|
INSCRIÇÃO: | 00951 |
|
CATEGORIA: | PP |
|
MODALIDADE: | PP08 |
|
TÍTULO: | Diferenças Culturais |
|
AUTORES: | SAMARA TREVISOL (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAG); Ingrid de Souza Alvares (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAG); Ralph Willians de Camargo (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAG) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Aparência, Diversidade cultura, Fotografia publicitária, Respeito, |
|
RESUMO |
O trabalho apresentado foi desenvolvido para a disciplina de Fotografia Publicitária. Após um debate sobre qual tema abordar, optamos por falar sobre a diversidade e sobre como a sociedade cria estereótipos sobre os indivíduos, com base em coisas superficiais como a aparência, julgando suas capacidades e virtudes. Queremos abordar a importância do respeito ao que é diferente de nós e de a aparência não é toda verdade, que por trás de cada um há uma história, há qualidades, há uma vida e ela precisa ter vez e voz. |
|
INTRODUÇÃO |
Todos sabem que, o Brasil, é um país repleto de diversidade étnica e cultural, desta forma, apresentamos um tema que apesar de fazer parte de nossa identidade e história, ainda sofre intolerância por sua principal natureza, seu caráter diversificado. 䐀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀漀 氀愀琀椀洀 搀椀瘀攀爀猀椀琀愀猀Ⰰ 焀甀攀爀 搀椀稀攀爀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 焀甀攀 搀椀瘀攀爀猀漀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 攀 瘀愀爀椀愀搀漀⸀ 一漀 䈀爀愀猀椀氀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀攀 甀洀 氀漀渀最漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀 攀挀漀渀洀椀挀愀Ⰰ 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀猀琀攀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 挀漀洀瀀氀攀砀漀 攀洀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 愀搀洀椀猀猀漀⸀
A sociedade costuma estabelecer pré-julgamentos sobre as pessoas de acordo com o seu jeito de se vestir, a cor da pele, a etnia, e se espanta quando percebe que as pessoas são muito mais do que sua aparência. Você pode encontrar um rapaz de terno e gravata, mas que aos finais de semana pega sua guitarra e sai para tocar com sua banda de rock, assim, como pode encontrar o cara de camiseta e cabelo comprido que é professor, e toca em uma banda cristã. 䄀 瘀攀爀搀愀搀攀 焀甀攀 渀漀 挀漀渀栀攀挀攀洀漀猀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀 昀愀琀漀Ⰰ 攀 挀漀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 爀琀甀氀漀猀 焀甀攀 樀 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀漀猀 攀 瀀愀猀猀愀搀漀猀 搀攀 最攀爀愀漀 攀洀 最攀爀愀漀 昀椀挀愀 搀椀昀挀椀氀 猀攀 搀攀猀瀀爀攀渀搀攀爀 搀漀猀 瘀攀氀栀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 焀甀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 琀漀搀漀 琀椀瀀漀 搀攀 攀猀琀椀氀漀 攀 漀爀椀攀渀琀愀攀猀⸀ 伀氀椀瘀椀攀爀漀 吀漀猀挀愀渀椀 攀洀 猀甀愀 漀戀爀愀㨀 䄀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 甀洀 挀愀搀瘀攀爀 焀甀攀 渀漀猀 猀漀爀爀椀Ⰰ 爀攀氀愀琀愀 挀漀洀漀 挀漀洀漀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 爀攀挀攀戀攀 攀 爀攀愀最攀 愀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 焀甀攀 挀漀渀昀爀漀渀琀愀洀 愀 焀甀攀戀爀愀 搀攀 琀愀戀甀猀 攀 搀漀猀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀Ⰰ 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀猀猀甀猀琀愀搀愀 攀 爀攀瀀甀氀猀椀瘀愀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀 昀漀猀猀攀 甀洀 攀爀爀漀 洀漀猀琀爀愀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀漀 攀氀愀猀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 猀漀⸀
|
|
OBJETIVO |
Apresentar através das fotografias, como as pessoas julgam as capacidades do outro através de sua aparência e como somos estereotipados de acordo com o que vestimos, ou fazemos. As pessoas rotulam umas às outras baseadas apenas no pouco que lhes é apresentado, com esse trabalho queremos gerar uma conscientização de que suas capacidades vão muito além, e que não é sua roupa ou corte de cabelo que vai te definir. Buscamos também, conscientizar sobre a importância de respeitar a diversidade e cultura do outro, que um, não é melhor que o outro, apenas diferente. Cada grupo ou indivíduo se identifica com um estilo, uma crença, mas mesmo assim, é importante reconhecer e respeitar o outro, pois cada um agrega algo a nossa sociedade e história. Cada estilo, cada grupo, cada cultura, possui a sua identidade e precisa ser preservada. |
|
JUSTIFICATIVA |
O projeto foi implementado no campo da fotografia publicitária para destacar a importância do respeito e valorização da diversidade, uma vez que este tipo de peça valoriza marcas ou serviços.伀氀椀瘀椀攀爀漀 吀漀猀挀愀渀椀 昀漀椀 甀洀 最爀愀渀搀攀 搀攀昀攀渀猀漀爀 搀攀猀琀愀 挀愀甀猀愀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 攀渀昀爀攀渀琀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀 琀攀渀琀愀渀搀漀 搀攀猀挀漀渀猀琀爀甀椀爀 漀 洀甀渀搀漀 甀琀瀀椀挀漀 攀 瀀氀愀猀琀椀昀椀挀愀搀漀 焀甀攀 愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 挀爀椀愀 攀洀 猀甀愀猀 瀀攀愀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 吀漀猀挀愀渀椀 ⠀㤀㤀㘀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㜀⤀㨀
ᰀ䄠 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 瀀漀搀攀爀椀愀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 愀 瀀愀爀琀攀 氀切挀椀搀愀Ⰰ 昀愀渀琀愀猀椀猀琀愀 漀甀 瀀爀漀瘀漀挀愀渀琀攀 搀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀⸀ 倀漀搀攀爀椀愀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀漀洀渀椀漀猀 搀愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 搀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀Ⰰ 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 搀愀 椀爀漀渀椀愀 攀 搀愀 瀀爀漀瘀漀挀愀漀⸀ 倀漀搀攀爀椀愀 漀昀攀爀攀挀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀漀 猀漀戀爀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀Ⰰ 猀攀爀瘀椀爀 最爀愀渀搀攀猀 挀愀甀猀愀猀 栀甀洀愀渀椀猀琀愀猀Ⰰ 爀攀瘀攀氀愀爀 愀爀琀椀猀琀愀猀Ⰰ 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀爀 最爀愀渀搀攀猀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀猀Ⰰ 攀搀甀挀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 猀攀爀 切琀椀氀Ⰰ 攀猀琀愀爀 渀愀 瘀愀渀最甀愀爀搀愀⸀ 儀甀攀 攀猀琀漀瀀椀洀℀ ᴀ†
一攀猀琀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 攀砀瀀爀椀洀攀 瘀愀氀漀爀攀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 椀渀搀甀稀椀渀搀漀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 瀀爀漀瘀漀挀愀渀搀漀 甀洀 攀渀挀愀洀椀渀栀愀洀攀渀琀漀 愀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀攀 洀漀爀愀氀 攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀⸀
A campanha fotográfica também busca a representatividade dos grupos sociais, onde os indivíduos fotografados expõem seu empoderamento pela luta de sua causa e defendem a principal ideia da campanha.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 搀攀洀愀渀搀漀甀 搀攀 爀攀甀渀椀攀猀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 ㈀먀 瀀攀爀漀搀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ 㜀Ⰰ 挀漀洀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀攀戀愀琀攀爀 猀漀戀爀攀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 爀攀猀瀀攀椀琀漀 攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀⸀
Para a realização da sessão fotográfica da campanha, grupos foram divididos por temas (política, música, religião e trabalho) para a procura de modelos que são representantes reais de cada posição social. Com os modelos definidos, os grupos se organizaram para a execução das fotos.一漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 甀洀 昀甀渀搀漀 渀愀 挀漀爀 瀀爀攀琀愀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 氀甀稀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀 昀氀愀猀栀 挀漀渀攀挀琀愀搀漀 挀漀洀 甀洀 爀攀昀氀攀琀漀爀 瀀愀爀愀戀氀椀挀漀Ⰰ 搀漀椀猀 昀氀愀猀栀攀猀 挀漀渀攀挀琀愀搀漀猀 愀 栀愀稀礀猀㬀 挀愀搀愀 甀洀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀搀漀 搀椀愀最漀渀愀氀洀攀渀琀攀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 洀漀搀攀氀漀Ⰰ 攀 甀洀 昀氀愀猀栀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 愀漀 洀漀搀攀氀漀 椀氀甀洀椀渀愀渀搀漀 猀甀愀 挀愀戀攀愀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 搀攀猀琀愀焀甀攀 搀愀 猀椀氀栀甀攀琀愀⸀
A câmera utilizada foi uma Canon EOS 5D Mark III, conectada à um disparador remoto sincronizado com os flashes.一愀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 搀攀 攀搀椀漀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 瀀愀爀愀 愀 挀漀爀爀攀漀 搀攀 挀漀爀 攀 椀洀愀最攀洀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ 䨀 漀 氀愀礀漀甀琀 搀愀 瀀攀愀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀漀樀攀琀愀搀漀 渀漀 䄀搀漀戀攀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 攀 椀洀愀最攀渀猀 瘀攀琀漀爀椀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 氀漀最漀洀愀爀挀愀 攀 琀攀砀琀漀猀⸀
|
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
A campanha fotográfica busca manifestar a importância do respeito às pluralidades e diferenças culturais existentes em nossa sociedade, indicando que a aparência não é o critério apropriado para definir e qualificar um indivíduo.䄀氀最甀渀猀 昀椀氀猀漀昀漀猀 琀爀愀稀攀洀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 愀 瘀攀爀搀愀搀攀 瀀漀搀攀 攀猀琀愀爀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 挀漀洀 愀 愀瀀愀爀渀挀椀愀Ⰰ 樀 漀甀琀爀漀猀 愀瀀漀渀琀愀洀 愀 搀椀猀琀椀渀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 搀漀椀猀 琀攀爀洀漀猀⸀ 倀愀爀愀 倀氀愀琀漀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀 漀 䴀甀渀搀漀 搀愀猀 䤀搀攀椀愀猀 焀甀攀 猀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀 瀀漀爀 猀攀爀 椀洀甀琀瘀攀氀Ⰰ 爀攀愀氀 攀 攀琀攀爀渀漀Ⰰ 漀 洀甀渀搀漀 搀愀 䔀瀀椀猀琀攀洀攀 ⠀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀漀⤀㬀 攀 漀 䴀甀渀搀漀 匀攀渀猀瘀攀氀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 猀攀爀 洀甀琀瘀攀氀Ⰰ 椀氀甀猀爀椀漀 攀 瀀愀猀猀愀最攀椀爀漀Ⰰ 漀 洀甀渀搀漀 搀愀猀 愀瀀愀爀渀挀椀愀猀Ⰰ 爀攀最椀搀漀 瀀攀氀漀 䌀愀洀椀渀栀漀 搀愀 漀瀀椀渀椀漀 ⠀搀漀砀愀⤀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 挀漀洀漀 ᰀ漠瀀椀渀椀漀 搀漀猀 洀漀爀琀愀椀猀ᴀ⸠ 䐀攀猀琀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 漀 昀椀氀猀漀昀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀 愀瀀愀爀渀挀椀愀 搀攀 攀猀猀渀挀椀愀⸀
A partir do pensamento de Platão, podemos espelhar, atualmente, sobre as formas de pensar e agir dos indivíduos que julgam superficialmente alguém por sua aparência. Digamos que o sujeito viva no Mundo Sensível, regido por aparências e ilusão, guiados pelos sentidos, a ignorância vivida neste mundo não permite que o ser conheça a verdade, e assim, não possa desfrutar e viver o real. Para os que vivem de aparência, a essência não importa, e por não conhecerem a realidade, menosprezam indivíduos tomados de essência. 䄀 挀漀爀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 漀 昀甀渀搀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 昀漀椀 漀 瀀爀攀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 甀洀愀 挀漀爀 猀戀爀椀愀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 攀 椀猀漀氀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 搀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀 挀漀洀 甀洀愀 搀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 琀漀搀愀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀 戀甀猀挀愀搀愀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀
A frase escolhida para representar a campanha “Minha aparência não me define. Nem sua opinião” busca defender que toda aparência e opinião de outrem deve ser desconsiderada, pois a fisionomia de um indivíduo não representa seus princípios, bases, crenças, fundamentos, etc. Além disto, nas peças, encontra-se a frase complementar “Deixe de julgar uma pessoa pela sua imagem” que manifesta um apelo de respeito à diversidade de aparências existentes. Para finalizar o conjunto textual presente nas fotografias, em cada imagem foi disposta uma legenda do indivíduo fotografado, contendo nome e sua posição social.倀愀爀愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀Ⰰ 漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 搀椀猀瀀漀猀琀漀猀 挀漀洀 漀 ᰀ瀠愀搀爀漀 搀攀 渀漀爀洀愀氀椀搀愀搀攀ᴀ†椀洀瀀漀猀琀愀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 渀漀 猀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀猀猀攀⸀ 䄀搀攀洀愀椀猀Ⰰ 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 琀攀砀琀甀愀氀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 愀 氀攀最攀渀搀愀Ⰰ 昀漀爀洀愀 甀洀愀 椀渀琀攀爀愀漀 攀 爀攀昀氀攀砀漀 挀漀洀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀瀀漀渀琀愀 愀 瀀漀猀椀漀 猀漀挀椀愀氀 搀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀Ⰰ 挀甀樀漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 渀漀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 猀攀爀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀猀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀漀猀 攀猀琀愀瘀愀洀 ᰀ瀠愀搀爀漀渀椀稀愀搀漀猀ᴀⰠ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 猀攀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 搀攀猀琀愀 爀攀氀愀漀Ⰰ 猀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 渀漀 樀甀氀最愀爀 愀氀最甀洀 瀀漀爀 猀甀愀 愀瀀愀爀渀挀椀愀⸀
Após todos os debates, produção e pós-produção, o resultado obtido foi o seguinte: |
|
CONSIDERAÇÕES |
Com o tema a ser debatido escolhido, foi definido como meio de veiculação a fotografia publicitária com o objetivo de criar contraste entre a ideia da campanha e o propósito do veículo de comunicação escolhido. Ademais, foi criado um contraste a partir dos indivíduos fotografados e suas devidas ideologias para que fosse possível atingir um processo de reflexão.䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀氀最甀渀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 搀攀 最爀甀瀀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 攀洀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀琀漀Ⰰ 攀猀琀椀洀甀氀漀甀ⴀ猀攀 甀洀愀 攀洀瀀愀琀椀愀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀漀洀 甀洀 戀愀琀攀 瀀愀瀀漀 挀漀洀 漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀漀 猀攀甀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀
Com uma carga teórica, prática e emocional, o trabalho exerce muito sobre o que vivemos, pensamos e sentimos em relação a todos os grupos sociais.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀刀䄀匀䤀䰀⸀ 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 䔀搀甀挀愀漀 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀⸀ 倀愀爀洀攀琀爀漀猀 䌀甀爀爀椀挀甀氀愀爀攀猀 一愀挀椀漀渀愀椀猀㨀 瀀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀 漀爀椀攀渀琀愀漀 猀攀砀甀愀氀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀㨀 䴀䔀䌀⼀ 匀䔀䘀Ⰰ 㤀㤀㜀⸀
㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䰀䄀吀쌀伀⸀ 䄀 刀攀瀀切戀氀椀挀愀⸀ 㜀⸀ 攀搀⸀ 吀爀愀搀⸀ 䴀愀爀椀愀 䠀攀氀攀渀愀 搀愀 刀漀挀栀愀 倀攀爀攀椀爀愀⸀ 䰀椀猀戀漀愀㨀 䘀甀渀搀愀漀 䌀愀氀漀甀猀琀攀 䜀甀氀戀攀渀欀椀愀渀Ⰰ 㤀㤀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀伀匀䌀䄀一䤀Ⰰ 伀⸀ 䄀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 甀洀 䌀愀搀瘀攀爀 焀甀攀 渀漀猀 猀漀爀爀椀⸀ 㔀ꨀ 攀搀椀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀搀椀漀甀爀漀Ⰰ ⠀㈀ 㐀⼀㤀㤀㘀⤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀Ⰰ 挀漀爀攀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀
. Acesso em 9 de abril de 2018.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|