漀猀猀愀 攀渀琀漀 椀渀椀挀椀愀爀 猀甀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 愀爀琀椀最漀猀Ⰰ 挀漀洀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 愀甀琀漀爀攀猀 搀愀 爀攀愀 攀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䄀漀 挀漀渀琀爀爀椀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀愀 昀愀渀 瀀愀最攀 焀甀攀 挀漀渀猀攀最甀攀 猀攀爀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 渀漀 洀攀猀洀漀 搀椀愀 攀洀 焀甀攀 猀攀爀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀Ⰰ 愀焀甀椀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀搀椀挀愀洀 搀甀愀猀 猀攀洀愀渀愀猀 瀀愀爀愀 攀猀琀甀搀愀爀 攀 爀攀搀椀最椀爀 漀 琀攀砀琀漀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 爀椀焀甀攀稀愀 搀攀 搀攀琀愀氀栀攀猀⸀ 倀愀爀愀氀攀氀漀 愀 椀猀猀漀Ⰰ 甀洀 䐀椀爀攀琀漀爀 搀攀 䄀爀琀攀 瀀爀漀搀甀稀 愀 愀爀琀攀 最爀昀椀挀愀 焀甀攀 猀攀爀 甀猀愀搀愀 挀漀洀漀 挀愀瀀愀 搀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 渀漀 猀椀琀攀⸀ O objetivo nesta plataforma é produzir artigos mais desenvolvidos e aprofundados sobre temas diversos e atuais, embasados nas teorias comunicacionais que permeiam os cursos de Publicidade e Jornalismo. Para isso, são realizadas pesquisas com autores como Henry Jenkins, Raquel Recuero, Pierre Lévy, Blackmore, entre outros estudiosos da comunicação. Além destes, dispomos de uma consultoria com os docentes dos cursos de Publicidade e Jornalismo da Faesa a fim de aprofundar determinados assuntos. Este contato direto com os educadores possibilita ao aluno produtor do conteúdo uma abordagem mais ampla para o material e, consequentemente, um aprendizado ampliado para o estudante. Assim, o NCD se mostra uma ferramenta de estudo valiosíssima fora da sala de aula, tanto para o aluno, que agrega conhecimento e prática à sua experiência acadêmica, quanto para a população em geral, que terá acesso a um conteúdo científico acessível e comum à sua realidade, cumprindo um dos intuitos do projeto, que é aproximar o universo e os conhecimentos acadêmicos da sociedade.倀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 渀漀 吀眀椀琀琀攀爀 Apesar de não ser uma de nossas frentes principais, também atuamos, em casos mais específicos, no Twitter. A plataforma é utilizada para comentar ao vivo reality shows como Masterchef e grandes eventos, amplamente comentados na rede social, como o Grammy, o Oscar o Emmy. A primeira participação nesta rede foi durante a comemoração dos 15 anos do curso de Publicidade e Propaganda da Faesa. Na ocasião, interagimos, em tempo real, com memes e fatos ocorrentes durante o evento - visando, além de tornar o projeto mais conhecido, oferecer aos alunos a perspectiva de comunicação espontânea oferecida pela rede social. Também funciona como um canal para divulgação dos posts do blog.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 一切挀氀攀漀 搀攀 䌀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 䐀椀最椀琀愀氀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 焀甀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀 攀猀瀀愀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀洀 最攀爀愀氀 瀀爀漀洀漀瘀攀渀搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 挀漀洀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 椀渀昀漀爀洀愀氀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 攀洀戀愀猀愀搀漀猀 攀洀 攀猀琀甀搀漀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀猀 攀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀 攀 搀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 ⴀ 愀猀猀漀挀椀愀渀搀漀ⴀ漀猀 愀 琀攀漀爀椀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 漀甀琀爀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀漀猀 琀攀洀愀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀⸀ 䄀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 瀀攀氀愀 䄀最渀挀椀愀 䤀渀琀攀最爀愀搀愀Ⰰ 甀洀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 䘀愀攀猀愀Ⰰ 漀渀搀攀 戀漀氀猀椀猀琀愀猀 猀漀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀猀 瀀漀爀 甀洀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 攀 甀洀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 攀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 挀漀洀 挀氀椀攀渀琀攀猀 漀爀椀甀渀搀漀猀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀⸀ 伀 氀漀最漀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀甀洀愀 渀甀瘀攀洀Ⰰ 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀漀 猀椀渀愀氀 搀攀 眀椀昀椀Ⰰ 搀攀猀攀渀栀愀搀愀 挀漀洀 琀爀愀漀猀 猀甀愀瘀攀猀 攀 搀攀 挀漀氀漀爀愀漀 愀稀甀氀 ⠀挀漀爀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⤀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 愀 攀猀猀渀挀椀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 焀甀攀 昀漀挀愀 猀甀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 瀀爀漀搀甀攀猀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀椀最椀琀愀氀 攀 攀洀 琀攀漀爀椀愀猀 搀漀 挀愀洀瀀漀 搀愀 挀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 椀洀愀最攀洀 昀漀爀洀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀 ⠀渀甀瘀攀洀⤀ 攀 甀洀愀 搀愀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 搀攀 愀挀攀猀猀愀爀 攀猀猀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀 ⠀猀椀渀愀氀 搀攀 眀椀昀椀⤀Ⰰ 琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 渀漀猀猀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀⸀ 䄀猀 昀漀渀琀攀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 渀漀 氀漀最漀琀椀瀀漀 猀漀 愀 一攀砀愀 䈀漀氀搀 ⠀一切挀氀攀漀 搀攀 䌀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀⤀ 攀 愀 䰀椀洀漀甀猀椀渀攀 䈀漀氀搀 ⠀䐀椀最椀琀愀氀⤀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 愀洀戀愀猀Ⰰ 搀攀 琀爀愀漀猀 昀椀渀漀猀Ⰰ 渀漀 瀀漀猀猀甀攀洀 猀攀爀椀昀愀 攀 琀爀愀渀猀洀椀琀攀洀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 氀攀瘀攀稀愀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀⸀ 䘀愀挀攀戀漀漀欀 ⠀㈀㈀㐀 挀漀洀 漀 琀攀砀琀椀渀栀漀 愀挀椀洀愀⤀ Na fanpage do Núcleo, são feitos posts de maior abrangência e apelo, com a intenção de ampliar o alcance das postagens do blog, informar o leitor e fornecer entretenimento com viés teórico e de múltiplas associações com o repertório cultural do público do projeto. Desse modo, são divulgadas notícias, paródias de séries e de filmes, interações com acontecimentos (tanto no on quanto no off) e memes.倀愀爀愀 攀昀攀琀甀愀爀 愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀愀洀ⴀ猀攀 漀猀 琀攀砀琀漀猀 ⠀琀琀甀氀漀 攀 氀攀最攀渀搀愀⤀ 攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 愀 椀搀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀漀猀琀 攀 搀愀 瀀愀爀琀攀 攀猀挀爀椀琀愀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀攀氀漀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀 琀攀洀愀 焀甀攀 攀氀攀 焀甀攀爀 猀攀最甀椀爀⸀ 䄀 猀攀最甀渀搀愀 攀琀愀瀀愀 愀 搀愀 挀漀渀昀攀挀漀 搀愀猀 愀爀琀攀猀㨀 椀洀愀最攀渀猀 ⴀ 攀洀 猀甀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 氀戀甀渀猀 攀 挀愀爀爀漀猀猀椀猀 ⴀⰀ 䜀䤀䘀ᤀ猠 漀甀 瘀搀攀漀猀⸀ 䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀攀椀琀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀猀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀Ⰰ 䄀搀漀戀攀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀Ⰰ 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀Ⰰ 攀 搀攀 挀洀攀爀愀猀 ⠀琀愀渀琀漀 搀攀 挀攀氀甀氀愀爀攀猀 搀漀猀 戀漀氀猀椀猀琀愀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 䐀匀䰀刀ᤀ猠 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 渀愀 䘀愀攀猀愀⤀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀⸀ Atualmente, a página no Facebook conta com 1.161 fãs, sendo homens e mulheres de 18 a 34 anos 33% e 44% do público, respectivamente. A maior quantidade do público é do sudeste e 1.080 pessoas declaram falar português.儀甀愀氀焀甀攀爀 甀洀 搀漀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀猀琀 愀瀀琀漀 愀 猀甀最攀爀椀爀 漀 琀攀洀愀 攀 漀 琀攀漀爀 搀攀 挀愀搀愀 瀀漀猀琀愀最攀洀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 搀攀猀攀樀愀搀漀 猀攀樀愀 攀氀攀最瘀攀氀Ⰰ 攀氀攀 搀攀瘀攀 琀攀爀 氀椀最愀漀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 瀀漀瀀Ⰰ 挀漀洀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 最攀攀欀Ⰰ 昀攀渀洀攀渀漀猀 搀愀 挀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀猀Ⰰ 挀漀洀 渀漀瘀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 攀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 漀甀 椀渀搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 搀愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 搀攀 搀愀琀愀猀 挀漀洀攀洀漀爀愀琀椀瘀愀猀⸀ 䤀搀攀渀琀椀昀椀挀愀洀漀猀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀猀 琀攀洀愀猀 焀甀攀 挀愀搀愀 甀洀 搀攀猀攀樀愀 琀爀愀琀愀爀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 戀漀洀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 搀愀 昀攀氀椀挀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀愀爀挀攀椀爀漀 攀洀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 攀 搀攀 洀愀椀漀爀 爀攀挀攀瀀漀 愀漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀⸀ Twitter (1198)伀甀琀爀愀 洀搀椀愀 甀猀愀搀愀 瀀攀氀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 漀 吀眀椀琀琀攀爀⸀ 一攀猀猀愀Ⰰ 漀 一䌀䐀 戀甀猀挀愀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 椀渀琀攀爀愀漀 挀漀洀 漀猀 漀甀琀爀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 搀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 攀渀焀甀愀渀琀漀 挀漀洀攀渀琀愀 攀瘀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 䜀爀愀洀洀礀 攀 漀 伀猀挀愀爀Ⰰ 漀甀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 䴀愀猀琀攀爀挀栀攀昀Ⰰ 瘀愀氀攀渀搀漀ⴀ猀攀 搀愀 匀攀最甀渀搀愀 吀攀氀愀 ⴀ 昀攀渀洀攀渀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 猀漀洀愀搀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀氀攀氀愀 攀洀 甀洀 漀甀琀爀漀 洀攀椀漀 ⠀甀洀 漀甀琀爀漀 愀瀀愀爀攀氀栀漀 挀漀渀攀挀琀愀搀漀 椀渀琀攀爀渀攀琀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀愀 愀 椀渀琀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀⤀⸀ 䔀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 琀爀愀渀猀洀椀搀椀愀漀Ⰰ 愀 焀甀愀氀 䠀攀渀爀礀 䨀攀渀欀椀渀猀 ⠀㈀ 㤀 攀 ㈀ 㐀⤀ 挀漀渀昀攀爀攀 漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 猀甀瀀攀爀愀漀 搀漀猀 氀椀洀椀琀攀猀 搀漀 猀甀瀀漀爀琀攀 瀀愀爀愀 漀猀 焀甀愀椀猀 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀漀猀Ⰰ 攀 瀀攀氀愀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 ⴀ 搀攀昀椀渀椀搀愀 瀀漀爀 䨀攀渀欀椀渀猀 挀漀洀漀 ᰀ甠洀 昀氀甀砀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀攀 洀搀椀愀Ⰰ 挀漀漀瀀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 洀切氀琀椀瀀氀漀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀 攀 愀漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 洀椀最爀愀琀爀椀漀 搀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ᴀ†⠀㈀ 㤀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㤀⤀⸀ 䐀攀猀琀攀 洀漀搀漀⸀ Adotando o diálogo sugerido pela convergência entre os dois meios, os integrantes do Núcleo, ao comentar a atração televisiva no Twitter, oferecem aos seguidores a interação espontânea e ao vivo - o que também permite aos colaboradores o crescimento de suas habilidades enquanto profissionais de comunicação. 圀漀爀搀倀爀攀猀猀 ⠀㈀㘀㤀㜀⤀ O Wordpress foi escolhido como plataforma de desenvolvimento do blog, além da flexibilidade de adaptação e da facilidade de manuseio, por oferecer uma melhor experiência ao leitor (melhor incorporação da hipertextualidade e da interatividade). Finalizamos o ano de 2015 com 5.047 acessos e 111 posts, tendo 1.638 visualizações o texto (A realeza invadiu as redes sociais… e nós amamos o resultado!) com maior acesso. O Facebook, ainda neste ano, atraiu 2.893 do total de visitas à página e os sites de busca, 729. Já em 2016, com 198 publicações, o blog aumentou em quase 400% as suas visitas - alcançando 24.637 visualizações e 17.760 visitantes únicos. Seu maior meio de propagação deixou de ser o Facebook, com 2.737 “convites”, para se tornar os sites de buscas - responsáveis por 14.923 dos entrantes. O post recorde deste ano foi “Sobre Memes e o Negão da Piroca”, com 8.137 views até o final de 2016. Considerando o período até março de 2017, este texto a marca de 20.298 views, o mais visualizado da história do blog.䄀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀攀 搀攀猀猀攀 愀甀洀攀渀琀漀 渀愀猀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀 攀猀琀 氀椀最愀搀愀 愀搀洀椀猀猀漀 搀攀 琀攀洀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 攀洀 洀愀椀漀爀 戀甀稀稀Ⰰ 愀 戀甀猀挀愀 搀愀 攀砀瀀氀椀挀愀漀 搀愀猀 爀愀稀攀猀 搀攀氀攀猀 攀猀琀愀爀攀洀 攀洀 愀氀琀愀Ⰰ 攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 挀愀瀀椀氀愀爀椀搀愀搀攀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 ⠀挀漀渀攀砀攀猀 挀漀洀 漀甀琀爀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀猀猀漀挀椀愀搀漀猀 洀攀猀洀愀 琀攀洀琀椀挀愀⤀ 搀甀爀愀渀琀攀 漀 琀攀砀琀漀⸀ 倀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀㨀 渀漀 琀攀砀琀漀 ᰀ䄠 䴀切猀椀挀愀 挀漀洀漀 倀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀愀 䐀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䜀渀攀爀漀ᴀⰠ 猀漀 挀椀琀愀搀漀猀 昀攀洀椀渀椀猀洀漀Ⰰ 焀甀攀攀爀 最攀渀搀攀爀Ⰰ 最渀攀爀漀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀Ⰰ 愀爀琀椀猀琀愀猀 䰀䜀䈀吀 搀漀 瀀愀猀猀愀搀漀Ⰰ 愀爀琀椀猀琀愀猀 䰀䜀䈀吀⬀ 愀琀甀愀椀猀Ⰰ 琀攀漀爀椀愀 搀愀 挀愀甀搀愀 氀漀渀最愀Ⰰ 猀攀砀漀 戀椀漀氀最椀挀漀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 最渀攀爀漀Ⰰ 漀爀椀攀渀琀愀漀 猀攀砀甀愀氀Ⰰ 昀椀渀愀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 攀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀攀 猀琀爀攀愀洀椀渀最⸀ 䔀猀琀愀 瀀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀漀洀愀搀愀 攀猀挀爀椀琀愀 洀愀椀猀 椀渀昀漀爀洀愀氀 攀 愀漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀攀 戀爀椀渀挀愀搀攀椀爀愀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 琀攀砀琀漀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 攀猀挀爀椀琀愀Ⰰ 搀攀 瘀搀攀漀猀 漀甀 搀攀 最椀昀猀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 瀀愀爀愀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀琀漀爀渀漀 攀Ⰰ 氀漀最漀Ⰰ 猀甀愀 昀椀搀攀氀椀稀愀漀⸀ É importante ressaltar que, apesar desse viés informal do blog, também concentramos esforços na produção de artigos científicos. Publicamos Os Vingadores e a Cultura da Convergência (2016) e Influenciadores Digitais e as Redes Sociais Enquanto Plataformas de Mídia (2016) no Intercom, Big Data: Informações que contam (2014) e A Música como Plataforma de Diversidade (2016) no ABCiber, A Maior Batalha de Todos os Tempos da Semana Passada (2014) no ABCiber e no Intercom, e Cultura da Convergência na Era de Ultron (2016) na revista Comunicação: reflexões, experiências, ensino.䄀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 琀攀漀爀椀愀猀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀 猀漀 愀 䌀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 愀 䌀甀氀琀甀爀愀 搀愀 䌀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 攀 愀 䌀愀甀搀愀 䰀漀渀最愀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 愀 挀愀搀愀 渀漀瘀漀 琀攀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀Ⰰ 猀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 攀 琀攀漀爀椀愀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 焀甀攀氀攀 琀攀洀愀Ⰰ 挀漀洀漀 匀椀洀漀渀攀 搀攀 䈀攀愀甀瘀漀椀爀⸀ 䈀甀猀挀愀ⴀ猀攀 甀猀愀爀 愀猀 琀攀漀爀椀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 攀砀瀀爀攀猀猀愀猀 愀挀椀洀愀 瀀愀爀愀 搀愀爀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀攀猀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 椀渀昀漀爀洀愀挀椀漀渀愀氀 焀甀攀 瘀椀瘀攀ⴀ猀攀 渀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 䄀樀甀搀ⴀ氀漀 愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 椀渀琀攀最爀愀漀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 攀 漀猀 昀攀渀洀攀渀漀猀 漀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 渀攀氀攀猀⸀ 唀猀愀ⴀ猀攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 猀愀戀攀爀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀 愀漀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 愀猀 挀愀瀀愀猀 搀漀猀 瀀漀猀琀猀⸀ 吀攀渀琀愀ⴀ猀攀 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀爀 漀甀 愀猀猀漀挀椀愀爀 漀 搀攀猀椀最渀 搀愀 挀愀瀀愀 愀漀 琀攀洀愀 攀 琀攀漀爀椀愀 洀愀椀猀 甀猀愀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 琀攀砀琀漀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀洀漀猀 愀 椀洀愀最攀洀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 焀甀攀 漀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀愀 䜀攀猀琀愀氀琀 攀 搀愀 吀攀漀爀椀愀 搀愀猀 䌀漀爀攀猀 猀甀最攀爀攀洀 挀漀洀漀 漀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 搀攀猀椀最渀⸀ | |
CONSIDERAÇÕES | |
Percebe-se que o Núcleo de Criatividade Digital, além de pesquisar e discutir as teorias contemporâneas da comunicação, se tornou um ambiente onde se pratica a cibercultura. Os alunos participantes do projeto trabalham num ambiente colaborativo (inteligência coletiva) que vai além das reuniões presenciais, utilizando as redes sociais (conexão em rede) e as tecnologias de comunicação e informação como poderosas ferramentas de desenvolvimento de conteúdo.䐀椀猀挀甀琀椀爀 琀攀洀愀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀漀 琀攀挀渀漀氀最椀挀愀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 渀漀 挀愀洀瀀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 搀漀 攀猀瀀愀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 琀攀洀 猀攀 洀漀猀琀爀愀搀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀 搀攀 椀渀挀氀甀椀爀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 䘀愀攀猀愀 琀愀渀琀漀 渀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 焀甀愀渀琀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ Além de possibilitar o aprendizado e o enriquecimento do repertório cultural dos produtores e dos consumidores desse conteúdo, por meio da curadoria de informação e constante atualização e estudo, o Núcleo de Criatividade Digital procura levar à sociedade um pouco do que trabalha diariamente com os alunos da instituição através dos cursos oferecidos gratuitamente durante o Dia da Responsabilidade Social. 䐀攀猀猀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 渀漀 猀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 猀攀 戀攀渀攀昀椀挀椀愀洀 搀漀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀 搀愀 䘀愀攀猀愀 攀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 攀砀琀攀渀猀漀 挀漀洀漀 瘀爀椀漀猀 洀戀椀琀漀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 伀 焀甀攀 昀愀稀 搀漀 一䌀䐀 渀漀 猀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 洀愀猀 甀洀 愀最攀渀琀攀 搀攀 搀椀昀甀猀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀⸀ | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
AMARA, Adriana; MONTARDO, Sandra e RECUERO, Raquel (orgs.). Blogs.Com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀一䄀嘀䤀䰀䠀䄀匀Ⰰ 䨀漀愀☀⌀㜀㜀㬀漀㬀 匀䄀䰀䄀嘀䔀刀刀䤀☀⌀㜀㘀㤀㬀䄀Ⰰ 刀愀☀⌀㜀㘀㤀㬀洀漀渀㬀 刀伀匀吀Ⰰ 䴀愀爀挀漀猀 攀琀 愀氀⸀ 圀攀戀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 㜀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 洀愀爀挀愀洀 愀 搀椀昀攀爀攀渀挀☀⌀㠀 㜀㬀愀⸀ 䌀漀瘀椀氀栀愀☀⌀㜀㜀㬀Ⰰ ㈀ 㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀氀椀瘀爀漀猀氀愀戀挀漀洀⸀甀戀椀⸀瀀琀⼀瀀搀昀猀⼀㈀ 㐀㈀ 㐀ⴀ㈀ 㐀 㐀开眀攀戀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀开樀挀愀渀愀瘀椀氀栀愀猀⸀瀀搀昀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀ 搀攀 愀戀爀⸀ ㈀ 㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀䔀一䬀䤀一匀Ⰰ 䠀攀渀爀礀⸀ 䌀甀氀琀甀爀愀 搀愀 挀漀渀攀砀漀⸀ ꨀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀氀攀瀀栀Ⰰ ㈀ 㐀⸀
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Trad. Susan Alexandria. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2009. 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀준嘀夀Ⰰ 倀椀攀爀爀攀⸀ 䌀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 ㌀㐀Ⰰ 㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |