INSCRIÇÃO: 00346
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA01
 
TÍTULO: E-namorados: na era da tecnologia, o que a distância significa?
 
AUTORES: Luana Carina Lisboa Silva (Universidade Federal do Pará); Everton Pereira dos Santos (Universidade Federal do Pará); Jessika Nancy Siqueira Araújo (Universidade Federal do Pará); Jonas Lucas Nascimento Amador (Universidade Federal do Pará); Miller Kaio Ferreira Farias (Universidade Federal do Pará); Danuta de Cássia Leite Leão (Universidade Federal do Pará)
 
PALAVRAS-CHAVE: ​Curta-metragem, Tecnologia, Relacionamentos a Distância, ,
 
RESUMO
Com o desafio de elaborar um curta-metragem abordando os temas "tecnologia" e "relacionamento", foi criado o filme E-namorados. Ao narrar a rotina de Laura e Lorenzo, separados pela distância entre Brasil e Espanha e conectados pelas múltiplas telas, a obra busca discutir sobre o significado da distância física na era da tecnologia, onde o espaço e o tempo são ressignificados. Deste modo, esse trabalho pretende descrever minuciosamente o processo criativo de elaboração do roteiro, direção, produção, fotografia, direção de arte, figurino e maquiagem que guiaram os presentes autores.
 
INTRODUÇÃO
O curso de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, da Universidade Federal do Pará – UFPA, por meio do Laboratório de Mídias Eletrônicas II, tem como objetivo preparar os alunos para os reais desafios do mercado de trabalho. Sendo assim, como produto avaliativo final do laboratório, as docentes Danuta Leão e Larissa Carreira propuseram aos discentes a tarefa de elaborar um curta-metragem, a fim de exercitar os aprendizados sobre as distintas etapas de um produto audiovisual. Segundo Alcântara (2014), nos primórdios da história do cinema, um curta-metragem era associado apenas a sua limitação técnica e a histórias de pequena duração, porém, este formato é atualmente relacionado a características peculiares e com propriedades discursivas, como: O reduzido número de personagens e diálogos, condensação narrativa que, por sua vez, leva à condensação da linguagem e da ação; tempo da história, na maioria dos casos, linear; verossimilhança com a realidade, grande carga emotiva e sugestiva, além de apresentar desfechos geralmente surpreendentes. (ALCÂNTARA, 2014, p. 17) Sendo assim, os autores deste presente trabalho elaboraram o "E-namorados". A história de 8 minutos e 22 segundos trata dos relacionamentos a distância em meio às múltiplas telas na era digital. Por meio de um vídeo online, a protagonista Laura descobre ocasionalmente um site de relacionamentos que a leva a conhecer um jovem espanhol, do outro lado da tela e a milhas de distância, chamado Lorenzo. A internet os uniu e a tecnologia irá mantê-los conectados. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo descrever os processos pelos quais o grupo percorreu para desenvolver esta obra cinematográfica que se passa em Belém, no Brasil, e Madrid, na Espanha.
 
OBJETIVO
Com a premissa oferecida pelo formato do curta-metragem como uma "fonte inesgotável e valiosa para trabalhar aspectos da interação humana, como cultura e linguagem" (ALCÂNTARA, 2014, p. 17), o principal objetivo do filme "E-namorados" é colocar em voga discussões a respeito da ressignificação do conceito de espaço e tempo impulsionada pelos avanços tecnológicos, analisando sob a perspectiva de um relacionamento a distância entre dois jovens hiperconectados. A intenção é causar a reflexão sobre o tema de uma forma leve, sem valer-se de discussões densas e cartesianas, utilizando o cotidiano como forma de identificação e reconhecimento. Além da intencionalidade crítica sobre o tema, há o caráter experimental do ato de produzir um projeto audiovisual. Por tanto, o filme também carrega o objetivo de expressar vivências e ideias dos autores deste trabalho, mostrar seus talentos e aptidões, desenvolver as habilidades cinematográficas e, por fim, experimentar e colaborar com a cena artística paraense.
 
JUSTIFICATIVA
A relevância do produto consiste em colaborar tanto para o espaço acadêmico quanto para a sociedade com a discussão acerca dos relacionamentos em tempos de avanços tecnológicos, que estão massivamente presente em nosso cotidiano, mas, por ser algo corriqueiro, geralmente não são objetos de reflexões mais atentas. O propósito fundamental das tecnologias de comunicação, desde os seus primeiros passos, é permitir que as pessoas troquem mensagens sem estarem fisicamente presentes (BAYM, 2015), tendo como aliado os avanços dos meios de comunicação, que encolheram as dimensões do mundo e reconfiguraram a percepção tida do espaço e o tempo da vida social. Historicamente, os diversos meios técnicos de informação, com ênfase na telecomunicação na segunda metade do século XIX, ultrapassaram os limites de uma comunicação materialmente presencial e proporcionam ao indivíduo a experiência de simultaneidade, com a possibilidade de experimentar eventos simultâneos sem que o ambiente condicione a temporalidade. O sociólogo americano Thompson (1998), ao estudar a teoria social da mídia e o seu impacto, afirma que: O advento da telecomunicação trouxe uma disjunção entre o espaço e o tempo, no sentido de que o distanciamento espacial não mais implicava o distanciamento temporal. Informação e conteúdo simbólico podiam ser transmitidos para distâncias cada vez maiores num tempo cada vez menor; quando a transmissão telegráfica foi instalada, as mensagens eram recebidas em menos tempo do que era necessário para codificar e decodificar a informação. O distanciamento espacial foi aumentando, quanto a demora temporal foi sendo virtualmente eliminada (THOMPSON, 1998, p. 36). Neste estudo sobre a mídia, Thompson (1998) também ressalta que os meios de comunicação, por sua vez, são mediadores de formas simbólicas transmitidas em produtos midiáticos, como livros, jornais, filmes, programas televisivos, etc. Estes conteúdos mostram um mundo além do alcance da experiência pessoal e da localidade, favorecendo mais pluralidade à consciência de pertencimento do indivíduo. Assim, com o acesso a informação mais imediato, há maior facilidade de ter conhecimento, criar identificação, comoção e participação em causas que afetam cada sujeito. Mas, é importante ressaltar que este progresso não deve-se somente aos adventos tecnológicos ou aos novos meios e modelos de comunicação, mas também ao conteúdo que é circulado em cada espaço. Santaella (2003), afirma que são os processos de comunicação que se engendram nesses espaços os "verdadeiros responsáveis não só por moldar o pensamento e a sensibilidade dos seres humanos, mas também por propiciar o surgimento de novos ambientes socioculturais" (p. 24). Baym (2015) também exalta o caráter humano dessas novas tecnologias. A mídia digital levanta uma variedade de questões enquanto tentamos compreendê-las, seu lugar em nossas vidas e suas conseqüências na nossa personalidade e relacionamentos com outras pessoas. Quando são novas, as tecnologias afetam a forma como vemos o mundo, nossas comunidades, nossos relacionamentos e a nós mesmos. (BAYM, 2015, p. 2. Tradução dos Autores.) Assim, com as proposições apresentadas acima, percebe-se que a junção das facilidades servidas pelo advento da tecnologia, convergidas com as questões e reflexões criadas pela sociedade em torno da comunicação, criam novas formas de relacionamento e moldam o perfil destes novos ambientes. Portanto, abordar estas reflexões - sobre a presença da tecnologia no processo comunicacional da sociedade e nas suas relações - em uma narrativa cinematográfica tem uma notória significância e pode se tornar um ponto de partida para novos pensamentos e estudos sobre o tema.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Levando em consideração as técnicas e ensinamentos conquistados durante as aulas do Laboratório de Mídias Eletrônicas II - de onde este trabalho é proveniente, ficou a cargo dos presentes autores a elaboração de todas as etapas desta produção audiovisual. O primeiro passo na construção do curta-metragem foi a realização de um brainstorm, termo que, segundo Sant'anna (2005), é designado para titular a técnica de reunir ideias com o intuito de criar livres associações, onde todas as ideias devem ser anotadas. Este termo é conhecido como "tempestade de ideias" e, dessa forma, o grupo realizador deste projeto pensou em distintas possibilidades de formas e conteúdos para o discurso deste produto. Para chegar na ideia do filme, considerou-se os temas contemporâneos que rodeiam nossa sociedade e discutiu-se as formas como poderíamos abordá-los. Por fim, os temas "tecnologia" e "relacionamento" foram os escolhidos para guiar o roteiro do curta. Posteriormente, foram divididas as funções de Diretor, Roteirista, Produtor, Figurinista e Editor de acordo com a aptidão e anseios particulares de cada integrante do grupo. Em sequência, para começar a elaborar a história a ser contada, utilizou-se a técnica "Step Outline" (esboço do passo-a-passo), definida por Rea e Irving (2015) como "um esboço (que) representa o esqueleto da história, mas não se preocupa com o diálogo, detalhes, figurino ou personagens secundários, apenas a ação da cena, quem faz o quê a quem" (p. 11). Ou seja, desenvolveu-se primeiramente o fluxo da narrativa, com seus principais acontecimentos e o perfil dos personagens principais. A construção do roteiro, por fim, reuniu todas as ideias definidas anteriormente e foi construído sob a perspectiva de contar uma história através de imagens (COOPER,DANCYGER, 1994). O corpo do roteiro dividiu cada cena em quatro partes, sendo elas cabeçalho de cena, ação, diálogos e transições. O cabeçalho situa o tipo de localidade (locais internos ou externos), o tempo (manhã, tarde ou noite) e o dia cronológico que se passa a cena. A ação, por sua vez, descreve o que ocorre na cena e oferece orientações ao diretor da obra sobre a posição de câmera e ângulos de filmagem. O diálogo aborda as falas de cada personagem, apontando também sobre entonações de fala, emoções e expressões faciais. A transição, enfim, aponta o tipo de corte de uma cena para outra, pensando na estética e fotografia do filme. Sobre a criação do roteiro, Cooper e Dancyger (1994) afirmam que: Escrever um roteiro significa escrever para um meio que usa imagens em movimento para transmitir significado. Essas imagens e o modo como elas são colocadas juntas são a "linguagem" do filme; Para escrever um roteiro curto eficaz, você deve entender que elas (as imagens) podem contar a história de forma muito mais eficaz do que qualquer diálogo ou narração, por mais bem escritos que sejam. Assim, faz sentido, ao considerar o material para o seu curto roteiro, se perguntar no início do processo a questão mais importante de todas: será que a essência consegue ser contada principalmente em imagens? (COOPER, DANCYGER, 1994, p. 20. Tradução dos Autores.) Diante do que foi exposto, para conseguir capturar a essência da história através da fotografia, foi feito uma pesquisa de referências de direção de arte, produção, cenografia, ângulos cinematográficos e técnicas que poderiam auxiliar na gravação do curta-metragem. Outros filmes e curta-metragens que abordam temas similares ao do E-namorados foram estudados e serviram como referência no processo criativo, como "Trust" (2010), "Her" (2013) e "Lodon - Amor a Distância" (2016). Para elencar o itens de produção, o grupo criou uma planilha com toda a programação de gravação e o que seria necessário para executá-la. Como a história aborda uma narrativa sobre o cotidiano, não foi necessário realizar uma produção especial de figurino e cenografia, apesar de terem sido pensados e montados minuciosamente. Por sua vez, a direção de arte encarregou-se de pensar nas cores e objetos que compõe as cenas. Para as filmagens que foram feitas durante 2 dias em dois condomínios da cidade de Belém (Brasil), foram utilizadas câmeras nos modelos Nikon 5100 e Canon 80D, com lentes macro, grande angular e retrato, além de um tripé. Já nas gravações em Madri (Espanha), utilizou-se a câmera do celular Iphone 5s e a webcam de um MacBook Pro. Para iluminação, luz de led amarela, roxa, rosa e azul. As pessoas escolhidos para representar os personagens do curta-metragem são amigos dos realizadores deste projeto. Carolina Figueira, quem interpreta Laura, teve experiências com teatro, gravações de comerciais e atualmente trabalha como modelo e arquiteta. Manuel Tejera, o Lorenzo na história, é um ator e modelo espanhol. Ambos foram preparados pela equipe para executar com eficácia os personagens. A trilha sonora foi escolhida de acordo com a musicalidade que combinasse com as cenas. Dessa forma, utilizou-se os temas "Lo Mejor De Mi Vida Eres Tu" de Ricky Martin, "I Wish You Were Here" do Pink Floyd e outras músicas de bancos gratuitos de áudio. Para finalizar o produto, editou-se os áudios e vídeos no programa Sony Vegas Pro 14, atentando-se a transição das cenas e a renderização do filme. Renderizar significa o ato de promover a compilação e gerar o produto final de um processamento digital. Explicando de forma mais didática, se trata da totalidade da sequência de vídeos ou imagens montadas em uma linha do tempo, que precisa ser condensada em um vídeo ou áudio, podendo conter diferentes formatos e tamanhos. O programa Sony Vegas é utilizado para edição de vídeos e áudios, apresentando diversos plug-ins e sendo considerado um dos melhores programas de edição, ao lado do Adobe Premier. O projeto foi renderizado no formato MP4. Não houve grandes dificuldades na realização da montagem, visto que alguns dos integrantes do grupo já tinham experiência no programa Sony Vegas, além deste ter um fácil manuseio.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O produto aqui apresentado é um curta-metragem de ficção, com duração de 8 minutos e 22 segundos, criado em 2017 para o Laboratório de Mídias Eletrônicas II, do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e da UFPA. A direção ficou a cargo de Nancy Araújo, roteiro e produção de Miller Farias, fotografia e edição por Jonas Amador e, por fim, o figurino e maquiagem foram coordenados por Luana Lisboa. Este projeto cinematográfico conta a história de Laura e Lorenzo, dois jovens hiperconectados que se conheceram ocasionalmente em um site onde é possível conversar com pessoas do mundo inteiro. Os personagens não são rotulados ou caracterizados por algum nicho, são apenas jovens que utilizam as tecnologias como parte do seu cotidiano. Dessa forma, em mais um dia solitário, Laura assiste ao vídeo de uma youtuber que contava como começou um romance pela internet. Foi assim que Laura conheceu o site Omegle, onde é possível conversar com desconhecidos. Depois de muitas tentativas e conversas com pessoas estranhas, o espanhol Lorenzo aparece do outro lado da tela. Foi química instantânea. Os jovens mantiveram contato diariamente pelas diversas redes sociais, o que criou um laço que não se desfez mesmo com a distância. O intuito desta obra é mostrar através da linguagem cinematográfica que em cada esquina, casa, escola, empresa há uma tela, um aparelho, uma câmera. A tecnologia, especialmente aliada a internet, transformou a vida dos indivíduos em muitos aspectos. A tela preta agora reflete os novos comportamentos, modos de estudo e trabalho, avanços científicos e, principalmente as relações interpessoais desse século. Se por um lado, a tecnologia oferece livre acesso a um turbilhão de informações que, sem filtro e discernimento, podem confundir e interferir negativamente nos hábitos humanos; por outro lado trouxe a possibilidade de diminuir distâncias, aproximar as pessoas onde quer que elas estejam. Oferecendo, assim, a chance de conhecer diferentes culturas, povos e a oportunidade de unir suas histórias.
 
CONSIDERAÇÕES
Com a descrição das diversas etapas de produção deste curta-metragem, fica਀攀瘀椀搀攀渀琀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 愀琀漀 搀攀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 漀猀 攀渀猀椀渀愀洀攀渀琀漀猀 最攀爀愀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 aula. Percebe-se que as questões ultrapassam as barreiras dos assuntos relacionados਀愀瀀攀渀愀猀  瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 漀甀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀渀搀漀 洀愀椀漀爀 爀攀昀氀攀砀漀 愀 respeito deste assunto que os alunos optaram abordar.਀匀愀戀攀渀搀漀 焀甀攀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 䔀ⴀ渀愀洀漀爀愀搀漀猀 昀漀椀 甀洀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀攀 甀洀 laboratório, conclui-se que a proposta da disciplina foi muito bem sucedida ao explorar਀渀漀 猀 漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀 焀甀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 昀椀氀洀攀Ⰰ 洀愀猀 principalmente por promover um estudo e aplicação prática de elementos da narrativa਀挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀⸀ 伀 最爀甀瀀漀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀漀甀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 挀漀洀 攀猀昀漀爀漀 攀 trabalhou para que cada um contribuísse em todas as etapas do trabalho, sendo esta a਀爀愀稀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀 搀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ Por fim, o grupo se sente satisfeito por conseguir gerar um produto deste caráter,਀挀漀洀 甀洀愀 渀漀琀爀椀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀Ⰰ 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 琀攀爀 acesso a diversos dados a respeito do tema abordado que certamente enriqueceram a਀戀愀最愀最攀洀 搀攀 琀漀搀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀䌀숀一吀䄀刀䄀Ⰰ 䨀攀愀渀 䌀愀爀氀漀猀 䐀漀甀爀愀搀漀 搀攀⸀ 䌀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀㨀 最渀攀爀漀 搀椀猀挀甀爀猀椀瘀漀 propiciador de práticas multiletradas​. Dissertação (Mestrado em Estudos de਀䰀椀渀最甀愀最攀洀⤀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䴀愀琀漀 䜀爀漀猀猀漀Ⰰ 䌀甀椀愀戀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀夀䴀Ⰰ 一愀渀挀礀 䬀⸀ 倀攀爀猀漀渀愀氀 䌀漀渀渀攀挀琀椀漀渀猀 椀渀 琀栀攀 䐀椀最椀琀愀氀 䄀最攀⸀ 䐀椀最椀琀愀氀 䴀攀搀椀愀 愀渀搀 匀漀挀椀攀琀礀 Serie​s. 2. ed - Polity Press, 2015.

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