INSCRIÇÃO: | 00114 |
CATEGORIA: | RP |
MODALIDADE: | RP11 |
TÍTULO: | Planejamento de Relações Públicas: um começo para a comunicação do CTISM |
AUTORES: | Milena Ganasini (Universidade Federal de Santa Maria); Mari Luana da Conceição Pozzobon (Universidade Federal de Santa Maria); Carlise Rudnicki (Universidade Federal de Santa Maria) |
PALAVRAS-CHAVE: | Comunicação Organizacional, CTISM, Estratégias, Planejamento de Relações Públicas, |
RESUMO | |
Este trabalho apresenta o planejamento estratégico de comunicação do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, elaborado durante o primeiro semestre da disciplina de Assessoria de Relações Públicas. O planejamento de comunicação construído foi pensado para atender às principais necessidades da instituição que, até o momento, não possuía nenhuma estratégia comunicativa documentada. Sendo o principal produto da comunicação de Relações Públicas, que tem por missão estreitar o relacionamento com os públicos, este planejamento teve como principal resultado a constituição de um Núcleo de Comunicação formal para dar continuidade às atividades da unidade escolar. | |
INTRODUÇÃO | |
Toda a organização precisa ter objetivos de gestão bem definidos e que afirmem a sua missão. Neste sentido, a comunicação, que se insere no processo organizacional, tem a função de orientar os sujeitos da organização para obtenção do êxito nas atividades às quais ela se compromete. Com base nisso é que se faz necessária a existência de um planejamento de comunicação que seja estratégico, ou seja, capaz de identificar as principais dificuldades da organização e propor ações que trabalhem no sentido de promover um estado de melhorias. 䄀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀 瀀漀搀攀 愀最爀攀最愀爀 瘀愀氀漀爀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 猀攀Ⰰ 搀攀 昀愀琀漀Ⰰ 攀猀琀椀瘀攀爀 氀椀最愀搀愀 挀漀洀 愀 猀甀愀 最攀猀琀漀 攀 瀀甀搀攀爀 猀攀爀 漀 渀切挀氀攀漀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 攀渀琀爀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀 漀猀 猀攀甀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀⸀ 䐀攀 昀漀爀洀愀 愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 挀漀洀 愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 攀猀琀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 搀愀爀 挀漀渀琀愀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀猀 攀 攀砀琀攀爀渀愀猀 搀漀 挀漀氀最椀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 琀攀爀 漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 氀甀最愀爀⸀ O Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) é uma escola técnica da唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 匀愀渀琀愀 䴀愀爀椀愀Ⰰ 挀漀洀 洀愀椀猀 搀攀 㔀 愀渀漀猀Ⰰ 焀甀攀 漀昀攀爀攀挀攀 挀甀爀猀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀 椀渀琀攀最爀愀搀漀猀 愀漀 攀渀猀椀渀漀 洀搀椀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀甀爀猀漀猀 瀀猀ⴀ洀搀椀漀Ⰰ 琀攀挀渀氀漀最漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 攀 洀攀猀琀爀愀搀漀 攀洀 攀搀甀挀愀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 攀 琀攀挀渀漀氀最椀挀愀⸀ 嘀椀猀愀渀搀漀 漀琀椀洀椀稀愀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 挀漀氀最椀漀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀洀漀猀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀爀 愀搀漀琀愀搀漀 瀀攀氀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 挀漀洀漀 洀漀搀攀氀漀 瀀椀氀漀琀漀Ⰰ 昀漀爀洀愀氀椀稀愀渀搀漀 愀 愀琀甀愀漀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 渀愀 猀甀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀 昀漀爀洀愀漀 瀀爀琀椀挀愀⸀ Os resultados gerais deste planejamento ainda deverão ser mensurados. Contudo, cada ação foi avaliada separadamente demonstrando que o plano deu conta de realizar pesquisas internas para identificar problemas, qualificar os eventos, controlar e avaliar os resultados, atuar de forma transparente, estimular parcerias, ativar os canais de comunicação digitais e promover a marca da instituição para além da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). | |
OBJETIVO | |
O objetivo geral do planejamento de comunicação em questão foi o de fortalecer愀 椀洀愀最攀洀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 攀 攀猀琀爀攀椀琀愀爀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 猀攀爀瘀椀搀漀爀攀猀Ⰰ 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 倀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 戀甀猀挀愀洀漀猀Ⰰ ⤀ 䄀甀洀攀渀琀愀爀 愀 渀漀琀漀爀椀攀搀愀搀攀 搀愀 甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 搀攀渀琀爀漀 攀 昀漀爀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀 攀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀㬀 ㈀⤀ 䌀爀椀愀爀 甀洀 挀愀渀愀氀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀爀攀琀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 搀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 漀猀 搀漀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 攀 攀最爀攀猀猀漀猀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 愀瀀漀爀琀攀猀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀猀㬀 ㌀⤀ 䔀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀攀猀 搀攀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀漀愀洀戀椀攀渀琀愀氀 渀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 渀漀猀 猀攀爀瘀椀搀漀爀攀猀 攀 渀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀㬀 㐀⤀ 儀甀愀氀椀昀椀挀愀爀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 樀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀㬀 㔀⤀ 刀攀挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 洀漀琀椀瘀ⴀ氀漀猀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 愀漀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀氀 攀 搀椀最椀琀愀氀㬀 㘀⤀ 刀攀昀漀爀愀爀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 猀攀爀瘀椀搀漀爀攀猀 攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 愀攀猀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀椀猀 攀 漀渀ⴀ氀椀渀攀⸀ 䐀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀愀洀漀猀 愀 椀渀琀攀爀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀 愀漀 昀愀稀攀爀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 渀漀猀猀漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 昀漀椀 琀漀爀渀愀爀 攀猀猀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀Ⰰ 搀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀愀猀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 愀挀攀猀猀瘀攀氀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 琀愀渀琀漀 攀洀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 焀甀愀渀琀漀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 愀最爀攀最愀爀 瘀愀氀漀爀 攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 漀 攀猀瀀愀漀 搀攀 愀琀甀愀漀 搀愀猀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 愀猀 攀砀椀最渀挀椀愀猀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀 愀猀 爀瀀椀搀愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 渀漀猀 挀攀渀爀椀漀猀 social, político, midiático, econômico, ambiental etc., possuir um mapa que compile as principais informações no sentido de promover e prever ações é de grande valia para qualquer organização. Aliando a falta de profissionais da comunicação lotados na Unidade, com a necessidade de planejar, organizar (espacialmente e temporalmente) e controlar (corrigir erros e avaliar) as atividades de comunicação é que este plano se faz necessário.䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 愀 洀攀搀椀搀愀 攀洀 焀甀攀 攀氀攀 挀愀瀀愀稀 搀攀 猀甀戀猀椀搀椀愀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 渀瘀攀椀猀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 挀漀洀 愀攀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 漀 猀攀甀 挀漀渀琀攀砀琀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䬀甀渀猀挀栀 ⠀㈀ ㌀⤀ 攀氀攀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀ⴀ挀栀愀瘀攀 瀀漀爀 猀攀爀 挀愀瀀愀稀 搀攀 漀爀椀攀渀琀愀爀 愀猀 愀攀猀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ 䔀Ⰰ 渀攀猀琀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀愀氀椀稀愀爀 攀 搀椀爀椀最椀爀Ⰰ 渀漀 猀 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 洀愀猀 漀甀琀爀漀猀 猀攀爀瘀椀搀漀爀攀猀⸀ 倀漀椀猀Ⰰ 渀愀 氀最椀挀愀 搀攀 最攀猀琀漀 搀漀 䌀吀䤀匀䴀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀猀猀甀洀攀洀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀愀猀 攀Ⰰ 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 攀猀焀甀攀洀愀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 挀愀搀愀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 瀀爀漀最爀愀洀愀 猀攀爀椀愀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 愀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ Através de técnicas e instrumentos próprios é que as Relações Públicas são挀愀瀀愀稀攀猀 搀攀 氀攀最椀琀椀洀愀爀 猀甀愀 爀攀愀 搀攀 愀琀甀愀漀Ⰰ 瀀爀椀漀爀椀稀愀渀搀漀 愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 猀漀挀椀愀氀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 攀猀猀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 挀漀洀漀 洀愀爀挀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 甀洀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 焀甀攀 渀甀渀挀愀 漀 琀攀瘀攀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀猀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀猀 搀攀 甀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀椀昀攀爀攀洀 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 搀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 (MARCELINO, 2004). Por isso, este planejamento como primeiro documento de挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀最攀渀琀攀 瀀愀爀愀 甀洀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀 搀攀 攀渀猀椀渀漀Ⰰ 戀愀猀攀漀甀ⴀ猀攀 渀漀 洀漀搀攀氀漀 apresentado por Margarida Kunsch (2003) que sugere que a atividade de Relações倀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 瀀攀爀瀀愀猀猀愀 漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 瀀漀渀琀漀猀㨀 identificação da realidade situacional; levantamento de informações; análise dos dados coletados; construção de um diagnóstico; identificação dos públicos; determinação dos objetivos e metas; adoção de estratégias; previsão de formas alternativas de ação; estabelecimento de ações necessárias; definição dos recursos a serem alocados; fixação de técnicas de controle; implantação do planejamento e avaliação dos resultados (KUNSCH, 2003, p 219-221).䄀氀椀挀攀爀愀搀漀 渀攀猀猀攀 洀漀搀攀氀漀Ⰰ 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 瀀愀猀猀漀甀 瀀漀爀 愀氀最甀洀愀猀 adaptações metodológicas - realizadas pelas autoras - visando maior clareza e漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 渀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 猀攀攀猀 焀甀攀 漀 挀漀洀瀀攀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 挀氀愀爀漀 洀攀猀洀漀 愀 焀甀攀洀 渀漀 搀愀 爀攀愀 攀Ⰰ 昀甀最椀渀搀漀 搀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀椀搀琀椀挀漀猀 攀砀椀最椀搀漀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 愀猀猀甀洀椀洀漀猀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀⸀ Com isso, o planejamento de comunicação para o CTISM teve como base o戀爀椀攀昀椀渀最 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀 漀 搀椀爀攀琀漀爀 搀漀 挀漀氀最椀漀⸀ 伀 戀爀椀攀昀椀渀最Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䰀甀瀀攀琀琀椀 ⠀㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㔀 ⤀ ᰀ 甀洀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀渀琀攀渀搀漀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 椀渀猀琀爀甀攀猀 焀甀攀 漀 挀氀椀攀渀琀攀 昀漀爀渀攀挀攀 瀀愀爀愀 漀爀椀攀渀琀愀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀ᴀ⸠ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀攀猀猀愀 琀挀渀椀挀愀Ⰰ 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 瀀愀甀琀漀甀ⴀ猀攀 渀漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 搀攀㨀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 挀漀洀 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀Ⰰ 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀 攀 瀀爀漀樀攀漀 搀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 氀攀瘀愀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 最攀猀琀漀爀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 渀漀 焀甀攀 琀愀渀最攀 愀 愀琀甀愀漀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 挀漀氀最椀漀 ⴀ 愀氀最甀渀猀 洀攀猀攀猀 搀攀瀀漀椀猀Ⰰ 搀漀 一切挀氀攀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䤀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 ⠀一䌀䤀⤀⸀ A partir disso, configuramos o documento em três eixos: diagnóstico organizacional, propósitos da comunicação e ações estratégicas, priorizando a愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀猀 愀攀猀 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 猀攀甀 漀爀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 攀 洀琀漀搀漀猀 搀攀 愀瘀愀氀椀愀漀⸀ Na primeira etapa de construção do planejamento, para a elaboração do搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䬀甀渀猀挀栀 ⠀㈀ ㌀⤀ 渀攀猀琀愀 昀愀猀攀 焀甀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀洀漀猀 愀 爀攀愀氀 猀椀琀甀愀漀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ 䤀猀猀漀 瀀爀攀瘀椀甀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀漀 倀氀愀渀漀 搀攀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 䤀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 搀愀 唀渀椀搀愀搀攀 ⠀倀䐀唀⤀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀Ⰰ 漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀愀 洀攀猀洀愀Ⰰ 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 昀漀爀洀愀漀 搀攀 挀甀爀猀漀猀Ⰰ 漀爀最愀渀漀最爀愀洀愀猀Ⰰ 焀甀愀搀爀漀 搀攀 猀攀爀瘀椀搀漀爀攀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀琀椀瘀漀猀⸀ 䄀椀渀搀愀 愀焀甀椀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀椀猀 挀漀洀 愀氀最甀渀猀 猀攀爀瘀椀搀漀爀攀猀 搀漀 挀漀氀最椀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 挀漀洀 愀 搀椀爀攀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 漀戀琀攀渀漀 搀攀 搀愀搀漀猀 洀愀椀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 挀攀渀爀椀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 猀漀戀爀攀 愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 挀漀氀最椀漀⸀ As entrevistas em profundidade, segundo Duarte (2008, p. 62) são uma “técnica焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 攀砀瀀氀漀爀愀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 戀甀猀挀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 瀀攀爀挀攀瀀攀猀 攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀渀愀氀椀猀ⴀ氀愀猀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀ⴀ氀愀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀愀ᴀⰠ 猀攀渀搀漀 攀氀愀猀 愀猀 最爀愀渀搀攀猀 愀氀椀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀猀 愀渀氀椀猀攀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀愀爀愀洀 渀愀 搀攀猀挀爀椀漀 搀漀 挀攀渀爀椀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀漀 䌀吀䤀匀䴀 攀 挀爀椀愀漀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 愀攀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀⸀ Além disso, realizamos também, o clipping de mídia impressa e digital para ver a瀀爀攀猀攀渀愀 搀愀 洀愀爀挀愀 搀漀 挀漀氀最椀漀 渀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 氀漀挀愀氀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀渀氀椀猀攀 搀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 伀 挀氀椀瀀瀀椀渀最Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 刀愀戀愀愀 攀 䈀愀爀戀漀猀愀 ⠀㤀㤀㠀Ⰰ 瀀⸀㌀㠀⤀ 甀洀 ᰀ猠攀爀瘀椀漀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 挀漀氀攀漀 攀 昀漀爀渀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀挀漀爀琀攀猀 搀攀 樀漀爀渀愀椀猀 攀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 猀漀戀爀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 漀甀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 攀琀挀⸀ᴀⰠ 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 洀攀渀猀甀爀愀爀 挀漀洀漀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 瘀椀猀琀愀 渀愀 洀搀椀愀⸀ Em consonância com o modelo de Kunsch (2003) “o terceiro momento é a identificação dos públicos”. É neste sentido que, visando ainda mais o aprofundamento do diagnóstico e para o reconhecimento dos públicos da 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀猀 搀甀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀㨀 甀洀愀 搀攀 挀氀椀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 ⠀倀䌀伀⤀ 攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀 ⠀倀伀倀⤀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䌀漀搀愀 ⠀㤀㤀㜀⤀ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀氀椀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 漀 洀愀瀀攀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 瀀攀爀挀攀瀀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 椀渀琀攀爀渀漀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ Por sua vez, a pesquisa de opinião pública que é uma pesquisa do tipo survey椀渀搀椀挀愀 愀 ᰀ漠戀琀攀渀漀 搀攀 搀愀搀漀猀 漀甀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 漀甀 愀猀 漀瀀椀渀椀攀猀 搀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 最爀甀瀀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 椀渀搀椀挀愀搀漀 挀漀洀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀 搀攀 甀洀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 甀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 挀漀洀漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 ⠀䘀伀一匀䔀䌀䄀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㌀⤀⸀ 䔀猀猀攀猀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀 搀攀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 琀洀 猀椀搀漀 氀愀爀最愀洀攀渀琀攀 甀猀愀搀漀猀 渀愀猀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 瀀漀爀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀攀洀 愀甀昀攀爀椀爀 愀猀 瀀攀爀挀攀瀀攀猀 攀 漀瀀椀渀椀攀猀 猀漀戀爀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 氀甀最愀爀⼀椀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀⸀ A pesquisa de opinião foi aplicada durante o mês de maio de 2017, pela plataforma Google Forms, obtendo 137 respostas, de acordo com a amostra probabilística estratificada definida em sua fase de elaboração. Já a pesquisa de clima organizacional, aplicada durante os meses de maio e junho de 2017, aos servidores do CTISM por meio de questionários on-line da plataforma Google Forms, resultou em 86 respostas, que representam 65,1% da população.倀愀爀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ 戀愀猀攀愀洀漀ⴀ渀漀猀 渀漀猀 搀愀搀漀猀 搀攀洀漀最爀昀椀挀漀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 no colégio, e também nos resultados das pesquisas, em especial na etapa em que são abordadas as preferências de consumo e uso de mídia de cada indivíduo. Dessa forma, partimos das ideias apresentadas por França (2008) de conceituação lógica de públicos, entretanto não utilizamos nenhuma das classificações, pois o interesse dos públicos às RPs, se voltou a compreender cada um em suas relações com a instituição e não sua identidade.伀甀琀爀愀 昀愀猀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 搀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀攀 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 䬀甀渀猀挀栀 ⠀㈀ ㌀⤀ 愀 determinação dos objetivos a serem alcançados. Nesta etapa é primordial que o瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀爀琀愀 搀攀 甀洀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 爀攀愀氀椀猀琀愀 攀 焀甀攀 攀氀攀樀愀 愀攀猀 瘀椀瘀攀椀猀Ⰰ 焀甀攀 猀椀爀瘀愀洀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀猀 愀攀猀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀攀猀琀攀 瀀氀愀渀漀 戀甀猀挀漀甀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀爀 愀猀 ᠀猠漀氀甀攀猀ᤀ†瀀愀爀愀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 挀愀爀渀挀椀愀猀 氀攀瘀愀渀琀愀搀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀⸀ 䈀攀洀 挀漀洀漀Ⰰ 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀爀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 搀攀 愀漀Ⰰ 樀 搀攀猀攀渀栀愀渀搀漀 甀洀 挀愀洀椀渀栀漀 瀀愀爀愀 攀氀愀猀⸀ O Relações Públicas, dentro de uma organização, ao administrar percepções e爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 攀渀琀爀攀 瀀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ 愀挀愀戀愀 攀砀攀爀挀攀渀搀漀 戀愀猀椀挀愀洀攀渀琀攀 焀甀愀琀爀漀 昀甀渀攀猀 ጀ administrativa, estratégica, mediadora e política (Kunsch, 2003:100-117). E assim, também somos os responsáveis pela manutenção da imagem da organização, por isso precisamos sempre avaliar o nosso fazer comunicativo. 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀渀琀爀漀氀攀 攀 愀瘀愀氀椀愀漀 搀愀猀 愀攀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀猀Ⰰ utilizamos a metodologia - salvo adaptações - utilizada pela gerente de comunicação e sustentabilidade da empresa Triunfo Concepa - RS. Essa metodologia foi considerada por ter em sua aplicação uma maneira de mensuração quantitativa e um viés qualitativo (último nível de avaliação). Ela olha, não só para o que é resultado advindo das avaliações dos públicos, mas também, do que foi produzido pelos profissionais de comunicação. 䄀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 瀀爀攀瘀 愀氀最甀洀愀猀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀 搀攀 愀瘀愀氀椀愀漀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀漀猀 椀渀搀椀挀愀搀漀爀攀猀 de emissão, para quantificar o que foi produzido, nos indicadores de recepção, para mensurar o alcance, engajamento e impacto da ação nos públicos e espaço conquistado na mídia, e nos indicadores de compreensão que abarcam a mudança de comportamento dos sujeitos. Todavia, este modelo não deixa de ser, uma reapresentação do que Lindenmann (1993) propôs. A régua de efetividade, é uma ferramenta que também define um conjunto de diretrizes ou padrões em níveis bem semelhantes aos do método adotado, voltada para medir a efetividade de relações públicas. | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
Diferentemente dos modelos apresentados por Kunsch (2003) mas guiadas por攀氀愀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 洀愀椀猀 漀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀 瀀氀愀渀漀 愀琀爀愀琀椀瘀漀Ⰰ 挀漀洀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀漀 攀 瘀椀猀甀愀氀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 昀漀椀 猀攀最洀攀渀琀愀搀漀 攀洀 琀爀猀 攀椀砀漀猀㨀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 瀀爀漀瀀猀椀琀漀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 愀攀猀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀猀 攀 搀攀渀琀爀漀 搀攀氀攀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 漀甀琀爀愀猀 猀攀攀猀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 挀漀渀搀甀稀椀爀 愀 甀洀愀 氀攀椀琀甀爀愀 洀愀椀猀 椀渀琀攀氀椀最瘀攀氀Ⰰ 爀攀搀甀稀椀渀搀漀 漀 琀愀洀愀渀栀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀 ⠀甀猀甀愀椀猀 渀漀猀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀猀⤀⸀
Seguindo a linha de raciocínio apresentada por González (2001), desenvolvemos甀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 瀀愀爀愀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀Ⰰ 猀攀最甀椀搀愀 搀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 猀甀洀爀椀漀⸀ 䄀瀀猀 攀猀猀攀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀ⴀ挀栀愀瘀攀猀 瀀愀爀愀 渀漀爀琀攀愀爀 漀 氀攀椀琀漀爀⼀最攀猀琀漀爀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 挀爀椀愀洀漀猀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀
Nas subseções chamadas de “o que é o CTISM? ”, “E hoje? ”, “CTISM em渀切洀攀爀漀猀ᴀ†戀甀猀挀愀洀漀猀 琀爀愀稀攀爀 漀 瀀愀渀漀爀愀洀愀 搀攀 昀甀渀搀愀漀 搀愀 甀渀椀搀愀搀攀 攀猀挀漀氀愀爀Ⰰ 搀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 猀攀甀猀 挀甀爀猀漀猀Ⰰ 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀 瀀漀挀愀 攀Ⰰ 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀猀氀漀挀愀洀漀猀 漀 氀攀椀琀漀爀 瀀愀爀愀 愀 愀琀甀愀氀 猀椀琀甀愀漀 搀漀 挀漀氀最椀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 猀攀爀瘀椀搀漀爀攀猀 攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 瀀漀爀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 搀攀瀀漀椀猀 昀漀猀猀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀攀猀挀爀攀瘀攀爀 愀 愀渀氀椀猀攀 搀漀猀 挀攀渀爀椀漀猀 搀愀 甀渀椀搀愀搀攀⸀ 䄀氀最甀洀愀猀 搀攀猀猀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀 挀漀渀琀愀搀愀猀 椀氀甀猀琀爀愀渀搀漀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 搀漀 琀攀洀瀀漀 漀甀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 攀洀 挀愀椀砀愀猀 搀攀 搀攀猀琀愀焀甀攀⸀
Na seção da “análise ambiental”, realizamos a discriminação sobre a finalidade搀漀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀洀漀猀 愀猀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀愀猀 渀愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 攀 椀渀琀爀漀搀甀稀椀洀漀猀 挀漀洀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀⸀ 倀爀椀漀爀椀稀愀渀搀漀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 琀漀爀渀愀爀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 愀挀攀猀猀瘀攀氀Ⰰ 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 琀挀渀椀挀愀 昀漀椀 琀爀愀搀甀稀椀搀愀 攀 攀砀瀀氀椀挀愀搀愀 攀洀 挀愀椀砀愀猀 氀愀琀攀爀愀椀猀 愀漀 琀攀砀琀漀⸀
A subseção “confere os resultados do nosso diagnóstico” se deteve a apresentar愀猀 渀漀猀猀愀猀 挀漀渀挀氀甀猀攀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 愀漀 甀猀漀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀Ⰰ 攀 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 挀漀洀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀漀 挀漀氀最椀漀⸀ 一攀猀琀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀猀 猀琀愀欀攀栀漀氀搀攀爀猀 猀漀 瀀愀爀琀攀 搀漀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀氀洀 搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀洀漀最爀昀椀挀愀猀 搀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀漀猀 渀愀 猀甀戀猀攀漀 猀攀最甀椀渀琀攀 ᰀ漠猀 猀琀愀欀攀栀漀氀搀攀爀猀 搀漀 䌀吀䤀匀䴀ᴀⰠ 瀀爀攀挀椀猀愀洀漀猀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀氀攀猀 挀漀渀昀漀爀洀攀 搀攀昀攀渀搀攀 䌀渀搀椀搀漀 吀攀漀戀愀氀搀漀 䄀渀搀爀愀搀攀 ⠀㤀㠀㤀⤀⸀
Posterior a apresentação quantitativa dos públicos do CTISM, são definidos osᰀ渠漀猀猀漀猀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀猀ᴀⰠ 猀攀最甀渀搀漀 攀椀砀漀 渀漀 焀甀愀氀 攀猀琀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 猀攀 搀椀瘀椀搀攀⸀ 伀猀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀猀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀洀 愀漀渀搀攀 焀甀攀爀攀洀漀猀 挀栀攀最愀爀 攀 瀀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 猀漀 攀渀琀攀渀搀椀搀漀猀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 攀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 琀爀愀愀洀漀猀 猀攀椀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 焀甀攀 渀漀猀 挀漀渀搀甀稀椀爀愀洀 瀀愀爀愀 漀 搀攀氀椀渀攀愀洀攀渀琀漀 搀攀 愀攀猀⸀
O último eixo é chamado de “ações estratégicas” e sua primeira seção define os瀀爀漀樀攀琀漀猀 焀甀攀 愀猀 愀挀愀搀洀椀挀愀猀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 挀爀椀愀爀愀洀 瀀愀爀愀 漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀攀 ㈀ 㜀⸀ 一攀猀琀愀 攀琀愀瀀愀 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 愀猀 愀攀猀 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀猀Ⰰ 挀漀洀 猀甀愀猀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 搀攀猀挀爀椀攀猀Ⰰ 洀攀琀愀猀Ⰰ 昀漀爀洀愀猀 搀攀 愀瘀愀氀椀愀漀 攀 瀀爀攀瘀椀猀漀 漀爀愀洀攀渀琀爀椀愀⸀ 倀愀爀愀 挀愀搀愀 愀漀Ⰰ 猀漀 琀爀愀稀椀搀愀猀 琀愀戀攀氀愀猀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀Ⰰ 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 瀀爀攀瘀攀爀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀愀 攀 漀瀀攀爀愀挀椀漀渀愀氀洀攀渀琀攀 漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀ 준 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 琀愀洀戀洀Ⰰ 攀洀 挀愀搀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 甀洀 琀瀀椀挀漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 猀 洀攀琀愀猀 焀甀攀 渀漀猀 瀀爀漀瀀漀洀漀猀 愀 挀甀洀瀀爀椀爀 攀 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 愀猀 昀漀爀洀愀猀 挀漀洀漀 挀愀搀愀 愀漀 猀攀爀椀愀 愀瘀愀氀椀愀搀愀 ⴀ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀⸀
Com objetivo de estabelecer os fluxos de comunicação e de informação, para a愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 甀洀 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䔀猀琀攀 戀甀猀挀漀甀 猀甀瀀爀椀爀 甀洀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 戀猀椀挀愀 瀀愀爀愀 甀洀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 攀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 椀渀椀挀椀愀氀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 愀猀瀀椀爀愀渀搀漀 焀甀攀 挀漀洀 漀 椀渀最爀攀猀猀漀 搀攀 渀漀瘀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 愀漀 一切挀氀攀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 挀漀氀最椀漀Ⰰ 愀猀 搀椀爀攀琀爀椀稀攀猀 樀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀猀 猀攀樀愀洀 洀愀渀琀椀搀愀猀⸀
Em relação a consciência ambiental, foi proposta uma campanha para as redes猀漀挀椀愀椀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 攀搀甀挀愀爀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 搀漀 䌀吀䤀匀䴀Ⰰ 猀漀戀爀攀 漀 搀攀猀挀愀爀琀攀 搀漀猀 爀攀猀搀甀漀猀Ⰰ 攀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀爀 猀漀戀爀攀 攀猀猀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀⸀ 䔀猀猀愀 愀漀 瀀爀攀瘀椀甀 愀 挀漀氀漀挀愀漀 搀攀 洀戀椀氀攀猀 瀀攀氀漀猀 瀀爀搀椀漀猀 搀漀 䌀吀䤀匀䴀 挀漀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 猀漀戀爀攀 愀 䌀漀氀攀琀愀 匀漀氀椀搀爀椀愀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀猀搀攀 ㈀ 㔀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 琀爀猀 瘀琀猀Ⰰ 搀攀 愀琀 ㈀ 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 攀砀瀀氀椀挀愀渀搀漀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 猀攀瀀愀爀愀漀 挀漀爀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 攀 漀 焀甀攀 攀爀愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 渀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀⸀
Como prática usual de Relações Públicas, foram planejadas três ações de挀愀氀攀渀搀愀爀椀稀愀漀㨀 搀椀愀 搀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀Ⰰ 搀椀愀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 攀 搀椀愀 搀漀 猀攀爀瘀椀搀漀爀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 愀漀Ⰰ 瀀愀爀琀椀甀 搀漀 爀攀挀漀爀琀攀 搀愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 琀漀搀愀猀 攀氀愀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 甀洀愀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀氀 挀漀洀 洀椀洀漀Ⰰ 攀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 漀甀 瘀搀攀漀猀⸀
O dia do estudante contou com uma ação simbólica, sem interferência no愀渀搀愀洀攀渀琀漀 氀攀琀椀瘀漀⸀ 一愀 搀愀琀愀Ⰰ 昀椀稀攀洀漀猀 愀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀攀 洀愀猀 愀搀攀猀椀瘀愀搀愀猀 攀 甀洀 挀愀爀琀漀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀Ⰰ 瀀愀爀愀戀攀渀椀稀愀渀搀漀ⴀ漀猀 瀀攀氀漀 猀攀甀 搀椀愀⸀ 䔀猀琀愀 愀漀 爀攀昀氀攀琀椀甀 甀洀愀 椀搀攀椀愀 爀攀瘀攀爀猀愀Ⰰ 搀攀 猀攀爀 猀攀洀瀀爀攀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 愀 爀攀挀攀戀攀爀 愀 昀爀甀琀愀 搀漀 猀愀戀攀爀⸀
Para a comemoração do dia do servidor público, realizamos a ação de entrega de甀洀愀 瀀氀愀渀琀椀渀栀愀 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 甀洀 挀愀爀琀漀⸀ 一漀猀猀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀漀椀 爀攀挀漀渀栀攀挀ⴀ氀漀猀 瀀攀氀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 攀 爀攀愀昀椀爀洀愀爀 焀甀愀氀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 猀攀爀瘀椀搀漀爀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 瀀氀愀渀琀愀 爀攀氀攀洀戀爀愀爀 愀猀 昀甀渀攀猀 瘀椀琀愀椀猀 搀攀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀⸀
No dia do professor, buscamos valorizá-los e motivá-los por meio de um audiovisual que trouxesse ex-alunos de alguns dos professores entrevistados para falar sobre eles. Além disso, para parabenizar cada docente da instituição, foram distribuídos cookies e cartões, antes do início de suas aulas.䌀漀洀 瘀椀猀琀愀猀 愀 洀攀氀栀漀爀愀爀 漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 挀漀氀最椀漀 挀漀洀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀Ⰰ 瀀漀爀
conseguinte aproximá-los, foi criado um grupo de ex-alunos e de servidores do colégio no Facebook. Esse grupo é voltado para comunicados com foco no mercado de trabalho. 䌀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 愀 愀琀甀愀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 琀攀洀 猀攀 洀漀猀琀爀愀搀漀 甀洀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀
conquistar o apreço do público. Com isso, criamos um projeto de gerenciamento de mídias que visava a criação de conteúdo, monitoramento e interação para a fanpage, bem como, administração de algumas abas no site do colégio.䄀椀渀搀愀 搀攀渀琀爀漀 搀攀猀琀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀Ⰰ 攀猀琀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 瀀爀攀瘀椀甀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀漀 攀猀瀀愀漀 攀
das atividades do colégio no Descubra, edição 2017. Este evento é voltado a divulgação dos cursos e projetos a escolas de ensino médio e fundamental, e naquele ano, foi possível, por meio dos projetos de inovação, jogos educativos e espaço lounge oferecidos propor uma experiência diferente aos visitantes.䄀氀椀愀搀愀 最攀猀琀漀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 攀 戀甀猀挀愀渀搀漀 搀愀爀 渀昀愀猀攀 愀漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 攀 洀愀爀挀愀 搀愀
instituição foram desenvolvidos: uma campanha de divulgação de cursos e um novo vídeo institucional. O vídeo institucional veio com a proposta de trabalhar com os sons dos objetos e mostrar tudo o que o estudante pode fazer estando no colégio, como uma “jornada do CTISM”. Já a campanha para divulgar os cursos que aconteceu em paralelo a campanha do processo seletivo, era voltada a mostrar o perfil de aluno para cada área, e apresentar informações técnicas sobre os cursos com uma linguagem bem informal. 一攀猀琀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀洀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 愀攀猀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀猀Ⰰ 猀椀渀愀氀椀稀愀洀漀猀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀
da realização das atividades de sustentação, que perpassam por todas as ações de estratégicas adotadas, assim como, a atuação diária das relações públicas. Entre elas pode-se destacar uma das atividades essenciais e primárias para a área, que foi a construção de um mailing-list do público do CTISM, e a criação de um mailing geral, com as entidades da cidade, imprensa e outras unidades representativas da UFSM.䘀椀稀攀爀愀洀 瀀愀爀琀攀 琀愀洀戀洀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀 猀甀猀琀攀渀琀愀漀Ⰰ 漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ
através do release, a clipagem da presença na mídia, o monitoramento e avaliação contínua das atividades etc. Assim também, a manutenção de um canal de comunicação, através do e-mail, para centralizar as demandas do Núcleo de comunicação e disseminar conteúdo. Portanto, o planejamento estratégico de comunicação do CTISM resultou em um documento de 50 páginas que existe tanto em versão impressa quanto em formato e-book.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀愀洀Ⰰ 愀 攀砀攀焀甀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀猀猀攀 洀漀搀攀氀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀
planejamento de comunicação. Com ele foi possível demonstrar que objetivos e攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 攀猀琀愀爀 愀琀爀攀氀愀搀漀猀 愀漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀 甀洀 瀀爀攀挀椀猀愀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀爀 漀 漀甀琀爀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 栀愀樀愀 猀甀挀攀猀猀漀⸀
Pensar na distribuição deste produto também é primordial, visando garantir que o漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 愀琀甀愀漀 搀愀猀 刀倀猀 昀漀猀猀攀 挀甀洀瀀爀椀搀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀漀渀昀攀挀挀椀漀渀愀搀漀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀 挀漀氀漀爀椀搀漀猀Ⰰ 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀猀 渀漀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀䘀匀䴀Ⰰ 愀漀猀 搀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀 䌀漀氀最椀漀 吀挀渀椀挀漀 䤀渀搀甀猀琀爀椀愀氀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀椀 挀爀椀愀搀愀 甀洀愀 瘀攀爀猀漀 攀洀 攀ⴀ戀漀漀欀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 渀漀 猀椀琀攀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 漀 愀挀攀猀猀漀 琀愀渀琀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 焀甀愀渀琀漀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀
Neste sentido, configuramos o planejamento como um produto, e que por isso, ele teve que ser pensado em termos de apresentação estética, destinação (ou melhor, quem precisava lê-lo), suporte e distribuição.伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 䌀吀䤀匀䴀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀ⴀ猀攀 挀漀洀漀
diferencial, à medida em que despertou na organização o interesse por ‘ser percebida’ enquanto um agente de promoção da educação, desenvolvendo o conhecimento - conforme prevê sua missão. Seus resultados perpassam as dimensões simbólicas e técnicas da comunicação, com destino a perceber os avanços que ele representou para o colégio, sendo o motivador para que um projeto de desenvolvimento institucional fosse registrado, resultando na constituição de um Núcleo de Comunicação Institucional que será espaço laboratorial para outros acadêmicos de comunicação.䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀攀 洀漀猀琀爀愀 愀戀攀爀琀愀 愀 愀琀攀渀搀攀爀 愀猀
necessidades dos gestores de uma organização, e dessa forma busca equilibrar os椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 搀攀氀愀 攀 搀攀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ 攀猀琀愀洀漀猀 渀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 搀漀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀椀洀琀爀椀挀愀 搀攀 搀甀愀猀 洀漀猀 ⠀䜀刀唀一䤀䜀Ⰰ ㈀ ㌀⤀ 焀甀攀 瀀愀爀愀Ⰰ 攀氀攀 猀攀爀椀愀 愀 瀀漀猀椀漀 椀搀攀愀氀 搀漀 刀倀Ⰰ 猀攀渀搀漀 切琀椀氀 攀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀一䐀刀䄀䐀䔀Ⰰ 䌀⸀ 吀 搀攀 匀⸀ 倀猀椀挀漀猀猀漀挀椀漀氀漀最椀愀 搀愀猀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀
Loyola, 1989. CODA, R. A psicodinâmica da vida organizacional: motivação e liderança. 2 ed. São倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ 㤀㤀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀唀䄀刀吀䔀Ⰰ 䨀⸀ ⠀㈀ 㠀⤀⸀ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀⸀ 䔀渀 䐀甀愀爀琀攀Ⰰ 䨀漀爀最攀㬀 䈀愀爀爀漀猀Ⰰ 䄀渀琀漀渀椀漀 (Orgs). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. (2ª ed.) (pp. 62- 83). São Paulo:䄀琀氀愀猀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀伀一匀䔀䌀䄀Ⰰ 䨀⸀ 䨀⸀ 匀⸀ 搀愀⸀ 䴀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀⸀ 䌀攀愀爀㨀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 Estadual do Ceará, 2002. FRANÇA, F. Públicos: Como Identificá-los em uma Nova Visão Estratégica. 2. ed.匀漀 䌀愀攀琀愀渀漀 搀漀 匀甀氀㨀 夀攀渀搀椀猀Ⰰ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䔀䔀䴀䄀一Ⰰ 刀⸀ 䔀⸀ ⠀㤀㠀㐀⤀⸀ 匀琀爀愀琀攀最椀挀 洀愀渀愀最攀洀攀渀琀㨀 愀 猀琀愀欀攀栀漀氀搀攀爀 愀瀀瀀爀漀愀挀栀⸀ Massachusetts: Pitman. GRUNIG, J. E. A função das relações públicas na administração e sua contribuição瀀愀爀愀 愀 攀昀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 攀 猀漀挀椀攀琀愀氀⸀ 䤀渀㨀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ☀ 匀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 嘀漀氀⸀ Ⰰ 一漀 39 (2003) KUNSCH, M. M. K. Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada.䔀搀⸀ 爀攀瘀⸀Ⰰ 愀琀甀愀氀⸀ 攀 愀洀瀀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䤀一䐀䔀一䴀䄀一一Ⰰ 圀⸀䬀⸀ 䄀渀 攀昀昀攀挀琀椀瘀攀渀攀猀猀 礀愀爀搀猀琀椀挀欀 琀漀 洀攀愀猀甀爀攀 瀀甀戀氀椀挀 爀攀氀愀琀椀漀渀猀 success. Public Relatiosn Quarterly, v.38, n.1, 1993. LUPETTI, M. Planejamento de comunicação. 3. ed. São Paulo: FU, 2002. MARCELINO, G. F. Gestão Estratégica de Universidade - a Construção da Face唀渀戀⸀ ⸀ 攀搀⸀ 瘀⸀ ⸀ ㈀㐀 瀀 䈀爀愀猀氀椀愀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ ㈀ 㐀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀一娀섀䰀䔀娀Ⰰ 䄀⸀ 倀⸀ 䔀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀渀⸀ 䈀愀爀挀攀氀漀渀愀㨀 䄀爀椀攀氀 Comunicación, 2001. RABAÇA, C. A.; BARBOSA, G. Dicionário de comunicação. São Paulo: Editora Atica,㤀㤀㠀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |