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INSCRIÇÃO: | 00698 |
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CATEGORIA: | RP |
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MODALIDADE: | RP02 |
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TÍTULO: | Reforma da Previdência Social: uma pesquisa de opinião sobre a percepção da comunidade acadêmica da Ufal sobre a PEC 287/2016 |
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AUTORES: | Alexsandra Cabral Silva (Universidade Federal de Alagoas); Geovana Santana Souza (Universidade Federal de Alagoas); Thainá Evellyn Martiniano Alexandre (Universidade Federal de Alagoas); Wilson Belarmino Santos da Silva (Universidade Federal de Alagoas); Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues (Universidade Federal de Alagoas) |
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PALAVRAS-CHAVE: | Pesquisa de Opinião, Pesquisa em Relações Públicas, Reforma da Previdência Social, PEC 287/2016, |
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RESUMO |
A proposta deste trabalho é apresentar algumas inferências a partir dos resultados de uma pesquisa de opinião sobre a percepção da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) a respeito da PEC 287/2016 ou projeto de Reforma da Previdência Social. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2017, no âmbito da disciplina Teoria e Pesquisa de Opinião Pública, do curso de Relações Públicas da Ufal, mesmo período em que o assunto se tornou uma das principais pautas das agendas política, pública e midiática. De natureza quantitativa, teve como instrumento de coleta de dados questionários estruturados com perguntas fechadas que foram aplicados a 377 pessoas a partir de entrevistadas face a face. Os resultados apontam para algumas contradições na construção da opinião acadêmica sobre o tema e seu posicionamento no espaço público. |
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INTRODUÇÃO |
Conhecida popularmente como Reforma da Previdência Social, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016 foi escolhido como objeto desta pesquisa de opinião tanto por sua relevância – por se tratar de uma questão de interesse público – como pela visibilidade que o tema alcançou na época de sua realização, tomando espaço considerável nas agendas pública, midiática e política.ऀ䌀愀猀漀 昀漀猀猀攀 愀瀀爀漀瘀愀搀愀Ⰰ 愀 爀攀昀漀爀洀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀漀 最漀瘀攀爀渀漀 愀漀 挀漀渀最爀攀猀猀漀 攀洀 㘀 搀攀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㘀Ⰰ 愀琀椀渀最椀爀椀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 愀琀椀瘀漀猀 焀甀攀 琀椀瘀攀猀猀攀洀 椀搀愀搀攀 椀渀昀攀爀椀漀爀 愀 㔀 ⠀栀漀洀攀渀猀⤀ 漀甀 㐀㔀 愀渀漀猀 ⠀洀甀氀栀攀爀攀猀⤀Ⰰ 搀攀瘀攀渀搀漀 猀攀爀 猀甀戀洀攀琀椀搀漀猀 猀 渀漀瘀愀猀 爀攀最爀愀猀⸀ 䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 愀氀琀攀爀愀爀椀愀 漀椀琀漀 愀爀琀椀最漀猀 搀愀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 昀椀砀愀渀搀漀 愀 椀搀愀搀攀 洀渀椀洀愀 搀攀 㘀㔀 愀渀漀猀 瀀愀爀愀 搀愀爀 攀渀琀爀愀搀愀 渀愀 愀瀀漀猀攀渀琀愀搀漀爀椀愀 攀 攀氀攀瘀愀渀搀漀 漀 琀攀洀瀀漀 洀渀椀洀漀 搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 瀀愀爀愀 ㈀㔀 愀渀漀猀⸀
Fruto de um projeto realizado na disciplina Teoria e Pesquisa de Opinião Pública do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), sob orientação da professora Ms. Emanuelle Rodrigues. O estudo teve como objetivo principal compreender a percepção da comunidade acadêmica da Ufal sobre a PEC 287/2016. Trata-se de uma pesquisa quantitativa realizada presencialmente com 377 pessoas, entre discentes e servidores (docentes e técnicos). A seleção do público a ser investigado seguiu alguns critérios que, para melhor abrangência, serão abordados em tópicos posteriores.䄀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 ⠀洀琀漀搀漀 昀愀挀攀 愀 昀愀挀攀⤀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 昀愀琀漀爀攀猀 氀椀最愀搀漀猀 愀漀 琀攀洀愀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 渀瘀攀氀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 猀漀戀爀攀 愀 倀爀攀瘀椀搀渀挀椀愀 匀漀挀椀愀氀 攀 猀甀愀 爀攀昀漀爀洀愀Ⰰ 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 洀攀椀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀戀琀攀渀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀㬀 漀 渀瘀攀氀 搀攀 挀漀渀挀漀爀搀渀挀椀愀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 椀最甀愀氀愀爀 愀 椀搀愀搀攀 洀渀椀洀愀 瀀愀爀愀 愀洀戀漀猀 漀猀 猀攀砀漀猀㬀 愀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 搀漀 渀瘀攀氀 搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 愀 爀攀氀愀漀 搀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀 愀猀 洀攀猀洀愀猀㬀 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀
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OBJETIVO |
GERAL: Compreender a percepção da comunidade acadêmica da Ufal sobre o projeto de reforma da Previdência Social no Brasil (PEC 287/2016). ESPECÍFICOS: (1) Conhecer o nível de conhecimento do público sobre a Previdência Social e a proposta de reforma; (2) Identificar os principais meios utilizados para obtenção de informações sobre o tema; (3) Entender o nível de concordância da comunidade em relação a proposta de igualar a idade mínima para ambos os sexos; (4) Compreender o atual nível de importância, para esse público, das manifestações sociais e a relação com as mesmas. |
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JUSTIFICATIVA |
A complexa estrutura social (Bourdieu, 2012) e a organização dos agentes em torno deles são fatores que interferem no modo como as sociedades de cada época pensam seus problemas sociais, o que requer toda uma instrumentalização para o conhecimento de suas percepções. Afinal, são estas que não apenas impulsionam como validam suas ações em relação aos assuntos de interesse público de um dado contexto.ऀ伀 栀甀洀漀爀 搀攀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 猀攀 爀攀昀氀攀琀攀 渀漀猀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 焀甀攀 挀椀爀挀甀氀愀洀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 椀洀瀀氀椀挀愀渀搀漀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 渀愀猀 愀攀猀 搀漀猀 愀最攀渀琀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䤀猀猀漀 瀀漀爀焀甀攀Ⰰ 洀愀椀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 搀椀猀挀甀爀猀漀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䘀愀椀爀挀氀漀甀最栀 ⠀㈀ Ⰰ 瀀⸀㤀⤀ ᰀ 甀洀愀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 洀愀猀 搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀漀 搀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 挀漀渀猀琀椀琀甀椀渀搀漀 攀 挀漀渀猀琀爀甀椀渀搀漀 漀 洀甀渀搀漀 攀洀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀ᴀ⸠ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 愀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 猀攀爀 甀洀愀 漀瀀椀渀椀漀 渀漀猀猀愀 渀愀搀愀 洀愀椀猀 Ⰰ 瀀愀爀愀 䌀栀愀爀愀甀搀攀愀甀 ⠀㈀ 㘀⤀Ⰰ 焀甀攀 甀洀 爀攀昀氀攀砀漀 搀愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀漀猀 最爀甀瀀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 琀爀愀渀猀椀琀愀洀漀猀⸀ 䌀漀渀栀攀挀攀爀 漀 渀椀洀漀 搀攀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀攀 愀漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 攀渀琀攀渀搀攀爀 挀攀渀爀椀漀猀 攀 瀀爀攀瘀攀爀 琀攀渀搀渀挀椀愀猀 搀攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀⸀
A PEC 287/2016 proposta pelo governo do presidente Michel Temer, do então Partido Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) , apresentou-se como uma questão de grande relevância para o interesse público no período de realização da disciplina Teoria e Pesquisa de Opinião Pública, levando-nos a escolhê-lo como tema central do projeto de pesquisa.ऀ䔀洀 䴀愀挀攀椀Ⰰ 挀愀瀀椀琀愀氀 搀攀 䄀氀愀最漀愀猀Ⰰ 攀挀氀漀搀椀甀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀渀琀爀愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 刀攀昀漀爀洀愀Ⰰ 琀漀洀愀渀搀漀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 爀甀愀猀 攀 愀瘀攀渀椀搀愀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀渀搀漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀稀愀搀愀猀 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 瀀攀氀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀洀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 渀漀猀 洀戀椀琀漀猀 洀甀渀椀挀椀瀀愀氀Ⰰ 攀猀琀愀搀甀愀氀 攀 昀攀搀攀爀愀氀⸀ 一愀 洀攀猀洀愀 氀椀渀栀愀Ⰰ 漀 琀攀洀愀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 瀀愀甀琀愀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 渀愀 唀昀愀氀Ⰰ 愀氀挀愀渀愀渀搀漀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀⸀
Por outro lado, os enquadramentos dados pelos veículos tradicionais de mídia não contribuíam muito para a expansão do debate. Dessa forma, aquele parecia ser um momento ideal para a emergência de um discursão qualificada no espaço público, agenciada especialmente pela universidade, o que nos motivou realizar uma pesquisa para entender, no âmbito da Ufal, qual a percepção da comunidade acadêmica sobre o projeto de Reforma.䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 愀 愀洀瀀氀椀琀甀搀攀 搀漀 琀攀洀愀 攀 愀猀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 攀 猀攀氀攀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 猀攀爀 攀猀琀甀搀愀搀漀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 猀攀 搀攀甀 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 瀀漀爀 搀漀椀猀 洀漀琀椀瘀漀猀㨀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀 攀洀 焀甀攀 攀氀愀 攀猀琀愀瘀愀 挀椀爀挀甀渀猀挀爀椀琀愀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 挀攀爀琀漀 挀漀渀琀爀漀氀攀 瀀愀爀愀 椀渀猀攀爀漀 搀漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 攀洀 挀愀洀瀀漀㬀 漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 攀 愀洀瀀氀椀愀漀 搀攀 甀洀 搀攀戀愀琀攀 焀甀愀氀椀昀椀挀愀搀漀 渀愀 攀猀昀攀爀愀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 瀀攀氀漀 愀猀猀甀渀琀漀 猀攀爀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 爀攀愀猀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀漀爀 攀猀琀攀 猀攀爀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 栀椀猀琀漀爀椀挀愀洀攀渀琀攀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 瀀攀氀愀猀 氀甀琀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀
Logo, conhecer a percepção desse público sobre o tema nos permitiria, a nosso ver, inferir sobre o potencial irruptivo da discussão sobre os direitos sociais e trabalhistas, ensejados pelo projeto de Reforma da Previdência Social, na sociedade alagoana; e, então, quem sabe desenvolver algumas inferências sobre o cenário político-econômico que se desenhava naquela época.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀 攀洀 焀甀愀琀爀漀 昀愀猀攀猀㨀 ⠀⤀ 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 搀愀 刀攀昀漀爀洀愀 搀愀 倀爀攀瘀椀搀渀挀椀愀 匀漀挀椀愀氀㬀 ⠀㈀⤀ 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀愀 猀漀戀爀攀 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 倀䔀䌀 ㈀㠀㜀⼀㈀ 㘀㬀 ⠀㌀⤀ 攀砀攀挀甀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀㬀 攀 ⠀㐀⤀ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀⸀ 䔀洀戀漀爀愀 渀漀猀猀漀 昀漀挀漀 愀焀甀椀 渀漀 爀攀挀愀椀愀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀漀 瀀漀渀琀甀愀爀 猀甀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 猀甀戀猀攀焀甀攀渀琀攀猀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀Ⰰ 昀漀椀 渀攀猀琀愀 昀愀猀攀 焀甀攀 瀀甀搀攀洀漀猀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀 ᰀ攠猀琀愀搀漀 搀愀 愀爀琀攀ᴀ†搀漀 漀戀樀攀琀漀 攀猀琀甀搀愀搀漀⸀
Com o intuito de nos aprofundarmos sobre a PEC 287/2016, buscamos ampliar nosso escopo de análise para o próprio entendimento sobre o significado da Previdência Social no Brasil e o contexto em que se inseria esse projeto de reforma. A pesquisa exploratória foi realizada com base em procedimentos qualitativos, tais como: revisões bibliográficas e entrevista face a face com roteiro semiestruturado de perguntas abertas com uma pesquisadora especialista no tema, a professora do curso de Ciência Política da Ufal, Luciana Santana.ऀ 䌀漀洀 漀猀 猀甀戀猀搀椀漀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀最爀攀搀椀爀 挀漀洀 愀猀 漀甀琀爀愀猀 琀爀猀 昀愀猀攀猀Ⰰ 瀀甀搀攀洀漀猀 搀愀爀 椀渀挀椀漀 愀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 搀攀猀攀渀栀漀 洀攀琀漀搀漀氀最椀挀漀 搀愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 ᰀ攠猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀搀愀猀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀爀 甀洀 瀀氀愀渀漀 愀洀漀猀琀爀愀氀Ⰰ 搀攀琀攀爀洀椀渀愀爀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 搀攀 搀愀搀漀猀Ⰰ 漀猀 瀀爀愀稀漀猀 攀猀琀椀洀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 攀 栀甀洀愀渀漀猀 攀 漀猀 挀甀猀琀漀猀 瀀愀爀愀 猀甀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀ᴀ†⠀䰀䤀䴀䄀Ⰰ ㈀ 㜀Ⰰ 瀀⸀㈀㔀⤀⸀
A escolha da pesquisa descritiva se deu em virtude de sua função, que consiste, segundo Franceschini (2011) em descrever características de uma população, retratando aspectos tanto gerais como específicos de seu comportamento. A autora afirma que este tipo de pesquisa pode ser desenvolvido através de “observação direta ou pela coleta de dados primários, por meio de entrevistas estruturadas em questionário aplicado à amostra definida no estudo” (Idem, p.59), sendo este último o método escolhido por nós. ऀ一漀猀猀愀 漀瀀漀 瀀攀氀漀 洀琀漀搀漀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀漀 愀挀愀戀漀甀 猀攀渀搀漀 ᰀ渠愀琀甀爀愀氀ᴀⰠ 猀攀渀搀漀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 愀瀀氀椀挀愀搀漀 猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀愀猀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 刀椀挀栀愀爀搀猀漀渀 ⠀㤀㠀㤀Ⰰ 瀀⸀㈀㤀⤀ 攀洀 瘀椀爀琀甀搀攀 搀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 ᰀ搠攀猀挀漀戀爀椀爀 攀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀爀 愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 瘀愀爀椀瘀攀椀猀ᴀⰠ 漀 焀甀攀 椀洀瀀氀椀挀漀甀 甀洀 洀漀搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀⸀ 䌀漀洀漀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 渀漀洀攀 椀渀搀椀挀愀Ⰰ 攀砀瀀氀椀挀愀 漀 愀甀琀漀爀Ⰰ ᰀ挠愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀ⴀ猀攀 瀀攀氀漀 攀洀瀀爀攀最漀 搀愀 焀甀愀渀琀椀昀椀挀愀漀 琀愀渀琀漀 渀愀猀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 渀漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀猀猀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀愀猀ᴀⰠ 挀甀樀漀 椀渀琀甀椀琀漀 ᰀ朠愀爀愀渀琀椀爀 愀 瀀爀攀挀椀猀漀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀Ⰰ 攀瘀椀琀愀爀 搀椀猀琀漀爀攀猀 搀攀 愀渀氀椀猀攀 攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 甀洀愀 洀愀爀最攀洀 搀攀 猀攀最甀爀愀渀愀 焀甀愀渀琀漀 猀 椀渀昀攀爀渀挀椀愀猀ᴀ†⠀刀䤀䌀䠀䄀刀䐀匀伀一Ⰰ 㤀㠀㤀Ⰰ 瀀⸀㈀㤀⤀⸀
Considerando a amplitude do tema e a nossa limitação de tempo e pessoal, decidimos restringir a pesquisa a uma população-alvo delimitada, a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), circunscrita no Campus A. C. Simões, compreendendo um universo de 21.387 pessoas, entre servidores e estudantes, cada um representando, respectivamente, 10,3% (2.207u) e 89,7% (19.180u) da população. Dessa forma, optamos pela seleção de uma amostra, isto é, um conjunto de elementos que podem representar, de algum modo, características da população. Para tanto, escolhemos como unidade amostral o indivíduo.䄀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀渀搀漀 猀攀爀 瀀漀猀猀瘀攀氀 琀攀爀 愀挀攀猀猀漀 愀 琀漀搀愀猀 愀猀 甀渀椀搀愀搀攀猀 愀洀漀猀琀爀愀椀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 攀ⴀ洀愀椀氀 漀甀 琀攀氀攀昀漀渀攀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 漀 挀氀挀甀氀漀 搀愀 愀洀漀猀琀爀愀最攀洀 愀氀攀愀琀爀椀愀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 瀀爀攀猀猀甀瀀漀渀搀漀 ᰀ焠甀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 琀攀渀栀愀洀 愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 瀀爀漀挀甀爀愀搀愀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 嬀⸀⸀⸀崀Ⰰ 琀攀渀栀愀洀 椀最甀愀氀 挀栀愀渀挀攀 搀攀 猀攀爀攀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 攀⼀漀甀 椀渀搀愀最愀搀漀猀ᴀ†⠀嘀䤀刀䜀䤀䰀䰀䤀吀伀 攀琀⸀ 愀氀⸀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀㤀 ⤀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 猀攀最甀椀渀琀攀 挀氀挀甀氀漀 㰀 渀㴀一⸀瀀⸀焀⸀娀눀⼀嬀䔀눀⸀ ⠀一ⴀ⤀ ⬀ ⠀瀀⸀焀⸀娀눀⤀ 崀 㸀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 ᰀ渠ᴀ†⠀漀 渀切洀攀爀漀 焀甀攀 戀甀猀挀瘀愀洀漀猀 搀攀猀挀漀戀爀椀爀⤀ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 愀洀漀猀琀爀愀Ⰰ ᰀ丠ᴀ†漀 琀漀琀愀氀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 ⠀㈀⸀㌀㠀㜀⤀Ⰰ ᰀ娠ᴀ†漀 渀瘀攀氀 搀攀 挀漀渀昀椀愀渀愀 ⠀Ⰰ㤀㘀 漀甀 㤀㔀─⤀Ⰰ ᰀ䔠ᴀ†漀 攀爀爀漀 愀洀漀猀琀爀愀氀 ⠀ Ⰰ 㔀 漀甀 㔀─⤀Ⰰ 攀 愀猀 瀀爀漀瀀漀爀攀猀 ᰀ瀠ᴀ†攀 ᰀ焠ᴀ†⠀ Ⰰ㔀 漀甀 㔀 ─ 挀愀搀愀⤀Ⰰ 挀栀攀最愀洀漀猀 愀 甀洀愀 愀洀漀猀琀爀愀 搀攀 ㌀㜀㜀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀⸀
Antes de alcançarmos esse número, havíamos realizado o cálculo por grupo (servidores e estudantes), mas as amostras eram demasiadamente grandes para o curto período de tempo e a quantidade de pesquisadores de campo que dispúnhamos. Assim, decidimos por uma forma mais arriscada de recorte, que consistia na definição do número de entrevistados, em cada grupo, a partir do que representavam proporcionalmente na população: 338 estudantes e 39 servidores. 唀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 焀甀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀Ⰰ 挀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 昀漀椀 渀漀 琀攀爀 愀挀攀猀猀漀 愀漀猀 渀漀洀攀猀 攀 挀漀渀琀愀搀漀猀 搀愀猀 甀渀椀搀愀搀攀猀 愀洀漀猀琀爀愀椀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 渀漀猀 椀洀瀀攀搀椀甀 搀攀 昀愀稀攀爀 焀甀愀氀焀甀攀爀 琀椀瀀漀 搀攀 猀漀爀琀攀椀漀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 琀椀瘀攀洀漀猀 焀甀攀 漀瀀攀爀愀爀 洀甀搀愀渀愀猀 渀愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀Ⰰ 猀攀氀攀挀椀漀渀愀渀搀漀 愀氀攀愀琀漀爀椀愀洀攀渀琀攀 戀氀漀挀漀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 瀀攀爀漀搀漀猀 搀漀 搀椀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 昀漀猀猀攀洀 愀 挀愀洀瀀漀⸀ 䴀攀猀洀漀 愀猀猀椀洀 洀愀渀琀椀瘀攀洀漀猀 漀猀 渀切洀攀爀漀猀 搀愀 愀洀漀猀琀爀愀⸀
Seguindo o que propõe Richardson (1989), uma questão indispensável para o planejamento da pesquisa descritiva quantitativa é identificar as variáveis que parecem mais importantes para explicar características complexas de um comportamento. Logo, definimos as variáveis que poderiam, a nosso ver, ajudar a entender atitudes e até apontar para algumas tendências comportamentais. Foram elas: cargo ocupado na universidade; classificação socioeconômica; curso; conhecimento sobre a Previdência Social; satisfação com atual modelo da previdência; conhecimento sobre a PEC 287/2016; satisfação com o modelo de reforma; meios pelos quais obteve informação sobre o tema; e participação nas manifestações sociais referentes ao projeto. 䔀洀 氀椀渀栀愀猀 最攀爀愀椀猀Ⰰ 瘀愀爀椀瘀攀椀猀 猀漀 挀氀愀猀猀攀猀 搀攀 漀戀樀攀琀漀猀 焀甀攀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 刀椀挀栀愀爀搀猀漀渀 ⠀㤀㠀㤀⤀Ⰰ 瀀漀猀猀甀攀洀 搀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 戀猀椀挀愀猀㨀 ⠀⤀ 猀漀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 漀戀猀攀爀瘀瘀攀椀猀 搀攀 甀洀 漀戀樀攀琀漀㬀 攀 ⠀㈀⤀ 搀攀瘀攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 瘀愀爀椀愀攀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 洀攀猀洀漀 漀甀 愀 漀甀琀爀漀猀 昀攀渀洀攀渀漀猀⸀
O passo seguinte consiste na escolha dos métodos de abordagem e coleta de dados (LIMA, 2017), especificamente o procedimento de pesquisa, o instrumento de coleta, a equipe e a metodologia de abordagem. Optamos pelo levantamento de dados do tipo Survey, “frequentemente realizados para permitir enunciados descritivos sobre alguma população, isto é, descobrir a distribuição de certos traços e atributos” (BABBIE, 2003, p.96). 伀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 挀漀洀漀 渀漀猀猀漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 搀愀搀漀猀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䜀ﰀ渀琀攀爀 ⠀㈀ ㌀⤀Ⰰ 挀漀渀琀洀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 焀甀攀 戀甀猀挀愀 洀攀搀椀爀 漀瀀椀渀椀漀Ⰰ 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀Ⰰ 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 戀椀漀最爀昀椀挀愀猀⸀ 䔀猀琀攀 昀漀椀㨀 愀瀀氀椀挀愀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀愀挀攀 愀 昀愀挀攀 瀀漀爀 甀洀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 漀椀琀漀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 挀漀洀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 昀漀氀栀愀猀 搀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 攀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀㬀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀氀攀渀挀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀㬀 攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀 挀漀洀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 昀攀挀栀愀搀愀猀 攀 琀爀猀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀 搀攀 焀甀攀猀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 椀渀搀椀挀愀 䈀愀戀戀椀攀 ⠀㈀ ㌀⤀㨀 ⠀⤀ 焀甀攀猀琀攀猀ⴀ昀椀氀琀爀漀Ⰰ 焀甀攀 猀攀爀瘀攀洀 瀀愀爀愀 昀椀氀琀爀愀爀 漀猀 爀攀猀瀀漀渀搀攀渀琀攀猀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀㬀 ⠀㈀⤀ 挀漀渀琀椀渀最攀渀琀攀猀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 愀瀀猀 焀甀攀猀琀攀猀ⴀ昀椀氀琀爀漀㬀 攀 ⠀㌀⤀ 洀愀琀爀椀挀椀愀椀猀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀愀搀愀猀 挀漀洀 漀 洀攀猀洀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 挀愀猀漀 搀愀 䔀猀挀愀氀愀 䰀椀欀攀爀琀⸀
Além dos objetivos, foram listadas as variáveis mais importantes para esta pesquisa (já citadas), o que nos permitiu elaborar as questões de forma estratégica para que pudéssemos alcançar os resultados almejados. A estrutura seguiu as recomendações propostas por Babbie (2003): das perguntas mais gerais às mais específicas; uma ordem lógica entre elas; alternativas exaustivas; perguntas e respostas claras; sem questões negativas; e não ser tendencioso. 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 愀渀琀攀猀 搀攀 瀀愀爀琀椀爀 瀀愀爀愀 挀愀洀瀀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀椀氀漀琀漀 挀漀洀 挀攀爀挀愀 搀攀 ㈀ 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀愀爀愀 琀攀猀琀愀爀 漀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀⸀ 䄀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 洀猀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ 㜀⸀ 伀 瀀爀漀挀攀猀猀愀洀攀渀琀漀 搀攀 搀愀搀漀猀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䔀砀挀攀氀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 栀愀瘀椀愀 挀愀爀渀挀椀愀 搀攀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀 洀愀椀猀 愀搀攀焀甀愀搀漀猀 渀愀焀甀攀氀攀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 吀愀戀攀氀愀 䐀椀渀洀椀挀愀⸀
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
Visando facilitar a coleta de dados, assim como sua compreensão após a realização da pesquisa, optamos por delimitar o desenvolvimento do trabalho em quatro etapas: (1) Caracterização do perfil demográfico e socioeconômico, na qual foram analisadas variáveis como sexo, cargo, faixa etária, classificação socioeconômica e rendas familiar e individual; (2) Níveis de conhecimento e satisfação com o modelo atual da Previdência Social e o projeto de Reforma, etapa que se refere à percepção de fato sobre o objeto de estudo; (3) Acesso a informação, cujo objetivo era conhecer os principais meios utilizados pelos entrevistados para coleta de dados acerca da PEC 287/2016; e, por fim, (4) Participação e percepção das manifestações sociais, incluindo aquelas ligadas ao projeto de reforma, na qual os entrevistados foram questionados sobre a importância das mesmas e sua atuação dentro delas.䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀漀椀 攀砀攀挀甀琀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 漀椀琀漀 洀攀洀戀爀漀猀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 挀愀搀愀 甀洀 昀椀挀漀甀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 甀洀愀 瀀愀爀挀攀氀愀 搀漀猀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀猀Ⰰ 挀漀洀瀀漀渀搀漀Ⰰ 愀漀 琀漀琀愀氀Ⰰ 愀 愀洀漀猀琀爀愀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 䌀愀搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀 愀瀀氀椀挀漀甀 㐀㜀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀猀 昀愀挀攀 愀 昀愀挀攀 ⠀㐀㌀ 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀 㐀 猀攀爀瘀椀搀漀爀攀猀⤀Ⰰ 攀砀挀攀爀琀漀 甀洀 搀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀氀椀挀漀甀 㐀㠀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀猀 ⠀㐀㌀ 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀 㔀 猀攀爀瘀椀搀漀爀攀猀⤀⸀ 䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀洀 ㈀㔀 戀氀漀挀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 愀氀攀愀琀漀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 氀漀挀愀椀猀 搀攀 最爀愀渀搀攀 挀椀爀挀甀氀愀漀 搀攀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 䈀椀戀氀椀漀琀攀挀愀 䌀攀渀琀爀愀氀Ⰰ 挀愀渀琀椀渀愀猀Ⰰ 瀀爀愀愀猀 攀 刀攀猀琀愀甀爀愀渀琀攀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀Ⰰ 琀漀搀漀猀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀椀愀猀 攀 栀漀爀爀椀漀猀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 挀漀洀漀 洀琀漀搀漀 漀 䤀渀琀攀爀挀攀瀀琀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 愀瀀愀爀攀挀攀洀 渀漀 氀漀挀愀氀 漀渀搀攀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀⸀
O perfil demográfico dos entrevistados se estrutura da seguinte forma: 53,6% de mulheres e 46,4% de homens. Quanto à idade, os estudantes se concentram principalmente na faixa etária de 16 a 24 anos, com 77,8%, enquanto os servidores nas faixas de 25 a 35 anos, com 48,6%, seguida da 36 a 50 anos com 28,6%. Com predominância nas classes B e C, 40,7% dos entrevistados pertenciam à primeira e 38,6% à segunda, sendo complementas por 12,9% da classe A e 7,8% das classes DE. 儀甀愀渀琀漀 爀攀渀搀愀 昀愀洀椀氀椀愀爀Ⰰ 栀 琀愀洀戀洀 甀洀愀 搀椀昀攀爀攀渀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 瀀漀爀 挀愀爀最漀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 猀攀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀洀 㐀㐀Ⰰ㐀─ 渀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 搀攀 愀 ㌀ 猀愀氀爀椀漀猀 洀渀椀洀漀猀 ⠀刀␀ 㤀㌀㠀Ⰰ 愀 刀␀ ㈀⸀㠀㈀㈀Ⰰ ⤀ 攀 ㌀ Ⰰ㔀─ 搀攀 ㌀ 愀 㘀 ⠀刀␀ ㈀⸀㠀㈀Ⰰ 愀 刀␀ 㔀⸀㘀㈀㈀Ⰰ ⤀Ⰰ 㔀㐀Ⰰ㌀─ 搀漀猀 猀攀爀瘀椀搀漀爀攀猀 爀攀挀攀戀攀洀 洀愀椀猀 焀甀攀 㤀 猀愀氀爀椀漀猀 洀渀椀洀漀猀 攀 ㈀㠀Ⰰ㘀─ 搀攀 ㌀ 愀 㘀 ⠀刀␀ ㈀⸀㠀㈀Ⰰ 愀 刀␀ 㔀⸀㘀㈀㈀Ⰰ ⤀⸀
Quando questionados se saberiam informar o que era Previdência social, 78,6% dos entrevistados disseram que sim. Entre os servidores, o percentual de indivíduos que responderam sim equivaleu a 97,1%. Destes, 64,7% ainda afirmaram estarem pouco ou não satisfeitos em relação ao atual modelo, enquanto que 35,3% afirmaram estarem satisfeitos ou muito satisfeitos. Já entre os discentes, o percentual de entrevistados que sabiam o significado citado foi significativamente inferior ao de servidores, totalizando 76,6% de indivíduos. Entretanto, mesmo o conhecimento sobre a Previdência sendo menor que o dos servidores, foi possível notar um maior nível de insatisfação entre os estudantes com o atual modelo, com 77,1% de discentes não satisfeitos ou poucos satisfeitos, em detrimento de 22,9% satisfeitos ou muito satisfeitos. 䄀漀 愀渀愀氀椀猀愀爀 漀猀 渀瘀攀椀猀 搀攀 猀愀琀椀猀昀愀漀 瀀漀爀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀漀 猀漀挀椀漀攀挀漀渀洀椀挀愀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀洀漀猀 愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 甀洀愀 氀椀最愀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 瘀愀爀椀瘀攀椀猀⸀ 伀 渀切洀攀爀漀 搀攀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 猀愀琀椀猀昀攀椀琀漀猀 漀甀 洀甀椀琀漀 猀愀琀椀猀昀攀椀琀漀猀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 洀愀椀漀爀 渀愀 挀氀愀猀猀攀 䄀Ⰰ 挀漀洀 ㌀㠀Ⰰ─⸀ 䨀 焀甀愀渀搀漀 渀漀猀 爀攀昀攀爀椀洀漀猀 愀漀 瀀攀爀挀攀渀琀甀愀氀 搀攀 瀀漀甀挀漀 漀甀 渀漀 猀愀琀椀猀昀攀椀琀漀猀Ⰰ 愀 挀氀愀猀猀攀 䈀 瀀爀攀搀漀洀椀渀愀渀琀攀 攀渀琀爀攀 愀猀 搀攀洀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀 㜀㐀Ⰰ㌀─⸀ 䔀洀 爀攀氀愀漀 猀 搀攀洀愀椀猀 挀氀愀猀猀攀猀Ⰰ 渀漀 攀砀椀猀琀攀 搀椀昀攀爀攀渀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 渀瘀攀椀猀 搀攀 猀愀琀椀猀昀愀漀⸀
Já em relação ao nível de conhecimento sobre o projeto de reforma da Previdência Social. Os servidores se destacam por apresentarem maior conhecimento sobre o tema, com 17,1% que conhecem muito e 57,1% que conhecem algum aspecto do projeto. Ao contrário destes, os discentes possuem um menor nível de conhecimento sobre o mesmo projeto, com 53,3% que conhecem pouco e 8,6% que desconhecem totalmente. O nível de insatisfação em relação ao projeto também é maior entre os servidores, com 85,3% de entrevistados que afirmaram não estarem satisfeitos, enquanto que entre os discentes esse número cai para 67%. 伀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 椀渀搀愀最愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 洀甀搀愀渀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 儀甀愀渀搀漀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀搀漀猀 猀攀 挀漀渀挀漀爀搀愀瘀愀洀 漀甀 渀漀 挀漀洀 甀洀 椀琀攀洀 攀洀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀愀 倀䔀䌀 ㈀㠀㜀⼀㈀ 㘀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 愀漀 愀甀洀攀渀琀漀 搀愀 椀搀愀搀攀 洀渀椀洀愀 搀愀 愀瀀漀猀攀渀琀愀搀漀爀椀愀 搀攀 㔀㔀 ⠀洀甀氀栀攀爀⤀ 攀 㘀 ⠀栀漀洀攀洀⤀ 瀀愀爀愀 㘀㔀 愀渀漀猀Ⰰ 愀洀戀漀猀Ⰰ 攀 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀 ㈀㔀 愀渀漀猀 搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 瀀愀爀愀 漀戀琀攀渀漀 搀攀 甀洀 瀀攀爀挀攀渀琀甀愀氀 洀渀椀洀漀 搀漀 戀攀渀攀昀挀椀漀Ⰰ 㤀㈀Ⰰ㔀─ 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 愀昀椀爀洀愀爀愀洀 焀甀攀 渀漀⸀
Em compensação, o percentual do nível de concordância cai quando se trata da proposta de equiparação da idade mínima entre homens e mulheres (o projeto propõe 65 anos como idade mínima para ambos os sexos), com 68,4% de entrevistados que afirmaram discordarem ou discordarem totalmente desse ponto da proposta, enquanto que 12,6% não concordam, nem discordam e 19,1% concordam ou concordam muito. Foi notável uma oscilação entre os níveis de concordância entre as categorias da variável sexo, em que 40,5% das mulheres discordam totalmente, em detrimento de apenas 26% de homens com a mesma opinião.ऀ一愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 洀愀椀猀 瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀攀 漀 瀀攀爀昀椀氀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀愀氀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 挀爀椀愀洀漀猀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 昀爀愀猀攀猀 愀琀椀琀甀搀椀渀愀椀猀 焀甀攀 瘀椀猀愀瘀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 愀猀 洀漀琀椀瘀愀攀猀 愀猀猀漀挀椀愀搀愀猀 猀 漀瀀椀渀椀攀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 刀攀昀漀爀洀愀 搀愀 倀爀攀瘀椀搀渀挀椀愀 匀漀挀椀愀氀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀猀 焀甀攀 愀昀椀爀洀愀爀愀洀 挀漀渀挀漀爀搀愀爀 挀漀洀 漀 瀀漀渀琀漀 猀漀戀爀攀 愀 攀焀甀椀瀀愀爀愀漀 搀愀 椀搀愀搀攀 洀渀椀洀愀 攀 琀攀洀瀀漀 搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 攀渀琀爀攀 栀漀洀攀渀猀 攀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 㐀㤀Ⰰ─ 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀愀洀 焀甀攀 ᰀ猠漀洀漀猀 琀漀搀漀猀 椀最甀愀椀猀 瀀攀爀愀渀琀攀 愀 氀攀椀ᴀⰠ 㜀Ⰰ㘀─ 焀甀攀 ᰀ漠猀 栀漀洀攀渀猀 琀愀洀戀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀漀洀猀琀椀挀愀猀ᴀⰠ 攀 㜀Ⰰ㘀─ ᰀ愠 洀甀氀栀攀爀 琀攀洀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 瘀椀搀愀ᴀ⸠ 䔀洀 挀漀渀琀爀愀瀀愀爀琀椀搀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 搀椀猀挀漀爀搀愀爀愀洀Ⰰ ㌀㘀Ⰰ㌀─ ᰀ瀠漀爀焀甀攀 愀 洀甀氀栀攀爀 琀攀洀 搀甀瀀氀愀 樀漀爀渀愀搀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀ᴀⰠ ㌀㈀Ⰰ㤀─ ᰀ瀠漀爀焀甀攀 愀 爀攀洀甀渀攀爀愀漀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 洀攀渀漀爀ᴀ†攀 㠀Ⰰ㠀─ 攀洀 瘀椀爀琀甀搀攀 搀攀 ᰀ映愀琀漀爀攀猀 昀椀猀椀漀氀最椀挀漀猀ᴀ⸠
Considerando que a opinião se constitui, em grande medida, a partir da relação entre as agendas política, midiática e pública, buscamos contemplar algumas questões relativas aos meios de acesso à informação, especialmente no que tange a PEC 287/2016. Para tanto, apresentamos questões de múltiplas escolhas que visavam estabelecer um ranking de consumo de mídia. 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀猀 搀愀搀漀猀Ⰰ 愀 洀搀椀愀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 洀攀椀漀 搀攀 愀挀攀猀猀漀 猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 洀攀搀椀搀愀猀 搀漀 最漀瘀攀爀渀漀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀 爀攀昀漀爀洀愀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 㤀Ⰰ㈀─ 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 愀昀椀爀洀愀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀爀 攀猀猀攀 爀攀挀甀爀猀漀Ⰰ 猀攀最甀椀搀漀 搀攀 ㌀㘀Ⰰ㈀─ 焀甀攀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀愀洀 愀洀椀最漀猀 攀⼀漀甀 瀀愀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 㐀Ⰰ㜀─ 挀漀氀攀最愀猀 搀愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀 攀 㠀Ⰰ㠀─ 挀漀氀攀最愀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䐀攀渀琀爀攀 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 洀愀椀猀 愀挀攀猀猀愀搀漀猀Ⰰ 漀猀 猀椀琀攀猀 搀攀 渀漀琀挀椀愀 氀椀搀攀爀愀爀愀洀 漀 爀愀渀欀椀渀最 挀漀洀 㜀Ⰰ㔀─Ⰰ 猀攀最甀椀搀漀猀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 ⠀㜀 Ⰰ㌀─⤀ 攀 搀愀 吀嘀 愀戀攀爀琀愀 漀甀 瀀愀最愀 ⠀㘀㌀Ⰰ㈀─⤀⸀ 儀甀愀渀搀漀 挀漀爀爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 挀漀洀 漀甀琀爀愀猀 瘀愀爀椀瘀攀椀猀Ⰰ 漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 洀搀椀愀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 爀攀氀愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 攀渀琀爀攀 漀猀 挀愀爀最漀猀Ⰰ 挀甀樀漀猀 洀攀椀漀猀 洀愀椀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀愀洀 攀渀琀爀攀 漀猀 猀攀爀瘀椀搀漀爀攀猀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 漀猀 猀攀爀瘀椀搀漀爀攀猀 愀挀攀猀猀愀洀 洀愀椀猀 漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 ⠀㐀㜀Ⰰ─⤀Ⰰ 愀猀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 ⠀㈀㤀Ⰰ㐀─⤀ 攀 漀 爀搀椀漀 ⠀㈀ Ⰰ㘀─⤀Ⰰ 瀀愀爀琀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀瘀攀氀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 ⠀㜀Ⰰ㘀─⤀ 愀昀椀爀洀愀爀愀洀 昀愀稀攀爀 甀猀漀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀
Por fim, buscamos entender um pouco sobre a percepção da comunidade acadêmica a respeito das manifestações sociais no geral, e sua participação, visto que, como já foi mencionado em tópicos anteriores, a atuação desse público nos movimentos sociais sempre foi uma característica própria e determinante para as mudanças no país. Do total de entrevistados, 87,7% consideram essas manifestações importantes ou muito importantes para a sociedade. Destes, 82,8% já participaram alguma vez na vida, mas apenas 17,2% já participaram de alguma manifestação social referente a reforma da Previdência Social. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀洀戀漀爀愀 猀攀 琀爀愀琀攀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 攀洀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 ⠀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ ㈀ ㌀⤀Ⰰ 猀甀愀猀 漀爀椀最攀渀猀 爀攀洀攀琀攀洀 猀 䌀椀渀挀椀愀猀 䠀甀洀愀渀愀猀 攀 匀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 渀漀猀 氀攀瘀漀甀 愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀氀最甀洀愀猀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀攀猀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 爀攀愀猀⸀ 伀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 愀氀挀愀渀愀搀漀猀 爀攀昀漀爀愀洀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 漀瀀椀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀 猀漀戀爀攀 漀猀 瘀爀椀漀猀 琀攀洀愀猀 攀洀 搀攀戀愀琀攀 渀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 搀愀猀 愀最攀渀搀愀猀 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 瀀切戀氀椀挀愀 攀 洀椀搀椀琀椀挀愀Ⰰ 攀洀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 猀攀爀漀 愀昀攀琀愀搀漀猀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀⸀
Mesmo sendo uma pesquisa dentro de um pequeno recorte da população, o trabalho parece explicar, em certa medida, a compreensão popular sobre a Previdência Social, o conhecimento sobre a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016 e a participação popular nas manifestações sociais, em todos os casos ainda muito incipiente. Com base nos resultados, podemos inferir sobre algumas questões gerais sobre esse comportamento, que é ao mesmo tempo de indignação, desconhecimento e inércia. 一漀 挀愀猀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀猀琀甀搀愀搀愀Ⰰ 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀氀椀稀愀搀漀 攀 挀漀洀 愀洀瀀氀漀 愀挀攀猀猀漀 愀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 渀漀 猀 搀愀 洀搀椀愀Ⰰ 洀愀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 渀漀猀 洀愀椀猀 瘀愀爀椀愀搀漀猀 洀戀椀琀漀猀Ⰰ 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀 爀愀稀漀瘀攀氀 攀 洀甀搀愀 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀渀愀氀椀猀愀洀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 瘀愀爀椀瘀攀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 挀愀爀最漀 攀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀⸀ 伀 焀甀攀 渀漀猀 瀀愀爀攀挀攀 猀攀爀 挀漀渀琀爀愀搀椀琀爀椀漀 焀甀攀 漀猀 渀瘀攀椀猀 搀攀 椀渀猀愀琀椀猀昀愀漀 猀漀 洀愀椀漀爀攀猀 焀甀攀 漀猀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 䄀 渀漀猀猀漀 瘀攀爀Ⰰ 椀猀猀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 攀砀瀀氀椀挀愀爀Ⰰ 挀愀猀漀 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 猀攀 爀攀瀀攀琀椀猀猀攀洀 攀洀 甀洀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 洀愀椀猀 愀洀瀀氀愀Ⰰ 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 搀攀戀愀琀攀 渀愀 攀猀昀攀爀愀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 爀攀猀甀洀椀搀漀 愀 甀洀 攀昀攀椀琀漀 搀漀 愀最攀渀搀愀洀攀渀琀漀 洀椀搀椀琀椀挀漀 攀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 ᰀ映椀氀琀爀愀搀愀ᴀ†搀攀 洀甀椀琀漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀 匀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 刀攀搀攀 ⠀倀䄀刀䤀匀䔀刀Ⰰ ㈀ ㈀⤀⸀
Por fim, além de atender seu principal objetivo, a pesquisa revelou-se como uma valiosa contribuição para o nosso aprendizado em termos de pesquisa, mas também sobre a complexidade do contexto atual em que se encontra a sociedade brasileira, necessitando, de igual modo, um olhar mais sensível sobre os temas que circulam e como os indivíduos constroem sua opinião a respeito deles. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀䈀䈀䤀䔀Ⰰ 䔀⸀ 刀⸀ 䴀琀漀搀漀猀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 匀甀爀瘀攀礀⸀ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀Ⰰ 䔀搀椀琀漀爀愀 唀䘀䴀䜀Ⰰ ㈀ ㌀⸀
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