INSCRIÇÃO: 00158
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT01
 
TÍTULO: Arcanum: a experiência imagética do tarô.
 
AUTORES: Alexandre Roger Ferreira Gomes (Universidade Federal de Goiás); Amanda Nunes do Amaral (Universidade Federal de Goiás); Fabianne Leocádia Falcão (Universidade Federal de Goiás); Ana Rita Vidica Fernandes (Universidade Federal de Goiás)
 
PALAVRAS-CHAVE: Tarô, Fotografia, Fotolivro, Arcano, Imagem
 
RESUMO
O projeto experimental ARCANUM: A Representação dos Arcanos Maiores do Tarô através da Fotografia consiste em um estudo imagético e alegórico que perpassa o campo da discussão da imagem, no que tange os sistemas de significação, construindo uma associação com a jornada do Herói, na qual, embora cada carta carregue consigo uma riqueza própria de significados, existe uma conexão narrativa entre elas. A partir de uma investigação emblemática e uma análise anacrônica das 22 lâminas que constituem os arcanos maiores do Tarô, surge o Fotolivro intitulado: ARCANUM, produzido a partir de experiências e repertórios próprios no “se colocar diante da imagem”.
 
INTRODUÇÃO
O tarô é utilizado ao longo dos séculos para realizar previsões do futuro e é considerado um dos maiores instrumentos esotéricos de autoconhecimento, é uma arte milenar que se expressa através de uma rica e misteriosa linguagem visual simbólica. É um sistema de conhecimento que, através da linguagem não-verbal, transcende o seu sentido lúdico e possibilita diversas reflexões imagéticas e semióticas, bem como, a compreensão dos padrões da vida e de comportamentos, podendo promover autodescobertas e crescimento psicológico.਀䄀琀爀愀瘀猀 搀愀 挀漀爀爀攀氀愀漀 搀攀 琀攀漀爀椀愀猀 挀漀洀漀 漀猀 愀爀焀甀琀椀瀀漀猀 搀攀 䌀愀爀氀 䨀甀渀最 攀 漀 洀漀渀漀洀椀琀漀 搀攀 䨀漀猀攀瀀栀 䌀愀洀瀀戀攀氀氀Ⰰ 攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 戀甀猀挀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 猀椀洀戀漀氀漀最椀愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 琀愀爀Ⰰ 琀爀愀愀渀搀漀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀愀猀 挀愀爀琀愀猀 挀漀洀 愀 䨀漀爀渀愀搀愀 搀漀 䠀攀爀椀Ⰰ 攀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀攀猀猀攀 攀猀琀甀搀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 昀漀琀漀氀椀瘀爀漀 椀渀琀椀琀甀氀愀搀漀 ᰀ䄠刀䌀䄀一唀䴀ᴀ†焀甀攀 挀漀渀琀攀渀栀愀 ㈀㈀ 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 爀攀挀爀椀愀渀搀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 渀漀猀猀漀 瀀爀瀀爀椀漀 漀氀栀愀爀 渀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 挀漀洀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 漀猀 ㈀㈀ 愀爀挀愀渀漀猀 洀愀椀漀爀攀猀 搀漀 琀愀爀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀猀 焀甀攀 瘀椀猀攀洀 攀渀昀愀琀椀稀愀爀 愀 氀甀稀 挀漀洀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ Admitindo a existência de inúmeros tarôs com suas próprias narrativas e simbologias, escolhemos utilizar três baralhos como referência: Tarô de Marselha, Tarô Mitológico e o Tarô Rider-Waite, em razão de sua importância para a história do tarô e se valendo da correspondência dos três tarôs com cada um de nós, autores, e nossas experiências pessoais com eles.਀倀愀爀愀 漀 攀昀攀椀琀漀 搀漀 攀猀琀甀搀漀Ⰰ 漀 洀琀漀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 昀漀椀 漀 搀攀 ᰀ猠攀 挀漀氀漀挀愀爀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 椀洀愀最攀洀ᴀⰠ 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀攀 䐀椀搀椀ⴀ䠀甀戀攀爀洀愀渀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 愀渀氀椀猀攀猀 挀漀洀瀀愀爀愀琀椀瘀愀猀 搀漀猀 琀爀猀 戀愀爀愀氀栀漀猀Ⰰ 愀爀挀愀渀漀 瀀漀爀 愀爀挀愀渀漀⸀ 一攀猀琀愀猀 愀渀氀椀猀攀猀Ⰰ 搀攀 挀愀爀琀攀爀 愀渀愀挀爀渀椀挀漀Ⰰ 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 焀甀攀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀攀洀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀洀ⴀ猀攀 攀 搀椀愀氀漀最愀洀 挀漀洀 愀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 爀攀瀀攀爀琀爀椀漀 搀漀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀爀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 瀀爀漀挀甀爀愀 琀爀愀渀猀挀攀渀搀攀爀 猀甀愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 攀洀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀猀 漀猀 愀爀挀愀渀漀猀 洀愀椀漀爀攀猀 搀漀 琀愀爀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀渀搀漀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 切渀椀挀愀猀 渀愀 爀攀氀愀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 挀漀洀 漀 猀攀甀 氀攀椀琀漀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀儀甀愀渀搀漀 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 渀漀猀 甀渀椀爀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 挀漀氀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 渀漀猀猀愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀 猀攀洀瀀爀攀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀爀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 猀椀洀戀氀椀挀漀 挀愀瀀愀稀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 猀椀渀最甀氀愀爀 渀愀 爀攀氀愀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀 挀漀洀 愀 椀洀愀最攀洀 攀 焀甀攀 搀椀愀氀漀最愀猀猀攀 挀漀洀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 愀爀焀甀攀琀瀀椀挀愀猀Ⰰ 攀猀琀愀猀 椀搀攀椀愀猀 愀氀攀最爀椀挀愀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 昀愀挀攀琀愀猀 搀愀 挀漀渀搀椀漀 栀甀洀愀渀愀Ⰰ 挀漀洀甀渀猀 愀漀 椀渀挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀 搀攀 琀漀搀愀 栀甀洀愀渀椀搀愀搀攀 ⠀䨀唀一䜀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀㄀㔀⤀⸀ 䰀漀最漀Ⰰ 漀 吀愀爀 攀洀攀爀最椀甀 挀漀洀漀 甀洀愀 爀椀挀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀  Desta forma, este projeto objetivou realizar uma análise acerca da simbologia presente no tarô, traçando uma relação da narrativa das cartas com a Jornada do Herói de Joseph Campbell, e com base nesse estudo, produzir um fotolivro que contenha 22 fotografias recriando, a partir do nosso próprio olhar na experiência com as imagens, os 22 arcanos maiores do tarô, através de técnicas fotográficas que visem enfatizar a luz como personagem. Escolhemos trabalhar com os arcanos maiores em razão de suas numerosas significações simbólicas, que expressam importantes aspectos da evolução do ser humano.਀倀攀渀猀愀渀搀漀 攀洀 挀漀洀漀 愀 氀甀稀 琀攀洀 漀 瀀漀搀攀爀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 瘀愀氀椀漀猀愀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀攀猀 攀洀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 攀猀猀愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 攀 椀爀 愀氀洀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀渀搀漀ⴀ愀 挀漀洀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ 嘀椀猀愀渀搀漀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 猀爀椀攀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ 攀渀昀愀琀椀稀愀渀搀漀 漀 挀愀爀琀攀爀 愀戀猀琀爀愀琀漀 攀 攀渀椀最洀琀椀挀漀 搀漀 琀愀爀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 琀愀洀戀洀 瀀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀瀀攀渀愀猀 漀戀樀攀琀漀猀 渀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀攀 挀愀搀愀 昀漀琀漀Ⰰ 搀攀椀砀愀渀搀漀 焀甀攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 昀椀挀愀猀猀攀洀 洀愀椀猀 猀甀最攀猀琀椀瘀愀猀 攀 猀椀洀戀氀椀挀愀猀⸀ 吀漀搀愀猀 愀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀Ⰰ 搀攀 洀漀渀琀愀最攀洀Ⰰ 椀氀甀洀椀渀愀漀 攀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 昀漀爀愀洀 瀀攀渀猀愀搀愀猀 攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀搀愀猀 猀攀最甀渀搀漀 攀猀琀攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀猀 攀猀琀甀搀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀愀爀 猀漀 戀愀猀琀愀渀琀攀 攀猀挀愀猀猀漀猀Ⰰ 漀 焀甀攀  甀洀愀 瀀攀渀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 漀 琀愀爀Ⰰ 攀洀戀漀爀愀 渀漀 瀀漀猀猀甀愀 洀爀椀琀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀 渀愀 猀甀愀 愀瀀氀椀挀愀漀Ⰰ  甀洀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀漀琀愀搀漀 搀攀 甀洀愀 愀戀甀渀搀愀渀琀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瘀椀猀甀愀氀 愀氀攀最爀椀挀愀 攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 渀漀猀 瀀攀爀洀椀琀攀 椀渀挀氀甀ⴀ氀漀 渀漀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 猀椀最渀漀猀 攀 昀攀渀洀攀渀漀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 搀愀搀愀 琀愀洀戀洀 愀 猀甀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀猀猀漀挀椀愀漀 挀漀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 漀甀琀爀漀猀 挀愀洀瀀漀猀Ⰰ 琀愀椀猀 焀甀愀椀猀Ⰰ 愀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀Ⰰ 愀 愀渀琀爀漀瀀漀氀漀最椀愀 攀 洀甀椀琀漀猀 漀甀琀爀漀猀⸀ Embora cada carta seja um mundo de significações únicas, existe uma conexão narrativa passível de ser identificada entre os arcanos maiores, desenvolvendo através da sequência das imagens uma história que reconta a jornada do herói mitológico - conceito de jornada cíclica presente em inúmeros mitos e nas demais narrativas humanas através dos tempos, também chamada de monomito. “O percurso padrão da aventura mitológica do herói é uma magnificação da fórmula representada nos rituais de passagem: separação-iniciação-retorno que podem ser considerados a unidade nuclear do monomito.” (CAMPBELL, 1949, p.17). Nos apoiamos nesta ideia de jornada durante todo o trabalho, não só na análise metodológica como na construção do fotolivro físico.਀倀愀爀愀 愀氀洀 搀愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 攀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 愀渀琀攀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 漀 渀漀猀猀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 渀漀洀攀愀搀漀 䄀爀挀愀渀甀洀Ⰰ 焀甀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 ᰀ漠 猀攀最爀攀搀漀ᴀ†攀洀 氀愀琀椀洀Ⰰ 琀攀瘀攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀猀琀攀 渀漀洀攀 瀀愀甀琀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 洀猀琀椀挀漀猀 攀 漀挀甀氀琀椀猀琀愀猀 焀甀攀 漀 吀愀爀 挀愀爀爀攀最愀Ⰰ 氀漀最漀Ⰰ 琀漀搀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 渀漀猀猀漀 昀漀琀漀氀椀瘀爀漀 昀漀椀 愀渀挀漀爀愀搀愀 渀攀猀猀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀⸀ Para que pudéssemos expressar esta narrativa visual, ter o fotolivro como suporte foi fundamental, uma vez que esse meio de comunicação contempla por inteiro a significação do nosso projeto. “Em fotolivros, o livro não é mero suporte de difusão da fotografia. Ele é um signo que contribui decisivamente na interpretação da obra, das fotos, do layout e de outros processos semióticos.” (VITORIO, QUEIROZ, 2016, p.214). Através da construção específica de layout, cores, fontes, impressão e o formato do livro, tivemos como resultado uma experiência que vai além de um simples álbum de fotos.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Primeiro nos propomos a fazer uma análise imagética sob o método de leitura de imagens de Didi-Huberman, comparando lado a lado as cartas correspondentes a cada arcano maior nos três baralhos escolhidos como referência. Através do que o autor define como dialética do olhar, as imagens não podem ser entendidas apenas sob a ótica delas mesmas enquanto formas e modelos de expressão definidos e restritos. O autor sugere a abertura do olhar para a categoria do invisível, que está além do que se pode ver e/ou ler em uma imagem, levando o debate sobre imagens para o campo da subjetividade, criando, a partir do olhar, um diálogo entre objeto observado e seu observador (DIDI-HUBERMAN, 1998).਀䄀瀀猀 愀 愀渀氀椀猀攀 挀漀洀瀀愀爀愀琀椀瘀愀 攀 琀攀渀搀漀 攀氀攀最椀搀漀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 挀漀渀昀椀最甀爀愀爀椀愀洀 渀漀猀猀愀 瀀爀漀搀甀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 琀漀搀愀猀 愀猀 昀漀琀漀猀 攀洀 攀猀琀切搀椀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 搀攀 漀戀樀攀琀漀猀 渀愀猀 挀漀洀瀀漀猀椀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 爀攀昀漀爀愀爀 攀猀琀攀 挀愀爀琀攀爀 猀甀最攀猀琀椀瘀漀 攀 猀椀洀戀氀椀挀漀 攀 攀砀瀀氀漀爀愀渀搀漀 愀 氀甀稀 挀漀洀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 渀漀 甀猀漀 搀攀 挀漀爀攀猀 攀 椀渀琀攀渀猀椀搀愀搀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 甀猀漀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀椀猀 挀漀洀漀 漀 氀椀最栀琀 瀀愀椀渀琀椀渀最⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一愀 瀀爀漀搀甀漀 最爀昀椀挀愀 搀漀 昀漀琀漀氀椀瘀爀漀 䄀刀䌀䄀一唀䴀Ⰰ 攀氀攀最攀洀漀猀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 猀愀渀昀漀渀愀搀漀 瀀漀爀 洀攀氀栀漀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 搀愀 樀漀爀渀愀搀愀 搀漀 栀攀爀椀⸀ 伀 氀椀瘀爀漀 瀀漀猀猀甀椀 漀渀稀攀 搀漀戀爀愀猀Ⰰ 挀漀渀昀椀最甀爀愀渀搀漀 ㈀㈀ 瀀最椀渀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 漀渀稀攀 搀攀 甀洀 氀愀搀漀 攀 漀渀稀攀 搀漀 漀甀琀爀漀⸀ 倀愀爀愀 攀渀昀愀琀椀稀愀爀 漀 琀漀洀 搀攀 洀椀猀琀爀椀漀 攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 漀挀甀氀琀漀猀 渀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 猀攀氀攀挀椀漀渀愀洀漀猀 搀甀愀猀 挀漀爀攀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀㨀 漀 瀀爀攀琀漀 攀 漀 搀漀甀爀愀搀漀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 甀洀愀 挀愀瀀愀 搀甀爀愀 搀攀 挀漀爀 瀀爀攀琀愀⸀  Optamos por produzir a capa sem lombada com o título impresso nas duas partes para fazer alusão à continuidade da jornada do Louco, que estará sempre de volta ao ponto zero de seu Caminho. Em contrapartida, colocamos os nossos nomes apenas em uma das capas para sinalizar o início da ordem dos arcanos. Para a grafia do nome, usamos letras douradas, seguindo a identidade visual das fotos. Todas as imagens estão em formato vertical 10x15 cm, impressas no papel couché, simulando as dimensões originais das cartas de baralho. Para as páginas, escolhemos o color plus preto de gramatura 120, tornando o fotolivro mais robusto e consistente. ਀䄀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 焀甀攀 搀攀瘀攀 昀愀稀攀爀 樀甀猀 愀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 焀甀攀 攀氀愀 挀漀渀挀爀攀琀椀稀愀 攀 焀甀攀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀  猀甀愀 猀攀洀攀氀栀愀渀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀ⴀ猀攀 愀焀甀椀 挀漀洀漀 甀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀 焀甀攀 琀爀愀渀猀瀀愀爀攀挀攀 攀氀攀最渀挀椀愀 攀 猀愀戀攀搀漀爀椀愀猀 愀渀挀攀猀琀爀愀椀猀⸀ 䄀 昀漀渀琀攀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀猀 挀愀爀琀愀猀 昀漀椀 愀 䠀漀洀攀 刀攀洀攀搀礀Ⰰ 挀甀樀愀猀 猀攀爀椀昀愀猀 爀攀洀攀琀攀洀 愀 甀洀愀 攀猀挀爀椀琀愀 洀愀椀猀 昀漀爀洀愀氀 攀 猀爀椀愀⸀ 䔀砀挀攀琀漀 瀀攀氀愀 挀愀瀀愀Ⰰ 漀 昀漀琀漀氀椀瘀爀漀 昀漀椀 琀漀搀漀 洀漀渀琀愀搀漀 洀愀渀甀愀氀洀攀渀琀攀⸀ 伀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 昀漀琀漀氀椀瘀爀漀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀猀猀攀 甀渀椀挀愀洀攀渀琀攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀愀渀搀漀 焀甀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 琀椀瘀攀猀猀攀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 椀洀愀最琀椀挀愀Ⰰ 猀攀 挀漀氀漀挀愀渀搀漀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 椀洀愀最攀洀 猀攀洀 渀攀渀栀甀洀愀 椀渀琀攀爀昀攀爀渀挀椀愀 漀甀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 琀攀砀琀甀愀氀Ⰰ 瘀椀瘀攀渀挀椀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 甀洀愀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀漀 愀 洀愀椀猀 栀漀渀攀猀琀愀 攀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 切渀椀挀愀 洀愀渀攀椀爀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀攀 猀攀 漀戀琀攀爀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 挀漀洀瀀氀攀琀愀 挀漀洀 漀 吀愀爀  渀漀猀 挀漀氀漀挀愀渀搀漀 搀椀愀渀琀攀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀㨀  猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀氀愀猀 焀甀攀 渀漀猀 猀漀 爀攀瘀攀氀愀搀漀猀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀爀挀愀渀漀猀 最甀愀爀搀愀搀漀猀 渀攀猀琀攀猀 挀搀椀最漀猀Ⰰ 攀洀 洀攀椀漀 愀漀 搀椀氀漀最漀 猀椀洀甀氀琀渀攀漀 搀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 琀攀洀瀀漀爀愀氀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 猀愀氀琀愀洀 搀攀猀琀攀猀 猀洀戀漀氀漀猀 挀漀洀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 爀攀瀀攀爀琀爀椀漀 搀攀 焀甀攀洀 愀猀 漀戀猀攀爀瘀愀⸀ 匀攀 渀漀猀 愀琀攀渀琀愀爀洀漀猀  攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 最攀爀愀氀Ⰰ 瘀攀爀攀洀漀猀 焀甀攀 甀洀愀 氀攀椀琀甀爀愀 漀爀愀挀甀氀愀爀 渀漀  洀甀椀琀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀漀 焀甀攀 渀漀猀 瀀爀漀瀀攀 䐀椀搀椀ⴀ䠀甀戀攀爀洀愀渀 攀洀 猀攀甀 洀琀漀搀漀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀 搀攀 漀戀爀愀猀 搀攀 愀爀琀攀⸀  A dialética do olhar à qual nos propomos nesta metodologia possibilita, assim como no uso oracular, o mesmo contato com os rincões mais distantes de nossas subjetividades, que nos falam muito mais do que a simples leitura denotativa – inclusive sobre nós mesmos. Logo, a proposta de se colocar diante da imagem, é a de se colocar diante de si mesmo, percorrendo os caminhos não racionais através dos quais a humanidade tem tentado, através dos séculos, explorar o mistério da vida e do universo ao seu redor, nos transformando internamente conforme o próprio Herói se transforma a cada arcano em sua jornada.਀伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 搀攀猀琀攀猀 愀爀挀愀渀漀猀 爀攀瘀攀氀漀甀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 琀挀渀椀挀漀 攀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 攀洀 攀猀琀切搀椀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 椀洀愀最攀洀 猀攀 洀愀渀琀洀 攀洀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 洀甀氀琀椀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 愀 挀愀搀愀 渀漀瘀漀 漀氀栀愀爀 ጀ†挀愀搀愀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀椀搀愀搀攀 挀漀氀漀挀愀搀愀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 椀洀愀最攀洀 挀漀渀猀琀爀椀Ⰰ  猀甀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 渀漀瘀漀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀⸀ 䔀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 猀漀戀 琀爀猀 漀氀栀愀爀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 琀爀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀Ⰰ 攀 琀攀渀搀漀 挀愀搀愀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 洀愀椀猀 渀琀椀洀愀 挀漀洀 挀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 戀愀爀愀氀栀漀猀Ⰰ 渀漀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 洀愀椀猀 愀甀琀渀琀椀挀愀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 漀 琀愀爀 昀甀渀挀椀漀渀愀 挀漀洀漀 甀洀 攀猀瀀攀氀栀漀 搀愀 瀀猀椀焀甀攀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 䄀刀䌀䄀一唀䴀 猀甀琀椀氀洀攀渀琀攀 爀攀瘀攀氀愀洀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 甀猀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 搀愀 氀甀稀Ⰰ 渀漀猀猀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 挀漀洀 漀 吀愀爀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 攀洀 焀甀攀 渀漀 攀渀挀攀爀爀愀洀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀 攀 挀漀渀瘀椀搀愀洀 漀 氀攀椀琀漀爀 愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 猀甀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䘀䔀刀一섀一䐀䔀娀Ⰰ 䠀⸀ 䘀漀琀漀氀椀瘀爀漀猀 氀愀琀椀渀漀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀猀愀挀 一愀椀昀礀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀䄀䴀倀䔀刀Ⰰ 䐀⸀ 䄀 䔀猀琀爀甀琀甀爀愀 吀攀洀瀀漀爀愀氀 搀愀猀 䤀洀愀最攀渀猀⸀ 䔀搀椀挀椀漀渀攀猀 䄀渀愀挀漀渀搀愀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀䴀倀䈀䔀䰀䰀Ⰰ 䨀⸀ 伀 䠀攀爀椀 搀攀 䴀椀氀 䘀愀挀攀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀⸀ 倀攀渀猀愀洀攀渀琀漀Ⰰ ㄀㤀㐀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀伀一䐀䤀匀Ⰰ 䐀⸀ 䄀⸀ 匀椀渀琀愀砀攀 搀愀 䰀椀渀最甀愀最攀洀 嘀椀猀甀愀氀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 䴀愀爀琀椀渀猀 䘀漀渀琀攀猀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀唀一䜀Ⰰ 䌀⸀ 䜀⸀Ⰰ 伀 䠀漀洀攀洀 攀 猀攀甀猀 匀洀戀漀氀漀猀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 一漀瘀愀 䘀爀漀渀琀攀椀爀愀Ⰰ ㄀㤀㜀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ 匀⸀Ⰰ 䨀甀渀最 攀 漀 吀愀爀 ጀ†唀洀愀 䨀漀爀渀愀搀愀 䄀爀焀甀攀琀瀀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 䌀甀氀琀爀椀砀Ⰰ ㄀㤀㤀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀刀䄀匀匀唀匀䬀䤀Ⰰ 䰀⸀ 䄀 䔀猀琀琀椀挀愀 搀漀 吀愀爀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀伀䐀䔀䰀䔀吀Ⰰ 䐀⸀ 䰀漀甀挀甀爀愀猀 攀 刀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 匀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 䔀搀⸀ 嘀漀稀攀猀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䤀䐀䤀ⴀ䠀唀䈀䔀刀䴀䄀一Ⰰ 䜀⸀ 伀 儀甀攀 嘀攀洀漀猀Ⰰ 伀 儀甀攀 一漀猀 伀氀栀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 ㌀㐀⸀ ㄀㤀㤀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䤀䐀䤀ⴀ䠀唀䈀䔀刀䴀䄀一Ⰰ 䜀⸀ 䐀椀愀渀琀攀 搀愀 䤀洀愀最攀洀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 ㌀㐀⸀ ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀吀䠀䔀匀Ⰰ 刀⸀ 䘀爀愀最洀攀渀琀漀猀 搀攀 唀洀 䐀椀猀挀甀爀猀漀 䄀洀漀爀漀猀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀爀琀椀渀猀 䘀漀渀琀攀猀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀吀䰀䔀吀吀Ⰰ匀⸀ 䄀 䈀戀氀椀愀 搀漀 吀愀爀漀琀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 倀攀渀猀愀洀攀渀琀漀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀吀䔀䄀唀Ⰰ 倀愀甀氀⸀ 䄀渀挀椀攀渀 吀愀爀漀琀 搀攀 䴀愀爀猀攀椀氀氀攀 ⴀ ᰀ䜠爀椀洀愀甀搀ᴀⰠ ㄀㤀㌀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀䄀䤀吀䔀Ⰰ 䄀⸀䔀⸀ 吀栀攀 倀椀挀琀漀爀椀愀氀 䬀攀礀 吀漀 吀栀攀 吀愀爀漀琀⸀ 唀⸀匀⸀ 䜀愀洀攀猀Ⰰ ㄀㤀㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䠀䄀刀䴀䄀一ⴀ䈀唀刀䬀䔀Ⰰ 䨀㬀 一䔀圀䔀䰀䰀Ⰰ 䰀⸀䜀⸀㬀 伀 吀愀爀 䴀椀琀漀氀最椀挀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀⸀ 匀椀氀椀挀椀愀渀漀Ⰰ ㄀㤀㠀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀唀一䜀Ⰰ 䌀⸀䜀⸀ 倀猀椀挀漀氀漀最椀愀 攀 䄀氀焀甀椀洀椀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀搀⸀ 嘀漀稀攀猀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䌀䜀唀䤀刀䔀Ⰰ 圀㬀 䠀唀䰀䰀Ⰰ 刀⸀ 䘀⸀ 䌀⸀ 䌀⸀ 䜀⸀ 䨀甀渀最㨀 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 䔀渀挀漀渀琀爀漀猀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 䌀甀氀琀爀椀砀Ⰰ ㄀㤀㜀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀唀一䜀Ⰰ 䌀⸀ 䜀⸀ 伀猀 䄀爀焀甀琀椀瀀漀猀 攀 漀 䤀渀挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀 䌀漀氀攀琀椀瘀漀Ⰰ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀搀⸀ 嘀漀稀攀猀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀