Segundo pesquisa realizada em 2010 pela empresa Sophia Mind (DURÃO, 2017), 80% das brasileiras torcem por algum time, porém, não é equivocado afirmar que os clubes de futebol brasileiros desprivilegiam esse público quando o quesito é consumo (seja ele de materiais esportivos ou em relação ao hábito de ir ao estádio). A fim de materializar essa proposição, percebemos por uma breve busca no site Netshoes, maior loja online de produtos esportivos do Brasil, que, num universo de 773 camisas de futebol de clubes brasileiros, apenas 10% eram destinadas ao público feminino. Os clubes, em sua maioria, desconsideram que as mulheres passaram de simples telespectadoras e avançaram “[...] para uma nova posição ideológica, de torcedora assídua, atleta, consumidora e reprodutora de valores e novos conceitos sobre o esporte.” (SALGUEIRO; MELO; CORREA, 2014, online ).嘀椀猀琀漀 椀猀猀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 琀漀爀挀攀搀漀爀愀 攀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 挀攀渀爀椀漀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀 攀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 漀猀 漀氀栀愀爀攀猀 搀漀猀 琀椀洀攀猀 瀀攀爀渀愀洀戀甀挀愀渀漀猀 ⠀匀瀀漀爀琀 䌀氀甀戀 搀漀 刀攀挀椀昀攀Ⰰ 䌀氀甀戀攀 一甀琀椀挀漀 䌀愀瀀椀戀愀爀椀戀攀 攀 匀愀渀琀愀 䌀爀甀稀 䘀甀琀攀戀漀氀 䌀氀甀戀攀⤀ 瀀愀爀愀 愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀猀猀攀猀 瀀愀瀀椀猀⸀ 䔀猀猀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀漀 洀琀漀搀漀 搀攀 愀瘀愀氀椀愀漀 昀椀渀愀氀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 倀猀椀挀漀氀漀最椀愀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 瀀攀氀愀 倀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 匀漀爀愀礀愀 䈀愀爀爀攀琀漀 渀漀 漀椀琀愀瘀漀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ ㈀ 㜀⸀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 昀漀椀 猀漀氀椀挀椀琀愀搀漀 愀 琀甀爀洀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 漀猀 昀愀琀漀爀攀猀 焀甀攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀洀 愀 挀漀洀瀀爀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀⼀漀甀 猀攀爀瘀椀漀猀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀 攀Ⰰ 挀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 猀甀最攀爀椀爀 挀愀洀椀渀栀漀猀 愀瀀漀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀椀愀渀琀攀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀 瀀攀爀昀椀氀 搀愀猀 琀漀爀挀攀搀漀爀愀猀 搀漀猀 琀爀猀 挀氀甀戀攀猀 搀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 瀀攀爀渀愀洀戀甀挀愀渀愀 ⠀匀瀀漀爀琀 䌀氀甀戀 搀漀 刀攀挀椀昀攀Ⰰ 匀愀渀琀愀 䌀爀甀稀 䘀甀琀攀戀漀氀 䌀氀甀戀攀Ⰰ 䌀氀甀戀攀 一甀琀椀挀漀 䌀愀瀀椀戀愀爀椀戀攀⤀ 愀 昀椀洀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 猀甀愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 漀 攀猀琀搀椀漀 攀 挀漀洀 漀 昀甀琀攀戀漀氀 搀攀 洀漀搀漀 最攀爀愀氀⸀ ᰀ䴠甀氀栀攀爀 攀 挀漀渀猀甀洀漀 渀漀 昀甀琀攀戀漀氀ᴀ†猀攀爀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀 攀洀 甀洀 猀攀渀琀椀搀漀 愀洀瀀氀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 愀渀愀氀椀猀愀爀 愀猀 挀漀渀猀琀爀甀攀猀 焀甀攀 瀀攀爀洀攀椀愀洀 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 挀漀洀 愀 洀甀氀栀攀爀 渀漀 昀甀琀攀戀漀氀⸀ 䄀 椀渀琀攀渀漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 攀猀猀愀 瀀愀爀挀攀氀愀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 愀瀀漀渀琀愀爀 挀愀洀椀渀栀漀猀 攀洀 焀甀攀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 琀攀渀栀愀洀 琀愀渀琀愀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 搀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 搀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀 焀甀愀渀琀漀 栀漀洀攀渀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀漀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀 愀瀀氀椀挀愀搀漀 挀漀洀 愀猀 琀漀爀挀攀搀漀爀愀猀 搀漀猀 琀爀猀 琀椀洀攀猀 搀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 瀀攀爀渀愀洀戀甀挀愀渀愀⸀ 伀 攀猀瀀漀爀琀攀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀 瘀椀猀琀漀 挀漀洀漀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 椀渀挀氀甀猀椀瘀漀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀 瀀攀猀猀漀愀猀 洀愀猀Ⰰ 琀爀愀琀愀渀搀漀ⴀ猀攀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 搀漀 昀甀琀攀戀漀氀Ⰰ 猀愀戀攀洀漀猀 焀甀攀 攀猀琀 渀愀琀甀爀愀氀椀稀愀搀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 琀椀瀀椀挀愀洀攀渀琀攀 洀愀猀挀甀氀椀渀愀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀猀 䌀氀甀戀攀猀 愀挀愀戀愀洀 渀漀 椀渀瘀攀猀琀椀渀搀漀 渀漀 瀀切戀氀椀挀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 搀愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 挀漀洀漀 挀漀渀猀琀愀琀愀洀漀猀 渀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀愀 渀漀猀猀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 儀甀攀爀攀洀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 搀攀猀洀椀猀琀椀昀椀挀愀爀 愀 椀搀攀椀愀 焀甀攀 洀甀氀栀攀爀 渀漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀 搀愀 瘀椀搀愀 搀漀 猀攀甀 琀椀洀攀 搀漀 挀漀爀愀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 挀漀洀 漀 瀀愀猀猀愀爀 搀漀猀 琀攀洀瀀漀猀Ⰰ 甀猀愀渀搀漀 挀漀洀漀 攀砀攀洀瀀氀漀 倀攀爀渀愀洀戀甀挀漀Ⰰ 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀Ⰰ 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀 攀 攀猀琀漀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 渀漀 洀攀椀漀 搀攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀漀爀 攀 焀甀攀 椀猀猀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 瘀愀氀漀爀椀稀愀搀漀 攀 洀攀氀栀漀爀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 攀猀琀爀攀椀琀愀爀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 愀 爀攀氀愀漀 琀椀洀攀 ጀ†琀漀爀挀攀搀漀爀愀 搀攀渀琀爀漀 攀 昀漀爀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 攀猀瀀漀爀琀攀Ⰰ 洀愀椀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀攀渀琀攀 漀 昀甀琀攀戀漀氀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 攀猀琀攀瘀攀 愀琀爀攀氀愀搀漀 愀 瀀爀琀椀挀愀猀 洀愀猀挀甀氀椀渀愀猀⸀ 匀甀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 挀漀洀攀漀甀 挀漀洀漀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀 搀攀 氀愀稀攀爀 搀愀 攀氀椀琀攀Ⰰ 漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀漀猀 搀漀洀椀渀最漀猀 攀爀愀洀 椀渀挀爀攀洀攀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 樀漀最漀 搀攀 昀甀琀攀戀漀氀 攀渀琀爀攀 漀猀 栀漀洀攀渀猀Ⰰ 戀爀愀渀挀漀猀 攀 爀椀挀漀猀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀䤀堀⸀ 䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀猀猀愀 瀀爀琀椀挀愀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀愀 渀漀 洀攀椀漀 猀漀挀椀愀氀 爀攀昀漀爀愀瘀愀 漀猀 瀀愀瀀椀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀攀 栀漀洀攀渀猀 攀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 渀漀猀 焀甀愀椀猀 愀瀀攀渀愀猀 漀猀 栀漀洀攀渀猀 琀椀渀栀愀洀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 攀昀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 搀漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瀀漀猀猀甀愀洀 愀 昀甀渀漀 ⴀ 焀甀愀猀攀 焀甀攀 椀洀瀀漀猀琀愀 ⴀ 搀攀 愀瀀漀椀愀爀 攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 漀猀 樀漀最漀猀 搀漀猀 栀漀洀攀渀猀 ᰀ琠漀爀挀攀渀搀漀ᴀ†搀愀 愀爀焀甀椀戀愀渀挀愀搀愀⸀
Com efeito, o esporte evolui para uma atividade competitiva, que saiu dos domingos de lazer das famílias de elite para campeonatos que tinham jogadores com as habilidades necessárias para a execução do futebol. Os clubes cresceram sendo comandados por essa família da alta classe. Mas as mulheres, que acompanhavam anteriormente os jogos, foram deixando de lado o hábito e sendo excluídas da atividade principalmente no âmbito da prática do esporte. Os motivos para a construção desse preconceito de gênero perpassa tanto pelo argumento do homem “gostar” e “entender” melhor de futebol já que as mulheres sempre foram vistas como meras “torcedoras”, como também, por questões biológicas de que o corpo feminino não teria a capacidade de desenvolver os mesmos exercícios que os homens. 䄀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 洀甀搀愀渀愀猀 搀攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瘀椀猀漀 搀漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 渀漀 猀 渀漀 昀甀琀攀戀漀氀Ⰰ 洀愀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀 甀洀愀 氀甀琀愀 搀攀 最渀攀爀漀 焀甀攀 挀漀氀漀挀愀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 猀攀琀漀爀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 伀猀 挀愀洀瀀漀猀 猀椀洀戀氀椀挀漀猀 焀甀攀 愀渀琀攀猀 攀爀愀洀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀猀 栀漀洀攀渀猀 最愀渀栀愀洀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀 ⠀匀䄀䰀䜀唀䔀䤀刀伀㬀 䴀䔀䰀伀㬀 䌀伀刀刀䔀䄀Ⰰ ㈀ 㐀Ⰰ 漀渀氀椀渀攀⤀ 攀 椀猀猀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀 攀洀戀愀琀攀 搀攀 最渀攀爀漀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 愀瀀漀渀琀愀 ᰀ愠 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 渀漀瘀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 渀漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀 洀漀搀攀氀漀 挀漀渀猀甀洀漀 攀 愀 渀漀瘀愀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀洀漀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 猀漀 漀甀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 瀀攀爀挀攀戀椀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀 愀甀洀攀渀琀愀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 昀攀洀椀渀椀渀愀 渀愀 搀椀渀洀椀挀愀 搀漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 戀攀渀猀 攀 猀攀爀瘀椀漀猀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀猀ᴀ⸠ ⠀匀䄀䰀䜀唀䔀䤀刀伀㬀 䴀䔀䰀伀㬀 䌀伀刀刀䔀䄀Ⰰ ㈀ 㐀Ⰰ 漀渀氀椀渀攀⤀⸀
As mulheres querem estar nos estádios de futebol e, mais do que querer, elas estão. Segundo pesquisa realizada pela Sophia Mind e divulgada pelo jornal O GLOBO, 25% delas frequentam o estádio. Entretanto, por medo da violência, elas costumam ir poucas vezes ao ano e evitam os clássicos. “Futebol é coisa de homem” é um discurso que vem perdendo força no século XXI. Mas mesmo com tantas mudanças ainda se faz presente e acaba reiterando os longínquos discursos que distanciam a mulher do futebol tendo como justificativa básica os aspectos físicos e, sobretudo, construções sociais. “Está associado à masculinidade e ao poder físico do homem, mediante a conduta esportiva do futebol – em que o contato físico, o combate e o uso agressivo do corpo são explícitos, servindo como reprodutor da hegemonia masculinidade” (DEVIDE, 2005, p. 44).一漀猀 搀椀愀猀 愀琀甀愀椀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 渀漀 焀甀攀 猀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 瀀爀琀椀挀愀 焀甀愀渀琀漀 愀漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀氀甀戀攀猀 搀攀 昀甀琀攀戀漀氀Ⰰ 攀猀猀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 攀猀琀 攀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 洀漀搀椀昀椀挀愀漀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 猀攀爀 洀愀琀攀爀椀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀椀稀愀漀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 攀 渀漀 瘀漀氀甀洀攀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 昀攀洀椀渀椀渀愀猀 渀漀猀 攀猀琀搀椀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀愀 愀搀漀漀 搀攀 瀀爀琀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 愀 搀攀猀挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 洀愀挀栀椀猀洀漀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 搀攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀Ⰰ 洀甀氀栀攀爀攀猀 愀椀渀搀愀 琀洀 焀甀攀 氀椀搀愀爀 挀漀洀 愀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 搀攀猀挀漀渀昀椀愀渀愀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 搀攀洀愀椀猀 琀漀爀挀攀搀漀爀攀猀 攀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 挀氀甀戀攀 搀漀 挀漀爀愀漀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 猀攀甀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀 攀 愀漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀⸀
Por isso, a importância de tratar de um tema que, por sua vez, não vem sendo discutido no âmbito do consumo na academia, nem entre os próprios clubes que negligenciam esse público. Decidimos abordar esse tema na pesquisa, solicitada na disciplina Psicologia Publicitária, não só por essa necessidade abordada anteriormente, mas por sermos torcedores ativos do futebol pernambucano e de maioria mulheres que sentem esse descaso com elas. |
A metodologia utilizada para embasar a pesquisa foi pautada na revisão bibliográfica que consiste na busca de literatura e autores que conversem com o tema escolhido. Conforme explica Ida Stumpf (2006): “para estabelecer as bases em que vão avançar, alunos precisam conhecer o que já existe, revisando a literatura existente sobre o assunto. Com isto, evitam depender esforços em problemas cuja solução já tenha sido encontrada” (STUMPF In DUARTE; BARROS, 2006, p. 52). 䄀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀Ⰰ 匀甀爀瘀攀礀Ⰰ 猀攀爀瘀椀甀 瀀愀爀愀 搀甀愀猀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀㨀 愀 搀攀 攀砀瀀氀漀爀愀漀Ⰰ 渀甀洀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 洀攀氀栀漀爀 渀漀猀猀漀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 渀漀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀椀稀愀爀洀漀猀 挀漀洀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀Ⰰ 攀 甀洀愀 猀攀最甀渀搀愀 挀漀洀 挀愀爀琀攀爀 洀愀椀猀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀漀Ⰰ 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀渀搀漀 爀攀氀愀攀猀 攀渀琀爀攀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀⸀ 伀 猀甀爀瘀攀礀 甀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 焀甀攀 猀攀爀瘀攀 挀漀洀漀 ᰀ嬠⸀⸀崀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 搀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀渀猀琀椀琀甀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 猀爀椀攀 漀爀搀攀渀愀搀愀 搀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 嬀⸀⸀⸀崀ᴀ†⠀䰀䄀䬀䄀吀伀匀㬀 䴀䄀刀䌀伀一䤀Ⰰ 㤀㠀㔀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㠀⤀ 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 瘀愀渀琀愀最攀渀猀 攀挀漀渀漀洀椀稀愀爀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 愀氀挀愀渀愀爀 甀洀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 甀渀椀昀漀爀洀椀稀愀爀 愀 愀瘀愀氀椀愀漀 搀攀瘀椀搀漀 愀 椀洀瀀攀猀猀漀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀⸀ 吀爀愀戀愀氀栀愀洀漀猀 挀漀洀 甀洀愀 愀洀漀猀琀爀愀 渀漀ⴀ瀀爀漀戀愀戀椀氀猀琀椀挀愀 瀀漀爀 挀漀渀瘀攀渀椀渀挀椀愀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 猀甀愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀甀椀琀漀 最爀愀愀猀 愀 愀洀漀猀琀爀愀 渀漀 猀攀爀 昀椀砀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 渀漀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 攀砀愀琀愀 焀甀愀渀琀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 猀攀爀椀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀⸀ 伀戀琀椀瘀攀洀漀猀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 搀攀 甀洀愀 猀攀洀愀渀愀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 猀甀爀瘀攀礀Ⰰ 甀洀 爀攀琀漀爀渀漀 搀攀 ㈀㘀㈀ 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 ㈀㈀㔀 愀瀀琀愀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 昀漀爀愀洀 愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 爀攀挀攀戀椀搀愀猀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀渀琀攀猀 愀漀 最渀攀爀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀猀琀攀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀Ⰰ 挀漀洀 瀀攀爀猀漀渀愀猀 昀椀爀洀愀搀愀猀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀渀愀氀椀猀愀爀 焀甀攀猀琀攀猀 挀漀洀漀 最爀愀甀 搀攀 攀猀挀漀氀愀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 爀攀最椀漀 搀攀 爀攀猀椀搀渀挀椀愀Ⰰ 栀戀椀琀漀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀Ⰰ 搀攀猀氀漀挀愀洀攀渀琀漀 愀琀 漀 攀猀琀搀椀漀Ⰰ 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀爀 愀猀 瀀愀爀琀椀搀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 挀漀渀猀甀洀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 渀漀 昀甀琀攀戀漀氀⸀ 䄀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀爀漀瀀漀爀 愀攀猀 焀甀攀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀攀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀 渀漀猀 攀猀琀搀椀漀猀 攀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀攀 漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀氀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 猀甀爀瘀攀礀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 䜀漀漀最氀攀 䘀漀爀洀猀Ⰰ 漀 焀甀愀氀 渀漀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 攀渀瘀椀愀爀 瀀愀爀愀 最爀甀瀀漀猀 搀愀 爀攀愀 攀猀琀甀搀愀搀愀Ⰰ 愀氀洀 搀愀猀 渀漀猀猀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 爀攀搀攀猀 搀攀 挀漀渀琀愀琀漀⸀ 伀 瀀攀爀昀椀氀 搀攀洀漀最爀昀椀挀漀 瀀愀爀琀攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀甀稀愀洀攀渀琀漀 搀攀 搀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 洀愀椀猀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 挀漀洀 愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 愀瀀琀愀猀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 琀爀愀愀爀 甀洀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀⸀
A maior parcela das pesquisadas têm entre 17 e 25 anos (74,7%). Sobre o grau de escolaridade, mais da metade (50,7%) possuem superior incompleto ou cursando, profissão era uma questão aberta e estudante foi o que apresentou o maior resultado (44%), como atestado na questão anterior. As demais respostas foram mais variadas e poucas conseguiram um número tão expressivo quanto estudantes, por isso agrupamos as profissões por área de atuação, como profissionais de comunicação (11,1% ), de saúde (3,11%), da área administrativa (2,22%), do direito (2,22%), funcionárias públicas (2,22%), autônomas e donas de casa (3,11%). Questionamos sobre a área que as entrevistadas residiam e a maior parte apontou o Recife, totalizando 58,2% desse montante, 23,1% residem na zona norte, 14,2% zona sul, 13,3% zona oeste e 7,6% no centro. 倀愀爀愀 猀攀最甀椀爀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀砀椀洀愀 昀愀猀攀 攀爀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 琀漀爀挀攀爀 瀀愀爀愀 愀氀最甀洀 搀漀猀 ㌀ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 琀椀洀攀猀 搀愀 刀䴀刀Ⰰ 搀愀猀 爀攀猀瀀漀渀搀攀渀琀攀猀 椀渀椀挀椀愀椀猀 㤀㤀─ 琀漀爀挀椀愀洀 瀀漀爀 甀洀 搀攀氀攀猀⸀ 伀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀㨀 㜀㈀Ⰰ㤀─ 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀愀洀 挀漀洀漀 琀漀爀挀攀搀漀爀愀 搀漀 匀瀀漀爀琀Ⰰ 㜀Ⰰ㠀─ 搀漀 匀愀渀琀愀 䌀爀甀稀 攀 㠀Ⰰ㤀─ 搀漀 一愀切琀椀挀漀⸀ 䔀猀猀攀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 猀攀最甀攀洀 愀猀 琀攀渀搀渀挀椀愀猀 愀瀀漀渀琀愀搀愀猀 攀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 焀甀攀 愀瀀漀渀琀愀洀 愀 琀漀爀挀椀搀愀 搀漀 匀瀀漀爀琀 䌀氀甀戀 搀漀 刀攀挀椀昀攀 挀漀洀漀 洀愀椀漀爀 昀漀爀愀 搀漀 攀猀琀愀搀漀⸀
A partir de agora seguiremos com um universo de 224 respondentes. Nessa segunda fase buscamos entender características de consumo desse público sendo inicialmente mais gerais e depois voltadas para as que frequentem os estádios e as que não frequentam. Além do que de fato é consumido, buscamos entender um pouco dos problemas que afastam esse público dos estádios e da efetivação de compras. Vale salientar que a busca por entender a ida aos estádios aqui é tratada como consumo, pois além do consumo de ingressos que é um grande fonte de renda para os clubes, há também o consumo dentro dos estádios e no seu entorno. Esclarecido esse ponto vamos aos resultados. 伀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀 搀漀 猀攀甀 琀椀洀攀 焀甀攀 愀猀 琀漀爀挀攀搀漀爀愀猀 洀愀椀猀 挀漀渀猀漀洀攀洀Ⰰ 椀渀搀漀 漀甀 渀漀 愀漀猀 攀猀琀搀椀漀猀Ⰰ 搀攀 昀愀琀漀 愀 挀愀洀椀猀愀 ⠀瘀愀氀攀 猀愀氀椀攀渀琀愀爀 焀甀攀 愀 漀昀椀挀椀愀氀⤀㨀 㤀 Ⰰ㈀─ 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀昀椀爀洀漀甀 猀攀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 洀愀椀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀Ⰰ 猀攀最甀椀搀愀 瀀漀爀 戀愀渀搀攀椀爀愀 挀漀洀 㐀㤀Ⰰ㘀─ 攀 最愀爀爀愀昀愀猀⼀挀漀瀀漀猀 挀漀洀 㐀㔀Ⰰ㔀─⸀ 䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 琀攀爀洀漀猀 甀洀 爀愀渀欀椀渀最 最攀爀愀氀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀猀 洀愀椀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀猀 瀀攀氀愀猀 琀漀爀挀攀搀漀爀愀猀Ⰰ 瀀愀爀琀椀洀漀猀 瀀愀爀愀 甀洀愀 猀攀最洀攀渀琀愀漀 攀 搀椀瘀椀猀漀 搀攀 琀愀爀最攀琀 挀漀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 洀愀椀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 攀 挀漀洀 甀洀 挀愀爀琀攀爀 瀀攀猀猀漀愀氀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 椀搀愀 愀漀猀 攀猀琀搀椀漀猀 攀 搀椀瘀椀搀椀洀漀猀 愀 愀洀漀猀琀爀愀 愀琀甀愀氀 攀洀 搀漀椀猀 最爀甀瀀漀猀Ⰰ 愀猀 焀甀攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀洀 攀 愀猀 焀甀攀 渀漀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀洀⸀ 䐀攀猀猀愀猀Ⰰ 㜀─ 挀漀猀琀甀洀愀洀 椀爀 愀漀 攀猀琀搀椀漀 攀 ㈀㤀─ 渀漀⸀
Os resultados do grupo 1 - As frequentadoras - estão dispostos a seguir: a maior parcela delas costumam ir a todos os jogos dos times ou irem ao menos 2 vezes durante o mês (57,2%), para locomoção a carona (57,2%) e o ônibus (43,4%) são os mais citados, vale também mostrar o papel de táxi/uber que aparecem como terceira escolha (36,5%) das mulheres para ir e vir aos estádios. Entender como vão já nos dá pistas de com quem elas vão, e para sair do campo de suposições, questionamos também esse tópico. Os resultados apontam que maior parte das torcedoras vão aos estádios acompanhadas, seja de amigos (61,6%), familiares (49,1%) e companheiro(a) (29,6%). Citado por 99,4% das mulheres, a camisa aparece mais uma vez em destaque, como principal elemento em dia de ir ao estádio, em segundo lugar temos a bandeira citada por 56,6% da questionadas. Sobre o consumo dentro dos estádios descobrimos que água/refrigerante são os itens mais consumidos apontados por 89,3% das mulheres, seguido por lanches (44%) e cerveja (32,1%). E por fim, buscamos entender as razões que levam ao estádio e as que afastam. O amor ao clube é citado como principal motivação com (97,5%), enquanto o aumento da violência (74,2%) e casos de abuso contra a mulher, com ela ou com outras (52,2%) aparece como segundo motivo para o distanciamento dos estádios. 一漀 最爀甀瀀漀 ㈀ ⴀ 䄀猀 渀漀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀搀漀爀愀猀 ⴀ 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀漀椀 漀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 焀甀攀 愀猀 愀昀愀猀琀愀洀 搀漀猀 攀猀琀搀椀漀猀 攀 挀漀洀 攀猀猀愀 愀甀猀渀挀椀愀 挀漀洀漀 攀氀愀猀 挀漀渀猀漀洀攀洀 漀 琀椀洀攀 樀 焀甀攀 渀漀 攀猀琀漀 渀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀漀渀琀漀 搀攀 挀漀渀琀愀琀漀 搀漀 琀漀爀挀攀搀漀爀 挀漀洀 漀 挀氀甀戀攀⸀ 伀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 洀漀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 渀漀 椀搀愀 愀漀 攀猀琀搀椀漀 搀攀猀猀愀 瀀愀爀挀攀氀愀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 漀 洀攀猀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 洀漀琀椀瘀漀 搀漀 琀愀爀最攀琀 Ⰰ 漀 愀甀洀攀渀琀漀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 ⠀㜀㌀Ⰰ㠀─⤀Ⰰ 猀攀最甀椀搀漀 瀀攀氀愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 搀攀猀氀漀挀愀洀攀渀琀漀 ⠀㐀Ⰰ㔀─⤀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀洀漀猀 挀漀洀漀 攀氀愀猀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀 漀 琀椀洀攀Ⰰ 樀 焀甀攀 渀漀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀洀 漀猀 攀猀琀搀椀漀猀Ⰰ 攀 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 洀漀猀琀爀愀爀愀洀 焀甀攀 愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 昀漀椀 漀 洀攀椀漀 洀愀椀猀 挀椀琀愀搀漀 ⠀㠀㐀Ⰰ㘀─⤀ 攀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 漀 猀攀最甀渀搀漀 ⠀㘀㤀Ⰰ㈀─⤀⸀
Depois da coleta e análise de dados conseguimos cruzar algumas informações e obter alguns insights que podem vir a subsidiar e ou inspirar futuros trabalhos e ações de clubes ou empresas do meio esportivo. Para não nos debruçarmos por longas análises escolhemos os highlights que merecem ser aproveitados. Conseguimos com essa pesquisa constatar a presença, de fato, das torcedoras pernambucanas, na sua maiorias residentes da região metropolitana do Recife, nos estádios dos três principais times do estado. Portanto, suas necessidades devem ser levadas em consideração no mercado esportivo. Definimos então dois nichos principais aos quais as descobertas advindas da pesquisa podem ser muito bem utilizadas e gerarem um retorno comercial para os clubes e os fornecedores de material esportivo. 䌀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 挀愀洀椀猀愀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 最爀甀瀀漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 愀猀 焀甀攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀洀 漀猀 攀猀琀搀椀漀猀 焀甀愀渀琀漀 愀猀 焀甀攀 焀甀攀 渀漀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀洀 挀椀琀愀洀 挀漀洀漀 椀琀攀洀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀⸀ 䔀猀猀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 洀攀氀栀漀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀 攀 漀猀 昀漀爀渀攀挀攀搀漀爀攀猀 搀攀瘀攀洀 猀攀 愀琀攀渀琀愀爀 愀 攀猀猀愀 挀漀渀昀椀最甀爀愀漀⸀ 䔀渀琀攀渀搀攀爀 攀 愀琀攀渀搀攀爀 攀猀猀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀洀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 昀漀爀渀攀挀攀搀漀爀Ⰰ 洀愀猀 搀攀瘀攀 猀攀爀 琀爀愀琀愀搀漀 挀漀洀漀 瀀漀爀琀昀氀椀漀 戀猀椀挀漀⸀ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 椀渀瘀攀猀琀椀爀 攀洀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀愀洀椀猀愀猀Ⰰ 猀攀樀愀洀 攀氀愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀猀 漀甀 琀攀爀挀攀椀爀漀猀 甀渀椀昀漀爀洀攀猀Ⰰ 渀攀挀攀猀猀爀椀漀⸀ 䄀氀洀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 甀洀愀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 琀愀洀愀渀栀漀猀 攀 漀瀀攀猀 椀最甀愀氀 愀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 漀猀 栀漀洀攀渀猀⸀ 䠀 甀洀愀 搀攀洀愀渀搀愀 焀甀攀 渀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 猀椀氀攀渀挀椀愀搀愀Ⰰ 愀漀 挀漀渀琀爀爀椀漀Ⰰ 搀攀瘀攀 猀攀爀 挀攀氀攀戀爀愀搀愀 攀 攀砀瀀氀漀爀愀搀愀⸀
Encontramos também o maior desafio que os clubes precisam enfrentar para aproximar o público feminino dos estádios: a violência e o assédio. Tendo identificado esse desafio, os clubes precisam pensar e colocar em prática ações que diminuam essas situações. É preciso fornecer um ambiente seguro para que as torcedoras destruam essa barreira. O apoio aos movimentos femininos - como Coralinas (Santa Cruz), Elas e o Sport (Sport) e Timbuzeiras (Naútico) - pode favorecer uma aproximação desse público com o time e o estádio. Promover um contato direto desses movimentos com o próprio clube em si, incentiva a torcida feminina a se fazer mais presente durante a temporada, além de dar voz a elas. 䄀漀 氀椀搀愀爀洀漀猀 挀漀洀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 瀀漀爀 愀渀漀猀 琀攀瘀攀 猀攀甀 瀀愀瀀攀氀 洀愀爀最椀渀愀氀椀稀愀搀漀 攀 搀椀猀琀愀渀挀椀愀搀漀 搀漀 攀猀瀀漀爀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 椀渀攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 瘀漀氀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 攀氀愀猀 漀甀 瀀漀爀 瀀爀琀椀挀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀猀 焀甀攀 愀挀愀戀愀爀愀洀 瀀漀爀 椀渀猀琀椀琀甀椀爀 攀 挀爀椀猀琀愀氀椀稀愀爀 攀猀猀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀洀漀猀 焀甀攀 愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 猀攀樀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀洀 攀猀昀攀爀愀猀 焀甀攀 瘀漀 愀氀洀 搀愀猀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀愀猀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀ⴀ猀攀 搀攀 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀漀 搀攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 焀甀攀 漀猀 最漀瘀攀爀渀漀猀 昀愀愀洀 瀀愀爀琀攀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀 搀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䌀愀洀瀀愀渀栀愀猀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀Ⰰ 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀漀 搀攀 瀀漀猀琀漀猀 搀愀 瀀漀氀挀椀愀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 渀漀猀 攀猀琀搀椀漀猀Ⰰ 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀 攀洀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀漀 愀氀最甀洀愀猀 搀愀猀 愀攀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 愀樀甀搀愀爀 渀攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀漀 搀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀 渀漀猀 攀猀琀搀椀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀猀猀椀瘀愀 攀 洀攀渀漀猀 搀攀猀最愀猀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀猀 洀攀猀洀愀猀⸀ 吀漀搀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 猀攀爀瘀攀洀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 愀搀漀漀 搀攀 瀀爀琀椀挀愀猀 挀漀洀攀爀挀椀愀椀猀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 焀甀攀 瘀椀猀攀洀 搀攀洀漀挀爀愀琀椀稀愀爀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀 攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 昀攀洀椀渀椀渀愀 渀漀 昀甀琀攀戀漀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀漀洀漀猀 漀 ᰀ瀠愀猀 搀漀 昀甀琀攀戀漀氀ᴀⰠ 愀 琀爀愀搀椀漀 焀甀攀 攀猀猀攀 攀猀瀀漀爀琀攀 挀愀爀爀攀最愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 椀渀焀甀攀猀琀椀漀渀瘀攀氀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 愀 洀甀氀栀攀爀 焀甀攀 搀椀稀 最漀猀琀愀爀 搀攀 昀甀琀攀戀漀氀Ⰰ 愀椀渀搀愀 瀀爀攀挀椀猀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 攀 瀀爀漀瘀愀爀 焀甀攀 猀愀戀攀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀
O intuito da pesquisa foi entender a relação entre mulher e consumo no futebol, a fim de dar voz a uma parte da torcida que muitas vezes é esquecida. Por meio de um questionário survey nos propomos a analisar as construções que permeiam o preconceito da mulher no futebol, e buscamos entender as práticas de consumo delas dentro e fora dos estádios. Essa pesquisa teve um caráter incipiente, a fim de mostrar a relevância de se estudar o tema, permitindo se abrir, assim, espaço para a construção de novas pesquisas sobre o assunto.䐀攀 昀漀爀洀愀 最攀爀愀氀Ⰰ 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 渀漀猀 洀漀猀琀爀愀洀 焀甀攀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 琀愀洀戀洀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 搀漀猀 琀椀洀攀猀 搀攀渀琀爀漀 攀 昀漀爀愀 搀漀猀 攀猀琀搀椀漀猀 攀 焀甀攀 洀攀爀攀挀攀洀 甀洀愀 愀琀攀渀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 猀攀樀愀 挀漀洀漀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀攀猀琀椀渀愀搀漀猀 愀 攀氀愀Ⰰ 猀攀樀愀 挀漀洀 愀攀猀 焀甀攀 愀猀 椀渀挀攀渀琀椀瘀攀洀 愀 椀爀 瘀攀爀 猀攀甀 琀椀洀攀⸀ 伀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 渀漀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀猀 挀漀洀漀 瘀攀爀搀愀搀攀 愀戀猀漀氀甀琀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 瀀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀洀漀猀 甀洀愀 愀洀漀猀琀爀愀 渀漀ⴀ瀀爀漀戀愀戀椀氀猀琀椀挀愀 攀 琀攀爀洀漀猀 挀漀洀漀 洀攀椀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 渀漀 琀攀爀 愀琀椀渀最椀搀漀 漀 挀漀渀琀椀渀最攀渀琀攀 琀漀琀愀氀 搀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀Ⰰ 洀愀猀 攀猀猀攀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 猀攀爀瘀攀洀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀猀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 挀愀洀瀀漀猀Ⰰ 洀愀椀猀 洀攀爀挀愀搀漀氀最椀挀漀猀Ⰰ 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀猀 瀀漀爀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 攀 挀氀甀戀攀猀Ⰰ 攀 搀攀 挀甀渀栀漀 猀漀挀椀漀氀最椀挀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 渀攀猀猀愀 瀀愀爀挀攀氀愀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 漀甀琀爀漀猀 琀愀渀琀漀猀 猀攀琀漀爀攀猀⸀ 䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 爀椀挀愀 瀀漀爀 椀渀椀挀椀愀爀 攀猀猀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 攀 琀爀愀稀攀爀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 瘀椀爀 愀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀 挀漀洀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 焀甀攀 洀甀搀攀洀 愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 挀漀洀攀爀挀椀愀椀猀 愀搀漀琀愀搀愀猀 攀 洀漀猀琀爀攀洀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀洀 最攀爀愀氀 挀漀洀漀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀 瀀漀搀攀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀爀 漀猀 挀氀甀戀攀猀 搀攀 昀甀琀攀戀漀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䐀䔀嘀䤀䐀䔀Ⰰ 䘀愀戀椀愀渀漀 倀爀椀攀猀⸀ 䜀渀攀爀漀 攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀漀 攀猀瀀漀爀琀攀㨀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀漀猀 樀漀最漀猀 漀氀洀瀀椀挀漀猀 洀漀搀攀爀渀漀猀⸀ 䤀樀甀㨀 䔀搀⸀ 唀渀椀樀甀Ⰰ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀唀䄀刀吀䔀Ⰰ 䨀漀爀最攀㬀 䈀䄀刀刀伀匀Ⰰ 䄀渀琀漀渀椀漀⸀ ⠀伀爀最猀⸀⤀⸀ 䴀琀漀搀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀唀刀쌀伀Ⰰ 䴀愀爀椀愀渀愀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 洀漀猀琀爀愀 焀甀攀Ⰰ 渀漀 瀀愀猀 搀漀 昀甀琀攀戀漀氀Ⰰ 㠀 ─ 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 琀漀爀挀攀洀 瀀愀爀愀 愀氀最甀洀 琀椀洀攀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀漀最氀漀戀漀⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀攀猀瀀漀爀琀攀猀⼀瀀攀猀焀甀椀猀愀ⴀ洀漀猀琀爀愀ⴀ焀甀攀ⴀ渀漀ⴀ瀀愀椀猀ⴀ搀漀ⴀ昀甀琀攀戀漀氀ⴀ㠀 ⴀ搀愀猀ⴀ洀甀氀栀攀爀攀猀ⴀ琀漀爀挀攀洀ⴀ瀀愀爀愀ⴀ愀氀最甀洀ⴀ琀椀洀攀ⴀ㈀㤀㤀㠀 ㈀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㘀 愀戀爀⸀ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀䌀伀吀䔀一Ⰰ 䴀爀挀椀愀 䌀爀椀猀琀椀渀愀 䘀甀爀琀愀搀漀㬀 䌀伀刀匀䔀吀吀䤀Ⰰ 䈀攀爀攀渀椀挀攀⸀ 䄀 洀甀氀栀攀爀 渀漀 攀猀瀀愀漀 搀漀 昀甀琀攀戀漀氀㨀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 洀攀洀爀椀愀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀ 䘀愀稀攀渀搀漀 䜀渀攀爀漀Ⰰ 瘀⸀ 㤀Ⰰ 瀀⸀ ⴀⰀ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䬀䄀吀伀匀Ⰰ 䔀瘀愀 䴀愀爀椀愀㬀 䴀䄀刀䌀伀一䤀Ⰰ 䴀愀爀椀渀愀 搀攀 䄀渀搀爀愀搀攀⸀ 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀⸀ 䄀氀琀愀猀Ⰰ 㤀㠀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䰀䜀唀䔀䤀刀伀Ⰰ 䄀渀搀爀攀稀愀㬀 䴀䔀䰀伀Ⰰ 刀椀欀氀瘀椀漀㬀 䌀伀刀刀䔀䄀Ⰰ 刀漀搀爀椀最漀 匀琀昀愀渀椀⸀ 䔀猀琀甀搀漀 搀漀 瀀攀爀昀椀氀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 搀愀猀 琀漀爀挀攀搀漀爀愀猀 搀漀 匀瀀漀爀琀 䌀氀甀戀 搀漀 刀攀挀椀昀攀⸀ 䜀吀 㤀ⴀ䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 䐀椀猀挀甀爀猀漀猀 搀愀 䐀椀昀攀爀攀渀愀 攀 䈀椀漀瀀漀氀琀椀挀愀猀 搀漀 䌀漀渀猀甀洀漀⸀ 㐀먀 䔀渀挀漀渀琀爀漀 搀攀 䜀吀猀ⴀ䌀漀洀甀渀椀挀漀渀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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