INSCRIÇÃO: | 01126 |
CATEGORIA: | PP |
MODALIDADE: | PP03 |
TÍTULO: | A corrupção pode ter muitas faces, inclusive a sua |
AUTORES: | LUAN IVO SILVA (Universidade Federal de Sergipe); CARINA LUISA OCHI FLEXOR (Universidade Federal de Sergipe); GABRIEL REIS GUIMARÃES (Universidade Federal de Sergipe); ROANA ZAHARA VIEIRA NAPOLEÃO (Universidade Federal de Sergipe); LAURA LUIZA RAMOS GOMES (Universidade Federal de Sergipe); ESTHER SOFHIA MEDEIROS ALENCAR (Universidade Federal de Sergipe) |
PALAVRAS-CHAVE: | Campanha Publicitária, Corrupção, Cotidiano, Ética, Faces |
RESUMO | |
O presente projeto trata-se do desenvolvimento de uma campanha publicitária institucional proposta pelo Projeto Interdisciplinar 2017.1 do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe. A proposta abrangia um tema transversal escolhido pelo Departamento de Comunicação da UFS “Diálogos Democráticos”, trabalhando especificamente o subtema “Corrupções no nosso cotidiano”. Diante disso, a campanha elaborada teve como conceito “A corrupção pode ter muitas faces, inclusive a sua” e foi dividida em 3 fases. Nelas, através de diversos meios e recursos, foram abordadas as corrupções cotidianas, de maneira a sensibilizar e conscientizar o público-alvo, bem como proporcionar aos estudantes envolvidos um exercício crítico e uma experiência próxima da realidade da prática profissional. | |
INTRODUÇÃO | |
Em um cenário em que a sociedade brasileira volta suas atenções para aspectos da corrupção gestadas no centro do nosso país, no âmbito do Governo Federal e demais instâncias, acaba-se isolando a noção de corrupção apenas a esse centro, esquecendo que frequentemente se comete ações antiéticas, que poderiam ser facilmente enquadradas na corrupção. Segundo Garcia (2004) a corrupção não está associada somente à esfera política, como também à fragilidade dos padrões éticos da sociedade, sendo refletido sobre a ética de cada indivíduo. 伀 挀愀爀琀攀爀 昀漀爀洀愀搀漀爀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 攀 挀椀搀愀搀漀Ⰰ 椀渀攀爀攀渀琀攀 愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀漀 椀洀瀀攀搀攀 愀琀漀猀 愀渀琀椀琀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀攀琀椀搀漀猀 瀀漀爀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 搀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀攀洀⸀ 䘀甀爀愀爀 昀椀氀愀 漀甀 挀漀洀瀀爀愀爀 洀漀渀漀最爀愀昀椀愀猀 瀀爀漀渀琀愀猀 猀漀 挀愀猀漀猀 洀愀椀猀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀猀 搀漀 焀甀攀 漀 攀猀瀀攀爀愀搀漀⸀ 䔀猀猀愀猀 瀀攀焀甀攀渀愀猀 挀漀爀爀甀瀀攀猀Ⰰ 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 猀攀 琀漀爀渀愀洀 洀愀椀猀 挀漀爀爀椀焀甀攀椀爀愀猀 攀 渀愀琀甀爀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 洀攀猀洀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 挀爀椀琀椀挀愀洀 愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 椀氀攀最愀椀猀 攀洀 攀猀挀愀氀愀 最漀瘀攀爀渀愀洀攀渀琀愀氀⸀ Em pesquisa do Datafolha (“Ainda que só 3% dos brasileiros afirmem ser corruptos, 70% admitem ter tomado ao menos uma “atitude corrupta” durante a vida. E mais: mesmo se considerando honestos, 80% conhecem alguém que cometeu algum tipo de ilegalidade.” Depois continua: “Meirelles constata que a corrupção está enraizada a tal ponto no País que o brasileiro não se percebe como corrupto. “Se acha isento nas pequenas corrupções de que se beneficia e critica as grandes, nas quais se acha lesado.” Desta forma é imprescindível que se mude o olhar sobre esta questão difundindo campanhas que colaborem com a diminuição dos danos e o número dos lesados e provocando o despertar consciente do público universitário. A campanha apresentada aqui, traz uma abordagem com o conceito “A corrupção pode ter muitas faces, inclusive a sua” para tornar perceptível ao público que todos podem ter uma “face” corrupta e que é preciso se ater a isso.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 搀攀猀愀昀椀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀椀 愀 搀攀 氀攀瘀愀爀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀渀瘀椀渀挀攀渀琀攀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 挀漀爀爀甀瀀漀 愀氀洀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 渀漀 焀甀攀 挀漀渀挀攀爀渀攀 漀 攀猀瀀愀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 䔀猀琀愀 琀椀搀愀 挀漀洀漀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 攀猀琀愀爀漀 愀 昀爀攀渀琀攀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 焀甀攀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀洀 瘀爀椀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 攀洀 焀甀攀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀 愀最攀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀搀攀瘀椀搀愀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 甀猀漀 搀攀 瀀爀琀椀挀愀猀 椀氀挀椀琀愀 攀⼀漀甀 愀渀琀椀琀椀挀愀猀 焀甀攀 猀漀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 渀漀爀洀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀 渀愀琀甀爀愀氀椀稀愀搀愀猀 猀攀洀 猀攀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 攀昀攀椀琀漀 搀攀猀猀攀猀 愀琀漀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 琀爀漀甀砀攀洀漀猀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀愀爀愀 漀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀⸀ 䘀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 瀀攀愀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀猀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 焀甀攀 愀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 琀爀愀愀搀愀 昀漀猀猀攀洀 愀氀挀愀渀愀搀愀猀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 焀甀攀 昀漀椀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 瀀攀氀漀 挀氀椀攀渀琀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀爀漀樀攀琀漀猀 挀漀洀漀 攀猀猀攀 爀攀瘀攀氀愀洀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 猀攀樀愀 攀氀愀 攀挀漀渀洀椀挀愀Ⰰ 猀漀挀椀愀氀 漀甀 挀甀氀琀甀爀愀氀⸀ 嘀椀猀愀渀搀漀 愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 漀 瀀愀瀀攀氀 愀琀椀瘀漀 攀渀焀甀愀渀琀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 渀愀 挀漀氀愀戀漀爀愀漀 攀 昀漀爀洀愀漀 洀愀椀猀 猀漀挀椀愀氀 攀 挀椀搀愀搀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀 愀搀攀洀愀椀猀⸀ 唀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀Ⰰ ᰀ栠椀猀琀漀爀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 琀攀洀 猀椀搀漀 甀洀 猀攀最洀攀渀琀漀 猀漀挀椀愀氀 爀攀瘀漀氀甀挀椀漀渀爀椀漀Ⰰ 洀漀搀椀昀椀挀愀搀漀爀 搀攀 瀀愀搀爀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀ᴀ⸠ ⠀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ ㈀ 㠀Ⰰ 瀀⸀ ㈀⤀⸀ 伀 焀甀攀 爀攀昀漀爀愀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 焀甀攀 搀攀瘀漀氀瘀攀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀⼀猀攀爀瘀椀漀猀⸀ Outra motivo que justifica a realização desse projeto interdisciplinar é a oportunidade de refletir criticamente que é dada à comunidade e aos estudantes do curso de colocar em prática exercícios próximos da prática profissional, aproximando as dimensões da teoria e da prática.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀 ㈀ 㜀⸀ 焀甀攀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 匀攀爀最椀瀀攀⸀ 倀爀漀樀攀琀漀 攀猀猀攀 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 愀 愀爀琀椀挀甀氀愀漀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀猀琀甀搀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 渀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 嘀椀猀甀愀氀Ⰰ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 䠀椀猀琀爀椀愀 搀愀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀 䔀搀椀琀漀爀愀漀 䔀氀攀琀爀渀椀挀愀⸀ Por se tratar de um projeto do meio acadêmico, que além de visar um exercício crítico da prática profissional também estimula a pesquisa, vimos que era importante seguir procedimento, através de um método científico para então aplicá-lo na prática na formulação da campanha.“Podemos afirmar até: a prática nasce da concepção sobre o que deve ser realizado e qualquer tomada de decisão fundamenta-se naquilo que se afigura como o mais lógico, racional, eficiente e eficaz”(LAKATOS;MARCONI, 2003,p.17).伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀愀猀猀漀 搀愀搀漀 瀀愀爀愀 猀攀 椀渀椀挀椀愀爀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀椀 愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 猀椀洀椀氀愀爀攀猀 愀 焀甀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀洀愀渀搀愀瘀愀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 樀甀渀琀漀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䠀椀猀琀爀椀愀 搀愀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ 䘀漀爀愀洀 猀攀瀀愀爀愀搀愀猀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀猀 搀挀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 最爀甀瀀漀 搀漀 倀爀漀樀攀琀漀 䤀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 愀甀砀椀氀椀愀爀 攀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀爀 瀀攀愀猀 攀 挀愀猀攀猀 攀洀 挀愀搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀Ⰰ 樀甀渀琀漀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䤀渀琀爀漀搀甀漀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 匀攀爀最椀瀀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 挀漀洀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 洀椀猀琀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀漀搀攀爀洀漀猀 挀漀渀栀攀挀攀爀 洀攀氀栀漀爀 漀 渀漀猀猀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 攀 猀攀爀 洀愀椀猀 愀猀猀攀爀琀椀瘀漀 渀愀 挀爀椀愀漀⸀ 唀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀椀猀猀攀 渀漀瘀愀猀 挀爀椀愀攀猀Ⰰ 昀漀椀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ O planejamento completo com base nas pesquisas tem mais chance de atingir êxito nos resultados esperados, pois as estratégias são definidas com mais clareza. “A análise, síntese e interpretação de dados reunidos pela pesquisa são componentes essenciais das responsabilidades do planejar. ” (SANTANNA, 1998, p. 101). Com os dados coletados partimos para a elaboração do briefing, documento com todos os dados e direcionamentos que serviu como guia para todas as etapas seguintes, como reconhece SAMPAIO (2013, p. 317) após definir briefing aponta como “Base do processo de planejamento”.䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 攀渀琀漀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 搀攀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀 攀渀琀爀攀 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀愀爀 愀 氀椀渀栀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 搀愀 䌀愀洀瀀愀渀栀愀 漀甀 焀甀愀渀搀漀 攀砀椀猀琀椀愀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 搀椀猀挀甀琀椀爀 甀洀愀 渀漀瘀愀 椀搀攀椀愀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 ⠀䌀䠀䄀唀一䌀䔀夀Ⰰ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ 堀⤀ 漀 䈀爀愀椀渀猀琀漀爀洀椀渀最 甀洀 洀琀漀搀漀 搀攀 最攀爀愀漀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 焀甀攀 愀甀洀攀渀琀愀 愀 攀昀椀挀椀渀挀椀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 渀愀 猀漀氀甀漀 搀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀⸀ No processo citado acima, optou se por utilizar em uma das fases da campanha o marketing de guerrilha, estratégia que tem como propósito chamar a atenção do público-alvo causando curiosidade e repercussão dentro do ambiente universitário como maneira de gerar posterior engajamento.䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 攀猀琀甀搀愀搀漀猀 渀漀 氀椀瘀爀漀 䜀攀猀琀愀氀琀 搀漀 伀戀樀攀琀漀Ⰰ 搀攀 䨀漀漀 䜀漀洀攀猀 䘀椀氀栀漀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀最爀攀最愀漀 瀀漀爀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 搀攀 挀漀爀Ⰰ 甀渀椀昀椀挀愀漀Ⰰ 挀漀渀琀椀渀甀愀漀Ⰰ 猀攀洀攀氀栀愀渀愀Ⰰ 攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 氀椀渀栀愀猀Ⰰ 瀀氀愀渀漀猀Ⰰ 瘀漀氀甀洀攀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀㬀 挀栀攀最愀洀漀猀 愀 挀漀渀挀氀甀猀漀 焀甀攀 琀漀搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀猀 瀀攀愀猀 搀攀瘀攀爀椀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 甀渀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 攀 愀猀猀漀挀椀愀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀吀漀搀漀猀 攀猀猀攀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 昀漀爀愀洀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 焀甀攀 洀椀渀椀猀琀爀愀爀愀洀 攀猀猀攀 愀氀最甀洀愀 搀愀猀 渀漀猀猀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 ㈀ 㜀⸀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 漀爀椀攀渀琀愀攀猀 攀氀攀猀 挀漀渀猀攀最甀椀爀愀洀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀爀 洀攀氀栀漀爀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 愀樀甀搀愀渀搀漀 愀 爀攀昀椀渀愀爀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀椀渀愀氀 洀愀椀猀 挀漀攀爀攀渀琀攀⸀ | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
Partindo para o planejamento de campanha, percebeu-se que no ambiente acadêmico, que as mídias tradicionais acabavam por se acumular em um mesmo espaço e por consequência não se destacavam e nem atingiam em totalidade seus resultados. Sendo assim, para que a problemática fosse abordada de maneira completa e que impactasse o maior número de pessoas possível dentro do ambiente universitário, optou-se por uma campanha dividida em três fases, duas delas apresentando como peças ações de marketing de guerrilha.䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 昀愀猀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 ∀琀爀愀稀攀爀 瀀愀爀愀 漀 䔀唀 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 挀漀爀爀甀瀀漀∀ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 猀攀 爀攀挀漀渀栀攀愀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 攀 愀戀愀渀搀漀渀攀 愀 瘀椀猀漀 搀攀 焀甀攀 愀 挀漀爀爀甀瀀漀 猀 攀砀椀猀琀攀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 瀀漀氀琀椀挀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀攀愀 搀攀猀猀愀 昀愀猀攀 甀洀愀 愀漀 戀愀猀攀愀搀愀 攀洀 甀洀愀 攀猀琀琀甀愀 ⠀戀甀猀琀漀⤀ 搀攀 甀洀愀 昀椀最甀爀愀 洀愀猀挀甀氀椀渀愀 搀攀 琀攀爀渀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀 猀椀氀栀甀攀琀愀 搀攀 甀洀 瀀漀氀琀椀挀漀 ⠀昀椀最甀爀愀 挀漀洀甀洀攀渀琀攀 愀猀猀漀挀椀愀搀愀 愀 挀漀爀爀甀瀀漀⤀Ⰰ 挀漀洀 愀 挀愀戀攀愀 猀攀渀搀漀 昀漀爀洀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀 挀甀戀漀 攀猀瀀攀氀栀愀搀漀⸀ A estátua estaria situada na Praça da Democracia, local de intensa movimentação, pouca poluição visual e privilegiado por estar próximo ao restaurante universitário , local onde ocorrerá a segunda fase. A mesma ficaria exposta por dois dias sem qualquer explicação a fim de gerar um buzz na comunidade acadêmica. Por ter a "cabeça" espelhada, haveria a possibilidade do estudante se ver ali refletido o que espera se tornar um convite para interação direta por meio de fotos. Ainda na primeira fase, ocorreriam ações semelhantes nos banheiros, onde a mesma estátua, agora em forma de adesivo, seria aplicada aos espelhos.伀猀 戀愀渀栀攀椀爀漀猀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 瀀漀爀 猀攀爀攀洀 氀甀最愀爀攀猀 挀漀洀甀渀猀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 猀攀氀昀椀攀猀 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ猀攀 愀猀猀椀洀 瀀爀漀瀀挀椀漀猀 瀀愀爀愀 椀渀琀攀爀愀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀攀洀 甀洀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 昀氀甀砀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀⸀ 䄀瀀猀 漀 戀甀稀稀 椀渀椀挀椀愀氀Ⰰ 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀椀愀 渀愀 瀀爀瀀爀椀愀 瀀攀愀 搀愀 攀猀琀琀甀愀 ⠀戀甀猀琀漀⤀Ⰰ 瀀漀爀 甀洀 洀漀渀椀琀漀爀 焀甀攀 猀攀 愀挀攀渀搀攀爀椀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 挀甀戀漀 攀猀瀀攀氀栀愀搀漀⸀ 䔀 琀愀洀戀洀 栀愀瘀攀爀椀愀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀 瀀攀氀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 ⠀昀愀挀攀戀漀漀欀 攀 椀渀猀琀愀最爀愀洀⤀ 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 最椀昀猀Ⰰ 洀愀渀攀椀爀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 漀戀琀攀爀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 攀 愀甀洀攀渀琀愀爀 漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀⸀ A segunda fase por sua vez concentra seus esforços nos atos antiéticos praticados no âmbito acadêmico e como eles são tão normalizados, a ponto de não serem sequer vistos como corruptos. O intuito dessa fase é propor uma reflexão acerca de nossos atos e reivindicações. A forma de veiculação escolhida também foi uma ação, que aconteceria por meio de cubos de duas configurações. Em locais abertos, estariam espalhados, em locais fechados, suspensos no teto como em uma espécie de galeria fotográfica. Os cubos funcionam como cartazes, porém foram pensados de modo a proporcionar certa interação já que o público terá de se movimentar para poder lê-lo. Esta ação seria realizada no restaurante universitário e na praça da democracia, localizada no campus, estes locais foram escolhidos por estarem próximos entre si, das didáticas e pelo fluxo constante de alunos no ambiente. Ainda na fase dois, uma peça com o mesmo conteúdo seria veiculada nas redes sociais (facebook e instagram) em formato de post carrossel, como maneira de potencializar o alcance e engajamento da campanha.䄀 琀攀爀挀攀椀爀愀 昀愀猀攀 昀攀挀栀愀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 琀漀洀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 ∀氀椀洀瀀愀爀∀ 愀 挀漀爀爀甀瀀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀愀猀 昀愀猀攀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀⸀ 一攀猀琀攀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀攀氀漀 甀猀漀 搀攀 挀愀爀琀愀稀攀猀 攀 漀甀琀搀漀漀爀猀 挀漀渀猀琀椀琀甀搀漀猀 瀀漀爀 瀀攀猀猀漀愀猀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 猀甀愀 昀愀挀攀 挀漀爀爀甀瀀琀愀 攀 猀甀愀 昀愀挀攀 渀漀 挀漀爀爀甀瀀琀愀⸀ 䄀 洀搀椀愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 渀攀猀猀攀 挀愀猀漀 漀猀 挀愀爀琀愀稀攀猀Ⰰ 昀漀椀 瘀椀猀琀愀 渀攀猀琀攀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀漀洀漀 洀攀氀栀漀爀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 搀攀 瀀愀猀猀愀爀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 爀瀀椀搀愀 攀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀愀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 樀 焀甀攀 洀愀渀琀洀 愀 甀渀椀搀愀搀攀 挀漀洀 愀猀 漀甀琀爀愀猀 昀愀猀攀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀攀猀猀愀 攀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀愀猀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ Foi utilizado um padrão de cores que resulta na criação de uma identidade para a campanha, sendo elas neutras, como branco preto, e laranja para dar destaque ao que se refere à corrupção. O livro psicologia das cores aborda diferentes interpretações do universo das cores e seus significados, fez-se uma análise da cor laranja e segundo o Heller (2012, p.341) essa é “a cor do que não se leva a sério”, que no caso das peças, é a representação da própria corrupção banalizada pela sociedade.䄀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 攀洀 琀漀搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ攀洀 挀愀椀砀愀 愀氀琀愀 挀漀洀 甀洀愀 昀漀渀琀攀 猀氀椀搀愀 䈀攀戀愀猀 一甀攀猀 攀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 猀攀爀椀攀搀愀搀攀 樀甀渀琀漀 挀漀洀 漀 甀猀漀 搀愀猀 挀漀爀攀猀⸀ 一愀猀 昀愀猀攀猀 ㈀ 攀 ㌀ 愀 昀漀渀琀攀 栀甀洀愀渀椀猀琀愀 䔀琀挀栀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀攀猀瀀漀樀愀搀愀 琀爀愀稀攀渀搀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 瀀椀渀琀甀爀愀 昀攀椀琀愀 愀 琀椀渀琀愀 渀愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀洀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀 猀攀爀瘀椀甀 瀀愀爀愀 搀愀爀 洀愀椀漀爀 搀攀猀琀愀焀甀攀 愀漀 氀愀爀愀渀樀愀 搀愀猀 洀愀渀挀栀愀猀 瀀攀氀漀 挀漀爀瀀漀 搀漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 琀愀洀戀洀 挀漀洀 漀 昀甀渀搀漀⸀ 伀 甀猀漀 搀愀猀 洀愀渀挀栀愀猀 昀漀椀 渀漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 愀 愀氀最漀 猀甀樀漀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 愀 挀漀爀爀甀瀀漀⸀ A estrutura compositiva das fotografias mantém um padrão de unidades, trazendo contraste de cores e em geral apresenta nas peças vetoriais planos médios e conjunto, e ângulo normal. Foram feitas fotos externas, na entrada da Universidade Federal de Sergipe, no Resun, na Bicen, na Praça da Democracia, nos banheiros da instituição para criação de mockup e internas no estúdio do Departamento de Comunicação Social para as imagens que iriam compor os layouts. Todas as fotos foram feitas com a câmera Canon T3I. Na fase 2 visualiza-se uma fácil identificação de dois planos fotográficos, o primeiro que é a representação de faces de várias pessoas e as práticas ilícitas realizadas por essas, e o segundo o fundo preto das imagens. A identificação desses planos é possível devido ao princípio de segregação encontrado no livro Gestalt do Objeto, onde o autor João Gomes Filho (2000, p.30) define esse conceito como “capacidade de separar ou destacar unidades em um todo compositivo ou em partes desse todo”. Outro princípio utilizado é o da espontaneidade, perceptível através das representações de manchas, o autor cita (p.91) que essa técnica “possui grande carga emocional e impulsiva, em que os elementos trabalhados ou+ articulados são inseridos de maneira livre”. O mesmo livro aborda outra técnica visível nas peças, especificamente da fase 3, o uso da sobreposição de faces. João Gomes Filho (2000 p.100) afirma que essa é “traduzida pela organização de elementos uns em cima de outros” e “expressa a interação de estímulos visuais situando pelo menos dois objetos e ativando a composição relacionada”.伀猀 猀漀昀琀眀愀爀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 瀀攀愀猀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀爀愀洀 漀猀 搀愀 䄀搀漀戀攀Ⰰ 漀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 攀 漀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀 䌀䌀 ㈀ 㜀⸀ 伀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 洀愀渀椀瀀甀氀愀漀 搀漀猀 瘀攀琀漀爀攀猀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 攀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 戀愀猀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀漀 洀漀挀欀甀瀀 搀愀 昀愀猀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 爀攀挀甀爀猀漀 瀀愀琀栀昀椀渀搀攀爀 焀甀攀 昀愀稀 愀 洀攀猀挀氀愀最攀洀 搀攀 漀戀樀攀琀漀猀Ⰰ 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 瀀愀爀愀 愀 漀 洀漀挀欀甀瀀 搀愀 攀猀琀琀甀愀 搀愀 昀愀猀攀 ⸀ 䨀 渀漀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 昀漀椀 漀渀搀攀 瀀爀愀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 琀漀搀愀 挀爀椀愀漀 最愀渀栀漀甀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀琀愀爀 攀 攀搀椀琀愀爀 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 渀漀猀 氀愀礀漀甀琀猀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 洀漀渀琀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀瀀爀椀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 漀 爀攀挀甀爀猀漀 搀攀 瀀椀渀挀攀氀 渀漀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 愀猀 洀愀渀挀栀愀猀 氀愀爀愀渀樀愀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 渀愀猀 瀀攀愀猀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 ㌀ 昀愀猀攀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀 㐀 瀀椀渀挀椀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 愀樀甀猀琀愀渀搀漀 漀 琀愀洀愀渀栀漀Ⰰ 搀甀爀攀稀愀 攀 漀瀀愀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀椀渀琀甀爀愀猀 挀漀爀瀀漀爀愀椀猀 氀愀爀愀渀樀愀猀 渀愀猀 瀀攀愀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 瘀椀爀琀甀愀氀⸀ 一攀猀猀攀 挀愀猀漀 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀 爀攀挀甀爀猀漀 搀攀 洀攀猀挀氀愀最攀洀 搀漀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 瀀愀爀愀 洀攀猀挀氀愀爀 搀愀猀 洀愀渀挀栀愀猀 氀愀爀愀渀樀愀猀 挀漀洀 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 瀀愀爀愀 搀愀爀 甀洀 攀昀攀椀琀漀Ⰰ 洀愀猀 爀攀愀氀椀猀琀愀 攀 渀愀琀甀爀愀氀 瀀愀爀愀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀漀 渀切洀攀爀漀 爀攀搀甀稀椀搀漀 搀攀 瀀攀愀猀Ⰰ 攀猀瀀攀爀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 猀攀樀愀 愀氀挀愀渀愀搀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 猀愀琀椀猀昀愀琀爀椀愀 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 昀漀椀 挀栀愀洀愀爀 愀琀攀渀漀 搀漀 洀砀椀洀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 琀椀瘀攀猀猀攀洀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 椀渀琀攀爀愀最椀爀 挀漀洀 愀猀 瀀攀愀猀 搀攀 昀漀爀洀愀琀漀 椀渀甀猀椀琀愀搀漀 琀愀渀琀漀 昀椀猀椀挀愀洀攀渀琀攀 焀甀愀渀琀漀 瘀椀爀琀甀愀氀洀攀渀琀攀⸀ ∀一攀洀 猀攀洀瀀爀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 甀洀 最爀愀渀搀攀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀愀猀 瀀愀爀愀 挀愀甀猀愀爀 甀洀 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀愀挀琀漀⸀ 䴀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 漀 昀漀爀洀愀琀漀 椀渀甀猀椀琀愀搀漀 ⠀昀漀爀洀愀猀 漀甀 搀椀洀攀渀猀攀猀⤀ 瀀漀搀攀洀 挀愀甀猀愀爀 甀洀 椀洀瀀愀挀琀漀 洀甀椀琀漀 洀愀椀漀爀 搀漀 焀甀攀 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀漀渀琀漀猀∀ ⠀一䄀䬀䄀䴀唀刀䄀Ⰰ ㈀ 㤀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㐀⤀⸀ | |
CONSIDERAÇÕES | |
A campanha publicitária - “A corrupção pode ter muitas faces, inclusive a sua” possibilitou voltar as atenções sobre outra perspectiva para esse assunto que se tem muito discutido no brasil nos últimos anos. Dessa forma, percebemos que a Campanha gerou discussão sobre o tema corrupção cotidiana na universidade desde a coleta de dados na pesquisa de campo até a entrega final do projeto, mostrando e sinalizando que de alguma maneira estamos comentando a corrupção que tanto criticamos na esfera política, e de alguma forma mudando até mesmo a postura de alguns alunos do departamento frente a atos antiéticos praticados. Além disso fazer com que nós estudantes pensam e desenvolvem projetos para a universidade se torna uma devolutiva do conhecimento adquirido nesses espaço e que pode ser muito bem aproveitado para melhorar o ambiente universitário, tornando o mais justo e propenso a boas atitudes. Entendemos também que o projeto cumpriu seu papel pedagógico por possibilitar a articulação do conhecimento adquiridos em todas as disciplinas do semestre com a prática visando uma proximidade com a experiência profissional da área e seu papel social enquanto contribuição para a formação de cidadão mais éticos no ambiente universitário.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀伀刀刀쨀䄀Ⰰ 刀漀戀攀爀琀漀⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ 㠀ꨀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䜀氀漀戀愀氀Ⰰ ㈀ ㈀⸀
ESTADÃO. Brasil: o país onde o corrupto é o outro. Disponível em: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀唀倀䔀吀吀䤀Ⰰ 䴀⸀ 䜀攀猀琀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 洀攀爀挀愀搀漀氀最椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 吀栀漀洀猀漀渀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀ 㜀⸀ NAKAMURA, Rodolfo. Mídia. Como fazer um planejamento de mídia na pratica. 1ª ed. São Paulo: Farol do Forte, 2009㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀ᤀ䄠一一䄀Ⰰ 䄀爀洀愀渀搀漀⸀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀㨀 琀攀漀爀椀愀Ⰰ 琀挀渀椀挀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 㜀ꨀ 攀搀⸀ 爀攀瘀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀椀漀渀攀椀爀愀Ⰰ 㤀㤀㠀⸀ SILVA, Willian Pereira da. Grêmio Estudantil. Recanto das Letras, 2008. Disponível em: WILSON, Chauncey. Brainstorming and beyond:: a user-centered design method. 1 ed. oxford: elsevier, 2013㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |