ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00613</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Fios de Esperança - Faça uma Criança Sorrir</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;JEAN MARCOS TEIXEIRA SALDANHA (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO); RONE FABIO CARVALHO JUNIOR (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO); FERNANDO NOGUEIRA DA SILVA (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO); ALANA GABRIELA SANTOS (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO); ANDREI DA SILVA VASCONCELOS (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO); MICAELA FERREIRA SANTANA (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO); LUCIANA LEME SOUZA E SILVA (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO); WILLIAN SALES DA SILVA (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO); LUÍSA HABIB BRITES (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO); DJALMA APARECIDO COLA (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO); Marcos Vinícius Gambaro (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO); Yasmim Leal Aparecido (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO); Rúbia Priscila do Prado (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO); Luiz Henrique Floriano (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Jingle, Cabelo, Esperança, Crianças, Doação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente Jingle apresenta como objetivo divulgar uma campanha de doações de fios de cabelo, para confecção de perucas para crianças e adultos portadores de câncer, que são tratados contra a doença e que com ajuda de um projeto solidário desenvolvido em São José do Rio Preto, podem ganhar novamente a felicidade e autoestima de terem seus cabelos de "volta". Sobre singularidades de humanização, e principalmente, de incentivo de novas doadoras, esse paper pretende demostrar a criação do produto, que já no conteúdo de sua letra demonstra características do incentivo, da felicidade, doação e do amor envolvido sobre esse projeto. Portanto, com bases de solidariedade o Jingle: Você já fez uma criança sorrir, busca em sua essência a bondade e alegria estampada em muitos olhos de crianças quando recebem seus fios de volta.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Um gesto de doação, uma esperança, carinho, amor ou solidariedade? O resultado é um sorriso com um brilhar no olhar que talvez resplandeça até mesmo em quem doou. É dessa maneira que muitas crianças recebem um presente normal para alguns, mas que para elas ganham um significado todo especial. Ter os cabelos de volta e poder penteá-los como nas bonecas, representa poder novamente ter aquilo que a grande maioria das pessoas possuem, mas que perderam durante o tratamento contra o câncer. Dessa maneira, a construção desse jingle pretende justamente promover e incentivar essa doação com o amor, que procura em um simples gesto trazer à tona um sorriso de uma criança ao ganhar de volta seus cachos e fios. A idealização do projeto como produto se deu justamente pelo fato de ser através de uma campanha radiofônica o maior alcance de persuasão e incentivo para as futuras doadoras, as quais são necessárias para a continuidade dessa iniciativa. O termo jingle significa em português "tinido", e se refere na sua língua mãe (inglês) a uma mensagem publicitária com temática musical, que é elabora em cima de um refrão de fácil decoro e compreensão, buscando em suas características atrair a atenção dos ouvintes. A primeira produção do gênero no Brasil se deu após o surgimento do rádio em território brasileiro, sendo datada de 1932, com uma criação referenciando uma padaria carioca, e tendo em sua letra uma simbologia de rimas com o nome do objetivo do jingle, "Pão Bragança". "Oh! Padeiro desta rua, tenha sempre em minha lembrança, não me traga outro pão, que não seja o pão Bragança". Assim, a escolha de uma peça radiofônica leva em consideração a força de propagação e de reflexão sobre o audiente, buscando de maneira plena e eficaz conquistar as pessoas para doarem, a partir de uma letra de fácil decoro e com características formalizadas da humanização e de palavras-chaves que representam o projeto em sua natureza.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o propósito básico em transformar um simples gesto de doação em atitudes constantes em prol dos que buscam autoestima e confiança, a criação do Jingle: Você já fez uma criança sorrir?, traz uma letra musical de fácil compreensão para que os ouvintes possam guardar as suas informações e usá-las para contribuir, no despertar da esperança dos que se encontram deprimidos e amargurados em consequência das doloridas seções de quimioterapia, pacientes esses, que resistem bravamente com total apoio de suas famílias e verdadeiros amigos que, muitas vezes, mais se parecem com irmãos de sangue. O jingle cantado tem esse poder: o de fazer com que o público registre na memória tudo o que é transmitido em forma de canto, e assim trazer uma rápida ideia que facilmente é fixada em mente, e posteriormente, com o armazenamento dos que ouvem, é possível contagiar-se com o vírus do bem, que com o efeito que a maneira de comunicar transmite, faz do homem um ser mais solidário e participativo de vários momentos em que o fator social deve sempre estar em evidência, através de muito empenho e comprometimento voltados aos que mais necessitam de amor e motivos para sorrir. A letra do jingle reforça uma esperança que ainda não é morta, e dá sinais de que é possível fazer com que pacientes de Câncer tenham uma razão para viver através de atitudes de voluntários, que demonstram consideração e amor ao próximo. Além disso, a utilização dos meios de comunicação como o rádio, em função do lado social da humanidade, é de extrema importância na constituição da nova sociedade brasileira, já que a mídia aliada a iniciativas do bem e de doação, não apenas incentiva, mas também fortalece a mensagem, perante sua força de alcance como meio de comunicação de massa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O ser humano se tornou cada vez mais individualista, sem perceber o mundo a sua volta com indivíduos que, assim como ele, gostariam de serem observados com atenção. Com a grande concentração de pessoas em academias, spa's e frequência constante em ambientes onde os mais sofisticados têm vez, a percepção do quanto se gasta em tempo com futilidade não é notada pelo homem moderno, que atribui o tempo gasto em espaços de diversão em desculpas e assim, não apenas o salário ao ralo é despejado, mas à hora adquirida para a satisfação em gastar é vista também como uma doença comum no século XXI: O conhecido TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), que favorece para compras em excesso, desde produtos de beleza, higiene, alimentar, e os de satisfação pessoal, aqueles a fim de elevar seu status em sociedade: automóveis de luxo, roupas de grife, calçados da moda. Em meio a esse amplo processo de sentidos e objetivos ideológicos a doação é um gesto de amor, que em meio a toda correria diária se encontra alicerçada a um método de solidariedade, e acima de tudo de amor ao próximo. Essa peça radiofônica apresenta justamente esse sentido, o de provocar o ouvinte para uma atitude de grande respaldo de amor e carinho ao próximo, a doação. Mesma doação capaz de transformar vidas, mudar sentimentos e acima de tudo, de trazer um sorriso de volta a rostos tristes causados por doenças, como é o câncer. Diante disso, e observando as pautas de jornais impressos e reportagens em telejornais, um dos aspectos mais notados quando referenciando cortes de cabelos, em função de doações, a pessoas com câncer  doença em que as células anormais se dividem incontrolavelmente e destroem o tecido do corpo  era justamente o fator da autoestima, das pessoas que recebiam os respectivos fios de volta. Segundo Saraiva (2015) "muitos paciente ficam depressivos durante a doença ao se verem no espelho", um dos fatores que acarreta isso, é justamente a queda gradual e acelerada, de acordo, com o grau da doença, gerando nos paciente a baixa autoestima, e a queda na alegria em viver. Por esse motivo, esse jingle apresenta um sentido muito maior do que apenas divulgar uma campanha, mas também o de convencer futuros doadores a trazerem de volta a alegria e felicidade de pacientes com câncer.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a produção da peça foi utilizado o Estúdio de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP), onde foram realizadas as gravações e testes, antes do produto final ser gravado e editado. No início, foram realizadas aulas apresentando jingles como referência, e dicas de como estes foram idealizados perante suas letras, principalmente, em sua essência e finalidade de produção, já que um dos fatores para a produção de uma peça radiofônica, em amplos sentidos, é justamente sua finalidade de aplicação, procurando em seu contexto elaborativo o motivo dele ter sido produzido. Jingle é uma mensagem publicitária em forma de música, geralmente simples e cativante, fácil de cantarolar e recordar, criada e composta para a propaganda de uma determinada marca, produto, serviço. Tem as mesmas durações do spot (REIS, 2001, p. 4). Após as aulas com o intuito de explicar a funcionalidade da produção, foi realizado uma ampla pesquisa pelo grupo, para saber sobre qual seria o tema a ser colocado como assunto da produção, e durante esse trabalho de pesquisa, um dos temas mais recorrentes colocados em análise foi o de pessoas que doavam fios de cabelo a pacientes em tratamento contra o câncer, tendo crianças como grandes símbolos do projeto. Assim, foi escolhido justamente o tema de uma campanha dessa finalidade de doação de fios de cabelo, através de um jingle que incentivasse futuras doadoras e até mesmo doadores, para crianças e adultos em tratamento contra o câncer. Com o tema escolhido, deu-se início a produção da letra da peça, buscando singularidades de palavras que representassem o projeto e conseguissem, de maneira eficaz, aplicar o contexto representativo ao que estava sendo repassado como objetivo central para o público que ouvisse o jingle. Após a produção da letra, algumas revisões foram feitas, a fim de buscar no conteúdo do produto, apenas terminologias de fácil decoro e compreensão, já que o audiente típico do rádio é amplo de significações e de entendimento. Contudo, por motivo do rádio ser um meio de comunicação de massa, tendo como um dos primeiros jingles da história do Brasil, a conhecida peça anunciando o "Pão Bragança", essas significações históricas foram buscadas, a partir do primeiro produto brasileiro do gênero, na finalidade, de encontrar nas raízes da produção de jingles do Brasil, os estilos e majoritariamente os sentidos dessas produções, isso acarretou, em uma maior observância do projeto como um todo, criando um amplo olhar crítico durante a produção. Outras das metodologias e técnicas aplicadas durante a produção foi a de realizar testes antes da gravação, testes esses, com outras pessoas, com o objetivo de escolher quem iria doar a voz para a criação. No final, o produto foi gravado com uma voz feminina, denotando toda a emoção e essência buscada; encerrando a produção com a edição que possibilitou toda a riqueza de fundo da trilha, a qual se inicia de uma forma, e ao referenciar a palavra "doação" ganha um aspecto todo alegre e especial, apresentando percepções do tema, e com grande aspecto de engajamento ao ato de doar.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Por se tratar de um jingle seu tempo de duração é de 30" segundos, tempo curto e ideal para alcançar o objetivo, de levar uma mensagem rápida, de cunho social, de interesse e com grande respaldo de atenção ao ouvinte, a fim de chamar a atenção de quem a ouve, e na finalidade de conseguir mais pessoas que ajudem na doação para a confecção de perucas. Após a escolha do tema referenciado, a gravação foi realizada nos Estúdios do Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP), com uma cantora que soltou a voz na cabine e não se intimidou mesmo com a presença de curiosos no ambiente externo, os quais visualizaram todo o processo através de um vidro embutido fora dali. Uma das grandes preocupações na gravação era justamente no tom de voz aplicado, a escolha de um voz feminina busca justamente a docilidade, carinho e afeto repassado durante suas pronúncias, com o intuito de relacionar tanto a cantora ao processo de formalização da produção, como as crianças e as pessoas que recebem as doações, já que a união desses dois aspectos constituiu de um processo de aplicabilidade de interação, mas principalmente, de finalidades iguais, para que o ouvinte possa concordar e se convencer com o pedido. E é justamente isso, que a letra denota, com perguntas que interagem com o ouvinte, como perguntando se ele já fez uma criança sorrir, através de algum gesto, os quais são apresentados em dois exemplos: gesto de carinho e de bondade. Na sequência, a letra continua a contar uma história, dizendo que ainda há tempo para a doação, e que as crianças (que recebem em sua maior parte as doações) são a maior prova de que vale pena o ato. Por fim, vale destacar na letra do jingle a busca de palavras que demonstrem um pouco do que o projeto preza em sua essência, como: amor, sorrir, crianças, bondade e esperança, as quais resumem o gesto de doação, e os resultados obtidos através de uma doação de carinho. Além disso, o uso de "liga da esperança", denota os heróis das crianças, em referência aos doadores, que ajudam na construção do projeto ao doarem seus fios para os pacientes (em sua maioria crianças) com câncer. Jingle: Você já fez uma criança sorrir? Com um gesto de carinho e bondade? Ainda há tempo para ajudar; Eles são a prova viva de que vale a pena continuar (Refrão) Doe amor Fios de Esperança Faça sorrir as nossas crianças Junte-se a liga da esperança</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O projeto foi essencial para que o ser humano pudesse refletir sobre suas atitudes e perspectivas diante de um mundo tão globalizado, em que apesar de encurtar a distância com inúmeros aparatos tecnológicos disponíveis, o homem é refém das próprias atitudes, em que só reconhece o bem quando é oferecido algo em troca. Além de agradecer aos que ajudaram no acesso aos pacientes e voluntários da casa de apoio (onde perucas são confeccionadas), os alunos de Comunicação Social de Centro Universitário de Rio Preto abraça os que trabalharam duro e que sacrificaram seus lazeres e atividades da faculdade para dar prioridade à adultos e crianças provenientes de vários lugares do Brasil, com a meta em satisfazê-los espiritualmente e emocionalmente com atos de solidariedade. Com a montagem deste projeto foi possível perceber que a disponibilidade do homem deve ser também voltada para os que mais necessitam, pois o amanhã sendo desconhecido, pode necessitar do mesmo apoio oferecido. É importante dizer que uma ação pode ser manifestada de várias maneiras, com tanto que o coração esteja aberto para estender a mão aos que mais necessitam, o companheirismo e a atenção são mais que bem-vindos. Dessa forma, esse jingle apresentou a finalidade de agregar ao projeto mais pessoas, com a intenção de doarem e ajudarem as crianças, a terem de volta não apenas seus sorrisos, mas a sua autoestima e bem-estar, a partir de um ato de amor chamado doação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BALDO, R. KELLY, M. ÁGATA, P. ACQUILINO, T. CARVALHO. 2006. A presença do jingle no rádio brasileiro: uma forma de expressão cultural. Universidade do Vale do Paraíba. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/4o-encontro-2006-1/A%20presenca%20do%20jingle%20no%20radio%20brasileiro%20uma%20forma%20de%20expressao%20cultural.doc.>. Acesso em: 12 Março de 2017.<br><br>JUNG, M. Jornalismo de Rádio. 2009. Editora Contexto: São Paulo.<br><br>REIS, C. Formato da Publicidade no Rádio. XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: Campo Grande, Mato Grosso do Sul. 2001. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/np3reis.pdf>. Acesso em: 14 Fevereiro de 2017.<br><br>REIS, C. Os formatos de anúncio publicitário no rádio: propostas de classificação dos diferentes tipos de patrocínio. São Paulo: V. 13. Nº 26. Cásper Líbero. Disponível em: <https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2014/05/11-Os-formatos-de-an%C3%BAncio-publicit%C3%A1rio-no-r%C3%A1dio.pdf>. Acesso em: 12 Fevereiro de 2017.<br><br>SARAIVA, J. Doação de cabelo resgata autoestima de pacientes com câncer. 2015. Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/04/08/interna_cidadesdf,478614/voluntarios-doam-tempo-na-producao-de-perucas-para-pessoas-com-cancer.shtml>. Acesso em: 26 Fevereiro de 2017.<br><br>SBT. Doação de cabelo eleva autoestima de pacientes com câncer. SBT Notícias. Disponível em: <http://www.sbt.com.br/jornalismo/sbtnoticias/noticias/82223/Doacao-de-cabelo-eleva-autoestima-de-pacientes-com-cancer.html>. Acesso em: 24 Fevereiro de 2017.<br><br>SEVERINO, F. E. GOMES, M. N. VICENTINI, S. A história da publicidade brasileira. Disponível em: <http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/rec/article/download/468/448>. Acesso em: 14 Março de 2017.<br><br>SILVA, M. F. COUTINHO, C. R. Raízes históricas da propaganda no Brasil e no mundo. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/silva-coutinho-raizes-historicas-da-propaganda-no-brasil-e-no-mundo.pdf>. Acesso em: 14 Fevereiro de 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>