INSCRIÇÃO: 00311
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA05
 
TÍTULO: Eixos
 
AUTORES: Carolina Forattini Altino Machado Lemos Igreja (Universidade de Brasilia); Ana Paula da Fonseca de Souza (Universidade de Brasilia); Denise Moraes Cavalcante (Universidade de Brasilia)
 
PALAVRAS-CHAVE: webserie, distopia, narrativa seriada, ficção-científica, gênero
 
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo descrever o processo de criação e roteirização da websérie Eixos, uma narrativa seriada para a web. A série explora um futuro pós-apocalíptico de Brasília, a cidade utópica transformada em distopia, onde a população escassa se esconde em passagens subterrâneas e ruínas. As personagens Cássia e Inês se aventuram nesse ambiente inóspito a procura de respostas para os desaparecimentos recentes. A obra tem como objetivo discutir o conceito de distopia e o que significa escrever uma ficção científica no contexto brasileiro, tendo em vista que se trata de um gênero tradicionalmente eurocêntrico, e como adaptar esse gênero ao universo sociocultural de um país em desenvolvimento. Esse trabalho, portanto, objetiva a exposição de uma experiência de criação de um produto audiovisual e todos os desafios envolvidos em tal empreendimento.
 
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta o desenvolvimento do produto audiovisual intitulado Eixos: uma obra seriada destinada à plataforma online (websérie) que oferece uma experiência para sua audiência além das mídias tradicionais. O produto enquadra-se no gênero da ficção-científica e trata de um cenário pós-apocalíptico. Meio às ruínas de uma Brasília dilapidada, conta a história de Cássia, uma jovem solitária que parte a procura de seu amigo Igor após seu misterioso desaparecimento. A realização de uma obra seriada apresentou dificuldades próprias ao seu formato, como por exemplo na construção de um universo distópico dentro do gênero da ficção-científica. ਀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 洀攀渀琀攀 渀漀猀猀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 琀爀漀甀砀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀⸀ 倀漀爀 甀洀 氀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀戀漀爀搀愀爀 甀洀 琀攀洀愀 洀愀椀猀 挀漀洀甀洀攀渀琀攀 攀砀椀戀椀搀漀 猀漀戀 甀洀愀 琀椀挀愀 攀猀琀愀搀甀渀椀搀攀渀猀攀Ⰰ 攀洀 甀洀 瀀愀猀 挀漀洀漀 漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 爀攀猀瀀攀椀琀愀渀搀漀 猀攀甀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 猀漀挀椀漀瀀漀氀琀椀挀漀猀 攀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀 漀 攀昀攀椀琀漀 焀甀攀 椀猀猀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 琀爀愀稀攀爀 瀀愀爀愀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 甀洀 昀甀琀甀爀漀 搀椀猀琀瀀椀挀漀㼀 倀漀爀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀漀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀爀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 眀攀戀猀爀椀攀㨀 漀 焀甀攀 椀猀猀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 瀀愀爀愀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀㼀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 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Para Bassaget, a maior particularidade do formato de websérie é sua liberdade para criação. Uma vez que, no contexto em que vivemos, assistimos uma democratização dos meios de produção cinematográfica e a possibilidade de distribuir esse material de forma gratuita e acessível, isso se traduz por uma liberdade tanto na criação de conteúdos diferenciados como nos formatos produzidos. Segundo ele, o que faz da websérie uma mídia capaz de causar grandes mudanças no mundo cinematográfico é essa liberdade do criador.਀  Em termos técnicos, porém, notou-se que existem algumas caraterísticas que roteiristas devem considerar. Uma vez que a série é publicada em uma plataforma como o Youtube, podemos inferir que o público atingido estará a procura de conteúdo curto e claro - muitas vezes assistido em trânsito e em dispositivos como o celular. Logo, é necessário que se pense em roteiros de episódios curtos e objetivos, mas que sejam todavia imersivos para seu público.਀  “Se o tempo que o usuário destina para a fruição do conteúdo não é longo, o conteúdo em si não pode ser longo. Há então uma tendência para roteiros curtos e simples (em termos de escrita, não necessariamente de conteúdo) e serializados - no caso de narrativas com arcos mais longos. O fracionamento, que é herança da TV, converte-se numa espécie de hiperfracionamento, com a produção de vídeos que muitas vezes não ultrapassam dois minutos.” - FIGUEIREDO & MENDES (2015, pg. 171) ਀ De fato, cada episódio de Eixos é construído como uma narrativa contida entre 5 a 7 minutos, um capítulo que pudesse tanto avançar na trama geral da história (contada ao longo da dita “temporada”), como contar uma história em si que pudesse sustentar o interesse do espectador. ਀一漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀  琀攀洀琀椀挀愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 甀洀愀 爀攀愀氀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 攀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 猀漀戀爀攀 焀甀愀氀 猀攀 戀愀猀攀椀愀 漀 攀渀爀攀搀漀⸀ 䔀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀椀猀猀漀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 昀甀琀甀爀漀 搀椀猀琀瀀椀挀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 洀漀搀攀爀渀漀⸀ ਀䘀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 猀漀戀爀攀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 搀漀 䄀爀焀甀椀瘀漀 倀切戀氀椀挀漀 琀愀椀猀 挀漀洀漀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 漀爀椀最椀渀愀氀 搀攀 䰀切挀椀漀 䌀漀猀琀愀Ⰰ 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 搀攀 䨀甀猀挀攀氀椀渀漀 䬀甀戀椀琀猀挀栀攀挀欀Ⰰ 甀洀 䌀椀渀攀䨀漀爀渀愀氀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀 攀洀 ㄀㤀㘀 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envolveria a trama do roteiro. Pouco a pouco, as personagens foram sendo esculpidas usando como referências tanto experiências pessoais quanto outros produtos audiovisuais do mesmo gênero. Nesse momento, foi dada muita importância ao desenvolvimento das personagens, teorias como a “Jornada do Herói” de Joseph Campbell, mas principalmente também obras cinematográficas de gêneros parecidos que se destacaram pelo desenvolvimento de seus protagonistas. Grandes inspirações podem ser citadas tais "Buffy: The Vampire Slayer" (1996-2003), "Wynonna Earp" (2015-), "Xena: Warrior Princess" (1995-2001), "Carmilla" (2014-2017), "Her Story" (2015).਀ Os aspectos religiosos retratados no roteiro foram levantados através de entrevistas informais com Pais de Santo de terreiros nos arredores de Brasília e por vivência própria da autora. Isso permitiu extrapolar sobre conhecimentos tradicionais para transpor essas crenças até um futuro pós-apocalíptico do contexto brasiliense.਀ Uma vez delineados esses aspectos, o processo do roteiro começou com a elaboração de uma história em quadrinho. Esses painéis permitiram uma maior clareza do desenvolvimento do enredo e uma melhor caracterização das personagens - permitiu que estes criassem vida e personalidade antes mesmo de serem apresentadas à equipe. As páginas da história em quadrinhos serviram como processo criativo e como referência ao longo de toda a elaboração do roteiro, sendo elas um espaço de criatividade e de análise de cada aspecto da narrativa.਀ऀ Em seguida, foram efetuados numerosos tratamentos do roteiro até atingir a versão final aqui apresentada, levando em conta aspectos de produção, de fotografia e de direção de arte arrecadados ao longo da pré-produção. Um dos aspectos importantes do roteiro neste momento foi a inclusão de expressões de idiomas diferentes que agregam ao conceito futurista da cultura brasileira no momento da história. ਀ ਀匀椀琀甀愀搀愀 攀洀 ㈀ 㘀 Ⰰ 䔀椀砀漀猀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 瀀漀爀 甀洀愀 瘀椀猀漀 昀甀琀甀爀猀琀椀挀愀 愀瀀漀挀愀氀瀀琀椀挀愀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 䰀切挀椀漀 䌀漀猀琀愀 瀀愀爀攀挀攀 琀攀爀 猀椀搀漀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 愀戀愀渀搀漀渀愀搀漀 瀀攀氀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 搀攀 甀洀 瀀愀猀 攀洀 攀戀甀氀椀漀 ⴀ 甀洀 瀀愀猀 焀甀攀 愀瀀猀 猀漀昀爀攀爀 甀洀 最漀氀瀀攀 猀漀戀爀攀 猀甀愀猀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀猀Ⰰ 攀渀琀爀漀甀 攀洀 最爀愀瘀攀猀 挀爀椀猀攀猀 攀挀漀渀洀椀挀愀猀Ⰰ 最甀攀爀爀愀猀 挀椀瘀椀猀 攀 最漀瘀攀爀渀漀猀 搀攀猀攀猀瀀攀爀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 洀愀渀琀攀爀 漀 瀀漀搀攀爀 猀漀戀爀攀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 愀 漀渀搀愀 洀甀渀搀椀愀氀 搀攀 愀甀琀漀搀攀猀琀爀甀椀漀⸀ 伀 瀀愀猀 猀攀 搀攀猀昀愀稀 攀洀 琀漀琀愀氀 搀攀猀最漀瘀攀爀渀漀Ⰰ 戀爀椀最愀猀 琀攀爀爀椀琀漀爀椀愀椀猀 攀渀琀爀攀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 瀀爀漀瀀爀椀攀琀爀椀漀猀 搀攀 琀攀爀爀愀Ⰰ 甀洀 猀椀猀琀攀洀愀 焀甀愀猀攀 昀攀甀搀愀氀 椀渀猀琀愀甀爀愀搀漀⸀ ਀䄀 瀀漀瀀甀氀愀漀 猀攀 琀漀爀渀愀 渀洀愀搀攀Ⰰ 攀洀 戀漀愀 瀀愀爀琀攀Ⰰ 猀攀洀 爀甀洀漀⸀ 䔀 䈀爀愀猀氀椀愀 瀀攀爀搀攀 猀甀愀 爀愀稀漀 搀攀 猀攀爀⸀ 䤀猀琀漀 Ⰰ 猀攀 漀 瀀氀愀渀漀 搀漀猀 愀爀焀甀椀琀攀琀漀猀 攀 攀渀最攀渀栀攀椀爀漀猀 漀爀椀最椀渀愀椀猀 渀漀 琀椀瘀攀猀猀攀 氀攀瘀愀搀漀 攀洀 挀漀渀琀愀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 愀甀琀漀搀攀猀琀爀甀椀漀 搀漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀⸀ 䌀爀椀愀爀愀洀 甀洀愀 挀椀搀愀搀攀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀攀爀 愀 攀猀猀愀猀 挀愀琀猀琀爀漀昀攀猀Ⰰ 攀猀瀀攀爀愀渀搀漀 焀甀攀 甀洀 搀椀愀Ⰰ 挀漀洀 瀀愀猀猀愀最攀椀爀漀猀 洀攀琀椀挀甀氀漀猀愀洀攀渀琀攀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀猀Ⰰ 漀 琀漀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀 倀氀愀渀漀 倀椀氀漀琀漀 氀攀瘀愀渀琀愀猀猀攀 瘀漀漀⸀ 刀攀猀琀愀 愀 焀甀攀猀琀漀㨀 焀甀攀洀 最漀瘀攀爀渀愀 攀猀猀愀 愀爀挀愀㼀  ਀䌀猀猀椀愀Ⰰ 瀀愀猀猀漀甀 愀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀攀 猀甀愀 瘀椀搀愀 瘀椀愀樀愀渀搀漀 挀漀洀 猀攀甀猀 瀀愀椀猀 瀀漀爀 甀洀 瀀愀猀 攀洀 挀爀椀猀攀Ⰰ 猀攀洀攀愀搀漀 搀攀 爀攀瘀漀氀琀愀猀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀猀攀猀Ⰰ 搀攀猀愀猀琀爀攀猀 攀 搀攀猀琀爀甀椀漀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 攀氀攀猀 爀攀挀漀氀栀椀愀洀 氀椀瘀爀漀猀 瀀愀爀愀 爀攀挀甀瀀攀爀愀爀 甀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀攀爀搀椀搀漀⸀ 䠀 瀀漀甀挀漀猀 愀渀漀猀 猀攀 椀渀猀琀愀氀漀甀Ⰰ 愀瀀猀 甀洀愀 戀爀椀最愀 挀漀洀 猀攀甀猀 瀀愀椀猀Ⰰ 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀⸀ 伀猀 戀氀漀挀漀猀 搀漀 瀀氀愀渀漀 攀猀琀漀 攀渀瘀攀氀栀攀挀椀搀漀猀 攀 搀攀猀挀甀椀搀愀搀漀猀Ⰰ 漀 挀攀爀爀愀搀漀 椀渀瘀愀搀椀甀 漀 挀漀渀挀爀攀琀漀 搀攀 䰀切挀椀漀 䌀漀猀琀愀 攀 漀猀 瀀漀甀挀漀猀 栀愀戀椀琀愀渀琀攀猀 焀甀攀 爀攀猀琀愀洀 猀攀 攀猀瀀爀攀椀琀愀洀 瀀攀氀愀猀 猀漀洀戀爀愀猀⸀ 䌀猀猀椀愀 琀攀洀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀 挀漀洀瀀愀渀栀攀椀爀漀 洀攀椀漀 愀 攀猀猀攀猀 戀氀漀挀漀猀 搀攀 挀漀渀挀爀攀琀漀㨀 䤀最漀爀Ⰰ 甀洀 樀漀瘀攀洀 椀搀攀愀氀椀猀琀愀 攀 爀攀瘀漀氀甀挀椀漀渀爀椀漀⸀ 䴀愀猀 氀漀最漀Ⰰ 攀氀攀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀攀⸀ ਀䌀猀猀椀愀 愀搀漀琀愀 甀洀愀 渀漀瘀愀 爀漀琀椀渀愀Ⰰ 猀漀氀椀琀爀椀愀 攀洀 甀洀愀 挀椀搀愀搀攀 焀甀攀 瀀愀爀攀挀攀 攀猀瀀攀氀栀愀爀 愀 搀椀猀琀渀挀椀愀 焀甀攀 攀氀愀 挀漀氀漀挀愀 攀渀琀爀攀 攀氀愀 攀 漀猀 漀甀琀爀漀猀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀ⴀ猀攀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀 䌀栀椀挀漀Ⰰ 甀洀 挀漀洀攀爀挀椀愀渀琀攀 焀甀攀 愀挀攀椀琀愀 琀爀漀挀愀爀 愀氀最甀洀愀猀 搀攀 猀甀愀猀 戀愀琀攀爀椀愀猀 昀攀椀琀愀猀 攀洀 挀愀猀愀 瀀攀氀愀猀 爀漀甀瀀愀猀 攀 愀氀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 攀氀愀 瀀爀攀挀椀猀愀⸀ 䔀砀瀀氀漀爀愀 愀 挀椀搀愀搀攀 猀攀洀瀀爀攀 焀甀攀 瀀漀搀攀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀 漀猀 猀攀甀猀 洀愀椀猀 洀椀渀甀琀漀猀 爀攀挀愀渀琀漀猀Ⰰ 愀琀爀猀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀椀猀琀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 焀甀愀渀琀漀 愀漀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 䤀最漀爀⸀ ਀ 䔀氀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀 ጀ†攀洀 瘀漀 ጀ†戀甀猀挀愀渀搀漀 椀渀搀挀椀漀猀 搀攀 猀甀愀 瀀愀猀猀愀最攀洀⸀ 준 攀洀 甀洀 搀攀猀猀攀猀 搀椀愀猀Ⰰ 愀瀀猀 挀愀洀椀渀栀愀爀 氀漀渀最愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 挀椀搀愀搀攀 攀洀 猀甀愀 戀甀猀挀愀 爀漀琀椀渀攀椀爀愀Ⰰ 焀甀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 攀洀 挀愀漀猀Ⰰ 爀攀瀀氀攀琀漀 搀攀 最愀猀攀猀 氀愀挀爀椀洀漀最渀攀漀猀 攀 甀洀愀 昀甀洀愀愀 愀最漀渀椀稀愀渀琀攀Ⰰ 猀攀甀 愀洀椀最漀 猀攀渀搀漀 愀爀爀愀猀琀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 洀椀猀琀攀爀椀漀猀愀 昀漀爀愀 琀愀爀攀昀愀⸀ 준 猀愀氀瘀愀 搀漀 洀攀猀洀漀 搀攀猀琀椀渀漀 瀀攀氀愀 樀漀瘀攀洀 䤀渀猀Ⰰ 愀 挀愀洀漀渀愀 ⠀愀樀甀搀愀渀琀攀⤀ 搀攀 甀洀愀 䴀攀 搀攀 匀愀渀琀漀 焀甀攀 猀攀洀瀀爀攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀瘀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ 䤀渀猀 愀 猀愀氀瘀愀 攀 愀 瀀爀漀琀攀最攀Ⰰ 攀洀 搀攀琀爀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀漀琀攀漀 搀攀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀ ਀ 䨀甀渀琀愀猀Ⰰ 漀挀甀瀀愀洀 漀 愀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䌀猀猀椀愀 攀 瀀爀漀挀甀爀愀洀 搀攀猀瘀攀渀搀愀爀 漀 洀椀猀琀爀椀漀 搀漀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 椀渀切洀攀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 ጀ†攀渀琀爀攀 攀氀愀猀 䤀最漀爀 攀 䌀栀椀挀漀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀漀猀 挀愀爀漀猀 愀洀椀最漀猀 搀愀猀 最愀爀漀琀愀猀⸀ 䄀 愀洀椀稀愀搀攀 攀渀琀爀攀 攀氀愀猀 猀攀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀 愀 挀愀搀愀 搀椀愀⸀  Em uma cidade de concreto vazia, onde – muitas vezes por medo – poucos se encontram, Inês se torna o único vínculo de Cássia com o resto do mundo. Mas o mistério que Igor deixou as levará muito mais longe. Os desaparecimentos são cada dia mais frequentes e violentos. Logo as duas se vêm sendo perseguidas e caçadas, até que serão levadas a confrontar o verdadeiro destino da cidade planejada.
 
CONSIDERAÇÕES
A elaboração do roteiro da websérie Eixos foi um experimento em gêneros narrativos. Esse trabalho pretende transgredir e ressignificar formas de narrativas tradicionais comuns, pensando em novas abordagens que possam agregar a nossa cultura audiovisual.਀ Dentro do mercado cinematográfico brasileiro, o mundo da ficção científica e universos distópicos é ainda pouco trabalhado e pouco valorizado. No mundo ocidental esse gênero serve desde seu surgimento literário (com Frankenstein de Mary Shelley) como ferramenta para comentários sobre as qualidades da sociedade atual, utilizando de metáforas para ressignificar o avanço científico tanto em termos esperançosos de crescimento humano, como para exemplificar os defeitos do Homem. Obras como 1984 de George Orwell são até hoje citadas como advertências para o que o nosso mundo pode se tornar. Star Trek, por sua vez, serviu como inspiração para inúmeros avanços científicos no mundo ocidental desde seu lançamento em 1966.਀ Hoje em dia, toda uma geração consome diariamente produtos cinematográficos que tratam do fim de nossa sociedade tal a conhecemos, seja por doenças (ou zumbis - Walking Dead), por bombas nucleares (The 100), por movimentos políticos (Handmaid’s Tale). Essas obras fazem parte de um imaginário mundial sobre o futuro da raça humana. Mas essas obras também estão situadas no seio de uma sociedade americana, judaico-cristã, radicalmente diferente da história de um país como o Brasil. ਀ O roteiro de Eixos traz a partir de uma nova abordagem quanto a consumo e leitura, uma obra ficcional contemplada por uma narrativa repleta por características e desafios próprios, mas que é criada em um imaginário inserido na cultura brasileira e, principalmente, nas raízes de sua capital federal. O roteiro cria um ambiente e um enredo que procura atravessar uma história local e dialogar com o contexto de uma nação, convidando-os a se transpor para uma nova visão - mesmo se um tanto pessimista - sobre sua realidade.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
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