INSCRIÇÃO: 00555
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP04
 
TÍTULO: Planejamento Estratégico em Marketing para o Volts Group
 
AUTORES: Milena Pereira Soares (Universidade Federal do Maranhão); Filipe Wesley Gomes do Lago (Universidade Federal do Maranhão); Éllida Neiva Guedes (Universidade Federal do Maranhão); Sanndila Driele Torres Brito (Universidade Federal do Maranhão); Mariele da Silva Ribeiro (Universidade Federal do Maranhão)
 
PALAVRAS-CHAVE: Marketing, Planejamento estratégico, Relações Públicas, Volts Group,
 
RESUMO
O presente trabalho possui o intuito de ressaltar a importância da construção de um Planejamento Estratégico em Marketing (PEM) para sustentação do conceito de uma organização. Este relatório explana sobre o PEM criado para a empresa Volts Group, idealizado e elaborado por discentes do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão a partir da última atividade avaliativa da disciplina Relações Públicas e Marketing.
 
INTRODUÇÃO
O presente relatório é decorrente da atividade avaliativa final da disciplina Relações Públicas e Marketing do Curso de Comunicação Social/Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão, orientado pela professora doutora Éllida Guedes, que consistiu na criação de um Planejamento Estratégico de Marketing (PEM) para uma empresa real, Volts Group.਀一攀氀攀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 愀渀愀氀椀猀漀甀 愀 猀椀琀甀愀漀 愀琀甀愀氀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀㬀 昀攀稀 愀 愀渀氀椀猀攀 匀⸀圀⸀伀⸀吀㬀 搀攀昀椀渀椀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀 洀攀琀愀猀㬀 琀爀愀漀甀 愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最Ⰰ 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 愀漀Ⰰ 搀攀洀漀渀猀琀爀愀琀椀瘀漀猀 搀攀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 瀀爀漀樀攀琀愀搀漀猀 攀 挀漀渀琀爀漀氀攀猀⸀ 䄀 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀漀 搀漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 愀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 甀洀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 㘀 洀攀猀攀猀 ጀ†樀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 昀攀瘀攀爀攀椀爀漀Ⰰ 洀愀爀漀Ⰰ 愀戀爀椀氀Ⰰ 洀愀椀漀 攀 樀甀渀栀漀 ጀⰠ 搀椀猀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 攀渀琀爀攀 攀氀攀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 愀琀椀渀最椀爀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 琀爀愀愀搀漀猀⸀ 䔀渀琀爀攀 愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 攀猀琀漀 愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀攀 猀瀀漀琀猀㬀 瘀攀渀搀愀 瀀攀猀猀漀愀氀㬀 漀琀椀洀椀稀愀漀 搀攀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀猀 搀攀 戀甀猀挀愀㬀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀猀㬀 爀攀甀渀椀攀猀㬀 挀漀渀昀爀愀琀攀爀渀椀稀愀攀猀㬀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀
 
OBJETIVO
Visando atingir o propósito que rege o Volts Group, desenvolvemos um Planejamento Estratégico de Marketing (PEM) para a empresa com o intuito de promover, fortalecer e consolidar o conceito institucional perante os mercados local, regional e nacional. Pretendemos dar maior visibilidade à organização, a fim de atingir os públicos estratégicos com conteúdo da indústria cultural, tais como: filmes, séries, livros, música, cultura local e música pop. Para com isso ampliar os acessos ao site, intensificar a interação nas redes sociais digitais da empresa e expandir seu posicionamento nos mecanismos de busca do Google.
 
JUSTIFICATIVA
Segundo Bangs Jr (1999), a empresa que dispõe de um planejamento de negócios conquista uma posição vantajosa em relação aos seus concorrentes, independente de qual seja a sua área de atuação no mercado. Vantagem esta que advém do processo de construção do plano, baseado nos princípios estratégicos do marketing, que se apoiam, inicialmente, na identificação de seus pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades, visando não somente reduzir seus aspectos negativos, mas valorizar os considerados positivos. Nesse sentido, para Seitz (2005), a criação de planos de negócios com o objetivo de fortalecer as perspectivas de sucesso das organizações necessitam corroborar com os mercados que essas almejam atingir, de modo assertivo e competitivo.਀䄀 攀砀攀挀甀漀 搀攀 甀洀 瀀氀愀渀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 瀀愀爀愀 愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 挀漀渀琀爀漀氀攀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 攀砀攀挀甀漀 搀攀 琀愀爀攀昀愀猀Ⰰ 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 愀爀琀椀挀甀氀愀爀 愀猀 搀攀挀椀猀攀猀 攀洀 挀愀猀漀猀 搀攀 椀洀瀀爀攀瘀椀猀琀漀猀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀攀 洀椀猀猀漀Ⰰ 瘀椀猀漀Ⰰ 瘀愀氀漀爀攀猀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ 伀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 最攀爀愀氀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 昀椀砀愀爀 漀渀搀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 挀栀攀最愀爀Ⰰ 洀愀猀 漀 焀甀攀 搀攀瘀攀 猀攀爀 昀攀椀琀漀 瀀愀爀愀 愀氀挀愀渀愀爀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀 洀攀琀愀猀⸀ A organização escolhida, o Volts Group, é a primeira redação jornalística profissional do Maranhão voltada para produção de conteúdo sobre cultura pop. Entretanto, convém ressaltar que apesar da exclusividade no mercado local, por se tratar de um site, não existem barreiras que limitam sua concorrência com grandes produtores de conteúdo que estão distribuídos por todo o país. O que promove a necessidade de uma análise maior a respeito dos aspectos que podem possibilitar o melhor desempenho da empresa em relação a seus concorrentes, mercado e público-alvo.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 䔀猀琀爀愀琀最椀挀漀 搀攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 ⠀倀䔀䴀⤀ 搀漀 嘀漀氀琀猀 䜀爀漀甀瀀Ⰰ 漀爀椀甀渀搀漀 搀愀 切氀琀椀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 愀瘀愀氀椀愀琀椀瘀愀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀⼀刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䴀愀爀愀渀栀漀 ⠀唀䘀䴀䄀⤀Ⰰ 昀漀椀 猀攀最甀椀搀漀 漀 猀攀最甀椀渀琀攀 瀀攀爀挀甀爀猀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 漀戀猀攀爀瘀愀ⴀ猀攀 愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 愀搀漀琀愀搀愀㨀 愀⤀ 愀渀氀椀猀攀 猀椀琀甀愀挀椀漀渀愀氀㨀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 最攀渀攀爀愀氀椀稀愀搀愀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀㨀 愀渀漀 搀攀 挀爀椀愀漀Ⰰ 漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 焀甀攀 攀氀愀 瀀爀漀搀甀稀 攀 愀 琀爀愀搀攀 洀椀猀猀漀Ⰰ 瘀椀猀漀 攀 瘀愀氀漀爀攀猀㬀 戀⤀ 愀渀氀椀猀攀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀㨀  瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瘀椀猀椀琀愀漀  攀洀瀀爀攀猀愀 攀 搀攀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀洀漀猀 漀猀 昀愀琀漀爀攀猀 椀渀琀攀爀渀漀猀Ⰰ 攀挀漀渀洀椀挀漀猀Ⰰ 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 昀愀琀漀爀攀猀 攀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 愀渀氀椀猀攀 匀⸀圀⸀伀⸀吀 ⠀匀琀爀攀渀最琀栀猀Ⰰ 圀攀愀欀渀攀猀猀攀猀Ⰰ 伀瀀瀀漀爀琀甀渀椀琀椀攀猀 攀 吀栀爀攀愀琀猀⤀Ⰰ 焀甀攀 攀瘀椀搀攀渀挀椀漀甀 愀猀 昀漀爀愀猀Ⰰ 昀爀愀焀甀攀稀愀猀Ⰰ 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 攀 愀洀攀愀愀猀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀㬀 挀⤀ 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀㨀 渀攀猀琀攀 琀瀀椀挀漀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 愀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀漀 最攀爀愀氀 搀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 挀漀洀 漀猀 焀甀愀椀猀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀Ⰰ 漀猀 樀漀瘀攀渀猀 愀搀甀氀琀漀猀㬀 搀⤀ 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀㨀 渀攀猀猀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀漀 䈀攀渀挀栀洀愀爀欀椀渀最Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ ᰀ嬠⸀⸀⸀崀琀挀渀椀挀愀 焀甀攀 挀爀椀愀 挀漀渀搀椀攀猀 昀愀瘀漀爀瘀攀椀猀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 琀椀爀愀 漀 洀攀氀栀漀爀 搀愀猀 椀搀攀椀愀猀 瀀爀愀琀椀挀愀搀愀猀 攀渀琀爀攀 愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 渀甀洀 洀攀爀挀愀搀漀 挀漀洀瀀攀琀椀琀椀瘀漀⸀ 준 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 攀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀攀 戀漀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀ᴀ†⠀匀䤀儀唀䔀䤀刀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㔀Ⰰ 瀀⸀ ㌀⤀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀猀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 挀漀渀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 搀漀 嘀漀氀琀猀㨀 ᰀ丠愀 䴀椀爀愀ᴀⰠ 搀漀 最爀甀瀀漀 䤀洀椀爀愀渀琀攀Ⰰ ᰀ䴠䄀㄀ ᴀ†攀 ᰀ匠甀愀 䌀椀搀愀搀攀ᴀⰠ 猀漀戀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 氀漀挀愀氀㬀 樀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀 昀漀爀愀洀 愀瘀愀氀椀愀搀漀猀 漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 猀椀琀攀猀㨀 ᰀ传洀攀氀攀琀攀ᴀⰠ ᰀ䠠甀最漀 䜀氀漀猀猀ᴀⰠ ᰀ倠愀瀀攀氀 倀漀瀀ᴀⰠ ᰀ倠漀爀琀愀氀 倀漀瀀䰀椀渀攀ᴀ†攀 ᰀ䄠搀漀爀漀 䌀椀渀攀洀愀ᴀ⸠㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀瀀猀 愀猀 愀渀氀椀猀攀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀甀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀 洀攀琀愀 瀀愀爀愀 漀 嘀漀氀琀猀 䜀爀漀甀瀀 ጀ†渀漀 切渀椀挀漀猀 ጀ† 愀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ 䄀搀攀洀愀椀猀Ⰰ 猀攀最甀椀洀漀猀 漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 䬀漀琀氀攀爀 ⠀㈀   ⤀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 焀甀愀渀搀漀 攀氀攀 瀀漀渀搀攀爀愀 猀漀戀爀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 攀渀琀爀攀最愀 搀攀 瘀愀氀漀爀 愀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 漀戀琀椀搀愀 瀀攀氀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 瘀爀椀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀渀琀爀攀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䔀洀 漀甀琀爀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀Ⰰ 甀洀愀 攀渀琀爀攀最愀 搀攀 瘀愀氀漀爀 戀愀猀攀愀搀愀 渀漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 攀 渀愀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 攀猀琀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀渀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 猀攀甀猀 挀愀渀愀椀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀⸀ O PEM atendeu a uma perspectiva mercadológica, pautada na base do marketing (mais conhecida como composto de marketing): produto, preço, praça, promoção e pessoas. Os cinco elementos, por sua vez, foram pensados levando em consideração as necessidades da empresa e sua cultura organizacional, no caso do item “pessoas”.਀一漀 椀琀攀洀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 昀漀挀愀洀漀猀 渀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 漀昀攀爀攀挀椀搀漀猀 瀀攀氀漀 嘀漀氀琀猀 䜀爀漀甀瀀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 瀀漀琀攀渀挀椀愀椀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 搀漀 猀攀爀瘀椀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀ 伀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 洀漀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 愀 愀搀漀漀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀 瀀漀甀挀漀 琀攀洀瀀漀 搀攀 愀琀甀愀漀 攀洀瀀爀攀猀愀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 愀搀攀瀀琀漀猀 愀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀 瀀漀搀攀 愀甀洀攀渀琀愀爀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀愀洀漀猀 漀 椀琀攀洀 瀀爀攀漀Ⰰ 挀漀渀猀琀愀琀愀渀搀漀 猀甀愀 搀攀昀椀渀椀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 渀切洀攀爀漀 琀漀琀愀氀 搀攀 愀氀挀愀渀挀攀 漀戀琀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 漀 愀挀爀猀挀椀洀漀 搀攀 愀挀攀猀猀漀猀 渀漀 猀椀琀攀 攀 洀愀椀漀爀 椀渀琀攀爀愀漀 挀漀洀 漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀⸀ 䄀氀洀 搀攀猀猀攀猀Ⰰ 栀 愀猀 瀀愀爀挀攀爀椀愀猀 攀 挀氀椀攀渀琀攀猀 攀洀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀Ⰰ 漀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 最攀爀愀 甀洀愀 瀀爀攀挀椀昀椀挀愀漀⸀ 䨀 渀漀 椀琀攀洀 瀀爀愀愀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀洀漀猀 焀甀攀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 愀猀 瀀愀爀挀攀爀椀愀猀 攀 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 洀愀猀猀愀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀瘀愀洀 漀猀 挀愀渀愀椀猀 搀攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀ Após a identificação e análise dos três itens descritos acima, apontamos os pontos necessários para os dois últimos elementos: promoção e pessoas. Em promoção, indicamos quatro objetivos: venda pessoal, com o intuito de divulgar o conceito institucional, através da comunicação, e presença em eventos e afins; propaganda institucional, com a produção de 04 peças sonoras (spots), introduzindo o conceito do Volts Group e os serviços prestados por ele, para serem veiculados em rádios; promoção de vendas: desempenhada através de sorteios de ingressos de teatro, cinema e brindes sobre cultura pop; e por fim, a otimização nos mecanismos de busca, o que gera mais visibilidades ao site Volts em pesquisas. O item pessoas, por sua vez, manifestou a importância de reuniões, confraternizações, treinamentos e fluxo constante de comunicação entre os componentes da empresa.਀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀漀 瀀愀爀愀 漀 倀䔀䴀 昀漀椀 搀攀 猀攀椀猀 洀攀猀攀猀 挀漀爀爀椀搀漀猀㨀 樀愀渀攀椀爀漀 愀 樀甀渀栀漀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 挀甀猀琀漀 昀愀瘀漀爀瘀攀氀Ⰰ 樀 焀甀攀 漀 切渀椀挀漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 愀 搀攀洀愀渀搀愀爀 搀攀 瘀攀爀戀愀  愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀漀猀 猀瀀漀琀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀椀昀椀挀愀搀漀猀 攀洀 刀␀ ㄀⸀㠀  Ⰰ  ⸀ 䄀瀀漀渀琀愀洀漀猀 琀愀洀戀洀 愀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 瀀愀爀愀 愀瘀愀氀椀愀爀 漀 昀攀攀搀戀愀挀欀 搀愀猀 愀攀猀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀㨀 愀瘀愀氀椀愀漀 洀攀渀猀愀氀 搀漀猀 愀挀攀猀猀漀猀 渀漀 猀椀琀攀㬀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 搀攀 猀愀琀椀猀昀愀漀 挀漀洀 漀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 ⠀瀀攀猀焀甀椀猀愀 琀爀椀洀攀猀琀爀愀氀⤀㬀 昀攀攀搀戀愀挀欀 搀漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 搀愀 爀搀椀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 愀甀洀攀渀琀漀 搀攀 愀挀攀猀猀漀 渀漀 猀椀琀攀 嘀漀氀琀猀 攀 猀攀最甀椀搀漀爀攀猀 渀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 搀漀 最爀甀瀀漀㬀 愀搀攀猀漀 搀攀 渀漀瘀漀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 瀀爀漀洀漀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀㬀 攀 洀愀椀漀爀 椀渀琀攀爀愀漀 挀漀洀 漀猀 猀攀最甀椀搀漀爀攀猀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 搀漀 嘀漀氀琀猀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Entendemos que para obter êxito, a organização deve adequar sua produção, seja de conteúdo, produtos e prestação de serviços aos gostos e preferências de seus públicos, para que haja completa satisfação por parte de quem está consumindo, ao mesmo tempo que deve buscar um feedback dessa satisfação para quem está produzindo determinado tipo de produto para seus consumidores. Para alcançar as metas traçadas é necessário identificar os problemas, encontrar soluções mais adequadas a cada tipo de situação, avaliar a relevância do conteúdo que está sendo produzido e, assim, identificar pontos positivos e negativos, buscando sempre melhorar a qualidade do produto que está sendo ofertado ao consumidor. ਀䈀愀猀攀愀搀漀 渀愀 愀渀氀椀猀攀 猀椀琀甀愀挀椀漀渀愀氀 搀漀 嘀漀氀琀猀 䜀爀漀甀瀀Ⰰ 攀 瘀椀猀愀渀搀漀 愀氀挀愀渀愀爀 愀猀 洀攀琀愀猀 琀爀愀愀搀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 猀甀最攀爀椀搀愀猀 愀攀猀 愀 昀椀洀 愀 猀攀爀攀洀 挀漀氀漀挀愀搀愀猀 攀洀 攀砀攀挀甀漀 瀀攀氀愀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀ 伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 爀攀氀愀琀爀椀漀Ⰰ 昀爀甀琀漀 搀攀 甀洀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 䔀猀琀爀愀琀最椀挀漀 攀洀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最Ⰰ 猀甀最攀爀攀 愀攀猀 搀攀 洀攀氀栀漀爀椀愀猀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 樀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀攀氀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 洀愀椀漀爀 猀愀琀椀猀昀愀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 挀漀渀猀漀洀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 漀昀攀爀攀挀椀搀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀Ⰰ 昀漀爀琀愀氀攀挀攀爀 攀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 猀攀樀愀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 爀攀最椀漀渀愀氀Ⰰ 猀攀樀愀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀⸀  Dessa forma, a partir da análise do contexto situacional do Volts Group à frente de outros sites já consolidados na área do entretenimento, foi possível perceber que o site Volts possui um grande potencial para alcançar futuramente patamares de sites de alto renome, como “Hugo Gloss”. Considerando a proposta inovadora para o contexto de São Luís, o Volts tem um público que aprecia o produto ofertado. Em comparação a outras empresas do mesmo seguimento e no contexto local, o Volts apresenta protagonismo nas redes sociais digitais como Instagram e YouTube.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀一䜀匀 䨀刀Ⰰ 䐀愀瘀椀搀 䠀⸀ 䜀甀椀愀 瀀爀琀椀挀漀 ⴀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最㨀 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 搀攀 猀甀挀攀猀猀漀 瀀愀爀愀 猀攀甀 渀攀最挀椀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀漀 漀甀 猀攀爀瘀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 一漀戀攀氀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀吀䰀䔀刀Ⰰ 倀栀椀氀椀瀀⸀ 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ ㄀  攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀爀攀渀琀椀挀攀 䠀愀氀氀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䔀䤀吀娀Ⰰ 䠀攀氀最漀 䴀愀砀⸀ 伀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 䔀猀琀爀愀琀最椀挀漀 搀攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 攀 漀 倀氀愀渀漀 搀攀 一攀最挀椀漀猀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䔀氀攀琀爀渀椀挀愀 搀攀 䜀攀猀琀漀 搀攀 一攀最挀椀漀猀Ⰰ 匀愀渀琀漀猀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 瘀⸀ ㄀Ⰰ 渀⸀ ㌀Ⰰ 瀀⸀㤀㄀ⴀ㄀㈀㘀Ⰰ 搀攀稀⸀ ㈀  㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀甀渀椀猀愀渀琀漀猀⸀戀爀⼀洀攀猀琀爀愀搀漀⼀最攀猀琀愀漀⼀攀最攀猀琀愀⼀愀爀琀椀最漀猀⼀㐀㘀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㤀 洀愀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀儀唀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䐀椀爀挀攀甀 䰀甀椀稀 搀愀 匀椀氀瘀愀⸀ 䈀攀渀挀栀洀愀爀欀椀渀最 䤀渀琀攀爀渀漀㨀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 最攀猀琀漀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀椀愀 挀漀渀琀渀甀愀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 匀愀戀攀爀攀猀 搀愀 䘀䄀倀䄀一Ⰰ 䄀洀愀稀渀椀愀Ⰰ 瘀⸀ ㌀Ⰰ 渀⸀ ㌀Ⰰ 瀀⸀㄀ⴀ㄀㄀Ⰰ 樀甀渀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀ 匀攀洀攀猀琀爀愀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀愀瀀愀渀⸀攀搀甀⸀戀爀⼀爀攀瘀椀猀琀愀猀⼀愀爀琀椀最漀猀⼀㄀ ㄀㄀㈀㔀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㤀 洀愀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀