Esse paper discorre sobre um trabalho realizado na disciplina de Criação Publicitária, lecionada pela professora Alessandra Bouty da Universidade de Fortaleza, disciplina voltada para o entendimento das teorias de criação publicitária tanto visuais quanto textuais, além de desenvolver nos alunos a criatividade como uma habilidade que deve ser praticada e exercitada, por meio de diversas técnicas criativas como brainstorm, rede semântica e mapas mentais, apreendidas em sala. Logo percebe-se como uma cadeira de produção prática essencial para a formação dos futuros atuantes no mercado publicitário, fornecendo o ferramental teórico para estes tornarem-se aptos a criar anúncios criativos e diferenciados.倀漀爀 挀漀渀猀攀最甀椀渀琀攀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 瀀愀爀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 焀甀攀 爀攀愀氀椀稀愀猀猀攀洀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 䔀猀琀愀琀甀琀漀 搀愀 䌀爀椀愀渀愀 攀 搀漀 䄀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀 ⠀䔀䌀䄀Ⰰ 㤀㤀 ⤀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 挀氀椀攀渀琀攀 漀 䌀䔀䐀䔀䌀䄀 ⴀ 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 䐀攀昀攀猀愀 搀愀 䌀爀椀愀渀愀 攀 搀漀 䄀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀渀搀漀 甀洀 愀爀琀椀最漀 瀀愀爀愀 猀攀爀瘀椀爀 搀攀 椀渀猀瀀椀爀愀漀Ⰰ 搀攀瘀攀渀搀漀 甀猀ⴀ氀漀 挀漀洀漀 切渀椀挀漀 琀攀砀琀漀 渀愀 瀀攀愀⸀ 䘀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 漀 愀爀琀椀最漀 渀먀 㘀 焀甀攀 搀椀猀挀漀爀爀攀 猀漀戀爀攀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀㨀 ᰀ䄠爀琀⸀ 㘀 ⸀ 준 瀀爀漀椀戀椀搀漀 焀甀愀氀焀甀攀爀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀 洀攀渀漀爀攀猀 搀攀 焀甀愀琀漀爀稀攀 愀渀漀猀 搀攀 椀搀愀搀攀Ⰰ 猀愀氀瘀漀 渀愀 挀漀渀搀椀漀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀⸀ᴀ†⠀䰀攀最椀猀氀愀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 䔀䌀䄀Ⰰ 㤀㤀 Ⰰ 渀⸀瀀⸀⤀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀愀渀搀漀 愀琀椀渀最椀爀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 挀愀甀猀愀爀 愀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 攀 琀漀爀渀愀爀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀渀琀攀渀搀攀爀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 愀渀切渀挀椀漀 甀洀愀 搀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䌀爀椀愀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀⸀ 䌀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 琀攀爀椀挀漀Ⰰ 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 瀀爀漀挀攀搀攀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 瀀爀漀挀攀猀猀甀愀椀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 漀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀 瀀爀漀搀甀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 瀀攀愀⸀
Dessa forma, o objetivo geral deste projeto é desenvolver uma peça publicitária que impacte o público acerca da questão do trabalho infantil, utilizando como técnica criativa a metonímia visual, para compor uma mensagem diferenciada e criativa.䌀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 搀攀猀琀愀挀愀洀ⴀ猀攀㨀
Identificar as etapas necessárias para a realização de um anúncio publicitário;䤀渀瘀攀猀琀椀最愀爀 猀漀戀爀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 愀 猀攀爀 琀爀愀琀愀搀漀㬀
Compreender as técnicas de linguagem de criação para desenvolver uma ideia impactante acerca do tema;䔀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 瘀椀猀甀愀氀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀 焀甀攀 最攀爀攀 甀洀愀 猀漀氀甀漀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 挀漀洀漀 洀攀渀猀愀最攀洀㬀
Desenvolver a peça, utilizando softwares de edição, dialogando com a mídia na qual será inserido. |
A proposta do trabalho era a criação de material comunicacional voltado para propor uma reflexão no público alvo acerca do problema do trabalho infantil. Para ser melhor aprofundado, é importante uma contextualização da situação do Brasil em relação a este crime, para isso serão expostos dados que demonstram a relevância do tema na sociedade atual, porém, antes deve ser definido o que é o trabalho infantil.伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀 愀戀漀爀搀愀搀漀 渀愀 氀攀椀 渀먀 㠀⸀ 㘀㤀 ⠀䰀䔀䜀䤀匀䰀䄀윀쌀伀 䈀刀䄀匀䤀䰀䔀䤀刀䄀Ⰰ 㤀㤀 ⤀Ⰰ 漀渀搀攀 琀爀愀琀愀搀漀 猀漀戀 漀 䔀猀琀愀琀甀琀漀 搀愀 䌀爀椀愀渀愀 攀 搀漀 䄀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀 ⠀䔀䌀䄀⤀⸀ 䔀猀琀攀 搀攀昀椀渀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀 挀漀洀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 ᰀ挠爀椀愀渀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 搀攀猀琀愀 䰀攀椀Ⰰ 愀 瀀攀猀猀漀愀 愀琀 搀漀稀攀 愀渀漀猀 搀攀 椀搀愀搀攀 椀渀挀漀洀瀀氀攀琀漀猀Ⰰ 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀 愀焀甀攀氀愀 攀渀琀爀攀 搀漀稀攀 攀 搀攀稀漀椀琀漀 愀渀漀猀 搀攀 椀搀愀搀攀ᴀⰠ 攀砀挀攀琀漀 愀漀猀 洀愀椀漀爀攀猀 搀攀 㐀Ⰰ 渀愀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀 挀漀渀搀椀漀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀⸀
Visto isso, compreende-se a atual situação do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que, em pesquisa publicada em 2017 com dados sobre 2016, afirma que 998 mil crianças e adolescentes estão expostos a situação de trabalho de ilegal, sendo destas 190 mil menores de 13 anos ( IBGE. 2017). 䐀愀搀愀 愀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀 搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀Ⰰ 渀漀琀漀甀ⴀ猀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 戀甀猀挀愀 愀琀椀渀最椀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 椀洀瀀愀挀琀愀渀琀攀 攀 瀀爀漀瘀漀挀愀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀漀洀漀 搀攀昀攀渀搀椀搀漀 瀀漀爀 匀愀洀瀀愀椀漀 ⠀㤀㤀㜀⤀ 攀洀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀攀 䄀 愀 娀㨀 ᰀ䄠 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 猀攀搀甀稀 渀漀猀猀漀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀Ⰰ 洀攀砀攀 挀漀洀 渀漀猀猀漀猀 搀攀猀攀樀漀猀Ⰰ 爀攀瘀漀氀瘀攀 渀漀猀猀愀猀 愀猀瀀椀爀愀攀猀Ⰰ 昀愀氀愀 挀漀洀 渀漀猀猀漀 椀渀挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀猀 瀀爀漀瀀攀 渀漀瘀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀Ⰰ 渀漀瘀愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀Ⰰ 渀漀瘀愀猀 愀攀猀ᴀ⸠
Ao compreender a força que a publicidade tem como propulsora de ideias, ressalta-se o objetivo desse trabalho, que é exatamente o incentivo de novas atitudes e ações por parte do público, relacionadas à conscientização acerca do tema e do estímulo a denúncias quando crimes ou ofensas à situação das crianças forem presenciados.伀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 焀甀攀 攀渀最氀漀戀愀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀 猀攀爀 昀攀椀琀愀Ⰰ 搀攀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀攀 椀搀攀椀愀 攀 瘀愀氀漀爀攀猀 愀漀 椀渀瘀猀 搀攀 瘀攀渀搀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀Ⰰ 猀攀 挀漀渀昀椀最甀爀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ ⠀匀䄀䴀倀䄀䤀伀Ⰰ 㤀㤀㜀⤀ 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀漀爀 伀一䜀猀Ⰰ 椀渀猀琀椀琀甀琀漀猀 漀甀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀洀 爀攀昀漀爀愀爀 猀攀甀猀 瘀愀氀漀爀攀猀Ⰰ 攀 猀攀 愀搀攀焀甀愀 愀漀 挀愀猀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀漀椀猀 漀 挀氀椀攀渀琀攀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 昀漀椀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 渀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 䌀䔀䐀䔀䌀䄀 ⠀䌀攀渀琀爀漀 搀攀 䐀攀昀攀猀愀 搀愀 䌀爀椀愀渀愀 攀 䄀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀 搀漀 䌀攀愀爀⤀⸀ 䌀漀洀漀 洀搀椀愀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀甀ⴀ猀攀 漀 挀愀爀琀愀稀 挀漀洀漀 洀漀搀漀 搀攀 瀀爀漀瀀愀最愀爀 攀猀猀攀 愀渀切渀挀椀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀 洀攀椀漀 焀甀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 猀攀爀 椀渀猀攀爀椀搀漀 攀洀 猀攀甀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 氀愀稀攀爀Ⰰ 猀愀切搀攀 攀 攀搀甀挀愀漀⸀ 琀愀洀戀洀 甀洀 洀攀椀漀 搀攀 昀漀爀琀攀 椀洀瀀愀挀琀漀 瘀椀猀甀愀氀 攀 焀甀攀 瀀爀漀瀀椀挀椀愀 攀猀琀攀渀搀攀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 愀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀渀昀漀爀洀攀 樀 搀椀琀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 渀漀 琀瀀椀挀漀 搀攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 攀渀瘀漀氀瘀攀甀 漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 渀漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 攀 攀琀愀瀀愀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 愀渀切渀挀椀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀瀀爀攀攀渀搀椀搀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀 昀漀爀愀洀 愀搀漀琀愀搀漀猀 洀琀漀搀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 焀甀攀 猀攀爀瘀椀爀愀洀 搀攀 戀愀猀攀 愀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀漀爀爀椀焀甀攀椀爀漀 搀漀 昀愀稀攀爀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀琀愀瀀愀 瀀愀猀猀愀搀愀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀Ⰰ 漀 戀爀椀攀昀椀渀最Ⰰ 焀甀攀 挀漀洀漀 攀砀瀀氀椀挀愀洀 䐀漀猀 匀愀渀琀漀猀 攀 倀漀爀琀愀渀漀瘀愀 䈀愀爀爀漀猀 ⠀㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀㠀㤀⤀㨀 ᰀ 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 焀甀攀 挀漀渀琀洀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 愀 搀攀猀挀爀椀漀 搀攀琀愀氀栀愀搀愀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 愀 搀攀猀挀爀椀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 漀甀 猀攀爀瘀椀漀 愀 猀攀爀 愀渀甀渀挀椀愀搀漀 攀 搀攀琀愀氀栀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 戀攀洀 挀漀洀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀⸀ 䌀漀洀 攀猀猀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀洀 洀漀猀Ⰰ 瀀愀猀猀愀ⴀ猀攀 瀀愀爀愀 愀 昀愀猀攀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 猀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀猀㨀 嬀⸀⸀⸀崀 漀 焀甀攀 ⠀挀漀渀琀攀切搀漀⤀ 搀攀瘀攀 猀攀爀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀 愀 焀甀愀椀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀Ⰰ 搀攀 焀甀攀 昀漀爀洀愀 ⠀愀渀切渀挀椀漀猀Ⰰ 挀漀洀攀爀挀椀愀椀猀 攀琀挀⸀⤀Ⰰ 挀漀洀 焀甀攀 渀昀愀猀攀 ⠀瀀漀渀琀漀猀 愀 猀攀爀攀洀 爀攀猀猀愀氀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⤀Ⰰ 挀漀洀 焀甀攀 愀爀最甀洀攀渀琀漀猀 戀猀椀挀漀猀Ⰰ 搀攀 焀甀攀 洀漀搀漀 ⠀椀渀昀漀爀洀愀爀Ⰰ 瀀攀爀猀甀愀搀椀爀Ⰰ 氀攀洀戀爀愀爀Ⰰ 挀漀洀瀀愀爀愀爀 攀琀挀⸀⤀ 攀 焀甀愀渀搀漀 ⠀瀀攀爀漀搀漀 搀漀 愀渀漀Ⰰ 搀椀愀 搀愀 猀攀洀愀渀愀Ⰰ 栀漀爀愀 攀琀挀⸀⤀ 愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀攀瘀攀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 ⠀匀愀洀瀀愀椀漀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㔀Ⰰ 最爀椀昀漀猀 搀漀 愀甀琀漀爀⤀⸀ 䄀 瀀爀砀椀洀愀 攀琀愀瀀愀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀渀琀漀 愀 挀爀椀愀漀⸀ 준 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 渀攀猀猀攀 洀漀洀攀渀琀漀 焀甀攀 漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 瘀愀椀 猀攀 瘀愀氀攀爀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 漀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀⸀ ᴀ
O briefing da atividade definia como temas os artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Destes foi escolhido abordar o artigo referente ao “trabalho infantil” utilizando o Artigo 60 do ECA, que baseou a criação do conceito e dos elementos textuais e visuais utilizados na peça. À medida que o processo de brainstorm ia sendo desenvolvido, utilizava-se da técnica de rede semântica como base para a estimulação criativa de forma que ela possibilitava aos realizadores do projeto entender aonde chegar, tomando como base algumas palavras como ponto-chave tais quais “infância” e “trabalho”.䄀椀渀搀愀 渀漀 戀爀椀攀昀椀渀最 昀漀椀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 焀甀攀 愀 琀挀渀椀挀愀 昀椀最甀爀愀琀椀瘀愀 愀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 猀攀爀椀愀 愀 䴀攀琀漀渀洀椀愀 嘀椀猀甀愀氀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 甀琀椀氀椀稀愀 搀愀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀漀 搀攀 琀攀爀洀漀猀 ⠀漀甀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀⤀ 瀀漀爀 漀甀琀爀漀猀 攀 搀愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 挀漀洀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀漀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 ⠀䈀伀一匀䤀䔀倀䔀Ⰰ ㈀ ⤀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀爀 搀攀 甀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 漀 焀甀攀 攀氀攀 Ⰰ 洀愀猀 甀洀愀 椀搀攀椀愀 洀愀椀漀爀⸀ 一漀 挀愀猀漀Ⰰ 甀洀 挀愀爀爀椀渀栀漀 昀攀椀琀漀 搀攀 瀀攀搀爀愀Ⰰ 焀甀攀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀爀椀愀 焀甀攀 愀 挀爀椀愀渀愀 瀀爀攀挀椀猀愀 戀爀椀渀挀愀爀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 栀 戀爀椀渀焀甀攀搀漀猀 愀氀椀Ⰰ 猀漀洀攀渀琀攀 瀀攀搀爀愀 搀攀 甀洀愀 洀椀渀愀 搀攀 挀愀爀瘀漀Ⰰ 氀漀挀愀氀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀猀愀氀甀戀爀攀⸀
Para o desenvolvimento gráfico da peça, foi utilizado o Adobe Photoshop, onde foram dispostas linhas guias para facilitar a disposição de elementos, para assim ser rascunhado a ideia da imagem final que se tem. Após isso, foi procurado em banco de imagens gratuitos fotos que pudessem compor a cena desejada, e após isso foram recortadas e posicionadas, para passar por um tratamento de luz, sombra e cores, para terem maior sintonia entre si, e parecerem uma imagem única.倀漀爀 挀漀渀猀攀最甀椀渀琀攀 挀栀攀最漀甀ⴀ猀攀 愀 昀愀猀攀 搀攀 挀爀椀愀漀 渀漀猀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀Ⰰ 昀愀猀攀 攀猀琀愀 攀洀 焀甀攀 昀漀椀 甀猀愀搀漀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 瀀愀爀愀 愀搀椀挀椀漀渀愀爀 攀 洀愀渀椀瀀甀氀愀爀 椀洀愀最攀渀猀 焀甀攀 愀漀 猀攀爀攀洀 栀愀爀洀漀渀椀稀愀搀愀猀 攀 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀猀 最攀爀愀爀愀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䘀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀漀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀愀甀猀愀爀 洀愀椀漀爀 椀渀琀攀最爀愀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 昀漀琀漀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀⸀ 䄀 椀洀愀最攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 㤀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 樀甀渀琀漀猀 挀漀洀瀀攀洀 愀 挀攀渀愀 搀攀猀攀樀愀搀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀愀甀猀愀爀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 椀搀攀椀愀 挀攀渀琀爀愀氀 搀漀 愀渀切渀挀椀漀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 䴀攀琀漀渀洀椀愀 嘀椀猀甀愀氀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 昀椀最甀爀愀猀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀瀀氀椀挀愀搀愀猀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 攀 愀猀 爀攀最爀愀猀 搀攀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀漀 攀猀瀀愀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 猀攀 甀琀椀氀椀稀漀甀 搀愀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀漀 氀愀礀漀甀琀 瀀愀爀愀 洀愀砀椀洀椀稀愀爀 漀 攀昀攀椀琀漀 搀攀猀攀樀愀搀漀⸀
Buscou-se na criação da peça potencializar a capacidade de influenciar o espectador, sem necessariamente precisar utilizar imagens fortes ou de cunho apelativo para chocar este com esse fim. Podendo através desse modo ainda sim causar impacto e reflexão, além de dar a pessoa que observa a arte a capacidade de entendê-la, de forma que faz o indivíduo se sentir mais inteligente por captar a “sacada”, assim trazendo um maior apelo para o público responder à peça. A peça produzida exibe um carrinho de brinquedo feito de pedra em cima de uma mesa, onde ao fundo pode se ver o ambiente, que é um local de mineração de carvão, demonstrando que há uma criança e esta, ao invés de estar brincando, está trabalhando. Busca-se, com esse choque de perspectiva, causar um impacto no público da peça, que, colocado na posição de espectador direto da cena, sente o incômodo da situação.䌀漀洀 愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 琀漀爀渀愀爀 漀 愀渀切渀挀椀漀 洀愀椀猀 椀洀瀀愀挀琀愀渀琀攀 攀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 挀愀爀最愀 搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 搀愀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 ⠀䠀攀氀氀攀爀Ⰰ ㈀ ㈀⤀ 瀀愀爀愀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀⸀ 伀 挀攀渀爀椀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 挀椀渀稀愀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 戀爀椀渀焀甀攀搀漀 搀攀 瀀攀搀爀愀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 琀爀椀猀琀攀稀愀 攀 愀氀最漀 猀攀洀 瘀椀搀愀⸀ 倀愀爀愀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 漀 戀爀椀渀焀甀攀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 漀 洀愀爀爀漀洀 搀愀 洀攀猀愀Ⰰ 焀甀攀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀 漀 漀氀栀愀爀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀⸀ 䔀 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 栀 搀攀猀琀愀焀甀攀猀 渀漀 琀攀砀琀漀 焀甀攀 愀猀猀椀渀愀 愀 瀀攀愀㨀 愀 昀爀愀猀攀 搀漀 䄀爀琀椀最漀 㘀 攀猀琀 攀洀 瘀攀爀洀攀氀栀漀Ⰰ 搀攀洀漀渀猀琀爀愀渀搀漀 愀氀攀爀琀愀 攀 挀栀愀洀愀渀搀漀 漀 氀攀椀琀漀爀 愀 猀攀 愀琀攀爀 洀攀渀猀愀最攀洀⸀
Em virtude do objetivo da peça, a disposição dos elementos do layout também foi pensada de forma a guiar os olhos do público na intenção de gerar uma reação de quebra de expectativa, ao ter um objeto de foco principal, no caso o carrinho de carvão, que causará um estranhamento no observador, para quando ser analisado o contexto, este compreender do que se trata e perceber a profundidade da peça.䔀猀琀愀 瀀攀愀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 挀甀洀瀀爀椀爀 漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 瀀攀搀椀搀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 攀洀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 挀漀洀 愀 椀搀攀椀愀 昀漀爀洀愀琀愀搀愀 搀愀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀爀爀攀琀愀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 瀀漀搀攀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 椀渀琀攀椀爀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 栀 甀洀愀 甀渀椀搀愀搀攀 愀 猀攀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀Ⰰ 漀渀搀攀 瀀漀搀攀 攀洀 挀愀搀愀 瀀攀愀 琀攀爀 甀洀 戀爀椀渀焀甀攀搀漀 昀攀椀琀漀 瀀漀爀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀猀愀氀甀戀爀攀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀 甀洀 挀愀猀椀渀栀愀 搀攀 瀀爀攀最漀猀 攀 洀愀搀攀椀爀愀猀Ⰰ 甀洀 戀漀渀攀挀漀 搀攀 爀漀甀瀀愀 挀漀猀琀甀爀愀搀愀☀†攀 猀攀最甀椀渀搀漀 愀猀猀椀洀 甀洀愀 甀渀椀搀愀搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 愀 瘀攀爀猀愀琀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 瀀攀愀 攀洀 焀甀攀猀琀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 洀甀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 猀攀甀猀 愀甀琀漀爀攀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀漀洀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀猀Ⰰ 椀洀瀀爀攀猀挀椀渀搀瘀攀氀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀挀攀爀挀愀 搀漀猀 洀琀漀搀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 瀀攀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀Ⰰ 攀 愀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 最爀愀琀椀昀椀挀愀渀琀攀 瀀漀搀攀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 猀漀戀爀攀 甀洀 琀攀洀愀 猀漀挀椀愀氀 琀漀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 挀漀洀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀Ⰰ 瘀攀渀搀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀洀 昀愀琀漀爀 搀攀 洀甀搀愀渀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 猀漀戀爀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀攀洀愀猀⸀
Acredita-se na importância de trazer o debate sobre trabalho infantil para a academia, visto que mesmo antigo continua um tema relevante na sociedade atual, e que enquanto o trabalho infantil não for extinto haverá de se falar sobre ele, por isso este papper possui como proposta o esclarecimento acerca da realização de uma peça comunicação voltada para conscientizar a população sobre isso, para que outros alunos e profissionais da área possam fazer o mesmo.倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 漀猀 渀搀椀挀攀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 渀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 瘀ⴀ猀攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀琀愀爀 攀猀猀攀 琀攀洀愀 挀漀洀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 氀攀椀猀 攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 愀 搀攀渀切渀挀椀愀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 挀爀椀洀攀⸀ 倀漀椀猀 愀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 瀀漀搀攀 猀椀洀 挀愀甀猀愀爀 甀洀 椀洀瀀愀挀琀漀 猀漀挀椀愀氀 攀昀攀琀椀瘀漀 攀 搀愀爀 猀甀愀 瀀愀爀挀攀氀愀 搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 瀀愀爀愀 洀甀搀愀爀 漀 洀甀渀搀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䠀圀䄀刀吀娀䴀䄀一Ⰰ 匀椀洀漀渀㬀 匀䌀䠀圀䄀刀吀娀䴀䄀一Ⰰ 䘀攀氀椀瀀攀⸀ 吀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀䄀匀䤀䰀⸀ 䰀攀椀 渀⸀ 㠀⸀ 㘀㤀Ⰰ 搀攀 ㌀ 搀攀 樀甀氀⸀ 搀攀 㤀㤀 ⸀ 䐀椀猀瀀攀 猀漀戀爀攀 漀 䔀猀琀愀琀甀琀漀 搀愀 䌀爀椀愀渀愀 攀 搀漀 䄀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀 攀 搀 漀甀琀爀愀猀 瀀爀漀瘀椀搀渀挀椀愀猀Ⰰ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 䐀䘀Ⰰ 樀甀氀 㤀㤀 ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀匀儀唀䤀匀䄀 一愀挀椀漀渀愀氀 瀀漀爀 䄀洀漀猀琀爀愀 搀攀 䐀漀洀椀挀氀椀漀猀 䌀漀渀琀渀甀愀⸀ 嬀匀⸀氀⸀㨀 猀⸀渀⸀崀Ⰰ ㈀ 㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀⸀椀戀最攀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀瘀椀猀甀愀氀椀稀愀挀愀漀⼀氀椀瘀爀漀猀⼀氀椀瘀 ㌀㠀㠀开椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㔀 洀愀椀漀 ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䴀倀䄀䤀伀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀⸀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀攀 䄀 愀 娀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀伀匀 匀䄀一吀伀匀Ⰰ 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀㬀 倀伀刀吀䄀一伀嘀䄀 䈀䄀刀刀伀匀Ⰰ 䄀渀愀 吀愀猀 䴀愀爀琀椀渀猀⸀ 䤀渀挀甀爀猀攀猀 搀愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 渀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀㨀 爀攀瘀椀猀椀琀愀渀搀漀 漀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀⸀ 匀攀猀猀攀猀 搀漀 䤀洀愀最椀渀爀椀漀Ⰰ 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 瘀⸀ 㜀Ⰰ 渀⸀ ㈀㠀Ⰰ 瀀⸀ 㠀㔀ⴀ㤀㈀Ⰰ 樀甀氀⸀ ㈀ ㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀爀攀瘀椀猀琀愀猀攀氀攀琀爀漀渀椀挀愀猀⸀瀀甀挀爀猀⸀戀爀⼀漀樀猀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀昀愀洀攀挀漀猀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀⼀㠀㐀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㈀ 洀愀椀漀 ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䔀䰀䰀䔀刀Ⰰ 䔀瘀愀⸀ 䄀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀㨀 挀漀洀漀 愀猀 挀漀爀攀猀 愀昀攀琀愀洀 愀 攀洀漀漀 攀 愀 爀愀稀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䜀䜀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ ㈀ ㈀⸀ ㌀ 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|