ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>Anais :: Intercom :: Congresso Intercom</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00642</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Não me esqueça na gaveta. Quando o outro celular chegar.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Desirree de Jesus Vitoriano (Universidade Metodista de São Paulo); Marina Jugue Chinem (Universidade Metodista de São Paulo); Carolinne Cachoeira da Conceição (Universidade Metodista de São Paulo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Celular, Coleta seletiva, Publicidade, Propaganda, Reciclagem</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho foi desenvolvido para o Projeto Integrado do segundo semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo e teve como objetivo a criação de uma campanha publicitária com o tema "Sustentabilidade e Publicidade  Coleta seletiva e descarte de resíduos sólidos". Com base em diversas pesquisas a Agência Trivium5 escolheu o celular como foco da campanha de conscientização, entre as peças desenvolvidas é o anúncio impresso de revista, escolhido como peça conceito de toda a campanha. O anúncio de revista de página dupla tem como objetivo informar o leitor acerca dos danos causados pelo descarte incorreto de celulares, sendo apresentado nesse trabalho pesquisas e análises que fundamentam todo o desenvolvimento desta peça.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A sustentabilidade não afeta somente o meio ambiente, mas também a sociedade em geral e a economia, onde os três juntos formam o tripé da sustentabilidade, que é extremamente importante, sendo necessário que estejam equilibrados, pois um afeta o outro. Quando se trata de sustentabilidade, fala-se muito sobre o descarte correto de papéis, plásticos, vidros e metais, deixando de lado, outros resíduos, que muitas vezes são prejudiciais não só ao meio ambiente como à saúde pública, como eletrônicos e outros resíduos que contêm substâncias tóxicas, que, ao serem descartadas incorretamente, podem contaminar solo, ar e água, afetando a própria população. A responsabilidade social e a preservação do meio ambiente passaram a fazer parte da determinação do valor das empresas", assim é normal que a demanda nas agências publicitárias por trabalho sustentáveis tenha aumentado, pois trata-se de um assunto atual, onde a sociedade cobra das empresas ações que sejam socialmente e ecologicamente corretas (RIBEIRO, 2009, p.12). Com base nestas informações e dados, a agência Trivium decidiu abordar especificamente o descarte correto de celulares e sua importância, uma vez que este é pouco falado e divulgado, mas que gera muito impacto e danos à natureza quando descartado incorretamente. A partir do tema escolhido, dos dados pesquisados pela própria agência e pesquisas anteriores, foi montada uma campanha de divulgação, e promovida uma ação de descarte de celulares dentro da faculdade, com o intuito de coletar o máximo possível para o descarte ecológico e ainda conscientizar e informar o público sobre o assunto abordado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Quando se fala em anúncio impresso, alguns itens são fundamentais para a sua composição, tais como a legibilidade dos elementos nele contido, que podem ser texto, imagem ou ambos, dependendo do seu objetivo. Contudo o uso de ambos tornou-se algo mais comum atualmente "Imagem e palavra mantêm uma relação cada vez mais próxima, cada vez mais integrada [...]. Cada vez mais se observa a combinação de material visual com a escrita; vivemos, sem dúvida, numa sociedade cada vez mais visual" (DIONÍSIO, 2011, p. 159). Para a campanha de conscientização do descarte correto de celulares, desenvolvida pela agência Trivium, o anúncio impresso para revista com formato de página dupla foi escolhido como peça conceito. Esse veículo possui a grande vantagem de ser portátil, fácil de utilizar e por possibilitar a inserção de uma maior quantidade de informações. Seu conteúdo pode abranger várias pessoas ou um grupo específico, tudo depende da mensagem que se quer passar e a quem se quer atingir (ALI, 2009, p.10). Ao vincularmos o anúncio da campanha temos como objetivo impactar o máximo de leitores possíveis de maneira direta, com uma mensagem de apelo racional e emocional. Após uma pesquisa quantitativa realizada por formulário eletrônico através da internet, foi observado que 60,8% dos entrevistados possuíam celulares sem uso; desses, 62% deixavam eles guardados. A partir desta informação foi desenvolvido o conceito criativo "Não me esqueça" para a campanha intitulada "Não guarde. Recicle", com o objetivo geral de provocar identificação com nosso público-alvo, conscientizando a população sobre os danos causados ao meio ambiente quando não há o descarte correto dos celulares, levando-os a destinar seus aparelhos antigos em pontos de coleta adequado e mostrando que seu aparelho de celular antigo pode ser reciclado e voltar a ter uso de outra forma.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o avanço tecnológico, o mercado produz cada vez mais modelos de celulares smartphones com diversas melhorias e otimizações, dando a entender que a geração anterior já está de algum modo ultrapassada. Esses produtos eletrônicos, são fabricados com previsão de vida útil cada vez menor, tendo data marcada para deixar de funcionar, é a chamada obsolescência programada, termo que surgiu por volta de 1920, com os fabricantes de lâmpadas elétricas, quando estes perceberam que seria mais vantajoso para eles se seu produto durasse menos (PADILHA, 2016). Segundo Padilha (2016), o mercado de celulares é um dos melhores exemplos do emprego da obsolescência programada e pela lei da logística reversa (BRASIL, 2010), os fabricantes e vendedores têm a obrigação de recolher adequadamente os celulares, mas na prática, não é exatamente o que acontece. Muitos ainda dizem que estão se adequando a lei, não disponibilizam informações sobre o local de descarte correto e com isso o consumidor que aderiu a um novo aparelho, fica sem informações sobre o que fazer com o celular que não vai mais usar, o que faz com que muitos guardem, mas que outros acabem descartando no lixo comum. A grande preocupação dos ambientalistas e responsáveis pelo setor de tecnologia é justamente que o aparelho vá para o lixo comum, pois o celular é composto por materiais tóxicos que prejudicam o meio ambiente, e podem causar danos ao solo ao ser descartado em aterros ou lixões (MATTOS, Karen; MATTOS, Katty; PERALES, 2008, p.4). Os componentes tóxicos nele contido podem contaminar lençóis freáticos, afetando a qualidade da água que as pessoas consomem. Para entender melhor o mercado de celulares, foram realizadas diversas pesquisas sobre o tema. Segundo a TELEGEOGRAPHY (2015), renomada empresa americana que realiza pesquisa e consultoria no mercado de telecomunicações, existe mais de 7,1 bilhões de celulares ativos no mundo. Só no Brasil esse número chegou a 252,1 milhões até setembro de 2016 (TELECO, 2016). Os dados fornecidos pela TELECO (2016) revelam que já existem mais celulares do que brasileiros, sendo 121,64 celulares para cada 100 habitantes. Contudo, segundo dados da Eco-Cel (LOPES, 2013), empresa de reciclagem de celulares no Brasil, apenas 2% dessas pessoas, destinam seus aparelhos celulares sem uso para a reciclagem, considerando que até 80% destes aparelhos podem ser reciclados. A próxima etapa da agência foi pesquisar se as pessoas possuíam conhecimento sobre campanhas que falassem sobre o descarte correto desses aparelhos e onde descartá-los, como essas informações não foram encontradas, foi necessário realizar uma pesquisa quantitativa por meio de um questionário eletrônico pela internet. Das 502 pessoas que responderam à pesquisa, 53,3% afirmaram que trocam de aparelho celular entre dois ou mais anos; 57,3% trocam de celular quando o mesmo quebra, e 31,5% quando este já está ultrapassado. A pesquisa ainda identificou que mais de 60% das pessoas possuem celulares sem uso e que deixam guardados por não saberem onde descartá-los. Desses, 86,9% alegam que isso acontece justamente pela falta de informação e campanhas divulgando locais de coletas. Mas de um modo geral, tanto pessoas que possuem celulares sem uso, como as que não possuem, acreditam na importância da divulgação de lugares corretos de descarte de celular, somando 98,2% das pessoas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o conceito criativo definido, a agência partiu para a criação da sua peça conceito. Estipulou-se que o celular deveria ter destaque, pois era necessário chamar a atenção das pessoas para o principal item da campanha de descarte correto. A simples escolha de um ponto de vista, que seguidamente se materializa pelo enquadramento, constitui já, seja qual for a forma da fotografia, um compromisso marcado com uma certa subjectividade. O olhar que participa na delimitação de um determinado campo visual, e, por consequência, na constituição de uma realidade própria do fotógrafo, é a primeira manifestação deste compromisso (BAURET, 1992, p.43). Na fotografia utilizada para a criação da peça conceito, foi preciso ter a percepção de que o celular seria o objeto principal da foto e os demais objetos que compuseram a cena em torno do celular, serviriam para a caracterização da propaganda em sua arte final, pois dispuseram-se frases específicas que caracterizam o tema da peça. Na hora da captação a mão da modelo e o celular foram deixados em foco no primeiro plano, enquanto todo o resto da cena foram desfocados. Para a definição da arte da foto, foi realizada diversas pesquisas de referências de movimentos artísticos para saber qual se encaixaria melhor com a proposta do anúncio. Assim chegamos ao Pop Art que utilizava dos contrastes de cores em suas ilustrações, pinturas, quadrinhos, entre outros, e usamos dessa inspiração para criar o anúncio publicitário da campanha sobre o descarte de celular, utilizando de suas referências de contrastes. Até os dias atuais, a Pop Art continua sendo referência para inúmeras criações de novas tendências com utilização de cores fortes e contrastadas, dentre elas, o duotone. O duotone é caracterizado pela utilização de apenas duas cores, uma em contraposição à outra, em toda a imagem (SANTANA, 2016). Dessa maneira, pode-se dar maior discrepância à imagem em relação às outras ilustrações, chamando mais atenção e dando maior diferenciação. O duotone inicialmente era usado para fotos em tons sépia, mas percebeu-se o potencial de trabalha-lo em outras cores, e o resultado foi algo completamente satisfatório. Santana (2016) afirma que "Muitos designers trabalham com esse tipo de mistura de cores para trazer uma proposta visual diferente". A reprodução de meios tons de uma imagem usando a sobreposição de uma cor contrastante em relação a uma outra cor, é chamado de duotone. Em processos de produção gráfica, este processo requer a utilização de cores PANTONE em vez do CMYK na impressão. Isso quer dizer que utiliza-se o preto para as sombras e um tom mais claro de outra cor para tons médios e realces. Geralmente é utilizado para criar efeitos de sépia usando pretos e amarelo. Mas isso não quer dizer que não se possa utilizar em outras cores como o azul e vermelho, por exemplo. Trabalhar com esta técnica pode trazer resultados satisfatórios e excelentes no seu projeto. O mixer de cores com certeza é um dos principais fatores de um bom design e uma boa comunicação (SANTANA, 2016). Utilizar cores distintas como vermelho e azul escuro; roxo e amarelo; azul claro e roxo; amarelo e rosa escuro, sempre vibrantes, uma oposta à outra (escura e claro) e por vezes dando a impressão de serem cores neon por conta da contraposição de cores, virou uma tendência, principalmente no digital, onde sites e aplicativos buscam por uma diferenciação, no meio de tanto conteúdo. Essa técnica, contudo, vem ganhando espaço em outras mídias, além do digital. Entre elas a da campanha "Se toca e fala" desenvolvida pela F/Nazca Saatchi & Saatchi para a Fundação Laço Rosa em outubro de 2015, mês mundial de combate ao câncer de mama, que chama a atenção das mulheres sobre a importância de fazerem o autoexame, quebrando o tabu de falar sobre peitos e saúde (F/NAZCA, 2015). A partir dessas ideias, foi idealizado para a campanha "Não guarde. Recicle" com a utilização dessa técnica, procurando desta maneira chamar a atenção do público alvo com uma mensagem moderna e chamativa, mas sem tirar o foco da campanha. Com o intuito de deixar o celular em destaque, ele foi o único elemento que ficou com a cor original. Após decidir as cores do anúncio, partiu-se para a escolha da tipografia. Nesta campanha, a escolha pela fonte sem serifa, se deu ao fato de estas fontes serem visualmente mais leves, modernas, e simples, facilitando a leitura com uma imagem muito colorida como são as imagens em duotone. Além de que desde quando foi criada, ela já era utilizada para cartazes e outras utilizações com textos curtos. "Raleway" é o nome da fonte da classe sem serifa utilizada em todas as propagandas. Sua família, com inúmeras variações, contribuiu para a exploração e uso da mesma, utilizando-se desde a classificada como Light até a classificada como bold. O próximo passo foi a inserção dessa tipografia na foto já editada em duotone, onde a mensagem verbal foi colocada de forma a provocar uma leitura em Z, começando com a legenda na parte superior esquerda do anúncio e finalizando com a assinatura da peça, na zona inferior direita. A primeira frase do anúncio na parte esquerda é assinada pelo próprio celular com o intuito de antropomorfizar, assim criando um vínculo emocional com o público. Na fala do personagem ele chama a atenção da pessoa para um momento importante que passaram juntos e logo após demostra seu sentimento de apego a sua vida, como podemos observar na frase "Fui seus olhos quando você não conseguiu ver, então não me esqueça na gaveta quando outro celular chegar." A mensagem inserida no meio do anúncio, na parte esquerda da página tem um apelo mais racional, ela contesta as pessoas sobre seus celulares antigos e informa sobre os perigos causados à natureza caso ele seja descartado incorretamente. Logo após revela alguns benefícios da reciclagem e onde encontrar pontos de coleta, através do facebook da campanha. Algumas palavras foram deixadas em destaque, utilizando-se da variação da fonte em bold, para chamar a atenção do leitor. A construção do texto na parte inferior esquerda da página termina com uma frase imperativa "Recicle seu celular", que é aquela onde o emissor da mensagem dá uma ordem, conselho ou pedido. Neste caso, aplica-se como um pedido, dando ênfase a essa ação. As informações inseridas na parte direita da revista de página dupla, são de apelo racional, já que são dados estatísticos verdadeiros da reciclagem no Brasil. Esses textos tem objetivo de alertar o leitor da real situação do país atualmente, com a proposta de ser um incentivo maior para a pessoa optar pelo descarte correto de seus aparelho sem uso.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após a realização de todas as pesquisas sobre o tema de descarte correto de celulares, a agência Trivium pode perceber a grande quantidade de aparelhos existentes, chegando a superar o número de pessoas aqui no Brasil. A partir disso foi realizada uma pesquisa quantitativa para descobrir o hábito das pessoas com esses celulares e a agência percebeu a grande falta de engajamento das pessoas em reciclar seus aparelhos sem uso, que acabam em grande maioria sendo deixado guardados, e a ausência de campanhas que abordem esse assunto. A partir disso foi desenvolvida toda uma campanha sobre esse tema, com o nome de "Não guarde. Recicle", cujo o principal objetivo foi conscientizar as pessoas sobre os danos causado pelo descarte incorreto e incentivar o descarte correto, mostrando que celulares podem ser reciclados. A peça conceito foi desenvolvida a partir do conceito criativo "Não me esqueça", que remete ao hábito das pessoas de deixarem seus celulares antigos guardados em casa, como revelou a pesquisa feita. Com a pesquisa de diversas referências artísticas foi elaborada a peça conceito, um anúncio impresso que seria veiculado em página dupla de revista. Essa peça tem caráter persuasivo, e o público-alvo são em sua maioria adolescentes e adultos de ambos os sexos, pertencentes às classes A, B, C e D da região metropolitana de São Paulo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A agência por meio deste trabalho a noção do quão importante é entender os motivos da reciclagem e o porquê a sustentabilidade é indispensável. Desta forma foi possível passar ao público-alvo da campanha os motivos e a importância de reciclar com uma forma persuasiva que pudesse prender seu público. Para esta peça, o estudo sobre arte, fotografia e cinema, foram imprescindíveis para a criação da campanha, uma vez que para impactar o público, foi de suma importância, entender através da arte, quais eram as tendências e estilos mais marcantes para que com base neles, a agência Trivium pudesse chegar à temática do projeto diferenciando-se dos demais. Acreditamos que este projeto alcançou seu objetivo final, de passar a informação necessária de forma descontraída, contemporânea e moderna, da importância da reciclagem, em específico do celular. Esperamos que esta preocupação não acabe, mas que continue sendo discutido e divulgado, pois o meio ambiente, e a sustentabilidade em si, dependem da boa vontade e boa intenção de todos para um futuro melhor. Não só para os materiais que podem ser reutilizados, mas para o ecossistema que pode ser restaurado, pois como diz no Artigo 225, da Constituição Federal de 1988: Art. 225º. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações (BRASIL, 1988).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALI, Fátima. A arte de editar revistas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2015. 846 p<br><br>BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.<br><br>BRASIL. Lei nº12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Presidência da República. Brasília, 2010.<br><br>DIONÍSIO, Angela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Org). Gêneros Textuais: reflexões e ensino. 4 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. Cap. 7, p. 137-174.<br><br>F/NAZCA. Se toca e fala. Trabalhos. F/Nazca Saatchi & Saatchi. Disponível em: <http://www.fnazca.com.br/index.php/2015/10/05/se-toca-e-fala/>. Acesso em: 19 out. 2016.<br><br>LOPES, Leandro. Apenas 2% dos brasileiros destinam seus celulares para reciclagem. Folha da Manhã Online. Disponível em: <http://fmanha.com.br/blogs/blogtech/2013/08/21/apenas-2-dos-brasileiros-destinamseus-celulares-para-reciclagem/> Acesso em: 07 out. 2016.<br><br>MATTOS, Karen Maria da Costa; MATTOS, Katty Maria da Costa; PERALES, Wattson José Saenz. Os impactos ambientais causados pelo lixo eletrônico e o uso da logística reversa para minimizar os efeitos causados no meio ambiente. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 28, 2008, Rio de Janeiro. Anais... Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2008_TN_STP_077_543_11709.pdf.>. Acesso em: 03 out. 2016. p. 2-11.<br><br>PADILHA, Valquíria. Obsolescência programada: Uma das faces perversas da sociedade do consumo. Pré-UNIVESP. Revista Digital, São Paulo, n.55. 2016. Disponível em: <http://pre.univesp.br/obsolescencia-programada#.WDUIFNUrKpo>. Acesso em: 03 out. 2016.<br><br>RIBEIRO, Júlio. Fazer acontecer.com.br: o livro de propaganda mais vendido no Brasil. São Paulo: Saraiva : Virgília, 2009. 293 p.<br><br>SANTANA, Flávio. A tendência duotone na web. Design Culture. Disponível em: <http://www.designculture.com.br/a-tendencia-duotone-na-web>. Acesso em: 17 out. 2016.<br><br>TELECO. Seção: telefonia celular. Estatísticas de celulares no Brasil. Disponível em: <http://www.teleco.com.br/ncel.asp>. Acesso em: 10 out. 2016.<br><br>TELEGEOGRAPHY. Global mobile subscribers surpass seven billion. Disponível em:<https://www.telegeography.com/products/commsupdate/articles/2015/07/28/glob al-mobile-subscribers-surpass-seven-billion/>. Acesso em: 10 out. 2016.<br><br> </td></tr></table></body></html>