INSCRIÇÃO: | 00315 |
CATEGORIA: | JO |
MODALIDADE: | JO04 |
TÍTULO: | Revista Campus Repórter - Edição Comemorativa 10 anos |
AUTORES: | LEILANE GAMA SANTOS (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Daniela Franca do Nascimento Farias (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); João Victor Maciel da Silva (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Ana Luiza Sobreira Padilha de Oliveira (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Beatriz Melo Franco Nery (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Pedro Moreth de Carvalho (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Emille Catarine Rodrigues Cançado (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Ana Carolina Kalume Maranhão (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Alana Martinez Moraes da Silva (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Michael Leandro Rios (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Bruna Pereira Rocha (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Luana Melody Vasconcelos Brasil (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Gabriel Solha Shinohara (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Lis Gabriela de Almeida Cappi (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Thayssa Victória de Souza Alves (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Solano dos Santos Nascimento (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Thallita Alves Silva (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Sérgio Araujo de Sá (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Ana Julia Ferreira Paiva (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Thomas Jefferson Gonçalves (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Murilo de Souza Caldas Fagundes (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Celia Kinuko Matsunaga Higawa (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Henrique Burnett Aboud Souza da Eira (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Neila Pereira de Almeida (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Paulo Roberto Assis Paniago (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Raphaele Ferreira Caixeta (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Rafael Dietzsch (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Vítor de Menezes Sales (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA); Bruna Burkhardt Furlani (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA) |
PALAVRAS-CHAVE: | comunicação, revista experimental, jornalismo, campus reporter, reportagem especial |
RESUMO | |
Com dez anos de estrada, a revista Campus Repórter, desenvolvida por alunos – com orientação de professores - da Faculdade de Comunicação da UnB, traz uma edição especial. Em comemoração, o leitor pode nesta 19ª Campus Repórter conhecer a história, personagens que já passaram pela revista e experiências de ex-alunos e professores nessa trajetória. As matérias possuem uma característica especial: um box informativo que conecta cada reportagem a conteúdos semelhantes de edições anteriores. O design da revista também é outro destaque. Cores vivas, desenhos feitos à mão e papéis especiais reforçam que a produção desta revista foi feita com dedicação e estudo. São apresentadas 9 matérias e um ensaio fotográfico, como o relato dos indígenas Aikewáras sobre indiferença social e a um olhar de jornalistas sobre mudanças na profissão e na produção da notícia ao longo desta última década. | |
INTRODUÇÃO | |
A revista Campus Repórter começou por meio de um experimento em 2008 do professor e ex-diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília - UnB, David Renault, com alunos que produziram reportagens especiais durante uma saída de campo, também em comemoração aos 30 anos do Jornal Campus. Já são dezoito edições da revista sendo ela um dos principais espaços no curso para prática dos alunos de Comunicação na Universidade de Brasília. Nesta décima nona edição, que comemora os 10 anos de Campus Repórter, o leitor vai perceber que revista foi dividida em duas partes principais. Na primeira parte, são apresentados pontos das principais temáticas abordadas na revista nas edições anteriores. Ex-alunos e professores que participaram da história da revista também podem ser mais conhecidos nessa edição, na qual eles comentam experiências com a produção da revista. Por meio de relatos e ilustrações a revista apresenta um olhar, de jornalistas já inseridos no mercado de trabalho, sobre mudanças na produção da notícia ao longo da última década, em especial a transição do jornalismo impresso para o online. Lembramos que em 10 anos uma das principais mudanças no jornalismo foi a transição da notícia impressa para a online dessa forma apresentamos relatos de jornalistas sobre o tema é possível conferir também um ensaio fotográfico especial sobre vestígios da capital Brasília. O arquiteto e urbanista Anderson Schneider, formado pela UnB mostra como busca reconstruir o que "permanece na cidade". Já na segunda parte da revista, são apresentadas sete reportagens, nas quais durante o processo de produção da revista os alunos propuseram abordar temas relacionados a edições anteriores. Em cada matéria, um box chamado "memórias" conta um pouco de como o assunto se relaciona a reportagens já realizadas ao longo das 18 edições da Campus. | |
OBJETIVO | |
O principal objetivo da Campus Repórter, edição 19, foi apresentar um histórico da revista que comemora, este ano, uma década de existência, sempre buscando o caráter experimental e oportunidade de inovar na criação e produção de uma reportagem pelos alunos. A revista quer também mostrar como foi a criação e o caminho percorrido por alunos e professores ao longo dos últimos dez anos da Campus. Para isso, destacamos a necessidade de constantes reuniões e trabalhos em equipes e duplas para pesquisas e entrevistas com ex-alunos e professores da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, sendo esse tipo de interação e produção em grupo também uma das propostas da Campus. A realização de novas reportagens e ampliar a divulgação de trabalhos de conclusão de curso e produzidos em outras disciplinas do curso de Jornalismo da UnB, são apresentados nesta e ao longo de edições anteriores da Campus Repórter. | |
JUSTIFICATIVA | |
Com a constante inovação na área da Comunicação, a experimentação no ambiente acadêmico se torna essencial para o aprimoramento da profissão do Jornalista. A Campus Repórter como revista-laboratório permite com que estudantes de jornalismo, integrados entre si e com estudantes de outras áreas da Comunicação tenham a oportunidade de colocar o aprendizado da sala de aula em prática com a possibilidade de testar, avançar, arriscar, e tudo sob a orientação de professores com experiência de mercado e na Academia. Ao longo de 10 anos a revista Campus tem aberto mais uma porta para que trabalhos de conclusão de curso, reportagens realizadas em disciplinas, assim como propostas de estudantes de jornalismo possam ter um alcance maior e chegarem a mais pessoas, em especial, à população que muitas vezes não está inserida no corpo da Universidade. A 19ª edição da revista apresenta temas abordados ao longo da última década na Campus e relatos de experiências de ex-alunos e professores da Faculdade de Comunicação da UnB. Da mesma forma, apresentamos novas reportagens, mas de uma que permite com que o leitor relacione os assuntos abordados - como exclusão social, desastres ambientais, personalidades e sua relação com a comunidade, arte e música, experimentos artísticos e literários (sempre ao final de cada edição) - ao histórico de reportagens da revisto ao longo das edições anteriores. Uma forma de unir o conhecimento em jornalismo adquirido pelos alunos e como tem sido sua transição, como a produção tem sido feita e como pode ser desenvolvida nos dias de hoje. | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
O trabalho desenvolvido ao longo de um semestre contou com participação de 25 estudantes. Eles foram divididos em equipes. No grupo responsável pelas matérias, 15 repórteres, sendo um deles também revisor de texto. No projeto gráfico, foram 6 estudantes de publicidade e design, mais um aluno desenvolveu as 4 capas da revista e uma ilustradora. Uma estudante foi a fotografia da edição um ou outro estudante realizou o tratamento das imagens. As equipes eram gerenciadas principalmente três professores. A professora Célia Matsunaga e o professor rafael Dietzsch ficaram responsáveis pela comunicação visual da revista e realizaram encontros com os grupos de forma semanal e dividiram a diagramação das reportagens entre os integrantes. A professora Ana carolina Kalume foi a diretora-executiva da revista e orientou a produção das matérias. Mais três professores auxiliaram como editores dos textos: Paulo Paniago, Sérgio de Sá e Solano Nascimento. As reportagens foram desenvolvidas a partir de temas propostos por alunos de jornalismo inscritos na disciplina Campus Repórter. Alguns começaram a avançar nos temas a partir da orientação na disciplina. Outros foram trabalhos que inicialmente foram elaborados em outras disciplinas da Faculdade, inclusive como Projetos de conclusão de curso. Estes foram ajustados ao formato e objetivos da Campus Repórter, sempre discutidos com o professores e estudando a necessidade de conversar com mais alguma fonte ou realizar novas fotografias ou ilustrações. Durante as reuniões realizadas, a equipe de reportagem sugeriu que cada matéria fosse, de alguma forma, conectada a temas anteriores abordados nas 18 edições prévias da revista, já que se tratava de uma edição especial de 10 anos. Foram elaborados pequenos textos que relacionam o assunto de cada reportagem ao que já foi produzido anteriormente por outros alunos que passaram pela produção da Campus. Previamente, a equipe de diagramação sugeriu limites de caracteres para as reportagens - de forma conjunta foi estudado qual espaço e número de páginas seriam disponibilizados para cada matéria. Os textos foram redigidos pelos estudantes individualmente ou em dupla, editados por um dos professores e revisados pelo aluno revisor de texto, em seguida enviados à equipe de diagramação. Para que o design de cada reportagem já pudesse começar a ser estudado pelos diagramadores, eram realizadas reuniões periódicas com toda a turma ou,em muitos casos as informações dos demais grupos de trabalhos eram repassados pelos professores orientadores de cada equipe, tanto de forma presencial como online, fosse por meio de email ou mensagens de whatsapp. Por fim, com a diagramação concluída, foram feitas impressões preto e branco para melhor revisão, tanto do texto como da diagramação. Feitas as alterações, o arquivo foi enviado à gráfica que retornou em forma de uma boneca da revista, ou seja, uma prévia de como a revista ficaria depois de pronta, inclusive com as cores e cortes reais. Em cima da boneca foi necessário realizar mais mais alterações. Quanto ao texto, percebeu-se também que faltavam informações, como legendas de fotos. Depois das alterações finais no último arquivo, este foi enviado novamente à gráfica que entregou o trabalho completo, com tirarem de três mil exemplares, no final de 2017. O material foi distribuído na Universidade e para a Comunidade após lançamento realizado em um restaurante no centro da cidade com participantes, familiares e colegas. | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
A Campus Repórter é a revista-laboratório da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, UnB, na qual alunos, sob orientação de professores, participam de todas as etapas de produção de uma revista, desde a apuração de reportagens especiais a finalização dos arquivos gráficos para impressão.䔀猀琀愀 攀搀椀漀 挀漀洀攀洀漀爀愀琀椀瘀愀 搀攀 搀攀稀 愀渀漀猀 搀愀 䌀愀洀瀀甀猀 刀攀瀀爀琀攀爀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ 㜀 攀 琀攀洀 瀀漀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 愀漀 愀氀甀渀漀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 搀攀猀琀愀焀甀攀猀 搀愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 攀 攀砀琀攀爀渀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀
一攀猀琀愀 攀搀椀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 漀 氀攀椀琀漀爀 瀀漀搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 攀 焀甀愀椀猀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 昀漀渀琀攀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 瀀攀氀愀 䌀愀洀瀀甀猀⸀ 䔀洀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 挀漀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 愀琀甀愀渀琀攀猀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀漀猀 焀甀愀氀 漀 漀氀栀愀爀 搀攀氀攀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 渀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀猀猀攀猀 切氀琀椀洀漀猀 搀攀稀 愀渀漀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 渀漀琀挀椀愀Ⰰ 渀愀 琀爀愀渀猀椀漀 搀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 瀀愀爀愀 漀 漀渀氀椀渀攀⸀ 䘀攀挀栀愀渀搀漀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 洀攀琀愀搀攀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 甀洀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 搀漀 愀爀焀甀椀琀攀琀漀 攀 甀爀戀愀渀椀猀琀愀 䄀渀搀攀爀猀漀渀 匀挀栀渀攀椀搀攀爀 戀甀猀挀愀 爀攀猀最愀琀愀爀 氀甀最愀爀攀猀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 攀猀焀甀攀挀椀搀漀猀 挀漀洀 漀 琀攀洀瀀漀⸀
䔀洀 洀愀椀猀 猀攀琀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䌀愀洀瀀甀猀 刀攀瀀爀琀攀爀 漀甀 挀漀洀漀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 挀甀爀猀漀Ⰰ 栀 甀洀 瀀攀焀甀攀渀漀 琀攀砀琀漀 焀甀攀 挀漀渀攀挀琀愀 挀愀搀愀 琀攀洀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀 挀漀洀 愀渀琀椀最愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 渀愀猀 㠀 攀搀椀攀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 伀 爀攀氀愀琀漀 搀漀猀 椀渀搀最攀渀愀猀 搀漀 䄀椀欀攀眀爀愀猀 猀漀戀爀攀 椀渀搀椀昀攀爀攀渀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 攀 爀攀愀搀愀瀀琀愀漀 搀攀 搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀猀 焀甀洀椀挀漀猀 渀漀 䐀椀猀琀爀椀琀漀 䘀攀搀攀爀愀氀Ⰰ 攀搀甀挀愀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 攀猀挀漀氀愀猀 椀渀挀氀甀猀椀瘀愀猀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 戀愀椀氀愀爀椀渀愀 䔀甀最渀椀愀 䘀攀漀搀漀爀漀瘀愀 渀愀 戀甀猀挀愀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 漀 挀攀渀爀椀漀 搀愀 搀愀渀愀 渀愀 䌀愀琀愀氀 䘀攀搀攀爀愀氀 攀 搀漀 最爀愀昀椀琀攀椀爀漀 伀匀䐀刀唀匀 ⠀猀甀爀搀漀Ⰰ 搀攀 琀爀猀 瀀愀爀愀 昀爀攀渀琀攀⤀ 焀甀攀 搀愀 瀀攀爀椀昀攀爀椀愀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 挀栀攀最漀甀 愀 攀砀瀀漀爀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 渀愀 攀甀爀漀瀀愀Ⰰ 猀漀 愀氀最甀渀猀 搀漀猀 琀攀洀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀⸀ 匀攀爀 瀀漀猀猀瘀攀氀 琀愀洀戀洀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 䴀愀搀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 爀攀猀最愀琀攀 愀漀 搀攀猀愀猀琀爀攀 攀洀 甀洀愀 戀愀爀爀愀最攀洀 瀀爀砀椀洀漀 愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀爀椀愀渀愀 ⠀䴀䜀⤀⸀
䄀猀 䌀愀洀瀀甀猀 猀攀洀瀀爀攀 琀攀爀洀椀渀愀洀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀 攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀⸀ 一攀猀琀愀 攀搀椀漀 栀 愀 洀漀猀琀爀愀 搀攀 甀洀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀漀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 唀渀䈀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀搀椀漀 挀漀洀攀洀漀爀愀琀椀瘀愀 愀渀漀猀 搀愀 䌀愀洀瀀甀猀 刀攀瀀爀琀攀爀 昀漀椀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 焀甀攀 琀漀甀砀攀 渀漀瘀愀猀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀猀 瀀愀爀愀 渀漀瘀愀猀 椀搀攀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 渀漀瘀愀猀 攀搀椀攀猀⸀ 䔀氀愀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 漀甀猀愀爀洀漀猀 甀洀 瀀漀甀挀漀 洀愀椀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 漀 甀猀漀猀 搀攀 渀漀瘀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 攀 昀漀爀洀愀琀漀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 愀漀 琀攀砀琀漀 搀攀猀琀愀挀愀洀漀猀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀戀爀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 䌀愀洀瀀甀猀 攀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀 攀砀ⴀ愀氀甀渀漀猀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 挀漀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 渀漀 爀愀洀漀⸀ 䘀漀椀 搀攀猀愀昀椀愀搀漀爀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 攀搀椀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 焀甀攀 瀀愀爀愀 愀 攀焀甀椀瀀攀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀瘀愀 愀氀最漀 洀甀椀琀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 琀愀洀戀洀 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 吀椀瘀攀洀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀 瀀爀愀稀漀猀 攀 愀氀甀渀漀猀 焀甀攀 挀漀渀昀椀爀洀愀爀愀洀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀攀瀀漀椀猀 搀漀 椀渀挀椀漀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀⸀ 䘀漀椀 爀攀猀猀愀氀琀愀搀漀 漀 焀甀愀渀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 愀 攀渀琀爀攀最愀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀 瀀愀爀愀 漀猀 搀椀愀最爀愀洀愀搀漀爀攀猀 挀漀洀 愀渀琀攀挀攀搀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 洀椀渀椀洀椀稀愀爀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 挀漀洀 爀攀瘀椀猀漀 攀 爀攀琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀漀 氀漀渀最漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀椀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 攀 挀漀渀攀砀漀 挀漀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 攀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 爀攀愀猀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 挀攀爀琀愀洀攀渀琀攀 漀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀⸀ 䘀漀椀 瀀攀爀挀攀瀀琀瘀攀氀 挀漀洀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 甀洀 戀漀洀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 搀愀 琀甀爀洀愀 挀漀洀 愀 爀攀猀瘀椀猀琀愀⸀ 䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 愀 䌀愀洀瀀甀猀 猀攀最甀攀 猀甀愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀⸀ 䴀愀椀猀 搀攀稀 愀渀漀猀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀㼀 䴀甀椀琀漀 洀愀椀猀 焀甀攀 椀猀猀漀⸀ 䄀 㤀ꨀ 攀搀椀漀 搀愀 䌀愀洀瀀甀猀 刀攀瀀爀琀攀爀 挀攀爀琀愀洀攀渀琀攀 搀攀椀砀愀爀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 渀愀 昀甀琀甀爀愀 攀 氀漀渀最愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 䌀愀洀瀀甀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀吀䴀䄀一Ⰰ 䘀戀椀漀 ⠀漀爀最⸀⤀⸀ 䄀 愀爀琀攀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 匀挀爀椀琀琀愀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 㤀㤀㔀 ⠀㈀ꨀ 攀搀椀漀⤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀伀唀䌀䠀䔀刀Ⰰ 䨀攀愀渀 䐀漀洀椀渀椀焀甀攀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀挀爀椀琀愀⸀ 倀漀爀琀甀最愀氀⸀ 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀 䤀渀焀甀爀椀琀漀Ⰰ 㤀㤀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䤀䴀䔀一匀吀䔀䤀一Ⰰ 䜀椀氀戀攀爀琀漀 攀 䬀伀吀匀䌀䠀伀Ⰰ 刀椀挀愀爀搀漀⸀ 䄀 愀瘀攀渀琀甀爀愀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 匀甀洀洀甀猀Ⰰ 㤀㤀 ⸀
GURAN, Milton. Linguagem fotográfica e informação, Editora Rio Fundo, Rio de Janeiro, 2001. HUMBERTO, Luis. A Poética do Banal, Editora UnB, Brasília, 2000. JORGE, Thaïs de Mendonça. O guia do foca, Editora Contexto, São Paulo, 2008. KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia, Ateliê Editorial, São Paulo, 2007. KOTSCHO, Ricardo. A prática da reportagem. São Paulo, Ática, 1986. LAGE, Nilson. Teoria e técnica do texto jornalístico. Rio de Janeiro, Elsevier, 2005. MOTTA, Luiz Gonzaga (org.), Imprensa e Poder. Brasília, Editora da UnB, 2002. SCALZO, Marília. Jornalismo de revista. São Paulo, Contexto, 2003. SODRÉ, Muniz e FERRARI, Maria Helena. Técnica de reportagem: notas sobre a narrativa jornalística. Summus Editorial, São Paulo, 1986.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |