|
INSCRIÇÃO: | 01350 |
|
CATEGORIA: | PT |
|
MODALIDADE: | PT10 |
|
TÍTULO: | Meu Museu |
|
AUTORES: | Brena Silva (Universidade do Estado da Bahia); Fabrício de Jesus Filgueiras (Universidade do Estado da Bahia); Jaqueline Ribeiro dos Santos (Universidade do Estado da Bahia); Luiza Virgens Macedo Soares (Universidade do Estado da Bahia); Nathalia Alves Lopes (Universidade do Estado da Bahia); Rodrigo Maurício Freire Soares (Universidade do Estado da Bahia); Vanessa Rosendo de Souza (Universidade do Estado da Bahia); Victor Said dos Santos Sousa (Universidade do Estado da Bahia); Rubens da Costa Silva (Universidade do Estado da Bahia) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Museus, Formação de Público, Rede Pública de Ensino, Comunicação Integrada, Produção Cultural |
|
RESUMO |
A produção cultural intitulada “Meu Museu” é produto da disciplina Oficina de Produção Cultural, ministrada pelo professor Me. Rodrigo Soares, e objetivou a formação de público para museus, apresentando e incentivando alunos da rede pública de ensino da cidade de Salvador a visitar e frequentar com maior regularidade os espaços culturais soteropolitanos. A execução do Projeto se dividiu em duas fases: Apresentando Museus e Vivendo Museus. A produção foi realizada utilizando recursos multimídia – vídeo e cartaz –, associado à apresentação e visitação aos museus. A atividade atingiu cerca de 250 estudantes de escolas públicas do bairro do Cabula, além de realizar visitas guiadas com alunos do Colégio Estadual Odorico Tavares ao Museu Carlos Costa Pinto, situado no Corredor da Vitória, nos dias 13, 20 e 27 de novembro de 2017. |
|
INTRODUÇÃO |
O projeto “Meu Museu” consistiu na elaboração de uma campanha de Produção Cultural visando à formação de público para os museus da cidade de Salvador. O projeto surgiu como iniciativa da disciplina optativa Oficina de Produção Cultural, ministrada pelo prof. Me. Rodrigo Soares do curso de Comunicação Social – Relações Públicas da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. 䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀甀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 甀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀 昀漀洀攀渀琀漀 愀漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 戀攀渀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 氀漀挀愀椀猀Ⰰ 愀洀瀀氀椀愀渀搀漀 愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 洀甀猀攀甀猀⸀ 䄀氀洀 搀攀 昀甀渀挀椀漀渀愀爀 挀漀洀漀 甀洀愀 愀漀 搀攀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀愀爀愀 洀甀猀攀甀猀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀 愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 爀攀愀椀猀 攀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀愀 爀攀愀 搀攀 挀甀氀琀甀爀愀⸀
O recorte do projeto “Meu Museu” foi o Corredor da Vitória, que dispõe de rico acervo museológico disposto no Museu Geológico da Bahia (MGB), Museu de Arte da Bahia (MAB) e Museu Carlos Costa Pinto (MCCP). A campanha foi pensada para atuar com a formação de público para museus com estudantes da rede pública de ensino, com a seguinte estrutura:ⴀ 䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 䴀甀猀攀甀猀㨀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 瘀椀猀椀琀愀攀猀 攀洀 琀爀猀 攀猀挀漀氀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 搀漀 攀渀琀漀爀渀漀 搀愀 唀一䔀䈀Ⰰ 渀漀 戀愀椀爀爀漀 搀漀 䌀愀戀甀氀愀 ⠀䌀漀氀最椀漀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 䜀漀瘀攀爀渀愀搀漀爀 刀漀戀攀爀琀漀 匀愀渀琀漀猀Ⰰ 䌀漀氀最椀漀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 娀甀洀戀椀 搀漀猀 倀愀氀洀愀爀攀猀 攀 䔀猀挀漀氀愀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 嘀椀猀挀漀渀搀攀 搀攀 䤀琀愀瀀愀爀椀挀愀⤀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 氀切搀椀挀愀 攀 搀椀渀洀椀挀愀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀攀 猀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀爀 洀甀猀攀甀猀㬀
- Vivendo Museus: promovendo visitas técnicas guiadas com estudantes do Colégio Estadual Odorico Tavares ao MCCP, onde se proporcionou a vivência do espaço museológico, incitando os estudantes a questionar e descobrirem o museu como um espaço democrático, acessível, cultural e divertido; assim, possibilitando a sua permanência e ocupação nestes espaços.䄀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀漀 嘀椀瘀攀渀搀漀 䴀甀猀攀甀猀 漀挀漀爀爀攀爀愀洀 渀漀猀 搀椀愀猀 ㌀Ⰰ ㈀ 攀 ㈀㜀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀Ⰰ 挀漀洀 瘀椀猀椀琀愀猀 最甀椀愀搀愀猀 愀漀 䴀䌀䌀倀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀漀 䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 䴀甀猀攀甀猀 漀挀漀爀爀攀爀愀洀 渀漀猀 搀椀愀猀 ㈀ Ⰰ ㈀Ⰰ ㈀㜀Ⰰ ㈀㠀 攀 ㌀ 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 挀漀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 漀爀愀氀 猀漀戀爀攀 洀甀猀攀甀猀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 瘀搀攀漀 ᰀ䴠攀甀 䴀甀猀攀甀ᴀ†攀 挀漀氀愀最攀洀 搀攀 挀愀爀琀愀稀 渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 瘀椀猀椀琀愀搀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀椀昀甀渀搀椀爀 樀甀渀琀漀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 攀猀挀漀氀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 攀猀琀愀搀甀愀椀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 攀 洀搀椀漀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀漀 䌀漀氀最椀漀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 伀搀漀爀椀挀漀 吀愀瘀愀爀攀猀Ⰰ 䌀漀氀最椀漀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 娀甀洀戀椀 搀漀猀 倀愀氀洀愀爀攀猀Ⰰ 䔀猀挀漀氀愀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 嘀椀猀挀漀渀搀攀 搀攀 䤀琀愀瀀愀爀椀挀愀 攀 搀漀 䌀漀氀最椀漀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 䜀漀瘀攀爀渀愀搀漀爀 刀漀戀攀爀琀漀 匀愀渀琀漀猀Ⰰ 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀攀 猀攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀爀 洀甀猀攀甀猀Ⰰ 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀渀搀漀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 洀甀猀攀漀氀最椀挀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 匀愀氀瘀愀搀漀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 氀切搀椀挀愀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 ⠀瘀搀攀漀 攀 挀愀爀琀愀稀⤀ 攀 瀀攀焀甀攀渀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 戀愀琀攀 瀀愀瀀漀⼀挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀椀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 昀漀爀洀愀爀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀愀爀愀 攀猀猀攀猀 攀猀瀀愀漀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀猀挀爀椀琀愀 猀攀 椀渀猀攀爀攀 渀愀猀 搀攀昀椀渀椀攀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀 瀀漀爀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀爀 愀 ᰀ猠椀渀攀爀最椀愀 攀渀琀爀攀 愀猀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 搀椀爀椀最椀搀愀猀 愀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 愀甀搀椀渀挀椀愀猀ᴀ†⠀吀䠀伀䴀倀匀伀一㬀 䴀伀伀刀䔀Ⰰ 㤀㤀㘀⤀Ⰰ 攀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀爀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 ᰀ瀠氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀ᴀ†⠀吀刀䔀嘀䤀匀䄀一Ⰰ ㈀ ㌀⤀ 椀渀琀攀最爀愀搀漀爀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 爀攀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䄀 䄀䈀䔀刀倀 ⠀愀瀀甀搀 䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 㤀㠀㘀⤀ 琀爀愀琀愀 漀 瘀攀爀戀攀琀攀 挀漀洀漀 甀洀愀 ᰀ愠琀甀愀漀 挀漀渀樀甀最愀搀愀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀ᴀ†攀洀 戀攀渀攀昀挀椀漀 搀攀 甀洀 挀氀椀攀渀琀攀⼀漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀
Neste sentido, o trabalho desenvolvido pelo “Meu Museu” é integrador de diversas competências da área de comunicação (audiovisual, publicitária etc.), ao passo em que dialoga fortemente com a formação de uma imagem positiva relacionada aos museus, no intuito de formação de novos públicos.匀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀洀漀猀 愀猀 愀戀漀爀搀愀最攀渀猀 洀愀椀猀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀搀愀猀 搀愀 爀攀愀Ⰰ 渀漀琀愀搀愀洀攀渀琀攀 漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 搀攀 䬀甀渀猀挀栀 ⠀㤀㤀㜀㬀 ㈀ ㌀⤀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀洀漀猀 焀甀攀 愀猀 搀椀洀攀渀猀攀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀 ⠀挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀 搀漀 猀攀最洀攀渀琀漀 洀甀猀攀甀 挀漀洀漀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀攀洀愀渀搀愀渀琀攀⤀ 攀洀 猀椀渀攀爀最椀愀 挀漀洀 愀 搀椀洀攀渀猀漀 洀攀爀挀愀搀漀氀最椀挀愀 ⠀漀 洀甀猀攀甀 挀漀洀漀 甀洀 戀攀洀 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀⤀ 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 焀甀攀 愀猀 愀攀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀攀猀猀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 洀愀渀琀洀 愀搀攀爀渀挀椀愀 挀漀洀 愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 搀漀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀⸀
Ressalta-se aqui: 1) a integração dos conteúdos das mensagens de comunicação a fim de transmitir uma ideia única; 2) integração das atividades entre os profissionais das diferentes habilitações de comunicação social; 3) integração do planejamento das ações comunicativas como forma de garantir a ação conjunta dos profissionais; 4) a uniformidade da mensagem e 5) O trabalho de comunicação integrada sendo realizado por equipes multifuncionais desde sua concepção (como um subsistema de apoio, ao lado de muitos outros subsistemas que compõem uma organização social).䄀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 攀猀瀀愀漀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 猀攀 漀戀猀攀爀瘀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 瀀愀猀猀愀爀 搀漀猀 愀渀漀猀Ⰰ 甀洀 搀攀挀氀渀椀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀猀琀攀猀 攀猀瀀愀漀猀⸀ 倀愀爀愀 䘀爀愀渀愀 ⠀㈀ 㤀⤀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀猀 猀攀洀瀀爀攀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 攀 戀攀洀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 猀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 攀氀愀 搀攀瀀攀渀搀攀 搀攀氀攀猀 瀀愀爀愀 愀 猀甀愀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀攀 猀甀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀Ⰰ 猀漀戀爀攀瘀椀瘀渀挀椀愀 攀 攀砀攀挀甀漀 搀攀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 昀椀洀⸀
A busca por formar públicos, sobretudo em escolas, apresenta-se como uma interessante alternativa de produção cultural, pois busca fidelizar e consolidar novas populações para estes espaços. Diversos autores das Relações Públicas acompanham o pensamento de Dewey, que são necessárias três condições para a existência de um público (FRANÇA, 2009, p. 214): “a) enfrentar um mesmo problema; b) reconhecer a existência do problema; c) organizar-se para fazer algo em relação ao problema”.唀洀 最爀甀瀀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 渀漀 瀀漀猀猀甀愀 漀猀 琀爀猀 昀愀琀漀爀攀猀 攀 渀漀 攀砀攀爀愀 瀀爀攀猀猀漀 猀漀挀椀愀氀 猀漀戀爀攀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 甀洀 ᰀ渠漀ⴀ瀀切戀氀椀挀漀ᴀⰠ 瀀爀攀挀椀猀愀洀攀渀琀攀 漀 焀甀攀 攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀漀甀 渀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀 爀攀搀攀 瀀切戀氀椀挀愀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 洀甀猀攀甀猀⸀ 䌀漀渀猀琀椀琀甀攀洀 甀洀 最爀甀瀀漀 搀攀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 焀甀攀Ⰰ 攀洀戀漀爀愀 攀渀昀爀攀渀琀攀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 搀漀 搀椀猀琀愀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 洀甀猀攀甀猀 攀 挀攀渀琀爀漀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 渀攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 樀漀瘀攀渀猀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀洀 椀猀猀漀 挀漀洀漀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 攀Ⰰ 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀洀Ⰰ 渀愀搀愀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀愀 猀漀氀甀挀椀漀渀ⴀ氀漀㬀 搀椀猀猀漀 搀攀挀漀爀爀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀
Tendo em vista a riqueza cultural estruturada nos museus, a diversidade de suas representações, o fato de serem espaços públicos abertos e, em sua maioria, gratuitos; considerando ainda, que há baixíssima frequência e assiduidade nestes espaços, que muitos estudantes consideram o ambiente museológico chato, pouco atraente e desinteressante, outros sequer sabem da existência de tais locais; faz-se necessário difundir e fazer conhecer as qualidades e requintes dos museus, para tanto esta produção cultural de formação de público em museus, visa incentivar as comunidades estudantis a ocuparem e frequentarem este espaço cultural. 䄀瀀爀漀瀀爀椀愀渀搀漀ⴀ猀攀 搀攀 猀攀甀猀 猀愀戀攀爀攀猀 攀 搀攀 猀甀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 搀椀昀甀渀搀椀ⴀ氀漀猀 攀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀ⴀ氀漀猀 攀洀 猀甀愀猀 瘀椀搀愀猀 攀洀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀樀愀 漀戀樀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 漀戀琀攀渀漀 搀攀 渀漀瘀漀猀 猀愀戀攀爀攀猀Ⰰ 漀甀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 渀愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 猀甀愀猀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䰀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 焀甀攀 匀愀氀瘀愀搀漀爀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 渀漀琀瘀攀氀 搀攀 洀甀猀攀甀猀 攀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀漀 漀猀 戀愀椀爀爀漀猀 搀漀 刀椀漀 嘀攀爀洀攀氀栀漀Ⰰ 倀攀氀漀甀爀椀渀栀漀 攀 漀 䌀漀爀爀攀搀漀爀 搀愀 嘀椀琀爀椀愀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀 洀愀瀀攀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 搀攀昀椀渀椀爀 漀 爀攀挀漀爀琀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀
Após efetuar um estudo de viabilidade, considerando mobilidade da equipe e a facilidade de realizar visitas técnicas, assim como a riqueza museológica da região, decidiu-se pelos museus localizados no Corredor da Vitória. Esta região foi selecionada, tendo em vista a rica diversidade de museus – são três museus disponíveis: MCCP, MAB e MGB –, e por sediar uma escola pública em seu entorno, o Colégio Estadual Odorico Tavares. 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䈀攀爀琀漀氀攀琀琀椀 ⠀㈀ 㤀Ⰰ 瀀⸀ 㐀⤀Ⰰ
(...) seria impraticável generalizar as mesmas ações para todas as modalidades de museus quanto a formação e ampliação dos seus públicos, pois, analisando o perfil e o comportamento dos visitantes de um museu de arte, de um museu de ciências e tecnologia, de um parque ou jardim botânico e de inúmeras outras variedades, comprova-se esta diferenciação.
Entretanto, tendo em vista as limitações de recursos materiais, humanos e financeiros da equipe executora e da universidade, a estratégia adotada foi a de convergir em uma campanha única a comunicação sobre os três museus selecionados, contemplando, entretanto, diferentes suportes de mídia.䔀猀琀攀 爀攀挀漀爀琀攀 瘀椀猀漀甀 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀爀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀漀 嘀椀瘀攀渀搀漀 䴀甀猀攀甀猀Ⰰ 瀀漀爀 渀漀 栀愀瘀攀爀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 愀 洀漀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀椀猀挀攀渀琀攀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 搀攀猀氀漀挀愀洀攀渀琀漀⸀ 吀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 愀 攀猀挀漀氀愀 攀 漀 洀甀猀攀甀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀爀 愀 瘀椀猀椀琀愀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀漀 伀搀漀爀椀挀漀 愀漀 䴀䌀䌀倀Ⰰ 樀 焀甀攀 渀漀 猀攀爀椀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 愀氀漀挀愀爀 甀洀 愀甀琀漀洀瘀攀氀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀 昀甀渀漀 ጀ†漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 昀漀爀愀洀 氀攀瘀愀搀漀猀 愀 瀀 愀琀 漀 洀甀猀攀甀⸀
A metodologia de organização do evento ocorreu na disciplina Oficina de Produção Cultural, sob supervisão e orientação do prof. Me. Rodrigo Soares. Foram disponibilizadas fichas padrão, nas quais se estruturaria o processo de execução e organização do projeto, pensando a partir do ponto de vista da gestão administrativa, financeira e de viabilidade. No todo, foram quatro fichas que nortearam do início do evento até sua conclusão. 䔀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 嘀椀瘀攀渀搀漀 䴀甀猀攀甀猀 攀洀瀀爀攀最漀甀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 洀琀漀搀漀 漀 搀攀戀愀琀攀 ⠀戀愀琀攀 瀀愀瀀漀⤀ 挀漀洀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 猀攀最甀椀搀漀 搀愀 瘀椀猀椀琀愀 最甀椀愀搀愀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 洀甀猀攀甀猀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀攀氀漀 戀愀琀攀 瀀愀瀀漀 氀切搀椀挀漀Ⰰ 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀 攀 搀椀渀洀椀挀漀 挀漀洀 愀猀 琀甀爀洀愀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 洀搀椀漀 攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瘀椀猀椀琀愀搀愀猀⸀ 䄀 挀漀洀椀猀猀漀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀愀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 猀攀 搀椀瘀椀搀椀甀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀猀Ⰰ 愀猀 焀甀愀椀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀愀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 攀砀瀀氀椀挀愀渀搀漀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 攀昀攀琀甀愀渀搀漀 愀 攀砀椀戀椀漀 搀漀 瘀搀攀漀⸀
Foram anexados cartazes nos corredores e locais estratégicos de todas as intuições de ensino incluídas nas atividades do “Meu Museu”. A colagem visou abarcar a comunidade acadêmica como um todo, tendo em vista que nem todos os espaços foram visitados. Os cartazes atuariam, ainda, como divulgação fixa do projeto nessas instituições.倀愀爀愀 愀 攀砀攀挀甀漀 攀 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 ᰀ䴠攀甀 䴀甀猀攀甀ᴀⰠ 昀漀椀 椀洀瀀爀攀猀挀椀渀搀瘀攀氀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 瀀愀爀挀攀爀椀愀猀㨀
- Colégio Estadual Odorico Tavares, para promover as visitas técnicas. A direção do Colégio viabilizou o contato com as sete turmas do primeiro ano, que foram definidas como público do Vivendo Museus. A escola ficou responsável por disponibilizar um ou dois professores do Colégio no dia da visita, que acompanhariam a comissão organizadora do “Meu Museu” e por fornecer o lanche aos estudantes. A parceria foi firmada através do Colegiado de Relações Públicas, representado pelos estudantes, e o Gestor da instituição. ⴀ 䄀 䤀氀栀愀 搀攀 䔀搀椀漀 搀漀 䐀䌀䠀ⴀ䤀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀漀椀漀甀 挀漀洀 漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀 昀椀氀洀愀最攀洀⸀ 䄀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 猀攀 挀漀渀猀漀氀椀搀漀甀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 琀挀渀椀挀漀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀琀椀瘀漀Ⰰ 匀愀洀甀攀氀 一愀猀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 搀漀 䐀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 䠀甀洀愀渀愀猀 ⠀䐀䌀䠀ⴀ䤀⤀Ⰰ 焀甀攀 爀攀愀氀椀稀漀甀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 攀 愀 攀搀椀漀 搀漀 瘀搀攀漀 搀漀 ᰀ䴠攀甀 䴀甀猀攀甀ᴀⰠ 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 攀琀愀瀀愀 䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 䴀甀猀攀甀猀⸀ 䘀椀挀愀Ⰰ 愀焀甀椀Ⰰ 爀攀最椀猀琀爀愀搀漀 漀 愀最爀愀搀攀挀椀洀攀渀琀漀 圀攀戀吀嘀 唀一䔀䈀 瀀攀氀漀 愀瀀漀椀漀 瀀爀攀猀琀愀搀漀 挀漀洀 漀 攀洀瀀爀猀琀椀洀漀 搀攀 愀氀最甀渀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀⸀
- Parceria com os museus (MGB, MAB MCCP): através dos ofícios encaminhados pela UNEB à Direção dos respectivos museus e pela autorização destas direções, cedendo os espaços museológicos e funcionários para sediar as gravações. Em especial, ao Museu Carlos Costa Pinto, cedendo também o espaço e funcionários para a visitação guiada.ⴀ 䌀漀氀最椀漀猀 䔀猀琀愀搀甀愀椀猀 搀漀 䌀愀戀甀氀愀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 焀甀愀椀猀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀 猀攀最甀渀搀愀 攀琀愀瀀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 䴀甀猀攀甀猀⸀ 䄀 攀砀攀挀甀漀 搀攀猀琀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀㨀 嘀椀猀挀漀渀搀攀 搀攀 䤀琀愀瀀愀爀椀挀愀Ⰰ 娀甀洀戀椀 搀漀猀 倀愀氀洀愀爀攀猀Ⰰ 䌀漀氀最椀漀 伀搀漀爀椀挀漀 吀愀瘀愀爀攀猀 攀 䜀漀瘀攀爀渀愀搀漀爀 刀漀戀攀爀琀漀 匀愀渀琀漀猀⸀
O projeto foi organizado durante todo o semestre de 2017.2, entre os meses de agosto e outubro, culminando na realização do evento no mês de novembro. |
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
Conforme apresentado, a campanha de formação de público, “Meu Museu”, dividiu-se em duas etapas: Apresentando Museus e Vivendo Museus. Para a execução do projeto, foi necessária a criação de uma identidade visual para o projeto e a produção de material audiovisual e impresso destacando as particularidades de cada museu selecionado pelo projeto. Tais mídias serviram como suporte à realização da campanha de formação de público. Com o fito de divulgar para os alunos-alvo do Apresentando Museus para os estudantes do Colégio Estadual Odorico Tavares os museus não inclusos no roteiro do Vivendo Museus foi produzido um vídeo, com duração de 3’30’’, e um cartaz de divulgação do circuito. 䄀 挀爀椀愀漀 搀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀搀椀愀猀 ⠀洀愀爀挀愀Ⰰ 挀愀爀琀愀稀 攀 瘀搀攀漀⤀ 昀漀爀愀洀 搀攀 猀甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀瀀攀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀猀 樀漀瘀攀渀猀 渀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 猀攀渀搀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 瘀渀挀甀氀漀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 攀 椀搀攀渀琀椀琀爀椀漀⸀ 䘀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 漀 愀稀甀氀 挀漀洀漀 挀漀爀 瀀爀攀搀漀洀椀渀愀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 愀 挀漀爀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 攀 搀漀 昀愀爀搀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀 爀攀搀攀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀 猀甀琀椀氀 攀氀攀洀攀渀琀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 椀洀愀最琀椀挀漀 攀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀愀爀琀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀
Da mesma forma, o logotipo do projeto apresentou uma grande letra M, ornada com uma imagem que remete a um museu, sendo enlaçada por braços infantis num terno abraço. Esta imagem visa provocar sentimentos de identificação, carinho e simpatia no público-alvo em relação aos museus. Houve inclusive a preocupação de se representar o elemento humano na etnia negra, a partir da consciência de que esta constitui o maior número de alunos da rede pública.䌀愀爀琀愀稀 攀 瘀搀攀漀 琀椀瘀攀爀愀洀 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀猀 瀀攀挀甀氀椀愀爀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 洀甀猀攀甀Ⰰ 洀攀猀洀漀 琀攀渀搀漀 愀 攀焀甀椀瀀攀 愀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 搀愀 搀椀昀攀爀攀渀愀 搀攀 琀椀瀀漀氀漀最椀愀 搀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 昀漀椀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 搀攀 琀漀挀愀爀 漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 最漀猀琀漀猀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 愀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀椀搀愀搀攀猀 搀攀 甀洀 洀甀猀攀甀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀Ⰰ 甀洀 搀攀 愀爀琀攀猀 攀 甀洀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀 漀甀 挀漀猀琀甀洀攀猀⸀
Na primeira etapa, apresentaram-se museus a estudantes do Colégio Estadual Odorico Tavares, Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, Escola Estadual Visconde de Itaparica e o Colégio Estadual Governador Roberto Santos; apresentando o circuito museológico do Corredor da Vitória. A comissão organizadora foi dividida em duplas e/ou trios, que foram às salas de aulas do ensino fundamental ao ensino médio, a fim de apresentar o projeto “Meu Museu”. 一攀猀猀愀 攀琀愀瀀愀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 漀挀甀瀀愀爀 愀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 瀀漀爀Ⰰ 攀洀 洀搀椀愀Ⰰ 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 漀 瘀搀攀漀 ᰀ䴠攀甀 䴀甀猀攀甀ᴀ†ጀ†焀甀愀渀搀漀 愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 搀椀猀瀀甀猀攀爀愀洀 搀攀 渀漀琀攀戀漀漀欀Ⰰ 搀愀琀愀猀栀漀眀Ⰰ 挀愀椀砀愀 搀攀 猀漀洀 漀甀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 挀漀洀瀀愀琀瘀攀氀 ጀⰠ 攀 攀砀瀀氀愀渀愀渀搀漀 漀爀愀氀洀攀渀琀攀 猀漀戀爀攀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 戀愀琀攀 瀀愀瀀漀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀⸀ 䄀漀 昀椀洀 搀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀漀氀愀搀漀猀 漀猀 挀愀爀琀愀稀攀猀 ᰀ䴠攀甀 䴀甀猀攀甀ᴀ†攀洀 瀀漀渀琀漀猀 挀攀渀琀爀愀椀猀 搀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀⸀
O bate papo foi marcada pela apresentação da relevância de se conhecer e frequentar museus, do papel social-histórico dessas instituições; abordou-se a riqueza museológica da Salvador, assim como a diversidade temática de seus acervos. Para elucidar estes cenários, buscou-se utilizar de metáforas e comparações que estimulassem o imaginário dos estudantes, como a comparação com novelas de épocas, seriados e filmes. 䔀 愀 猀攀最甀渀搀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 嘀椀瘀攀渀搀漀 䴀甀猀攀甀猀Ⰰ 漀挀漀爀爀攀甀 挀漀洀 愀 瘀椀猀椀琀愀漀 搀愀猀 琀甀爀洀愀猀 搀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 愀渀漀 搀漀 䌀漀氀最椀漀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 伀搀漀爀椀挀漀 吀愀瘀愀爀攀猀 愀漀 䴀甀猀攀甀 䌀愀爀氀漀猀 䌀漀猀琀愀 倀椀渀琀漀⸀
Bertoletti (2009, p. 12) versa que:伀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 瀀爀攀瀀愀爀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 瘀椀猀椀琀愀⸀ 伀 搀椀愀Ⰰ 愀 栀漀爀愀Ⰰ 漀 洀攀椀漀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀Ⰰ 漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀 爀漀琀攀椀爀漀猀 愀 猀攀爀攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀漀 䴀甀猀攀甀 猀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 甀洀 戀漀洀 愀挀漀氀栀椀洀攀渀琀漀 攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀⸀ 䐀攀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀Ⰰ 愀 瘀椀猀椀琀愀 洀漀渀椀琀漀爀愀搀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 最甀椀愀猀 ⠀瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 攀猀琀愀最椀爀椀漀猀Ⰰ 洀漀渀椀琀漀爀攀猀 漀甀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀⤀ 搀攀瘀椀搀愀洀攀渀琀攀 瀀爀攀瀀愀爀愀搀漀猀 攀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀猀Ⰰ 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 漀 爀攀琀漀爀渀漀 搀漀 瘀椀猀椀琀愀渀琀攀 愀漀 䴀甀猀攀甀⸀ 吀愀氀 昀愀琀漀 挀漀洀瀀爀漀瘀愀搀漀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀洀攀渀琀攀⸀
䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 瀀爀漀挀攀搀攀甀 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 一攀猀琀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 搀攀猀氀漀挀愀爀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 愀 瀀Ⰰ 愀琀 漀 洀甀猀攀甀 漀渀搀攀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 瘀椀猀椀琀愀 最甀椀愀搀愀⸀ 䄀渀琀攀猀 搀攀猀琀攀 搀攀猀氀漀挀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 甀洀 戀愀琀攀 瀀愀瀀漀 椀渀椀挀椀愀氀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 猀愀氀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀漀 搀漀猀 樀漀瘀攀渀猀⸀ 䐀漀椀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀漀 䌀漀氀最椀漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀愀洀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 樀甀渀琀漀 挀漀洀 愀 挀漀洀椀猀猀漀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀愀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 渀漀 洀甀猀攀甀 昀漀爀愀洀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀猀 最甀椀愀猀⸀ 伀 氀愀渀挀栀攀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 昀漀椀 漀昀攀爀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 䌀漀氀最椀漀 攀洀 洀漀洀攀渀琀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀 瘀椀猀椀琀愀⸀
As visitas guiadas promovidas proporcionaram a vivência do espaço museológico, incitando os estudantes desbravar esse bem cultural como espaço democrático, que pode e deve ser ocupado. No museu, os estudantes foram encorajados pelos guias e pela equipe a questionar e descobrir o ambiente. Fomentando a formação de público através da construção do espaço cultural como acessível, rico, divertido e interativo. 䘀漀爀愀洀 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀猀 猀攀琀攀 瘀椀猀椀琀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 愀猀 琀甀爀洀愀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀洀 琀爀猀 搀椀愀猀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀⸀ 一漀 琀漀搀漀 猀攀爀椀愀洀 ㈀㠀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 愀渀漀Ⰰ 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀猀 攀洀 猀攀琀攀 琀甀爀洀愀猀⸀ 䄀猀 瘀椀猀椀琀愀猀 漀挀漀爀爀攀爀愀洀 渀漀 䴀甀猀攀甀 䌀愀爀氀漀猀 䌀漀猀琀愀 倀椀渀琀漀 搀愀猀 㐀㨀㌀ 猀 㘀㨀 栀漀爀愀猀Ⰰ 猀漀戀 猀甀瀀攀爀瘀椀猀漀 搀漀 猀攀琀漀爀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀 搀漀 洀甀猀攀甀⸀ 䄀猀 瘀椀猀椀琀愀攀猀 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 搀椀愀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀 昀漀爀愀洀 攀砀椀琀漀猀愀猀Ⰰ 攀 琀漀搀愀猀 愀猀 琀甀爀洀愀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀 搀椀愀 昀漀爀愀洀 挀漀渀搀甀稀椀搀愀猀 愀漀 洀甀猀攀甀 瀀愀爀愀 愀 瘀椀猀椀琀愀漀⸀
Nos demais dias da etapa Vivendo Museus, porém, as atividades não puderam ser executadas: o segundo dia do evento coincidiu com a data de comemoração da Consciência Negra, o que configurou um empecilho para o deslocamento dos estudantes do colégio para o museu, já que os mesmos estavam engajados em atividades relacionadas à data comemorativa; e na data escolhida para a execução do terceiro e último evento, houve conflito com a semana de provas do colégio, o que impedia os estudantes de participarem da visitação ao museu. 一漀 琀漀搀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 猀攀琀攀 搀椀愀猀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 搀漀猀 焀甀愀椀猀 琀爀猀 昀漀爀愀洀 搀攀搀椀挀愀搀漀猀 愀漀 嘀椀瘀攀渀搀漀 䴀甀猀攀甀猀 攀 挀椀渀挀漀 愀漀 䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 䴀甀猀攀甀猀⸀ 䄀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀Ⰰ 攀洀 愀氀最甀渀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀氀攀氀愀洀攀渀琀攀⸀ 吀漀琀愀氀椀稀愀渀搀漀 愀 瘀椀猀椀琀愀漀 搀攀 㔀 琀甀爀洀愀猀 攀洀 焀甀愀琀爀漀 攀猀挀漀氀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀爀 愀猀 搀甀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 瀀爀攀瘀椀猀琀愀猀㨀 瘀椀瘀攀渀搀漀 洀甀猀攀甀猀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 洀甀猀攀甀猀⸀ 䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀漀 攀瘀攀渀琀漀 瘀攀洀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀漀挀甀瀀愀漀 搀漀 攀猀瀀愀漀 洀甀猀攀漀氀最椀挀漀 焀甀攀Ⰰ 瀀漀甀挀漀 愀 瀀漀甀挀漀Ⰰ 琀攀洀 瀀攀爀搀椀搀漀 猀攀甀 瀀爀攀猀琀最椀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀爀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 伀搀漀爀椀挀漀 吀愀瘀愀爀攀猀Ⰰ 愀瀀猀 愀 椀搀愀 愀漀 䴀甀猀攀甀 䌀愀爀氀漀猀 䌀漀猀琀愀 倀椀渀琀漀Ⰰ 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 猀攀 洀漀猀琀爀愀爀愀洀 猀愀琀椀猀昀攀椀琀漀猀 焀甀愀渀琀漀 瘀椀猀椀琀愀 攀 愀渀猀椀漀猀漀猀 瀀愀爀愀 瘀漀氀琀愀爀 愀漀 洀甀猀攀甀 攀 挀漀渀昀攀爀椀爀 漀 爀攀猀琀愀渀琀攀 搀漀 愀挀攀爀瘀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 挀甀洀瀀爀椀甀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀㨀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀愀爀愀 洀甀猀攀甀猀⸀
Os alunos da turma D, do primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, afirmaram: nunca ter visitado nenhum dos museus apresentados no projeto, sendo que a maioria dos alunos nunca tinham ido a sequer um museu e afirmaram, ainda, que a escola não os incentiva a fazer esse tipo de atividade cultural. Ao fim da apresentação, os mesmos mostraram forte interesse em conhecer os museus apresentados.一漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 琀甀爀洀愀猀Ⰰ 洀甀椀琀漀猀 洀攀渀挀椀漀渀愀爀愀洀 渀漀 猀愀戀攀爀 焀甀攀 攀砀椀猀琀椀愀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 洀甀猀攀甀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 漀猀 搀攀搀椀挀愀搀漀猀 挀椀渀挀椀愀⸀ 䄀椀渀搀愀Ⰰ 焀甀攀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀愀洀 愀 最爀愀琀甀椀搀愀搀攀 搀愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀攀猀琀攀猀 攀猀瀀愀漀猀Ⰰ 渀漀 猀攀 瘀攀渀搀漀 挀漀洀漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀椀猀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀搀漀爀攀猀 搀攀猀琀攀猀⸀
Neste cenário, a campanha serviu como ferramenta de renovação e formação de público para museus. Em sua totalidade o projeto atingiu centenas de estudantes, e estes, ao fim das apresentações e visitas, demonstravam grande interesse em retornar aos espaços a eles apresentados. 䄀猀猀椀洀 猀攀渀搀漀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 挀漀渀挀氀甀椀爀 焀甀攀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 愀琀椀渀最椀搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀椀昀甀渀搀椀爀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 攀猀挀漀氀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 攀猀琀愀搀甀愀椀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 洀搀椀漀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 搀漀 攀渀琀漀爀渀漀 搀愀 唀一䔀䈀Ⰰ 渀漀 戀愀椀爀爀漀 搀漀 䌀愀戀甀氀愀 攀 渀漀 䌀漀氀最椀漀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 伀搀漀爀椀挀漀 吀愀瘀愀爀攀猀Ⰰ 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀攀 猀攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀爀 洀甀猀攀甀猀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 洀甀猀攀漀氀最椀挀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 昀漀爀洀愀渀搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀愀爀愀 攀猀猀攀猀 攀猀瀀愀漀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䔀刀吀伀䰀䔀吀吀䤀Ⰰ 䨀攀琀攀爀 䨀漀爀最攀⸀ 䄀攀猀 搀漀猀 䴀甀猀攀甀猀 倀愀爀愀 愀 䘀漀爀洀愀漀 搀攀 倀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀爀琀椀最漀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀刀一䄀匀䌀䤀䄀䰀䰀䤀Ⰰ 刀漀最爀椀漀⸀ 倀爀漀搀甀漀 䌀甀氀琀甀爀愀氀 挀漀洀 儀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䌀甀氀琀甀爀愀氀 䌀椀搀愀搀攀 嘀椀瘀愀 攀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀渀搀椀搀漀 䴀攀渀搀攀猀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䄀一윀䄀Ⰰ 䘀戀椀漀⸀ 䄀 爀攀氀攀椀琀甀爀愀 搀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀攀氀愀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀漀 氀最椀挀愀⸀ 䤀渀㨀 䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀⸀ 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⸀ 䠀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 琀攀漀爀椀愀猀Ⰰ 攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 渀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀愀爀愀椀瘀愀Ⰰ ㈀ 㤀Ⰰ 瀀愀最⸀ ㈀ 㤀ⴀ㈀㌀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 䴀愀爀椀愀 䬀爀漀栀氀椀渀最⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䤀渀琀攀最爀愀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开开⸀ 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 攀 洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀㨀 渀漀瘀漀猀 瀀愀爀愀搀椀最洀愀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ 㤀㤀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一唀匀匀䈀䄀唀䴀䔀刀Ⰰ 䜀椀猀攀氀攀⸀ 伀 䴀攀爀挀愀搀漀 搀愀 䌀甀氀琀甀爀愀 攀洀 吀攀洀瀀漀猀 ⠀倀猀⤀ 䴀漀搀攀爀渀漀猀⸀ 匀愀渀琀愀 䴀愀爀椀愀㨀 唀䘀匀䴀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䤀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 䨀漀愀渀愀 䄀氀洀攀椀搀愀⸀ 䐀漀猀 ᰀ瀠切戀氀椀挀漀猀ᴀ†渀漀猀 洀甀猀攀甀猀⸀ 䔀渀猀愀椀漀猀 攀 倀爀琀椀挀愀猀 攀洀 䴀甀猀攀漀氀漀最椀愀⸀ 倀漀爀琀漀Ⰰ 䐀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 攀 吀挀渀椀挀愀猀 搀漀 倀愀琀爀椀洀渀椀漀 搀愀 䘀䰀唀倀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瘀漀氀⸀ ㈀Ⰰ 瀀愀最⸀ 㘀㌀ⴀ㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䔀䰀䰀䤀Ⰰ 倀愀甀氀愀 䠀椀氀猀琀⸀ 䌀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 洀甀猀攀甀猀 攀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀 攀洀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀甀氀琀甀爀愀 䄀挀愀搀洀椀挀愀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䴀⸀ 䜀⸀㬀 䴀䄀刀吀䤀一匀Ⰰ 吀⸀ 䌀⸀ 䄀 瀀爀漀搀甀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 挀漀洀漀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⸀ 䤀渀㨀 堀䤀䤀䤀 䌀漀渀最爀攀猀漀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 䤀戀攀爀挀漀洀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 匀愀渀琀椀愀最漀 搀攀 䌀漀洀瀀漀猀琀攀氀愀⸀ 堀䤀䤀䤀 䌀漀渀最爀攀猀漀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 䤀戀攀爀挀漀洀㨀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀 攀 攀猀昀攀爀愀猀 搀攀 瀀漀搀攀爀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䠀伀䴀倀匀伀一Ⰰ 䔀猀琀栀攀爀㬀 䴀伀伀刀䔀Ⰰ 䨀攀爀椀⸀ 䤀渀琀攀最爀愀琀攀搀 䌀漀洀洀甀渀椀挀愀琀椀漀渀㨀 猀礀渀攀爀最礀 漀昀 瀀攀爀猀甀愀猀椀瘀攀 瘀漀椀挀攀猀⸀ 䴀愀栀眀愀栀㨀 䰀愀眀爀攀渀挀攀 䔀爀氀戀愀甀洀 䄀猀猀漀挀椀愀琀攀猀Ⰰ 㤀㤀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀刀䔀嘀䤀匀䄀一Ⰰ 一愀渀挀椀 䴀愀稀椀攀爀漀⸀ 伀 洀椀琀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀⸀ 䤀渀㨀 䌀伀一䜀刀䔀匀匀伀 䈀刀䄀匀䤀䰀䔀䤀刀伀 䐀䔀 䌀䤀쨀一䌀䤀䄀匀 䐀䄀 䌀伀䴀唀一䤀䌀䄀윀쌀伀Ⰰ ㈀㘀⸀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀⸀ 䄀渀愀椀猀⸀⸀⸀ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀⸀ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|