A reportagem Amendoim fora de época, produzida por duas estudantes do curso de jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso Sul, aborda o trabalho infantil como temática. Apresenta abordagem tríade, chamando a atenção do leitor para os deveres do Estado, da sociedade e da família para com a criança e o adolescente, conforme o previsto no Artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), inspirado no Artigo 227º da Constituição Federal, e em normativas internacionais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Convenção Internacional dos Direitos da Criança.伀 䄀爀琀椀最漀 㐀漀⸀ 搀漀 䔀䌀䄀 瀀漀渀琀甀愀 漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 愀猀猀攀最甀爀愀搀漀猀㨀
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. (ECA, 1990)䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 愀琀爀椀戀甀椀攀猀 昀攀椀琀愀猀 渀愀 氀攀最椀猀氀愀漀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 氀愀渀愀 甀洀 渀漀瘀漀 漀氀栀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 洀愀猀 搀攀戀愀琀攀渀搀漀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀愀瀀椀猀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀愀爀琀攀 瘀椀猀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 搀愀 椀渀攀昀椀挀挀椀愀 搀攀 甀洀愀 氀攀最椀猀氀愀漀 搀椀猀琀愀渀琀攀 搀漀 漀戀樀攀琀漀Ⰰ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀渀搀漀 愀 昀爀愀最椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 攀洀 猀攀甀 猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 瀀爀漀琀攀漀 攀 最愀爀愀渀琀椀愀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀⸀
Em um segundo momento sinaliza as convenções sociais que perpetuam o ciclo da pobreza. Para tanto, traça o perfil da mãe que também trabalhou durante a infância. A reportagem discute os diversos motivos culturais e econômicos pelos quais o ciclo continua seguindo e coloca em debate a negligência e até inércia da sociedade e do Estado.倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀爀愀稀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 猀椀Ⰰ 渀愀爀爀愀渀搀漀 愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀⸀ 䌀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀 挀漀洀漀 瘀椀漀氀愀漀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 愀 爀漀琀椀渀愀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀 洀戀椀琀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䨀漀爀渀愀氀ⴀ䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 䤀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 甀洀愀 瘀椀猀漀 瀀爀琀椀挀愀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀漀 昀愀稀攀爀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 攀洀 猀甀瀀漀爀琀攀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀⸀ 匀漀戀爀攀琀甀搀漀 愀琀攀渀搀攀 愀 甀洀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀Ⰰ 最甀愀爀搀愀搀愀猀 愀猀 搀攀瘀椀搀愀猀 瀀爀漀瀀漀爀攀猀Ⰰ 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀 愀 爀漀琀椀渀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 愀瀀甀爀愀漀 愀琀 愀 攀搀椀漀 攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀⸀
Como produto jornalístico, o objetivo é debater a problemática social do trabalho infantil, denunciar a lacuna entre legislação e a garantia de direitos, permeada por políticas públicas pouco eficazes, evidenciando o papel sobrecarregado e fragilizado da família, impossibilitada de garantir os direitos da criança e do adolescente. 嘀椀猀愀Ⰰ 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 挀椀攀渀琀攀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 琀攀洀愀 攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 琀爀愀搀攀 ⠀䔀猀琀愀搀漀Ⰰ 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 昀愀洀氀椀愀⤀Ⰰ 攀氀攀渀挀愀爀 挀愀甀猀愀猀 攀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀 愀氀洀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 搀攀猀猀攀猀 昀愀琀漀爀攀猀⸀ 䐀攀渀琀爀攀 攀氀攀猀Ⰰ 愀 瘀甀氀渀攀爀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀漀攀挀漀渀洀椀挀愀Ⰰ 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 攀渀焀甀愀渀琀漀 洀攀 攀 瀀爀漀瘀攀搀漀爀愀Ⰰ 漀 猀椀猀琀攀洀愀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 攀 愀 猀甀樀攀椀漀 搀愀 挀爀椀愀渀愀 攀 搀漀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀 愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀嘀攀爀椀昀椀挀愀洀漀猀Ⰰ 攀洀 甀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 攀 愀 渀愀琀甀爀愀氀椀稀愀漀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀 攀洀 䌀愀洀瀀漀 䜀爀愀渀搀攀Ⰰ 挀漀渀猀琀愀琀愀洀漀猀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 漀爀搀攀洀 攀挀漀渀洀椀挀愀 攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 焀甀攀 挀愀甀猀愀洀 攀猀猀攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 渀愀琀甀爀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀挀甀氀琀愀渀搀漀 攀昀攀椀琀漀猀 攀 搀椀氀甀椀渀搀漀 愀 瘀椀漀氀愀漀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 攀洀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 戀攀渀昀椀挀愀⸀ 䐀椀愀渀琀攀 搀愀 爀攀挀漀爀爀渀挀椀愀 搀漀 琀攀洀愀 攀洀 甀洀愀 攀猀昀攀爀愀 猀漀挀椀愀氀 愀洀漀爀昀愀 攀 挀椀攀渀琀攀 搀愀猀 昀愀氀栀愀猀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 攀洀 猀甀愀猀 愀琀爀椀戀甀椀攀猀 氀攀最愀椀猀 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀爀 愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀
Como esclarece Sousa, “a principal função do jornalismo, nos estados democráticos de direito, é a de manter um sistema de vigilância e de controlo dos poderes. Esta vigilância exerce-se através da difusão pública de informação” (SOUSA, 2001, p. 13). Uma das funções da reportagem, portanto, é agir como instrumento social. Partimos de um incômodo, uma demanda inicialmente particular, porém com um tema de extremo interesse público.伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀爀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 甀洀 昀攀渀洀攀渀漀 焀甀攀 爀攀昀氀攀琀攀 ᰀ愠猀 挀漀渀搀椀攀猀 最攀爀愀椀猀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 琀爀愀渀猀瀀愀爀攀挀攀渀搀漀 洀愀椀猀 甀洀愀 瘀攀稀 漀猀 爀攀昀氀攀砀漀猀 搀愀猀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 搀愀猀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀攀猀 攀 搀漀 昀漀爀琀愀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀砀挀氀甀猀漀ᴀ†⠀䌀唀匀吀팀䐀䤀伀Ⰰ ㈀ 㘀Ⰰ 瀀⸀ 㠀㠀⤀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀 愀猀 琀椀瀀漀氀漀最椀愀猀 搀椀猀猀攀爀琀愀琀椀瘀愀Ⰰ 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀愀Ⰰ 甀猀愀渀搀漀 漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 洀愀猀 琀漀洀愀渀搀漀 漀 搀攀瘀椀搀漀 挀甀椀搀愀搀漀 瀀愀爀愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀爀 愀 椀洀愀最攀洀 攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 渀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 渀愀爀爀愀搀愀猀⸀ 一漀猀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀洀漀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 攀洀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀爀 漀猀 挀攀渀爀椀漀猀 挀漀洀漀 爀攀猀椀搀渀挀椀愀 攀 漀猀 瀀攀爀挀甀爀猀漀猀 搀漀猀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 瘀攀渀搀攀搀漀爀攀猀 搀攀 愀洀攀渀搀漀椀洀 攀 搀攀洀愀椀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 漀甀 猀椀琀甀愀攀猀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 氀攀瘀愀爀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀⸀
Para construção da reportagem realizamos, inicialmente, uma pesquisa documental extensa, utilizando como base a legislação, principalmente o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), não só para embasar o produto final, mas também como norte para nossa conduta enquanto jornalistas em processo de formação. Foram utilizadas na abordagem das fontes oficiais e especialistas entrevistas semiestruturadas e estruturadas.一漀 挀愀猀漀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 愀 洀攀 攀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀漀 搀椀氀漀最漀 攀 愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 搀椀爀攀琀愀⸀ 䘀椀稀攀洀漀猀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 椀洀攀爀猀漀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 昀愀洀椀氀椀愀爀 攀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀焀甀椀 瘀愀氀攀洀漀ⴀ渀漀猀 搀愀 栀甀洀愀渀椀稀愀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 甀洀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀⸀
Ao contrário da espetacularização, a entrevista com finalidade de traçar um perfil humano não provoca gratuitamente, apenas para acentuar o grotesco, para “condenar” a pessoa (que estaria pré-condenada) ou para glamorizá-la sensacionalisticamente. Esta é uma entrevista aberta que mergulha no outro para compreender seus conceitos, valores, comportamentos, histórico de vida. (MEDINA, 1990, p.18) 倀漀爀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 愀 爀攀搀愀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 漀爀愀氀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 搀攀 愀猀猀愀氀琀漀Ⰰ 愀琀爀漀瀀攀氀愀洀攀渀琀漀 攀 漀甀琀爀漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 渀愀爀爀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 昀漀渀琀攀 焀甀攀 渀漀 琀椀瘀攀洀漀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀爀⸀ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 渀漀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀愀猀 挀漀洀 挀氀椀攀渀琀攀猀 攀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀攀爀挀甀爀猀漀 搀愀 椀洀攀爀猀漀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 切琀攀椀猀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 瀀漀猀椀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀 攀 愀 挀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀攀爀洀攀愀搀愀 搀攀 昀愀琀漀猀 焀甀攀 挀漀氀漀挀愀洀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 愀 氀攀最椀猀氀愀漀⸀ 吀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 搀甀愀猀 挀洀攀爀愀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀猀 攀 甀洀 最爀愀瘀愀搀漀爀 搀攀 瘀漀稀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀Ⰰ 挀栀攀挀愀最攀洀Ⰰ 爀攀搀愀漀 攀 攀搀椀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀 甀洀 琀攀砀琀漀 搀攀 焀甀愀琀爀漀 瀀最椀渀愀猀Ⰰ 搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 琀爀猀 瀀愀爀琀攀猀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 琀攀砀琀漀Ⰰ 椀渀琀椀琀甀氀愀搀漀 䄀洀攀渀搀漀椀洀 昀漀爀愀 搀攀 瀀漀挀愀 琀攀洀 挀愀爀琀攀爀 洀愀椀猀 搀椀猀猀攀爀琀愀琀椀瘀漀Ⰰ 猀椀琀甀愀 漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 昀愀稀攀爀 甀洀 挀漀洀瀀愀爀愀琀椀瘀漀 洀愀椀猀 挀氀愀爀漀 挀漀洀 愀 氀攀最椀猀氀愀漀 攀 攀砀攀洀瀀氀椀昀椀挀愀爀 瀀攀爀椀最漀猀 攀 猀甀樀攀椀攀猀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀
O segundo e terceiro textos − Filhos da ciranda e Com a noite, o ofício − são narrativos-descritivos, considerando as possibilidades do tema, como dito anteriormente. Buscam refletir sobre as consequências e causas da atividade infantil. O segundo, utilizando a metáfora da ciranda, uma brincadeira infantil, trata do ciclo da pobreza. O terceiro propõe uma narrativa do trajeto feito pela família durante o trabalho.一漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 琀攀砀琀漀 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀 搀甀愀猀 昀漀琀漀猀⸀ 一漀 猀攀最甀渀搀漀 攀 琀攀爀挀攀椀爀漀 甀洀愀 昀漀琀漀Ⰰ 洀愀渀琀攀渀搀漀 漀 攀焀甀椀氀戀爀椀漀 搀攀 椀洀愀最攀洀 攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 攀砀椀最渀挀椀愀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 最爀昀椀挀漀⸀ 䄀猀 昀漀琀漀猀 挀漀渀瘀攀爀猀愀洀 椀渀琀椀洀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 琀攀砀琀漀⸀ 䴀愀椀猀 甀洀愀 瘀攀稀 愀焀甀椀 猀攀 洀愀渀琀洀 愀 瀀漀氀琀椀挀愀 搀攀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 漀 瀀爀攀琀漀 攀 漀 戀爀愀渀挀漀 瀀爀攀琀攀渀搀攀洀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀椀猀猀漀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 爀攀挀氀甀猀漀 搀愀 昀愀洀氀椀愀 瀀攀爀愀渀琀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀
A foto de capa, foi pensada enquanto abandono, conversando com a manchete Estado de abandono, manteve-se a silhueta do menino trabalhando em uma imagem em tons azul escuro e amarelo representando respectivamente o ambiente noturno e a infância. Além disso os traços em azul são desconcertantes, assemelham-se a pichação do muro de onde se lê a palavra luta. Por fim, foi feito um desfoque na foto, assegurando a não identificação do local.伀 琀攀砀琀漀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 攀渀琀爀攀琀琀甀氀漀猀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 昀爀甀椀漀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀漀 愀瀀甀爀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 一漀 琀琀甀氀漀 椀渀琀攀爀渀漀 戀甀猀挀愀洀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 挀漀洀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀猀 琀漀爀渀愀洀漀猀 洀攀琀愀昀漀爀椀挀愀洀攀渀琀攀 愀猀 瘀愀最攀渀猀 搀攀 愀洀攀渀搀漀椀洀Ⰰ 椀渀愀瀀爀漀瀀爀椀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀氀栀攀椀琀愀Ⰰ 昀漀爀愀 搀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 椀渀愀瀀爀漀瀀爀椀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 昀漀爀愀 搀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 瀀爀攀挀漀挀攀⸀
As tipografias, o tamanho das fontes e outros elementos da diagramação seguiram o projeto editorial gráfico do jornal. |