INSCRIÇÃO: | 00881 |
CATEGORIA: | CA |
MODALIDADE: | CA04 |
TÍTULO: | Maria de Elza Soares – Vila Matilde |
AUTORES: | João Reginaldo Silva Junior (Universidade Federal de Uberlândia); Thiago Augusto Arlindo Tomaz da Silva Crepaldi (Universidade Federal de Uberlândia); Loren Santos Costa (Universidade Federal de Uberlândia); Ana Eliza Barreiro (Universidade Federal de Uberlândia); Nasser de Freitas Pena (Universidade Federal de Uberlândia); Christiane Pitanga Serafim da Silva (Universidade Federal de Uberlândia) |
PALAVRAS-CHAVE: | audiovisual, Elza Soares, tipografia, videoclipe, violência doméstica |
RESUMO | |
Este trabalho objetiva apresentar os aspectos relacionados ao processo de experimentação na produção do lyric vídeo da música “Maria da Vila Matilde”, interpretada por Elza Soares. A canção pauta a violência doméstica, temática relevante e urgente, e estimula o empoderamento feminino. O produto foi criado por alunos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sob orientação da professora Christiane Pitanga, em abril de 2016. | |
INTRODUÇÃO | |
A disciplina de Projeto Interdisciplinar de Comunicação III (PIC III), do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi responsável por estimular a interdisciplinaridade durante o semestre 2016.1 e propôs a experimentação de produções audiovisuais em formatos distintos para alimentar a revista eletrônica “Sétima”, na plataforma flipboard, criada em parceria com as disciplinas de Teorias da comunicação II e de Metodologia de Pesquisa em Comunicação. O presente trabalho propõe analisar o processo de criação de um lyric vídeo da música “Maria da Vila Matilde”, da cantora Elza Soares, utilizando apenas elementos gráficos e tipográficos. 䔀洀 ㈀ 㔀Ⰰ 愀漀猀 㜀㠀 愀渀漀猀Ⰰ 䔀氀稀愀 匀漀愀爀攀猀 氀愀渀漀甀 猀攀甀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 氀戀甀洀 搀攀 洀切猀椀挀愀猀 椀渀搀椀琀愀猀Ⰰ ᰀ䄠 䴀甀氀栀攀爀 搀漀 䘀椀洀 搀漀 䴀甀渀搀漀ᴀ†Ⰰ 瀀攀氀漀 猀攀氀漀 䌀椀爀挀甀猀 攀 昀椀渀愀渀挀椀愀搀漀 瀀攀氀漀 倀爀漀樀攀琀漀 一愀琀甀爀愀 䴀甀猀椀挀愀氀Ⰰ 猀漀戀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀 䬀愀猀琀爀甀瀀⸀ 伀 搀椀猀挀漀Ⰰ 焀甀攀 洀椀猀琀甀爀愀 攀猀琀椀氀漀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀 挀漀洀漀 猀愀洀戀愀Ⰰ 爀漀挀欀Ⰰ 爀愀瀀 攀 攀氀攀琀爀渀椀挀愀Ⰰ 琀爀愀琀愀 搀攀 琀攀洀愀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 愀挀攀爀挀愀 搀攀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 爀愀挀椀猀洀漀Ⰰ 渀攀最爀椀琀甀搀攀 攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀⸀ 䄀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 攀 攀洀攀爀最渀挀椀愀 搀漀猀 琀攀洀愀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀愀猀 昀愀椀砀愀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀 漀 搀椀猀挀漀Ⰰ 洀愀爀挀愀洀ⴀ渀漀 挀漀洀漀 愀爀琀攀 攀渀最愀樀愀搀愀 ⸀ A faixa escolhida chamou atenção do grupo devido ao tema pautado pela cantora, violência doméstica, e pela maneira como este foi abordado: narrando uma história e, a partir disso, estimulando o empoderamento feminino.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀渀琀爀攀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀猀琀愀挀愀ⴀ猀攀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 攀洀 爀漀琀攀椀爀椀稀愀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 攀 攀搀椀漀 搀攀 瘀搀攀漀Ⰰ 渀愀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀 氀礀爀椀挀 瘀搀攀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 爀攀昀漀爀愀爀 愀猀 渀漀攀猀 搀攀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 攀 搀攀猀椀最渀 最爀昀椀挀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 猀攀氀攀漀Ⰰ 漀爀搀攀渀愀漀 攀 愀樀甀猀琀攀猀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 最爀昀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀漀甀ⴀ猀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 瀀攀愀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 焀甀攀 最愀爀愀渀琀椀猀猀攀 挀漀攀爀渀挀椀愀 挀漀洀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀愀 挀愀渀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀漀 挀愀爀琀攀爀 搀攀渀甀渀挀椀愀琀椀瘀漀 攀 搀爀愀洀琀椀挀漀 搀漀 攀甀 氀爀椀挀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 挀漀爀攀猀Ⰰ 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 攀 挀漀渀攀猀 焀甀攀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀猀猀攀洀 挀漀洀 愀 氀攀琀爀愀 搀愀 洀切猀椀挀愀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀漀 氀礀爀椀挀 瘀搀攀漀 猀漀戀爀攀 愀 洀切猀椀挀愀 䴀愀爀椀愀 搀愀 嘀椀氀愀 䴀愀琀椀氀搀攀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀 瀀攀氀愀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 挀漀洀 焀甀攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀攀猀 昀漀椀 琀爀愀琀愀搀愀⸀ 伀 攀甀 氀爀椀挀漀 搀愀 洀切猀椀挀愀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 渀攀最爀愀 攀 昀漀爀琀攀 焀甀攀 猀攀 椀洀瀀攀 挀漀渀琀爀愀 漀猀 愀戀甀猀漀猀 搀漀 挀漀洀瀀愀渀栀攀椀爀漀 攀 漀 洀愀挀栀椀猀洀漀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瀀攀爀挀攀戀椀搀漀 渀漀 攀砀琀爀愀琀漀猀 搀愀 氀攀琀爀愀㨀 䌀愀搀 洀攀甀 挀攀氀甀氀愀爀㼀 Eu vou ligar pro 180嘀漀甀 攀渀琀爀攀最愀爀 琀攀甀 渀漀洀攀 E explicar meu endereço䄀焀甀椀 瘀漀挀 渀漀 攀渀琀爀愀 洀愀椀猀 Eu digo que não te conheço䔀 樀漀最漀 最甀愀 昀攀爀瘀攀渀搀漀 Se você se aventurar䔀甀 猀漀氀琀漀 漀 挀愀挀栀漀爀爀漀 E, apontando pra você䔀甀 最爀椀琀漀㨀 瀀最甀椀砀 最甀椀砀 最甀椀砀 最甀椀砀 Eu quero ver嘀漀挀 瀀甀氀愀爀Ⰰ 瘀漀挀 挀漀爀爀攀爀 Na frente dos vizinhos䌀 瘀愀椀 猀攀 愀爀爀攀瀀攀渀搀攀爀 搀攀 氀攀瘀愀渀琀愀爀 愀 洀漀 瀀爀愀 洀椀洀 E quando o samango chegar䔀甀 洀漀猀琀爀漀 漀 爀漀砀漀 渀漀 洀攀甀 戀爀愀漀 (...)䌀 瘀愀椀 猀攀 愀爀爀攀瀀攀渀搀攀爀 搀攀 氀攀瘀愀渀琀愀爀 愀 洀漀 瀀爀愀 洀椀洀 (...)䴀漀Ⰰ 挀栀攀椀愀 搀攀 搀攀搀漀 Dedo, cheio de unha suja䔀 瀀爀愀 挀椀洀愀 搀攀 洀椀洀㼀 倀爀愀 挀椀洀愀 搀攀 洀漀椀㼀 䨀愀洀愀椀猀Ⰰ 洀愀渀℀ 伀 挀愀爀琀攀爀 搀攀 搀攀渀切渀挀椀愀 攀渀甀渀挀椀愀搀漀 氀漀最漀 渀漀 椀渀挀椀漀 搀愀 挀愀渀漀Ⰰ 渀漀 琀爀攀挀栀漀 ᰀ䔠甀 瘀漀甀 氀椀最愀爀 瀀爀漀 㠀 ᴀ†搀椀猀焀甀攀ⴀ搀攀渀切渀挀椀愀 搀愀 䌀攀渀琀爀愀氀 搀攀 䄀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 䴀甀氀栀攀爀 搀愀 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 䔀猀瀀攀挀椀愀氀 搀攀 倀漀氀琀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 愀猀 䴀甀氀栀攀爀攀猀⸀ A cantora se impõe contra séculos de violência doméstica, com o aparato da Lei N° 11.340, Maria da Penha (BRASIL, 2006). O trecho “cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim” traz uma mudança de perspectiva de gênero, onde a mulher tem a possibilidade de se opor a crimes sexistas. 䄀 洀椀氀椀琀愀渀琀攀 搀愀 挀愀甀猀愀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀 攀 搀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 渀攀最爀愀 渀漀爀琀攀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀愀Ⰰ 䄀渀最攀氀愀 䐀愀瘀椀猀 ⠀㤀㠀㈀⤀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀愀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀挀氀甀猀漀 猀漀挀椀愀氀 瀀漀爀 琀爀猀 瀀漀渀琀漀猀㨀 爀愀挀椀猀洀漀Ⰰ 挀愀瀀椀琀愀氀椀猀洀漀 攀 洀愀挀栀椀猀洀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 琀爀愀稀 甀洀愀 瘀椀猀漀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀 椀渀琀攀爀猀攀挀挀椀漀渀愀氀 渀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 搀攀 椀最甀愀氀搀愀搀攀 猀攀砀甀愀氀 瀀攀氀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀猀搀攀 愀 攀猀挀爀愀瘀椀搀漀⸀ 䔀猀猀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 瀀漀搀攀 猀攀爀 漀戀猀攀爀瘀愀搀愀 渀愀 挀愀渀漀 搀攀 䔀氀稀愀 匀漀愀爀攀猀Ⰰ 挀愀渀琀愀搀愀 渀愀 瘀漀稀 搀攀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 渀攀最爀愀 瀀攀爀椀昀爀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 猀漀洀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 愀昀爀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 渀愀猀挀椀搀漀 渀漀猀 洀漀爀爀漀猀 攀 昀愀瘀攀氀愀猀㨀 漀 猀愀洀戀愀⸀ A produção do lyric vídeo se mostra relevante, pois até então não havia videoclipe da canção disponível na internet. De acordo com Corrêa (2007) novas condições de produção e consumo de videoclipe são possíveis devido à internet e sites como YouTube. Deste modo, videomakers, músicos, amadores, profissionais e fãs começam a criar peças audiovisuais para serem veiculados em seus canais. Esse movimento na era digital “tornou o referencial imagético indispensável na produção musical, tornando o videoclipe um poderoso veículo de divulgação da música” (BRANDINI, Valéria apud CORRÊA, Laura, 2007, p. 11). Segundo Corrêa (2007) os videoclipes podem apresentar construções narrativas, lineares ou não. Em sua composição, a dimensão imagética é criada na tensão entre o sonoro e as possíveis traduções em forma de imagem, trazendo sensibilidades diferentes (CORRÊA, 2007, p. 2). 一愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 氀礀爀椀挀 瘀搀攀漀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 挀愀瀀琀愀爀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀愀 氀攀琀爀愀 搀攀 ᰀ䴠愀爀椀愀 搀愀 嘀椀氀愀 䴀愀琀椀氀搀攀ᴀⰠ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 愀猀 渀甀愀渀挀攀猀 搀漀 攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀攀最爀愀猀 瀀攀爀椀昀爀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 䔀氀稀愀 匀漀愀爀攀猀⸀ | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
Um dos desafios lançados pela professora foi construir um lyric vídeo utilizando basicamente tipografias para narrar a história da música e, ainda assim, manter a atratividade da peça audiovisual, sem recorrer a fotografias ou as imagens em movimento. No entanto, esse fator possibilitou a busca e compreensão de técnicas e estratégias de planejamento, produção e pós-produção audiovisual. 倀愀爀愀 琀愀渀琀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 渀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 焀甀攀 渀漀猀 愀甀砀椀氀椀愀猀猀攀洀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 䐀攀渀琀爀攀 攀氀愀猀Ⰰ ᰀ䐠攀猀椀最渀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 渀漀 搀攀猀椀最渀攀爀ᴀ†搀攀 刀漀戀椀渀 圀椀氀氀椀愀洀猀 ⠀㤀㤀㔀⤀Ⰰ 昀漀椀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀漀爀 渀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 渀漀攀猀 戀猀椀挀愀猀 攀 瀀椀氀愀爀攀猀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 瘀椀猀甀愀氀⸀ 䐀攀 洀愀渀攀椀爀愀 最攀爀愀氀Ⰰ 琀椀瘀攀洀漀猀 挀甀椀搀愀搀漀 挀漀洀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 瘀椀猀甀愀氀 搀攀猀搀攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 挀漀洀 漀 戀愀挀欀最爀漀甀渀搀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 瀀攀氀愀 爀攀瀀攀琀椀漀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 愀琀 愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 搀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 搀愀爀椀愀洀 爀琀洀漀 愀漀 氀礀爀椀挀 瘀椀搀攀漀⸀ Discutiremos os pilares separados por Williams (1995) em proximidade, alinhamento, repetição e contraste. Segundo o autor, a proximidade diz respeito à conexão lógica dos elementos gráficos que, se próximos, formarão uma unidade. Há nesse sentido, uma organização e um direcionamento intencional do olhar do espectador (p. 26). O alinhamento, por sua vez, orienta para que nada esteja colocado arbitrariamente na cena, cada elemento gráfico deve estabelecer uma conexão visual (p. 27). A repetição, como o próprio termo diz, repete um ou mais aspecto do design ao longo do lyric video, contribuindo para a unificação e fortalecimento do material (p. 52). 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀洀漀猀 爀攀瀀攀琀椀爀 琀愀渀琀漀 愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 攀 愀 挀漀爀 攀洀 洀漀洀攀渀琀漀猀 攀洀 焀甀攀 愀 氀攀琀爀愀 搀愀 洀切猀椀挀愀 猀攀 爀攀瀀攀琀攀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 愀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀 漀 挀漀渀攀 搀漀 瀀甀渀栀漀 氀攀瘀愀渀琀愀搀漀 挀漀洀 漀 猀洀戀漀氀漀 搀攀 嘀渀甀猀 ⴀ 洀愀爀挀愀 搀漀 昀攀洀椀渀椀猀洀漀 渀攀最爀漀 ⴀ 渀愀 挀漀爀 爀漀砀愀⸀ 伀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀漀 愀琀漀 搀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀渀琀爀攀 猀椀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀 瘀椀猀甀愀氀 愀琀爀愀琀椀瘀漀 焀甀攀 搀攀猀瀀攀爀琀攀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀ Para o desenvolvimento da peça audiovisual, utilizamos os softwares Sony Vegas 11.0 e Photoshop CS6. A escolha se deu pela potência dos programas: no Photoshop, os ícones utilizados foram tratados; no Sony Vegas, aproveitamos efeitos visuais criados pelo próprio programa em forma de plug-ins ou criados manualmente por nós. As tipografias foram obtidas pelo site dafont.com, de forma livre. A assessoria de Elza Soares liberou o uso da música para a produção do lyric vídeo, com fins acadêmicos. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 爀攀甀渀椀漀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 ᰀ䴠愀爀椀愀 搀愀 嘀椀氀愀 䴀愀琀椀氀搀攀ᴀ†搀攀 䔀氀稀愀 匀漀愀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 猀甀最攀猀琀漀 搀攀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 洀切猀椀挀愀 瀀愀爀愀 漀 氀礀爀椀挀 瘀搀攀漀⸀ 䄀瀀猀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 甀搀椀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 挀漀渀挀漀爀搀漀甀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 甀渀渀椀洀攀 猀漀戀爀攀 愀 爀椀焀甀攀稀愀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 愀 挀愀渀漀 漀昀攀爀攀挀攀爀椀愀 瀀愀爀愀 愀戀漀爀搀愀爀 漀 琀攀洀愀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀⸀ Em seguida, notamos que a canção não possuía videoclipe oficial , entramos em contado com a asseessoria da cantora que liberou o uso da música. Desta forma, o grupo teria a oportunidade de passar de espectador para produtor, além de contribuir para a divulgação da música e da cantora, um processo possibilitado pelo advento da internet (LEMOS, 2004; NERCOLINI; HOLZBACH, 2009 ). Sobre o aspecto descentralizador da audiência, Lemos (2004) diz que:䄀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀猀琀 爀攀挀漀渀昀椀最甀爀愀渀搀漀 漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀攀氀愀 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀 瀀漀搀攀 愀琀甀愀爀Ⰰ 洀愀渀甀猀攀愀爀Ⰰ 洀漀搀椀昀椀挀愀爀 攀 挀爀椀愀爀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀Ⰰ 愀洀瀀氀椀愀渀搀漀 漀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 挀爀椀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 攀 瀀攀氀愀 椀渀搀切猀琀爀椀愀 昀漀渀漀最爀昀椀挀愀⸀ 䔀洀 漀甀琀爀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀Ⰰ 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀 愀最攀 愀 昀愀瘀漀爀 搀愀 ᠀搠攀猀挀攀渀琀爀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 搀攀 挀椀爀挀甀氀愀漀 攀洀 爀攀搀攀Ⰰ 搀攀嬀愀崀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀漀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀猀 攀 猀甀挀攀猀猀椀瘀愀猀ᤀ†瀀漀爀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 洀愀猀猀椀瘀愀 ⠀䰀䔀䴀伀匀Ⰰ ㈀ 㐀Ⰰ 瀀⸀㠀ⴀ㤀⤀⸀ 䌀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀渀搀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 挀漀洀攀漀甀 愀 瀀爀漀挀甀爀愀 瀀漀爀 昀漀渀琀攀猀 攀 挀漀渀攀猀 氀椀瘀爀攀猀 攀洀 眀攀戀猀椀琀攀猀 焀甀攀 洀攀氀栀漀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀猀猀攀洀 漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 搀愀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 戀愀猀攀愀渀搀漀ⴀ猀攀 渀漀猀 瀀椀氀愀爀攀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 瀀漀爀 圀椀氀氀椀愀洀猀 ⠀㤀㤀㔀⤀⸀ A canção tem ritmo e dinâmica própria e, para que a letra acompanhasse esse fluxo, utilizamos essas especificidades como fio condutor no planejamento. Quando finalizado, seguimos para a fase de produção e montamos um banco de ícones e ilustrações que se repetem ao longo da música, dentre eles: casinhas lado a lado (em cor branca), celular (em cor roxa), um círculo com uma seta dentro (em cores roxa e preta), símbolo do feminismo Woman Power (em cor roxa). Para padronizar a cor roxa, utilizamos o Photoshop CS6. 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 昀椀稀攀洀漀猀 漀 搀漀眀渀氀漀愀搀 搀愀 挀愀渀漀 攀 搀攀 琀爀猀 昀漀渀琀攀猀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀愀猀㨀 匀欀攀琀挀栀 䈀氀漀挀欀Ⰰ 倀氀愀渀攀 䌀爀愀猀栀Ⰰ 倀爀椀洀攀琀椀洀攀⸀ 䤀洀瀀漀爀琀愀洀漀猀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 漀 匀漀渀礀 嘀攀最愀猀 攀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀攀愀洀漀猀 愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 漀 瘀搀攀漀⸀ 一漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 愀猀 椀渀切洀攀爀愀猀 琀爀愀挀欀猀 搀攀 琀攀砀琀漀 昀漀爀愀洀 挀漀洀戀椀渀愀搀愀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 愀 琀爀愀挀欀 搀攀 甀搀椀漀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀椀渀栀愀 愀 洀切猀椀挀愀⸀ 䌀漀洀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 猀攀氀攀攀猀Ⰰ 愀樀甀猀琀攀猀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 最爀昀椀挀漀猀 攀 攀昀攀椀琀漀猀 愀瀀氀椀挀愀搀漀猀Ⰰ 漀 氀礀爀椀挀 瘀椀搀攀漀 昀漀椀 最愀渀栀愀渀搀漀 昀漀爀洀愀Ⰰ 攀砀瀀爀攀猀猀漀 攀 搀爀愀洀愀琀椀挀椀搀愀搀攀⸀ | |
CONSIDERAÇÕES | |
A realização deste trabalho possibilitou várias formas de aprendizado ao grupo, tanto em relação à parte técnica de produção e edição de audiovisual, quanto a escolhas gráficas, como cores, imagens e tipografia. 䄀琀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀琀攀 瀀愀瀀攀爀Ⰰ 漀 氀礀爀椀挀 瘀搀攀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀漀猀猀甀愀 瀀漀甀挀漀 洀愀椀猀 搀攀 洀椀氀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 夀漀甀琀甀戀攀 攀 昀攀攀搀戀愀挀欀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀 搀愀 愀甀搀椀渀挀椀愀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 挀甀爀琀椀搀愀猀 攀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀漀椀 戀愀猀琀愀渀琀攀 猀愀琀椀猀昀愀琀爀椀漀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 焀甀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀愀洀 愀 戀漀愀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 搀攀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀
Nesse sentido, é possível perceber a concretização dos objetivos traçados pela disciplina, que possibilitou aos alunos fomentar a criatividade, explorar a utilização da tipografia, reforçar as noções de design gráfico e desenvolver as habilidades em produção e edição audiovisual. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀刀䄀匀䤀䰀⸀ 䰀攀椀 䴀愀爀椀愀 搀愀 倀攀渀栀愀⸀ 䰀攀椀 一⸀뀀⸀㌀㐀 Ⰰ 搀攀 㜀 搀攀 䄀最漀猀琀漀 搀攀 ㈀ 㘀⸀ 䐀椀爀椀漀 伀昀椀挀椀愀氀 搀愀 刀攀瀀切戀氀椀挀愀 䘀攀搀攀爀愀琀椀瘀愀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 䐀䘀Ⰰ 㠀 愀最漀⸀ ㈀ 㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀氀愀渀愀氀琀漀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀挀挀椀瘀椀氀开 ㌀⼀开䄀琀漀㈀ 㐀ⴀ㈀ 㘀⼀㈀ 㘀⼀䰀攀椀⼀䰀㌀㐀 ⸀栀琀洀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀ 搀攀 愀戀爀⸀ 搀攀 ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀刀刀쨀䄀Ⰰ 䰀愀甀爀愀 䨀漀猀愀渀椀 䄀渀搀爀愀搀攀⸀ 䈀爀攀瘀攀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀⸀ ㈀ 㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀椀渀琀攀爀挀漀洀⸀漀爀最⸀戀爀⼀瀀愀瀀攀爀猀⼀爀攀最椀漀渀愀椀猀⼀挀攀渀琀爀漀漀攀猀琀攀㈀ 㜀⼀爀攀猀甀洀漀猀⼀刀 㔀㠀ⴀ⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀 搀攀 洀愀爀⸀ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䄀嘀䤀匀Ⰰ 䄀渀最攀氀愀⸀ 䴀甀氀栀攀爀Ⰰ 䌀氀愀猀猀攀 攀 刀愀愀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀㨀 吀栀攀 圀漀洀攀渀ᤀ猠 倀爀攀猀猀Ⰰ 䰀琀搀愀⸀ 䜀爀ⴀ 䈀爀攀琀愀渀栀愀⸀ 㤀㠀㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀瀀漀氀椀最攀渀⸀瀀漀氀椀最渀甀⸀漀爀最⼀猀椀琀攀猀⼀瀀漀氀椀最攀渀⸀瀀漀氀椀最渀甀⸀漀爀最⼀昀椀氀攀猀⼀愀渀最攀氀愀ⴀ搀愀瘀椀猀⸀瀀搀昀㸀⸀䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀ 搀攀 愀戀爀⸀ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀䴀伀匀Ⰰ 䄀渀搀爀⸀ 䌀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀 攀 䤀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 䌀甀氀琀甀爀愀氀⸀ 䔀洀 搀椀爀攀漀 愀 甀洀愀 挀甀氀琀甀爀愀 挀漀瀀礀氀攀昀琀㼀 䤀渀㨀 䌀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 唀䘀䈀䄀Ⰰ 匀愀氀瘀愀搀漀爀Ⰰ 瘀漀氀⸀ ㈀Ⰰ 渀㈀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀
WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer: noções básicas de planejamento visual. Tradução Laura Karin Gillon. São Paulo: Callins, 1995. Disponível em: NERCOLINI, M. J.; HOLZBACH, Ariane D.. Videoclipe em tempos de reconfigurações. Revista FAMECOS (Impresso), v. 16, p. 50-56, 2009. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/viewFile/5841/4235 Acesso em: 24 de mar. de 2017. RUSCHEL, Igor Daniel. Música como crítica social: Três exemplos distintos na história da música ocidental. Anais – Simpósio de Estética e Filosofia da Música – SEFIM/UFRGS Porto Alegre, v.1, n.1, 2013. ISBN: 978-85-66106-05-3. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/sefim/ojs/index.php/sm/article/view/40/11 >. Acesso em: 26 de mar. de 2017. 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |