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INSCRIÇÃO: | 00288 |
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CATEGORIA: | CA |
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MODALIDADE: | CA04 |
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TÍTULO: | Tricotilomotor: uma Videoarte sobre Escalpelamento na Amazônia |
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AUTORES: | HOJODRINES LIMA RODRIGUES (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ); Johnny Lucas do Prado Machado (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ); Valdecir Silva Junior (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ); Danila Gentil Cal (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) |
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PALAVRAS-CHAVE: | videoarte, mulheres escalpeladas, experiência estética, audiovisual, Amazônia |
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RESUMO |
A videoarte aqui apresentada tem como objetivo central provocar a sensibilidade do espectador ao mostrar a dor e o sofrimento de mulheres vítimas de escalpelamento na Amazônia. Por meio de ferramentas comunicacionais audiovisuais, o produto faz referências metafóricas aos acidentes do gênero. A forma como a mídia hegemônica tem abordado os casos de escalpelamento serviu como inquietação para a elaboração do filme, o que torna o material importante para o fomento de discussões sobre o tema e contribui para o incentivo da arte. O produto audiovisual foi desenvolvido como trabalho final e parte avaliativa da disciplina Estética da Comunicação, da Faculdade de Comunicação da UFPA, com base nos estudos das relações entre comunicação e experiência estética. A videoarte está disponível em . |
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INTRODUÇÃO |
Nas últimas décadas, acidentes causados por eixos expostos de motor de embarcações na Amazônia têm virado notícias na imprensa local e, em proporção bem menor, na imprensa nacional. Trata-se do escalpelamento, um tipo de acidente muito comum nos rios da região.匀攀最甀渀搀漀 䴀漀爀愀攀猀 攀琀 愀氀⸀ ⠀㈀ 㔀⤀Ⰰ 漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 愀挀椀搀攀渀琀攀猀 瀀漀爀 攀猀挀愀氀瀀攀氀愀洀攀渀琀漀 渀愀 䄀洀愀稀渀椀愀 搀愀琀愀洀 搀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 㤀㘀 Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 瘀攀氀攀椀爀漀猀 昀漀爀愀洀 猀甀戀猀琀椀琀甀搀漀猀 瀀漀爀 攀洀戀愀爀挀愀攀猀 洀漀琀漀爀椀稀愀搀愀猀⸀
Mas foi somente a partir da década de 1990, quando já era grande o número de acidentes, com o trabalho da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Sarapó, que o tema passou a ganhar visibilidade na mídia. A OSCIP, através de mobilizações, campanhas preventivas e ajuda no tratamento das vítimas, chamou a atenção do Poder Público, dos próprios ribeirinhos e, inclusive, da Marinha do Brasil, para a gravidade do fato, uma vez que, de acordo com os dados da Sarapó, 80% dos acidentes têm mulheres como vítimas e, dentre elas, 65% são crianças. (MORAES et al., 2015).䔀渀琀爀攀 ㈀ 攀 ㈀ 㘀Ⰰ ㈀㐀㌀ 挀愀猀漀猀 搀攀 攀猀挀愀氀瀀攀氀愀洀攀渀琀漀 昀漀爀愀洀 爀攀最椀猀琀爀愀搀漀猀 渀愀 䌀愀瀀椀琀愀渀椀愀 搀漀猀 倀漀爀琀漀猀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀 伀爀椀攀渀琀愀氀 ⠀䌀倀䄀伀刀⤀Ⰰ 爀最漀 搀愀 䴀愀爀椀渀栀愀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䔀洀 ㈀ 㘀Ⰰ 昀漀爀愀洀 猀攀椀猀 挀愀猀漀猀㬀 攀洀 ㈀ 㜀Ⰰ 甀洀⸀ 䄀椀渀搀愀 焀甀攀 愀猀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀愀猀 琀攀渀栀愀洀 搀椀洀椀渀甀搀漀Ⰰ 漀猀 愀挀椀搀攀渀琀攀猀 渀漀 搀攀椀砀愀爀愀洀 搀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀 攀 漀猀 渀切洀攀爀漀猀 瀀漀搀攀洀Ⰰ 愀琀 洀攀猀洀漀Ⰰ 渀漀 爀攀瘀攀氀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 ⠀䴀伀刀䄀䔀匀 攀琀 愀氀⸀Ⰰ ㈀ 㔀⤀⸀
Isto mostra que o escalpelamento se configura como um grave descaso de saúde pública e violência contra mulher, necessitando de políticas públicas mais eficazes para que o acidente não ocorra mais. Enquanto isso, a mídia hegemônica não tem dado o destaque necessário para o sofrimento das vítimas.伀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 ᰀ吠爀椀挀漀琀椀氀漀洀漀琀漀爀ᴀ†琀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀愀 瘀椀搀攀漀愀爀琀攀 焀甀攀 昀愀稀 甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 洀攀琀愀昀爀椀挀愀 愀漀猀 愀挀椀搀攀渀琀攀猀 瀀漀爀 攀猀挀愀氀瀀攀氀愀洀攀渀琀漀 渀漀猀 爀椀漀猀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀⸀ 䌀漀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 洀椀渀甀琀漀 攀 㔀 猀攀最甀渀搀漀猀Ⰰ 漀 昀椀氀洀攀 戀甀猀挀愀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 愀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 愀漀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 搀漀爀 攀 漀 猀漀昀爀椀洀攀渀琀漀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀漀 攀椀砀漀 猀攀洀 瀀爀漀琀攀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瘀椀搀攀漀愀爀琀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 搀漀爀 攀 漀 猀漀昀爀椀洀攀渀琀漀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀猀挀愀氀瀀攀氀愀搀愀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 愀漀 昀愀稀攀爀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 洀攀琀愀昀爀椀挀愀猀 愀漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 愀挀椀搀攀渀琀攀猀 搀漀 最渀攀爀漀⸀
Não é objetivo do produto falar sobre as mulheres vítimas de escalpelamento em si, muito menos expô-las, mas evidenciar sobre esta categoria de acidente - ainda bastante recorrente em rios da Amazônia e que pode acontecer com qualquer mulher que utiliza essas embarcações sem a proteção e os cuidados devidos - e suas sequelas.䐀攀猀琀攀 洀漀搀漀Ⰰ 愀漀 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀攀 最爀愀渀搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 琀愀洀戀洀 戀甀猀挀愀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 爀攀愀攀猀 渀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 猀攀渀猀瘀攀氀 漀甀 爀攀昀氀攀砀椀瘀愀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 昀椀氀洀愀最攀洀 搀攀 甀洀 洀椀渀甀琀漀 攀 焀甀椀渀稀攀 猀攀最甀渀搀漀猀 攀洀 焀甀攀 猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 猀漀渀猀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀 攀 攀昀攀椀琀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀⸀
Entretanto, este paper tem como objetivo mostrar os desafios e as superações ao se produzir um trabalho audiovisual de cunho artístico no âmbito das Teorias da Comunicação, bem como as técnicas e os métodos utilizados, as motivações, os resultados e os principais conceitos do gênero do produto, da temática e de estética da comunicação. |
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JUSTIFICATIVA |
A falta de reportagens em profundidade sobre escalpelamento, que destaquem os fatores que levam a ocasionar esses acidentes, as formas de prevenção, as sequelas físicas, emocionais e psicológicas das vítimas, a questão da violência contra a mulher e as formas de ressocialização dessas pessoas; que questionem a política de fiscalização promovida pelo estado e que chame a atenção das autoridades competentes; foram as principais motivações para a escolha do tema.䄀猀 渀漀琀挀椀愀猀 猀漀戀爀攀 攀猀挀愀氀瀀攀氀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 猀漀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀猀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀 瘀漀氀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀甀 猀漀戀爀攀 愀猀 瘀琀椀洀愀猀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀椀搀漀猀 瀀漀爀 爀最漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 漀甀 漀甀琀爀愀猀 攀渀琀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 漀甀 洀愀琀爀椀愀猀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀猀 搀攀猀猀攀猀 攀瘀攀渀琀漀猀⸀ 䴀漀爀愀攀猀 攀琀 愀氀⸀ ⠀㈀ 㔀⤀Ⰰ 愀漀 愀渀愀氀椀猀愀爀攀洀 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀 攀洀 伀 䰀椀戀攀爀愀氀 渀漀 搀椀愀 ㌀ 搀攀 樀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ 㔀Ⰰ 椀渀琀椀琀甀氀愀搀愀 ᰀ嘠琀椀洀愀 搀攀 攀猀挀愀氀瀀攀氀愀洀攀渀琀漀 猀漀昀爀攀 琀爀愀甀洀愀ᴀ†⠀挀愀搀攀爀渀漀 䄀琀甀愀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 瀀⸀ ⤀Ⰰ 昀愀稀攀洀 愀 猀攀最甀椀渀琀攀 漀戀猀攀爀瘀愀漀㨀
Os discursos dos entrevistados, cada um, dirigem-se a um público para o qual “vendem” o trabalho que desenvolvem. Nesse entrelaçamento, os discursos ora se completam ora se confrontam, dependendo dos interesses de cada voz envolvida. No caso em questão, por se tratar de discursos veiculados em produto midiático, o jornal, verifica-se um atravessamento que leva os sujeitos a destacarem os aspectos positivos de suas ações para um interlocutor comum: os leitores e entre eles próprios, também leitores. Ressalta-se que cabe, no entanto, ao jornal, construir a narrativa de acordo com a sua linha editorial relacionada ao contexto político e sócio-histórico no qual está inserido (MORAES et al., 2015).䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀愀 洀搀椀愀 栀攀最攀洀渀椀挀愀 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 搀椀瘀甀氀最愀洀 渀切洀攀爀漀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 渀漀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀椀猀
Muitas vezes, os acidentes sequer são informados aos órgãos estaduais responsáveis pela prevenção e manutenção da saúde pública, ficando restritos ao próprio município. Em outras ocasiões, os acidentes ocorrem em áreas rurais de difícil acesso, sem que se faça a notificação do acidente junto aos órgãos competentes. Além disso, por envolver relações de parentesco (os pilotos dessas embarcações são membros da família da vítima), o acidente é propositalmente omitido dos órgãos oficiais, o que contribui para aumentar a discrepância entre os acidentes ocorridos de fato e os dados oficiais registrados. (MORAIS et al., 2015).䤀猀猀漀 洀漀猀琀爀愀 焀甀攀 漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 爀攀瀀攀渀猀愀爀 猀甀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 攀 猀攀爀瘀椀甀 挀漀洀漀 洀漀琀椀瘀愀漀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀漀 挀爀琀椀挀愀 愀 瀀漀甀挀愀 愀琀攀渀漀 搀愀搀愀 愀 攀猀猀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 猀漀挀椀愀氀⸀
Como parte avaliativa da disciplina Estética da Comunicação, foi demandada aos alunos da turma a elaboração de um trabalho no âmbito das relações entre comunicação e experiência estética. A partir do levantamento de dados sobre o escalpelamento e dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, decidiu-se elaborar um produto midiático, de caráter sensível e com relevância social, com o intuito de provocar a sensibilidade e a reflexão do espectador, pois匀漀洀漀猀 猀攀爀攀猀 搀漀琀愀搀漀猀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀猀琀琀椀挀愀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 漀 洀甀渀搀漀 瀀愀爀愀 渀猀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 瀀攀爀挀攀瀀漀 猀攀渀猀漀爀椀愀氀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 瀀漀猀猀甀洀漀猀 甀洀 挀漀爀瀀漀 攀焀甀椀瀀愀搀漀 挀漀洀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 焀甀攀 渀漀猀 栀愀戀椀氀椀琀愀洀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 愀 攀砀瀀攀爀椀攀渀挀椀愀爀 猀攀渀猀愀攀猀 攀 愀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 渀漀猀猀漀猀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 愀猀 攀洀漀攀猀 瀀爀漀瘀漀挀愀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 猀攀渀猀愀攀猀 焀甀攀 攀砀瀀攀爀椀攀渀挀椀愀洀漀猀⸀ ⠀䈀刀唀䌀䬀 ☀ 伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ ㈀ 㘀⤀⸀
Assim, o produto é importante para o fomento de discussões em torno da relação entre o tema e os processos de comunicação, além de contribuir para o incentivo da arte e servir como material de estudo sobre as relações entre experiência estética e comunicação.一漀 椀渀挀椀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䔀猀琀琀椀挀愀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀砀椀戀椀搀漀猀 琀甀爀洀愀 愀氀最甀渀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀攀 愀爀琀椀猀琀愀猀 瀀愀爀愀攀渀猀攀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀猀 焀甀愀椀猀 攀猀琀愀瘀愀 愀 瘀椀搀攀漀椀渀猀琀愀氀愀漀 ᰀ䴠椀搀愀猀ᴀⰠ 搀攀 䄀爀洀愀渀搀漀 儀甀攀椀爀漀稀⸀ 䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀爀瘀椀甀 挀漀洀漀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 ᰀ吠爀椀挀漀琀椀氀漀洀漀琀漀爀ᴀⰠ 渀漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀 昀漀爀洀愀琀漀⼀最渀攀爀漀 攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀 栀 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 洀愀琀攀爀椀愀氀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 猀攀洀 焀甀攀 猀攀 攀猀琀甀搀攀Ⰰ 愀渀琀攀猀Ⰰ 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 攀 漀猀 洀琀漀搀漀猀 攀昀椀挀愀稀攀猀 瀀愀爀愀 猀甀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀攀樀愀 昀椀攀氀 愀漀 猀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䄀氀瘀攀猀 攀琀 愀氀⸀ ⠀㈀ 㠀⤀Ⰰ
Os métodos, as técnicas, as ferramentas e as linguagens usadas no audiovisual são muitas e atraem cada vez mais profissionais para atuar na produção sonora e imagética, além de seu produto final fascinar o público em geral. O processo de produção audiovisual tem como finalidade principal comunicar algo a alguém. (ALVES et al., 2008).䄀 椀搀攀椀愀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀 瘀椀搀攀漀愀爀琀攀 猀甀爀最椀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 氀愀渀愀搀愀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䐀愀渀椀氀愀 䌀愀氀Ⰰ 渀漀 洀戀椀琀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䔀猀琀琀椀挀愀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 搀攀 焀甀攀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀猀猀攀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀椀渀愀氀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 愀瘀愀氀椀愀琀椀瘀愀 搀愀 琀甀爀洀愀⸀ 䤀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 昀漀椀 昀漀爀洀愀搀愀 愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 挀漀洀 琀爀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀Ⰰ 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀愀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 愀 猀攀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀 攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 漀 昀漀爀洀愀琀漀 攀 漀 最渀攀爀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 搀椀瘀椀猀漀 搀攀 琀愀爀攀昀愀猀 攀 搀攀 焀甀攀 昀漀爀洀愀 椀爀椀愀ⴀ猀攀 愀氀椀愀爀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀
O grupo foi formado por Hojo Rodrigues, Johnny Machado e Valdecir Silva Jr. Para que se chegasse a escolher o tema escalpelamento, pensou-se em um assunto que fosse pouco destacado na mídia hegemônica e que fosse configurado como um descaso social.儀甀愀渀琀漀 愀漀 最渀攀爀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 愀 搀攀挀椀猀漀 搀攀 猀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 瘀椀搀攀漀愀爀琀攀 昀漀椀 椀渀猀瀀椀爀愀搀愀 渀愀 瘀椀搀攀漀椀渀猀琀愀氀愀漀 ᰀ䴠椀搀愀猀ᴀⰠ 搀漀 瀀愀爀愀攀渀猀攀 䄀爀洀愀渀搀漀 儀甀攀椀爀漀稀⸀ 一愀 漀戀爀愀Ⰰ 漀 愀爀琀椀猀琀愀 昀愀稀 甀洀愀 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀 攀洀 焀甀攀Ⰰ 瀀椀渀琀愀搀漀 挀漀洀 琀椀渀琀愀 搀漀甀爀愀搀愀Ⰰ 洀愀猀琀椀最愀 攀 椀渀最攀爀攀 椀渀猀攀琀漀猀⸀ 伀 瘀搀攀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 愀爀琀猀琀椀挀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀 甀洀愀 挀爀琀椀挀愀 猀 洀愀稀攀氀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瀀爀漀瘀漀挀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 攀砀瀀氀漀爀愀漀 搀攀猀攀渀昀爀攀愀搀愀 ⴀ 攀 搀攀猀甀洀愀渀愀 ⴀ 搀攀 漀甀爀漀 渀漀 最愀爀椀洀瀀漀 搀攀 匀攀爀爀愀 倀攀氀愀搀愀 ⠀倀䄀⤀Ⰰ 渀漀猀 愀渀漀猀 㤀㠀 ⸀
A partir disso, foram divididas as tarefas: Hojo ficou responsável pela direção e roteiro; Valdecir ficou responsável pela fotografia e captação das imagens; e Johnny ficou responsável pela produção e edição do material. A construção do filme foi dividida em quatro etapas: elaboração da pauta, produção do roteiro, captação de imagem e áudio e edição do material gravado.㐀⸀ 倀愀甀琀愀
O levantamento de dados sobre escalpelamento foi o passo inicial para a produção da pauta que encaminharia a videoarte. Para isso, foi preciso recorrer a documentários, sites, blogues e portais confiáveis de ONGs, órgãos públicos, revistas, jornais e outros meios, em busca de informações sobre a temática.䄀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 洀漀猀琀爀愀爀愀洀 搀愀搀漀猀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀漀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 攀猀挀愀氀瀀攀氀愀洀攀渀琀漀 渀愀 䄀洀愀稀渀椀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 洀愀琀爀椀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 搀椀瘀甀氀最愀渀搀漀 攀瘀攀渀琀漀猀 攀 猀攀爀瘀椀漀猀 瘀漀氀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 琀攀洀琀椀挀愀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀 洀攀氀栀漀爀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 愀挀椀搀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀漀 愀猀 挀愀甀猀愀猀Ⰰ 愀猀 猀攀焀甀攀氀愀猀Ⰰ 愀猀 愀攀猀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 攀琀挀⸀
O segundo passo foi buscar referências teóricas, para que pudéssemos entender as discussões em torno do tema e como ele seria abordado, bem como as técnicas do processo de produção do filme, as características do gênero escolhido e de que forma o produto se encaixaria e contribuiria para os estudos das relações entre comunicação e experiência estética.䄀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀猀 椀渀挀氀甀爀愀洀 氀椀瘀爀漀猀 攀 愀爀琀椀最漀猀 猀漀戀爀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀猀挀愀氀瀀攀氀愀搀愀猀Ⰰ 攀猀琀琀椀挀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 瘀椀搀攀漀愀爀琀攀⸀ 伀 切氀琀椀洀漀 瀀愀猀猀漀 昀漀椀 搀攀挀椀搀椀爀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀Ⰰ 漀 攀渀挀愀洀椀渀栀愀洀攀渀琀漀 攀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀漀 昀椀氀洀攀⸀
Sendo assim, foi decidido que: seria utilizado um manequim de material plástico, como objeto principal do vídeo; as imagens seriam feitas às margens do Rio Guamá, que banha uma parte da cidade de Belém e, inclusive, a Universidade Federal do Pará; seriam utilizados sons ambientes, como o barulho das águas e dos motores das embarcações que transitam sobre rio; e que seriam utilizados recursos imagéticos e sonoros, com o intuito de afetar as sensações do espectador. A pauta foi produzida por toda a equipe. 㐀⸀㈀ 刀漀琀攀椀爀漀
O primeiro passo para a execução de um roteiro é imaginar como o produto será conduzido. Precisa-se saber quais os elementos que serão utilizados para compor o material e como será o desenrolar do que deve ser contado nas telas.䠀漀樀攀 攀洀 搀椀愀 樀 渀漀 瀀漀搀攀洀漀猀 洀愀椀猀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 栀 搀切瘀椀搀愀猀 焀甀愀渀琀漀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 渀愀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 渀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 渀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 攀洀 搀攀琀爀椀洀攀渀琀漀 搀愀 攀猀琀琀椀挀愀Ⰰ 搀愀 琀挀渀椀挀愀 漀甀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀甀琀爀漀 昀愀琀漀爀⸀ 一漀 渀攀挀攀猀猀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 洀愀猀 瀀愀爀愀 愀猀 挀氀愀猀猀攀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 甀洀 爀漀琀攀椀爀椀猀琀愀 ⠀焀甀攀爀 琀愀洀戀洀 搀椀爀椀樀愀Ⰰ 愀琀甀攀 漀甀 瀀爀漀搀甀稀愀 漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 攀洀 焀甀攀猀琀漀⤀ 樀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 ⠀猀愀氀瘀漀 愀氀最甀渀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 渀漀猀 挀愀戀攀 栀椀瀀漀琀攀琀椀稀愀爀Ⰰ 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀⤀⸀ ⠀䐀䄀嘀䤀一伀Ⰰ ㈀ 㠀⤀⸀
Para isso, foi elaborado um roteiro com informações sobre a equipe, o gênero do produto e o tempo estimado de duração do vídeo. Incluiu-se também a sinopse, mostrando e contextualizando o que seria tratado no roteiro, para que o captador de imagens tivesse uma visão ampla e, assim, atendesse aos comandos do roteiro.ऀ䘀漀椀 渀漀 爀漀琀攀椀爀漀 焀甀攀 猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀甀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 猀攀 愀氀椀愀爀椀愀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀攀 猀漀洀 攀 椀洀愀最攀洀 愀氀洀攀樀愀搀漀猀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 挀栀攀最愀爀 愀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀爀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀ 嘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 爀漀琀攀椀爀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 挀漀渀搀甀稀椀爀 愀 挀愀瀀琀愀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀 搀漀猀 甀搀椀漀猀 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 攀搀椀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 最爀愀瘀愀搀漀⸀
4.3 Produção䄀 瀀爀漀搀甀漀 挀漀洀攀漀甀 挀漀洀 愀 瀀爀漀挀甀爀愀 搀漀 洀愀渀攀焀甀椀洀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 愀 ᰀ瀠攀爀猀漀渀愀最攀洀ᴀ†搀愀 瘀椀搀攀漀愀爀琀攀⸀ 䄀瀀猀 甀洀愀 戀甀猀挀愀Ⰰ 攀渀琀爀漀甀ⴀ猀攀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 䔀猀挀漀氀愀 搀攀 吀攀愀琀爀漀 攀 䐀愀渀愀 搀愀 唀䘀倀䄀Ⰰ 漀渀搀攀 愀 搀椀爀攀漀 挀攀搀攀甀 甀洀 攀砀攀洀瀀氀愀爀 搀漀 愀挀攀爀瘀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀
Depois, fez-se a escolha do local para ser gravado, levando em consideração a viabilidade do ambiente para as filmagens. Assim, optou-se por gravar em uma área situada na margem direita do rio Guamá, nas dependências da UFPA. 伀 瀀爀漀搀甀琀漀爀 昀攀稀 愀 猀漀氀椀挀椀琀愀漀 搀漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 挀攀搀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 唀䘀倀䄀⸀ 吀愀洀戀洀Ⰰ 挀漀甀戀攀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀爀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀攀瀀愀爀愀爀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 攀 瀀氀愀渀攀樀愀爀 漀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 搀漀 洀愀渀攀焀甀椀洀 攀 搀漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 挀愀瀀琀愀漀 瀀愀爀愀 漀 氀漀挀愀氀 搀攀 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 氀漀挀愀氀⸀
4.4 Direção伀 搀椀爀攀琀漀爀 愀挀漀洀瀀愀渀栀漀甀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 瀀愀甀琀愀 攀搀椀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 瘀攀爀椀昀椀挀愀渀搀漀 猀攀 琀甀搀漀 椀愀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀⸀ 伀 搀椀爀攀琀漀爀 愀渀愀氀椀猀漀甀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 搀椀爀攀挀椀漀渀漀甀 愀猀 愀攀猀 愀 猀攀爀攀洀 昀攀椀琀愀猀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 吀愀洀戀洀 挀漀甀戀攀 愀漀 搀椀爀攀琀漀爀 愀瀀爀漀瘀愀爀 愀 氀漀挀愀漀 搀愀猀 昀椀氀洀愀最攀渀猀 攀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀⸀
Na edição, o diretor supervisionou a montagem do filme, a confecção da trilha sonora e as escolhas das cenas, além dos efeitos visuais. Também, coube ao diretor a idealização do projeto e produção roteiro.㐀⸀㔀 䌀愀瀀琀愀漀
Todo o processo de captação foi pensado para compactuar com a escolha do assunto a ser abordado, sempre contando, logicamente, com a logística dos integrantes da equipe. O processo de captura das imagens foi feito no horário da tarde, no qual o sol se encontra a pino na região equatorial, onde fica localizada a cidade de gravação, às margens do rio Guamá, onde fica localizada a Universidade Federal do Pará.䘀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 洀漀搀攀氀漀 一椀欀漀渀 䐀㜀 Ⰰ 攀渀挀愀椀砀愀搀愀 愀 甀洀 琀爀椀瀀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 挀愀瀀琀愀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 倀愀爀愀 挀愀瀀琀愀爀 漀猀 甀搀椀漀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 甀洀 最爀愀瘀愀搀漀爀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 洀漀搀攀氀漀 娀漀漀洀 䠀⸀ 䌀漀洀 攀猀琀攀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 琀漀搀漀猀 漀猀 爀攀最椀猀琀爀漀猀 搀攀 椀洀愀最攀洀 攀 猀漀洀Ⰰ 昀愀挀椀氀椀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀
4.6 Edição䄀瀀猀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 昀椀氀洀攀⸀ 䄀氀洀 搀漀 猀漀洀 最爀愀瘀愀搀漀 渀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 琀爀椀氀栀愀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 挀漀洀瀀漀爀 漀 昀椀氀洀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀 氀漀挀愀氀椀稀愀爀⼀愀洀戀椀攀渀琀愀爀 挀漀洀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 琀爀愀琀愀搀漀 洀攀猀洀漀 猀攀洀 瘀攀爀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 攀爀愀 焀甀攀 猀漀洀 攀 椀洀愀最攀洀 昀甀渀挀椀漀渀愀猀猀攀洀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀猀 攀渀琀爀攀 猀椀 攀Ⰰ 搀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 樀甀渀琀漀猀⸀
A escolha da paleta de cores, principalmente o tom vermelho presente do meio ao fim do filme, foi usada para destacar o acidente por escalpelamento, que ocorre em toda a região amazônica. Todo o material foi editado no programa Adobe Premier CS6. Com a finalização da edição, foi feito o upload do vídeo na plataforma YouTube. |
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
Intitulado como “Tricotilomotor”, o produto em formato audiovisual do gênero videoarte faz uma referência metafórica aos casos de acidentes por escalpelamento nos rios da região amazônica. O produto de caráter artístico busca provocar a sensibilidade do espectador ao retratar a dor e o sofrimento das vítimas - geralmente mulheres e crianças - de motores sem proteção.䔀猀琀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀 挀漀洀漀 爀椀戀攀椀爀椀渀栀愀猀Ⰰ 攀 愀椀渀搀愀 挀漀洀漀 ᰀ戠攀椀爀愀搀攀椀爀愀猀ᴀ†⠀䰀伀倀䔀匀Ⰰ ㈀ 㔀⤀Ⰰ 瀀漀爀 爀攀猀椀搀椀爀攀洀 猀 洀愀爀最攀渀猀 搀攀 爀椀漀猀 攀 椀最愀爀愀瀀猀Ⰰ 攀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀洀 搀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀猀猀愀猀 攀洀戀愀爀挀愀攀猀 瀀愀爀愀 猀甀愀 氀漀挀漀洀漀漀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀愀爀愀 最愀爀愀渀琀椀爀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 瀀爀漀瘀攀渀椀攀渀琀攀猀 搀愀 瀀攀猀挀愀 漀甀 搀漀猀 挀攀渀琀爀漀猀 甀爀戀愀渀漀猀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀愀爀愀 椀爀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 愀漀 瀀漀猀琀漀 搀攀 猀愀切搀攀 攀 漀甀琀爀漀猀 氀漀挀愀椀猀⸀
É utilizando estes pequenos barcos que o caboclo amazônico escreve a sua história, percorre caminhos, estabelece e rompe fronteiras, enfim, sobrevive. E sem o apoio e o amparo dos órgãos competentes, o ribeirinho trafega ilegalmente e a maior parte das vezes, em condições de riscos, sujeitos a acidentes, que de fato ocorrem com frequência. (GUIMARÃES, 2012).匀漀 瘀爀椀漀猀 漀猀 昀愀琀漀爀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 猀 挀愀甀猀愀猀 搀漀猀 愀挀椀搀攀渀琀攀猀 瀀漀爀 攀猀挀愀氀瀀攀氀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀洀 焀甀愀渀搀漀 漀猀 昀椀漀猀 搀攀 挀愀戀攀氀漀猀 猀漀 瀀甀砀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 爀漀琀愀琀椀瘀漀 搀漀 攀椀砀漀 搀漀 洀漀琀漀爀 焀甀攀 昀椀挀愀 猀攀洀 瀀爀漀琀攀漀⸀
No acidente por escalpelamento, o cabelo é bruscamente tracionado, sua força tênsil e sua firme aderência à pele arrancam o couro cabeludo no nível do plano do tecido areolar frouxo subgaleal (MORAIS-BESTEIRO, 1994). Quando provoca um grande nível de tensão pode arrancar o pavilhão auricular, pálpebras, parte dos quadrantes superiores do rosto e até mesmo o globo ocular (MOTA, 2000). (apud GUIMARÃES, 2012). 伀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀Ⰰ 漀戀瘀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 洀甀椀琀愀 搀漀爀 攀 猀漀昀爀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 愀氀洀 搀漀猀 昀攀爀椀洀攀渀琀漀猀 最爀愀瘀攀猀Ⰰ 愀 瀀攀猀猀漀愀 昀椀挀愀爀 挀漀洀 猀攀焀甀攀氀愀猀 昀猀椀挀愀猀Ⰰ 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀猀 攀 攀洀漀挀椀漀渀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 爀攀猀琀漀 搀愀 瘀椀搀愀⸀ ᰀ䄠猀猀椀洀Ⰰ 漀 攀猀挀愀氀瀀攀氀愀洀攀渀琀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 甀洀愀 琀爀愀最搀椀愀 焀甀攀 洀甀琀椀氀愀Ⰰ 搀攀猀昀椀最甀爀愀 攀 搀攀昀漀爀洀愀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀漀猀 爀椀漀猀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀ᴀ†⠀䜀唀䤀䴀䄀刀쌀䔀匀Ⰰ ㈀ ㈀⤀⸀
A partir desses e outros dados sobre mulheres vítimas de escalpelamento na Amazônia, produziu-se a videoarte “Tricotilomotor”. Miglioli & Barros (2013), diz que䴀愀椀猀 昀挀椀氀 搀漀 焀甀攀 搀攀昀椀渀椀爀 瘀椀搀攀漀愀爀琀攀 搀攀昀椀渀椀爀 漀 焀甀攀 渀漀 瘀椀搀攀漀愀爀琀攀⸀ 倀漀搀攀洀漀猀 愀爀最甀洀攀渀琀愀爀 焀甀攀 渀攀洀 琀漀搀漀 瘀搀攀漀 瘀椀搀攀漀愀爀琀攀Ⰰ 樀 焀甀攀 攀猀琀愀 瀀漀猀猀甀椀 挀漀洀漀 攀琀栀漀猀 漀 昀漀挀漀 渀愀 愀爀琀椀猀琀椀挀椀搀愀搀攀⸀ 吀愀洀戀洀 搀椀昀攀爀攀 搀漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 渀漀 猀攀最甀椀渀搀漀 甀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀愀猀 爀攀氀愀攀猀 攀猀瀀愀漀ⴀ琀攀洀瀀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 漀甀 漀 甀猀漀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 挀椀渀攀洀愀 挀漀洀漀 甀洀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀 椀氀甀猀椀漀渀椀猀琀愀 攀洀 甀洀愀 猀愀氀愀 攀猀挀甀爀愀 愀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 栀椀瀀渀漀猀攀 攀 漀 攀猀焀甀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 䄀漀 挀漀渀琀爀爀椀漀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀 漀 搀攀猀漀挀甀氀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 漀猀 昀漀琀漀最爀愀洀愀猀Ⰰ 漀 焀甀愀搀爀漀Ⰰ 愀 琀攀氀愀Ⰰ 漀 挀椀渀琀椀氀愀洀攀渀琀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 焀甀攀戀爀愀渀搀漀 瀀愀搀爀攀猀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀猀 攀 爀攀最爀愀猀 攀 攀砀瀀漀渀搀漀 漀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀Ⰰ 攀洀 瘀攀稀 搀攀 攀猀挀漀渀搀ⴀ氀漀⸀ ⠀䴀䤀䜀䰀䤀伀䰀䤀 ☀ 䈀䄀刀刀伀匀Ⰰ ㈀ ㌀⤀⸀
O desenvolvimento de novas mídias e tecnologias, softwares, bem como outros programas digitais, possibilitou uma colaboração para a elaboração e edição da videoarte. Algumas obras antes exibidas apenas em museus e outros espaços não convencionais, passa a ser exibida também na web. Contudo, “o princípio da videoarte sempre esteve presente, como instrumento audiovisual que pretende transmitir uma ideia transgressora” (MIGLIOLI & BARROS, 2013).䄀 搀甀爀愀漀 搀漀 昀椀氀洀攀 搀攀 甀洀 洀椀渀甀琀漀 攀 㔀 猀攀最甀渀搀漀猀⸀ 伀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀椀 昀椀氀洀愀搀漀 攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 攀洀 愀氀琀愀 搀攀昀椀渀椀漀 ⠀㤀㈀ 砀 㠀 ⤀Ⰰ 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 㘀㨀㤀⸀ 伀 瘀搀攀漀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 甀洀愀 洀愀爀 挀愀氀洀愀 猀 洀愀爀最攀渀猀 搀漀 爀椀漀 䜀甀愀洀Ⰰ 攀洀 洀攀椀漀 瀀氀愀渀漀 搀攀琀愀氀栀攀⸀ 䄀漀 昀甀渀搀漀Ⰰ 漀甀瘀攀ⴀ猀攀 漀 猀漀洀 搀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 最甀愀 攀 猀攀甀 昀氀甀砀漀 渀愀 戀攀椀爀愀Ⰰ 挀攀渀愀 渀愀 焀甀愀氀 猀甀爀最攀 漀 琀琀甀氀漀 搀漀 瘀搀攀漀 ᰀ吠爀椀挀漀琀椀氀漀洀漀琀漀爀ᴀ⸠
Com um corte direto, segue para a próxima cena em plano aberto; a imagem ainda à beira do rio e o manequim centralizado no meio da tela. Com movimentos bruscos, o plano segue fechando até chegar ao plano médio; toda a cena é construída com a sonora de uma “rabeta” (o som do motor ligado). Com um corte direto, o manequim entra em primeiro plano, em ¾ (com uma angulação de 45º). Ao fundo ainda se ouve o som da rabeta. Porém, agora, ouve-se também um som estourando de gritos que indicam ser de uma voz feminina.䄀猀 挀漀爀攀猀Ⰰ 愀琀 攀渀琀漀 瘀愀爀椀愀搀愀猀 攀 挀漀洀 琀漀渀猀 焀甀攀渀琀攀猀 搀攀 甀洀愀 昀氀漀爀攀猀琀愀 琀爀漀瀀椀挀愀氀Ⰰ 猀漀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀愀猀 攀洀 瘀攀爀洀攀氀栀漀Ⰰ 瀀漀爀 甀洀 昀椀氀琀爀漀 攀洀 琀漀渀猀 挀氀愀爀漀猀 ጀ†洀愀猀Ⰰ 挀漀洀 昀漀爀琀攀 瀀爀攀猀攀渀愀 渀愀 琀攀氀愀 ጀ†焀甀攀 攀渀琀爀愀 攀 挀漀戀爀攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀琀攀 瀀漀渀琀漀⸀ 䌀漀洀 甀洀 挀漀爀琀攀 搀椀爀攀琀漀Ⰰ 瘀漀氀琀愀ⴀ猀攀 猀 椀洀愀最攀渀猀 攀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀琀愀氀栀攀 搀愀 戀攀椀爀愀 搀漀 爀椀漀⸀ 䴀愀猀Ⰰ 搀攀猀猀愀 瘀攀稀Ⰰ 愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 搀愀渀椀昀椀挀愀搀愀㨀 漀猀 最愀氀栀漀猀 攀猀琀漀 焀甀攀戀爀愀搀漀猀 攀 猀攀甀猀 爀攀猀琀漀猀 樀漀最愀搀漀猀 洀愀爀最攀洀⸀
Corta para imagens do rio com sua correnteza e, em seguida, corta para imagem composta por água, terra e céu. Todas as imagens com o filtro avermelhado. Optou-se por trabalhar o vermelho em toda esta parte da fotografia com o intuito de transmitir a dor e as sequelas que marcam a vida das vítimas, pois toda a natureza ao redor faz com que se lembrem do acidente, visto que estas paisagens (rios, ilhas e matas) fazem parte da rotina e do trajeto de locomoção dessas populações. O som da rabeta se mantém como fundo sonoro. Em seguida, entram os créditos.伀 瘀搀攀漀 昀漀椀 洀漀渀琀愀搀漀 戀甀猀挀愀渀搀漀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 攀渀琀爀攀 漀 氀愀搀漀 渀漀 焀甀愀氀 昀漀椀 最爀愀瘀愀搀漀 ⠀漀渀搀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 愀 瀀愀爀琀攀 甀爀戀愀渀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀攀氀洀⤀ 挀漀洀 漀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀Ⰰ 漀 氀愀搀漀 搀愀猀 椀氀栀愀猀 ⠀愀 漀甀琀爀愀 洀愀爀最攀洀 搀漀 爀椀漀⤀Ⰰ 漀渀搀攀 栀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 挀甀樀漀 切渀椀挀漀 洀攀椀漀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 搀攀 戀愀爀挀漀Ⰰ 攀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 焀甀攀 洀愀椀猀 愀昀攀琀愀搀愀 瀀漀爀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 愀挀椀搀攀渀琀攀⸀
A escolha do nome se deu em referência à “tricotilomania” (em que trico = cabelo e tilo = puxar), um transtorno psicológico no qual as pessoas que sofrem com esse distúrbio compulsivo arrancam seus fios de cabelo a fim de que haja um controle para a ansiedade e o nervosismo (RUFER, 2011).䘀漀椀 琀爀漀挀愀搀漀 漀 琀攀爀洀漀 洀愀渀椀愀 ⠀攀猀琀愀搀漀 搀攀 氀漀甀挀甀爀愀⤀ 瀀攀氀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 ᰀ洠漀琀漀爀ᴀⰠ 攀洀 愀氀甀猀漀 愀漀猀 愀挀椀搀攀渀琀攀猀 挀愀甀猀愀搀漀猀 瀀漀爀 攀猀猀攀猀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 搀攀 攀渀攀爀最椀愀 洀攀挀渀椀挀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀椀瀀漀猀 攀 琀愀洀愀渀栀漀猀 搀攀 攀洀戀愀爀挀愀攀猀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 攀猀挀愀氀瀀攀氀愀洀攀渀琀漀 漀挀漀爀爀攀洀 攀洀 洀愀椀漀爀 瀀爀漀瀀漀爀漀 攀洀 攀洀戀愀爀挀愀攀猀 搀攀 瀀攀焀甀攀渀漀 瀀漀爀琀攀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀 挀漀洀漀 ᰀ爠愀戀攀琀愀猀ᴀⰠ 洀甀椀琀漀 挀漀洀甀渀猀 渀愀 爀攀最椀漀 愀洀愀稀渀椀挀愀⸀
A utilização do manequim remete à ideia de ser algo genérico, sem criar uma identidade ou caracterizar alguém. Também escolhemos o manequim pelo fato de ser um objeto que, no dia a dia e no ambiente comercial, não é um objeto que é centro de atenções, não tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas. As vestimentas são o foco imediato, enquanto o manequim permanece em segundo plano. Além do mais, pelo fato de não ter cabelos, o manequim facilita relacionar à imagem das mulheres que sofreram acidentes com motores de embarcações.䐀攀猀琀攀 洀漀搀漀Ⰰ 昀愀稀攀洀漀猀 甀洀愀 愀渀愀氀漀最椀愀 愀琀攀渀漀 搀愀 洀搀椀愀 攀洀 爀攀氀愀漀 猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀猀挀愀氀瀀攀氀愀搀愀猀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 愀挀椀搀攀渀琀攀 猀攀爀 戀愀猀琀愀渀琀攀 挀漀洀甀洀 渀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 愀 洀搀椀愀 渀漀 攀砀攀爀挀攀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀琀椀稀愀搀漀爀愀 搀愀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 昀椀猀挀愀氀椀稀愀漀 搀漀猀 爀椀漀猀 愀洀愀稀渀椀挀漀猀⸀ 䐀攀瘀攀ⴀ猀攀 搀愀爀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 愀 攀猀猀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 搀漀 瀀漀搀攀爀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 攀 瀀愀爀愀 愀樀甀搀愀爀 愀 瀀爀攀瘀攀渀椀爀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 愀挀椀搀攀渀琀攀⸀ 䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 戀攀洀 爀攀氀愀琀愀 圀愀氀琀攀爀 䈀攀渀樀愀洀椀渀 ⠀㤀㘀⤀Ⰰ 愀猀 挀漀渀挀攀瀀攀猀 渀愀猀 琀攀漀爀椀愀猀 搀愀猀 愀爀琀攀猀 猀漀Ⰰ 攀洀 挀漀渀琀爀愀瀀愀爀琀椀搀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀瘀攀椀猀 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 昀漀爀洀甀氀愀爀 愀猀 攀砀椀最渀挀椀愀猀 爀攀瘀漀氀甀挀椀漀渀爀椀愀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 搀愀 愀爀琀攀⸀
Escolhemos a plataforma YouTube para disponibilizar a videoarte “Tricotilomotor”, por ser um site que permite o acesso fácil aos seus conteúdos, além de possibilitar a interação do espectador, por meio de ferramentas para mensagens, curtidas, elogios e outras reações. O Youtube também é gratuito, o que facilita na divulgação do produto. A videoarte “Tricotilomotor” pode ser acessada por meio do link . |
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CONSIDERAÇÕES |
Ao trazer como produto um objeto midiático – comunicacional –, também trazemos um objeto que está diretamente ligado ao ato relacional, isto é, por se tratar de um produto de comunicação, ele, por si só, permite que se tenha experiências estéticas que estão para além de questões técnicas, pois estão no aspecto relacional, ligadas às sensibilidades.伀甀琀爀漀 瀀漀渀琀漀 瀀愀爀愀 猀攀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀猀 昀漀爀洀愀猀 挀漀洀漀 愀焀甀椀氀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 愀琀椀渀最椀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 漀戀猀攀爀瘀愀猀猀攀洀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 琀漀搀愀 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 焀甀攀 漀 漀戀樀攀琀漀 瀀爀漀瘀漀挀愀 渀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 瀀漀搀攀 ጀ†漀甀 渀漀 ጀ†愀琀甀愀爀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀 焀甀攀 猀攀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀⸀
A experiência deixa suas impressões nas pessoas e se torna comum, a partir do momento em que se estabelecer uma ligação entre o sujeito e o objeto, permitindo que se atribua sentidos para quem observar, perceber e experimentar. Pode-se constatar isso ao apresentar o trabalho à turma, no último dia de aula da disciplina.䄀漀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀爀 漀 瘀搀攀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 愀爀琀猀琀椀挀愀Ⰰ 渀漀 猀攀 琀攀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 焀甀攀 攀氀攀 猀攀樀愀 甀洀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 甀琀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 挀漀氀漀挀愀 䬀愀渀琀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 昀愀氀愀 焀甀攀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀猀琀琀椀挀愀 渀漀 猀攀 挀攀渀琀爀愀 渀漀 漀戀樀攀琀漀Ⰰ 渀愀猀 猀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 渀攀洀 琀攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 洀愀猀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 愀漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀爀愀稀攀爀 漀甀 搀攀 搀攀猀瀀爀愀稀攀爀 瘀椀瘀椀搀漀 瀀攀氀漀 猀甀樀攀椀琀漀⸀
São todas as emoções, apreensões e reações que a obra tende a provocar, por meio do contato com as pessoas. Desta forma, pode-se dizer que o produto é relevante para os estudos das relações entre comunicação e experiência estética, fruto da experimentação da técnica de aliar teoria e prática, com uma temática de suma importância social.吀爀愀戀愀氀栀愀爀 漀 最渀攀爀漀 瘀椀搀攀漀愀爀琀攀 昀漀椀 甀洀 最爀愀渀搀攀 搀攀猀愀昀椀漀 瀀愀爀愀 愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 琀爀愀稀攀爀 愀 愀爀琀攀 瀀愀爀愀 甀洀 瘀搀攀漀Ⰰ 攀洀 挀甀爀琀愀 搀甀爀愀漀 攀 焀甀攀 琀椀瘀攀猀猀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀愀瀀愀稀攀猀 搀攀 昀漀洀攀渀琀愀爀 爀攀昀氀攀砀攀猀 攀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 猀攀渀猀愀攀猀 渀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 渀漀 琀愀爀攀昀愀 琀漀 猀椀洀瀀氀攀猀 搀攀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀嘀䔀匀Ⰰ 䴀愀爀挀椀愀 一漀最甀攀椀爀愀㬀 䄀一吀伀一䤀唀吀吀䤀Ⰰ 䌀氀攀椀搀攀 䰀甀挀椀愀渀攀㬀 䘀伀一吀伀唀刀䄀Ⰰ 䴀愀爀愀⸀ 䴀搀椀愀 攀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀㨀 甀洀愀 椀渀琀爀漀搀甀漀⸀ጀ†䌀甀爀椀琀椀戀愀㨀 䤀戀瀀攀砀Ⰰ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀唀䌀䬀Ⰰ 䴀漀稀愀栀椀爀 匀愀氀漀洀漀Ⰰ 伀爀最⸀㬀 伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䴀愀砀 䔀洀椀氀椀愀渀漀Ⰰ 伀爀最⸀ 䄀琀椀瘀椀搀愀搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 洀攀搀椀琀椀挀漀猀㨀 爀攀昀氀攀砀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 漀戀爀愀 搀攀 䄀搀爀椀愀渀漀 䐀甀愀爀琀攀 刀漀搀爀椀最甀攀猀⸀ 倀漀猀昀挀椀漀 搀攀 䄀搀爀椀愀渀漀 䐀甀愀爀琀攀 刀漀搀爀椀最甀攀猀 ጀ†匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䤀渀琀攀爀洀攀椀漀猀Ⰰ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䄀嘀䤀一伀Ⰰ 䜀氀甀挀椀愀⸀ 䠀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 爀漀琀攀椀爀椀猀琀愀猀㨀 漀 挀椀渀攀洀愀 渀愀挀椀漀渀愀氀 挀漀渀琀愀搀漀 攀洀 ᠀䴠愀椀猀搀攀洀椀氀攀甀洀愀ᤀ†栀椀猀琀爀椀愀猀⸀ 嬀䄀爀琀椀最漀崀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀 ጀ†㈀ 㠀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀猀㌀⸀愀洀愀稀漀渀愀眀猀⸀挀漀洀⼀愀挀愀搀攀洀椀愀⸀攀搀甀⸀搀漀挀甀洀攀渀琀猀⼀㠀㔀㐀㈀㌀ ㌀⼀㐀㐀 㔀⸀瀀搀昀㼀䄀圀匀䄀挀挀攀猀猀䬀攀礀䤀搀㴀䄀䬀䤀䄀䤀圀伀圀夀夀䜀娀㈀夀㔀㌀唀䰀㌀䄀☀䔀砀瀀椀爀攀猀㴀㔀㈀㈀ 㐀 ㌀㘀㠀☀匀椀最渀愀琀甀爀攀㴀㜀栀氀夀嘀─㈀䘀栀䰀挀漀吀䘀甀搀焀吀伀䤀─㈀䘀堀砀一砀椀㜀戀䔀─㌀䐀☀爀攀猀瀀漀渀猀攀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀ⴀ搀椀猀瀀漀猀椀琀椀漀渀㴀椀渀氀椀渀攀─㌀䈀─㈀ 昀椀氀攀渀愀洀攀─㌀䐀䠀䤀匀吀伀刀䤀䄀匀开䐀䔀开刀伀吀䔀䤀刀䤀匀吀䄀匀开伀开䌀䤀一䔀䴀䄀开一䄀䌀䤀伀一⸀瀀搀昀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㜀 猀攀琀 ㈀ 㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀唀䤀䴀䄀刀쌀䔀匀Ⰰ 䄀渀搀爀 䜀甀猀琀愀瘀漀 䴀漀甀爀愀⸀ 䴀甀氀栀攀爀攀猀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀㨀 漀 搀爀愀洀愀 搀漀 攀猀挀愀氀瀀攀氀愀洀攀渀琀漀⸀ 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀㨀 䔀䐀唀䌀䔀刀䔀㬀 䔀䐀䴀䔀吀䄀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀倀䔀匀Ⰰ 䄀渀愀 䐀戀漀爀愀 搀愀 匀椀氀瘀愀⸀ 䄀 挀甀爀愀 焀甀攀 瘀攀洀 搀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀㨀 䌀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 瀀爀琀椀挀愀猀 攀 愀瀀爀攀攀渀猀攀猀 搀愀 戀椀漀搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 瀀漀爀 戀攀椀爀愀搀攀椀爀漀猀 搀愀 攀猀琀愀漀 攀挀漀氀最椀挀愀 吀攀爀爀愀 搀漀 䴀攀椀漀Ⰰ 䄀洀愀稀渀椀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 嬀䐀椀猀猀攀爀琀愀漀崀⸀ 䈀攀氀洀ⴀ倀䄀㨀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀Ⰰ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀吀䤀一伀Ⰰ 䰀⸀ 䴀⸀ 䐀椀洀攀渀猀攀猀 攀猀琀琀椀挀愀猀 渀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀㨀 甀洀愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 瀀爀攀氀椀洀椀渀愀爀⸀ 䤀渀㨀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 䌀甀氀琀甀爀愀 攀 䴀搀椀愀猀 匀漀挀椀愀椀猀⸀ 䄀渀愀椀猀 搀漀 堀䤀嘀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䤀戀攀爀挀漀洀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ 㔀Ⰰ 瀀⸀ 㐀 ㈀㜀ⴀ㐀 ㌀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䤀䜀䰀䤀伀䰀䤀Ⰰ 匀愀爀愀栀㬀 䈀䄀刀刀伀匀Ⰰ 䴀漀爀攀渀漀⸀ 一漀瘀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 搀愀 椀洀愀最攀洀 攀 搀愀 瘀椀猀甀愀氀椀搀愀搀攀㨀 䜀䤀䘀 愀渀椀洀愀搀漀 挀漀洀漀 瘀椀搀攀漀愀爀琀攀⸀ 嬀䄀爀琀椀最漀崀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀ⴀ刀匀Ⰰ ㈀ ㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀爀攀瘀椀猀琀愀猀攀氀攀琀爀漀渀椀挀愀猀⸀瀀甀挀爀猀⸀戀爀⼀漀樀猀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀昀愀洀攀挀漀猀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀⼀㈀㤀㘀㌀⼀ ⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 㐀 猀攀琀 ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䄀䔀匀Ⰰ 䰀稀愀爀漀 攀琀 愀氀⸀ 䴀攀渀椀渀愀猀 攀猀挀愀氀瀀攀氀愀搀愀猀 渀漀猀 爀椀漀猀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀 倀愀爀愀攀渀猀攀㨀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 洀搀椀愀 渀愀 瀀爀攀瘀攀渀漀 搀攀 愀挀椀搀攀渀琀攀猀⸀ 嬀䄀爀琀椀最漀崀⸀ 䈀攀氀洀ⴀ倀䄀㨀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀Ⰰ ㈀ 㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀挀椀猀攀挀漀⸀漀爀最⸀戀爀⼀愀渀愀椀猀搀漀挀漀氀漀焀甀椀漀⼀椀洀愀最攀猀⼀挀猀洀㐀⼀䌀匀䴀㐀开䰀愀稀愀爀漀䰀甀挀椀愀渀愀䔀搀眀愀渀愀匀愀氀漀洀愀漀⸀瀀搀昀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㜀 猀攀琀 ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀唀䘀䔀刀Ⰰ 䴀椀挀栀愀攀氀⸀ 吀爀椀挀漀琀椀氀漀洀愀渀椀愀㨀 攀渀琀攀渀搀愀 愀 挀漀洀瀀甀氀猀漀 瀀漀爀 愀爀爀愀渀挀愀爀 挀愀戀攀氀漀猀⸀ 䴀攀渀琀攀 䌀爀攀戀爀漀 ⴀ 瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀Ⰰ 瀀猀椀挀愀渀氀椀猀攀 攀 渀攀甀爀漀挀椀渀挀椀愀Ⰰ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀㈀⸀甀漀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀瘀椀瘀攀爀洀攀渀琀攀⼀爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀⼀愀爀爀愀渀挀愀渀搀漀开漀猀开挀愀戀攀氀漀猀⸀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㔀 猀攀琀 ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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