INSCRIÇÃO: 01032
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT05
 
TÍTULO: Revelador: a fotografia expandida na fotonovela
 
AUTORES: Brenda Maria Palmieri (Universidade Estadual de Maringá); Cristiane da Silveira Lima (Universidade Estadual de Maringá)
 
PALAVRAS-CHAVE: Fotonovela , Fotografia Expandida, História em quadrinhos, Linguagens Híbridas,
 
RESUMO
Revelador é um projeto experimental que visa hibridizar elementos da fotografia expandida junto à linguagem sequencial da fotonovela. O enredo percorre a vida de um fotógrafo, que após a morte da sua mãe, entra em estado de luto e procura capturar memórias perdidas. Os quadros da fotonovela são ilustrados por fotografias que se misturam à técnicas de pictorialismo e scrapbook, destacando, assim, as sensorialidades do personagem.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 刀攀瘀攀氀愀搀漀爀 琀攀洀 瀀漀爀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀砀瀀愀渀搀椀搀愀 椀渀猀攀爀椀搀漀 攀 栀椀戀爀椀搀椀稀愀搀漀 挀漀洀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀愀猀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀⸀ 䄀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀  挀漀渀搀甀稀椀搀愀 瀀漀爀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀 瀀椀氀漀琀漀 昀椀挀挀椀漀渀愀氀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 瀀攀氀愀 愀甀琀漀爀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 愀 琀爀愀洀愀 瀀攀爀挀漀爀爀攀 愀 瘀椀搀愀 搀攀 甀洀 昀漀琀最爀愀昀漀 攀洀 攀猀琀愀搀漀 搀攀 氀甀琀漀 愀瀀猀 愀 洀漀爀琀攀 搀攀 猀甀愀 洀攀Ⰰ 爀攀琀爀愀琀愀渀搀漀 愀 洀攀洀爀椀愀 挀漀洀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 愀戀猀琀爀愀琀漀 搀漀 攀渀爀攀搀漀⸀   A sensorialidade visual junto a estética experimental, será explorada em um suporte físico de caráter híbrido, apropriando-se de aspectos do scrapbook, instigando uma valorização e experimentação da característica sequencial das fotonovelas e HQs. As noções de enquadramentos e imagens sequenciais justapostas serão explorados agregando traços, cores e ilustrações, dispostos em um layout planejado de forma com que se tenha uma leitura fluida da obra. ਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 戀甀猀挀愀 搀攀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀 攀 愀戀猀琀爀愀琀愀 漀 愀昀攀琀漀 渀愀 爀攀挀攀瀀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 椀渀猀琀椀最愀渀搀漀 甀洀愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 漀戀爀愀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 猀攀爀瘀椀爀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 洀愀猀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 攀猀琀愀爀Ⰰ 攀洀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀Ⰰ 搀攀猀瘀椀渀挀甀氀愀搀漀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 琀攀砀琀甀愀氀Ⰰ 洀愀渀琀攀渀搀漀 甀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 渀漀 氀椀洀椀琀愀爀 愀猀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀 攀 昀爀甀椀漀  瀀爀漀樀攀琀漀⸀   
 
OBJETIVO
O projeto Revelador tem por finalidade experimentar técnicas e conceitos estéticos de modo a expandir as possibilidades de produção das fotonovelas. O principal objetivo, portanto, é extravasar as possibilidades de experimentações de elementos da fotografia aplicadas na arte sequencial, de modo que proporcione ao leitor uma experiência livre de descoberta e sensibilidade, podendo chegar assim, a diversas interpretações de uma mesma produção. ਀ऀ䄀猀 瀀攀爀挀攀瀀攀猀Ⰰ 搀漀 洀攀猀洀漀 洀漀搀漀Ⰰ 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 愀最爀攀最愀爀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 栀戀爀椀搀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 挀漀洀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 瀀椀挀琀漀爀椀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 猀挀爀愀瀀戀漀漀欀 攀 挀漀氀愀最攀渀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 愀猀猀椀洀Ⰰ 焀甀攀 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀  甀洀 洀攀椀漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀洀瀀爀攀 椀渀漀瘀愀爀 挀漀洀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀洀 愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀  Portanto, as linguagens mescladas do projeto Revelador pretendem chamar a atenção do leitor a se pensar em distintos cenários que podem ser desenvolvidos na interação entre multimeios, permitindo também, refletir sobre produções de caráter híbrido na comunicação. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀猀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀攀猀 搀攀 刀攀瘀攀氀愀搀漀爀 爀攀琀爀愀琀愀洀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 爀攀昀氀攀砀漀 搀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 猀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 漀猀 洀甀氀琀椀洀攀椀漀猀 攀 猀攀渀琀椀搀漀猀 攀洀 甀洀 洀攀猀洀漀 攀渀爀攀搀漀Ⰰ 攀砀瀀氀漀爀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀猀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 栀戀爀椀搀愀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀渀漀琀愀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀攀 椀渀猀琀椀最愀爀 甀洀愀 攀猀琀琀椀挀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 攀 愀爀琀猀琀椀挀愀Ⰰ 愀瀀爀漀瀀爀椀愀渀搀漀ⴀ猀攀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀砀瀀愀渀搀椀搀愀 攀洀 挀漀渀琀爀愀琀漀 挀漀洀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀椀搀愀搀攀猀 瀀爀攀搀漀洀椀渀愀渀琀攀猀 搀愀 愀爀琀攀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀氀Ⰰ 愀爀琀椀挀甀氀愀渀搀漀ⴀ猀攀 搀攀 瀀攀爀挀攀瀀攀猀 攀 洀愀琀攀爀椀愀氀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀愀洀 渀愀猀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀  O produto final não pretende se apoiar totalmente na linguagem textual, a justificativa é de permitir que as interpretações se deem de forma livre sem possíveis limitações que o texto escrito ou falado pode provocar. Além disso, a sensorialidade será executada provocando emoções que seguem a narrativa. O enredo em questão será planejado como uma história piloto, para que brevemente a ideia seja materializada, podendo assim, haver uma experimentação maior no campo prático e técnico. O roteiro será baseado em um personagem fotógrafo, enfatizando uma das linguagens que Revelador se apropria, de maneira a expandir as fotografias capturadas pelo protagonista para quadros integrados na sequencialidade do enredo, podendo interligar esse conceito a uma característica metalinguística. ਀䄀 渀漀漀 搀攀 愀爀琀攀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀氀 樀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀瘀愀 攀洀 漀戀爀愀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀猀 挀漀洀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 渀愀猀 搀攀 䐀甀愀渀攀 䴀椀挀栀愀氀猀Ⰰ 洀愀猀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀漀挀甀爀愀 愀戀爀愀渀最攀爀 愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀攀 椀渀琀攀爀瘀攀渀攀猀 愀爀琀猀琀椀挀愀猀 攀洀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 洀攀猀挀氀愀渀搀漀 挀漀洀 攀猀琀琀椀挀愀猀 瘀愀爀椀愀搀愀猀 攀 搀愀渀搀漀 搀攀猀琀愀焀甀攀 愀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 渀漀瘀漀 瀀椀挀琀漀爀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 栀戀爀椀搀愀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 樀甀渀琀漀 愀 搀攀猀攀渀栀漀猀 攀 琀爀愀漀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀漀猀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀⸀  Portanto, o projeto abusa das noções das potencialidades da manipulação fotográfica, refletindo sobre as experiências estéticas proporcionadas por esse meio dentro do universo narrativo da fotonovela. Do mesmo modo, a escolha de abordar aspectos do scrapbook integrado na forma do produto final, instiga uma interatividade com as noções da linguagem sequencial dos quadrinhos, onde as características de dobraduras e articulações das páginas do scrapbook abrangem experiências para a leitura de arte sequencial.਀䰀漀最漀Ⰰ 愀  椀渀琀攀渀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀  搀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 挀漀洀漀 愀猀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀攀猀 搀攀 洀攀猀挀氀愀猀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀洀 甀洀愀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀 搀漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀Ⰰ 椀渀猀琀椀最愀渀搀漀 漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 焀甀攀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀 挀漀洀 攀猀猀攀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 愀 爀攀昀氀攀琀椀爀攀洀 攀洀 椀渀漀瘀愀攀猀 渀愀猀 昀愀挀攀琀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 攀 渀愀 爀攀挀攀瀀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀⸀ 
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Tratando-se de um projeto que visa se apropriar de linguagens características de meios distintos convergindo para a construção de um mesmo produto, se faz necessário a compreensão dos conceitos de artes e linguagens híbridas. A leitura do livro Por que as comunicações e as artes estão convergindo? (2007) da autora Lúcia Santaella, nos introduz aos pensamentos sobre o contexto em que as artes e comunicações híbridas emergem, discorrendo sobre especificidades que a reprodutibilidade e acesso às linguagens trouxe na relação entre a produção das mídias e obras de arte. ਀䄀 愀甀琀漀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 甀洀 瀀愀渀漀爀愀洀愀 椀渀椀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀渀愀氀椀猀愀爀 愀猀 挀甀氀琀甀爀愀猀 瀀爀攀搀漀洀椀渀愀渀琀攀猀 攀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀猀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 愀  爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 洀愀猀猀愀  攀 攀渀昀愀琀椀稀愀爀 漀猀 愀琀爀椀戀甀琀漀猀 焀甀攀 愀 洀攀猀洀愀 愀爀琀椀挀甀氀愀 渀漀猀 洀攀椀漀猀Ⰰ 搀攀椀砀愀渀搀漀 攀砀瀀氀挀椀琀漀 愀 渀漀漀 搀攀 焀甀攀 甀洀 洀攀椀漀 渀漀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀攀 攀洀 昀甀渀漀 搀攀 漀甀琀爀漀猀⸀  A autora cita exemplos de experimentações de linguagens que os artistas de vanguardas produziam, mas Santaella (2007, p.33) destaca que esse experimentalismo não é um privilégio das vanguardas, mas sim da relação que o artista, ou comunicólogo, tem ao se colocar diante de um novo meio de produção de linguagem, propondo-se a encontrar uma linguagem e sistema própria daquela mídia, para que dessa forma articule novas experiências de sentido, abrindo espaços para desenvolvimento intersemiótico dos meios e artes de caráter híbrido. ਀ऀ䄀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 猀甀爀最椀甀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 洀愀猀猀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀 猀甀戀最渀攀爀漀 搀愀猀 渀漀瘀攀氀愀猀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀愀猀⸀ 䴀攀猀洀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 搀攀瘀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 焀甀攀  甀洀 洀攀椀漀 焀甀攀 瀀爀漀搀甀稀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 焀甀攀 猀漀 爀攀猀猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 栀椀戀爀椀搀椀稀愀搀漀猀 挀漀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀攀椀漀猀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀砀瀀愀渀搀椀搀愀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 刀攀瘀攀氀愀搀漀爀⸀ Por fim, a fotonovela não é uma imposição simples e pura de uma indústria cultural, mas um artefato, no qual leitores podem criar as suas próprias significações e estabelecer suas representações sociais. (JOANILHO; PECCIOLI GALLI JOANILHO, 2008, p. 18)਀䄀 搀漀甀琀漀爀愀渀搀愀 倀愀琀爀挀椀愀 䄀氀攀猀猀愀渀搀爀椀 渀漀 愀爀琀椀最漀 ᰀ䄠 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀砀瀀愀渀搀椀搀愀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀 愀爀琀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀㨀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 搀愀 漀戀爀愀㨀 䔀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 䌀椀渀攀洀愀 搀攀 刀漀猀渀最攀氀愀 刀攀渀渀ᴀ†⠀㈀ ㄀ ⤀ 搀椀猀挀漀爀爀攀  猀漀戀爀攀 愀猀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀椀搀愀搀攀猀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀砀瀀愀渀搀椀搀愀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀渀搀漀 漀 爀漀洀瀀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 愀 洀攀猀洀愀 瀀爀漀瘀漀挀愀 渀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 椀渀椀挀椀愀氀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 挀漀洀漀 爀攀最椀猀琀爀漀 搀漀 爀攀愀氀Ⰰ 挀愀甀猀愀渀搀漀 甀洀愀 洀甀搀愀渀愀 渀漀猀 瀀愀爀愀搀椀最洀愀猀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀⸀  Alessandri aborda a ideia de interferência no fazer fotográfico, desde a relação entre o fotógrafo e o objeto, até mesmo a intervenção que se tem na máquina fotográfica enquanto aparelho tecnológico, não desconsiderando também a relação pós fotográfica com a imagem. Portanto, a autora defende, no conceito de fotografia expandida, a relevância ao considerar os aspectos de manipulação do ato fotográfico, pois neles, são atribuídos inovações de linguagens e ampliações dos limites do aparato tecnológico.਀一漀 愀琀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 搀攀 刀攀瘀攀氀愀搀漀爀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀砀瀀氀漀爀愀搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 焀甀攀 洀愀渀椀瀀甀氀愀洀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 挀漀洀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 攀昀攀椀琀漀猀 猀椀洀戀氀椀挀漀猀 焀甀攀 攀渀昀愀琀椀稀攀洀 愀 攀洀漀漀 搀漀猀 焀甀愀搀爀漀猀⸀ 伀 攀昀攀椀琀漀 稀漀漀洀椀渀最 昀漀椀 甀洀 搀漀猀 洀琀漀搀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 甀洀愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 瘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 愀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀  No artigo “Processos de Criação na Fotografia apontamentos para o entendimento dos vetores e das variáveis da produção fotográfica”, o autor Rubens Fernandes Junior (2006) instiga a reflexão sobre os procedimentos utilizados para a construção de obras artísticas e conteúdos, principalmente, imagéticos. Junior defende que o fotógrafo expandido não se limita a máquina, mas pensa além de uma reprodução técnica, explorando a linguagem do meio, para que assim, tenha uma experiência efetiva ao relacionar-se com o mesmo. ਀倀爀漀猀猀攀最甀椀渀搀漀 渀攀猀猀攀 愀猀瀀攀挀琀漀Ⰰ 漀 氀椀瘀爀漀 䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀渀琀爀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 攀 愀爀琀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀 搀攀 䄀渀搀爀 刀漀甀椀氀氀攀 ⠀㈀  㤀⤀ 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀 渀漀攀猀 搀攀 甀洀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 焀甀攀 琀爀愀渀猀瀀愀猀猀愀 攀 渀漀 猀攀 戀愀猀琀愀 愀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀漀 渀攀最愀琀椀瘀漀 攀渀焀甀愀渀琀漀Ⰰ 猀甀瀀漀猀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 爀攀最椀猀琀爀漀 搀漀 爀攀愀氀⸀ 刀漀甀椀氀氀攀 渀漀猀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀 猀漀戀爀攀 愀猀 椀洀瀀氀椀挀愀攀猀 搀漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀爀琀攀⸀ 䰀漀最漀 焀甀愀渀搀漀 猀甀爀最椀甀Ⰰ 漀 椀渀猀攀爀椀洀攀渀琀漀 搀愀 洀搀椀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 愀爀琀猀琀椀挀漀猀 最攀爀愀瘀愀 挀爀琀椀挀愀猀 搀愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 樀 瀀攀爀琀攀渀挀椀愀洀 愀 攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 漀猀 焀甀愀椀猀 搀攀昀攀渀搀椀愀洀 愀爀最甀洀攀渀琀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 爀攀瀀爀漀搀甀琀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 琀挀渀椀挀愀 搀漀 愀瀀愀爀攀氀栀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 猀愀氀椀攀渀琀愀渀搀漀 焀甀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 猀甀樀攀椀琀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀爀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 洀攀猀洀愀 渀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 渀漀琀愀搀愀 挀漀洀漀 愀爀琀攀⸀ 伀甀琀爀愀 愀氀攀最愀漀Ⰰ 攀爀愀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 愀 琀挀渀椀挀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 愀瀀攀渀愀猀 猀攀 愀瀀爀漀瀀爀椀漀甀 搀攀 甀洀 爀攀挀漀爀琀攀 搀漀 爀攀愀氀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀 瀀椀渀琀甀爀愀 攀 漀甀琀爀愀猀 愀爀琀攀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀瘀愀洀 甀洀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀琀甀爀愀 搀攀 挀爀椀愀漀⸀   Os artistas fotográficos, portanto, tiveram que se articular, retratando as possibilidades da mídia, experimentando intervenções em negativos. Um dos movimentos, abordados por Rouille, foi o do pictoralismo, no qual os artistas fotográficos procuravam desvincular a fotografia de um ato mecânico e comercial, aplicando sobre as fotos técnicas de criação que se aproximavam da pintura, defendendo que essas intervenções concebiam procedimentos híbridos para as obras, mantendo uma organização semiótica e material em uma relação entre a máquina e a mão do artista.਀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 刀攀瘀攀氀愀搀漀爀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀ⴀ猀攀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 栀戀爀椀搀愀 搀漀 瀀椀挀琀漀爀椀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 洀攀猀挀氀愀渀搀漀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 椀洀愀最琀椀挀愀猀 搀愀 瀀椀渀琀甀爀愀 攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 琀愀渀琀漀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀渀愀氀最椀挀愀Ⰰ 洀愀渀琀攀渀搀漀 甀洀 愀猀瀀攀挀琀漀 愀爀琀攀猀愀渀愀氀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 渀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀ⴀ猀攀 搀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 挀漀洀瀀甀琀愀挀椀漀渀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 瀀椀渀琀甀爀愀 搀愀 椀洀愀最攀洀⸀  O olhar sobre a estética da fotografia revela a potencialidade desse meio, por isso, o livro Estética da fotografia, perda e permanência (2010) de François Soulages também auxilia nos desdobramentos sobre as possibilidades de se trabalhar com o negativo, abrangendo o horizontes do projeto. Soulages articula as estéticas que a fotografia pode provocar e se apropriar, de forma a destacar o ato fotográfico e até mesmo como as materialidades do mesmo influenciam na recepção da obra. ਀ऀ䄀猀 洀愀琀攀爀椀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀漀洀愀洀 渀愀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀漀 氀攀椀琀漀爀 挀漀洀 愀 爀攀挀攀瀀漀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀⸀ 唀洀 攀砀攀洀瀀氀漀 猀攀爀椀愀 愀 琀挀渀椀挀愀 搀愀猀 搀漀戀爀愀搀甀爀愀猀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀猀 猀挀爀愀瀀戀漀漀欀猀Ⰰ 焀甀攀 愀挀愀戀愀洀 瀀漀爀 愀洀瀀氀椀愀爀 愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀氀 搀攀猀猀攀 洀攀椀漀⸀ 伀甀琀爀漀 愀爀琀椀昀挀椀漀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀Ⰰ 猀漀 愀猀 挀漀氀愀最攀渀猀 挀漀氀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 焀甀攀 猀愀氀琀愀洀 愀漀猀 漀氀栀漀猀Ⰰ 瀀爀漀瘀漀挀愀渀搀漀 甀洀愀 椀渀琀攀爀愀漀 挀漀洀 愀 琀攀砀琀甀爀愀 昀爀愀最洀攀渀琀愀搀愀 搀漀 瀀愀瀀攀氀⸀  O artigo Fotografia: intertextualidades e hibridismos de Fernando Tacca (2007) exemplificada com êxito a interação da fotografia com outros meios, abordando as consequências que essa intertextualidade provoca nas obras, principalmente, multimidiáticas. Tacca cita casos dessas mesclagens da fotografia as narrativas, podendo se envolver com cinema, literatura e histórias em quadrinhos. ਀倀愀爀愀 愀洀瀀氀椀愀爀 愀猀 渀漀攀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 愀爀琀攀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀氀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 䐀攀猀瘀攀渀搀愀渀搀漀 漀猀 儀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 ⠀㈀ ㄀㐀⤀ 搀攀 匀挀漀琀琀 䴀挀䌀氀漀甀搀  甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀⸀ 䴀挀䌀氀漀甀搀 椀渀椀挀椀愀 愀 漀戀爀愀 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀 搀攀昀椀渀椀爀Ⰰ 猀攀洀 氀椀洀椀琀愀爀Ⰰ 漀 洀攀椀漀 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀Ⰰ 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀渀搀漀 漀戀爀愀猀 焀甀攀 樀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀瘀愀洀 渀攀猀猀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀⸀ 唀洀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀漀 焀甀攀 漀 愀甀琀漀爀 挀漀渀挀氀甀椀 猀漀戀爀攀 愀猀 䠀儀猀  搀攀 猀攀爀攀洀 椀洀愀最攀渀猀 瀀椀挀琀爀椀挀愀猀 攀 漀甀琀爀愀猀Ⰰ 樀甀猀琀愀瀀漀猀琀愀猀 攀洀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀氀椀戀攀爀愀搀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀愀 愀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 愀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀椀搀愀搀攀猀 搀攀猀猀攀 洀攀椀漀Ⰰ 愀氀最漀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀漀Ⰰ 搀漀 洀攀猀洀漀 洀漀搀漀Ⰰ 渀愀猀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀⸀  McCloud cita a construção da linguagem das histórias em quadrinhos, que ocorreu em conjunto com outros meios artísticos, como por exemplo a fotografia e pinturas, as quais foram referências de representações simbólicas para o universo da arte sequencial. O autor, portanto, explora as linhas e traços simbólicos dos quadrinhos, os quais representam emoções, podendo até mesmo caracterizar “elementos invisíveis”, como a sonoridade, por exemplo.਀一漀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀猀 氀椀渀栀愀猀 攀 琀爀愀漀猀 昀漀爀愀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 挀漀洀 愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 瀀椀挀琀漀爀椀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 挀漀洀 甀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 愀戀猀琀爀愀琀漀 焀甀攀 爀攀瘀攀氀愀 愀猀 攀洀漀攀猀 ᰀ椠渀瘀椀猀瘀攀椀猀ᴀ†搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Para a produção das partes práticas, é necessário primeiro a elaboração de uma narrativa como ponto base para as próximas etapas. Sendo um projeto que exige tempo de preparo e execução, o enredo não pode ser extenso, portanto, optou-se por criar uma história piloto.਀䄀 椀搀攀椀愀 椀渀椀挀椀愀氀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀  搀攀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 爀攀氀愀漀 搀攀 甀洀 昀漀琀最爀愀昀漀 挀漀洀 猀甀愀猀 洀攀洀爀椀愀猀⸀ 伀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀 瘀椀瘀攀 甀洀愀 昀愀猀攀 搀攀瀀爀攀猀猀椀瘀愀Ⰰ 愀瀀猀 愀 洀漀爀琀攀 搀攀 猀甀愀 洀攀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 挀愀瀀琀愀爀 洀攀洀爀椀愀猀 焀甀攀 爀攀挀漀爀搀攀洀 洀漀洀攀渀琀漀猀 瘀椀瘀椀搀漀猀 樀甀渀琀漀  昀椀最甀爀愀 洀愀琀攀爀渀愀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 挀愀猀漀 攀爀愀 洀甀猀椀挀椀猀琀愀⸀ 䄀猀猀漀洀戀爀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀愀猀猀愀搀漀 攀 愀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 爀攀瘀椀瘀攀爀 愀猀 氀攀洀戀爀愀渀愀猀Ⰰ 漀 昀漀琀最爀愀昀漀 椀洀攀爀最攀 攀洀 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 猀椀氀渀挀椀漀 渀漀 焀甀愀氀 攀氀攀 渀漀 挀漀渀猀攀最甀攀 猀愀椀爀⸀ 䄀琀 焀甀攀 甀洀 搀椀愀 攀氀攀 搀攀挀椀搀攀 椀爀 愀漀 猀攀戀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 猀甀愀 洀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀甀 愀 瘀椀搀愀 琀漀搀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 爀攀挀愀瀀琀甀爀愀爀 愀猀 氀攀洀戀爀愀渀愀猀 焀甀攀 爀攀洀攀琀椀愀洀 愀 攀氀愀⸀ 伀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀 挀栀攀最愀 愀 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 愀渀猀椀攀搀愀搀攀 攀 搀攀 瘀漀氀琀愀 愀漀 猀攀甀 愀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀挀椀搀攀 爀攀瘀攀氀愀爀 愀猀 昀漀琀漀猀⸀ 伀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀瘀攀氀愀漀  漀渀搀攀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 猀攀 搀攀瀀愀爀愀 挀漀洀 甀洀愀 昀漀爀琀攀 搀漀爀 攀 氀漀甀挀甀爀愀Ⰰ 攀 攀洀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 椀洀瀀甀氀猀漀 搀攀挀椀搀攀 猀攀 洀愀琀愀爀⸀ 䴀愀猀 渀漀 愀琀漀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 琀攀洀 漀 搀攀氀爀椀漀 搀攀 攀猀琀愀爀 漀甀瘀椀渀搀漀 甀洀愀 洀切猀椀挀愀 焀甀攀 猀甀愀 洀攀 挀愀渀琀愀瘀愀⸀ 䔀氀攀 漀氀栀愀 瀀愀爀愀 爀甀愀 攀 猀攀渀琀攀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 猀甀愀 洀攀⸀ 䐀攀猀攀猀瀀攀爀愀搀漀Ⰰ 挀漀爀爀攀 愀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 洀愀猀 愀漀 挀栀攀最愀爀 瀀攀爀挀攀戀攀 焀甀攀 攀爀愀 甀洀愀 愀爀琀椀猀琀愀 搀攀 爀甀愀 挀漀洀甀洀⸀ Para a elaboração do enredo foram construídos personagens e suas motivações. Na obra Manual do Roteiro de Syd Field (2001) nos é alertado sobre a necessidade que a história tem de que conhecemos nosso personagem, dando forma e características tanto internas quanto externas, desse modo, ao escrevermos o roteiro saberemos quais atitudes o personagem tomará, baseando na bagagem de vida que demos ao mesmo. Portanto, uma etapa crucial ao projeto foi a construção de personagens, sendo esses, o protagonista, Francisco Vicente Marquette e sua mãe, Dolores Duarte. ਀䄀 瀀爀砀椀洀愀 攀琀愀瀀愀 昀漀椀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 猀琀漀爀礀戀漀愀爀搀Ⰰ 猀攀渀搀漀 漀 洀攀猀洀漀Ⰰ 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 愀 挀氀愀爀攀稀愀 攀 挀爀椀愀漀 搀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 渀攀氀攀 昀漀爀愀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 愀猀瀀攀挀琀漀  搀愀 愀爀琀攀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀氀⸀ 伀 氀椀瘀爀漀 䐀攀猀攀渀栀愀渀搀漀 漀猀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 搀攀 匀挀漀琀琀 䴀挀氀漀甀搀 ⠀㈀ ㄀㐀⤀ 昀漀椀 甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀 渀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 猀琀漀爀礀戀漀愀爀搀⸀ 匀攀渀搀漀 甀洀愀 漀戀爀愀 洀攀琀愀氀椀渀最甀猀琀椀挀愀Ⰰ 漀 愀甀琀漀爀 愀戀漀爀搀愀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 昀漀爀洀愀洀 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀攀 挀搀椀最漀猀 搀漀 洀攀椀漀 搀愀 愀爀琀攀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀氀Ⰰ 搀愀渀搀漀 猀甀最攀猀琀攀猀 搀攀猀搀攀 渀最甀氀漀猀 搀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀琀 洀攀猀洀漀 攀猀琀琀椀挀愀 搀漀 琀爀愀漀⸀ Levando em consideração a predominância do meio fotográfico no projeto, o storyboard do mesmo foi esboçado com fotografias retiradas da internet, essa técnica auxiliou na escolha de ângulos para fotografar, mas, principalmente, na estética de coloração que a fotonovela final terá. Portanto, as fotografias selecionadas para o storyboard já foram tratadas com aspectos semelhantes ao que foi realizado no projeto final.਀伀猀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 攀砀椀戀椀搀漀猀 氀愀搀漀 愀 氀愀搀漀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 樀甀猀琀愀瀀漀猀琀愀Ⰰ 挀爀椀愀洀 愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀愀猀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀猀Ⰰ 焀甀攀  愀 搀攀 猀攀 挀漀渀琀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 焀甀愀搀爀漀猀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀猀 渀最甀氀漀猀 搀攀 挀愀搀愀 昀漀琀漀 挀愀瀀琀甀爀愀搀愀 攀洀 刀攀瘀攀氀愀搀漀爀Ⰰ 昀漀爀愀洀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀攀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 焀甀攀 瀀爀漀搀甀稀愀 猀攀渀琀椀搀漀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 昀氀甀椀搀攀稀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀⸀  Mesmo com um roteiro estruturado, a versão final do livro possui poucas falas durante toda a história. A proposta dessa escolha é de permitir que os leitores tenham liberdade em interpretar o produto com suas bagagens pessoais e culturais. Como o projeto faz uma referência a álbuns fotográficos, foi mantido a noção da pessoa olhar para as fotografias e pensar nas histórias que estão por trás delas. O texto verbal foi escrito manualmente e adicionado na forma de scrapbook, mantendo a estética artesanal da obra. ਀䄀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀爀愀洀 搀椀瘀椀搀椀搀愀猀 攀洀 焀甀愀琀爀漀 愀猀瀀攀挀琀漀猀Ⰰ 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀洀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀Ⰰ 爀攀洀攀琀攀渀搀漀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 愀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 愀 挀漀爀 猀瀀椀愀 瀀愀爀愀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀爀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 昀氀愀栀戀愀挀欀 搀攀 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀Ⰰ 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 挀漀洀 昀椀氀琀爀漀 瘀攀爀洀攀氀栀漀 椀渀猀琀椀最愀渀搀漀 甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀 氀甀稀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 爀攀瘀攀氀愀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀 瀀漀爀 昀椀洀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 挀漀洀 挀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀爀 愀猀 昀漀琀漀猀 焀甀攀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀 挀愀瀀琀甀爀愀⸀ 吀漀搀愀 愀 昀愀猀攀 搀攀 攀搀椀漀 搀愀猀 昀漀琀漀猀 昀漀椀 攀砀攀挀甀琀愀搀愀 渀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀⸀ Além da parte da estética da cor predominante no tratamento das fotografias, foram adicionadas cores complementares incorporadas nas fotos tanto de modo digital quanto manual. Essa técnica traz referências a aspectos de intervenção fotográfica do pictorialismo. Um dos efeitos produzidos é o grime, que consiste em uma pintura na fotografia de modo a dar uma aspecto de que a pessoa, ou objeto, esteja derretido.਀䘀漀椀 挀爀椀愀搀愀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 甀洀 愀挀攀爀瘀漀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 洀漀搀漀 愀 攀渀昀愀琀椀稀愀爀 愀猀 攀洀漀攀猀 搀愀 琀爀愀洀愀⸀ 䄀氀洀 搀愀 挀漀氀漀爀愀漀Ⰰ 漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 搀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀猀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䔀洀 愀氀最甀渀猀 琀爀攀挀栀漀猀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 琀攀爀 甀洀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀攀 戀愀椀砀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 猀攀渀猀愀攀猀 搀攀 甀洀愀 瘀椀猀漀 搀攀琀甀爀瀀愀搀愀Ⰰ 猀椀洀戀漀氀椀稀愀渀搀漀 琀愀洀戀洀 甀洀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀ 伀 爀攀挀漀爀琀攀 攀 挀漀氀愀最攀洀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 搀漀 洀攀猀洀漀 洀漀搀漀Ⰰ 攀猀琀漀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 攀砀瀀愀渀猀漀 搀漀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ Ainda no aspecto da materialidade do projeto, algumas páginas de Revelador terão atributos dos scrapbooks, que são derivações mais interativas de álbuns de fotos. A escolha dessa técnica é a de chamar atenção ao fato de que essa narrativa está envolvida em um mundo fotográfico, além disso, o meio do scrapbooks reforça uma interatividade para a noção de sequência da fotonovela.਀䌀漀洀 漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 搀漀 攀渀爀攀搀漀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀Ⰰ 愀 昀愀猀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 椀渀椀挀椀愀ⴀ猀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 愀渀琀攀猀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 猀攀氀攀漀 搀攀 氀漀挀愀攀猀 攀 漀戀樀攀琀漀猀 搀攀 挀攀渀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 昀椀最甀爀椀渀漀猀 攀 愀琀漀爀攀猀⸀ 一愀 瀀愀爀琀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 䌀愀渀漀渀 㘀䐀Ⰰ 猀瀀漀琀猀 搀攀 氀甀稀Ⰰ 琀爀椀瀀 攀 氀攀渀琀攀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀⸀ 伀 琀爀椀瀀 昀漀椀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 洀漀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀洀 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀洀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀昀椀稀攀猀猀攀 漀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀⸀ 䄀 挀洀攀爀愀 瀀愀爀愀搀愀 琀愀洀戀洀 愀樀甀搀漀甀 瀀愀爀愀 漀 攀昀攀椀琀漀 搀攀 猀漀戀爀攀瀀漀猀椀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 愀氀最甀渀猀 焀甀愀搀爀漀猀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀⸀ Com os equipamentos em mãos, se inicia a parte de produção das fotografias. O direcionamento dos atores se deu de forma a deixá-los livres, assim, as fotos transmitiam um aspecto mais sincero para história. A escolha de não se limitar a poses também veio da preocupação de não se prender totalmente ao storyboard, dessa maneira, novas fotografias poderiam surgir de momentos espontâneos.਀      ऀ䄀瀀猀 挀漀氀攀琀愀爀 琀漀搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 猀攀氀攀漀 搀愀猀 昀漀琀漀猀 焀甀攀 琀椀瘀攀爀愀洀 洀攀氀栀漀爀攀猀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀⸀ 攀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 愀猀 洀攀猀洀愀猀 昀漀爀愀洀 琀爀愀琀愀搀愀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀洀 愀 挀愀搀愀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 䘀椀渀愀氀椀稀愀渀搀漀 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 愀猀 昀漀琀漀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 猀漀 攀猀焀甀攀洀愀琀椀稀愀搀愀猀 渀愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 攀洀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀⸀ 䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀 猀琀漀爀礀戀漀愀爀搀Ⰰ 愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 昀漀椀 搀椀愀最爀愀洀愀搀愀 渀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 䄀搀漀戀攀 䤀渀搀攀猀椀最渀⸀ 䄀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 昀漀爀愀洀 椀洀瀀爀攀猀猀愀猀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀猀Ⰰ 洀愀猀 愀氀最甀洀愀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀Ⰰ 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 攀渀爀攀搀漀Ⰰ 琀椀瘀攀爀愀洀 甀洀愀 爀攀瘀攀氀愀漀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀 攀洀 瀀愀瀀攀氀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 攀 搀攀瀀漀椀猀 挀漀氀愀搀愀猀 挀漀洀 昀椀琀愀 搀甀瀀氀愀 昀愀挀攀 渀愀猀 瀀最椀渀愀猀⸀ O produto final da fotonovela Revelador, foi impresso em capa dura, contendo 50 páginas ao total. Uma embalagem foi construída para apresentar o projeto. A caixa foi toda revestida de tinta preta e contém a instalação de um circuito elétrico que permite que luzes vermelhas sejam acendidas no interior da embalagem. A proposta é fazer com que o leitor ao entrar em contato com a fotonovela sinta-se em uma sala escura de revelação fotográfica, enfatizando novamente, a importância das características da materialidade estarem integradas com o conceito do projeto. ਀      ऀ䄀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 昀漀椀 琀攀猀琀愀搀愀 攀 愀搀愀瀀琀愀搀愀 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 一漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 愀最爀攀最愀爀愀洀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 渀漀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀猀Ⰰ 焀甀攀 猀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 漀戀琀椀搀漀猀 挀漀洀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 瀀爀琀椀挀愀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
A produção do projeto Revelador permite questionar diferentes meios convergindo em um mesmo produto e quais as articulações necessárias para integrá-los de maneira a permitir que cada um mantenha a sua linguagem característica. Acredito que as experimentações relacionadas a fotografia expandida e fotonovela tiveram uma interação relevante para a proposta híbrida do projeto e provocam os leitores a pensarem nos meios inseridos em Revelador. ਀伀甀琀爀愀 愀渀氀椀猀攀 焀甀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 椀渀猀琀椀最愀  猀漀戀爀攀 漀 漀氀栀愀爀 瀀愀爀愀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀 爀攀琀爀愀琀漀 搀漀 爀攀愀氀⸀ 䄀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 椀氀甀猀琀爀愀漀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 挀漀洀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀砀瀀愀渀搀攀洀 愀猀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀 搀攀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀 搀椀猀猀漀氀瘀攀洀 愀猀 戀愀爀爀攀椀爀愀猀 攀渀琀爀攀 瀀椀渀琀甀爀愀 攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀   O curto período de tempo da parte prática do projeto, não possibilitou trazer mais interações com a materialidade de Revelador, mas futuras versões da fotonovela podem experimentar com noções das tintas serem pintadas manualmente, ao invés de apenas no digital. Outra possibilidade, seria a de explorar ainda mais a técnica de colagem, podendo ser apresentada interagindo totalmente com ilustrações. Além disso, por se tratar de um técnica mais artesanal, o scrapbook apresenta-se de modo simples no projeto, mas é um meio que possui variadas formas de ser abordado, podendo ser experimentado de diferentes formas nas próximas versões.਀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 刀攀瘀攀氀愀搀漀爀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀愀 愀爀琀攀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀氀 猀攀爀攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 椀洀愀最攀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 攀洀 甀洀 洀漀搀漀 洀愀椀猀 栀戀爀椀搀漀Ⰰ 渀漀 猀攀 戀愀猀琀愀渀搀漀 渀攀挀攀猀猀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 愀瀀攀渀愀猀 愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 漀甀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 洀愀猀 洀攀猀挀氀愀渀搀漀 愀洀戀愀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀攀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 瀀爀漀搀甀攀猀 栀戀爀椀搀愀猀 攀 挀漀洀漀 攀氀愀猀 瀀漀搀攀洀 愀最爀攀最愀爀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀  
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
ALESSANDRI, Patricia CA. A fotografia expandida no contexto da arte contemporânea: uma análise da obra Experiência de Cinema de Rosângela Rennó. Semeiosis: semiótica e transdisciplinaridade em revista.[suporte eletrônico] Disponível em:. Acesso em, v. 3, 2014.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀䰀嘀䔀匀Ⰰ 䘀愀戀椀愀渀愀 䄀氀椀渀攀⸀ 䘀漀琀漀最爀愀昀椀挀椀搀愀搀攀㨀 愀 瀀攀爀搀愀 攀 愀 瀀攀爀洀愀渀渀挀椀愀 渀愀 攀猀琀琀椀挀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀⸀ 䐀椀猀挀甀爀猀漀猀 䘀漀琀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 瘀⸀ 㘀Ⰰ 渀⸀ 㤀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㌀㤀ⴀ㈀㐀㔀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀倀䔀䰀䔀吀吀䤀Ⰰ 䴀愀爀椀愀渀愀⸀一漀瘀漀 瀀椀挀琀漀爀愀氀椀猀洀漀 渀愀 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ ⸀ 䄀渀愀椀猀 搀漀 嘀䤀䤀䤀 匀攀洀椀渀爀椀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 䄀爀琀攀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀 嘀椀猀甀愀氀㨀 愀爀焀甀椀瘀漀猀Ⰰ 洀攀洀漀爀椀愀猀Ⰰ 愀昀攀琀漀猀 ⸀ 䜀漀椀渀椀愀Ⰰ 䜀伀㨀 唀䘀䜀⼀ 一切挀氀攀漀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀 䘀䄀嘀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䔀 吀䄀䌀䌀䄀Ⰰ 䘀攀爀渀愀渀搀漀 䌀甀爀礀⸀ 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀㨀 椀渀琀攀爀琀攀砀琀甀愀氀椀搀愀搀攀猀 攀 栀椀戀爀椀搀椀猀洀漀猀⸀ 䐀椀猀挀甀爀猀漀猀 䘀漀琀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 瘀⸀ ㌀Ⰰ 渀⸀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㄀㌀ⴀ㄀㌀㈀Ⰰ ㈀  㜀⸀

FERNANDES JÚNIOR, Rubens. Processos de criação na fotografia: apontamentos para o entendimento dos vetores e das variáveis da produção fotográfica. Facom. São Paulo, n. 16, 2006.

FIELD, Syd. Manual do roteiro. Editora Objetiva, 2001.਀ 

JOANILHO, André Luiz; PECCIOLI GALLI JOANILHO, Mariângela. Sombras literárias: a fotonovela e a produção cultural. Revista Brasileira de História, v. 28, n. 56, 2008.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䌀䌀䰀伀唀䐀Ⰰ 匀挀漀琀琀⸀ 䐀攀猀攀渀栀愀渀搀漀 儀甀愀搀爀椀渀栀漀猀㨀 漀猀 猀攀最爀攀搀漀猀 搀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 搀攀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀Ⰰ 洀愀渀最猀 攀 最爀愀瀀栀椀挀 渀漀瘀攀氀猀⸀ 䴀⸀ 䈀漀漀欀猀Ⰰ ㈀  㠀⸀

MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. 2. ed. São Paulo: M. Book, 2014.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀䤀䴀Ⰰ 䄀甀最甀猀琀漀 䴀愀挀栀愀搀漀⸀ 䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀⸀ 䰀攀琀爀渀椀挀愀Ⰰ 瘀⸀ 㘀Ⰰ 渀⸀ ㄀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㘀㤀ⴀ㌀㠀㜀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀唀䤀䰀䰀준Ⰰ 䄀渀搀爀⸀ 䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀㨀 攀渀琀爀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 攀 愀爀琀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀⸀ 匀攀渀愀挀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䴀䄀䤀一Ⰰ 䔀琀椀攀渀渀攀⸀ 䌀漀洀漀 瀀攀渀猀愀洀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 搀愀 唀渀椀挀愀洀瀀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀䄀䔀䰀䰀䄀Ⰰ 䰀切挀椀愀⸀ 䌀甀氀琀甀爀愀猀 攀 愀爀琀攀猀 搀漀 瀀猀ⴀ栀甀洀愀渀漀㨀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀猀 洀搀椀愀猀  挀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀甀氀甀猀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀䄀䔀䰀䰀䄀Ⰰ 䰀甀挀椀愀⸀ 倀漀爀 焀甀攀 愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀攀猀 攀 愀猀 愀爀琀攀猀 攀猀琀漀 挀漀渀瘀攀爀最椀渀搀漀㼀⸀ 倀愀甀氀甀猀Ⰰ ㈀  㜀⸀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀唀䰀䄀䜀䔀匀Ⰰ 䘀爀愀渀漀椀猀⸀ 䔀猀琀琀椀挀愀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀㨀 瀀攀爀搀愀 攀 瀀攀爀洀愀渀渀挀椀愀⸀ 匀攀渀愀挀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀