INSCRIÇÃO: | 00186 |
CATEGORIA: | CA |
MODALIDADE: | CA07 |
TÍTULO: | Brasília Lê Jenipapo |
AUTORES: | Giovana Leite Vieira (Universidade Católica de Brasília); Daniel José de Castro Silva Zacariotti (Universidade Católica de Brasília); Luana Busanello Rosback (Universidade Católica de Brasília); Alex Vidigal Rodrigues de Sousa (Universidade Católica de Brasília) |
PALAVRAS-CHAVE: | Experiência, Filme, Fotografia, Jenipapo, Publicidade |
RESUMO | |
O presente paper se refere ao trabalho intitulado “Brasília lê Jenipapo” referente a direção de fotografia do filme publicitário chamado “Experimente Jenipapo”, roteirizado e produzido durante o primeiro semestre de 2017 na matéria de Técnicas de Redação e Produção para TV e Cinema. O filme foi produzido com o intuído de divulgar a revista-laboratório da Universidade Católica de Brasília, Jenipapo. A fotografia do filme foi realizada com o objetivo de somar espaços internos da universidade com a arquitetura modernista da cidade de Brasília. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 琀攀洀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 搀攀挀椀猀椀瘀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 昀愀稀攀爀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 搀攀猀琀攀 愀 搀攀挀椀猀漀 搀攀 挀愀洀椀渀栀漀猀 攀猀琀琀椀挀漀猀 攀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀椀猀 愀琀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀渀椀挀漀猀 攀 昀氀洀椀挀漀猀⸀ 䐀攀渀琀爀漀 搀攀猀琀攀 愀猀瀀攀挀琀漀Ⰰ 爀攀猀漀氀瘀攀洀漀猀 愀氀椀愀爀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀 漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 愀 漀甀琀爀漀 昀愀琀漀爀 洀甀椀琀漀 洀愀爀挀愀渀琀攀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 攀洀 焀甀攀 漀 昀椀氀洀攀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀Ⰰ 愀 愀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀 攀洀 琀漀搀漀 漀 洀甀渀搀漀 瀀漀爀 猀甀愀 愀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀 攀 猀攀甀 甀爀戀愀渀椀猀洀漀 昀甀琀甀爀椀猀琀愀猀 攀 猀攀洀 椀最甀愀氀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 瀀漀爀 䰀切挀椀漀 䌀漀猀琀愀 攀 伀猀挀愀爀 一椀攀洀攀礀攀爀⸀ Sendo assim, dentro do primeiro semestre do ano de 2017 na disciplina de Técnicas de Redação e Produção para TV e Cinema ministrada pelo professor Alex Vidigal Rodrigues de Sousa no curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília, o filme foi desenvolvido durante um exercício onde os alunos deveriam criar um filme, com caráter publicitário e que desenvolvesse uma narrativa aliada a um dos diversos produtos internos da universidade.ऀ伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 最爀甀瀀漀 猀攀 搀攀猀琀椀渀漀甀 愀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 昀椀氀洀攀 瀀愀爀愀 愀 爀攀瘀椀猀琀愀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 䨀攀渀椀瀀愀瀀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 昀椀氀洀攀 攀爀愀 漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 愀猀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀椀搀愀搀攀猀 搀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 椀渀琀攀爀渀愀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 爀攀昀攀爀椀搀愀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 最爀甀瀀漀⸀ 一攀猀琀攀 挀愀猀漀Ⰰ 爀攀猀漀氀瘀攀爀洀漀猀 愀氀椀愀爀 洀漀渀甀洀攀渀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀Ⰰ 攀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 攀洀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 瀀攀氀愀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 渀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 爀攀氀愀琀愀猀 渀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 攀 渀漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 昀攀椀琀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ Sendo assim, realizamos a direção de fotografia do filme visando ressaltar estas especificidades do jornalismo e da cidade de Brasília. | |
JUSTIFICATIVA | |
O trabalho vem com o desejo principal de fomentar os projetos internos da universidade por parte dos alunos, professores e funcionários, afinal, a maior parte destes projetos são voltados para a própria comunidade acadêmica. Sendo assim, se faz necessária a criação de spots, jingles, filmes, fotografias e demais materiais publicitários para o compartilhamento destes materiais.ऀ伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀愀洀戀洀 猀攀 昀愀稀 渀愀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 愀猀 攀搀椀攀猀 攀 搀椀愀最爀愀洀愀攀猀 猀漀 琀漀搀愀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 洀愀琀爀椀挀甀氀愀搀漀猀 渀愀 洀愀琀爀椀愀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
Quando falamos nos métodos e técnicas realizados na direção de fotografia entraremos em questões mais relacionadas a produção do filme, afinal, a fotografia se aplica sobre o mesmo. Sendo assim, o filme foi filmado em uma câmera de modelo “Câmera Digital HD Sony NX5” com o auxílio de um tripé, rebatedor e sungun (para controles mínimos de iluminação). O filme foi filmado em dois dias, sendo o primeiro as locações externas e o segundo as internas. Após todo o material ter sido filmado, realizamos a edição por meio do programa de edição Premiere da Adobe, corrigindo, em geral, fatores de iluminação, tempo e composição.ऀ | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
ऀ伀 瀀爀漀搀甀琀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 甀洀 昀椀氀洀攀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 搀攀 甀洀 洀椀渀甀琀漀 搀椀瘀甀氀最愀渀搀漀 漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀 椀渀琀攀爀渀愀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀琀攀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀漀 搀椀琀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀洀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀⸀
O filme traz cenas internas e externas, sendo as internas espaços da universidade, como os laboratórios e a empresa júnior:
(Empresa Júnior Matriz)
E os externos, monumentos do icônico complexo arquitetônico do Eixo Monumental da cidade de Brasília:
(Museu Nacional da República)
(Catedral Metropolitana de Brasília)
(Torre de TV de Brasília)
Sendo assim, o filme apresentado conta com contrastes referentes as cores naturais da cidade, azul, cinza e branco, com as cores mais fortes dos ambientes internos, como a parede da empresa júnior da universidade feita por um grupo de grafiteiros da cidade de Brasília.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 愀猀猀椀洀Ⰰ 焀甀攀 挀漀洀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 戀漀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 渀漀猀 昀椀氀洀攀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀猀Ⰰ 攀 渀漀猀 昀椀氀洀攀猀 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 愀琀椀渀最椀爀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 愀挀攀椀琀愀漀 攀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 愀漀猀 焀甀愀椀猀 漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 猀攀 搀攀猀琀椀渀愀洀⸀ 吀漀洀愀渀搀漀 挀漀洀漀 瀀爀攀洀椀猀猀愀 戀猀椀挀愀 漀 攀猀琀甀搀漀 搀漀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀 愀漀 焀甀愀氀 漀 昀椀氀洀攀 猀攀 搀攀猀琀椀渀愀 瀀愀爀愀 愀猀猀椀洀 搀攀挀椀搀椀爀 挀爀椀琀爀椀漀猀 挀漀洀漀 椀氀甀洀椀渀愀漀Ⰰ 氀漀挀愀漀 攀Ⰰ 挀氀愀爀漀Ⰰ 攀猀琀椀氀漀 搀攀 昀椀氀洀愀最攀洀 攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀
Percebemos então que, após a realização e a divulgação do filme em canais internos da universidade a importância da valorização dos produtos internos da universidade, em especial uma revista produzida inteiramente no âmbito de uma matéria não obrigatória no currículo de formação. Devemos assim promover cada mais a valorização de matérias locais e regionais, principalmente se os mesmos forem realizados por colegas e colaboradores de nosso espaço de estudo. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀刀䔀吀伀Ⰰ 吀椀愀最漀⸀ꀀ嘀攀渀搀攀ⴀ匀攀 䔀洀 ㌀ 匀攀最甀渀搀漀猀⸀㨀ꀀ䴀愀渀甀愀氀 䐀漀 刀漀琀攀椀爀漀 倀愀爀愀 䘀椀氀洀攀 倀甀戀氀椀挀椀琀愀爀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀攀渀愀挀Ⰰ ㈀ 㐀⸀
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.20-28. 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |