INSCRIÇÃO: 01328
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP07
 
TÍTULO: Violência contra a mulher: Ignorar não é possível
 
AUTORES: Yael Sullyvan Rodrigues Alves (Universidade Tiradentes); Antônio Guilherme Cardoso Lima (Universidade Tiradentes); Rodrigo Guimarães Epifânio (Universidade Tiradentes); Ana Carolina Lira Bezerra (Universidade Tiradentes); Talita de Azevedo Deda (Universidade Tiradentes); Evandro José da Silva Neto (Universidade Tiradentes)
 
PALAVRAS-CHAVE: Violência contra mulher, Filme publicitário, Semiótica, Youtube, Vídeo
 
RESUMO
O presente produto é resultado do trabalho para a disciplina Imagem, estética e semiótica, e tem como objetivo ser utilizado como filme publicitário para chamar atenção e educar sobre a violência contra a mulher, a fim de evitar que as pessoas continuem em silêncio ao presenciarem esse tipo de situação. A peça videográfica foi produzida de forma a utilizar as ferramentas do meio em questão (Youtube) para impactar os espectadores e enfatizar a mensagem construída. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀攀最甀渀搀漀 搀愀搀漀猀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀 搀愀琀愀昀漀氀栀愀 ⠀㈀ ㄀㜀⤀Ⰰ 攀渀挀漀洀攀渀搀愀搀愀 瀀攀氀漀 䘀爀甀洀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 匀攀最甀爀愀渀愀 倀切戀氀椀挀愀Ⰰ 愀 挀愀搀愀 搀漀椀猀 猀攀最甀渀搀漀猀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀  愀最爀攀搀椀搀愀 昀猀椀挀愀 漀甀 瘀攀爀戀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀㬀 愀 挀愀搀愀 ㈀Ⰰ㘀 猀攀最甀渀搀漀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 猀漀昀爀攀 漀昀攀渀猀愀猀 攀 愀 挀愀搀愀 ㄀Ⰰ㐀 猀攀最甀渀搀漀猀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀  愀猀猀攀搀椀愀搀愀⸀吀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 渀切洀攀爀漀猀 愀氀愀爀洀愀渀琀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀 攀 愀渀愀氀椀猀愀渀搀漀 愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 搀攀 椀洀瀀愀挀琀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀愀爀愀 氀攀瘀ⴀ氀漀  爀攀昀氀攀砀漀Ⰰ 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀  䤀洀愀最攀洀Ⰰ 攀猀琀琀椀挀愀 攀 猀攀洀椀琀椀挀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 吀椀爀愀搀攀渀琀攀猀⸀  A peça foi pensada visando o uso do recurso “pular anúncio” nos vídeos veiculados no "Youtube". Característico da plataforma, o mecanismo é utilizado para passar propagandas que antecedem o vídeo mas que desagradam o espectador, logo, encaixa-se com o conceito da peça: “dessa vez não é possível ignorar”.਀ O vídeo foi criado de acordo com pesquisa encomendada pelo Fórum brasileiro de Segurança Pública, que indicam que ações violentas contra mulheres que são naturalizadas e diminuídas, principalmente em se tratando de relacionamentos. Posto isto, baseado na crença que esses valores podem ser minimizados com a reeducação e conscientização sobre a importância da denúncia, o conceito da peça e a justificativa do papel da publicidade para chamar atenção para a causa social foi cuidadosamente construída. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀渀搀漀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 椀洀瀀愀挀琀愀爀 漀猀 甀猀甀爀椀漀猀Ⰰ 漀 愀渀切渀挀椀漀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 漀渀氀椀渀攀 夀漀甀琀甀戀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 猀攀爀瘀椀爀 搀攀 最愀琀椀氀栀漀 瀀愀爀愀 漀 攀猀琀洀甀氀漀  爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 愀氀愀爀洀愀渀琀攀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀渀搀漀 愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀爀 猀甀愀 昀甀渀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 嘀椀猀愀渀搀漀 椀渀挀椀琀愀爀 漀 昀椀洀 搀愀 攀猀瀀椀爀愀氀 搀漀 猀椀氀渀挀椀漀 ⠀一漀攀氀氀攀ⴀ一攀甀洀愀渀Ⰰ ㄀㤀㜀㈀ 愀瀀甀搀 䴀椀最甀攀氀 䴀椀搀攀猀Ⰰ ㈀  㜀⼀㈀  㠀⤀ 挀爀椀愀搀愀 挀漀洀 漀 洀攀搀漀 搀攀 搀攀渀甀渀挀椀愀爀 瘀椀漀氀渀挀椀愀猀 挀漀渀琀爀愀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 漀 愀渀切渀挀椀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 猀攀 猀椀渀琀愀 愀琀爀愀搀漀 攀 挀漀渀瘀攀渀挀椀搀漀 搀攀 渀漀 椀最渀漀爀愀爀 愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ 倀愀爀愀 焀甀攀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 猀攀樀愀 瀀愀猀猀愀搀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀爀爀攀琀愀Ⰰ 愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 焀甀愀氀 漀 瘀搀攀漀 猀攀爀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 昀漀椀 攀猀琀甀搀愀搀愀  愀 昀椀洀 搀攀 攀瘀椀琀愀爀 爀甀搀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 漀甀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀琀椀瘀漀猀⸀ 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀㨀 樀漀瘀攀渀猀 攀 愀搀甀氀琀漀猀 挀漀洀 椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 ㄀㠀 攀 ㌀㐀 愀渀漀猀 ⠀搀愀搀漀猀 搀漀 夀漀甀琀甀戀攀 䤀渀猀椀最栀琀猀 ㈀ ㄀㜀⤀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀 漀 愀瀀攀氀漀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀 愀渀最切猀琀椀愀 搀愀 挀攀渀愀 瀀愀爀愀 愀挀椀漀渀愀爀 愀 爀攀愀漀 攀洀瀀琀椀挀愀 攀Ⰰ 搀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 瀀愀猀猀愀爀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 挀漀洀 攀昀椀挀挀椀愀⸀
 
JUSTIFICATIVA
O Brasil é um país que possui em sua maioria pessoas do sexo feminino (IBGE, censo demográfico 2010), apesar disso, ainda é alarmante o número de violências, sejam elas morais, verbais, psicológicas ou físicas. Apesar do que muitos pensam, os números sobre violência contra mulher não estão aumentando, estão apenas começando a ser contabilizados. Esse fato pode ser explicado com o advento do feminismo, movimento que luta pela igualdade social, política e econômica entre os sexos. Agressões físicas e psicológicas são um dos meios de manutenção dessa desigualdade. Pensando nisso, a lei Maria da Penha, sancionada em 2006, categoriza e cria políticas de combate a esses casos. De acordo com a lei, violência contra mulher, entre outros tópicos, é entendida como:਀䤀 ⴀ 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 昀猀椀挀愀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀椀搀愀 挀漀洀漀 焀甀愀氀焀甀攀爀 挀漀渀搀甀琀愀 焀甀攀 漀昀攀渀搀愀 猀甀愀 椀渀琀攀最爀椀搀愀搀攀 漀甀 猀愀切搀攀 挀漀爀瀀漀爀愀氀㬀 II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da auto-estima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação;਀䐀愀搀漀猀 挀漀氀攀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 伀爀最愀渀椀稀愀漀 䴀甀渀搀椀愀氀 搀愀 匀愀切搀攀 椀渀搀椀挀愀洀 焀甀攀Ⰰ 攀洀 ㈀ ㄀㌀Ⰰ 漀 䈀爀愀猀椀氀 愀瀀愀爀攀挀攀 挀漀洀漀 焀甀椀渀琀漀 瀀愀猀 攀洀 栀漀洀椀挀搀椀漀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀渀琀爀攀 㠀㌀ 瀀愀猀攀猀 搀漀 洀甀渀搀漀  甀洀 椀渀搀椀挀愀琀椀瘀漀 搀攀 挀漀洀漀 漀 瀀愀猀 愀椀渀搀愀 攀渀昀爀攀渀琀愀 最爀愀渀搀攀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀洀 洀攀氀栀漀爀愀爀 猀甀愀猀 挀漀渀搀甀琀愀猀 攀洀 爀攀氀愀漀  瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀⸀ ਀匀攀最甀渀搀漀 漀 洀愀瀀愀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 猀 漀 愀猀猀愀猀猀椀渀愀琀漀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀攀最爀愀猀 愀甀洀攀渀琀漀甀 㔀㐀─⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 愀氀愀爀洀愀渀琀攀猀Ⰰ 洀甀椀琀漀猀 渀切洀攀爀漀猀 渀漀 猀漀 琀漀 瀀爀攀挀椀猀漀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 愀椀渀搀愀  搀椀昀挀椀氀 瀀愀爀愀 洀甀椀琀愀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀渀甀渀挀椀愀爀攀洀 猀攀甀猀 愀最爀攀猀猀漀爀攀猀⸀ 一愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ 漀 猀椀氀渀挀椀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀洀 最爀愀渀搀攀 愀氀椀愀搀漀 搀漀猀 愀最爀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 搀愀搀漀 焀甀攀 漀猀 猀攀甀猀 愀琀漀猀 愀挀愀戀愀洀 攀渀挀漀戀攀爀琀漀猀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ  挀爀椀愀搀愀 甀洀愀 攀猀瀀椀爀愀氀 搀漀 猀椀氀渀挀椀漀 焀甀攀 猀攀最甀渀搀漀 一椀氀猀漀渀 䰀愀最攀⠀㄀㤀㤀㠀⤀ 搀攀昀椀渀攀 愀 猀攀最甀椀爀⸀  ਀䄀 椀搀攀椀愀 挀攀渀琀爀愀氀 搀攀猀琀愀 琀攀漀爀椀愀 猀椀琀甀愀ⴀ猀攀 渀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 焀甀攀 漀猀 愀最攀渀琀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瀀漀猀猀愀洀 猀攀爀 椀猀漀氀愀搀漀猀 搀攀 猀攀甀猀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 挀漀渀瘀瘀椀漀 挀愀猀漀 攀砀瀀爀攀猀猀攀洀 瀀甀戀氀椀挀愀洀攀渀琀攀 漀瀀椀渀椀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀愀焀甀攀氀愀猀 焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀攀 挀漀洀漀  漀瀀椀渀椀攀猀 搀漀洀椀渀愀渀琀攀猀⸀ 䤀猀猀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 漀 椀猀漀氀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 搀攀  愀昀愀猀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 挀漀渀瘀瘀椀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 愀挀愀戀愀 猀攀渀搀漀 愀 洀漀氀愀 洀攀猀琀爀愀 焀甀攀 愀挀椀漀渀愀 漀  洀攀挀愀渀椀猀洀漀 搀漀 昀攀渀洀攀渀漀 搀愀 漀瀀椀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 漀猀 愀最攀渀琀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 琀洀 愀最甀搀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀漀 挀氀椀洀愀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀⸀ ⠀䰀䄀䜀䔀Ⰰ ㄀㤀㤀㠀㨀 ㄀㘀⤀ ਀吀攀渀搀漀 挀椀渀挀椀愀 搀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 渀攀最愀琀椀瘀漀猀 搀愀 漀洀椀猀猀漀 攀 搀愀 渀漀 搀攀渀切渀挀椀愀Ⰰ 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 戀甀猀挀愀 琀椀爀愀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀愀 猀甀愀 稀漀渀愀 搀攀 挀漀渀昀漀爀琀漀 瀀愀爀愀 挀漀渀昀爀漀渀琀ⴀ氀愀猀 挀漀洀 猀甀愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀⸀ 䄀 挀爀椀愀漀 搀愀 瀀攀愀 昀漀椀 攀洀戀愀猀愀搀愀 渀愀 漀洀椀猀猀漀 搀愀猀 搀攀渀切渀挀椀愀猀  攀 渀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 攀瘀椀琀愀爀 焀甀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀猀 挀漀渀琀椀渀甀攀洀 猀攀渀搀漀 琀爀愀琀愀搀愀猀Ⰰ 猀攀洀 焀甀攀 猀攀樀愀 搀愀搀愀 愀 搀椀洀攀渀猀漀 爀攀愀氀 搀漀猀 昀愀琀漀猀⸀  倀愀爀愀 愀琀椀渀最椀爀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 爀攀昀氀攀砀椀瘀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 瀀攀氀愀 瀀攀愀Ⰰ 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀  昀漀椀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀 挀漀洀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 攀洀瀀爀攀最愀搀愀 愀 爀攀琀爀椀挀愀 搀愀 椀洀愀最攀洀 搀攀 䈀愀爀琀栀攀猀⠀ ㄀㤀㘀㐀⤀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 瀀愀爀愀 漀 猀攀洀椀琀椀挀漀 攀砀椀猀琀攀 甀洀愀 最爀愀洀琀椀挀愀 瘀椀猀甀愀氀 焀甀攀 愀琀攀渀搀攀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 氀椀渀最甀猀琀椀挀愀Ⰰ 洀攀渀猀愀最攀洀 椀挀渀椀挀愀 挀漀搀椀昀椀挀愀搀愀 攀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 椀挀渀椀挀愀 渀漀 挀漀搀椀昀椀挀愀搀愀⸀ ਀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀  漀戀猀攀爀瘀愀爀 挀漀洀漀 猀攀爀 愀琀攀渀搀椀搀漀 漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 攀 猀甀愀 爀攀氀愀漀 瀀攀爀猀甀愀猀椀瘀愀 ⸀ 䄀 椀猀猀漀Ⰰ  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀 愀 瘀椀猀漀 搀攀 刀椀戀攀椀爀漀 ⠀㄀㤀㠀㤀⤀ 愀漀 搀椀猀挀甀琀椀爀 愀 昀甀渀漀 搀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀⸀ A propaganda tem importante função específica: a persuasão do consumidor. Deve funcionar ao nível da psicologia individual, ajudando a produzir o esperado comportamento de compra. E é preciso ter alguma noção sobre como funciona o processo de persuasão do consumidor para poder administrar de forma mais consciente e eficaz a técnica e a arte da propaganda. (RIBEIRO, 1989: 57)
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para a realização do vídeo foi utilizado o descritivo disponibilizado pela docente da disciplina Imagem, Estética e Semiótica, que apontava os critérios e procedimentos para a realização da atividade. Entre eles, a duração entre 15 e 90 segundos, no formato audiovisual, trabalhando o tema violência contra a mulher. Para chegar até a ideia final foi feito um brainstorming seguindo o método de Lima(2011).਀ Brainstorming ou “tempestade de ideias” é uma técnica para explorar o potencial de ideias de um grupo de maneira criativa e com baixo risco de atitudes inibidoras (LIMA, 2011). ਀ Definida uma linha criativa para seguir, foi traçado um conceito que sustentasse toda a ideia pensada pelo grupo, e abraçasse as vítimas dessa violência incentivando-as a denunciar. Uma vez que não seria possível ignorar o fato dessa vez. Como base, tomamos uma pesquisa do projeto Via Lilás (2015) realizada pelo Governo do Rio de Janeiro, em que foram apresentados dados mostrando que a maioria das mulheres entrevistadas já sofreram algum tipo de violência, com poucas denúncias. Após identificar essa problemática foi criado o conceito "Violência contra a mulher: dessa vez não é possível ignorar". Na construção da linguagem estética do filme publicitário foi utilizada a visão de Marcel Martin (2013) e alguns preceitos da linguagem audiovisual como: cor, enquadramento, planificações, montagem, movimentação de câmera, entre outros.਀ Para assinar o vídeo publicitário, o grupo optou pelo Instituto Maria da Penha (IMB), em virtude do seu trabalho em apontar dados e conscientizar a população sobre violência contra mulher, como é feito com maestria na criação do “Relógios da Violência” (2017), projeto que indica em tempo real números sobre a violência, baseada nos valores obtidos na pesquisa do Datafolha em 2017.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Como forma de ilustrar situações em que violências são ignoradas, o filme publicitário colocou seu foco no ato de "ignorar" a propaganda, desta forma consentindo com a violência. O ponto principal é construído com a cena forte que retrata uma violência contra mulher, fato que pode causar incômodo, somada ao botão falso que antecede a mensagem principal do projeto. A partir da construção da ideia e do roteiro foi feita a seleção dos atores que comporiam a cena. A seleção baseou-se em: a) segundo pesquisa da Datafolha (2015), de um total de 1.051 mulheres, a maioria (31%) eram negras que afirmaram ter sofrido algum tipo de violência nos últimos doze meses. b) o perfil do agressor deveria consistir em alguém de tamanho superior à mulher, para que a cena passasse a sensação de domínio e soberania. ਀ O vídeo foi produzido baseado na semiótica, em específico no estudo da retórica da imagem, desenvolvido por Roland Barthes (1964) e a linguagem e estética cinematográfica com base nos estudos de Martin (2013) e Nogueira (2010) e da psicologia das cores de Heller (2012), construindo o cenário ideal para direcionar o olhar de quem assiste para os elementos principais: casal e o botão falso para pular a propaganda.਀ Assim, pode-se afirmar que as opções de composição da página, conduzem a leitura e podem determinar a importância conferida pelo veículo [de comunicação] a determinado tema, bem como o modo de abordagem que se pretende com ele, se positiva ou negativa e, até, que tipo de leitura ela permite ou conduz (SPANNENBERG, 2011, p.2).਀ A locação composta por background escuro e luz direcionada é utilizado para ajudar na seleção dos elementos chaves para o processo. Com a cor escura, a sensação visual é intensificada, ligando o tom de voz e o gestual do antagonista com a coloração preta, que de forma natural e inconsciente nos remete a situações ligadas a dor e brutalidade. A utilização de sombras auxilia no sentido de opressão e cumprimento do espaço tomado pelo antagonista. O contraste de cores é utilizado de forma precisa para passar a sensação para quem acompanha a cena. (HELLER, 2012). ਀ O material foi gravado em: plano médio com zoom in, e em primeiro plano, em over the sholder. A seleção e montagem dos planos foi feita de forma a contemplar o espaço, buscando apresentar e ambientar o espectador, além disso, escolha dos planos foi feita para que o vídeo tivesse dinamicidade. O movimento de zoom in é utilizado para criar a sensação de sufocamento, trazendo quem assiste para dentro da cena, para que o momento seja cada vez mais verídico para quem assiste, criando tensão para criar um olhar quase subjetivo segundos antes da agressão, como descreve NOGUEIRA (2010):਀ O tipo de plano pode ajudar-nos igualmente a perceber o tipo de cena e a forma como esta está construída. Assim, uma cena de grande intensidade dramática tende a ser mostrada através de planos cada vez mais apertados, com o objectivo de aproximar mais e mais o espectador da personagem , ao passo que uma cena preponderantemente de acção tende a viver de planos cada vez mais rápidos, de modo a enfatizar a tensão da mesma. (NOGUEIRA, 2010. 23)਀ A construção semiológica da cena é formada a partir da retórica de Barthes, onde a mulher negra sendo violentada pelo marido branco enfatiza o cunho social da pesquisa, levando o espectador à reflexão. Além disso, a construção da plasticidade da imagem é feita pelo enquadramento centralizado, sombras, cores fortes, ou seja, elementos de codificação da imagem, e pela mensagem linguística que é trazer a ação da causa como um todo.਀ Buscando uma boa qualidade para o vídeo, a cena foi gravada com a câmera Sony Alpha a7RII, utilizando a lente Sony Zeiss 55mm f/1.8. Produzido no estúdio de fotografia da universidade, o vídeo foi feito com a iluminação artificial com led. O ambiente e os equipamentos foram imprescindíveis para gravar em um ambiente controlado, isento de interferências como mudança de luz ou poluição visual, desta forma facilitando a gravação e dando liberdade para a produção.਀ ¹background: cor ou objeto que encontra-se disposta ao fundo de algo.
 
CONSIDERAÇÕES
O trabalho apresentado, desde a criação até a produção, foi desafiador. A sua execução trouxe problemáticas que pediram um maior cuidado para a construção do filme publicitário, dado a temática. A campanha atingiu seu objetivo principalmente pela plataforma escolhida encaixar-se de forma satisfatória, posto que nos possibilitou utilizar elementos característicos do meio. Foi possível criar a sensação de realidade almejada, atribuindo cada vez mais a veracidade e consistência da mensagem que está sendo enviada a quem assiste a peça videográfica. Com o presente trabalho, foi conseguido um produto que impactou ao mesmo que conscientizou o público sobre o conteúdo. Tendo alcançado esses resultados, o papel da publicidade de incitar o questionamento e levar ao público questões sociais para serem colocadas em pauta foi feito. ਀ ²Zoom in: movimento de aproximação feito pela câmera;਀대伀瘀攀爀 琀栀攀 猀栀漀甀氀搀攀爀㨀 瀀漀爀 挀椀洀愀 搀漀 漀洀戀爀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀吀䠀䔀匀Ⰰ 刀漀氀愀渀搀 ⸀ 䄀 爀攀琀爀椀挀愀 搀愀 椀洀愀最攀洀 ⸀ 䤀渀㨀 䈀䄀刀吀䠀䔀匀Ⰰ 刀漀氀愀渀搀⸀ 伀 戀瘀椀漀 攀 漀 漀戀琀甀猀漀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 嬀匀⸀氀⸀崀㨀 一漀瘀愀 䘀爀漀渀琀攀椀爀愀Ⰰ ㈀  㐀⸀ 瀀⸀ ㈀㜀ⴀ㌀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀䄀匀䤀䰀 ⸀ 䰀攀椀 渀⸀ ㄀㄀⸀㌀㐀 Ⰰ 搀攀  㜀 搀攀 愀最漀⸀ 搀攀 ㈀  㘀⸀ 䌀爀椀愀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀椀戀椀爀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀 攀 昀愀洀椀氀椀愀爀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 渀漀猀 琀攀爀洀漀猀 搀漀 ꜀ 㠀漀 搀漀 愀爀琀⸀ ㈀㈀㘀 搀愀 䌀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 䘀攀搀攀爀愀氀Ⰰ 搀愀 䌀漀渀瘀攀渀漀 猀漀戀爀攀 愀 䔀氀椀洀椀渀愀漀 搀攀 吀漀搀愀猀 愀猀 䘀漀爀洀愀猀 搀攀 䐀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀 挀漀渀琀爀愀 愀猀 䴀甀氀栀攀爀攀猀 攀 搀愀 䌀漀渀瘀攀渀漀 䤀渀琀攀爀愀洀攀爀椀挀愀渀愀 瀀愀爀愀 倀爀攀瘀攀渀椀爀Ⰰ 倀甀渀椀爀 攀 䔀爀爀愀搀椀挀愀爀 愀 嘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 䴀甀氀栀攀爀㬀 搀椀猀瀀攀 猀漀戀爀攀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀猀 䨀甀椀稀愀搀漀猀 搀攀 嘀椀漀氀渀挀椀愀 䐀漀洀猀琀椀挀愀 攀 䘀愀洀椀氀椀愀爀 挀漀渀琀爀愀 愀 䴀甀氀栀攀爀㬀 愀氀琀攀爀愀 漀 䌀搀椀最漀 搀攀 倀爀漀挀攀猀猀漀 倀攀渀愀氀Ⰰ 漀 䌀搀椀最漀 倀攀渀愀氀 攀 愀 䰀攀椀 搀攀 䔀砀攀挀甀漀 倀攀渀愀氀㬀 攀 搀 漀甀琀爀愀猀 瀀爀漀瘀椀搀渀挀椀愀猀⸀⸀ 䰀攀椀 䴀愀爀椀愀 搀愀 倀攀渀栀愀 ⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 瀀⸀ ㄀ⴀ㄀Ⰰ 愀最漀⸀ ㈀  㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀氀愀渀愀氀琀漀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀挀挀椀瘀椀氀开 ㌀⼀开愀琀漀㈀  㐀ⴀ㈀  㘀⼀㈀  㘀⼀氀攀椀⼀氀㄀㄀㌀㐀 ⸀栀琀洀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㈀ 洀愀椀漀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀一윀䄀䰀嘀䔀匀Ⰰ 䜀椀猀攀氀愀 䴀愀爀焀甀攀猀 倀攀爀攀椀爀愀⸀ 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 愀 挀愀甀猀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 漀甀 甀洀 漀氀栀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 猀甀愀 嬀椀渀崀攀昀椀挀挀椀愀 ⸀ 嬀㈀ ⴀⴀ㼀崀⸀ ㈀㄀ 昀⸀ ⴀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀愀 䈀攀椀爀愀 椀渀琀攀爀椀漀爀Ⰰ 嬀匀⸀氀⸀崀Ⰰ 嬀㈀ ⴀⴀ㼀崀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀漀挀挀⸀甀戀椀⸀瀀琀⼀瀀愀最⼀最漀渀挀愀氀瘀攀猀ⴀ最椀猀攀氀愀ⴀ瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀ⴀ猀漀挀椀愀氀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  ㌀ 洀愀椀漀 ㈀ ㄀㠀⸀ऀ㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䄀一䄀匀䠀䤀刀伀 Ⰰ 伀氀愀礀愀⸀ 嘀椀猀瘀攀氀 攀 椀渀瘀椀猀瘀攀氀㨀 䄀 瘀椀琀椀洀椀稀愀漀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀漀爀甀洀猀攀最甀爀愀渀挀愀⸀漀爀最⸀戀爀⼀眀瀀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀⼀甀瀀氀漀愀搀猀⼀㈀ ㄀㜀⼀ ㌀⼀爀攀氀愀琀漀爀椀漀ⴀ瀀攀猀焀甀椀猀愀ⴀ瘀猀㐀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㜀 洀愀椀漀 ㈀ ㄀㠀⸀ऀ

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