|
INSCRIÇÃO: | 00581 |
|
CATEGORIA: | JO |
|
MODALIDADE: | JO05 |
|
TÍTULO: | Rádio em destaque: dia nacional da consciência negra |
|
AUTORES: | Isabelli Fernandes Castro (Universidade de Fortaleza); Kátia Regina Azevedo Patrocínio (Universidade de Fortaleza) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | dia nacional da consciência negra, negro, rádio em destaque, rádio revista, |
|
RESUMO |
Este paper apresenta o programa laboratorial “Rádio em Destaque: Dia Nacional da Consciência Negra”, produzido na disciplina Radiojornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), para divulgação online. O programa está no formato rádio revista e foi produzido em virtude de uma data importante que traz à luz problemas que, para muitos, geralmente passam despercebidos. O Rádio em Destaque tem a intenção de provocar o ouvinte a refletir sobre as diversas situações em que o preconceito racial se manifesta, ou mesmo para entender essa influência “invisível” que a mídia impõe sobre a comunidade negra. |
|
INTRODUÇÃO |
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), em 2012, o aparelho de rádio estava presente em 80% dos lares brasileiros. É importante destacar que esse dado não inclui aparelho de celular. Com isso podemos perceber que mesmo com a chegada da tecnologia o rádio tem seu espaço na comunicação. A pesquisa ainda revela que o rádio é o segundo meio de comunicação mais utilizado pela população brasileira para obter informações.䔀渀琀爀攀 漀猀 洀甀椀琀漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀猀 渀漀 爀搀椀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 渀漀猀 挀栀愀洀漀甀 愀琀攀渀漀 昀漀椀 漀 ∀爀搀椀漀 爀攀瘀椀猀琀愀∀⸀ 䔀猀琀攀 昀漀爀洀愀琀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 漀 刀搀椀漀 攀洀 䐀攀猀琀愀焀甀攀Ⰰ 挀甀樀漀 琀攀洀愀 愀 猀攀爀 愀戀漀爀搀愀搀漀 昀漀椀 漀 䐀椀愀 搀愀 䌀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 一攀最爀愀⸀ 䔀氀攀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ 㜀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀猀琀攀 昀漀爀洀愀琀漀 猀攀 搀攀甀 瀀攀氀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 愀 洀攀猀洀愀 琀攀洀琀椀挀愀 挀漀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀⸀ 倀愀爀愀 嘀椀最椀氀 ⠀㈀ ㌀⤀Ⰰ 攀猀猀攀 昀漀爀洀愀琀漀 甀洀 挀漀洀漀 猀攀 昀漀猀猀攀 甀洀 渀椀戀甀猀 漀渀搀攀 瘀爀椀漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 瀀漀搀攀洀 挀漀攀砀椀猀琀椀爀 瀀愀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀渀搀漀 甀洀 愀漀 漀甀琀爀漀⸀ 준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀
O programa Rádio em Destaque: Dia Nacional da Consciência Negra, foi pensado para ser um material completo, com informações ligadas a saúde, tecnologia, história, e com um amplo leque de entrevistados. O único formato encontrado que dispõe da possibilidade de abrigar esses múltiplos assuntos, dentro de uma mesma temática, é o rádio revista. A respeito deste formato, Barbosa (2003, p.144) afirma, “Os programas de variedades têm essa denominação pela multiplicidade de informações com características diferenciadas que apresentam em seus roteiros”. |
|
OBJETIVO |
O Rádio em Destaque: Dia da Consciência Negra, foi idealizado com o objetivo de levar informação com uma linguagem acessível para todas as classes sociais e, com isso, esclarecer questões do âmbito social. A narrativa empregada no produto tem a intenção de fazer o ouvinte se unir a um contexto social, de ter empatia com a realidade que muitos brasileiros e brasileiras enfrentam diariamente. Com esse exercício os estudantes de jornalismo tiveram a oportunidade de exercer, na prática, a produção, redação e locução de um programa no formato rádio revista. |
|
JUSTIFICATIVA |
Em 20 de novembro de 1695 morreu Zumbi dos Palmares, um importante líder quilombola, que participou ativamente da resistência à escravidão. A data do seu falecimento foi escolhida como o Dia Nacional da Consciência Negra, e tem o intuito de reivindicar melhorias na vida da população negra. Mas é importante salientar que o combate ao racismo e a desigualdade social deve ser uma luta constante.伀 刀搀椀漀 攀洀 䐀攀猀琀愀焀甀攀 猀漀戀爀攀 漀 搀椀愀 搀愀 䌀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 一攀最爀愀 琀攀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 爀攀瘀攀氀愀爀 焀甀攀 愀 昀攀爀椀搀愀 搀愀 攀猀挀爀愀瘀椀搀漀 愀椀渀搀愀 攀猀琀 愀戀攀爀琀愀 攀 猀愀渀最爀愀渀搀漀 愀戀甀渀搀愀渀琀攀洀攀渀琀攀 渀愀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 洀漀搀攀爀渀愀⸀ 倀攀猀猀漀愀猀 搀攀 瀀攀氀攀 渀攀最爀愀 愀椀渀搀愀 栀漀樀攀 猀漀 瀀攀渀愀氀椀稀愀搀愀猀 挀漀洀 愀猀 洀愀爀挀愀猀 搀攀椀砀愀搀愀猀 栀 琀愀渀琀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 攀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 瀀攀爀猀攀最甀攀Ⰰ 挀漀渀搀攀渀愀 攀 洀愀琀愀⸀ 䔀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 琀攀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀爀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀猀 洀愀稀攀氀愀猀 搀攀 焀甀攀洀 攀猀琀 洀愀爀最攀洀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀攀猀猀愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 渀攀最爀漀 攀 瀀漀戀爀攀稀愀Ⰰ 匀愀渀琀漀猀 ⠀㈀ 㤀⤀ 爀攀瘀攀氀愀 焀甀攀㨀
A sociedade brasileira tem a base bastante larga e o ápice estreito, Do ponto de vista da formação da população, há, porém, uma característica ainda mais marcante: as camadas sociais vão embranquecendo à medida que sobem na pirâmide social.” Por isso, quando se fala das pessoas que vivem na base da pirâmide social, logo se identifica a pobreza, e quando se fala em pobreza está-se falando principalmente da população negra e da discriminação racial (SANTOS, 2009 p.29)䠀 洀甀椀琀漀 琀攀洀瀀漀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 戀爀愀渀挀愀 搀椀琀愀 爀攀最爀愀猀 攀 搀漀洀椀渀愀 椀渀切洀攀爀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀愀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 漀甀琀爀愀猀 瘀漀稀攀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 猀攀爀 漀甀瘀椀搀愀猀⸀ 䐀椀猀挀甀爀猀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 渀攀最爀愀 甀洀愀 爀搀甀愀 琀愀爀攀昀愀Ⰰ 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀漀 攀洀 甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 愀氀栀攀椀愀 愀 攀猀琀愀⸀ 䄀戀漀爀搀愀爀 愀猀猀甀渀琀漀猀 挀漀洀漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 甀洀愀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 瀀漀爀焀甀攀 爀愀挀椀猀洀漀 愀椀渀搀愀 攀砀椀猀琀攀 渀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀渀最愀渀愀ⴀ猀攀 焀甀攀洀 瀀攀渀猀愀 焀甀攀 椀猀猀漀 猀 攀砀椀猀琀椀甀 渀漀 琀攀洀瀀漀 搀愀 攀猀挀爀愀瘀椀搀漀 ⸀ 伀 爀搀椀漀 愀椀渀搀愀 漀 瘀攀挀甀氀漀 焀甀攀 挀栀攀最愀 猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀氀愀猀猀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 搀攀洀漀挀爀琀椀挀愀㨀
Uma rádio cria consensos sociais. Uma emissora pode aglutinar a opinião pública em torno de ideias democráticas. Pode mobilizar a população em determinado momento em favor de causas nobres. Pode influenciar poderosamente nas decisões coletivas. A opinião pública é uma grande força.(VIGIL, 2003, p.213)䄀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 琀攀洀 瀀漀搀攀爀 搀攀 洀甀搀愀渀愀Ⰰ 攀 椀猀猀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 甀洀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 渀漀 最攀爀愀氀⸀ 倀漀爀 挀漀渀琀愀 搀椀猀猀漀 搀攀瘀攀洀漀猀 攀猀琀愀爀 愀琀攀渀琀漀猀 搀攀猀搀攀 愀 猀攀氀攀漀 搀愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 愀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⸀ 一漀 挀愀猀漀 搀漀 刀搀椀漀 攀洀 䐀攀猀琀愀焀甀攀 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 挀漀洀 漀瀀椀渀椀攀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 焀甀攀 戀甀猀挀愀 愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 渀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀 ⠀㈀ Ⰰ 瀀⸀ ㈀㜀㌀⤀Ⰰ ᰀ䄠 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 甀洀 洀攀椀漀 琀攀爀洀漀 攀渀琀爀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 攀 愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀渀搀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 搀攀 愀洀戀愀猀ᴀ⸠
Segundo Vigil(2003, p.370), o formato rádio revista é híbrido, ou seja, nele há inúmeras possibilidades em questão de outros formatos radiofônicos. Para conseguir fixar a atenção do ouvinte é necessário um certo carisma dos apresentadores, ainda de acordo com Vigil (2003, p.373), a dinâmica do programa deve ser leve e descontraída. A interação dos apresentadores é de extrema importância, mas sem esquecer que para cada assunto abordado há uma mudança na dinâmica, como podemos observar no Rádio em Destaque: Dia Nacional da Consciência Negra.伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 戀甀猀挀漀甀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 漀瀀椀渀椀攀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 挀漀洀漀㨀 䔀洀愀渀甀攀氀 䴀愀最愀氀栀攀猀Ⰰ 䐀攀爀洀愀琀漀氀漀最椀猀琀愀㬀 䰀甀挀椀愀渀愀 䴀愀椀愀Ⰰ 倀猀椀挀氀漀最愀㬀 䌀爀椀猀琀椀愀渀攀 䜀愀搀攀氀栀愀Ⰰ 䌀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀 搀攀 䤀渀挀氀甀猀漀 匀漀挀椀愀氀 搀漀 倀爀攀猀漀 攀 搀漀 䔀最爀攀猀猀漀Ⰰ 搀愀 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 䨀甀猀琀椀愀 匀漀挀椀愀氀 ⠀匀䔀䨀唀匀⤀㬀 嘀愀氀爀椀愀 䌀愀爀渀攀椀爀漀 䈀愀爀爀漀猀漀Ⰰ 攀砀 搀攀昀攀渀猀漀爀愀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 樀甀稀愀 渀漀 昀爀甀洀 䌀氀瘀椀猀 䈀攀瘀椀氀焀甀愀㬀 渀最攀氀愀 䨀甀氀椀琀愀Ⰰ 倀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䐀漀甀琀漀爀愀 攀洀 匀漀挀椀漀氀漀最椀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瘀漀稀 愀 洀愀琀爀椀愀 瀀爀椀洀愀 戀猀椀挀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⸀ 䌀漀洀 攀氀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀愀猀猀愀爀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀 琀爀椀猀琀攀稀愀Ⰰ 椀渀搀椀最渀愀漀 攀 愀氀攀最爀椀愀⸀ 䔀砀椀猀琀攀洀 椀渀切洀攀爀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 愀搀攀焀甀愀爀 愀 琀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 猀甀愀 瘀漀稀 瀀愀爀愀 漀 爀搀椀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 漀 氀漀挀甀琀漀爀 漀甀 氀漀挀甀琀漀爀愀 渀漀 瀀漀搀攀 搀愀爀 愀 渀漀琀挀椀愀 搀愀 洀漀爀琀攀 搀攀 愀氀最甀洀 挀漀洀 琀漀洀 愀渀椀洀愀搀漀Ⰰ 渀攀洀 瀀愀猀猀愀爀 甀洀愀 戀漀愀 渀漀琀挀椀愀 挀漀洀 甀洀愀 攀渀琀漀渀愀漀 渀攀最愀琀椀瘀愀⸀ 준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 焀甀攀 渀漀 猀漀 琀漀搀愀猀 愀猀 瘀漀稀攀猀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀洀 瀀愀爀愀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀ 嘀椀最椀氀 ⠀㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ 㠀㤀⤀ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀㨀
[...] Em uma emissora democrática todas as vozes são bem-vindas. A questão é saber qual delas se encaixa melhor neste ou naquele programa. Uma voz infantil, que pode ser muito útil para uma novela, não funciona para ler o editorial. Uma voz muito grave não soará bem apresentando o espaço juvenil. Uma vinheta sensual não será gravada com uma voz esganiçada. Cada macaco no seu galho e cada voz no seu formato (VIGIL, 2003, p.89). 倀愀爀愀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 刀搀椀漀 攀洀 䐀攀猀琀愀焀甀攀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 搀甀愀猀 瘀漀稀攀猀 瀀爀愀 漀猀 氀漀挀甀琀漀爀攀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀攀猀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 瘀漀稀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 焀甀愀搀爀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 洀焀甀椀渀愀 搀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 漀 戀切猀猀漀氀愀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 猀愀切搀攀 搀攀 䄀 愀 娀⸀ 一愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 搀甀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀愀爀愀 愀 氀漀挀甀漀⸀ 준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 瘀漀稀攀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀漀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀Ⰰ 瀀爀漀瘀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 焀甀攀 渀漀 爀搀椀漀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 琀攀洀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 瘀攀稀 攀 瘀漀稀⸀
Para a produção do material que compõe o Rádio em Destaque: Dia da Consciência Negra, foram usadas alguns formatos de radiojornalismo. O primeiro passo foi a construção da pauta, para isso uma pesquisa prévia se fez necessária, com um embasamento teórico e sugestões de entrevistados, depois da conclusão das ideias individuais partimos para uma discussão em grupo, durante a reunião de pauta. “Um repórter sempre deve se manter informado, sempre que possível, escutar com atenção o noticiário da sua e de outras emissoras”, afirma Ferraretto (2001, p. 254). Um jornalista bem informado dá o seu melhor na construção das ideias de um produto.준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 愀昀椀爀洀愀爀 焀甀攀 愀 渀漀琀挀椀愀 渀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 椀渀瘀攀爀搀椀挀愀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 昀愀琀漀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 猀攀爀 爀攀愀椀猀⸀ 一漀 栀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 洀攀渀琀椀爀愀猀 漀甀 攀焀甀瘀漀挀漀猀⸀ ᰀ䄠焀甀椀 渀漀 挀愀戀攀洀 攀猀瀀攀挀甀氀愀攀猀 渀攀洀 戀漀愀琀漀猀Ⰰ 渀攀洀 漀 ᰀ洠攀 搀椀猀猀攀爀愀洀 琀愀氀 挀漀椀猀愀ᴀ⸠ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 搀攀瘀攀爀 搀攀 甀洀 爀攀瀀爀琀攀爀 攀 搀攀 甀洀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀渀琀攀 最愀爀愀渀琀椀爀 愀 攀砀愀琀椀搀漀 搀漀猀 搀愀搀漀猀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀漀 焀甀攀 攀猀琀攀樀愀洀 戀攀洀 挀漀渀昀椀爀洀愀搀漀猀⸀ᴀⰠ ⠀嘀椀最椀氀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㤀⤀⸀ 䔀猀猀愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 琀攀洀 焀甀攀 猀攀爀 戀愀猀攀愀搀愀 渀愀 瘀攀爀搀愀搀攀Ⰰ 渀愀 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀 搀漀猀 昀愀琀漀猀 渀漀琀椀挀椀愀搀漀猀Ⰰ 攀猀琀攀 瘀渀挀甀氀漀 攀猀琀 氀椀最愀搀漀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 愀 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀
A realização das ideias discutidas na reunião de pauta acontece em um segundo momento, onde nele os universitários vão a campo para realizar entrevistas e enquetes. Sites oficiais como do governo federal foram utilizados para a coleta de materiais, assim como notícias e artigos em portais de jornais. Na coleta de dados foi utilizado celular e telefone-fixo para a realização de uma parte das entrevistas; computadores para o arquivamento do material; para a gravação do produto foi usada uma mesa Presonus Studiolive 16.0.2, 16 canais, quatro microfones Shure Sm58, além do computador para a edição, fazendo uso dos programas Sony Sound forge e Samplitude. |
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
Dividido em dois blocos, com um intervalo entre eles, o Rádio em Destaque possui duração total de 34 minutos e 47 segundos. Nos blocos estão presentes quadros informativos: Bússola Digital, Máquina do Tempo e Eu Recomendo. O primeiro bloco traz a questão do preconceito na atualidade, com uma entrevista feita com a psicóloga Luciana Maia, que comenta questões sobre as diferenças entre o preconceito racial no Brasil e nos Estados Unidos, e ainda dá a sua opinião à respeito de um possível fim do preconceito; o quadro Bússola Digital traz dicas de aplicativos de celular direcionados a comunidade negra; Máquina do Tempo explica a origem de algumas expressões racistas como: “Negro parado é suspeito, negro correndo é ladrão”, “Eles que são brancos que se entendam”, “Não sou tuas negas”, “Inveja branca”; Saúde de A a Z explana sobre a manifestação da doença vitiligo, ainda traz uma entrevista com o Emanuel Magalhães que é médico dermatologista.匀攀最甀渀搀漀 戀氀漀挀漀 昀愀稀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 猀漀戀爀攀 愀 猀椀琀甀愀漀 搀漀猀 渀攀最爀漀猀 渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 攀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀⼀昀愀挀甀氀搀愀搀攀猀Ⰰ 攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 挀漀洀 䌀愀爀氀漀猀 䴀攀氀漀Ⰰ 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 搀攀 昀椀氀漀猀漀昀椀愀Ⰰ 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 挀甀氀琀甀爀愀 渀攀最爀愀Ⰰ 攀氀攀 愀椀渀搀愀 挀漀洀攀渀琀愀 猀漀戀爀攀 漀 爀愀挀椀猀洀漀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀 攀洀 愀氀最甀渀猀 挀甀爀猀漀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀㬀 䔀甀 刀攀挀漀洀攀渀搀漀 搀 搀椀挀愀猀 猀漀戀爀攀 挀愀渀愀椀猀 渀漀 礀漀甀琀甀戀攀 焀甀攀 攀砀愀氀琀愀洀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 渀攀最爀愀㬀 渀愀 洀愀琀爀椀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 氀攀瘀愀渀琀愀ⴀ猀攀 愀 焀甀攀猀琀漀㨀 ᰀ倠漀爀 焀甀攀 琀愀渀琀漀猀 渀攀最爀漀猀 攀猀琀漀 瀀爀攀猀漀猀㼀ᴀⰠ 挀漀渀琀愀 挀漀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 搀攀 嘀愀氀爀椀愀 䌀愀爀渀攀椀爀漀 䈀愀爀爀漀猀漀Ⰰ 攀砀 搀攀昀攀渀猀漀爀愀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 攀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 樀甀稀愀 渀漀 昀爀甀洀 䌀氀瘀椀猀 䈀攀瘀椀氀焀甀愀Ⰰ 焀甀攀 搀 猀甀愀猀 漀瀀椀渀椀攀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 樀甀爀搀椀挀漀 搀漀 攀渀挀愀爀挀攀爀愀洀攀渀琀漀 渀攀最爀漀Ⰰ 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䐀漀甀琀漀爀愀Ⰰ 渀最攀氀愀 䨀甀氀椀琀愀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀 猀漀戀爀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 爀愀挀椀愀氀 攀 漀猀 爀攀昀氀攀砀漀猀 搀愀 瀀猀 愀戀漀氀椀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀琀甀愀氀 攀 䌀爀椀猀琀椀愀渀攀 䜀愀搀攀氀栀愀 䌀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀 搀攀 䤀渀挀氀甀猀漀 匀漀挀椀愀氀 搀漀 倀爀攀猀漀 攀 搀漀 䔀最爀攀猀猀漀Ⰰ 搀愀 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 䨀甀猀琀椀愀 匀漀挀椀愀氀 ⠀匀䔀䨀唀匀⤀Ⰰ 挀漀洀攀渀琀愀 猀漀戀爀攀 愀猀 昀愀氀栀愀猀 搀漀 猀椀猀琀攀洀愀 挀愀爀挀攀爀爀椀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀
Ao todo foram utilizadas quatro vinhetas e dois spots institucionais. Todos os backgrounds usados para compor os quadros são de autoria de artistas negros. |
|
CONSIDERAÇÕES |
A produção em questão permitiu um grande crescimento profissional e pessoal da equipe envolvida no projeto. Entre entrevistas, análises e histórias de vida, procuramos dar a importância merecida para um assunto muitas vezes esquecido, sempre buscando transmitir a informação com clareza e empatia. O radiojornalismo vive para informar, confrontar e dar voz àqueles que, por muitas vezes, são ignorados.倀愀爀愀 嘀椀最椀氀 ⠀㈀ ㌀⤀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀猀Ⰰ 搀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 愀漀 搀爀愀洀琀椀挀漀Ⰰ 攀渀挀愀椀砀愀洀 挀漀洀 爀搀椀漀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 猀漀 搀攀 戀漀爀爀愀挀栀愀㨀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 攀猀琀椀挀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 氀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀戀爀攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 最渀攀爀漀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀ᴀ†⠀瀀⸀㌀㤀㠀⤀⸀ 匀攀最甀椀渀搀漀 攀猀琀攀 洀漀搀攀氀漀Ⰰ 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀渀猀攀最甀攀洀 瘀攀爀Ⰰ 渀愀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 椀渀切洀攀爀愀猀 爀攀愀猀 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀Ⰰ 攀 愀猀猀椀洀 戀甀猀挀愀爀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 挀愀瀀愀挀椀琀愀漀 渀漀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀Ⰰ 漀 爀搀椀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀䈀伀匀䄀 䘀⸀ 䄀⸀ 䜀渀攀爀漀猀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀猀㨀 漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 攀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 攀洀 甀搀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀甀氀椀渀愀猀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀⸀ 䄀⸀ 刀搀椀漀㨀 漀 瘀攀挀甀氀漀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 愀 琀挀渀椀挀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀搀⸀ 匀愀最爀愀 䰀甀稀稀愀琀琀漀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀伀匀Ⰰ 䜀⸀ 刀攀氀愀攀猀 爀愀挀椀愀椀猀 攀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀攀氀漀 一攀最爀漀 ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䄀倀䄀刀䔀䰀䰀䤀Ⰰ 䌀⸀ 䠀⸀ 䄀⸀ 䄀 攀瘀漀氀甀漀 琀攀挀渀漀氀最椀挀愀 搀漀 爀搀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 唀匀倀Ⰰ ㈀ ㈀ⴀ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䜀䤀䰀Ⰰ 䨀⸀ 䤀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 唀爀最攀渀琀攀 瀀愀爀愀 刀愀搀椀愀氀椀猀琀愀猀 愀瀀愀椀砀漀渀愀搀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀⸀ 倀愀甀氀椀渀愀猀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀最渀挀椀愀 䤀䈀䜀䔀 渀漀琀挀椀愀猀⸀ 䐀椀愀 洀甀渀搀椀愀氀 搀漀 爀搀椀漀 挀攀氀攀戀爀愀 攀猀瀀漀爀琀攀 攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀 琀漀氀攀爀渀挀椀愀 攀洀 ㈀ 㠀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀愀最攀渀挀椀愀搀攀渀漀琀椀挀椀愀猀⸀椀戀最攀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀愀最攀渀挀椀愀ⴀ渀漀琀椀挀椀愀猀⼀㈀ ㈀ⴀ愀最攀渀挀椀愀ⴀ搀攀ⴀ渀漀琀椀挀椀愀猀⼀渀漀琀椀挀椀愀猀⼀㈀ 㐀ⴀ搀椀愀ⴀ洀甀渀搀椀愀氀ⴀ搀漀ⴀ爀愀搀椀漀ⴀ挀攀氀攀戀爀愀ⴀ攀猀瀀漀爀琀攀ⴀ攀ⴀ椀渀挀攀渀琀椀瘀愀ⴀ琀漀氀攀爀愀渀挀椀愀ⴀ攀洀ⴀ㈀ 㠀⸀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ 㠀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|