INSCRIÇÃO: 01073
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT06
 
TÍTULO: Em fluxo: quando a arte cura
 
AUTORES: Ana Luiza Vareliano Yoneda (Universidade Católica de Pernambuco); Carla Patrícia Pacheco Teixeira (Universidade Católica de Pernambuco); Bruna Oliveira Fittipaldi (Universidade Católica de Pernambuco)
 
PALAVRAS-CHAVE: arte, depressão, webjornalismo, jornalismo, terapia
 
RESUMO
O blog Em Fluxo - Quando a arte cura é um trabalho experimental no formato webjornalismo e foi realizado em 2017 da disciplina Projeto Experimental em Webjornalismo da Universidade Católica de Pernambuco. O blog aborda como a arte pode ser transformadora no processo de tratamento da depressão e conta histórias de como o contato com ela foi decisivo na melhoria da qualidade de vida dos personagens. Também é discutido qual a função da arte na sociedade, sua história, a importância da arteterapia, o que é a depressão, a doença no decorrer da história e como lidar com pessoas deprimidas.
 
INTRODUÇÃO
Arte e depressão são dois termos em bastante evidência no momento. A arte por si só é atemporal, mas as discussões sobre a sua função e o que ela representa têm se feito muito presentes atualmente. A depressão, segundo a OMS, sendo a doença mais incapacitante do mundo e atingindo 121 milhões de pessoas, é um assunto que necessita urgentemente ser discutido e desmistificado. A partir desses fatos, viu-se a importância da criação de um projeto como o Em Fluxo - Quando a arte cura, no qual histórias sobre as experiências com a depressão e a arte são compartilhadas de forma humana e sensível.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 戀氀漀最 䔀洀 䘀氀甀砀漀 ⴀ 儀甀愀渀搀漀 愀 愀爀琀攀 挀甀爀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀ⴀ猀攀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 攀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 琀爀愀稀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 爀攀昀氀攀砀漀 愀挀攀爀挀愀 搀攀 挀漀洀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 愀爀琀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 戀攀渀昀椀挀愀猀 渀漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀愀猀漀猀 搀攀瀀爀攀猀猀椀瘀漀猀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 氀攀瘀愀渀琀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 搀攀瀀爀攀猀猀漀 攀 愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 甀洀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瘀椀猀愀 愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 猀漀戀爀攀 漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 搀攀瀀爀攀猀猀漀 挀漀洀漀 搀漀攀渀愀 洀攀渀琀愀氀 焀甀攀 爀攀焀甀攀爀 愀琀攀渀漀Ⰰ 攀 挀漀洀漀 愀 愀爀琀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 爀攀瘀漀氀甀挀椀漀渀爀椀愀 渀愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 甀洀愀 挀甀爀愀⸀ 
 
JUSTIFICATIVA
Apesar dos dados, o conhecimento existente acerca da depressão ainda é bastante limitado e cercado de desinformação e preconceito. Existe muita carência de informação e falta de reconhecimento da depressão enquanto doença mental. Nem todos sabem quantos tipos dela existem, de quais formas ela pode se instalar, quais são os grupos mais vulneráveis, que ela pode vir acompanhada de outras doenças, como buscar ajuda e como lidar pessoas deprimidas. A depressão é umas das doenças que mais têm afetado pessoas atualmente. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), ela já atinge mais de 300 milhões de pessoas pelo mundo (um aumento de 18% entre 2005 e 2015) e é a principal causa de incapacidade e problemas de saúde. Quem tem depressão pode sofrer muito preconceito de pessoas que não compreendem que ela é uma doença mental que requer tratamento como qualquer outra. A grande mídia ainda não dá a atenção necessária quanto a educar em relação a essas questões, apesar de o impacto da incapacidade decorrente da doença afetar todos os setores da sociedade, inclusive a economia. Tem existido alguma movimentação nas redes sociais quanto à conscientização do tema, mas que ainda não é suficiente. É necessário um debate mais amplo e a utilização de todos os recursos disponíveis para atrair a população para o assunto. Quanto à arte, ela existe. Ela está em todos nós e possui um potencial terapêutico gigantesco. Em suas mais variadas formas de expressão, é possível que cada um encontre o meio no qual haja maior identificação e, a partir disso, iniciar um processo de autoconhecimento que é essencial para a alma. Entrar em contato com a arte é garantia de uma vida com mais qualidade, e utilizá-la para fins terapêuticos pode fazer toda diferença no tratamento de distúrbios psíquicos. A arte em si também é um assunto que carece de discussão e sobretudo, de estímulo para seu consumo e prática. Através do projeto Em Fluxo - Quando a arte cura, sua importância é pautada quando a arte é mostrada como um instrumento transformador de vidas - ou quase isso - e quando é dado espaço para artistas de variados segmentos poderem expressar o que ela significa para eles e sua relevância para o mundo.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䠀漀甀瘀攀爀愀洀 洀甀椀琀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 挀爀椀愀漀 愀渀琀攀猀 搀攀 挀栀攀最愀爀洀漀猀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 戀氀漀最 攀洀 猀椀⸀ 䠀漀甀瘀攀 甀洀愀 攀砀琀攀渀猀愀 戀甀猀挀愀 瀀攀氀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀洀 搀椀猀瀀漀猀琀愀猀 愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 猀漀戀爀攀 焀甀攀猀琀攀猀 洀甀椀琀漀 渀琀椀洀愀猀 ⠀猀攀渀搀漀 昀椀氀洀愀搀愀猀⤀ 昀漀椀 戀愀猀琀愀渀琀攀 搀攀猀愀昀椀愀搀漀爀⸀ 吀椀瘀攀洀漀猀 焀甀攀 琀攀爀 戀愀猀琀愀渀琀攀 挀愀甀琀攀氀愀 挀漀洀 愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 昀攀椀琀愀猀 愀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 漀猀 焀甀攀 昀愀氀愀瘀愀洀 猀漀戀爀攀 猀攀甀猀 瀀愀爀攀渀琀攀猀 搀攀瀀爀攀猀猀椀瘀漀猀⸀ 䘀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 攀猀猀攀 愀猀猀甀渀琀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 洀攀洀爀椀愀猀 攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 渀漀 昀愀稀椀愀洀 戀攀洀 愀 攀氀攀猀Ⰰ 洀愀猀 愀椀渀搀愀 瀀爀攀挀椀猀愀爀愀洀漀猀 搀攀 猀甀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀⸀ 䔀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀 洀甀椀琀漀 挀甀椀搀愀搀漀 瀀攀爀最甀渀琀瘀愀洀漀猀 愀漀猀 瀀漀甀挀漀猀 猀漀戀爀攀 猀甀愀猀 瘀椀搀愀猀 攀 琀爀愀甀洀愀猀Ⰰ 搀愀渀搀漀ⴀ氀栀攀猀 漀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀洀 瀀愀爀愀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀⸀ 吀漀搀愀猀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 昀椀氀洀愀搀愀猀 攀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 瘀搀攀漀猀 昀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀瀀漀椀漀⸀ 伀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀漀猀⸀  O processo de criação do blog foi desenvolvido dentro dos moldes da webreportagem. Todo o seu conteúdo foi pensado para atrair e manter a atenção do leitor. Para a distribuição dos conteúdos, foram utilizados aplicativos e extensões interativas, como Thinglink e o Storymap, facilitando assim o entendimento do leitor e tornando a informação mais atraente. O YouTube foi a extensão mais utilizada, já que quase todas as matérias vieram acompanhadas de vídeos editados para não ultrapassarem cinco minutos de duração. Ultrapassar os cinco minutos, no caso dos vídeos sobre os personagens principais; ou de dois a três, no caso dos vídeos das matérias vinculadas, poderia se tornar cansativo e longo para quem estivesse assistindo. Em todo o processo de produção do projeto, da gravação, edição, imagens, layout do site etc, existiu um cuidado com a estética bastante forte. Sempre tivemos cautela para que a qualidade do conteúdo, principalmente o audiovisual, fosse padronizado. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 䔀洀 䘀氀甀砀漀 ⴀ 儀甀愀渀搀漀 愀 愀爀琀攀 挀甀爀愀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㜀 渀愀 挀愀搀攀椀爀愀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 倀爀漀樀攀琀漀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 攀洀 圀攀戀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䄀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀爀椀愀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀Ⰰ 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 漀  琀攀洀愀 ᰀ搠攀瀀爀攀猀猀漀ᴀ⸠ 䄀瀀猀 猀攀爀 搀攀挀椀搀椀搀漀 焀甀攀 攀氀攀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 攀洀 搀甀瀀氀愀 ⠀琀攀渀搀漀 愀 漀甀琀爀愀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀漀戀爀攀 愀 挀攀渀愀 搀漀 琀攀愀琀爀漀 洀甀猀椀挀愀氀 攀洀 刀攀挀椀昀攀⤀Ⰰ 愀猀 椀搀攀椀愀猀 猀攀 洀攀猀挀氀愀爀愀洀 攀 搀漀椀猀 琀攀洀愀猀 焀甀攀 愀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 瀀愀爀攀挀椀愀洀 渀漀 瀀漀猀猀甀椀爀 洀甀椀琀愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 猀椀Ⰰ 挀愀猀愀爀愀洀 瀀攀爀昀攀椀琀愀洀攀渀琀攀 攀 漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 愀瀀攀渀愀猀 琀攀愀琀爀漀 洀甀猀椀挀愀氀 猀攀 攀砀瀀愀渀搀椀甀 瀀愀爀愀 愀 愀爀琀攀 攀洀 甀洀 猀攀渀琀椀搀漀 愀洀瀀氀漀⸀ 一愀 瀀最椀渀愀 搀攀 椀渀挀椀漀 搀漀 猀椀琀攀 攀猀琀漀 搀椀猀瀀漀猀琀愀猀 琀爀猀 挀栀愀洀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀猀 琀爀猀 洀愀琀爀椀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 攀 渀愀 戀愀爀爀愀 搀漀 挀愀渀琀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 攀猀焀甀攀爀搀漀 攀猀琀漀 琀漀搀愀猀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀猀 攀洀 甀洀 昀氀甀砀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 焀甀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀  搀攀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 瀀攀氀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀  愀爀琀攀 攀Ⰰ 攀渀挀攀爀爀愀渀搀漀Ⰰ 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀⸀ 伀 琀攀洀瀀氀愀琀攀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 漀 猀椀琀攀 搀 渀昀愀猀攀 椀渀琀攀渀挀椀漀渀愀氀 猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 瀀漀椀猀  甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 洀甀椀琀漀 瘀椀猀甀愀氀⸀ 䌀漀洀 攀砀挀攀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 猀漀戀爀攀 愀 愀爀琀攀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 琀漀搀愀猀 愀猀 昀漀琀漀猀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 搀甀瀀氀愀 漀甀 瀀攀氀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀愀洀戀洀 最愀渀栀漀甀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 渀愀 焀甀愀氀 昀漀爀愀洀 瀀漀猀琀愀搀愀猀 愀猀 挀栀愀洀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 攀 漀 琀攀愀猀攀爀Ⰰ 甀洀 瘀椀搀攀漀 搀攀 洀攀椀漀 洀椀渀甀琀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 䔀洀 䘀氀甀砀漀 ⴀ 儀甀愀渀搀漀 愀 愀爀琀攀 挀甀爀愀 挀甀洀瀀爀椀甀 漀 猀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 焀甀攀 攀砀椀最攀 挀甀椀搀愀搀漀 攀 愀琀攀渀漀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 戀愀猀琀愀渀琀攀 猀攀渀猀瘀攀氀⸀ 䄀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 愀昀攀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 搀攀瀀爀攀猀猀漀 搀椀爀攀琀愀 攀 椀渀搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀  最椀最愀渀琀攀猀挀愀 攀 攀猀猀攀 渀切洀攀爀漀 猀 琀攀洀 愀甀洀攀渀琀愀搀漀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 攀猀猀攀  甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀爀 洀甀椀琀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 匀攀樀愀 瀀攀氀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 挀漀洀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 挀漀洀 猀甀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 瀀攀氀漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 焀甀攀 攀氀愀猀 渀漀 攀猀琀漀 猀 渀攀猀猀愀 氀甀琀愀Ⰰ 漀甀 愀琀 瀀攀氀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 焀甀攀  氀攀瘀愀渀琀愀搀愀 猀漀戀爀攀 愀 愀爀琀攀⸀ 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
CORDÁS, Táki Athanássios. Depressão: Da Bile Negra aos Neurotransmissores. 1. ed. [S.l.]: LEMOS, 2002. 103 p.

DAMACENA, Janary. Mais de onze milhões de brasileiros têm depressão. 2017. Disponível em: . Acesso em: 05 set. 2017.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀䰀伀䴀伀一Ⰰ 䄀渀搀爀攀眀⸀ 䐀攀瀀爀攀猀猀椀漀渀㨀 琀栀攀 猀攀挀爀攀琀 眀攀 猀栀愀爀攀⸀ ㈀ ㄀㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀礀漀甀琀甀戀攀⸀挀漀洀⼀眀愀琀挀栀㼀瘀㴀ⴀ攀䈀唀挀䈀昀欀嘀䌀漀☀琀㴀㄀猀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㜀 漀甀琀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀

SANTOS, Carolina Marins. Visão sobre depressão sofreu transformações ao longo da história. 2017. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2017.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䰀䄀匀匀Ⰰ 刀漀戀攀爀琀⸀ 圀栀愀琀 椀猀 愀爀琀 栀椀猀琀漀爀礀㼀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀欀栀愀渀愀挀愀搀攀洀礀⸀漀爀最⼀栀甀洀愀渀椀琀椀攀猀⼀愀爀琀ⴀ栀椀猀琀漀爀礀⼀愀爀琀ⴀ栀椀猀琀漀爀礀ⴀ戀愀猀椀挀猀⼀戀攀最椀渀渀攀爀猀ⴀ愀爀琀ⴀ栀椀猀琀漀爀礀⼀愀⼀眀栀愀琀ⴀ椀猀ⴀ愀爀琀ⴀ栀椀猀琀漀爀礀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㘀 渀漀瘀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀

DOS REIS, Alice Casanova. Arteterapia: a arte como instrumento no trabalho do psicólogo. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2017.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀 儀唀䔀 준 䐀䔀倀刀䔀匀匀쌀伀㼀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀漀昀椀挀椀渀愀搀攀瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀⸀挀漀洀⼀搀攀瀀爀攀猀猀愀漀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㄀ 猀攀琀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀