“Quem somos nós?” é o título da fotonovela desenvolvida pelos alunos do primeiro período de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade de Uberaba, no primeiro semestre de 2016. A atividade foi proposta pelas disciplinas de Fundamentos Científicos da Comunicação e História da Arte de forma lúdica e interativa, partindo de um tema atual e de grande repercussão na mídia brasileira: a corrupção.倀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 琀甀爀洀愀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 最爀甀瀀漀猀 ⠀漀甀 愀最渀挀椀愀猀⤀ 攀 爀攀挀漀爀爀攀甀 瘀愀猀琀愀 戀椀戀氀椀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 愀 挀漀洀攀愀爀 瀀攀氀漀 爀漀琀攀椀爀漀 愀搀愀瀀琀愀搀漀 搀攀 䌀栀爀椀猀琀漀瀀栀攀爀 嘀漀最氀攀爀 搀愀 䨀漀爀渀愀搀愀 搀漀 䠀攀爀椀 䴀椀琀漀氀最椀挀漀Ⰰ 搀攀 䨀漀猀攀瀀栀 䌀愀洀瀀戀攀氀氀Ⰰ 焀甀攀 猀攀爀瘀椀甀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 愀 猀攀爀 挀漀渀琀愀搀愀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀
Sabe-se que a Jornada do Herói é útil ao desenvolvimento de habilidades de storytelling nas narrativas da vida real feitas pelo Jornalismo. Na Publicidade e Propaganda, permite que os alunos compreendam melhor as premissas de produção de um storyboard, na composição de peças audiovisuais.䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 䌀栀爀椀猀琀漀瀀栀攀爀 嘀漀最氀攀爀 猀攀 搀攀甀 瀀漀爀焀甀攀 漀 攀猀焀甀攀洀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀漀爀 攀氀攀 洀愀椀猀 愀搀攀焀甀愀搀漀 猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀猀 搀攀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 吀嘀Ⰰ 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀
䄀 䨀漀爀渀愀搀愀 搀漀 䠀攀爀椀Ⰰ 瀀攀氀漀 焀甀攀 攀甀 搀攀猀挀漀戀爀椀Ⰰ 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 愀瀀攀渀愀猀 愀 搀攀猀挀爀椀漀 搀攀 瀀愀搀爀攀猀 漀挀甀氀琀漀猀 搀攀 洀椀琀漀氀漀最椀愀⸀ 준 甀洀 最甀椀愀 切琀椀氀 瀀愀爀愀 愀 瘀椀搀愀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 愀 瘀椀搀愀 搀攀 甀洀 攀猀挀爀椀琀漀爀⸀ 一愀 瀀攀爀椀最漀猀愀 愀瘀攀渀琀甀爀愀 搀攀 洀椀渀栀愀 瀀爀瀀爀椀愀 攀猀挀爀椀琀愀Ⰰ 昀甀椀 瘀攀渀搀漀 焀甀攀 漀猀 攀猀琀最椀漀猀 搀愀 䨀漀爀渀愀搀愀 搀漀 䠀攀爀椀 椀愀洀 愀瀀愀爀攀挀攀渀搀漀 搀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀 挀漀渀昀椀瘀攀氀 攀 切琀椀氀 挀漀洀 焀甀攀 猀甀爀最椀愀洀 渀漀猀 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 洀椀琀漀猀 攀 昀椀氀洀攀猀⸀
Em minha vida pessoal, sou grato por ter esse mapa para guiar minha busca, e para me ajudar a perceber o que está à minha espera depois da próxima curva. (VOGLER, 1997, p.28)㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 挀漀洀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 攀猀琀琀椀挀愀猀 搀漀 倀漀瀀 䄀爀琀 攀 爀漀琀攀椀爀漀 椀渀猀瀀椀爀愀搀漀 渀愀 䨀漀爀渀愀搀愀 搀漀 䠀攀爀椀 䴀椀琀漀氀最椀挀漀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀 挀漀爀爀甀瀀漀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀愀洀 ᰀ匠漀洀漀猀 琀漀搀漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀㨀 搀攀 焀甀攀 琀椀瀀漀 搀攀 樀甀瘀攀渀琀甀搀攀 漀 䈀爀愀猀椀氀 瀀爀攀挀椀猀愀㼀 䐀攀 焀甀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀愀猀 愀 樀甀瘀攀渀琀甀搀攀 瀀爀攀挀椀猀愀㼀ᴀⰠ 搀漀 攀洀瀀爀攀猀爀椀漀 䄀渀琀渀椀漀 䔀爀洀爀椀漀 搀攀 䴀漀爀愀攀猀 ⠀㤀㈀㠀ⴀ㈀ 㐀⤀ ጀ†匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䜀攀渀琀攀Ⰰ ㈀ 㜀⸀ 一愀 漀戀爀愀Ⰰ 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 猀攀琀攀 瀀愀爀琀攀猀Ⰰ 漀 愀甀琀漀爀 搀椀猀挀甀琀攀Ⰰ 渀攀猀猀愀 漀爀搀攀洀㨀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀㬀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀㬀 愀 栀攀爀愀渀愀 搀漀猀 樀漀瘀攀渀猀㬀 漀猀 搀攀猀挀愀洀椀渀栀漀猀 搀愀 樀甀瘀攀渀琀甀搀攀㬀 愀 昀漀爀愀 搀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀㬀 愀 洀漀搀攀爀渀椀稀愀漀 搀愀 䨀甀猀琀椀愀 攀 漀 昀甀琀甀爀漀 搀漀 攀洀瀀爀攀最漀⸀ 伀 琀攀洀愀 挀漀爀爀甀瀀漀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 琀攀洀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 瀀爀漀攀洀椀渀攀渀琀攀 渀愀 漀戀爀愀Ⰰ 漀挀甀瀀愀渀搀漀 渀漀瘀攀 瀀最椀渀愀猀 椀渀琀攀椀爀愀猀 漀渀搀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀甀搀攀爀愀洀 搀攀猀琀愀挀愀爀 椀琀攀渀猀 搀攀 洀愀椀漀爀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 爀攀昀氀攀砀漀 渀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 瀀攀氀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀瀀爀攀渀搀攀爀攀洀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 最爀昀椀挀愀Ⰰ 漀猀 瀀爀攀挀攀椀琀漀猀 焀甀攀 攀渀最氀漀戀愀洀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 猀琀漀爀礀琀攀氀氀椀渀最 攀 猀琀漀爀礀戀漀愀爀搀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀 挀漀渀琀攀渀琀漀Ⰰ 搀攀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 攀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀猀 椀渀攀爀攀渀琀攀猀 猀 挀愀爀爀攀椀爀愀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 攀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀⸀ 吀愀洀戀洀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀甀搀攀爀愀洀 攀砀攀爀挀椀琀愀爀 漀猀 挀搀椀最漀猀 攀砀琀爀愀瘀攀爀戀愀椀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 挀漀爀瀀漀爀愀氀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 攀猀琀琀椀挀愀 椀洀瀀爀攀猀挀椀渀搀瘀攀氀 瀀愀爀愀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 愀洀瀀氀椀愀 漀 氀攀焀甀攀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀愀爀愀 愀 愀瀀氀椀挀愀漀 攀洀 漀甀琀爀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 昀椀稀攀爀愀洀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀漀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 搀漀猀 椀琀攀渀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀甀猀攀爀愀洀 愀猀 爀攀最爀愀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀猀 渀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀攀 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 䌀椀攀渀琀昀椀挀漀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䠀椀猀琀爀椀愀 搀愀 䄀爀琀攀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 攀猀琀甀搀漀 搀愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀漀猀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀Ⰰ 戀愀氀攀猀Ⰰ 昀漀渀琀攀猀 攀 漀甀琀爀愀猀 挀漀洀瀀漀猀椀攀猀 最爀昀椀挀愀猀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 爀攀搀椀最椀爀愀洀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 挀漀洀 漀 挀甀椀搀愀搀漀 搀攀 搀攀昀椀渀椀爀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 瀀愀猀猀漀猀 挀漀渀琀椀搀漀猀 渀漀 攀猀焀甀攀洀愀 搀攀 䌀栀爀椀猀琀漀瀀栀攀爀 嘀漀最氀攀爀 攀洀 ᰀ䄠 䨀漀爀渀愀搀愀 搀漀 䔀猀挀爀椀琀漀爀ᴀ†⠀㤀㤀㜀⤀⸀
A partir da distribuição dos papéis aos personagens, os alunos utilizaram "O Corpo Fala: a linguagem silenciosa da comunicação não verbal", de Gilles Pierre Weil e Roland Tompakov (1973) para a direção de fotografia. Em seguida, foram escolhidos os elementos do Pop Art que iriam ilustrar a fotonovela para então proceder à montagem.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 甀猀愀渀搀漀 挀漀洀漀 琀攀洀愀 愀 ᰀ挠漀爀爀甀瀀漀ᴀ⸠ 伀 昀漀爀洀愀琀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 昀漀椀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀氀 攀 瀀愀爀愀氀攀氀漀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 渀切挀氀攀漀猀 猀攀渀搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 洀攀猀洀愀 瀀爀攀洀椀猀猀愀Ⰰ 焀甀攀 愀 搀攀猀洀漀爀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 爀攀氀愀攀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 搀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 瀀漀爀 愀攀猀 搀攀 挀漀爀爀甀瀀漀⸀ 吀愀氀 攀渀昀漀焀甀攀 猀攀 搀攀甀Ⰰ 瀀漀椀猀 栀愀瘀椀愀 漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 焀甀攀 漀 昀攀渀洀攀渀漀 搀愀 挀漀爀爀甀瀀漀 渀漀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 愀瀀攀渀愀猀 渀愀猀 最爀愀渀搀攀猀 攀猀昀攀爀愀猀 攀猀琀愀琀愀椀猀Ⰰ 瀀愀爀氀愀洀攀渀琀愀爀攀猀 攀⼀漀甀 挀漀爀瀀漀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 渀愀猀 瀀攀焀甀攀渀愀猀 愀攀猀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀攀渀爀漀氀愀洀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀攀 挀愀搀愀 椀渀搀椀瘀搀甀漀⸀
Para a composição estética dos quadrinhos, foram utilizadas características do estilo Pop Art, que são facilmente percebidas nas legendas, nos balões e nos elementos de fundo das imagens.匀愀戀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀 倀漀瀀 䄀爀琀 猀甀爀最椀甀 渀愀 䤀渀最氀愀琀攀爀爀愀 攀 渀漀猀 䔀猀琀愀搀漀猀 唀渀椀搀漀猀 渀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 㔀 Ⰰ 洀愀猀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀 渀漀猀 䔀猀琀愀搀漀猀 唀渀椀搀漀猀 渀愀 搀挀愀搀愀 猀攀最甀椀渀琀攀⸀ 唀洀 搀攀 猀攀甀猀 洀愀椀漀爀攀猀 攀砀瀀漀攀渀琀攀猀 昀漀椀 漀 愀爀琀椀猀琀愀 䄀渀搀礀 圀愀爀栀漀氀Ⰰ 昀愀洀漀猀漀 瀀攀氀愀 挀爀琀椀挀愀 椀爀渀椀挀愀 搀漀猀 猀椀最渀漀猀 攀猀琀琀椀挀漀猀 洀愀猀猀椀昀椀挀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀Ⰰ 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 攀 瀀攀氀愀 瀀爀瀀爀椀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀⸀
䐀攀猀搀攀 㤀㘀㈀Ⰰ 漀 愀爀琀椀猀琀愀 瀀漀瀀 愀洀攀爀椀挀愀渀漀 刀漀礀 䰀椀挀栀琀攀渀猀琀攀椀渀 ⠀渀愀猀挀⸀ 㤀㈀㌀⤀ 瘀椀渀栀愀 瀀愀爀漀搀椀愀渀搀漀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 椀洀瀀攀渀猀愀搀愀 攀 漀 爀漀洀愀渀挀攀 愀猀猀攀砀甀愀搀漀 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀Ⰰ 焀甀攀 爀攀瘀攀氀愀洀 愀 昀甀琀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 愀洀攀爀椀挀愀渀愀⸀ 䰀椀挀栀琀攀渀猀琀攀椀渀 搀椀稀 焀甀攀 瀀椀渀琀愀瘀愀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 搀攀 最甀攀爀爀愀 攀 戀攀爀爀愀渀琀攀猀 爀漀洀愀渀挀攀猀 洀攀氀漀搀爀愀洀琀椀挀漀猀 瀀漀爀焀甀攀 ᰀ攠爀愀 搀椀昀挀椀氀 昀愀稀攀爀 甀洀 焀甀愀搀爀漀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 搀攀猀瀀爀攀稀瘀攀氀Ⰰ 愀 瀀漀渀琀漀 搀攀 渀椀渀最甀洀 焀甀攀爀攀爀 瀀攀渀搀甀爀ⴀ氀漀⸀ 吀漀搀漀 洀甀渀搀漀 瀀攀渀搀甀爀愀瘀愀 琀甀搀漀⸀ 䄀琀 瀀攀渀搀甀爀愀爀 甀洀 琀爀愀瀀漀 最漀琀攀樀愀渀琀攀 攀爀愀 愀挀攀椀琀瘀攀氀⸀ 嬀䴀愀猀崀 愀 切渀椀挀愀 挀漀椀猀愀 焀甀攀 琀漀搀漀 洀甀渀搀漀 漀搀椀愀瘀愀 攀爀愀 愀 愀爀琀攀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀⸀ 䄀漀 焀甀攀 瀀愀爀攀挀攀Ⰰ 渀漀 愀 漀搀椀愀瘀愀洀 琀愀渀琀漀 愀猀猀椀洀ᴀ⸠ ⠀匀吀刀䤀䌀䠀䬀䰀䄀一䐀Ⰰ ㈀ 㐀Ⰰ 瀀⸀㜀㐀⤀
一愀 挀漀渀昀攀挀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 䌀匀㘀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 攀 䄀搀漀戀攀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀 䌀䌀 ㈀ 㔀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀漀 愀爀焀甀椀瘀漀 挀漀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 猀攀焀甀渀挀椀愀猀 攀 搀椀氀漀最漀猀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀猀⸀
A fim de explorar o tema corrupção, estabelecemos os objetos/poderes de manipulação e de libertação que foram representados por figuras humanas - o "herói" e o "vilão". O objetivo final era simbolizar a atitude consciente que cada indivíduo acaba por tomar quando há desvios de conduta. De fato, é de amplo conhecimento que nenhuma figura humana ou força seria capaz de interferir nesse tipo de arbítrio, mas, sim, o próprio pensamento consciente e positivo de cada ente individual envolvido nas relações entre ele mesmo e seus semelhantes.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀猀猀甀渀琀漀 愀琀甀愀氀 攀 洀甀椀琀漀 搀攀戀愀琀椀搀漀 甀氀琀椀洀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 焀甀攀 愀 挀漀爀爀甀瀀漀 瘀愀椀 洀甀椀琀漀 愀氀洀 搀漀 洀戀椀琀漀 瀀漀氀琀椀挀漀⸀ 䘀愀稀攀爀 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 愀戀爀椀甀 漀猀 漀氀栀漀猀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀愀爀愀 攀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 猀攀 瀀愀猀猀愀 愀 瀀爀攀猀琀愀爀 洀愀椀猀 愀琀攀渀漀 攀洀 瀀攀焀甀攀渀愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀 搀攀 搀攀猀漀渀攀猀琀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 椀氀甀猀琀爀愀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 伀 洀愀椀漀爀 搀攀猀愀昀椀漀 昀漀椀 瀀愀猀猀愀爀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 挀氀愀爀愀⸀
O grupo pretende que as pessoas percebam que elas são ou já foram corruptas pelo menos uma vez na vida. Portanto, este é um assunto no qual todos estão inseridos. O intuito é de despertar a consciência do público para o fato de que o problema da corrupção não é alheio a ninguém. A linha entre mostrar o que é corrupção e deixar que a consciência de cada um, ao entrar em contato com a fotonovela, faça o trabalho de julgamento pessoal, é tênue. 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 琀攀瘀攀 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 搀攀 瀀愀猀猀愀爀 愀 椀洀愀最攀洀 搀攀 攀砀瀀漀猀椀漀 搀攀 昀愀琀漀猀 攀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 搀攀 漀瀀椀渀椀攀猀 漀甀 樀甀稀漀 搀攀 瘀愀氀漀爀⸀ 䄀 椀渀琀攀渀漀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 攀 爀攀昀氀攀砀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀洀漀 挀愀搀愀 甀洀 瘀Ⰰ 氀椀搀愀 攀 瀀爀愀琀椀挀愀 愀 挀漀爀爀甀瀀漀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀⸀
Como aprendizado, o grupo percebeu a importância da apreensão dos conteúdos ministrados nas disciplinas na ampliação da visão de mundo de cada integrante, com vistas ao desenvolvimento de habilidades e competências necessárias a um bom comunicador.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䄀䴀倀䈀䔀䰀䰀Ⰰ 䨀漀猀攀瀀栀⸀ 伀 䠀攀爀椀 搀攀 䴀椀氀 䘀愀挀攀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 䔀搀椀琀漀爀愀 䌀甀氀琀爀椀砀⼀倀攀渀猀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 㤀㤀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀䤀匀一䔀刀Ⰰ 圀椀氀氀⸀ 一愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 最爀昀椀挀愀猀⸀ 倀爀椀渀挀瀀椀漀猀 攀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀愀 氀攀渀搀愀 搀漀猀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䐀攀瘀椀爀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀吀䤀一䔀娀Ⰰ 䴀漀渀椀挀愀⸀ 䨀漀爀渀愀搀愀 搀漀 䠀攀爀椀㨀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 洀琀椀挀愀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀 攀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀渀渀愀戀氀甀洀攀⼀䘀愀瀀攀猀瀀Ⰰ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䄀䤀匀Ⰰ 䄀渀琀渀椀漀 䔀爀洀爀椀漀⸀ 匀漀洀漀猀 琀漀搀漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀⸀ 䐀攀 焀甀攀 琀椀瀀漀 搀攀 樀甀瘀攀渀琀甀搀攀 漀 䈀爀愀猀椀氀 瀀爀攀挀椀猀愀㼀 䐀攀 焀甀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀愀猀 愀 樀甀瘀攀渀琀甀搀攀 瀀爀攀挀椀猀愀㼀 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䜀攀渀琀攀Ⰰ ㈀ 㜀⸀ 瀀瀀⸀㜀㐀ⴀ㠀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀吀刀䤀䌀䬀䰀䄀一䐀Ⰰ 䌀愀爀漀氀⸀ 䄀爀琀攀 挀漀洀攀渀琀愀搀愀㨀 搀愀 瀀爀ⴀ栀椀猀琀爀椀愀 愀漀 瀀猀ⴀ洀漀搀攀爀渀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀搀椀漀甀爀漀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀伀䜀䰀䔀刀Ⰰ 䌀栀爀椀猀琀漀瀀栀攀爀⸀ 䄀 䨀漀爀渀愀搀愀 搀漀 䔀猀挀爀椀琀漀爀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 䄀洀瀀攀爀猀愀渀搀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ 㤀㤀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀䔀䤀䰀Ⰰ 倀椀攀爀爀攀 䜀椀氀氀攀猀㬀 吀伀䴀倀䄀䬀伀圀Ⰰ 刀漀氀愀渀搀⸀ 伀 挀漀爀瀀漀 昀愀氀愀㨀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 猀椀氀攀渀挀椀漀猀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀漀ⴀ瘀攀爀戀愀氀⸀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀㨀 嘀漀稀攀猀Ⰰ 㤀㜀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|