INSCRIÇÃO: 00267
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT03
 
TÍTULO: Radionovela Conceitos de Amizade
 
AUTORES: Jair Almeida da Silva (Faculdade boas novas); John Silva de Brito (Faculdade boas novas); Alan Rodrigues de Lima (Faculdade boas novas); Wellyson da Silva Nascimento (Faculdade boas novas); Carla Santos Torres Chagas (Faculdade boas novas)
 
PALAVRAS-CHAVE: Radionovela, Amizade, Condição Sexual, Linguagem Jovial, Sentimentos
 
RESUMO
A ideia de que o rádio é apenas um transmissor de linguagem verbal é equivocada. O uso desse meio de comunicação para contar histórias foi muito utilizado no Brasil, principalmente com as radionovelas que iniciaram sua trajetória na década de 1940, transformando-se num grande sucesso em audiência. "Conceitos de Amizade" é um projeto elaborado por acadêmicos do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Faculdade Boas Novas. A radionovela trata sobre um grupo de amigos, onde a amizade é posta à prova, devido à condição sexual de um dos integrantes do grupo.
 
INTRODUÇÃO
As radionovelas foram fonte de entretenimento e cativaram o público pelo formato que mais tarde seria copiado pela televisão. Ferrareto (2007) explica o conceito de uma "dramaturgia novelada": O enredo desenvolve-se ao longo de vários capítulos em uma narrativa, portanto, encadeada. Cada edição contribui com uma parte da trama que pode se desenrolar por vários meses. (p. 58). Ela proporciona uma forma diferente e criativa para produzir e divulgar conhecimento, tendo como base a ficção. Segundo o dicionário Aurélio, ela "é uma criação de caráter artístico, baseada na imaginação, mesmo se idealizada a partir de dados reais". Tem a capacidade de estimular o pensamento do ouvinte e ocasionar uma identificação muito forte com o seu respectivo público. Em pouco tempo o rádio se tornou principal companheiro, contando com uma programação dividida entre programas musicais, dramaturgias, jornalismo e variedades. Foi a chamada "época de ouro" do rádio. Segundo Calabre (2003), as radionovelas obtinham altíssimos índices de audiência, e estavam entre os programas mais ouvidos das emissoras. O gênero consagrou-se nos anos 40 e atualmente está esquecido das programações radiofônicas. O motivo está relacionado ao aumento das telenovelas e a sucessiva queda de audiência nas rádios. No final da década de 50, a primeira transmissora de televisão comercial brasileira foi inaugurada. Os ouvintes do rádio se tornaram expectadores da TV, fazendo com que o principal meio de comunicação do país sofresse reformulações para se manter ativo. Mesmo com esforços, o rádio não conseguiu superar sua concorrente, perdendo atores, técnicos e anunciantes, além de ter seus principais programas transportados para o meio televisivo. Porém, meio século depois, ainda observamos a aceitação do público gerada pelas radionovelas da época, e assim acreditamos que este formato radiofônico pode ser um importante instrumento de comunicação por sua oralidade e facilidade em despertar no ouvinte imagens mentais.
 
OBJETIVO
A radionovela ''Conceitos de Amizade'' tem por objetivo proporcionar e despertar um interesse que possa fazer o ouvinte se sentir atraído pelo formato radiofônico, de maneira a fazê-lo imaginar e desenhar os personagens e seus cenários. Bem como, abordar um tema sob uma perspectiva diferente, explorando as dificuldades que surgem nas relações de amizade, trazendo ao ar histórias do cotidiano recheadas de confissões, conflitos, segredos e revelações, prendendo a atenção do espectador a cada "cena" narrada.
 
JUSTIFICATIVA
As radionovelas marcaram o período de elevação do rádio, mas acabaram sendo trocadas e esquecidas com o tempo. Neste gênero, locutores e atores, por meio de suas vozes e interpretações, cativavam ouvintes em romances, comédias e dramas. Hoje, resgatar este gênero, é enaltecer antigas produções e fazer o uso das mesmas para auxiliar no momento atual. O rádio é um veículo de comunicação de massa que por meio de ondas eletromagnéticas atinge a um público numeroso, anônimo e heterogêneo. Sua audiência é formada por um número considerável de ouvintes por ter a possibilidade de atingir uma extensa área de cobertura. (CÉSAR, 2007, p. 163) Partindo do princípio de que o rádio foi escolhido como meio de comunicação devido à algumas de suas particularidades, chegamos ao ponto inicial para elaboração deste projeto. Por mais que a TV, a internet, o celular e o computador tenham afetado o público do rádio, a mídia persiste e se renova até hoje, sempre aliando as demais tecnologias aos seus processos de construção e divulgação de conteúdo. Um exemplo disso são os podcasts (produtos feitos no formato de rádio) que são divulgados na web por meio da plataforma de veiculação de áudio também online, o soundcloud. A produção da Radionovela é algo que precisa ser valorizado, pois os roteiros seguem aquele ritmo que todo ouvinte espera, visto que as pessoas continuam se envolvendo com as situações, mesmo tendo sido mudados muitos conceitos, cenários e formatos. Por conta disto, a produção de Conceitos de Amizade teve um cuidado para que a ambientação das cenas se desse através de elementos sonoros distribuídos de forma que possibilitasse dar sentido a lugares, pessoas e sons que representassem um ambiente escolar. Outros elementos sonoros, como passos, porta abrindo, beijos, chuva, e outros foram acrescentados para dar vida à história, ressaltando sempre a ação dos personagens, além do tom de voz e interpretação de cada um dos personagens. Através da radionovela Conceitos de Amizade utilizamos as técnicas aprendidas durante todo o semestre. Aplicamos elementos como, ação, diálogo e entretenimento reforçando o enredo e a mensagem de sentimento envolvendo um grupo de amigos. Cada cena é composta por um fundo musical (BG) que corresponde ao tipo de acontecimento durante os diálogos.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A radionovela "Conceitos de Amizade" possui um capítulo único com aproximadamente 12 minutos de duração. Esta obra de ficção foi criada em 2017, pelos alunos do curso de Comunicação Social – Jornalismo, para a disciplina Radiojornalismo. Primeiramente o grupo se reuniu para, em conjunto, fazer a elaboração do roteiro da radionovela, assim cada integrante poderia atribuir as características que desejasse aos seus personagens, dentro do tema da narrativa. Logo após se obteve o treinamento dos textos pelos atores, que foram selecionados pelo grau de competência, proximidade e disponibilidade para as atividades. Cada um teve o tempo de ensaiar e identificar a característica de cada personagem a fim de qualidade no desempenho. Foram utilizadas por eles técnicas de ficção e interpretação, de modo que incorporassem os personagens para aparentar realidade, principalmente na forma de se expressar. Foram 12h de produção utilizando as técnicas de ficção e interpretação, de modo que incorporassem os personagens para aparentar realidade, principalmente na forma de se expressar. Na sequência, foi captado o áudio individual de cada intérprete no estúdio RCN's Produções, sendo assim feita a junção das falas. Logo após agregou-se a isso o recurso de trilhas sonoras, trechos de músicas e efeitos para proporcionar um ambiente imaginável para as cenas, já que no rádio não se tem o recurso da imagem. Os programas SoundForge Pro 10.0 e Samplitude 7.0 foram utilizados em toda a etapa de gravação e edição de áudio. Por fim, houve a edição e correção dos áudios, que foram revisados e reparados novamente, possibilitando assim, a conclusão final do produto.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
"Conceitos de Amizade" é um projeto acadêmico que pode ser encaixado no gênero dramático. A trama se passa em sua maioria na escola fictícia nomeada de CECAR – Colégio Estadual Carlos Alberto Ribas, pertencente à cidade de Manaus. A radionovela é composta de apenas um episódio e possui um tema que é abordado no decorrer da narrativa. O locutor é o mediador da história. Ele situa os ouvintes nas cenas. No primeiro instante é feita a introdução da narrativa, já situando os personagens no âmbito escolar. Logo depois, o locutor apresenta os personagens, que integram a trama e o perfil de cada um. Durante o decorrer da narrativa, todos os personagens são envolvidos de forma a terem seus papéis definidos na radionovela. Apesar de ter uma abordagem de forma sutil da condição sexual de um dos personagens, o foco se mantém no tema principal que é a amizade verdadeira e o que se faz quando se trata de qualquer situação que põe a prova a amizade do grupo. A elaboração da radionovela foi toda realizada pelos alunos de jornalismo que produziram o roteiro, gravações, sonorização e ajudaram na edição do trabalho. O desenvolvimento da produção e finalização da radionovela levou em torno de três dias, contando todo seu processo. Sua realização contou com o procedimento de pré-produção, produção e pós-produção, a partir da narração dos personagens e desenvolvimento do roteiro, captação de vozes, sonoplastia, edição e finalização. A radionovela possui 11 minutos e 28 segundos de duração, com trilhas que remetem a personalidade de cada personagem, abertura e fechamento que lembram as produções de "dramaturgia", onde um locutor transmite informações pertinentes à narrativa.
 
CONSIDERAÇÕES
Transmitir uma mensagem através do formato de radionovela promoveu um aprendizado ímpar para todos os envolvidos no projeto. Os atores e o locutor aprimoraram, a todo o momento, técnicas de interpretação, leitura, concentração nos textos e na história. Dar vida para um personagem requer cuidado, principalmente com o desempenho da voz, sua entonação e interpretação; fatores primordiais para o sucesso de uma dramaturgia, que, unidos a trilhas e efeitos sonoros, podem despertar o interesse do ouvinte para, além de se divertir com a trama da radionovela, sentir-se engajado na causa a qual a estória está trazendo. Aliar ficção com realidade exigiu muita atenção e criatividade da equipe, recursos então procurados para a produção desta radionovela. "Conceitos de Amizade" é um exemplo que mostra que a linguagem radiofônica chama e retém a atenção dos ouvintes, através de um processo interativo, onde o limite é exclusivamente a imaginação de cada um. Isso resulta em experiências diferenciadas e únicas; unindo a dramaturgia radiofônica, com uma linguagem jovial, abordando a escolha da condição sexual, a amizade verdadeira, conhecimento e cultura em um único produto, pensado e disponibilizado para todos.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
CALABRE, L. Rádio e imaginação: no tempo da radionovela. In: CONGRESSO਀䈀刀䄀匀䤀䰀䔀䤀刀伀 䐀䔀 䌀䤀쨀一䌀䤀䄀匀 䐀䄀 䌀伀䴀倀唀吀䄀윀쌀伀Ⰰ ㈀㘀Ⰰ ㈀  ㌀Ⰰ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀⸀ Anais...Belo Horizonte: INTERCOM, 2003.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀준匀䄀刀Ⰰ 䌀礀爀漀⸀ 刀搀椀漀㨀 愀 洀搀椀愀 搀愀 攀洀漀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀爀琀甀爀⸀ 刀搀椀漀 渀漀 愀爀㨀 漀 瘀攀挀甀氀漀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 愀 琀挀渀椀挀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 匀愀最爀愀 䰀甀稀稀愀琀琀漀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀伀䰀䄀一䐀䄀 䘀䔀刀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䄀甀爀氀椀漀 䈀甀愀爀焀甀攀 搀攀⸀ 一漀瘀漀 䐀椀挀椀漀渀爀椀漀 䄀甀爀氀椀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䘀爀漀渀琀攀椀爀愀Ⰰ ㄀㤀㜀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀