|
INSCRIÇÃO: | 01199 |
|
CATEGORIA: | RP |
|
MODALIDADE: | RP07 |
|
TÍTULO: | Calendário do Bem - 2017: Comunicação Inclusiva para a APAE de São Borja |
|
AUTORES: | MAURO DOS SANTOS GARCIA (Unipampa - São Borja); Kerlise Silva Kolankiewicz (Unipampa - São Borja); Rudi da Rosa (Unipampa - São Borja); Jorge Ezequiel Benites Campos Junior (Unipampa - São Borja); Valmor Rhoden (Unipampa - São Borja) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Calendário do Bem, APAE de São Borja, Relações Públicas, Comunicação, Inclusão Social |
|
RESUMO |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o projeto experimental Calendário do Bem – 2017, realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de São Borja, através dos componentes curriculares de Assessoria de Comunicação I e II, do curso de Relações Públicas, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A estratégia teve como finalidade servir de ferramenta de comunicação estratégica para inclusão social das crianças da entidade, ampliar a visibilidade e fortalecer a identidade da instituição, além de proporcionar um maior desenvolvimento de interação na comunicação com seus respectivos públicos. Como resultados, a concretização da iniciativa permitiu um relacionamento mais efetivo nos âmbitos internos e externos da entidade, expandiu à comunidade novos conhecimentos e olhares acerca da inclusão, e possibilitou um ganho significativo nos objetivos institucionais. |
|
INTRODUÇÃO |
Não diferente da realidade de outras instituições filantrópicas espalhadas em todo o país, a APAE de São Borja também necessita do apoio de órgãos públicos e de seus fiéis mantenedores. Pensando o que estrategicamente poderia ser feito para ajudar a entidade, um grupo de acadêmicos do curso de Relações Públicas, da Unipampa de São Borja, propôs o desenvolvimento de um calendário institucional, uma ação capaz de auxiliar em suas carências, bem como servir de ferramenta de comunicação com o objetivo de fortalecer e estreitar ainda mais os laços entre a organização e seus públicos, com perspectiva na mobilização e envolvimento de todos – comunidade e instituição - em prol da assistência às pessoas com necessidades especiais e suas famílias. Com esse intuito, através de um diagnóstico das necessidades da entidade, o Calendário do Bem – 2017 foi criado de forma experimental como um produto institucional, que dentre suas finalidades surgiu com a intenção de proporcionar uma maior interação por intermédio de uma comunicação mais participativa entre os agentes envolvidos. Neste sentido, entende-se que a comunicação "deve constituir-se em uma estratégia nessa direção, agregando valores, facilitando processos interativos e viabilizando as necessárias mediações" (KUNSCH, 2007, pp. 295-296). Com essa percepção, a ideia da ação experimental, desde a sua elaboração até a execução, surgiu pautada na visão, missão e valores da instituição e ajustada conscientemente para que reunisse ferramentas de viabilidade e consequentemente de continuidade por parte da própria entidade, juntamente com o apoio mútuo da população local e dos usuários dos serviços. Apoiado neste conceito, um dos desafios da proposta está relacionado ainda ao envolvimento contínuo da comunidade com a instituição e a reflexão acerca de sua inserção nos espaços que contribuem com as diversas formas de inclusão social, com o auxílio do trabalho acadêmico por meio da atividade de Relações Públicas. |
|
OBJETIVO |
A peça de comunicação institucional Calendário do Bem - 2017 foi pensada, planejada e executada a partir do levantamento de informações extraídas das necessidades da instituição filantrópica e teve como principais objetivos, proporcionar maior visibilidade a sua imagem, fortalecer os laços de comunicação interna e externa nas redes de apoio e, especialmente, propiciar um espaço inclusivo para as crianças com deficiência da APAE de São Borja. Com base nessas perspectivas, o produto experimental também permitiu que os discentes envolvidos pudessem refletir se a proposta atenderia aos anseios da instituição através das atividades e estratégias desenvolvidas na área das Relações Públicas. |
|
JUSTIFICATIVA |
Por atuar em diversas frentes de políticas públicas inclusivas como saúde, educação, trabalho, assistência social, dentre outras, os serviços prestados pela APAE de São Borja a mais de duzentos alunos e suas famílias precisam constantemente de uma atenção especial por parte da sociedade e também dos órgãos públicos. Com esse viés e mediante a realização de um briefing e diagnóstico, concluíram-se quais os meios e estratégias de comunicação poderiam ser utilizados para atender as demandas mais emergentes da instituição. Assim, pelas razões apresentadas, entendemos que os instrumentos estratégicos planejados seriam importantes e relevantes, pois iriam carregar em suas estruturas um diferencial e uma inovação que até então não haviam sido incorporadas em ações realizadas na entidade. Nesse propósito, todos os envolvidos entendiam que não seria um trabalho fácil, mas que era encorajador e necessário, pois iria ao encontro de uma maior promoção do fortalecimento e da harmonização da comunicação entre a APAE de São Borja e seus públicos. (FRANÇA, 2004). No entanto, para tal engajamento, era necessário que o Calendário do Bem fosse planejado como uma estratégia articulada com envolvimento de toda a instituição, visando alcançar os objetivos diante do qual o projeto foi criado. Dessa forma, assegura-se que esse comprometimento de todos, especificamente em organizações do terceiro setor como, por exemplo, a APAE, é essencial já que "o planejamento desempenha um papel decisivo nas organizações de todos os tipos. Estas têm de atuar como sistemas abertos, criando novos canais de comunicação com a sociedade" (KUNSCH, 2003, p. 276). |
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
Inicialmente, o Calendário do Bem teve sua fundamentação a partir do componente curricular Planejamento Estratégico da Comunicação. Na ocasião, como uma das ações propostas para a entidade, o calendário experimental se uniu a outros projetos idealizados para a entidade, objetivando suas execuções em Assessoria de Comunicação I e II. O método usado como parâmetro para saber se o calendário seria um plano de ação efetiva e estratégica visando às carências da instituição se deu por meio de um briefing e diagnóstico. Segundo esclarece Kunsch, "O plano estratégico de comunicação organizacional tem como proposta básica estabelecer as grandes diretrizes, orientações e estratégias para a prática da comunicação integrada nas organizações" (KUNSCH, 2003, p. 247). Nessa perspectiva, foram mensurados dados sobre o clima organizacional, os tipos de comunicação ausentes e presentes com os públicos internos e externos da instituição, assim como um levantamento das dificuldades enfrentadas e as necessidades mais prioritárias e que poderiam, se não trabalhadas, resultar em redução ou até mesmo no encerramento de alguns serviços aos usuários. Mediante ainda entrevistas realizadas junto aos responsáveis, chegou-se ao diagnóstico de que uma das maiores carências da entidade era na área financeira, por isso pensamos que o calendário seria um tipo de peça comunicacional importante, já que o trabalho realizado pela instituição estaria impresso nos exemplares através da divulgação inicial das atividades de um dos setores e isso, certamente, agregaria valores qualitativos importantes, pois além de consolidar os relacionamentos internos entre a comunidade escolar e as relações externas com os mantenedores e poderes públicos, o produto ampliaria a visão da comunidade e a envolveria na inserção de aspectos concernentes à inclusão social. No diagnóstico foram detectados também os pontos fortes e fracos, assim como as ameaças e as oportunidades. Constatou-se, portanto, que a identificação desses elementos foi essencial para direcionar os passos seguintes da atividade. |
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
Após a construção do plano estratégico de ação, definiu-se que a peça institucional seria chamada de "Calendário do Bem", programada para ser estruturada, impressa e apresentada para a entidade durante a realização dos componentes curriculares de Assessoria de Comunicação I e II. Com o objetivo de ser um projeto experimental com custo zero para a organização e para os próprios discentes, buscaram-se algumas parcerias voluntárias como, por exemplo, o apoio de um professor da área da fotografia do curso de Jornalismo da instituição, que realizou as fotos, além de um egresso do curso de Relações Públicas, que fez a edição e diagramação, mostrando assim a interdisciplinaridade do projeto. Depois de definido qual seria o formato, a proposta do calendário foi apresentada em reunião para a direção da APAE de São Borja. Em seguida, ficou definido que a primeira edição do inédito calendário institucional seria feita com imagens autorizadas das crianças do setor de estimulação precoce, com idade de zero a três anos, da Escola Cyro Aquino Ferreira, que pertence a APAE de São Borja. A próxima fase reuniu as famílias das crianças, foi apresentado o projeto e abordado passo a passo sobre sua importância e os objetivos que levaram à idealização. Destaca-se nesta parte, a aprovação e os elogios das famílias pela ideia de criação dos calendários, a qual demonstra que um dos propósitos - o de estreitar a comunicação entre a entidade e seus públicos – estava sendo alcançado. Na sequência, aconteceu o ensaio fotográfico. O cenário escolhido foi a própria sala de aula do setor e os registros captados através de um olhar humanizador do professor voluntário foram acompanhados durante todo o tempo pelas mães e pais das crianças, que não escondiam a alegria de ver em breve a imagem de seus filhos colorindo os calendários da APAE. Depois, aconteceu a etapa de busca de parceiros para a impressão dos calendários. O trabalho envolveu toda a instituição, além de voluntários de outros cursos da Unipampa, e assim para a primeira edição do Calendário do Bem - 2017, foram alcançados seis apoiadores (figura 1). O formato do calendário escolhido foi o triângulo, ou "de mesa" como é mais chamado. Possui como características, 12 folhas com imagens e/ou informações em frente e verso, 4x4 cores, confeccionado com papel couchê, tendo como peso 150g. A base do calendário é em tríplex, sendo que possui tamanho de 13cm x 18cm. Para a edição 2017, foram impressas 1.000 unidades do Calendário do Bem (figura 2). Após a impressão, os discentes e os funcionários da entidade organizaram um coquetel de lançamento que contou com a presença dos familiares das crianças fotografadas, de autoridades do município e da imprensa local (figura 3 e 4). Após a realização do evento, foi veiculada a divulgação do calendário na contracapa do Jornal Folha de São Borja, de maior circulação da cidade, o que gerou uma mídia gratuita de R$ 1.530,00 para a instituição (figura 5). Todo o processo de engajamento dos envolvidos foi essencial para que o Calendário do Bem - 2017 fosse concretizado e aceito pelas pessoas, empresas e escolas de São Borja, cumprindo seus objetivos de promover a inclusão das crianças com deficiência e a inserção da população são-borjense neste contexto, fortalecer a comunicação interna e externa da entidade, assim como expandir sua visibilidade e imagem em meio à atuação diante de seus públicos. |
|
CONSIDERAÇÕES |
O Calendário do Bem foi uma excelente estratégia de Relações Públicas, pois funcionou com a utilização de várias ferramentas. Na comunicação interna, possibilitou o envolvimento dos setores da instituição, bem como motivou os pais e crianças a participarem, pois faziam parte do projeto, ou seja, todos os públicos se envolveram de alguma forma, o que estreitou os laços da instituição com estes. 䔀砀琀攀爀渀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 瘀爀椀漀猀 漀猀 戀攀渀攀昀挀椀漀猀㨀 攀洀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀攀瘀攀 攀砀瀀漀猀椀漀 渀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 氀漀挀愀氀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀琀漀Ⰰ 猀攀琀漀爀攀猀 攀 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀猀 攀洀 最攀爀愀氀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 搀漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 攀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀挀愀戀愀爀愀洀 琀愀洀戀洀 搀椀瘀甀氀最愀渀搀漀 愀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 愀 愀琀甀愀漀 搀愀 䄀倀䄀䔀 攀洀 猀甀愀猀 攀猀昀攀爀愀猀 搀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 ጀ†漀 焀甀攀 攀猀琀爀攀椀琀漀甀 氀愀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 攀洀 昀甀琀甀爀漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 攀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 搀攀猀瀀攀爀琀漀甀 瀀愀爀愀 愀猀 搀攀洀愀渀搀愀猀 焀甀攀 愀 洀攀猀洀愀 瀀漀猀猀甀椀⸀
A proposta foi tão bem aceita que a própria APAE se engajou e deu sequência ao projeto, desenvolvendo assim o Calendário do Bem – 2018. A edição deste ano traz a divulgação de todos os projetos oferecidos pela entidade, conta com outros parceiros, possui o mesmo formato em triângulo e é composto por doze páginas frente e verso. A continuidade do projeto demonstra a soma de esforços de todos os públicos envolvidos em prol de uma causa nobre que é o trabalho desenvolvido em diversas áreas pela APAE. ऀ倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 挀漀渀挀氀甀椀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 昀漀椀 戀愀猀琀愀渀琀攀 猀愀琀椀猀昀愀琀爀椀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀 椀搀攀椀愀 搀漀 䌀愀氀攀渀搀爀椀漀 搀漀 䈀攀洀 ጀ†㈀ 㜀 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀挀氀甀猀椀瘀愀 猀攀 甀渀椀甀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀 搀攀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀 攀 攀砀琀攀爀渀愀 洀愀椀猀 攀昀攀琀椀瘀愀 渀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀
Logo, ao gerar esses resultados, é abraçada desde o princípio pela entidade e seus públicos, e constitui-se como uma relevante iniciativa, capaz de inserir a todos num instrumento eficaz que ajuda na minimização do preconceito, contribui para a propagação da inclusão social e auxilia de forma estratégica na comunicação organizacional da APAE de São Borja.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䘀刀䄀一윀䄀Ⰰ 䘀戀椀漀⸀ 倀切戀氀椀挀漀猀㨀 挀漀洀漀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀ⴀ氀漀猀 攀洀 甀洀愀 渀漀瘀愀 瘀椀猀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀⸀ 匀漀 䌀愀攀琀愀渀漀 搀漀 匀甀氀㨀 夀攀渀搀椀猀Ⰰ ㈀ 㐀Ⰰ 㔀㤀 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 䴀愀爀椀愀 䬀爀漀栀氀椀渀最⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 最攀猀琀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀 搀愀猀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀猀⸀ 䤀渀㨀 䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 䴀愀爀椀愀 䬀爀漀栀氀椀渀最㬀 䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 圀愀氀搀攀洀愀爀 䰀甀椀稀 ⠀伀爀最猀⤀⸀ 刀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀猀㨀 䄀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀椀愀氀最椀挀愀 攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀爀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开开⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䤀渀琀攀最爀愀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|