INSCRIÇÃO: 00468
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO16
 
TÍTULO: Tão Natural Quanto a Vida
 
AUTORES: Victória Stefani Feijó da Silva (Universidade de Mogi das Cruzes); Henrique Oliveira Moreira (Universidade de Mogi das Cruzes); Nicholas Modesto Cabral (Universidade de Mogi das Cruzes); Niedja Gilce Assis de Araújo (Universidade de Mogi das Cruzes); Hércules Silva Moreira (Universidade de Mogi das Cruzes)
 
PALAVRAS-CHAVE: Cultura, Morte, Religião, Vida,
 
RESUMO
Esse artigo tem como objetivo mostrar como duas religiões, Umbanda e Islamismo, lidam com a morte em um país predominantemente católico. Visa desmitificar as doutrinas, mostrar quais são seus ritos, costumes e crenças, e em contraponto, retratar a visão de um sociólogo sobre a morte. Para isso, foram realizadas visitas a casa de umbanda Estrela Guia, com participação em ritos para a gravação e coleta de informações, da mesma forma aconteceu com a mesquita de Mogi das Cruzes. Além disso, foi necessário presenciar as ritualísticas de morte das duas religiões, desde o velório até o sepultamento do corpo.
 
INTRODUÇÃO
O Brasil é um país que tem diversas religiões e todas elas possuem particularidades entre si. Ao aprofundar os estudos sobre este tema, é possível observar semelhanças pontuais em cada doutrina. Essas afinidades e diferenças são a essência e a composição da fé humana naquilo que cada religião prega e interferem no convívio social e cultural das sociedades humanas. ਀䔀猀琀攀 愀爀琀椀最漀 愀戀漀爀搀愀 愀 瘀椀猀漀 搀攀 搀漀甀琀爀椀渀愀猀 焀甀攀 琀洀 洀攀渀漀猀 搀攀猀琀愀焀甀攀 渀愀 洀搀椀愀㨀 唀洀戀愀渀搀愀 攀 䤀猀氀愀洀椀猀洀漀Ⰰ 攀 挀漀洀漀 攀氀愀猀 氀椀搀愀洀 挀漀洀 愀 洀漀爀琀攀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀愀椀猀 猀攀甀猀 爀椀琀漀猀Ⰰ 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀猀 攀 琀爀愀搀椀攀猀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 一愀猀挀椀洀攀渀琀漀 ⠀㈀  㐀⤀Ⰰ 愀 唀洀戀愀渀搀愀 琀攀洀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀猀 挀爀椀猀琀猀Ⰰ 攀猀瀀爀椀琀愀猀Ⰰ 挀甀氀琀漀猀 愀昀爀漀猀 攀 漀爀椀攀渀琀愀椀猀 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀 愀 洀漀爀琀攀 挀漀洀漀 甀洀愀 瀀愀猀猀愀最攀洀 搀攀 甀洀 攀猀琀愀搀漀 愀 漀甀琀爀漀 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀⸀ ᰀ丠愀 唀洀戀愀渀搀愀Ⰰ 洀漀爀琀攀 攀 渀愀猀挀椀洀攀渀琀漀 猀漀 洀漀洀攀渀琀漀猀 猀愀最爀愀搀漀猀Ⰰ 焀甀攀 洀愀爀挀愀洀 愀 瀀愀猀猀愀最攀洀 搀攀 甀洀 攀猀琀愀搀漀 愀 漀甀琀爀漀 搀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 攀猀瀀椀爀椀琀甀愀氀Ⰰ 洀漀爀爀攀洀漀猀 瀀愀爀愀 甀洀 氀愀搀漀 攀 渀愀猀挀攀洀漀猀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀 搀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 渀漀猀 愀最甀愀爀搀愀 搀漀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀 搀攀瀀攀渀搀攀 搀攀 渀猀 洀攀猀洀漀猀ᴀ†⠀一愀猀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ ㈀  㐀⤀⸀ 伀 愀甀琀漀爀 爀攀琀爀愀琀愀 琀愀洀戀洀 挀漀洀漀 漀猀 洀甀甀氀洀愀渀漀猀 ⠀愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 挀爀攀攀洀 渀漀 䤀猀氀愀洀椀猀洀漀⤀ 氀椀搀愀洀 挀漀洀 愀 洀漀爀琀攀⸀ ᰀ倠愀爀愀 漀 䤀猀氀愀洀椀猀洀漀Ⰰ 䄀氀 ⠀䐀攀甀猀⤀Ⰰ 挀爀椀漀甀 漀 洀甀渀搀漀 攀 琀爀愀爀 搀攀 瘀漀氀琀愀 愀 瘀椀搀愀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀漀爀琀漀猀 渀漀 切氀琀椀洀漀 搀椀愀ᴀ†⠀一愀猀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ ㈀  㐀⤀⸀ 一漀 䤀猀氀Ⰰ 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀攀爀漀 樀甀氀最愀搀愀猀 攀Ⰰ 愀瀀猀 甀洀愀 愀瘀愀氀椀愀漀 搀椀瘀椀渀愀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀洀 愀 渀漀瘀愀 瘀椀搀愀⸀ Em contraponto aos que professam a fé religiosa, abordamos um sociólogo que definiu o ponto de vista daqueles que não creem em nenhuma religião e entendemos quais são as suas crenças e como eles enxergam a morte. Segundo o Brasil Escola, em um Estudo Teórico da Morte, Freud (1917) acreditava que ninguém crê em sua própria morte. “Nosso hábito é dar ênfase à causação fortuita da morte – acidente, doença, idade avançada; desta forma, traímos um esforço para reduzir a morte de uma necessidade para um fato fortuito.” Este sociólogo expõe ainda o olhar de sua ciência sobre a necessidade da religião na sociedade e em um momento de morte.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀砀瀀漀猀椀琀椀瘀漀Ⰰ 挀漀洀漀  愀 瘀椀猀漀 搀攀 洀漀爀琀攀 搀漀 䤀猀氀愀洀椀猀洀漀 攀 搀愀 唀洀戀愀渀搀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 焀甀攀  甀洀 瀀愀猀 挀漀洀 瀀爀攀搀漀洀椀渀渀挀椀愀 搀愀 爀攀氀椀最椀漀 挀愀琀氀椀挀愀⸀ E assim, mostrar a cultura seguida por essas religiões, como elas lidam com a fé, em que elas acreditam, quais são os símbolos que utilizam e seus respectivos significados. Ou seja, expor primeiramente a essência de cada doutrina abordada para em seguida, mostrar o ponto de vista de cada uma em relação a morte, por intermédio dos líderes religiosos. ਀ऀ䴀漀猀琀爀愀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 爀椀琀甀愀椀猀 瘀椀瘀椀搀漀猀 瀀攀氀愀猀 挀爀攀渀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 漀猀 爀椀琀甀愀椀猀 搀攀 猀攀瀀甀氀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀Ⰰ 搀攀猀洀椀琀椀昀椀挀愀爀 攀 愀渀甀氀愀爀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 䤀猀氀愀洀椀猀洀漀 攀 搀愀 唀洀戀愀渀搀愀 攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 戀甀猀焀甀攀洀 猀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 攀 挀漀渀栀攀挀攀爀Ⰰ 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 愀猀 爀攀氀椀最椀攀猀Ⰰ 洀愀猀 琀漀搀愀猀 愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 焀甀攀 猀漀 樀甀氀最愀搀愀猀 猀攀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀爀瘀椀漀⸀  Trazer a perspectiva de um sociólogo sobre religião e morte, assim é possível entender o surgimento, a necessidade e o porquê da existência de determinadas práticas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀攀猀琀攀 愀爀琀椀最漀 猀攀 搀攀甀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀 攀昀攀椀琀漀 挀愀甀猀愀搀漀 瀀攀氀愀 爀攀氀椀最椀漀 渀愀 瘀椀搀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀 琀漀搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 搀攀 挀漀洀漀 攀氀愀 猀攀 昀攀稀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 愀琀 洀攀猀洀漀 渀漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 攀洀 焀甀攀 愀瀀愀爀攀渀琀愀 攀猀琀愀爀 愀甀猀攀渀琀攀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 刀甀戀攀洀 䄀氀瘀攀猀 ⠀㈀  㠀Ⰰ 瀀⸀㄀㄀⤀Ⰰ ᰀ愠 爀攀氀椀最椀漀 渀漀 猀攀 氀椀焀甀椀搀愀 挀漀洀 愀 愀戀猀琀椀渀渀挀椀愀 搀漀猀 愀琀漀猀 氀愀洀攀渀琀愀椀猀 攀 愀 愀甀猀渀挀椀愀 搀漀猀 氀甀最愀爀攀猀 猀愀最爀愀搀漀猀Ⰰ 搀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 漀 搀攀猀攀樀漀 猀攀砀甀愀氀 渀漀 猀攀 洀椀渀愀 挀漀洀 漀猀 瘀漀琀漀猀 搀攀 挀愀猀琀椀搀愀搀攀ᴀ⸠  Este fato é importante, já que não há dados que comprovem o surgimento da primeira religião existente na Terra, embora possamos compreender o porquê do seu surgimento quando observamos a necessidade do homem em crer que há algo no oculto e não somente o fim, como poeticamente disse Ludwig Feurback, conforme citado Alves (2008, p.11) “a religião é o solene desvelar dos tesouros ocultos do homem, a revelação dos seus pensamentos íntimos, a confissão aberta de seus segredos de amor”. São os objetivos na vida do homem que o fazem acreditar que em sua vida há coisas sobre as quais ele tem o poder da decisão, e outras sobre as quais ele deve agir como diz o teólogo e psicanalista Rubem Alves: “A religião nasce com o poder que os homens têm de dar nomes às coisas, fazendo uma discriminação entre coisas de importância secundária e coisas nas quais seu destino, sua vida e sua morte se dependuram”. Alves (2008, p.11) ainda completa dizendo que a religião pode ser o princípio da criatividade do homem em afastar a desordem:਀䔀 攀猀琀愀  愀 爀愀稀漀 瀀漀爀 焀甀攀 嬀⸀⸀⸀崀 愀 爀攀氀椀最椀漀 渀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 挀漀洀漀 甀洀 挀攀爀琀漀 琀椀瀀漀 搀攀 昀愀氀愀Ⰰ 甀洀 搀椀猀挀甀爀猀漀Ⰰ 甀洀愀 爀攀搀攀 搀攀 猀洀戀漀氀漀猀⸀ 䌀漀洀 攀猀琀攀猀 猀洀戀漀氀漀猀 漀猀 栀漀洀攀渀猀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀洀 漀戀樀攀琀漀猀Ⰰ 琀攀洀瀀漀猀Ⰰ 攀 攀猀瀀愀漀猀Ⰰ 挀漀渀猀琀爀甀椀渀搀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 猀攀甀 愀甀砀椀氀椀漀Ⰰ 甀洀愀 愀戀戀漀搀愀 猀愀最爀愀搀愀 挀漀洀 焀甀攀 爀攀挀漀戀爀攀洀 猀攀甀 洀甀渀搀漀⸀ 倀漀爀 焀甀㼀 吀愀氀瘀攀稀 瀀漀爀焀甀攀Ⰰ 猀攀洀 攀氀愀Ⰰ 漀 洀甀渀搀漀 猀攀樀愀 瀀漀爀 搀攀洀愀椀猀 昀爀椀漀 攀 攀猀挀甀爀漀⸀ 䌀漀洀 猀攀甀猀 猀洀戀漀氀漀猀 猀愀最爀愀搀漀猀 漀 栀漀洀攀洀 攀砀漀爀挀椀稀愀 漀 洀攀搀漀 攀 挀漀渀猀琀爀椀 搀椀焀甀攀猀 挀漀渀琀爀愀 漀 挀愀漀猀 ⠀䄀䰀嘀䔀匀Ⰰ ㈀  㠀Ⰰ 瀀⸀㄀㘀⤀⸀ ਀ऀ䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䰀椀洀愀 ⠀㈀ ㄀㘀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㘀⤀Ⰰ 漀 䤀猀氀愀洀椀猀洀漀 琀愀洀戀洀 愀挀爀攀搀椀琀愀 攀洀 挀甀 攀 椀渀昀攀爀渀漀 攀 攀洀 䨀甀稀漀 䘀椀渀愀氀⸀ 䨀 渀愀 唀洀戀愀渀搀愀Ⰰ ᰀ挠漀洀漀 渀漀 攀砀椀猀琀攀 甀洀愀 甀渀椀搀愀搀攀 漀甀 甀洀 氀椀瘀爀漀 猀愀最爀愀搀漀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 甀洀戀愀渀搀椀猀琀愀猀 愀搀洀椀琀攀洀 漀 挀甀 攀 漀 椀渀昀攀爀渀漀 搀漀猀 挀爀椀猀琀漀猀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 漀甀琀爀漀猀 昀愀氀愀洀 愀瀀攀渀愀猀 攀洀 爀攀攀渀挀愀爀渀愀漀 攀 挀愀爀洀愀ᴀⰠ 挀漀洀漀 愀瀀漀渀琀愀 一愀猀挀椀洀攀渀琀漀 ⠀㈀  㐀Ⰰ 瀀⸀ 㔀⤀⸀ Sendo assim, abrangemos no documentário Tão Natural Quanto a Vida as religiões menos divulgadas pela imprensa. Segundo dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 2010, a Umbanda representa 0,31% da população brasileira, com aproximadamente 589 mil fiéis, e o Islamismo 0,02%, com cerca de 36 mil seguidores, em um país predominantemente católico (64,63%), mas que apresenta apreciadores de diferentes religiões como: evangélica (22,16%), espírita (2,02%), budismo (0,13%), judaísmo (0,06%) e sem religião (8,04%).਀ऀ䌀愀猀漀猀 搀攀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀 爀攀氀椀最椀漀猀愀 渀愀猀 搀漀甀琀爀椀渀愀猀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀 爀攀猀甀氀琀愀洀 攀洀 愀最爀攀猀猀攀猀Ⰰ 搀攀瀀爀攀搀愀攀猀 攀 椀渀猀甀氀琀漀猀Ⰰ 攀砀椀最椀渀搀漀 愀攀猀 搀漀 瀀漀搀攀爀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䔀猀琀攀猀 搀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀 渀漀 爀攀氀愀琀爀椀漀 ᰀ䤠渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀 刀攀氀椀最椀漀猀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 ጀ†刀攀氀愀琀爀椀漀 攀 䈀愀氀愀渀漀ᴀ†氀愀渀愀搀漀 渀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀 ⠀䄀䈀䤀⤀ 攀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 攀渀琀爀攀 䌀漀洀椀猀猀漀 搀攀 䌀漀洀戀愀琀攀  䤀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀 刀攀氀椀最椀漀猀愀 ⠀䌀䌀䤀刀⤀Ⰰ 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 䄀爀琀椀挀甀氀愀漀 搀攀 倀漀瀀甀氀愀攀猀 䴀愀爀最椀渀愀氀椀稀愀搀愀猀 ⠀䌀䔀䄀倀⤀ 攀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 䠀椀猀琀爀椀愀 搀愀猀 䔀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 刀攀氀椀最椀漀猀愀猀 ⠀䰀䠀䔀刀⤀ 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀攀 䠀椀猀琀爀椀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 ⠀唀䘀刀䨀⤀Ⰰ 攀洀 樀愀渀攀椀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 爀攀甀渀椀渀搀漀 渀切洀攀爀漀猀 搀攀 搀攀渀切渀挀椀愀猀Ⰰ 愀爀琀椀最漀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀猀 攀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 搀漀 瀀氀愀渀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 氀椀搀愀爀 挀漀洀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀⸀ [...] Entre 2001 e 2015, o país registrou 697 casos de intolerância religiosa. Depois de atingir um pico em 2013, com 201 episódios, o número quase dobrou de 2014 para 2015, passando de 149 casos para 223. O documento também aponta que vizinhos, professores e familiares estão entre os agressores mais comuns (AGÊNCIA BRASIL, 2017).਀ Deste modo, encontramos a possibilidade de unir três tópicos relevantes para a mídia e para a sociedade: religiões, cultura e morte, trazendo mais conhecimento para a população.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 搀攀昀椀渀攀洀 渀漀瘀愀猀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 攀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀攀洀愀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 攀 爀攀昀氀攀砀攀猀 焀甀攀 攀砀瀀愀渀搀攀洀 愀 瘀椀猀漀 搀漀 栀漀洀攀洀 猀漀戀爀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 瀀漀爀 琀爀愀琀愀洀漀猀 搀攀 爀攀氀椀最椀攀猀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 甀洀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀 栀 洀甀椀琀漀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀 攀 瀀漀氀攀洀椀稀愀搀漀 瀀攀氀愀猀 洀愀猀猀愀猀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 洀琀漀搀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀椀愀洀 甀洀愀 戀漀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 瀀愀爀愀 愀渀愀氀椀猀愀爀Ⰰ 瀀漀爀洀 挀漀洀 漀 搀攀瘀椀搀漀 搀椀猀琀愀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 渀漀 最甀椀愀爀 愀 甀洀愀 挀漀渀挀氀甀猀漀 猀椀洀瀀氀爀椀愀Ⰰ 攀砀愀琀愀 漀甀 愀琀 洀攀猀洀漀 洀愀渀椀瀀甀氀愀搀愀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 焀甀攀 琀漀搀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 瘀椀渀搀愀 搀攀 甀洀 氀椀瘀爀漀 猀愀最爀愀搀漀 漀甀 甀洀 氀搀攀爀 爀攀氀椀最椀漀猀漀 琀攀洀 昀漀爀琀攀 椀洀瀀愀挀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 栀甀洀愀渀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 氀攀瘀愀 挀漀渀猀椀最漀 漀 瀀攀猀漀 搀攀 甀洀愀 搀椀瘀椀渀搀愀搀攀⸀ 倀愀爀愀 䴀愀爀挀漀渀椀 攀 䰀愀欀愀琀漀猀 ⠀㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀㄀㘀⤀ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀攀洀瀀爀攀 瀀愀爀琀攀 搀攀 甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀Ⰰ 搀攀 甀洀愀 椀渀琀攀爀爀漀最愀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 攀氀愀 瘀愀椀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 挀攀爀琀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 漀甀 昀攀渀洀攀渀漀⸀ 嘀爀椀愀猀 栀椀瀀琀攀猀攀猀 猀漀 氀攀瘀愀渀琀愀搀愀猀 攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀漀搀攀 椀渀瘀愀氀椀搀ⴀ氀愀猀 漀甀 挀漀渀昀椀爀洀ⴀ氀愀猀⸀ A abordagem qualitativa foi definida como metodologia para a realização deste trabalho e teve a finalidade de não defender uma única forma de pesquisar, mas sim de expor um conhecimento mais detalhado das duas religiões, explicando o porquê das tradições, rituais e crenças. Este modo permitiu que detalhes dos cenários apresentados fossem explicativos tanto nas apresentações das mesquitas (templo dos muçulmanos), como nos terreiros, locais de prece dos umbandistas, ambientando o telespectador e fazendo-o entender melhor a proposta do documentário.਀伀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 愀搀漀琀愀洀 愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀 攀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀攀 漀瀀攀洀 愀漀 瀀爀攀猀猀甀瀀漀猀琀漀 焀甀攀 搀攀昀攀渀搀攀 甀洀 洀漀搀攀氀漀 切渀椀挀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀愀爀愀 琀漀搀愀猀 愀猀 挀椀渀挀椀愀猀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀漀 渀漀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀 搀愀猀 挀椀渀挀椀愀猀 搀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀⸀ 䔀猀琀攀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 猀攀 爀攀挀甀猀愀洀 愀 氀攀最椀琀椀洀愀爀 猀攀甀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 瀀漀爀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 焀甀愀渀琀椀昀椀挀瘀攀椀猀 焀甀攀 瘀攀渀栀愀洀 愀 猀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 攀洀 氀攀椀猀 攀 攀砀瀀氀椀挀愀攀猀 最攀爀愀椀猀 ⠀䜀伀䰀䐀䔀一䈀䔀刀䜀Ⰰ ㄀㤀㤀㜀⸀瀀⸀㄀㜀⤀⸀ ਀ A pesquisa bibliográfica foi um dos métodos utilizados para o desenvolvimento do trabalho e, a partir disso, aprofunda o estudo sobre o tema. Os livros e artigos pesquisados foram importantes já que serviram de base para a montagem de entrevistas e até mesmo para confrontar com as informações prestadas pelos entrevistados do documentário.਀䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀  昀攀椀琀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 琀攀爀椀挀愀猀 樀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀猀Ⰰ 攀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀猀 攀猀挀爀椀琀漀猀 攀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 愀爀琀椀最漀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀猀Ⰰ 瀀最椀渀愀猀 搀攀 眀攀戀猀椀琀攀猀⸀ 儀甀愀氀焀甀攀爀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀 椀渀椀挀椀愀ⴀ猀攀 挀漀洀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀 焀甀攀 樀 猀攀 攀猀琀甀搀漀甀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 䔀砀椀猀琀攀洀Ⰰ 瀀漀爀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀猀 焀甀攀 猀攀 戀愀猀攀椀愀洀 甀渀椀挀愀洀攀渀琀攀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 琀攀爀椀挀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 爀攀挀漀氀栀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 漀甀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 瀀爀瘀椀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 焀甀愀氀 猀攀 瀀爀漀挀甀爀愀 愀 爀攀猀瀀漀猀琀愀 ⠀䘀伀一匀䔀䌀䄀Ⰰ ㈀  ㈀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㈀⤀⸀ ਀ऀ䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀 昀漀椀 甀洀 洀琀漀搀漀 甀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 昀愀洀椀氀椀愀爀椀稀愀爀 漀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 搀漀 琀攀洀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀⸀ 䌀漀洀漀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 渀漀洀攀 攀砀瀀氀椀挀愀Ⰰ 攀猀猀攀 洀琀漀搀漀 椀渀搀椀挀漀甀 愀 椀搀愀 愀 挀愀洀瀀漀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀Ⰰ 昀愀稀攀爀 猀漀渀搀愀最攀渀猀Ⰰ 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 挀漀椀猀愀猀 渀漀瘀愀猀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀猀猀攀洀 漀 琀攀洀愀 攀 愀瀀爀椀洀漀爀愀猀猀攀洀 椀搀攀椀愀猀⸀ 伀 洀漀搀漀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 渀愀猀 攀猀瀀攀挀甀氀愀攀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀猀猀攀洀 漀 漀戀樀攀琀漀 攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀猀 挀愀甀猀愀猀 焀甀攀 漀 琀漀爀渀愀猀猀攀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀⸀ O estudo exploratório [...] é normalmente o passo inicial no processo de pesquisa pela experiência e auxilio que traz na formulação de hipóteses significativas para posteriores pesquisas. Os estudos exploratórios não elaboram hipóteses a serem testadas no trabalho, restringindo-se a definir objetivos e buscar maiores informações sobre determinado assunto de estudo (CERVO E BERVIAN, 1996, p.49).਀ As principais fontes da pesquisa foram líderes religiosos das crenças escolhidas (Umbanda e Islamismo). Para tentar manter o máximo de imparcialidade utilizaram-se algumas técnicas de pesquisa. A entrevista foi um dos principais métodos aplicados, pois esta técnica permite o esclarecimento de detalhes direto com a fonte, averiguando itens e curiosidades envoltos ao tema que são de total importância para o entendimento do público. Como afirma Marconi e Lakatos (2001, p.93) “A entrevista é importante instrumento de trabalho nos vários campos das ciências sociais ou de outros setores de atividades, como da sociologia, da antropologia, da psicologia social, da política, do serviço social, do jornalismo”.਀  䄀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀  甀洀 攀渀挀漀渀琀爀漀 攀渀琀爀攀 搀甀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 焀甀攀 甀洀愀 搀攀氀愀猀 漀戀琀攀渀栀愀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 洀攀搀椀愀渀琀攀 甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀漀 搀攀 渀愀琀甀爀攀稀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀ 준 甀洀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 漀甀 瀀愀爀愀 愀樀甀搀愀爀 渀漀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 漀甀 渀漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 猀漀挀椀愀氀 ⠀䴀䄀刀䌀伀一䤀 䔀 䰀䄀䬀䄀吀伀匀Ⰰ ㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀ 㤀㈀⤀ ਀ऀ伀甀琀爀愀 琀挀渀椀挀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 昀爀攀焀甀渀挀椀愀 昀漀椀 愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 搀攀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 焀甀攀 搀 攀渀琀爀愀搀愀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 搀漀 最爀甀瀀漀 攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀瀀漀渀琀愀洀攀渀琀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀愀Ⰰ 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 猀漀戀爀攀 甀洀 洀攀猀洀漀 挀攀渀爀椀漀Ⰰ 爀攀氀愀琀漀 漀甀 愀琀漀 琀漀洀愀搀漀 瀀漀爀 愀氀最甀洀愀 昀漀渀琀攀⸀ A observação em equipe é mais aconselhável do que a individual, pois o grupo pode observar a ocorrência por vários ângulos. Quando uma equipe está vigilante, registrando o problema na mesma área, surge a oportunidade de confrontar seus dados posteriormente, para verificar as predisposições. (MARCONI E LAKATOS, 2001, p. 91)਀ Ao usufruir de tais métodos e técnicas é possível ter a visão de cada vértice ligada ao tema e ao mesmo tempo estar no centro do assunto, levando em consideração cada palavra dita pelos entrevistados, cada livro que aborda o assunto e até mesmo cada item dentro dos cenários usados pelas religiões para empregar suas crenças.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 吀漀 一愀琀甀爀愀氀 儀甀愀渀琀漀 愀 嘀椀搀愀Ⰰ 琀攀洀 挀漀洀漀 琀攀洀愀 愀 瘀椀猀漀 搀攀 洀漀爀琀攀 搀攀 搀甀愀猀 爀攀氀椀最椀攀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀㨀 䤀猀氀愀洀椀猀洀漀 攀 唀洀戀愀渀搀愀⸀ 倀愀爀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 攀猀琀攀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 焀甀攀  瘀椀猀琀漀 挀漀洀漀 猀漀洀戀爀椀漀 攀 瀀愀爀愀氀攀氀漀 愀 椀猀琀漀 琀攀洀 愀猀 爀攀氀椀最椀攀猀 琀爀愀琀愀搀愀猀 挀漀洀漀 愀氀瘀漀 搀攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 瀀漀爀 甀洀愀 昀愀琀椀愀 挀漀渀猀椀搀攀爀瘀攀氀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀猀琀甀搀愀爀 搀攀 瀀攀爀琀漀 挀愀搀愀 瀀愀爀琀攀 焀甀攀 攀猀琀 氀椀最愀搀愀 愀 攀氀攀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀爀 瀀愀爀愀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 昀漀椀 椀渀搀椀猀瀀攀渀猀瘀攀氀 爀攀愀氀椀稀愀爀 氀攀椀琀甀爀愀猀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀椀愀洀 漀 琀攀洀愀⸀ 䄀氀洀 搀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 琀挀渀椀挀愀猀 攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀猀 焀甀愀琀爀漀 愀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀漀最椀 搀愀猀 䌀爀甀稀攀猀⸀ ऀ O trabalho produzido teve como orientador o Prof. Me. Hércules Moreira, responsável por lecionar grande parte das disciplinas laboratoriais do curso, que deram a base necessária para a produção de um produto audiovisual com todas as características que o formato exige. O produto resulta em um documentário de 30 minutos de conteúdo, tempo limite proposto no início do processo de produção. ਀䄀瀀猀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 搀攀氀椀洀椀琀愀漀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 挀漀渀挀氀甀猀攀猀Ⰰ 愀 攀琀愀瀀愀 猀攀最甀椀渀琀攀 昀漀椀 搀攀 攀猀挀漀氀栀愀 攀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 昀漀渀琀攀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 挀漀洀 漀 昀椀氀洀攀 攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 愀猀 瀀愀甀琀愀猀 焀甀攀 漀爀椀攀渀琀愀爀椀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 一愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 昀漀椀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀Ⰰ 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 焀甀愀氀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 愀 猀攀爀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀愀 瀀愀爀愀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 儀甀攀 猀攀爀椀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 挀漀洀漀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀猀 挀爀攀渀愀猀 爀攀氀椀最椀漀猀愀猀 氀椀搀愀洀 挀漀洀 愀 洀漀爀琀攀Ⰰ 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀 爀攀氀椀最椀漀猀愀Ⰰ 攀 愀猀猀椀洀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 爀攀氀椀最椀攀猀 焀甀攀 猀漀昀爀攀洀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀 唀洀戀愀渀搀愀  甀洀愀 爀攀氀椀最椀漀 焀甀攀 猀漀戀爀攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 渀漀 洀戀椀琀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀 攀 漀 䤀猀氀愀洀椀猀洀漀Ⰰ 猀漀昀爀攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 攀洀 瀀愀猀攀猀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 䰀漀最漀 愀瀀猀 攀猀琀愀猀 搀攀挀椀猀攀猀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 昀漀椀 搀攀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀爀 甀洀 猀漀挀椀氀漀最漀Ⰰ 焀甀攀 琀爀漀甀砀攀 漀 挀漀渀琀爀愀瀀漀渀琀漀 攀 愀 瘀椀猀漀 搀愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 渀漀 琀攀洀 挀爀攀渀愀Ⰰ 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀渀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀猀攀渀琀愀 搀愀猀 挀爀攀渀愀猀 攀 搀愀猀 爀攀氀椀最椀攀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 攀 攀砀瀀氀椀挀愀渀搀漀 愀 瘀椀猀漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀愀氀 攀 昀椀氀漀猀昀椀挀愀 搀漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀⸀  As entrevistas foram feitas com líderes e dirigentes das duas crenças (Sheikh Hosni Youssef e Dirigente Espiritual Marcia Tako) e um acadêmico e sociólogo (Jorge Miklos). O Sheikh Hosny foi abordado na Mesquita de Mogi das Cruzes e se dispôs a ceder a entrevista para o grupo, tirando todas as dúvidas e questões sobre sua religião e como eles lidam com a morte. A abordagem na Umbanda foi um pouco mais cautelosa. Visitamos alguns centros umbandistas na região do Alto Tietê – SP, até encontramos um que estivesse disponível para ceder a entrevista e nos explicar quais são seus rituais de morte. A Casa de Umbanda Estrela Guia, localizada em Suzano, permitiu que o grupo fizesse a gravação e se colocou à disposição para a produção do nosso documentário. ਀䌀漀洀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 焀甀愀椀猀 氀搀攀爀攀猀 爀攀氀椀最椀漀猀漀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀椀愀洀 搀漀 渀漀猀猀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 猀漀挀椀氀漀最漀 䨀漀爀最攀 䴀椀欀氀漀猀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 攀 挀椀攀渀琀椀猀琀愀 搀愀 爀攀氀椀最椀漀⸀  Um bloco de perguntas foi pautado para todos os entrevistados, para que fosse possível fazer a ligação entre as entrevistas e pudéssemos criar uma narrativa agradável e sem ruídos de informação. As perguntas também foram adaptadas de acordo com as especialidades dos entrevistados. ਀ᰀ䄠 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀洀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 琀攀洀 漀 瀀漀搀攀爀 搀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 漀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 渀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 挀漀渀猀攀最甀攀㨀 愀 攀砀瀀漀猀椀漀 搀愀 椀渀琀椀洀椀搀愀搀攀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀⸀ 伀猀 最攀猀琀漀猀Ⰰ 漀 漀氀栀愀爀Ⰰ 漀 琀漀洀 搀攀 瘀漀稀Ⰰ 漀 洀漀搀漀 搀攀 猀攀 瘀攀猀琀椀爀Ⰰ 愀 洀甀搀愀渀愀 渀漀 猀攀洀戀氀愀渀琀攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 攀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 愀 愀漀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀Ⰰ 焀甀攀 愀漀 愀搀焀甀椀爀椀爀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 挀漀渀猀攀最甀攀 琀椀爀愀爀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 攀氀攀 最漀猀琀愀爀椀愀 搀攀 搀椀稀攀爀ᴀ⸠ ⠀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ ㄀㤀㐀㘀Ⰰ 瀀⸀ 㠀㔀⤀⸀ Ao terminar a gravação das entrevistas, o foco foi nas gravações das imagens de apoio para ilustrar as sonoras. A equipe pôde participar de celebrações das religiões com facilidade, mas, a nossa maior dificuldade foi a gravação do sepultamento de ambas religiões. Para isso, foi necessário um contato frequente com os responsáveis pelo centro de Umbanda escolhido e com o administrador do Cemitério Islâmico, localizado em Guarulhos. Esse material foi o último a ser gravado, já que, além da fatalidade, precisávamos da autorização das famílias envolvidas. ਀䌀漀洀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 搀攀 琀漀搀漀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 漀爀最愀渀椀稀漀甀 挀愀甀琀攀氀漀猀愀洀攀渀琀攀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 搀攀椀砀愀爀 挀氀愀爀漀 愀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 漀 挀甀椀搀愀搀漀 焀甀攀 戀甀猀挀愀洀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀愀搀愀 攀琀愀瀀愀⸀ 䘀漀爀愀洀 愀最攀渀搀愀搀愀猀 椀渀切洀攀爀愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 瀀愀爀愀 愀 搀攀挀甀瀀愀最攀洀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 伀挀漀爀爀攀爀愀洀 爀攀甀渀椀攀猀 搀椀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 䤀渀琀攀爀挀愀氀愀洀漀猀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 洀愀爀挀愀洀漀猀 漀渀搀攀 猀攀爀椀愀洀 愀搀椀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀瀀漀椀漀Ⰰ 漀猀 猀漀戀攀 猀漀洀 攀 琀爀椀氀栀愀猀 猀漀渀漀爀愀猀⸀ As reuniões para definição do roteiro e para decupagem foram essenciais para o processo durante a edição, facilitando a construção das cenas de acordo com o objetivo. ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瀀爀 攀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 瀀攀渀猀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 爀攀昀漀爀愀爀 攀猀猀愀猀 猀攀渀猀愀攀猀⸀ 䄀猀 琀爀椀氀栀愀猀 猀漀渀漀爀愀猀 攀爀愀洀 爀攀昀氀攀砀椀瘀愀猀Ⰰ 氀攀渀琀愀猀 攀 琀爀愀渀焀甀椀氀椀稀愀渀琀攀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀猀 昀甀猀攀猀 攀渀琀爀愀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀洀 洀愀椀猀 氀漀渀最愀猀 攀 挀漀洀 爀椀琀洀漀猀 洀愀椀猀 氀攀渀琀漀猀 攀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 琀漀搀漀猀 攀猀猀攀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀栀攀最愀洀漀猀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀⸀  A principal intenção da equipe ao produzir o documentário Tão Natural Quanto a Vida era retratar a morte como algo natural, que faz parte do ciclo da vida e trazer reflexão para o telespectador.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀甀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 愀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀爀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀瀀氀椀挀愀爀 攀 瘀攀爀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 琀漀搀愀猀 愀猀 琀攀漀爀椀愀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀漀最椀 搀愀猀 䌀爀甀稀攀猀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀 挀甀氀琀甀爀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 攀 渀漀猀 愀爀爀椀猀挀愀爀 愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀猀 昀甀渀攀猀 愀猀 焀甀愀椀猀 愀挀栀瘀愀洀漀猀 焀甀攀 渀漀 昀漀猀猀攀洀漀猀 挀愀瀀愀稀攀猀 漀甀 渀漀 渀漀猀 栀愀瘀椀愀Ⰰ 愀琀 攀渀琀漀Ⰰ 搀攀猀瀀攀爀琀愀搀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀⸀ A imersão do grupo em relação ao tema, os livros estudados, os rituais visitados e as gravações contribuíram para uma formação profissional e pessoal de cada integrante, possibilitando novas experiências e novos conhecimentos sobre duas religiões pouco exploradas no Brasil. Desde a elaboração das pautas, tivemos o desafio de contar uma boa história sobre as religiões e como elas realmente são, desmitificando o preconceito existente. ਀吀漀搀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 琀攀爀椀挀漀 攀 愀猀 愀瀀氀椀挀愀攀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 焀甀攀 琀椀瘀攀洀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀洀 猀攀最甀爀漀猀 攀洀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 愀搀攀焀甀愀搀漀 愀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀⸀ Após a finalização com a análise geral do grupo, concluímos que os objetivos impostos no início do projeto foram todos alcançados e pensando na qualidade e intensidade das informações captadas, eles foram superados. Conseguimos informar, sem promover nenhuma das duas religiões, expor os rituais de morte de ambas doutrinas, desmitificar e assim contribuir para a diminuição da intolerância religiosa. Concluímos também que ambas as religiões têm suas divergências, mas convergem na ideia de construírem um mundo melhor a partir da bondade das pessoas. No geral, a realização deste documentário contribuiu para o nosso crescimento e esperamos poder contribuir também a todos que assistirem.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀嘀䔀匀Ⰰ 刀甀戀攀洀⸀ 伀 焀甀攀  刀攀氀椀最椀漀㼀 䈀爀愀猀椀氀椀攀渀猀攀Ⰰ ㄀㤀㠀㄀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀 洀漀爀琀攀  瘀椀猀琀愀 搀攀 焀甀攀 洀愀渀攀椀爀愀 渀漀 䤀猀氀㼀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䔀猀琀甀搀漀猀 䤀猀氀洀椀挀漀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最漀漀⸀最氀⼀漀瘀㌀䔀搀䄀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㌀㄀ 搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 䠀攀爀搀漀琀漀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 伀猀 猀攀最爀攀搀漀猀 搀愀 渀漀琀挀椀愀 渀愀 吀嘀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䔀刀嘀伀Ⰰ 䄀洀愀搀漀㬀 䈀䔀刀嘀䤀䄀一Ⰰ 倀攀搀爀漀⸀ 䄀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀⸀ 㐀ꨀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀欀爀漀渀 䈀漀漀欀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀匀䌀伀䰀䄀Ⰰ 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䔀猀琀甀搀漀 琀攀爀椀挀漀 搀愀 洀漀爀琀攀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀  㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最漀漀⸀最氀⼀猀㌀椀最爀瘀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㠀 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀伀一匀䔀䌀䄀Ⰰ 䨀漀漀 䨀漀猀 匀愀爀愀椀瘀愀⸀ 䴀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀⸀ 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀Ⰰ ㈀  ㈀⸀ 䄀瀀漀猀琀椀氀愀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀䰀䐀䔀一䈀䔀刀䜀Ⰰ 䴀椀爀椀愀渀⸀ 䄀 愀爀琀攀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀⸀ 㠀ꨀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀⼀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䔀猀琀甀搀漀猀 䤀猀氀洀椀挀漀猀Ⰰ 䤀䈀䔀䤀⸀ 䄀 洀漀爀琀攀  瘀椀猀琀愀 搀攀 焀甀攀 洀愀渀攀椀爀愀 渀漀 䤀猀氀㼀 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最漀漀⸀最氀⼀㔀䜀䬀㌀㈀最㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㈀ 搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䜀攀漀最爀愀昀椀愀 攀 䔀猀琀愀琀猀琀椀挀愀Ⰰ 䤀䈀䜀䔀⸀ 䌀攀渀猀漀 ㈀ ㄀ 㨀 渀切洀攀爀漀 搀攀 挀愀琀氀椀挀漀猀 挀愀椀 攀 愀甀洀攀渀琀愀 漀 搀攀 攀瘀愀渀最氀椀挀漀猀Ⰰ 攀猀瀀爀椀琀愀猀 攀 猀攀洀 爀攀氀椀最椀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最漀漀⸀最氀⼀栀挀最㐀瘀攀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㔀 搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䤀䴀䄀Ⰰ 䬀愀爀氀愀⸀ 䐀攀猀挀漀戀爀椀渀搀漀 漀 䤀猀氀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䠀攀搀爀愀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀䌀伀一䤀Ⰰ 䴀愀爀椀渀愀 搀攀 䄀渀搀爀愀搀攀㬀 䰀䄀䬀䄀吀伀匀Ⰰ 䔀瘀愀 䴀愀爀椀愀⸀ 䴀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 搀漀 吀爀愀戀愀氀栀漀 䌀椀攀渀琀昀椀挀漀⸀ 㘀ꨀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀  ㄀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䄀匀䌀䤀䴀䔀一吀伀Ⰰ 䌀愀爀漀氀椀渀愀⸀ 匀愀椀戀愀 挀漀洀漀 愀 洀漀爀琀攀  瘀椀猀琀愀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 爀攀氀椀最椀攀猀 攀 搀漀甀琀爀椀渀愀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最漀漀⸀最氀⼀㌀䐀夀䨀䔀䨀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㌀ 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀唀䘀䘀Ⰰ 䨀攀昀昀攀爀猀漀渀⸀ 倀漀爀 焀甀攀 愀猀 爀攀氀椀最椀攀猀 搀攀 洀愀琀爀椀稀 愀昀爀椀挀愀渀愀 猀漀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 愀氀瘀漀 搀攀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀㼀 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最漀漀⸀最氀⼀㠀㠀䔀㈀瘀儀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀㨀 攀洀 ㄀㐀 搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀刀䄀䌀䔀一䤀Ⰰ 刀甀戀攀渀猀⸀ 䐀漀甀琀爀椀渀愀 攀 琀攀漀氀漀最椀愀 搀攀 唀洀戀愀渀搀愀 匀愀最爀愀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㄀㤀㔀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䌀愀爀漀氀椀渀愀㬀 嘀䄀娀Ⰰ 吀愀椀愀渀礀⸀ 䄀 洀漀爀琀攀 猀攀最甀渀搀漀 愀 瘀椀猀漀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ ㈀  ㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最漀漀⸀最氀⼀㜀搀䜀㤀愀㔀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㔀 搀攀 昀攀瘀⸀ 搀攀 ㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀儀唀䔀䤀刀伀娀Ⰰ 刀漀搀爀椀最漀⸀ 䴀漀爀琀攀 攀 瘀椀搀愀 甀洀戀愀渀搀椀猀琀愀㨀 挀爀攀渀愀 瀀猀ⴀ洀漀爀琀攀 攀 昀甀渀攀爀愀氀 渀愀 唀洀戀愀渀搀愀⸀ Disponível em: . Acesso em: 12 de março de 2017਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀