2404-1 - A COMPLEXIDADE NARRATIVA EM “O GRANDE HOTEL BUDAPESTE”
Janaina dos Santos Gamba
Palavras-chave: Cinema, O Grande Hotel Budapeste, Sleeper Curve, Wes Anderson | [Trabalho] |
1043-1 - A DANÇA DAS MEMÓRIAS DE ALEJANDRO JODOROWSKY E A IMPORTÂNCIA DO CINEMA EM ESTUDOS ANTROPOLÓGICOSLaurine Marques Silva Palavras-chave: Antropologia Visual, Cinema Surrealista, A Dança da Realidade, Alejandro Jodorowsky, Jornada do Herói | [Trabalho] |
888-2 - A HIPERESTILIZAÇÃO NA OBRA DE XAVIER DOLAN PENSADAS A PARTIR
DOS PRIMEIROS PLANOS EM JUSTE LA FIN DU MONDERodrigo Oliva Palavras-chave: cinema, hiperestilização, primeiro plano, transcineclipe, estilo | [Trabalho] |
2553-1 - A MEMÓRIA EM DOCUMENTÁRIOS SOBRE O CÁRCEREVitor Pasquini Scarpelli Palavras-chave: documentário, cárcere, memória | [Trabalho] |
100-2 - A MÚSICA PREEXISTENTE DO REPERTÓRIO CLÁSSICO EM FILMES DE AGNÈS VARDA DOS ANOS SESSENTALuíza Beatriz Amorim Melo Alvim Palavras-chave: cinema, música, Agnès Varda, cinema moderno, música preexistente | [Trabalho] |
2475-1 - A PAISAGEM SONORA DE BAIXA FIDELIDADE EM O SOM AO REDOR (2012) E VENTOS DE AGOSTO (2014)Igor Araújo Porto Palavras-chave: cinema, paisagem sonora, baixa fidelidade, análise de som | [Trabalho] |
44-1 - A PERDA DA REALIDADE DOS CORPOS: O EROTISMO NAS ÚLTIMAS OBRAS CINEMATOGRÁFICAS DE PIER PAOLO PASOLINI
Gabriela Barbosa Rocha Palavras-chave: Cinema, Erotismo, Transgressão, Corpos | [Trabalho] |
3152-2 - A PERFORMATIVIDADE DA PERSONAGEM MULHER-GATO: UMA OBSERVAÇÃO NAS NARRATIVAS DE TIM BURTON E CHRISTOPHER NOLANRebeca Cambaúva Leite Palavras-chave: Selina - Kyle, Mulher-Gato, Performatividade, Cinema | [Trabalho] |
1294-1 - A RESSIGNIFICAÇÃO DO TERMO “FRONTEIRA” NA RECEPÇÃO DA OBRA FÍLMICA ‘OS MATADORES’: UMA ADAPTAÇÃO DO CONTO ‘MATADORES’ DE MARÇAL AQUINOCélio Aparecido Rosa de Araujo Junior, Greicy Mara França, Letícia Monteiro Rocha Palavras-chave: adaptação literária, fronteira, obra fílmica, recepção, ressignificação | [Trabalho] |
767-1 - ALICE ENTRE DOIS MUNDOS: UMA ANÁLISE DO FILME ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS DO CINEASTA TIM BURTONAnna Claudia Soares Palavras-chave: Análise, Cinema, Alice no País das Maravilhas, Tim Burton | [Trabalho] |
2468-1 - ANÁLISE DA INFÂNCIA E JUVENTUDE NO FILME PIXOTE: A LEI DO MAIS FRACO (1981)Cayron Henrique A. Fraga Palavras-chave: cinema, imagens, infância, juventude | [Trabalho] |
321-1 - ANÁLISE DE UM DISCURSO CINEMATOGRÁFICO EM FALSO RACCORD: PODE UM FILME DANÇAR?Cristiane do Rocio Wosniak Palavras-chave: cinema, dança, montagem, discurso cinematográfico, falso-raccord | [Trabalho] |
1090-1 - ANTIRREALISMO EM NELSON PEREIRA DOS SANTOS: ANÁLISE DA NARRATIVA FÍLMICA DE AZYLLO MUITO LOUCO (1970)Eugênio Vinci de Moraes Palavras-chave: Nelson Pereira dos Santos, Machado de Assis, Narratologia, Adaptação, O alienista | [Trabalho] |
503-1 - ATENÇÃO, ENTREGA E IDENTIFICAÇÃO: O IMPACTO DO CINEMA NO ESPECTADOR ATRAVÉS DA AFETIVIDADE EM TRIUNFO DA VONTADEDanilo Gomes Guerra Soares, Dario Brito Rocha Júnior Palavras-chave: Cinema, Afetividade, Recepção, Nazismo, Comunicação | [Trabalho] |
627-1 - ATO, ATALHO E VENTO: ABY WARBURG E AS FÓRMULAS DE PATHOS NO CINEMAGabriel Gesualdi Malinowski Palavras-chave: Marcelo Masagão, Montagem, Pathosformel, Aby Warburg | [Trabalho] |
1528-1 - AVENTURAS DO DISPOSITIVO NO AMBIENTE ONLINE: O ESPÍRITO CINEMA NO FILME “AMIZADE DESFEITA”Juliana Cristina Borges Monteiro Palavras-chave: Cinema, Dispositivo , Espírito Cinema, Imagem-excesso, Amizade Desfeita | [Trabalho] |
152-1 - CINEMA E MEMÓRIA EM “THE GARDEN OF EARTHLY DELIGHTS”Maiara Mascarenhas de Lacerda Silva Palavras-chave: "Memória", “The Garden of Earthly Delight, Henri Bergson, Lech Majewski, Hieronymus Bosch | [Trabalho] |
226-1 - CIVILIDADE LÍQUIDA: UMA ANÁLISE DO FILME INTO THE FORESTFernanda Kleber Curtarelli Palavras-chave: análise fílmica, into the forest, linguagem cinematográfica, processo civilizatório | [Trabalho] |
1237-1 - CULTURAS LOCAIS E FLUXOS MIGRATÓRIOS TRANSNACIONAIS
NO CINEMA CONTEMPORÂNEO DA AMÉRICA LATINA
Luiza Cristina Lusvarghi Palavras-chave: Fluxos Migratórios Globais, Cinema Latino-Americano, Identidade Geocultural, Interculturalismo, Transnacionalismo | [Trabalho] |
1530-1 - D.N.A - A DILATAÇÃO NARRATIVA NA ADAPTAÇÃO DA LITERATURA NO CINEMA CONTEMPORÂNEO. RELAÇÕES ENTRE O FILME CINQUENTA TONS DE CINZA (FIFTY SHADES OF GREY, 2015) E O LIVRO MEMÓRIA IMPURA (2012)Roberto Gustavo Reiniger Neto Palavras-chave: Cinema Contemporâneo, Adaptação Literária , Dilatação Narrativa , Cinquenta Tons de Cinza , Memória Impura | [Trabalho] |
1105-1 - DEMÔNIOS VIRTUAIS, ESPÍRITOS HACKERS, ASSASSINOS GLITCH: AS TECNOLOGIAS DE REGISTRO DE IMAGENS DIEGETIZADAS NO CINEMA DE HORROR FOUND FOOTAGEGabriela Machado Ramos de Almeida, Jéssica Patrícia Soares Palavras-chave: Estudos de cinema, Gêneros cinematográficos, Cinema de horror, Found footage | [Trabalho] |
293-1 - DIANTE DE UM CINEMA IMPUROAlan Campos Araújo Palavras-chave: Cães Errantes, Aby Warbug, Cinema Contemporâneo, Cinema Impuro, História do Cinema | [Trabalho] |
39-1 - DIVINDADE E DEVORAÇÃO EM DEMÔNIO DE NEON: ANOTAÇÕES PARA UMA MITOCRÍTICA FÍLMICADanilo Fantinel Palavras-chave: Cinema, imaginário, mitocrítica fílmica, leitura simbólica, simbolismo | [Trabalho] |
2745-1 - DO JORNALISMO AO FILME: REPRESENTAÇÕES DA VIDA REAL NO CINEMA DE HORRORGisele Krodel Rech Palavras-chave: Narrativas, Jornalismo, Jornalismo Literário, Cinema, Amityville | [Trabalho] |
1990-1 - DROGAS, SENSAÇÃO E CINEMA: O FILME COMO EXPERIÊNCIA IMERSIVAGisele Motta Ferreira Palavras-chave: imersão, ilusão, cinema contemporâneo, psicodélicos | [Trabalho] |
450-1 - EDIFÍCIO MASTER E A AUTOMISE-EN-SCÈNE NO DOCUMENTÁRIO DE EDUARDO COUTINHOHelena Oliveira Teixeira de Carvalho Palavras-chave: documentário, mise-en-scène, encenação, Eduardo Coutinho | [Trabalho] |
2041-1 - ELEMENTOS PARA ANÁLISE DAS CENAS DE HOSPITALIDADE NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO
Diego Baraldi de Lima Palavras-chave: Documentário brasileiro, Hospitalidade, Hostilidade, Espaço fílmico, Cenas de hospitalidade | [Trabalho] |
1529-1 - ENQUADRAMENTOS FAMILIARES: DISCIPLINA, BRECHAS E RUPTURAS EM PARA MINHA AMADA MORTA (ALY MURITIBA; 2015)Aline Aparecida de Souza Vaz Palavras-chave: cinema, enquadramentos familiares, panoptismo, poder e disputas | [Trabalho] |
71-1 - HETEROTOPIA E PRESENÇA NA EXPERIÊNCIA DO ESPECTADOR DENTRO DA SALA DE CINEMA S3D COM O FILME DOUTOR ESTRANHO (2016)Priscilla Barbosa Durand Palavras-chave: Heterotopia, Presença, Cinema, Estereoscópia, Experiência Estética | [Trabalho] |
564-1 - IMAGINÁRIO E IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DA CIDADE DE SÃO LUÍS (MA) NO FILME MULEQUE TÉ DOIDO! (2014)Andréia de Lima Silva Palavras-chave: cinema, imaginário, identidade, representação, São Luís | [Trabalho] |
2380-1 - INVISIBILIDADE NO MAPA: APONTAMENTOS PRELIMINARES SOBRE A PRODUÇÃO DE LONGAS-METRAGENS NO RIO GRANDE DO NORTE DE 2010 A 2017Diana Xavier Coelho Palavras-chave: Política Cultural, Políticas Públicas, Cidadania Cultural, Audiovisual, Rio Grande do Norte | [Trabalho] |
2565-1 - LIBERDADE E PASSADO: HERMILA E DONATO PELAS LENTES DE SARTREBibiana Nilsson, Miriam de Souza Rossini Palavras-chave: cinema, liberdade, Karim Aïnouz, Sartre | [Trabalho] |
1206-1 - LONGE DO IMAGINÁRIO CRISTÃO E PERTO DO NACIONAL-POPULAR? LA TERRA TREMA, DE LUCHINO VISCONTICid Vasconcelos de Carvalho Palavras-chave: Nacional-Popular, Luchino Visconti, I Malavoglia, La Terra Trema, Análise Fílmica | [Trabalho] |
2996-1 - MEDIALIDADE GESTUAL E AUSÊNCIA RESIDUAL: REFLEXÕES ACERCA DE NARRATIVAS FÍLMICAS HISTÓRICASDaniel Dória Possollo Carrijo Palavras-chave: linguagem, história, cinema, narrativa | [Trabalho] |
3208-1 - MELODRAMA CONTEMPORÂNEO: TITANIC E A POTENCIALIZAÇÃO DA DRAMATIZAÇÃO ATRAVÉS DOS EFEITOS VISUAIS
Paula Regina da Silva Ferreira Palavras-chave: melodrama, cinema, efeitos visuais, audiovisual, comunicação | [Trabalho] |
3233-1 - METALINGUAGEM COMO GESTO FUNDAMENTAL DO CINEMA DE RETOMADALuiz Gustavo Vilela Teixeira Palavras-chave: Cinema, Retomada, Metalinguagem | [Trabalho] |
1377-1 - O CINEMA BRASILEIRO E O CORPO-INDUMENTÁRIA DO CANGAÇOSamuel Macêdo do Nascimento Palavras-chave: cinema, linguagem e estética cinematog, cangaço | [Trabalho] |
646-1 - O CINEMA COMO FERRAMENTA IDEOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO DO FILME “UM LUGAR AO SOL” DE GABRIEL MASCARO
Bárbara Rodrigues Nogueira George Palavras-chave: Cinema, Ferramenta Ideológica, "Um Lugar ao Sol" | [Trabalho] |
76-1 - O CINEMA E A GERAÇÃO MILLENNIALS: CRISE NARRATIVA DE ADAPTAÇÕES DE GAMES PARA FILMES EM ASSASSIN’S CREEDRafael Iwamoto Tosi Palavras-chave: cinema, millennials, transgeracional, games, crise narrativa | [Trabalho] |
1593-1 - O CORPO COMO MEMÓRIA: OS FILHOS DE HIROSHIMA
Janete da Silva Oliveira Palavras-chave: Corpo, Japão, Cinema, Memória | [Trabalho] |
1813-1 - O INDIE ENQUANTO ATUALIZAÇÃO DO CINEMA MODERNOFernando Beretta Del Corona Palavras-chave: cinema moderno, indie, cinema independente, nouvelle vague | [Trabalho] |
2356-1 - O JOGO DO PODER MASCULINO EM O INVASORPaulo Roberto Ferreira de Camargo Palavras-chave: Cinema brasileiro, Masculinidade, Gênero, Beto Brant | [Trabalho] |
210-1 - O LUGAR DO OUTRO: ESTÉTICA E POLÍTICA NOS DOCUMENTÁRIOS DE “RESERVAS DE MUNDO”Tatiana Vieira Lucinda Palavras-chave: cinema, documentário, estética, política | [Trabalho] |
916-1 - O ORTODOXO E O EXPERIMENTAL NO CINEMA DE ANIMAÇÃOMarcos Buccini Pio Ribeiro Palavras-chave: Cinema de animação, animação ortodoxa, animação experimental, developental animation | [Trabalho] |
777-1 - O PLOT-TWIST COMO RECURSO ESTILÍSTICO NOS FILMES DE M. NIGHT SHYAMALANAndreza Lisboa da Silva Fernandes, Aline Lisboa da Silva Palavras-chave: Estilo cinematográfico, M. Night Shyamalan, Plot-Twist, Teoria do autor | [Trabalho] |
2805-1 - O QUEER QUE CANTA E DANÇA: NOTAS SOBRE A PERFORMANCE REFLEXIVA
Luiz Fernando Wlian Palavras-chave: cinema queer, gênero musical, utopia, performance | [Trabalho] |
232-1 - O TRANSE DE CAMINHADA: A EXPERIÊNCIA DO ESPAÇO EM THE RED MAN’S VIEW E O ATALHOCesar de Siqueira Castanha Palavras-chave: Cinema, Espaço, Faroeste, Deserto, Paisagem | [Trabalho] |
3259-1 - OS “FREAK SHOWS” E OS ESPETÁCULOS DOS CORPOS MONSTRUOSOS
NA GÊNESE DA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA
Hélcio José Prado Fabri Palavras-chave: história do cinema, estética cinematográfica, freak shows, monstros | [Trabalho] |
2943-1 - PECADOS DE GUERRA E GUERRA SEM CORTES: DUAS VISÕES DA GUERRA POR BRIAN DE PALMA
Laura Loguercio Cánepa, Marília Folgoni Marcussi Palavras-chave: Análise fílmica, Abjeção, Brian De Palma, Guerra sem cortes, Pecados de guerra | [Trabalho] |
495-1 - PERDOAI-OS PAI, ELES SÃO APENAS ANIMAIS: O ESPÍRITO CATIVO NIETZSCHIANO NA PROTAGONISTA DE DOGVILLECintia Moleta Palavras-chave: Moral, Espírito Cativo, Dogville, Análise do Discurso, Cinema | [Trabalho] |
1164-1 - PORTO DAS CAIXAS: O OLHAR NEORREALISTA ROSSELLINIANO DE PAULO CESAR SARRACENIIsabel Regina Augusto Palavras-chave: Porto das Caixas, Paulo Cesar Sarraceni, Rossellini, Neorrealismo , Cinema | [Trabalho] |
2852-1 - POSSIBILIDADES CRÍTICAS NA ADAPTAÇÃO LITERÁRIA DE O FILHO ETERNO E O ÚLTIMO POEMACesar Augusto Garcia Lima Palavras-chave: Adaptação literária, ficção, documentário | [Trabalho] |
677-1 - SUPER-HERÓIS NO CINEMA: UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICAVilson André Moreira Gonçalves Palavras-chave: super-heróis, adaptação, gênero cinematográfico, fórmula, Hollywood | [Trabalho] |
441-1 - TEORIA FEMINISTA, CINEMA E A PRODUÇÃO DE CINEASTAS MULHERES NA AMÉRICA LATINALady Dayana Silva de Oliveira Palavras-chave: Cinema, Feminismo, Cinema latino-americano, Estudos de Gênero | [Trabalho] |
343-1 - TESTEMUNHAS IMAGINÁRIAS.
A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO E OS FILMES DE HOLLYWOODPatrick Diener Palavras-chave: Cinema, Holocausto, Adaptação, Memória, Hollywood | [Trabalho] |
2777-1 - THE SHADOW OUT OF BERKELEY SQUARE: LOVECRAFT E SEU FILME PREFERIDO
Yuri Garcia Piedade Kurylo Palavras-chave: Lovecraft, Berkeley Square, cinema, literatura | [Trabalho] |
989-1 - VIGILÂNCIA E CONTROLE: O CARÁTER OPERACIONAL DAS IMAGENS NA OBRA DE HARUN FAROCKIJamer Guterres de Mello Palavras-chave: Vigilância, Controle, Imagem, Arquivo, Harun Farocki | [Trabalho] |