INSCRIÇÃO: 00508
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP03
 
TÍTULO: RP Hour: formatos inovadores para eventos acadêmicos
 
AUTORES: Beatriz Bianchi Romera (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"); Alana Nogueira Volpato (Universidade Estadual Paulista ); Bruna Onha da Cruz de Souza (Universidade Estadual Paulista ); Carolina Ferreira Raitz (Universidade Estadual Paulista ); Caroline Marcelino Avelino (Universidade Estadual Paulista ); Estela Cavalheiro Lobo (Universidade Estadual Paulista ); Fernanda Lazari Kawashima (Universidade Estadual Paulista ); Gabriela Jeovana Trinca (Universidade Estadual Paulista ); Gisele Florindo dos Santos (Universidade Estadual Paulista ); Matheus Henrique Barbosa Prandine (Universidade Estadual Paulista ); Tainá Rodrigues Santana (Universidade Estadual Paulista ); Tamiles De Grandi (Universidade Estadual Paulista )
 
PALAVRAS-CHAVE: Gestão de eventos, Relações Públicas, RP Hour, valorização da profissão,
 
RESUMO
O evento "RP Hour: Como segurar essa barra que é cursar RP" foi realizado pelos estudantes do primeiro ano de Relações Públicas da UNESP Bauru, durante o segundo semestre letivo de 2017, como atividade da disciplina Gestão de Eventos. Com o objetivo de incentivar os estudantes do curso de Relações Públicas a se manterem motivados, a se engajarem e a valorizarem o curso e a Universidade, optamos por um evento acadêmico com um formato inovador, por meio de um encontro realizado em uma Chopperia da cidade, com mesas de conversa entre os estudantes e profissionais formados na mesma universidade, inspiradas no world café. Os resultados mostram que um novo formato para eventos acadêmicos estimula um maior interesse dos alunos em discutir sobre o curso e a universidade, o que leva o aluno a ter uma nova perspectiva sobre a realidade em que está inserido.
 
INTRODUÇÃO
Este artigo pretende mostrar como novos formatos para eventos acadêmicos podem influenciar no interesse dos alunos a cerca dos assuntos sobre o curso e a universidade, apresentando o evento RP Hour, uma atividade da disciplina Gestão de Eventos, realizada durante o segundo semestre letivo de 2017, que tivemos como tarefa desenvolver na prática todas as fases de um evento: planejamento, organização, execução e avaliação. O evento "RP Hour: Como segurar essa barra que é cursar RP", teve como tema a valorização do curso de Relações Públicas da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, classificado como "Encontro", pois, seu objetivo foi reunir os alunos do curso de Relações Públicas, da UNESP Bauru, para discutir os motivos que os levaram a entrar na Universidade e as motivações para eles permanecerem nela. Encontro é uma: "Denominação genérica de vários tipos de reunião. Pode ser considerado um evento de caráter informal, (...). Um dos vários enfoques possíveis de "encontro" é uma reunião de pessoas de uma categoria profissional para debater temas antagônicos, apresentados por representantes de grupos. É necessário haver um coordenador para resumo e apresentação das conclusões. (FORTES; SILVA, 2011, p.218)" O nome RP Hour faz uma alusão a happy hour, ideia que caracterizou o evento realizado entre 18h e 21h, em uma Chopperia, por meio de mesas de conversa com alunos da graduação e com profissionais que atuam em diferentes setores e que se formaram em Relações Públicas na UNESP. Inspirados no modelo de world café, organizamos as mesas com os estudantes e, a cada 20 minutos de conversa, os profissionais mudavam de mesa, abordando temas variados, que foram previamente combinados com cada um. O evento também teve a intenção de discutir sobre o que o curso e a universidade podem oferecer (pessoal e profissionalmente), realizar dinâmicas que ajudassem os grupos a interagir e promover um evento com formato diferente e descontraído.
 
OBJETIVO
O objetivo deste artigo é demonstrar a importância de experimentar novos formatos para eventos acadêmicos, neste caso, como uma estratégia de incentivo em relação ao curso de Relações Públicas da UNESP – Bauru. O RP Hour, pelo horário de realização, espaço em que aconteceu e dinâmica, misturando happy hour e world café, se diferencia de outros eventos que acontecem para discutir sobre o curso e/ou a universidade. Objetivo Geral Incentivar os alunos de Relações Públicas da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho a valorizarem o curso e a universidade. Objetivos Específicos • Proporcionar uma oportunidade de auto avaliação para os alunos de Relações Públicas da Unesp Bauru, em que possam refletir sobre seu papel, suas responsabilidades e seus privilégios enquanto estudantes de uma universidade pública; • Demonstrar de que forma o curso pode contribuir tanto na vida profissional quanto pessoal dos estudantes, por meio do diálogo com profissionais de Relações Públicas que se formaram na Unesp Bauru e atuam em diferentes setores; • Promover um espaço de diálogo sobre saúde mental, projetos da universidade, mercado de trabalho, condições passadas e atuais da universidade, entre outros temas; • Incentivar os veteranos a mostrarem o lado bom da universidade e do curso para os calouros, construindo uma cultura de acolhimento e valorização; • Experimentar novos formatos para eventos acadêmicos, realizados de forma descontraída.
 
JUSTIFICATIVA
Com a queda da receita do Governo do Estado de São Paulo, houve a diminuição de repasses de recursos para as Universidades Estaduais, tendo em 2016 acontecido o menor repasse de verba desde 2009, segundo reportagem do Estadão. A partir disso, houve a diminuição de vagas nas moradias estudantis, cortes de projetos de extensão, não abertura de editais para contratação de novos professores, etc., causando descontetamento e, consequentemente, greves. Nesse contexto, no final do ano de 2017, a partir de demandas dos estudantes de Relações Públicas, a coordenação do Departamento de Comunicação Social (DCSO), da Faculdade de Arqueitetura, Artes e Comunicação (FAAC), da UNESP, realizou um evento com os alunos e professores para discutir o Projeto Político Pedagógico de Relações Públicas (PPP), levantando pontos como: precarização da universidade, saúde mental no ambiente acadêmico e reivindicações dos estudantes em relação ao curso. Nesse evento, identificamos que muitos alunos estão insatisfeitos com o curso, com as aulas, com professores, com a faculdade e até mesmo com os companheiros de classe e, diante das discussões realizadas e dos esforços da coordenação e dos professores do curso para construírem soluções em conjunto com os estudantes, que idealizamos, planejamos e executamos o RP Hour. Outra questão levantada em relação ao alunos de Relações Públicas, especialmente pelos alunos ingressantes, é a grande incidência de veteranos que sempre mostram o lado negativo do curso para os calouros, diminuindo a perspectiva sobre como pode ser essa nova experiência, o que dificulta para que haja um maior interesse em aproveitar completamente o curso e/ou a universidade. Com isso, pensamos em um evento que trouxesse de volta a vontade dos alunos de estudarem na UNESP, optando por trabalhar a motivação dos estudantes, estimulando a reflexão e o diálogo com profissionais que pudessem compartilhar suas experiências e o que alcançaram, com um formato inovador, atraindo estudantes que muitas vezes reclamam da situação mas não estão motivados a participar dessas discussões. Acreditamos que os eventos são uma opção para promover mudanças nessa cultura. Segundo Margarida Kunsch (2003, p.386): "A importância da realização de um evento está, sobretudo no aproveitamento do instante, do ambiente ou da presença de pessoas, pois dessa atitude resulta a impressão final. O Evento quando bem planejado e executado, criará fatalmente um conceito positivo para a organização que o promove." Devido aos fatores citados acima, decidiu-se que o tema principal do evento seria motivação, pois com todas as dificuldades apresentadas, esse tema foi visto como pertinente e extremamente necessário para superar os obstáculos, principalmente para o primeiro e segundo ano de Relações Públicas, que ainda têm um longo período para percorrer na graduação. Para o formato do evento, era necessário que fosse feito algo diferente, pois em todos os anos são realizados diversos eventos na universidade, sendo todos eles, ou a maioria, palestras ou mesas redondas. Por isso, o objetivo era realizar um evento acadêmico diferente de todos os outros, com formato, local e dinâmicas inovadoras. Fortes e Benine (2011, p. 38) afirmam que: "É preciso compreender que o evento significa uma ação do profissional por meio de pesquisa, planejamento, organização, coordenação, controle e implantação de um projeto, visando atingir seu público de interesse com medidas concretas e alcançar os resultados projetados." Assim, escolhemos uma Chopperia como local de realização do evento, para inovar e incentivar os alunos a discutirem assuntos importantes de uma maneira descontraída e fora do comum. O evento consistiu em mesas de debates, com a presença de um convidado diferente a cada 20 minutos, promovendo discussões a cerca de assuntos variados relacionados aos objetivos do evento.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para a realização do evento "RP Hour: Como segurar essa barra que é cursar RP", como atividade da disciplina de Gestão de Eventos, o grupo responsável pelo evento realizou diversas reuniões da organização para definição do tema, formato, local e data, planejamento dos detalhes, estratégias de comunicação, prospecção de convidados, bem como de potenciais patrocínios e apoios. A maior preocupação da equipe foi motivar os alunos com o tema proposto e conseguir sair do clichê. Segundo Cleusa Cesca (1997, p. 49) "Para ter os objetivos plenamente atingidos é fundamental que se faça um criterioso planejamento, que envolve: objetivos, públicos, estratégias, recursos, implantação, fatores condicionantes, acompanhamento e controle, avaliação e orçamento." Visando a distribuição igualitária de trabalho, tanto no período de planejamento quanto durante a execução do evento, e para melhor organização da equipe, nos separamos em comissões que, segundo Silva e Fortes (2011) é a primeira atividade a ser feita após a decisão de implementar o evento, uma vez que a realização de um evento é um processo que compreende "pesquisa, planejamento, organização, coordenação, controle e implementação do projeto"(SILVA E FORTES, 2011, p. 37). A comissão organizadora foi, portanto, dividida em cinco comissões específicas, que reuniam tarefas da área de comunicação, finanças, secretaria, cerimonial e infraestrutura, descritas resumidamente a seguir: ● Comissão de Comunicação: responsáveis pela identidade visual do evento, administração da página do evento nas redes sociais e pelas peças de divulgação. ● Comissão Financeira: responsáveis pelas inscrições, prospecção de patrocínio e apoio, bem como pela administração dos recursos captados. ● Comissão de Secretaria: responsável pela gestão das demais comissões, ata das reuniões, e administração de pessoal de uma forma geral. ● Comissão de Cerimonial: responsável por assegurar convidados e fazer contato com eles, além da recepção e apresentação do evento, por meio das Mestres de Cerimônias. ● Comissão de Infraestrutura: responsável pela salvaguarda do local do evento, e todos os acessórios e adereços necessários para a decoração e infraestrutura. Para que o evento acontecesse de forma planejada, a comissão organizadora contou com a colaboração de empresas de Bauru que tinham o público-alvo em comum com o do evento. A empresa parceira que disponibilizou o espaço para o evento foi Chopperia Onze 41; as empresas de apoio foram London Eye, escola de idiomas que nos ajudou com 3 bolsas de estudo, e Gráfica Palamin, que nos ajudou com o cartaz e banner que foram produzidos apenas para exposição no dia do evento, já que, como o objetivo era atingir um número certo e específico de pessoas, não foi necessário espalhar cartazes por locais estratégicos, como a UNESP, por exemplo.; e as empresas que patrocinaram foram Loyal Pizzaria, Raphaello Gelateria, The Táxi, Thunder Games, Auto Escola Sem Limites e Barbearia Vitto. Para garantir o bom andamento das atividades, bem como o diálogo entre as diferentes comissões, mantivemos um cronograma semanal de reuniões, nas quais os integrantes da comissão organizadora descreviam o andamento das tarefas e tomavam decisões sobre o evento, além de reuniões feitas semanalmente durante as aulas da disciplina Gestão de Eventos. Criamos um grupo no aplicativo WhatsApp dedicado à organização do evento – para a manutenção de contato rápido e constante - e um dos integrantes sempre tomava nota do que era discutido em reunião, para repasse aos membros faltantes. O instrumento para controle das ações de planejamento e organização foi o checklist, específico para cada comissão, visando manter uma relação das atividades necessárias, situação da atividade (pendente, em andamento e concluída), pessoa responsável e data limite. Para a definição do formato, levamos em conta o público de interesse e a temática escolhidos, pois de acordo com Shiraishi (2011, p. 148) "os eventos devem ter uma linguagem adequada e própria, seja ela calorosa, emocional ou formal. A linguagem deve proporcionar interação com o público-alvo e permitir que ele se sinta um influenciador do processo e não mero espectador". Tínhamos o objetivo de despertar em um público jovem universitário - já entediado com o formato maçante e engessado das formalidades de eventos acadêmicos, muito recorrentes na Unesp, sendo realizados sempre da mesma forma, como palestras ou mesas-redondas - o entusiasmo pelo curso e pela profissão escolhidos, bem como pela instituição escolhida para a graduação, e encontramos no diálogo descontraído com profissionais que já passaram pela mesma instituição e experiências, uma forma inovadora de executar essa tarefa. No momento de execução do evento, os membros da organização se dividiram novamente em funções distintas: recepção, cerimonial, mediação e cobertura do evento. A primeira função consistia em recepcionar palestrantes e alunos participantes, indicando quais mesas e lugares deveriam ocupar. O cerimonial realizou a função de Mestre de Cerimônias, a partir de um roteiro redigido previamente, orientando os convidados e os inscritos no desenrolar do evento. No tocante à avaliação do evento, elaboramos um questionário via GoogleForms, sobre o evento, que foi disponibilizado para os participantes no encerramento do evento, que abordava questões sobre o local, a divulgação, a realização, os temas abordados e a satisfação geral dos participantes. As respostas foram coletadas ao final do evento pelos membros da comissão organizadora, que abordavam os participantes, disponibilizando smartphones conectados à Internet, registrando automaticamente as respostas. Como forma de motivar o máximo de pessoas a responderem o questionário, nossa principal forma de avaliação na perspectiva do público de interesse, elaboramos um kit com brindes e material de divulgação dos patrocinadores e apoiadores, que seria entregue a todos que respondessem ao questionário nos aparelhos entregues a todos que responderam a pesquisa quantitativa.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Para resgatar o entusiasmo dos alunos de Relações Públicas e fomentar o interesse em participar do evento foram pensadas estratégias para atrair o público, em que a principal foi oferecer um evento acadêmico com um formato inovador que nos permitisse alcançar nossos objetivos.਀䔀渀琀爀愀洀漀猀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 䌀栀漀瀀瀀攀爀椀愀 伀渀稀攀㐀㄀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 刀甀愀 䠀攀渀爀椀焀甀攀 匀愀瘀椀Ⰰ 䈀愀甀爀甀 ጀ†匀倀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 爀攀最椀漀 焀甀攀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 爀攀猀椀搀攀洀Ⰰ 氀漀最漀 漀 氀漀挀愀氀 愀氀洀 搀攀 愀琀攀渀搀攀爀 愀漀 昀漀爀洀愀琀漀 椀渀漀瘀愀搀漀爀Ⰰ 琀愀洀戀洀 琀椀渀栀愀 漀 愀琀爀愀琀椀瘀漀 搀漀 昀挀椀氀 愀挀攀猀猀漀⸀  Pensando no conforto, no maior controle do evento e na capacidade de pessoas que o local comporta, total de 90 lugares, incluindo a área externa, o número de inscrições para os estudantes teve um limite de 50 inscrições – sendo 49 efetivadas. Para chegar nesse número foi levado em consideração a quantidade de convidados, de pessoas da comissão organizadora e dos funcionários da Chopperia, para que houvesse no máximo entre 75 e 80 pessoas no local, não necessitando o uso da área externa e facilitando a circulação no local do evento. ਀倀漀爀 挀漀渀琀愀 搀漀 氀椀洀椀琀攀 搀攀 椀渀猀挀爀椀琀漀猀Ⰰ 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 洀攀椀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 昀漀椀 漀 攀瘀攀渀琀漀 渀漀 昀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 猀攀渀搀漀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀 漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 栀漀爀爀椀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀Ⰰ 漀猀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀Ⰰ 漀猀 瀀愀琀爀漀挀椀渀愀搀漀爀攀猀 攀 漀 焀甀攀 琀攀爀椀愀 渀漀 搀椀愀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 攀 愀氀洀 搀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀Ⰰ 攀渀瘀椀愀渀搀漀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 猀漀戀爀攀 漀 攀瘀攀渀琀漀 渀漀 最爀甀瀀漀 搀愀猀 猀愀氀愀猀 搀漀 挀甀爀猀漀⸀ As inscrições para o “RP Hour: Como segurar essa barra que é cursar RP”, começaram no dia 08 de dezembro de 2017 e foram realizadas até o dia anterior ao evento, 13 de Dezembro 2017, a inscrição tinha o valor de R$ 5,00, que foi revertido em um vale cerveja para cada inscrito, uma forma de também atrair público, sendo divulgado no evento que todos ganhariam o vale cerveja 600 ml (Amstel ou Brahma) e porta-copos personalizado.਀䄀 挀漀洀椀猀猀漀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀愀 猀攀 搀椀瘀椀搀椀甀 攀洀 琀甀爀渀漀猀 挀漀洀 搀甀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀猀 椀渀猀挀爀椀攀猀Ⰰ 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 愀甀氀愀Ⰰ 攀 渀漀 搀椀愀 ㄀㈀ 搀攀 搀攀稀攀洀戀爀漀Ⰰ 搀椀猀琀爀椀戀甀椀洀漀猀 猀漀爀瘀攀琀攀 搀愀 刀愀瀀栀愀攀氀氀漀 䜀攀氀愀琀攀爀椀愀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 渀漀猀猀漀猀 瀀愀琀爀漀挀椀渀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 焀甀攀 樀 攀猀琀愀瘀愀洀 椀渀猀挀爀椀琀漀猀 攀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 猀攀 椀渀猀挀爀攀瘀攀猀猀攀 渀漀 搀椀愀⸀ No dia do evento os inscritos foram divididos, previamente, em uma planilha com cinco grupos, com dez pessoas cada, mesclando o grupo por afinidade e com pessoas que não fossem tão próximas, pois queríamos que houvesse uma maior troca de ideias e conhecimento.਀伀猀 最爀甀瀀漀猀 昀漀爀愀洀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀漀猀 瀀漀爀 挀漀爀Ⰰ 攀洀 挀愀搀愀 洀攀猀愀 昀漀椀 挀漀氀漀挀愀搀漀 甀洀 愀搀攀猀椀瘀漀 挀漀氀漀爀椀搀漀 ⠀瘀攀爀洀攀氀栀漀Ⰰ 瘀攀爀搀攀Ⰰ 愀洀愀爀攀氀漀Ⰰ 氀愀爀愀渀樀愀 漀甀 愀稀甀氀⤀ 攀 愀漀 挀栀攀最愀爀 渀漀 攀瘀攀渀琀漀 挀愀搀愀 瀀攀猀猀漀愀 爀攀挀攀戀攀甀 甀洀愀 攀琀椀焀甀攀琀愀 挀漀洀 猀攀甀 渀漀洀攀 攀 漀 愀搀攀猀椀瘀漀 焀甀攀 椀渀搀椀挀愀瘀愀 愀 挀漀爀 搀愀 洀攀猀愀 焀甀攀 愀 瀀攀猀猀漀愀 搀攀瘀攀爀椀愀 昀椀挀愀爀⸀ 吀愀渀琀漀 漀猀 椀渀猀挀爀椀琀漀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 漀猀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀 愀漀 挀栀攀最愀爀 渀漀 攀瘀攀渀琀漀 爀攀挀攀戀攀爀愀洀 漀 瘀愀氀攀 挀攀爀瘀攀樀愀 攀 昀漀爀愀洀 最甀椀愀搀漀猀 愀琀 猀攀甀猀 氀甀最愀爀攀猀⸀  O evento começou às 18h do dia 14 de dezembro de 2018, em cada lugar da mesa foi disponibilizado um papel e uma caneta para a realização da primeira atividade do evento: uma análise SWOT¹ sobre o papel do aluno na universidade e no curso. A atividade foi planejada para que os grupos pudessem interagir e discutir antes das rodas de conversa iniciarem.਀䄀瀀猀 愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 愀 挀攀爀椀洀漀渀椀愀氀椀猀琀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 漀猀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀 攀 攀砀瀀氀椀挀漀甀 挀漀洀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀爀椀愀 愀猀 爀漀搀愀猀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀⸀ 䘀漀爀愀洀 挀椀渀挀漀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀Ⰰ 琀漀搀漀猀 昀漀爀洀愀搀漀猀 攀洀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀一䔀匀倀 䈀愀甀爀甀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀 昀愀氀漀甀 猀漀戀爀攀 甀洀 琀攀洀愀 挀漀洀戀椀渀愀搀漀 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀⸀ 倀愀爀愀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 挀漀洀 漀猀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀Ⰰ 愀挀漀渀琀攀挀椀愀 甀洀愀 爀漀琀愀漀 攀洀 焀甀攀 挀愀搀愀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀 瀀攀爀洀愀渀攀挀椀愀 攀洀 挀愀搀愀 最爀甀瀀漀 瀀漀爀 ㈀  洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 愀 挀愀搀愀 琀爀漀挀愀 愀 挀攀爀椀洀漀渀椀愀氀椀猀琀愀 椀渀昀漀爀洀愀瘀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 洀攀猀愀 挀愀搀愀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀 搀攀瘀攀爀椀愀 椀爀⸀  Os convidados, além de ex-alunos do curso também atuam no mercado de trabalho, e trouxeram novas perspectivas sobre o curso, a universidade e papel do aluno:਀☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀ऀ䈀爀甀渀漀 䄀猀琀漀氀昀椀㨀 䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀 挀漀洀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀搀漀爀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 渀愀 吀椀氀椀戀爀愀 攀 琀愀洀戀洀  瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀攀 瀀猀ⴀ最爀愀搀甀愀漀 渀愀 唀匀䌀 攀洀 䈀愀甀爀甀Ⰰ 琀爀愀琀漀甀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀㨀 ᰀ传 焀甀攀  猀攀爀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀㼀 ᴀⰠ 氀攀瘀愀渀琀愀渀搀漀 瀀漀渀琀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 刀倀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀  ● Natália Gonzales: Com experiência em empresas familiares, multinacionais e em terceiro setor, é certificada internacionalmente em gestão de projetos sociais, especialista em comunicação organizacional e mestra em comunicação para mobilização social. Atualmente, trabalha na Sede de Projetos Sociais do Grupo Lwart, em Lençóis Paulista. Tratou sobre o tema: “Motivação”, incentivando os alunos a permanecerem e ocuparem seu espaço, e mostrando a importância do lugar em que cada um está.਀☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀ऀ䴀愀爀椀愀渀礀 䜀爀愀渀愀琀漀㨀 䴀攀猀琀爀愀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 搀漀甀琀漀爀愀渀搀愀 攀洀 䴀搀椀愀 攀 吀攀挀渀漀氀漀最椀愀 瀀攀氀愀 唀一䔀匀倀⸀ 吀攀洀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀洀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀椀最椀琀愀氀 攀  瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 渀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀猀 䤀渀琀攀最爀愀搀愀猀 搀攀 䈀愀甀爀甀 ⠀䘀䤀䈀⤀ 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䤀渀琀攀最爀愀搀愀 攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ 吀爀愀琀漀甀 搀漀 琀攀洀愀 ᰀ吠攀漀爀椀愀 砀 倀爀琀椀挀愀 渀漀 挀甀爀猀漀ᴀⰠ 琀爀愀稀攀渀搀漀 瀀愀爀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 甀洀 瀀漀渀琀漀 猀攀洀瀀爀攀 氀攀瘀愀渀琀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 攀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 琀攀漀爀椀愀 瀀愀爀愀 猀攀 琀攀爀 甀洀愀 戀愀猀攀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀  ● Carolina Sacramoni Barati: Fez MBA em Marketing na USP/Esalq, atualmente é analista de marketing na Tilibra, responsável pela área de licenciamento de marcas e também atua com pesquisa e inteligência de mercado. Tratou do tema: “Oportunidade”, com objetivo de mostrar todas as possibilidades exitentes dentro da universidade, que vão muito além do ir às aulas, mas também participar de projetos, iniciações, intercâmbios, entre outros.਀☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀ऀ䐀愀渀椀攀氀攀 䴀漀搀愀渀攀稀㨀 䰀漀最漀 焀甀攀 猀攀 昀漀爀洀漀甀 昀攀稀 瀀猀ⴀ最爀愀搀甀愀漀 攀洀 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀攀 䔀洀瀀爀攀猀愀猀 渀愀 䘀䜀嘀 攀 攀猀琀 栀 琀爀猀 愀渀漀猀 渀愀 吀椀氀椀戀爀愀⸀ 吀爀愀琀漀甀 搀漀 琀攀洀愀㨀 ᰀ䤠渀琀攀最爀愀漀ᴀⰠ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 昀愀氀愀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 猀愀爀攀洀 搀愀 ᰀ戠漀氀栀愀ᴀ†搀攀 刀倀 攀 搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 漀甀琀爀漀猀 挀甀爀猀漀猀 攀 猀愀戀攀爀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 瀀漀渀琀攀 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 瀀爀漀昀椀猀猀攀猀 愀最爀攀最愀渀搀漀 洀愀椀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ Os temas foram divididos conforme o perfil de cada convidado, levando em conta suas experiências e informações coletadas com pessoas que convivem ou conviveram com eles.਀䄀 挀漀洀椀猀猀漀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀愀 渀漀 攀瘀攀渀琀漀 昀椀挀漀甀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀㨀 甀洀 洀攀搀椀愀搀漀爀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 猀漀氀甀挀椀漀渀愀爀 攀瘀攀渀琀甀愀椀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 攀 搀愀爀 愀瀀漀椀漀  攀焀甀椀瀀攀㬀 搀甀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 爀攀挀攀瀀漀 搀漀猀 椀渀猀挀爀椀琀漀猀㬀 甀洀愀 挀攀爀椀洀漀渀椀愀氀椀猀琀愀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 爀攀挀攀瀀漀 搀漀猀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀 攀 漀爀椀攀渀琀愀漀 渀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀㬀 挀椀渀挀漀 瀀攀猀猀漀愀猀 洀攀搀椀愀搀漀爀愀猀 搀攀 最爀甀瀀漀Ⰰ 甀洀愀 攀洀 挀愀搀愀 洀攀猀愀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 最愀爀愀渀琀椀爀 漀 昀漀挀漀 渀愀猀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 爀攀挀漀氀栀攀爀 愀猀 昀椀挀栀愀猀 瀀愀爀愀 爀攀琀椀爀愀搀愀 搀愀猀 挀攀爀瘀攀樀愀猀 搀漀猀 椀渀猀挀爀椀琀漀猀 攀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀㬀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 渀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀⸀ No decorrer do evento foram realizados três sorteios de três bolsas de 50% na London Eye, escola de idiomas de Bauru, e três vales Sorvete Collegial da Raphaello Gelateria. Durante o evento, além das cervejas, foi levado para cada grupo uma porção de batatas e as pessoas que não queriam cerveja, foi dada a opção de trocar por outro refresco de mesmo valor da cerveja.਀䄀漀 昀椀洀 搀愀猀 爀漀搀愀猀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 漀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 昀漀椀 愀戀攀爀琀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀Ⰰ 椀渀挀氀甀椀渀搀漀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 攀 漀猀 椀渀猀挀爀椀琀漀猀 昀愀氀愀猀猀攀洀 猀漀戀爀攀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 渀漀 攀瘀攀渀琀漀⸀ 䘀漀椀 挀椀琀愀搀漀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 猀攀 攀渀最愀樀愀爀攀洀 洀愀椀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 挀甀爀猀漀 猀攀樀愀 洀愀渀琀椀搀愀 攀 琀愀洀戀洀 猀漀戀爀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀 椀渀挀攀渀琀椀瘀攀洀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 琀攀渀栀愀洀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 昀愀氀愀爀 攀 搀椀瘀椀搀椀爀 猀甀愀猀 椀搀攀椀愀猀⸀ Depois do microfone aberto, foi passado para cada inscrito e convidado um formulário, para que a comissão organizadora tivesse um feedback, e foi entregue um kit com os materias de divulgação dos patrocinadores, um bom-bom e o porta-copos, e para os convidados foi entregue também um bilhete de agradecimento. ਀一漀 氀漀挀愀氀 栀漀甀瘀攀 甀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 昀漀琀漀猀 焀甀攀 瀀愀猀猀漀甀 渀愀猀 吀嘀怀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 攀瘀攀渀琀漀 攀 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 瀀愀椀渀椀猀 挀漀洀 昀漀琀漀猀 搀愀猀 琀甀爀洀愀猀 搀漀猀 切氀琀椀洀漀猀 焀甀愀琀爀漀 愀渀漀猀 搀攀 刀倀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀愀猀 搀愀 瀀攀爀最甀渀琀愀㨀 ᰀ传 焀甀攀 昀愀稀 瘀漀挀 猀攀最甀爀愀爀 攀猀猀愀 戀愀爀爀愀 焀甀攀  挀甀爀猀愀爀 刀倀㼀ᴀⰠ 漀渀搀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀甀搀攀爀愀洀 攀猀挀爀攀瘀攀爀Ⰰ 搀攀椀砀愀渀搀漀 愀氀洀 搀攀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀Ⰰ 洀攀渀猀愀最攀渀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 刀倀 䠀漀甀爀⸀ (¹Ferramenta de diagnóstico muito utilizada no curso, com a qual os estudantes estão familizarizados, por meio da qual é possível identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.)
 
CONSIDERAÇÕES
Com a realização do evento pode-se notar que, apesar de mesa-redonda ser o tipo de evento que mais acontece em Relações Públicas, o formato do RP Hour foi essencial para a promoção de debates sobre o curso, além de valorizá-lo de um jeito mais dinâmico e descontraído.਀䌀漀渀猀椀搀攀爀愀洀漀猀 焀甀攀 漀 攀瘀攀渀琀漀 琀攀瘀攀 瀀漀渀琀漀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀愀甀琀愀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 昀漀爀愀洀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 瀀愀爀愀 琀椀爀愀爀 搀切瘀椀搀愀猀Ⰰ 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 愀氀甀渀漀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀爀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 漀 猀攀爀 刀倀⸀ A partir da análise do feedbeck do evento, percebemos que a maioria das pessoas gostaram da maneira como os assuntos foram abordados, ficaram animadas com o formato e se sentiram mais a vontade em compartilhar ideias. ਀䄀瀀攀猀愀爀 搀愀猀 椀渀挀攀爀琀攀稀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 瀀愀琀爀漀挀渀椀漀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀Ⰰ 攀 搀攀洀漀爀愀爀洀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 琀漀搀漀猀 渀漀猀猀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 昀漀爀愀洀 愀氀挀愀渀愀搀漀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 渀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 渀漀 攀瘀攀渀琀漀 攀洀 猀椀⸀ O feedback positivo, as pessoas perceberem o diferencial e a preocupação que tivemos desde deixar todos acomodados até o fornecimento de um petisco, e perceber que discussões que muitas vezes são extremamente difíceis de acontecer entre os alunos de Relações Públicas, aconteceram de forma natural e dinâmica, e todos conseguiram participar e trocar ideias, foi um resultado satisfatório.਀䄀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 攀瘀攀渀琀漀猀 挀漀洀 昀漀爀洀愀琀漀猀 椀渀漀瘀愀搀漀爀攀猀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 甀洀 洀攀椀漀 搀攀 愀琀爀愀椀爀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 渀漀 猀漀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀猀 瀀漀爀 猀攀爀 攀渀最攀猀猀愀搀漀 攀 洀愀愀渀琀攀Ⰰ 渀漀 刀倀 䠀漀甀爀 瀀漀搀攀洀漀猀 瘀攀爀 琀漀搀漀猀 搀椀猀挀甀琀椀渀搀漀 洀攀猀洀漀 搀攀瀀漀椀猀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀⸀ 䔀瘀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀 攀猀猀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 最攀爀愀爀 搀攀戀愀琀攀猀 攀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 攀渀琀爀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 瀀攀爀昀椀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 昀漀渀琀攀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ No momento em que as Universidades Públicas se encontram, é necessário que os seus alunos encontrem formas de unir forças e ideias para que o ensino público não fique cada vez mais precário. ਀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
CESCA, Cleuza G. Gimenes. Organização de Eventos: Manual para Planejamento e execução. São Paulo: Summus, 1997

ESTADO REPASSA MENOR VALOR EM 7 ANOS PARA USP, UNESP E UNICAMP. ESTADÃO. Disponível em: . Acesso em: 23/04/2018.

FORTES, Waldyr; BENINE, Mariângela. EVENTOS: Estratégias de planejamento e execução. Summus, 2011

KUNSCH, Margarida K. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.

PEREIRA, Ethel Shiraishi. “Eventos em Relações Públicas: Ferramenta ou Estratégia?”. In: FARIAS, L Alberto. Relações Públicas Estratégicas. São Paulo: Summus, 2011.