Trabalhos


DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas
[Voltar]


 3335-1 - A PERFORMANCE RAPPER COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO E AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL NA INFÂNCIA: ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE MC SOFFIA
Andressa Zoi Nathanailidis

Palavras-chave:  infância, performance, identidade, negritude, rap [Trabalho]


 365-1 - #QUEMÉVOCÊNARUA? PLURALIDADE CORPÓREA E RELAÇÕES SOCIAIS NA NARRATIVA PUBLICITÁRIA DE NATURA FACES
Anderson Luiz de Melo
Palavras-chave:  corpos, publicidade, narrativa, relações sociais [Trabalho]


 661-1 - A CIDADE, A COMUNICAÇÃO E AS MULHERES: ATUAÇÃO DE COLETIVOS FEMINISTAS CONTRA A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA SOBRE CORPOS FEMININOS NO RIO DE JANEIRO
Mariah Christine Rafael Guedes da Silva
Palavras-chave:  Cidade, Comunicação, Movimentos Sociais – Feminismo, Rio de Janeiro, Violência Simbólica [Trabalho]


 3117-1 - A COMUNICAÇÃO PELA VIA DAS TROCAS DE OBJETOS
Valeria Soares de Assis
Palavras-chave:  antropologia da comunicação, circulação de bens, consumo, cultura material [Trabalho]


 1930-1 - A CULTURA PARTICIPATIVA COMO ALICERCE PARA O TURISMO CRIATIVO NO SARAU IMPERIAL EM PETRÓPOLIS/RJ
Frederico Ferreira de Oliveira
Palavras-chave:  Cultura participativa, Consumo cultural, Turismo criativo, Sarau Imperial [Trabalho]


 813-1 - A ECONOMIA DO COMPARTILHAMENTO E OS SENTIDOS PRODUZIDOS PELA MÍDIA: O DISCURSO DO TELEJORNAL SPTV NA SÉRIE “ECONOMIA COLABORATIVA”
Carlise Nascimento Borges
Palavras-chave:  economia colaborativa, consumo colaborativo, análise de discurso, produção de sentidos, telejornal SPTV [Trabalho]


 314-1 - A MULHER NA MÍDIA DO MITO DA BELEZA SEGUNDO O CONCEITO DE PODER SIMBÓLICO E VIOLÊNCIA SIMBÓLICA DE GÊNERO
Beatriz Molari
Palavras-chave:  poder simbólico, violência simbólica de gênero, mídia, mito da beleza [Trabalho]


 3035-1 - A MÚSICA EM CARNE VIVA: DINÂMICAS RECENTES DE FESTIVALIZAÇÃO DA CULTURA CONTEMPORÂNEA
Gabriela Cleveston Gelain
Palavras-chave:  festivais, festivalização da cultura, Portugal, Brasil, indústria musical [Trabalho]


 1637-1 - A RESSIGNIFICAÇÃO DA COMENSALIDADE E DAS EMOÇÕES, NA MÍDIA E NOS BLOGUES DE GASTRONOMIA, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO CONSUMO DA GALINHADA DO CHEF ALEX ATALA
Roni Franci Dutra Filgueiras
Palavras-chave:  Comunicação, Cultura, Antropologia das emoções, Comensalidade, Comida [Trabalho]


 2988-1 - AVENIDA PAULISTA: A DIMENSÃO SONORA DE UMA REFERÊNCIA VISUAL
Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva
Palavras-chave:  dimensão sonora, arquitetura sonora, bolha-acustica, avenida paulista, som [Trabalho]


 890-1 - BELEZA, SAÚDE E O MEDO DE ENVELHECER: REPRESENTAÇÕES FEMININAS DOS ANOS 1960
Ivania Skura
Palavras-chave:  beleza, envelhecimento, feminino, gênero [Trabalho]


 2901-1 - BISCOITO GLOBO, UM ÍCONE CARIOCA: LOVEMARKS E CONSUMIDORES INSPIRADORES
Lucimara Rett
Palavras-chave:  cidades, Rio de Janeiro, Lovemarks, Consumidores Inspiradores, Biscoito Globo [Trabalho]


 2040-1 - BOTICAS, BUTIQUINHAS, BOTECOS, BOTEQUINS: SOCIABILIDADES E COMENSALIDADES DOS ESPAÇOS DE LAZER POPULAR DO MODERNO RIO DE JANEIRO
Adelaide Cristina Rocha de La Torre Chao, João Luis de Araujo Maia
Palavras-chave:  comunicação, espaços urbanos, sociabilidade, botequim, Rio de Janeiro [Trabalho]


 2455-1 - BRASÍLIA: MÍDIA E RECONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA. ARTE E CULTURA NA REVISTA TRAÇOS E NA SÉRIE DISTRITO CULTURAL
Angélica Peixoto de Paiva Freitas
Palavras-chave:  Brasília, culturas urbanas, imaginário, identidade [Trabalho]


 637-1 - CERVEJA É COISA DE MULHER, SIM: SOCIABILIDADE, CONSUMO E LAZER EM UMA COMUNIDADE CERVEJEIRA NO INSTAGRAM
Euler David de Siqueira, Thais Cristovão de Melo
Palavras-chave:  Redes sociais, Cidade, Sociabilidade, Consumo, Gênero [Trabalho]


 2506-1 - CIDADE MÍDIA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CIDADE COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO
Arion Fernandes, Juliana Petermann
Palavras-chave:  Cidade, Mídia, Cidadania, Interação, Criatividade [Trabalho]


 1987-1 - COMO O MUNDO MUDOU AS MÍDIAS SOCIAIS? NOTAS SOBRE UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA COMPARATIVA
João Osvaldo Schiavon Matta
Palavras-chave:  mídias sociais, antropologia digital, etnografia, culturas [Trabalho]


 485-1 - CONSTRUINDO A PAISAGEM OLÍMPICA: REFORMAS, IMAGENS E MEMÓRIAS
Débora Gauziski de Figueredo Bueno
Palavras-chave:  Reformas Urbanas, Jogos Olímpicos, Paisagem, Imagem [Trabalho]


 1326-1 - CONSUMO DE COMIDA DE MIGRANTES E IDENTIDADE: UM DEBATE A PARTIR DA PERSPECTIVA MULTICULTURAL
João Renato de Souza Coelho Benazzi
Palavras-chave:  Comida, Consumo, Multiculturalismo, Identidade, Lugar [Trabalho]


 754-1 - CONSUMO, ESTILO DE VIDA E IDENTIDADE EM UMA VISITA AO MUSEU NACIONAL/UFRJ
Fernanda Cristina Cardoso Guedes, Joana D´arc de Nantes
Palavras-chave:  museu, consumo, identidade, capital cultural, estilo de vida [Trabalho]


 2025-1 - CORPO E MULTIDÃO: UMA INVESTIGAÇÃO-EXISTENCIAL SOBRE O AFETO COMO AGENCIAMENTO POLÍTICO NA PERFORMANCE BATUCADA
Paula Gorini Oliveira
Palavras-chave:  corporalidades, experiência, arte, política, comum [Trabalho]


 1726-1 - CORPOS, MÍDIA E SUBJETIVIDADE: LUTAS SOCIAIS POR RECONHECIMENTO EM CONTEXTOS DE RESISTÊNCIA NA TRAJETÓRIA DA CANTORA POP LUDMILLA
Dariane Lima Arantes
Palavras-chave:  Corpos, mídia, reconhecimento, resistência, subjetividade [Trabalho]


 680-1 - CULTURA MATERIAL DA GRAVIDEZ: DISTINÇÃO, IDENTIDADE E MATERIALIDADE DA MÃE E DO BEBÊ
Bianca Leite Dramali, Karine de Almeida Karam
Palavras-chave:  cultura material, gravidez, distinção, identidade, consumo [Trabalho]


 2456-1 - DE FUNKEIRA A PENSADORA CONTEMPORÂNEA: VALESCA POPOZUDA COMO INTELECTUAL ORGÂNICA NO CONTEXTO DO FUNK CARIOCA
Amanda Cínthia Medeiros E Silva
Palavras-chave:  Funk, Identidade, Valesca Popozuda, Self made woman, Intelectual orgânico [Trabalho]


 811-1 - EFEMINADOS E VIRIS: REPRODUÇÕES NORMATIVAS E VIOLÊNCIA
Eduardo Bianchi
Palavras-chave:  Comunicação, Cotidiano, Corpo, Violência, Homofonia [Trabalho]


 1999-1 - ENTRE JAPONESIDADES E COREANIDADES POP: DA JAPÃO-MANIA À ONDA COREANA NO BRASIL
Krystal Cortez Luz Urbano
Palavras-chave:  Pop, Cultura midiática, Japão, Coréia do Sul, Brasil [Trabalho]


 252-1 - INTERFACES ENTRE AÇÕES CULTURAIS PERIFÉRICAS E POLÍTICAS CULTURAIS NOS ANOS 2000
Juliana Lopes da Silva
Palavras-chave:  ações culturais, práticas comunicativas, políticas culturais, periferia, Rio de Janeiro [Trabalho]


 203-1 - JORNAL GRITA POVO E SEUS REGIMES DE FICCIONALIZAÇÃO
Regina Tavares de Menezes dos Santos
Palavras-chave:  Memória, Lembrança, Centros de Memória, Ficcionalização, Jornal Grita Povo. [Trabalho]


 2955-1 - K.O.: O NOCAUTE REMIX DA DRAG PABLLO VITTAR
Rosamaria Luiza de Melo Rocha, Danilo Postinguel
Palavras-chave:  Pabllo Vittar, subjetividade remix, drag-ativismo, comunicação , entretenimento [Trabalho]


 1788-1 - LINDA NO ALTAR: BELEZA E ESTÉTICA DA NOIVA NA PAUTA DAS REVISTAS VIRTUAIS SOBRE CASAMENTO
Jarlene Rodrigues Reis, Frederico Ferreira de Oliveira
Palavras-chave:  Noivas, Revistas de Casamento, Beleza, Comunicação [Trabalho]


 1219-1 - MANIFESTAÇÕES CULTURAIS JOVENS NA CIDADE: USO DO CORPO E DE VIDEOCLIPES DE FUNK OSTENTAÇÃO PARA TORNAR-SE CÉLEBRE
João Marcelo Flores de Bras, Maria Fernanda Andrade da Silva
Palavras-chave:  funk ostentação, audiovisual, culturas juvenis, tecnicidades, consumo [Trabalho]


 2904-1 - MÍDIA E MODERNIDADE EM MANAUS (1900-1920)
Luis Francisco Munaro
Palavras-chave:  Mídia, Modernidade, Manaus, Ciclo da Borracha, Jornalismo [Trabalho]


 689-1 - MUSEU DO AMANHÃ: A CULTURA COMO ÍCONE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, BARBÁRIE OU CIVILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO AMANHÃ?
Luana Bulcão
Palavras-chave:  cidade, Museu do Amanhã, megaeventos, gentrificação, barbárie [Trabalho]


 2499-1 - MÚSICA E POPLÍTICA - UMA ANÁLISE DA PERFORMANCE DE BEYONCÉ NO SUPER BOWL DE 2016
Ana Elisa Ferreira Galdino Monma
Palavras-chave:  Música, Performance, Poplítica, Beyonce [Trabalho]


 2371-3 - MÚSICA Y RITUALIDAD URBANA EN CHIAPAS
Martin de La Cruz Lopez-moya
Palavras-chave:  Música, Ciudad, Representaciones, Agencia cultural, Chiapas [Trabalho]


 1395-1 - O CAMPO DE FUTEBOL COMO LUGAR DE MEMÓRIA E DE CELEBRAÇÕES NA CANDELÁRIA, MORRO DA MANGUEIRA
Mônica Nunes Neustadt
Palavras-chave:  memória, lugar, campo de futebol, celebração, Candelária [Trabalho]


 3204-1 - O CORPO COMO TEXTO DA CULTURA E AS CAMPANHAS DA MARCA VICTORIA’S SECRET
Sabina Ribeiro Lovato
Palavras-chave:  Comunicação e consumo, convocações, corpo, publicidade [Trabalho]


 2730-1 - O DESIGN GRÁFICO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DA COMUNICAÇÃO URBANA: ESTÉTICA E INFORMAÇÃO NOS AMBIENTES CITADINOS
Sergio Marilson Kulak
Palavras-chave:  cidade, imagem ambiental, percepção, espaço urbano, significação [Trabalho]


 541-1 - O FESTIVAL DO RIO E A SUA PRESENÇA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Maria Teresa Mattos de Moraes
Palavras-chave:  culturas urbanas, consumo cultural, imaginário urbano, festival de cinema, marketing urbano [Trabalho]


 568-1 - O FILME “REMOÇÃO” E AS DISPUTAS PELA MEMÓRIA DE UMA CIDADE
Gabriel Chavarry Neiva
Palavras-chave:  Rio de Janeiro, cinema , memória, remoção, questões sociais [Trabalho]


 1751-1 - O LUXO E A TRAJETÓRIA DE VIDA NO CONSUMO: A COMUNICAÇÃO COMO FATOR DE FIDELIZAÇÃO MATERIAL
Natalia Colombo
Palavras-chave:  consumo, comunicação, luxo, trajetória de vida, fidelização [Trabalho]


 406-1 - O MANUAL DA BOA MOÇA: REFLEXÕES SOBRE O COMPORTAMENTO FEMININO NOS ANOS DOURADOS E NO CONTEMPORÂNEO
Janaina Wazlawick Muller
Palavras-chave:  Gênero feminino, Normatização, Comportamento, Cultura [Trabalho]


 737-1 - O RELATO AUTOBIOGRÁFICO E AS RELAÇÕES PARASSOCIAIS: CELEBRIDADES CONSTRUÍDAS PARA CONSUMO?
Paula Fernandes Giuseppe Carvalho
Palavras-chave:  relações parassociais, celebridades, autobiografia, consumo [Trabalho]


 635-1 - O SONHO DA CIDADE: MEDO, INTERAÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA METRÓPOLE IMAGINADA
Denise da Costa Oliveira Siqueira, Marcos Fábio Medeiros Vieira
Palavras-chave:  culturas urbanas, antropologia das emoções, interação, produção de sentidos, corporalidade [Trabalho]


 2524-1 - OLHARES SOBRE A CIDADE: FRONTEIRAS VISÍVEIS E INVISÍVEIS
Adriana Lima de Oliveira
Palavras-chave:  cidade, discurso, heterotopia [Trabalho]


 874-1 - PELOS CAMINHOS DA CIDADE: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL E ESTÉTICA DA AMAZÔNIA URBANA NO VIDEOCLIPE
Victória Ester Tavares da Costa
Palavras-chave:  Amazônia, produção cultural, videoclipe, rua, urbano [Trabalho]


 1954-1 - PERSPECTIVAS TEÓRICAS SOBRE O PROTAGONISMO JOVEM NA GERAÇÃO DE CONTEÚDO
Eric de Carvalho
Palavras-chave:  midiatização, geração de conteúdo;, estetica da recepção, hermenêutica, comunicação [Trabalho]


 2012-1 - PESQUISA EM CULTURA POP JAPONESA NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO: ESTUDO EXPLORATÓRIO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ÁREA NO BRASIL
Mayara Soares Lopes Pinto de Araujo, Krystal Cortez Urbano, Pedro Henrique dos Santos
Palavras-chave:  Produção científica, Cultura pop japonesa, Compós, Comunicon, Intercom [Trabalho]


 82-1 - PETRALHAS VERSUS COXINHAS: A CONSTRUÇÃO DA VERDADE PELOS VEÍCULOS HEGEMÔNICOS BRASILEIROS
Juliana Campos Vieira Crespo, Carlos da Silva Monteiro
Palavras-chave:  CONSTRUÇÃO DA VERDADE, HEGEMONIA, POLARIZAÇÃO, CRISE, POLÍTICA [Trabalho]


 2441-1 - QUEM É O PICHADOR: COMPORTAMENTO DESVIANTE, DISCURSO E CONTRADIÇÃO COMO FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
João Marcelo Correia Sanches, Greicy Mara França, Célio Rosa de Araujo Júnior
Palavras-chave:  pichação, outsider, discurso, identidade, cultura urbana [Trabalho]


 2276-3 - RÁDIO QUE PARLA D´AMORE: MEMÓRIAS DO AMOR ROMÂNTICO E DE UM PAÍS IMAGINÁRIO
Mônica Rebecca Ferrari Nunes
Palavras-chave:  rádio, memória, amor romântico, música, imigração italiana [Trabalho]


 826-1 - REFLEXÕES SOBRE AS INTERAÇÕES NA FILA DO ANIME FRIENDS
Pedro Henrique Conceição dos Santos
Palavras-chave:  fila, cultura pop japonesa, consumos, experiência, identidade [Trabalho]


 206-1 - REFLEXÕES SOBRE MÍDIA E MEMÓRIA
Elaine Barreto Batista, Regina T.de Menezes dos Santos
Palavras-chave:  Sociedade da Informação, Indústria Cultural, Comunicação Midiática, Memória [Trabalho]


 167-1 - REMOÇÕES DE FAVELAS NA CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO “RIO CIDADE GLOBAL”
Monica Christina Pereira de Sousa, Vânia Oliveira Fortuna
Palavras-chave:  Comunicação, Discurso, Megaeventos, Remoçoes de favelas [Trabalho]


 1555-1 - REPRESENTAÇÕES DA MULHER NA (PUBLI)CIDADE DE NATAL-RN: CORPOS ESTÉTICOS E PADRÕES HEGEMÔNICOS DA SUBALTERNIDADE NA CENA PÚBLICA
Patrícia de Souza Nunes, Josimey Costa da Silva
Palavras-chave:  gênero, corpo, consumo, cidade, publicidade [Trabalho]


 3210-1 - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, MEMÓRIA E CULTURA: A SOCIEDADE DE CONSUMO E SEUS ESTILOS DE VIDA IMAGINADOS
Isabel Feix
Palavras-chave:  Representações Sociais, Memória, Cultura, Consumo [Trabalho]


 827-1 - RUNNING THE GAUNTLET: NOTAS SOBRE O HORROR DO REAL E O CONSUMO DE CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS EXTREMOS NA INTERNET
Tiago José Lemos Monteiro, Clariana Castro Joia
Palavras-chave:  Horror, Run the Gauntlet, cinema extremo, exploitation, consumo [Trabalho]


 513-1 - TERRITÓRIOS, CIRCUITOS E REDES MUSICAIS NA CIDADE DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DA VILA MADALENA E DO BIXIGA
Simone Luci Pereira
Palavras-chave:  música alternativa, território, circuito, socialidade [Trabalho]


 451-1 - TRAMAS DO RAP: UM OLHAR SOBRE O MOVIMENTO DAS RODAS CULTURAIS E A QUESTÃO DE GÊNERO NAS BATALHAS DE RIMA E SLAMS DE POESIA DO RIO DE JANEIRO
Tayanne Fernandes Cura
Palavras-chave:  batalhas de rap, rodas culturais, slams de poesia, gênero, cultura urbana [Trabalho]


 533-1 - UMA ABORDAGEM COMUNICACIONAL DA CIRCULAÇÃO URBANA
Leandro José Carmelini Fafá Borges
Palavras-chave:  Circulação, Cidade, Comunicação [Trabalho]


 1979-1 - UMA CARTOGRAFIA COMPLEXA AFETADA: DIÁLOGOS E REFLEXÕES ENTRE SENSIBILIDADES, CIDADE E FESTAS
Thiago Tavares das Neves, Josimey Costa da Silva
Palavras-chave:  complexidade, cartografia, afetos, cidade, festas de música eletrônica [Trabalho]


 2822-1 - “47 CRACK”: NARRATIVAS ESTIGMATIZANTES DA LINHA DE ÔNIBUS 474
Érica Oliveira Fortuna
Palavras-chave:  narrativas jornalísticas, representações, violência urbana, redução da maioridade penal, linha de ônibus 474 [Trabalho]


 2142-1 - “GORDA, SIM! MARAVILHOSA, TAMBÉM!”: DO RESSENTIMENTO À AUTOESTIMA EM TESTEMUNHOS DE VÍTIMAS DE GORDOFOBIA NO YOUTUBE
Amanda de Souza Santos, Nicole Sanchotene Freire da Costa
Palavras-chave:  ressentimento, autoestima, corpo, sofrimento, testemunho [Trabalho]


 1357-1 - “NETFLIX, EU TE AMO!”: O CAPITAL EMOCIONAL NO RELACIONAMENTO ENTRE A EMPRESA DE STREAMING E OS CONSUMIDORES-FÃS
Mayka Juliana Castellano Reis, Iara Noronha dos Reis, João Pedro Pinho Gomes Thiago
Palavras-chave:  Netflix, Consumo cultural, Mídias sociais, fãs, lovemarks [Trabalho]



2017 © Todos os direitos reservados à INTERCOM.
Adaltech