INSCRIÇÃO: 01424
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP01
 
TÍTULO: Auditoria de Imagem em Relações Públicas: LUSH, a Beleza em Nome de Causas
 
AUTORES: Thaís Kawabe (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação); Juliana Moura da Silva (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação); Mariana Santos Polli (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação); Paulo Ricardo Almendra Carneiro do Nascimento (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação); Renata Oliveira Machado (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação); Denise Marciano de Aquino (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação)
 
PALAVRAS-CHAVE: Cosméticos, Relações Públicas, Cultura Organizacional, Assessoria, LUSH
 
RESUMO
No ano de 2016, a agência Eagle Vision desenvolveu este projeto para a LUSH Cosméticos Frescos Feitos à Mão - Brasil, com o intuito de compreender o cenário em que a empresa está inserida, assim como os seus públicos estratégicos, para trabalhar a auditoria de imagem em Relações Públicas. O planejamento de comunicação analisa aspectos internos (microambiente) e externos (macroambiente) e o relacionamento com os públicos de interesse (consumidores, funcionários, mídia, corpo administrativo e Governo) frente à atuação no mercado. Pesquisas interna e externa foram desenvolvidas, a fim de compreender a comunicação e o relacionamento com os stakeholders envolvidos, para que pudéssemos definir o diagnóstico e traçar estratégias e ações eficazes para a comunicação da organização, potencializando seus resultados.
 
INTRODUÇÃO
A agência Eagle Vision desenvolveu o processo de estudo e auditoria de imagem para o cliente LUSH Cosméticos Frescos Feitos à Mão, Brasil. A empresa britânica foi fundada no ano de 1995, na cidade de Poole, na Inglaterra, por Helen Ambrosen, Mo Constantine, Mark Constantine, Liz Weir e Rowena Bird. A LUSH se instalou no Brasil, em 1999, mas se retirou do país em 2007, devido a problemas operacionais, retornando ao mercado brasileiro em 2014. A marca, com mais de 950 unidades pelo mundo, possui, atualmente, 5 lojas no Brasil, sendo elas, por ordem cronológica, LUSH Jardins SPA; LUSH Morumbi; LUSH Campinas; LUSH Higienópolis e LUSH Center Norte, todas localizadas em São Paulo. Os produtos são naturais, veganos, orgânicos e, muitos deles, com conservantes naturais e uma mínima parcela de conservantes sintéticos, além disso, a organização é contra a exploração de animais. No Brasil, a empresa investiu primeiramente na loja Jardins SPA, localizada na Oscar Freire, sendo a maior loja SPA do mundo, e na loja virtual, o e-commerce. A marca também instaurou uma fábrica no interior de São Paulo, na cidade de Bom Jesus dos Perdões. Com o estabelecimento, a empresa passou a exportar poucos produtos da matriz - LUSH UK – evitando, assim, complicações na alfândega e diminuindo o atraso de mercadorias nas unidades. A multinacional é considerada uma das marcas mais ativistas em razão de suas campanhas e passeatas sobre proteção dos animais, sustentabilidade, direito de igualdade, compra ética e outros temas que afligem a sociedade. Analisando o cenário, a agência Eagle Vision identificou que a marca pode crescer e se consolidar no país, uma vez que as preocupações com o consumo consciente vêm amadurecendo, levando o consumidor a buscar formas e produtos alternativos; muitos brasileiros se interessam e valorizam também a questão estética.
 
OBJETIVO
Desenvolver um Plano de Relações Públicas, a partir da análise de cenário, mapeamento de públicos, análise SWOT e de concorrentes, pesquisas e diagnóstico, para detectar como a atual gestão vem contribuindo para a consolidação da imagem da marca; averiguar se a cultura organizacional é internalizada pelos colaboradores; investigar quais são os produtos e/ou serviços que atraem consumidores; detectar se a marca tem sido divulgada a futuros prospects; e determinar quais são as melhores ferramentas de Relações Públicas que se adequam ao ramo de cosméticos, para possibilitar a maior presença da empresa nas mídias atuais, como Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, Pinterest, Tumblr e Snapchat. Para alcançar esse objetivo, a agência Eagle Vision realizou uma assessoria de comunicação, que originou o plano “Auditoria de Imagem em Relações Públicas: LUSH, a Beleza em Nome de Causas”. Os pontos citados pretendem aperfeiçoar e fortalecer a sua imagem no Brasil e torná-la tão reconhecida quanto em outros países.
 
JUSTIFICATIVA
Com a constante transformação do mundo, acompanhar todas as mudanças em tempo real, torna-se um amplo desafio, além de exigir muito do profissional de Relações Públicas, uma vez que este trabalha com o grande fluxo de informação, sendo responsável por compreender as tendências e assim aplicá-las na organização em que atua. Administrar a comunicação, bem como o relacionamento das organizações com seus diversos públicos, é uma das particularidades das Relações Públicas, desse modo, o profissional irá traçar as melhores estratégias e objetivos, que ao serem colocadas em prática, irão resultar na criação e/ou fortalecimento dos vínculos, assim como na mútua compreensão entre ambas as partes, a fim de potencializar os resultados organizacionais. Em se tratando da LUSH Brasil, nota-se que a empresa está intimamente ligada aos valores da marca, porém, não são tão conhecidos e/ou reconhecidos, principalmente pelo segmento natural. Portanto, a agência Eagle Vision, através de seu trabalho de auditoria de imagem, compromete-se em fixar a marca na mente de seus públicos de interesse, tendo a flagship Jardins SPA como modelo.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀 愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀漀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀Ⰰ 愀 愀最渀挀椀愀 䔀愀最氀攀 嘀椀猀椀漀渀 爀攀愀氀椀稀漀甀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 愀渀氀椀猀攀 搀攀 挀攀渀爀椀漀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 渀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 漀 倀氀愀渀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 漀 挀氀椀攀渀琀攀 䰀唀匀䠀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 攀猀琀甀搀愀渀搀漀 愀 ᰀ映氀愀最猀栀椀瀀ᴀ†䨀愀爀搀椀渀猀 匀倀䄀⸀ 伀 瀀氀愀渀漀 瘀漀氀琀愀搀漀  愀甀搀椀琀漀爀椀愀 搀攀 椀洀愀最攀洀 瘀椀猀愀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 椀洀愀最攀洀 攀 漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 瀀攀爀愀渀琀攀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 琀漀爀渀ⴀ氀愀 甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 渀愀琀甀爀愀氀 攀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀 搀攀 挀漀猀洀琀椀挀漀猀⸀  䄀 愀最渀挀椀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀漀甀 焀甀攀 愀 洀愀爀挀愀 瀀漀猀猀甀椀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 渀攀猀猀攀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 漀 猀攀甀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 氀愀礀漀甀琀 搀愀猀 氀漀樀愀猀Ⰰ 愀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 攀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 猀漀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀搀漀猀 攀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀  洀漀⸀ 伀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 愀瘀愀氀椀愀漀 搀漀 瀀攀爀昀椀氀 搀愀 䰀唀匀䠀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 猀攀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 搀漀 洀愀挀爀漀愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 渀攀最挀椀漀猀Ⰰ 搀愀 愀渀氀椀猀攀 戀攀渀挀栀洀愀爀欀椀渀最Ⰰ 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 攀 愀椀渀搀愀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瀀漀渀琀漀猀 焀甀攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀洀 愀 䰀唀匀䠀 攀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 氀攀瘀愀渀琀愀搀漀猀 渀愀 愀渀氀椀猀攀 匀圀伀吀 ⠀㄀⤀Ⰰ  愀瀀氀椀挀愀漀 搀漀猀 㐀ᤀ倠猀 ⠀㈀⤀  攀 㐀刀ᤀ匠 ⠀㌀⤀  攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀猀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 洀愀瀀攀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀 搀愀 愀瘀愀氀椀愀漀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 愀瀀氀椀挀愀搀愀猀⸀ 䄀瀀猀 愀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 戀攀渀挀栀洀愀爀欀椀渀最 ⠀㐀⤀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀昀椀挀漀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀 䰀唀匀䠀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀 瀀攀氀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 昀爀攀猀挀漀猀Ⰰ 愀爀琀攀猀愀渀愀椀猀 攀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀搀漀猀 挀漀洀 漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀渀琀漀猀 昀漀爀琀攀猀 焀甀攀 渀漀猀 氀攀瘀愀洀 愀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 愀 洀愀爀挀愀 挀漀洀漀 倀爀攀洀椀甀洀 ⠀㔀⤀Ⰰ 猀攀甀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 瘀攀渀搀愀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀猀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀猀 攀洀 爀攀最椀攀猀 搀攀 挀椀爀挀甀氀愀漀 瀀爀攀搀漀洀椀渀愀渀琀攀猀 搀愀猀 挀氀愀猀猀攀猀 䄀 攀 䈀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀愀渀琀漀 愀 䰀唀匀䠀 愀椀渀搀愀 猀漀昀爀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 搀攀 爀攀瀀漀猀椀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀Ⰰ 昀爀愀最椀氀椀稀愀渀搀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 洀攀爀挀愀搀漀氀漀最椀挀愀洀攀渀琀攀 攀 漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 樀 焀甀攀Ⰰ 挀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 洀攀爀挀愀搀漀爀椀愀猀 愀琀爀愀猀愀洀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀爀 渀愀猀 氀漀樀愀猀⸀  䄀 愀最渀挀椀愀 䔀愀最氀攀 嘀椀猀椀漀渀 挀漀渀猀琀愀琀漀甀 焀甀攀 愀 䰀唀匀䠀 䈀爀愀猀椀氀 渀漀 猀攀最甀攀 漀 瀀愀搀爀漀 搀攀 氀漀最漀洀愀爀挀愀 攀 渀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 攀 渀愀猀 洀搀椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀⸀ Com a análise dos veículos de comunicação, verificou-se que a LUSH necessita investir mais em suas redes sociais e interagir com o público, para promover e atrair a expansão da comunicação nesses meios. O site também pode se tornar mais estratégico e informativo, aproximando os clientes e os prospects das informações da empresa (missão, visão e valores), já que o e-commerce é a nova forma de esclarecer e proporcionar a compra. A LUSH preza pela comunicação espontânea, ou seja, não realiza marketing ou publicidade pagos em seus veículos de comunicação. Logo, faz-se necessário fortalecer o seu posicionamento natural e o apoio aos animais, evitando que a marca perca espaço para os seus concorrentes Vyvedas, The Body Shop e Granado. As pesquisas de campo permitiram que a agência Eagle Vision detectasse que a organização seja conhecida pelos públicos entrevistados, entre eles, classes A e B e aqueles que se identificam com os valores da marca. Por meio de entrevistas e a análise de comunicação interna, realizadas com os funcionários da unidade Jardins SPA, constatou-se que a comunicação deve ser aperfeiçoada, sendo capaz de estreitar o relacionamento com o funcionário e integrá-lo no ambiente. Com as buscas efetuadas sobre a presença da LUSH Brasil, nas mídias digitais e impressas, conclui-se que a empresa não possui grande visibilidade pública, visto que as matérias publicadas foram pontuais durante o período do retorno da marca ao Brasil, em 2014. Atualmente, apresentam-se poucos relatos de blogueiras. Em virtude do contexto, a agência elencou que os principais públicos trabalhados são consumidores das redes sociais, quanto ativos na loja Jardins SPA; imprensa, na qual se focaram principalmente os influenciadores (Blog, Instagram, Snapchat, Facebook e Youtube) e funcionários da loja Jardins SPA. A agência Eagle Vision desenvolveu o Plano de Relações Públicas com campanhas e ações, a fim de sanar as deficiências comunicacionais da LUSH Brasil, para considerá-la mais conhecida, atrair e fidelizar públicos, além de fortalecer sua imagem. NOTAS: 1. Modelo de análise denominado, em inglês, SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats), que em português significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. 2. Composto de marketing, conhecido como 4P's (Produto, Preço, Praça, Promoção) de McCarthy é considerado o composto básico em uma marca/organização. 3. Composto de Relações Públicas, proposto por Manoel Marcondes Neto, caracterizado pelos 4R’s: Reconhecimento, Relacionamento, Reputação e Relevância traz características essenciais de uma organização. 4. O Benchmarking é um processo de metodologia, um documento de investigação, onde visa comparar dados entre duas determinadas organizações. 5. “Premium é o que se sente, não o que se vê.” Pequeno Guru. Em outras palavras, o produto é percebido como superior em função da qualidade, produção e matéria-prima diferenciada, sendo comercializado com um preço elevado aos concorrentes da mesma categoria.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O autor Andrade (1989, p.41 apud França, 2012, p.20) define público como: "O agrupamento espontâneo de pessoas adultas e/ou de grupos sociais organizados, com ou sem contiguidade física, com abundância de informações, analisando uma controvérsia, com atitudes e opiniões múltiplas quanto à solução ou medidas a serem tomadas perante ela; com ampla oportunidade de discussão, e acompanhando ou participando do debate geral por meio da integração pessoal ou dos veículos de comunicação, à procura de uma atitude comum, expressa em uma decisão ou opinião coletiva que permitirá a ação conjugada". De acordo com o autor Fábio França, o trabalho do profissional de relações públicas exige que se tenha definido de maneira clara quais são os públicos estratégicos da organização, assim como reconhecer as suas características e interdependências entre o meio ao qual faz parte e as vantagens que podem ser estabelecidas neste convívio. Frente a isso, a agência Eagle Vision selecionou os seguintes públicos: Alta Admn, Associações, Funcionários, Consumidores, Fornecedores, Mídia, Ativistas, Governo. Fonte: Eagle Vision, 2016. Após a segmentação dos públicos, a agência verificou que estes são fundamentais para a construção e legitimação do relacionamento com a LUSH. Sendo assim, elencaram-se três públicos a serem focados em nossas campanhas e estratégias. São eles: consumidores, funcionários e influenciadores.਀䄀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀猀 猀漀㨀 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 䰀唀匀䠀 一䄀 倀䄀刀䄀䐀䄀Ⰰ 琀攀洀 瀀漀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀 愀 椀洀愀最攀洀 搀愀 䰀唀匀䠀 瀀攀爀愀渀琀攀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀⸀ 䄀漀 ㄀㨀 倀猀椀甀Ⰰ 攀猀挀甀琀愀 漀 戀愀戀愀搀漀℀⸀ 䌀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 洀愀椀氀椀渀最 漀渀氀椀渀攀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 攀 琀攀洀 挀漀洀漀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 愀 椀渀琀攀最爀愀漀 攀 漀 昀漀爀琀愀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀⸀ 䄀漀 ㈀㨀 䰀唀匀䠀䴀漀戀椀氀攀㨀 䌀氀漀猀攀 琀漀 夀漀甀Ⰰ 爀攀瀀漀爀琀愀ⴀ猀攀 愀 甀洀 琀爀椀挀椀挀氀漀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀搀漀 搀愀 䰀唀匀䠀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 猀攀爀漀 攀砀瀀漀猀琀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 瀀愀爀愀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀漀 攀 搀椀瘀甀氀最愀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 甀洀 挀愀氀攀渀搀爀椀漀 挀漀洀 搀愀琀愀猀 挀漀洀攀洀漀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 愀甀洀攀渀琀愀爀 愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 洀愀爀挀愀⸀ 䄀漀 ㌀㨀 㐀夀伀唀Ⰰ 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 昀氀礀攀爀猀 搀椀搀琀椀挀漀猀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 攀 攀搀甀挀愀爀 漀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 搀愀 䰀唀匀䠀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 瀀攀爀愀渀琀攀 漀猀 猀攀甀猀 瘀愀氀漀爀攀猀Ⰰ 挀愀甀猀愀猀 攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀⸀ 䄀漀 㐀㨀 䴀甀渀搀漀 䰀唀匀䠀Ⰰ 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 愀戀愀 渀漀 猀椀琀攀 猀漀戀爀攀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 椀渀昀漀爀洀愀爀 攀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀猀琀攀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀  漀爀椀最攀洀 搀愀 䰀唀匀䠀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 椀渀猀琀爀甀ⴀ氀漀 猀漀戀爀攀 焀甀愀椀猀 猀漀 漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀Ⰰ 愀猀 挀愀甀猀愀猀 攀 愀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 搀愀 洀愀爀挀愀⸀ 䄀 猀攀最甀渀搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ ㌀ 䤀ᤀ猠㨀 䤀渀漀瘀愀爀Ⰰ 䤀渀瘀攀猀琀椀爀 攀 䤀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀Ⰰ 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 愀甀砀椀氀椀愀爀 愀 椀渀琀攀最爀愀漀 搀漀猀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀 搀愀 氀漀樀愀 挀漀洀 愀 猀甀瀀攀爀瘀椀猀漀 攀 愀 搀椀爀攀漀⸀ 倀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀攀猀琀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀㨀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀 搀愀 氀漀樀愀 䰀唀匀䠀 䨀愀爀搀椀渀猀 匀倀䄀⸀ 䄀漀 ㄀㨀 匀漀甀 琀漀搀漀 漀甀瘀椀搀漀猀Ⰰ 瀀爀漀瀀攀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 戀漀砀 猀漀氀甀琀椀漀渀 ⠀挀愀椀砀愀 搀攀 猀漀氀甀漀⤀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 琀愀戀氀攀琀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 瀀爀漀瀀漀爀 愀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀 搀漀猀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀⸀ 䄀漀 ㈀㨀 伀 洀猀  琀漀搀漀 猀攀甀℀Ⰰ 䌀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀 洀攀渀猀愀氀 瀀愀爀愀 愀 攀渀琀爀攀最愀 搀漀 戀漀琀琀漀渀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀琀愀焀甀攀 搀漀 洀猀㨀 ᰀ吠栀攀 䈀攀猀琀 搀漀 䴀猀ᴀ†攀 愀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 愀渀漀Ⰰ 愀 攀渀琀爀攀最愀 搀漀 琀爀漀昀甀 ᰀ洠攀氀栀漀爀 搀漀 愀渀漀ᴀ†愀漀猀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀 搀愀 氀漀樀愀 攀 搀漀 匀倀䄀 焀甀攀 洀愀椀猀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀愀洀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀 瀀攀爀漀搀漀⸀䄀漀 ㌀㨀 䠀愀瀀瀀礀 䈀椀爀琀栀搀愀礀 洀礀 昀爀椀攀渀搀猀℀Ⰰ 䌀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 猀甀爀瀀爀攀攀渀搀攀爀 攀 洀漀琀椀瘀愀爀 漀猀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀Ⰰ 愀 䰀唀匀䠀 攀渀琀爀攀最愀爀 渀漀 搀椀愀 搀漀 愀渀椀瘀攀爀猀爀椀漀 甀洀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 挀漀渀昀攀挀挀椀漀渀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 攀⼀漀甀 愀洀椀最漀猀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀漀猀 瀀愀爀愀 瀀愀爀愀戀攀渀椀稀ⴀ氀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 最愀渀栀愀爀攀洀 甀洀 挀甀瀀挀愀欀攀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀搀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀ 䄀 琀攀爀挀攀椀爀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ ⌀匀䔀䰀䤀䜀䄀Ⰰ 瘀椀猀愀 搀椀瘀甀氀最愀爀 攀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀愀 䰀唀匀䠀 䈀爀愀猀椀氀 挀漀洀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀漀爀攀猀 搀椀最椀琀愀椀猀⸀ 䄀漀 ㄀㨀 ⬀䄀爀琀攀℀ 䌀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 攀渀瘀椀愀爀 瀀爀攀猀猀 欀椀琀Ⰰ 挀漀洀 愀氀最甀渀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀愀 䰀唀匀䠀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀猀 㔀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 愀漀 挀漀渀瘀椀琀攀 瀀愀爀愀 愀 瘀椀猀椀琀愀  昀戀爀椀挀愀⸀ 伀 椀渀琀甀椀琀漀  焀甀攀 漀猀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀 瀀愀猀猀攀洀 漀 搀椀愀 渀愀 昀戀爀椀挀愀 攀 琀攀渀栀愀洀 最爀愀渀搀攀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 挀漀洀 愀 洀愀爀挀愀 攀 搀椀瘀甀氀最甀攀洀 攀洀 猀甀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䄀漀 ㈀㨀 䜀愀洀攀㨀 一漀挀一漀挀Ⰰ 礀漀甀 欀渀漀眀 眀栀漀 䤀 愀洀㼀Ⰰ 䌀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 椀渀猀琀椀最愀爀 攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 ㄀ 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São Paulo: v.35, n.2, p. 57-63, Abril,1995.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀唀䤀吀䔀刀䄀匀 䄀⸀䘀⸀Ⰰ 䈀䄀夀준匀 刀⸀ 䐀攀猀愀爀爀漀氀氀氀漀 搀攀 甀渀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 氀愀 洀攀搀椀搀愀 搀攀 搀愀 挀愀氀椀搀愀搀 搀攀 瘀椀搀愀 攀渀 攀渀昀攀爀洀攀搀愀搀攀猀 挀爀渀椀挀愀猀⸀ 䤀渀㨀 䘀漀爀渀猀 䴀Ⰰ 䄀渀最甀攀爀愀 䴀吀Ⰰ 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀攀猀⸀ 䄀瀀漀爀琀愀挀椀漀渀攀猀 爀攀挀椀攀渀琀攀猀 愀 氀愀 攀瘀愀氀甀愀挀椀渀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀挀愀⸀ 䈀愀爀挀攀氀漀渀愀㨀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀愀猀㬀 ㄀㤀㤀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 䬀⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀氀愀☀⌀㌀㌀㜀㬀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䜀䄀一Ⰰ 䐀⸀ 䰀⸀ 䘀漀挀甀猀 最爀漀甀瀀猀 愀猀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀攀 爀攀猀攀愀爀挀栀⸀ ㈀ꨀ 䔀搀⸀ 䰀漀渀搀爀攀猀㨀 匀愀最攀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀礀 Paper, 1997.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䔀吀伀Ⰰ 䴀愀渀漀攀氀 䴀⸀ 䄀 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀  愀 愀氀洀愀 搀漀 渀攀最挀椀漀⸀ ㄀⸀攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀挀攀椀琀漀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䔀嘀䔀匀Ⰰ 刀漀戀攀爀琀漀 搀攀 䌀愀猀琀爀漀⸀ 䤀洀愀最攀洀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀㨀 䌀漀洀漀 愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀漀搀攀洀 瀀爀漀琀攀最攀爀 攀 琀椀爀愀爀 瀀愀爀琀椀搀漀 搀漀 猀攀甀 洀愀椀漀爀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀⸀ ㌀ꨀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䴀愀甀愀搀Ⰰ ㄀㤀㤀㠀⸀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀攀焀甀攀渀漀 䜀甀爀甀⸀ 倀爀攀洀椀甀洀⸀ 䄀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 愀氀洀 搀漀 渀漀洀攀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀攀焀甀攀渀漀最甀爀甀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀㈀ ㄀㄀⼀ ㈀⼀瀀爀攀洀椀甀洀ⴀ愀ⴀ攀猀琀爀愀琀攀最椀愀ⴀ愀氀攀洀ⴀ搀漀ⴀ琀攀爀洀漀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㤀 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀栀攀  圀䠀伀儀伀䰀  䜀爀漀甀瀀⸀  吀栀攀  圀漀爀氀搀  䠀攀愀氀琀栀  伀爀最愀渀椀稀愀琀椀漀渀  焀甀愀氀椀琀礀  漀昀  氀椀昀攀  愀猀猀攀猀猀洀攀渀琀 (WHOQOL): position paper from the World Health Organization਀匀漀挀 匀挀椀 䴀攀搀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀