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INSCRIÇÃO: | 00558 |
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CATEGORIA: | PT |
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MODALIDADE: | PT05 |
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TÍTULO: | Os novos influenciadores digitais |
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AUTORES: | Maria Clara Amaral Matos (Universidade de Fortaleza); Italo Antonio Gonçalves Oliveira (Universidade de Fortaleza); Germano Vieira Rocha (Universidade de Fortaleza); Gabriela Marinho Cosmos (Universidade de Fortaleza); Lucas Cavalcanti Esmeraldo (Universidade de Fortaleza); Alessandra Oliveira Araújo (Universidade de Fortaleza) |
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PALAVRAS-CHAVE: | Fotografia, Fotonovela, Influenciadores digitais, Manipulação de imagem, Pós-modernidade |
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RESUMO |
"Os novos influenciadores digitais" é uma fotonovela que foi idealizada e produzida na disciplina Sociedade da Informação e novas Tecnologias do curso de Publicidade da Unifor. O ensaio fotográfico conta um pouco da visão dos realizados sobre como a sociedade está sendo movida e moldada pelos novos influenciadores, principalmente das redes sociais, focando na questão das identidades de cada indivíduo, que acaba sendo modificada ou até mesmo velada. O gênero fotonovela foi escolhido para que se pudesse criar uma narrativa de forte apelo visual. |
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INTRODUÇÃO |
O presente trabalho foi produzido durante a disciplina Sociedade da Informação e novas Tecnologias, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, ministrado pela prof.ª Alessandra Oliveira. No decorrer do semestre, estudamos o texto de Zygmunt Bauman, "Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos", o que deu início a discussões sobre os relacionamentos humanos e como novas forma de se relacionar tem surgido por conta das novas tecnologias. Essas novas formas de se relacionar geram novas formas de sociabilidade, modificando como os indivíduos interagem na sociedade e como eles usam dessa realidade para construir suas identidades. Com o desenvolvimento do tema, foi proposta uma atividade para os alunos da turma, o grupo dos autores ficou com o tema "Influenciadores Digitais", assumindo a missão de analisar como essas pessoas se encaixam nessa nova forma de estar no mundo. Foi então que os autores optaram por traduzir as informações absorvidas através de uma Fotonovela, destacando o papel que os influenciadores digitais estão exercendo na sociedade. Segundo Habert (1974, p. 17) a fotonovela pode ser definida como "uma forma de narrativa que utiliza foto e texto" e admite classificá-la como "gênero" (literário) por causa de sua especificidade formal, mas ressalva que seu interesse não se prende às peculiaridades expressivas ou de linguagem da fotonovela, mas ao fato de tratar-se de "produto de uma indústria cultural que veicula conteúdo consumido cotidianamente por um grande público". Deste modo, escolhemos o recurso da fotonovela para abordar o tema e explicitar nossa visão sobre os novos influenciadores digitais de uma forma dinâmica e diferente. Porém, vale ressaltar que o grupo se inspirou na fotógrafa Marie-Françoise Plissart, que publicou em 1985 o álbum Droit de Regards na qual a fotonovela se apresenta de forma complexa, sem texto algum. |
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OBJETIVO |
O objetivo deste produto é apresentar através de uma Fotonovela como as redes sociais estão criando novas formas de sociabilidade. Para abordar o tema de forma mais específica, abordamos o papel dos influenciadores digitais, que acabam conquistando uma grande quantidade de seguidores e exercendo poder sobre a (re)construção de suas identidades, tendo em vista que muitos abrem mão de serem quem realmente são, de sua individualidade, para absorver e colocar em prática o que veem nos outros, em quem admiram no momento. É como se além das nossas próprias máscaras pegássemos emprestado as máscaras de quem está à nossa volta, na intenção de termos o que essas pessoas têm: relevância no meio digital. |
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JUSTIFICATIVA |
A principal característica de uma fotonovela se mostra na possibilidade de executar uma sequência através das fotos e a partir desse meio, seguir uma narrativa. Os novos influenciadores é extremamente visual, a sequência de fotos fala por si só, a ausência de texto é proposital, pois busca-se que o espectador seja impactado e consiga capturar a mensagem apenas com o grande apela visual das fotos. De acordo com o tema pré-estabelecido e com algumas possibilidades de execução, optou-se por seguir uma linha que junta-se o cotidiano das pessoas com o uso das redes sociais e posteriormente a influência que perfis da web tinham sobre elas. A motivação para trabalhar o temas dos influenciadores digitais veio não só por assuntos discutidos na disciplina de Sociedade da Informação e Novas Tecnologias, mas pela vivência de cada membro da turma ou mesmo do grupo, pois mesmo tendo gostos e pensamentos diferentes, estão à mercê de buscar informação na internet e acabar por consumir esse tipo de conteúdo. Já o formato de fotonovela foi escolhido pois foram mescladas algumas aptidões dos envolvidos no trabalho, como: fotografia, manipulação de imagem, direção de arte e a escrita de narrativas, que no caso desta, optou-se por ser uma narrativa apenas visual. Além deste produto envolver uma avaliação acadêmica que tem como finalidade definir uma nota para a equipe de acordo com o seu desempenho, o estímulo também veio por se tratar de um tema que está sendo discutido em todas as searas da comunicação e tecnologia e acaba por afetar todos que fazem parte desses meios. Os influenciadores digitais e como nós lidamos com ele ainda é um campo de pesquisa que está em processo de evolução e longe de ser superado, pelo contrário, estamos ainda em vias de analisar e projetar os próximos rumos que este tipo de interação via mundo virtual irá causar no público direta ou indiretamente. Por se tratar de um assunto que ainda está nos seus primórdios em relação à discussão de seu impacto, foi pensado a melhor maneira de passar a crítica e a percepção que o grupo teve para externar a visão do objeto de estudo e para isso usamos imagens reais produzidas e dirigidas por todos os membros, com o auxílio de softwares para passar a dramaticidade, contar uma história e ter um desfecho de acordo com os preceitos de uma fotonovela. |
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
Para o desenvolvimento do trabalho, o texto "44 Cartas do Mundo Líquido Moderno", também de Bauman, mais especificamente a quarta carta foi fundamental, pois nele fala sobre as relações on-line e off-line, destacando as vantagens e desvantagens de cada uma. Nele Bauman diz: Para um jovem, o principal atrativo de mundo virtual é a ausência de contradições e objetivos conflitantes que rondam a vida off-line. O mundo on-line, por outro lado, cria uma multiplicação infinita de possibilidades de contatos plausíveis e factíveis. Ele faz isso reduzindo a duração desses contatos e, por consequinte, enfraquecendo os laços, muitas vezes impondo o tempo [...] limitando severamente o número de contatos à medida que eles se ampliam e se aprofundam. (Bauman, 2011) O que os integrantes da equipe perceberam e quiseram passar com o trabalho aqui apresentado, é que as pessoas não se veem mais pessoalmente como antes, as relações estão cada vez mais fracas, fazendo assim com que nas redes sociais você seja a junção de uma ou várias pessoas, esquecendo da sua própria identidade. A partir dos conceitos teóricos estudados e aqui apresentados, a intenção do grupo foi de explicar esses conceitos de forma prática e objetiva. Em busca de produzir algo impactante, o grupo resolveu fazer uma manipulação de imagem, substituindo o rosto de uma pessoa ao longo do dia por diversos outros, para assim passar a sensação de perda identitária pelos usuários das redes sociais, que tanto passam a desejar viver uma vida que não a sua, e que acabam passando por um processo de projeção, tentando assemelhar o máximo sua imagem ao do influenciador. O trabalho aborda de forma visual e metafórica, chocando o espectador ao sobrepor rostos reais como máscaras, mas que leva a refletir sobre a tentativa de passar uma personalidade que não é a sua para outrem. Para a realização do trabalho, foi executado um planejamento com as seguintes etapas: pré-produção, produção e pós-produção. Na primeira etapa, de pré-produção, foram feitas reuniões para decidir o formato que daríamos as inquietudes do tema: Novos Influenciadores, onde foi decidido por Fotonovela. A partir desta decisão, listamos uma série de itens que seriam necessário para a ambientação que daria vida a narrativa, como: locação, câmera fotográfica, luz, modelos, figurino e aparelhos eletrônicos que possibilitaram os personagens a entrar em contato com o mundo virtual. Os autores do projeto selecionaram o modelo de Fotonovela para expor o ensaio. Este é composto por diversas fotos, que juntas e ordenadas, contam uma história para o leitor, no caso da produzida, o storytelling selecionado foi as partes do dia de uma personagem, onde em momento algum ela assume sua real face, e utilizando de recursos de curva dramática, é exposto no fim da fotonovela que a personagem de tanto querer ser outras pessoas acaba não tendo identidade alguma, ficando sem rosto. Com todos os itens necessários organizados, foi dado início a segunda etapa, a produção, onde armamos o cenário na locação escolhida e a partir do direcionamento do roteiro seguimos a ordem que foi dada a narrativa. Com uma equipe de 6 pessoas, as funções foram pré-estabelecidas para dar maior fluidez e organização na execução das fotos. Duas câmeras foram usadas e 1 modelo de corpo e 5 de rosto foram fotografados. Para cada cena foram feitas duas fotos idênticas, apenas alternando os modelos de corpo e de rosto, pois na etapa seguinte, a manipulação de imagem ficará responsável por mesclar as fotos e sobrepor a face de cada modelo de rosto no corpo do modelo escolhido para a função. Por fim, a última parte do projeto, que se chama pós-produção, ficou na incumbência de tratar as imagens, ajustando luz, saturação e a montagem das fotos e além do tratamento das imagens, foi realizado um trabalho de manipulação, com uso do Adobe Photoshop, para realizar montagens do rosto do nosso modelo com o rosto de outras pessoas, suas máscaras. Para a conclusão desta etapa, foram usados critérios que estavam dispostos no roteiro para montagem da sequência e posteriormente edições com o auxílio de softwares gráficos para aclimatar e dar sentido a narrativa. |
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
O produto consiste em uma Fotonovela composta por seis fotografias, que foram produzidas na intenção de retratar o cotidiano de uma pessoa comum, para possibilitar uma maior identificação. Para isso estas representam momentos do dia a dia e contam a história de uma pessoa que de tanto se deixar influenciar pelas pessoas que segue nas redes sociais acaba assumindo a identidade delas e no fim do dia acaba sem nenhuma. As máscaras preservaram o máximo de realismo, não só para gerar um certo estranhamento, mas também para reforçar que ao desejar tanto se outra pessoa, acabamos assumindo sua identidade e nos tornando uma versão "falsa" da mesma. Essa situação foi complementada pelo uso das cores em cada cena, que preservaram uma unicidade, e pelo uso de luz e sombra, para compor melhor o ambiente e passar dramaticidade. Os momentos representados nas fotografias mostram quem o personagem está sempre dando muita atenção ao seu smartphone, não importando se está no trabalho ou em uma roda de amigos, seu foco é sempre no que está acontecendo no mundo virtual, observando pessoas que não estão presentes no momento e abrindo mão de sociabilizar com quem está realmente próximo. O fim da fotonovela retrata a consequência de quem dedica tanto a admirar os novos influenciadores, tentando reproduzir ao máximo o que eles fazem, ter uma vida igual a deles, ter tantos "Likes" e seguidores quanto eles, que acabam deixando de construir sua própria identidade, tornando-se apenas reflexos do que desejam ser, mas nunca de quem realmente são. |
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CONSIDERAÇÕES |
A experiência de pensar, planejar e executar este trabalho foi deveras importante para a formação acadêmica e pessoal para todos os integrantes do grupo responsável, pois foram abertas possibilidades de aprender e discutir questões teóricas de uma forma prática, de modo que uma não sobressaísse sobre a outra.ऀ䄀 琀爀漀挀愀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 甀洀 瀀漀渀琀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 猀攀爀 攀氀攀渀挀愀搀漀Ⰰ 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀漀爀焀甀攀 挀愀搀愀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 瀀猀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 攀 愀瀀琀椀搀攀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀⸀ 䄀 挀漀氀愀戀漀爀愀漀 洀切琀甀愀 愀樀甀搀愀 渀愀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀渀琀甀渀搀攀渀琀攀 攀 焀甀攀 猀攀樀愀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 渀漀 猀 瀀愀爀愀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 洀愀猀 琀漀搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 攀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 焀甀攀 猀攀渀琀椀爀攀洀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 漀甀 琀椀瘀攀爀攀洀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀 漀 琀攀洀愀⸀
As dificuldades maiores estiveram presentes apenas em conciliar as demais atividades acadêmicas e profissionais de todos os componentes da equipe com alguns horários para a execução do trabalho, mas com um planejamento prévio, todos os problemas foram sanados e alternativas para possíveis imprevistos foram pensadas.倀愀爀愀 愀瀀漀渀琀愀爀 甀洀 搀攀猀昀攀挀栀漀 猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀攀猀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀砀琀攀爀渀愀爀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀愀 挀漀渀昀攀挀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀爀攀挀椀愀洀 攀猀琀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀瘀愀氀椀愀漀 焀甀攀 愀猀猀漀挀椀愀 琀攀漀爀椀愀 瀀爀琀椀挀愀 攀 昀椀砀愀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 挀漀渀琀甀渀搀渀挀椀愀 漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 渀愀 洀攀渀琀攀 搀漀 愀氀甀渀漀⸀
A forma de contribuir para a academia, principalmente para o campo dos estudos da comunicação é demonstrar que através de um produto, podemos levantar questões teóricas para reflexão e posteriormente discussão em sala de aula, pois esse tipo de momento no aprendizado complementa os estudos e auxilia na compreensão dos conceitos.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀唀䴀䄀一Ⰰ 娀礀最洀甀渀琀⸀ 㐀㐀 挀愀爀琀愀猀 搀漀 洀甀渀搀漀 氀焀甀椀搀漀 洀漀搀攀爀渀漀⸀ 娀愀栀愀爀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䄀䈀䔀刀吀Ⰰ 䄀渀最攀氀甀挀挀椀愀 䈀攀爀渀愀爀搀攀猀⸀ 䘀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 攀 椀渀搀切猀琀爀椀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀㨀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀愀氀 昀愀戀爀椀挀愀搀愀 瀀愀爀愀 洀椀氀栀攀猀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 嘀漀稀攀猀Ⰰ 㤀㜀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䄀䰀䰀Ⰰ 匀琀甀愀爀琀⸀ 䄀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 渀愀 瀀猀ⴀ洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀⸀ 吀甀瀀礀䬀甀爀甀洀椀渀Ⰰ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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