INSCRIÇÃO: | 00970 |
CATEGORIA: | PP |
MODALIDADE: | PP03 |
TÍTULO: | Projeto AADV |
AUTORES: | Thayná Cristina Dias da Silva (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas); Danilo Lopes Silva (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas); Letícia Oliveira Monteiro Faria (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas); Adinan Carlos Nogueira (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas) |
PALAVRAS-CHAVE: | campanha publicitária, associação beneficente, AADV, identidade, comunicação |
RESUMO | |
Este trabalho foi elaborado por estudantes de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda com intuito de auxiliar, por meio de uma campanha publicitária, a Associação de Assistência aos Deficientes Visuais de Poços de Caldas (AADV), buscando aumentar sua visibilidade na cidade e região. A campanha conta com peças audiovisuais, impressas e elementos comunicacionais online, que juntas trabalham para uma comunicação eficiente entre a associação, a sociedade e seus assistidos, sempre valorizando o caráter humano das relações sociais.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 愀甀砀椀氀椀愀爀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 瀀愀爀愀 愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 搀攀 䄀猀猀椀猀琀渀挀椀愀 愀漀猀 䐀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 嘀椀猀甀愀椀猀 搀攀 倀漀漀猀 搀攀 䌀愀氀搀愀猀 ⠀䄀䄀䐀嘀⤀⸀ 䄀 䄀䄀䐀嘀 甀洀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 渀漀ⴀ最漀瘀攀爀渀愀洀攀渀琀愀氀 猀攀洀 昀椀渀猀 氀甀挀爀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 焀甀攀 戀甀猀挀愀 愀琀攀渀搀攀爀 猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 瘀椀猀甀愀氀 搀攀 倀漀漀猀 搀攀 䌀愀氀搀愀猀 攀 爀攀最椀漀⸀ 䄀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 愀琀攀渀搀攀 愀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀搀愀搀攀猀 攀 漀昀攀爀攀挀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀椀爀椀愀猀 愀漀猀 猀攀甀猀 愀猀猀椀猀琀椀搀漀猀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀 椀渀昀漀爀洀琀椀挀愀Ⰰ 挀漀爀愀氀Ⰰ 搀愀渀愀Ⰰ 愀甀氀愀猀 搀攀 䈀爀愀椀氀氀攀Ⰰ 渀愀琀愀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀⸀ 䄀 愀猀猀漀挀椀愀漀 搀攀昀椀渀攀 挀漀洀漀 猀攀甀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 愀 爀攀椀渀琀攀最爀愀漀 猀漀挀椀愀氀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀愀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 挀漀洀 昀漀挀漀 渀漀 挀愀爀琀攀爀 栀甀洀愀渀漀 搀愀猀 爀攀氀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ Nesse contexto, este trabalho busca atender às demandas e necessidades da instituição utilizando de peças audiovisuais, peças impressas, reformulação de logotipo, criação de identidade visual para Facebook e desenvolvimento de um website.匀攀最甀渀搀漀 搀愀搀漀猀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䜀攀漀最爀愀昀椀愀 攀 䔀猀琀愀琀猀琀椀挀愀 ⠀䤀䈀䜀䔀⤀ 攀洀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀攀 匀愀切搀攀 ⠀倀伀刀吀䄀䰀 䈀刀䄀匀䤀䰀Ⰰ ㈀ 㔀⤀Ⰰ 㘀Ⰰ㈀─ 搀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 琀洀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀⸀ 一攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 愀 瘀椀猀甀愀氀 漀 琀椀瀀漀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 漀挀漀爀爀渀挀椀愀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 ㌀Ⰰ㘀─ 搀漀猀 挀愀猀漀猀⸀ 䄀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 瘀椀猀甀愀氀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 漀戀猀琀挀甀氀漀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀渀挀爀攀琀漀猀 攀 愀戀猀琀爀愀琀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀愀 昀愀氀琀愀 搀攀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 瘀漀氀琀愀搀愀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 渀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 栀 愀椀渀搀愀 最爀愀渀搀攀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 愀 猀攀爀攀洀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀漀猀 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀⸀ 匀椀氀瘀愀 ⠀㈀ 㘀⤀ 攀砀瀀氀椀挀愀 焀甀攀 攀猀猀愀猀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀攀猀 猀漀 漀爀椀最椀渀爀椀愀猀 搀愀 搀椀昀攀爀攀渀愀⸀ ᰀ䄠猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 猀漀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀 渀漀猀 瀀愀爀洀攀琀爀漀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 渀漀 攀砀椀猀琀攀 搀椀昀攀爀攀渀愀 猀攀洀 甀洀 最爀甀瀀漀 猀漀挀椀愀氀 樀 昀漀爀洀愀搀漀 嬀⸀⸀⸀崀⸀ 준 漀 最爀甀瀀漀 焀甀攀 挀漀氀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀氀椀稀愀 甀洀愀 搀椀昀攀爀攀渀愀Ⰰ 焀甀攀 氀栀攀 搀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 攀 瘀愀氀漀爀ᴀ†⠀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ ㈀ 㘀Ⰰ 瀀⸀ 㐀⤀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 搀攀 愀猀猀椀猀琀渀挀椀愀 愀 攀猀猀攀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 椀渀搀椀猀瀀攀渀猀瘀攀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀攀 焀甀攀 猀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 樀 攀猀琀攀爀攀漀琀椀瀀愀搀愀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 攀氀攀猀 猀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 洀愀爀最椀渀愀氀椀稀愀搀漀猀 搀攀瘀椀搀漀 愀 攀猀猀攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 焀甀愀氀焀甀攀爀 愀甀砀氀椀漀 愀 攀猀猀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀洀瀀氀椀愀爀 愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 搀攀 䄀猀猀椀猀琀渀挀椀愀 愀漀猀 䐀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 嘀椀猀甀愀椀猀 搀攀 倀漀漀猀 搀攀 䌀愀氀搀愀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 猀漀氀甀挀椀漀渀愀爀 猀攀甀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 戀猀椀挀漀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 瀀愀爀愀 愀 䄀䄀䐀嘀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀昀攀琀椀瘀愀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 爀攀最椀漀⸀ Além disso, auxiliar por meio de uma nova identidade visual, na diferenciação da associação em relação a outras do mesmo setor em contextos municipal e regional. Criar uma unidade visual nas peças desenvolvidas, impressas ou audiovisuais, para reforçar a imagem da AADV perante a sociedade. Oferecer à instituição materiais publicitários de qualidade que possam ser produzidos com baixo custo foi de extrema importância, tendo em vista que a mesma é mantida por auxílios da prefeitura, parcerias e doações. 䄀搀攀洀愀椀猀Ⰰ 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 渀漀 琀攀爀 渀攀渀栀甀洀愀 甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 渀漀 栀愀瘀椀愀 甀渀椀昀漀爀洀攀猀 攀 挀爀愀挀栀猀 焀甀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀猀猀攀洀 愀氀甀渀漀猀 攀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀⸀ 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀ⴀ猀攀 攀渀琀漀 甀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 戀猀椀挀愀 搀攀猀琀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 琀椀瘀攀猀猀攀 甀渀椀搀愀搀攀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀 琀愀洀戀洀⸀ | |
JUSTIFICATIVA | |
Analisando as necessidades da instituição AADV, as informações reunidas no briefing (em anexo) e o processo de criação ao longo do semestre, a campanha publicitária elaborada apresenta as seguintes peças: logotipo, vídeo institucional, vídeo comercial, website, peças de layout para página do Facebook, folder, papelaria, camiseta e crachá. Todos esses elementos buscam contribuir para o aumento da visibilidade da instituição, além de facilitar sua identificação por meio de uma identidade visual concisa. ऀ伀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 琀愀洀戀洀Ⰰ 瀀攀氀漀 甀猀漀 搀攀 甀洀 搀攀猀椀最渀 椀渀琀攀氀椀最瘀攀氀Ⰰ 挀漀洀 氀椀渀栀愀猀 搀攀洀愀爀挀愀搀愀猀 攀 氀愀礀漀甀琀猀 洀椀渀椀洀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀Ⰰ 攀洀 挀愀猀漀猀 搀攀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 挀漀洀 爀攀氀攀瘀漀Ⰰ 愀猀 瀀攀愀猀 瀀漀猀猀愀洀 猀攀爀 攀砀瀀攀爀椀攀渀挀椀愀搀愀猀 洀攀猀洀漀 瀀漀爀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 琀漀琀愀椀猀⸀ A questão financeira foi cuidadosamente pensada para a campanha. O uso da cor azul em vários tons possui como propósito, além da questão estética, diminuir os custos de impressão. Além disso, os vídeos podem ser divulgados tanto na internet, em redes sociais sem custo, quanto em mídias tradicionais por meio de parcerias com as redes televisivas locais que costumam auxiliar a instituição. Juntamente, as peças audiovisuais têm como objetivo divulgar a instituição de maneira notória, com a intenção de que possam gerar compartilhamentos em redes sociais e, posteriormente, mídia espontânea.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀儀甀愀渀搀漀 椀渀挀甀洀戀椀搀愀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 甀洀愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 戀攀渀攀昀椀挀攀渀琀攀Ⰰ 昀漀椀 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀 甀洀愀 爀攀甀渀椀漀 挀漀洀 漀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 搀愀 䄀䄀䐀嘀Ⰰ 刀漀搀爀椀最漀 䜀愀氀栀愀爀搀攀Ⰰ 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀愀 搀椀爀攀琀漀爀椀愀Ⰰ 攀 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀 䘀椀氀漀洀攀渀漀Ⰰ 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀 搀漀 挀攀渀琀爀漀 搀攀 瀀爀漀挀攀猀猀愀洀攀渀琀漀 攀洀 戀爀愀椀氀氀攀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀⸀ 一攀猀琀愀 爀攀甀渀椀漀Ⰰ 昀漀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 樀 洀攀渀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 搀攀洀愀椀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 爀攀最椀漀⸀ Para realização da campanha publicitária e alcance dos objetivos almejados, o primeiro passo foi a elaboração de um briefing (em anexo) específico e detalhado a respeito da instituição AADV e suas necessidades, sob orientação do professor e orientador Adinan Nogueira. Nesse documento constam informações como dados básicos da associação, seu histórico, questões financeiras e formas de atuação.ऀ䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 愀 昀漀爀洀甀氀愀漀 搀攀 甀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀琀愀氀栀愀搀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 ⠀攀洀 愀渀攀砀漀⤀Ⰰ 猀漀戀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀漀 洀攀猀洀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀⸀ 一攀氀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀ⴀ猀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀洀漀 愀渀氀椀猀攀 搀漀猀 挀漀渀挀漀爀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 愀渀氀椀猀攀 匀圀伀吀 攀 搀攀猀挀爀椀漀 搀愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 挀漀氀漀挀愀搀愀猀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ Terminada essa primeira fase de análise e estudo, a primeira ação foi uma visita presencial à AADV, realizada no dia 09 de março de 2017. Essa visita teve como objetivo conhecer melhor a instituição, seu espaço físico, sua equipe administrativa e seus assistidos. Embora o briefing e o planejamento já apresentassem dados e análises sobre a situação da associação, essa visita foi indispensável para o entendimento das necessidades atuais da AADV, na qual abordou-se os principais pontos levantados pelo grupo para o desenvolvimento da campanha publicitária. ऀ䄀瀀猀 愀 瘀椀猀椀琀愀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 椀渀椀挀椀漀甀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 一攀猀猀愀 攀琀愀瀀愀 搀攀昀椀渀椀甀ⴀ猀攀 漀 焀甀攀Ⰰ 搀攀 昀愀琀漀Ⰰ 猀攀爀椀愀 攀砀攀挀甀琀愀搀漀 挀漀洀漀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 瀀愀爀愀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 䘀漀爀愀洀 愀猀猀椀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀愀 渀漀瘀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 瀀攀愀猀 戀猀椀挀愀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 ⠀昀漀氀搀攀爀Ⰰ 挀愀爀琀漀 搀攀 瘀椀猀椀琀愀Ⰰ 瀀攀愀猀 瀀愀爀愀 䘀愀挀攀戀漀漀欀⤀Ⰰ 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 渀漀瘀漀 氀愀礀漀甀琀 瀀愀爀愀 漀 眀攀戀猀椀琀攀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 攀 挀爀椀愀漀 搀攀 搀漀椀猀 瘀搀攀漀猀 ጀ†猀攀渀搀漀 甀洀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 攀 甀洀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀⸀ Assim, a primeira ação foi a definição da nova identidade visual proposta pelo grupo, partindo da criação de um novo logotipo e paleta de cores. Partindo desse ponto, todas as peças visuais foram colocadas em prática, seguindo, então, para a elaboração do website. Esses elementos foram executados e alterados de maneira constante ao longo de todo o processo de criação e desenvolvimento da campanha.ऀ䌀漀渀挀漀洀椀琀愀渀琀攀 攀砀攀挀甀漀 搀攀猀猀攀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 搀攀昀椀渀椀搀漀猀 漀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀 搀漀猀 搀漀椀猀 瘀搀攀漀猀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 䄀洀戀漀猀 昀漀爀愀洀 搀攀昀椀渀椀搀漀猀 挀漀洀漀 瘀搀攀漀猀 搀攀 氀漀挀甀漀 漀昀昀Ⰰ 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 焀甀攀 椀氀甀猀琀爀愀洀 愀猀 渀愀爀爀愀攀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀氀 攀⼀漀甀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀愀⸀ A captação das imagens aconteceu durante sete dias, sendo quatro de filmagens na própria instituição e três em ambientes externos. As condições climáticas foram fundamentais para execução dessa etapa, sendo esse o principal desafio enfrentado pelo grupo em questões audiovisuais. Outro imprevisto que precisou ser resolvido pelo grupo foi o da solicitação da associação para que não fossem mostrados rostos de crianças, o que tornou necessário a adaptação de captação e enquadramentos de diversas cenas do vídeo institucional.ऀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 挀愀瀀琀愀搀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 䌀愀渀漀渀 吀㔀Ⰰ 氀攀渀琀攀猀 㠀ⴀ㔀㔀洀洀 攀 㔀 洀洀Ⰰ 攀 甀洀 搀爀漀渀攀 䐀䨀䤀 倀栀愀渀琀漀洀 㐀 漀戀琀椀搀漀 瀀漀爀 攀洀瀀爀猀琀椀洀漀 瀀漀爀 甀洀 搀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀⸀ 䄀猀 最爀愀瘀愀攀猀 搀愀猀 氀漀挀甀攀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 最爀愀瘀愀搀漀爀 搀攀 瘀漀稀 搀攀 甀洀 䤀瀀栀漀渀攀Ⰰ 攀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 愀 瘀漀稀 搀攀 䘀氀瘀椀愀 䨀漀爀最攀Ⰰ 挀愀渀琀漀爀愀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀愀 渀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀漀甀 瘀漀氀甀渀琀愀爀椀愀洀攀渀琀攀⸀ ऀ䄀 攀搀椀漀 搀漀猀 瘀搀攀漀猀 氀攀瘀漀甀 挀攀爀挀愀 搀攀 栀漀爀愀猀Ⰰ 攀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀 䌀䌀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀漀爀爀攀漀 搀攀 挀漀爀攀猀Ⰰ 攀猀琀愀戀椀氀椀稀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 挀漀爀琀攀猀 瀀爀攀挀椀猀漀猀 瀀愀爀愀 漀猀 瘀搀攀漀猀⸀ 唀琀椀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 琀愀洀戀洀 漀 䄀搀漀戀攀 䄀昀琀攀爀 䔀昀昀攀挀琀猀 瀀愀爀愀 愀 愀渀椀洀愀漀 搀漀 氀漀最漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀⸀ 伀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 猀椀琀攀 瀀愀爀愀 愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 攀洀 氀椀渀最甀愀最攀洀 䠀吀䴀䰀Ⰰ 䌀匀匀 攀 䨀愀瘀愀猀挀爀椀瀀琀Ⰰ 瀀愀爀愀 琀攀爀 洀愀椀漀爀 愀甀琀漀渀漀洀椀愀 渀漀 氀愀礀漀甀琀 搀漀 洀攀猀洀漀⸀ 伀 猀椀琀攀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 爀攀猀瀀漀渀猀椀瘀漀 ⠀愀搀愀瀀琀瘀攀氀 愀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀愀洀愀渀栀漀猀 搀攀 琀攀氀愀 攀 愀瀀愀爀攀氀栀漀猀⤀ 攀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 搀攀猀搀攀 猀攀甀 椀渀挀椀漀 瀀攀氀漀 甀猀漀 搀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 䄀搀漀戀攀 䐀爀攀愀洀眀攀愀瘀攀爀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 瀀爀漀瀀攀 攀猀昀漀爀漀猀 焀甀攀 瘀椀猀愀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 愀洀瀀氀椀愀爀 愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 搀攀 䄀猀猀椀猀琀渀挀椀愀 愀漀猀 䐀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 嘀椀猀甀愀椀猀 搀攀 倀漀漀猀 搀攀 䌀愀氀搀愀猀 ⠀䄀䄀䐀嘀⤀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 猀漀氀甀挀椀漀渀愀爀 猀攀甀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀⸀ Nesse contexto, a atualização do logotipo da instituição é imprescindível. Os logotipos antigos e o atual sempre utilizaram as cores azul e vermelho, de forma que foi sugerido pelo cliente que esse aspecto não fosse alterado. Contudo, após análise de questões estéticas e orçamentárias, o grupo optou por propor à instituição o uso de somente azul como cor institucional. ऀ䔀猀猀愀 攀猀挀漀氀栀愀 猀攀 愀瀀漀椀愀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瀀爀攀洀椀猀猀愀猀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 搀攀氀愀猀 攀猀琀 渀漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀Ⰰ 渀漀 挀爀挀甀氀漀 挀爀漀洀琀椀挀漀Ⰰ 愀猀 挀漀爀攀猀 愀稀甀氀 攀 瘀攀爀洀攀氀栀漀 渀漀 猀漀 琀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 挀愀甀猀愀爀 挀攀爀琀愀 搀攀猀愀爀洀漀渀椀愀 焀甀愀渀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 樀甀渀琀愀猀 瀀漀爀 渀漀 猀攀爀攀洀 椀搀攀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀渀琀爀愀猀琀愀渀琀攀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀愀爀琀椀渀搀漀 搀攀 甀洀 瘀椀猀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀Ⰰ 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 猀 挀漀爀 瀀漀搀攀 愀挀愀爀爀攀琀愀爀 渀愀 搀椀洀椀渀甀椀漀 搀攀 漀爀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 瀀攀愀猀 攀洀 最爀愀渀搀攀 攀猀挀愀氀愀⸀ Outro fator que permite o descarte do vermelho como cor institucional está na constituição do espaço físico da associação. O prédio em que a AADV está localizada é totalmente ambientada em tons de azul, o que reforça bastante essa cor como institucional. A decisão do grupo se apoia, ainda, no livro Psicodinâmica das Cores em Comunicação, que ressalta que “o azul é a cor mais lembrada quando os ocidentais querem referir-se à simpatia, à harmonia, à amizade e à confiança” (FARINA; PEREZ; BASTOS, 2006, p. 102), além de que, segundo os mesmos autores, está altamente ligado aos ideais de liberdade e acolhimento.ऀ䐀攀昀椀渀椀搀漀 漀 愀稀甀氀 挀漀洀漀 挀漀爀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 琀爀猀 琀漀渀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 攀 瀀攀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀⸀ 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 焀甀攀 愀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 昀漀椀 爀攀搀甀稀椀搀愀Ⰰ 樀甀氀最漀甀ⴀ猀攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 焀甀攀 漀 氀漀最漀琀椀瀀漀 攀 搀攀洀愀椀猀 瀀攀愀猀 瀀漀猀猀甀愀洀Ⰰ 愀椀渀搀愀 愀猀猀椀洀Ⰰ 瘀爀椀漀猀 琀漀渀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 猀攀爀 挀漀渀琀爀愀猀琀愀搀漀猀 攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 瘀愀爀椀愀搀愀 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 愀瀀氀椀挀愀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 瀀愀爀琀攀 攀猀琀琀椀挀愀 渀漀 瀀漀猀猀甀愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 氀椀洀椀琀愀漀 瀀攀氀愀 攀猀挀漀氀栀愀 洀漀渀漀挀爀漀洀琀椀挀愀⸀ Quanto à parte simbólica do logotipo, foram utilizados, basicamente, três elementos para sua constituição: Um globo terrestre, um globo ocular e fios de cílios. Conceitualmente, o logotipo procura ilustrar proteção e união.ऀ䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 挀愀爀琀攀爀 栀甀洀愀渀漀 渀愀猀 爀攀氀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 䄀䄀䐀嘀Ⰰ 漀 最氀漀戀漀 琀攀爀爀攀猀琀爀攀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 挀漀洀漀 甀洀 猀洀戀漀氀漀 搀攀 椀渀琀攀最爀愀漀 攀 甀渀椀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 琀爀愀搀甀稀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 ᰀ攠渀最氀漀戀愀爀ᴀ†琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䔀猀猀攀 最氀漀戀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 愀爀挀漀 攀 瀀漀爀 甀洀愀 戀愀猀攀⸀ 䄀 戀愀猀攀 戀甀猀挀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 猀漀氀椀搀攀稀Ⰰ 挀漀洀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 焀甀攀 愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 戀甀猀挀愀 搀愀爀 戀愀猀攀猀 愀 猀攀甀猀 愀猀猀椀猀琀椀搀漀猀⸀ 伀 愀爀挀漀Ⰰ 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 愀戀爀椀最愀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 昀愀琀漀 搀攀 漀 最氀漀戀漀 漀挀甀氀愀爀 攀猀琀愀爀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 搀攀渀琀爀漀 搀攀氀攀⸀ A representação gráfica do globo ocular, quando isolada, não é literal. Pode ser vista como dois círculos agregados, mas não representa, necessariamente, parte de um olho. Contudo, ao ser unida ao globo terrestre, o olho se torna mais evidente, ainda que não seja explícito ou literal. A escolha de representar, de alguma forma, o olho, se deve ao fato de que a instituição, segundo relato de sua coordenadora, Gislaine Pereira Matos, é facilmente confundida com outras instituições da cidade que atendem a pessoas com outros tipos de deficiência. Assim, o logo procura representar, de alguma forma, a deficiência específica para qual a AADV presta assistência, com intenção de diminuir essas confusões ocasionais.ऀ伀 琀攀爀挀攀椀爀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 最爀昀椀挀漀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 攀猀琀椀氀椀稀愀搀愀 搀攀 琀爀猀 昀椀漀猀 搀攀 挀氀椀漀猀⸀ 䄀渀愀琀漀洀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀猀 挀氀椀漀猀 攀砀攀爀挀攀洀 昀甀渀漀 瀀爀漀琀攀琀漀爀愀 瀀愀爀愀 漀猀 漀氀栀漀猀Ⰰ 瀀爀攀猀攀爀瘀愀渀搀漀ⴀ漀猀 搀攀 椀洀瀀甀爀攀稀愀猀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀氀 搀攀猀猀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀 戀甀猀挀愀 椀氀甀猀琀爀愀爀 愀 瀀爀漀琀攀漀 攀 漀 挀愀爀椀渀栀漀 焀甀攀 愀 愀猀猀漀挀椀愀漀 瀀漀猀猀甀椀 挀漀洀 猀攀甀猀 愀猀猀椀猀琀椀搀漀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 瀀爀漀琀攀最攀ⴀ氀漀猀 搀攀 ᰀ椠洀瀀甀爀攀稀愀猀ᴀ†挀漀洀漀 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 攀 愀 攀砀挀氀甀猀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 伀甀琀爀漀 昀愀琀漀爀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 氀椀最愀搀漀 愀漀猀 挀氀椀漀猀 焀甀攀 猀漀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 昀椀漀猀 椀猀漀氀愀搀漀猀 焀甀攀Ⰰ 甀渀椀搀漀猀Ⰰ 攀砀攀爀挀攀洀 猀甀愀 昀甀渀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 甀渀椀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀 渀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 攀渀琀爀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀攀甀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 瀀愀爀愀 愀氀挀愀渀愀爀攀洀 猀攀甀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀⸀ Logo de início, notou-se a necessidade de um novo vídeo institucional para a associação, como uma forma de apresentação audiovisual cativante. Sendo assim, o vídeo produzido apresenta a AADV de maneira otimista e alegre, descrevendo sua atuação e ressaltando suas características preponderantes. As imagens mostradas procuram demonstrar o dia-a-dia da associação. Para apresentar o espaço físico de que a AADV dispõe, sendo esse um de seus pontos mais fortes, foram utilizadas imagens captadas por um drone, tornando o vídeo sofisticado.ऀ伀 瘀搀攀漀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀 琀攀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 愀漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 瘀椀猀甀愀氀 渀漀 搀椀昀攀爀攀洀 搀攀 渀攀渀栀甀洀愀 漀甀琀爀愀Ⰰ 攀 焀甀攀 猀甀愀猀 氀椀洀椀琀愀攀猀 渀漀 猀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀爀愀猀 搀攀 猀甀愀猀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 瘀搀攀漀 瀀爀漀挀甀爀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 甀琀椀氀椀稀愀 搀攀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 漀琀椀洀椀猀琀愀 攀 渀漀 洀攀氀愀渀挀氀椀挀愀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀猀愀 瀀攀愀 猀攀爀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀愀 瀀愀爀愀 椀爀 愀氀洀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 愀琀攀渀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀漀 猀攀甀 挀漀渀琀攀切搀漀 猀攀渀猀瘀攀氀⸀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 渀攀猀猀攀 瘀搀攀漀 琀爀愀稀攀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 琀攀爀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 瘀椀猀甀愀氀 漀甀 渀漀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 椀渀搀椀猀琀椀渀最甀瘀攀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀 椀搀攀渀琀椀昀椀焀甀攀洀ⴀ猀攀 挀漀洀 漀 瘀搀攀漀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 搀攀 猀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀⸀ 䄀 椀渀琀攀渀漀 搀攀猀猀愀 瀀攀愀 Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀Ⰰ 最攀爀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 攀洀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀⼀漀甀 洀搀椀愀猀 攀猀瀀漀渀琀渀攀愀猀⸀ Embora a instituição já possua um website ativo (http://www.aadv.com.br), percebeu-se a necessidade de sua reformulação e atualização de seu layout. A arquitetura da informação precisava ser reestruturada e o website deve ser responsivo, principalmente considerando a necessidade de ser lido por mecanismos de acessibilidade em dispositivos móveis. Assim, o website foi organizado com design inteligível, com informações distribuídas em menos áreas do que o site atual, para facilitar a navegação, e que pode ser facilmente atualizado com informações ocasionais como eventos e recados.ऀ伀 挀愀爀琀漀 搀攀 瘀椀猀椀琀愀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 琀爀愀稀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 戀猀椀挀愀猀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 渀漀 瘀攀爀猀漀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀 昀爀攀渀琀攀 洀漀猀琀爀愀 猀漀洀攀渀琀攀 漀 渀漀瘀漀 氀漀最漀琀椀瀀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 焀甀攀 攀猀猀攀 渀漀瘀漀 猀洀戀漀氀漀 昀椀焀甀攀 戀愀猀琀愀渀琀攀 攀瘀椀搀攀渀琀攀 挀漀洀漀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀漀爀 搀愀 愀猀猀漀挀椀愀漀⸀ 一攀猀猀愀 瀀攀愀Ⰰ 漀 氀漀最漀 攀猀琀 愀瀀氀椀挀愀搀漀 攀洀 戀爀愀渀挀漀 猀漀戀 昀甀渀搀漀 愀稀甀氀⸀ 䄀氀洀 搀攀 甀洀愀 焀甀攀猀琀漀 攀猀琀琀椀挀愀 搀攀 搀攀猀琀愀焀甀攀 瀀愀爀愀 漀 挀愀爀琀漀Ⰰ 渀漀 搀攀椀砀愀渀搀漀ⴀ漀 椀渀琀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 戀爀愀渀挀漀Ⰰ ᰀ愠 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀愀 挀漀爀 愀稀甀氀 挀漀洀漀 昀甀渀搀漀 瀀漀搀攀 琀爀愀稀攀爀 瀀愀爀愀 愀 洀愀爀挀愀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 猀漀戀爀椀攀搀愀搀攀 攀 猀漀昀椀猀琀椀挀愀漀Ⰰ 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀渀搀漀 愀 昀甀渀漀 搀攀 攀洀瀀甀爀爀愀爀 愀猀 昀椀最甀爀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瀀愀爀愀 昀爀攀渀琀攀ᴀ†⠀䘀䄀刀䤀一䄀㬀 倀䔀刀䔀娀㬀 䈀䄀匀吀伀匀Ⰰ ㈀ 㘀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㘀⤀⸀ O folder desenvolvido possui 2 dobras simples, sem faca especial, diferente do apresentado pela AADV, o que acarreta em menor custo de produção. Foi produzido nos tons de azul do logo e demais papelaria, e possui as informações necessárias para que as pessoas entendam do que se trata a associação. Apresenta também as atividades, formas de doações e um teste simples de acuidade visual, para chamar a atenção da população para o cuidado com a visão, e desta forma ganha sua atenção para as demais informações do folder. 䄀猀 搀攀洀愀椀猀 瀀攀愀猀 搀攀 瀀愀瀀攀氀愀爀椀愀 猀攀最甀攀洀 愀 甀渀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 愀稀甀氀 攀 搀漀 氀漀最漀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀攀愀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀⸀ 倀愀爀愀 漀猀 甀渀椀昀漀爀洀攀猀Ⰰ 瀀攀渀猀漀甀ⴀ猀攀 攀洀 甀洀愀 挀愀洀椀猀攀琀愀 挀漀洀 漀 氀漀最漀 戀漀爀搀愀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 愀猀猀椀猀琀椀搀漀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 猀攀渀琀椀爀 漀 爀攀氀攀瘀漀 攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 愀 愀猀猀漀挀椀愀漀㬀 琀愀洀戀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀漀甀ⴀ猀攀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀猀猀攀猀 甀渀椀昀漀爀洀攀猀 猀攀洀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 瀀漀爀 渀漀洀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀 猀攀爀 爀攀甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 伀猀 挀爀愀挀栀猀 瀀愀爀愀 漀猀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀 攀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 洀椀渀椀洀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 瀀攀渀猀愀渀搀漀 渀漀 挀甀猀琀漀 搀攀 猀甀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 攀 瀀漀爀 猀攀爀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 搀攀 猀攀爀 愀琀甀愀氀椀稀愀搀漀 攀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀Ⰰ 攀猀琀攀 瀀漀猀猀甀椀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 瀀漀爀 渀漀洀攀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ | |
CONSIDERAÇÕES | |
A execução deste trabalho foi de suma importância para o aprendizado e crescimento dos membros do grupo. Tratando-se do último Trabalho Extensionista Interdisciplinar desses alunos, foi uma oportunidade propícia para que todos os ensinamentos obtidos no curso até o momento fossem colocados em prática. Além disso, o fluxo de trabalho em grupo se deu de maneira produtiva e harmoniosa, permitindo que todos pudessem expressar e expandir seus conhecimentos.ऀ伀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀漀椀 挀漀洀瀀愀琀瘀攀氀 挀漀洀 漀 攀猀瀀攀爀愀搀漀 搀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀Ⰰ 搀攀洀漀渀猀琀爀愀渀搀漀 焀甀攀 漀 昀氀甀砀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀爀爀攀甀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 瀀爀攀挀椀猀愀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 昀漀椀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀 攀 攀猀瀀攀爀愀搀漀 搀攀猀搀攀 漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 搀椀氀漀最漀猀 愀琀 愀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀
O contato com a AADV foi uma experiência pessoal renovadora para todos os membros do grupo. Espera-se que o trabalho tenha atingido às suas expectativas, pois todos os conteúdos aqui apresentados foram pensados com extremo cuidado, e que auxilie a associação e seus assistidos em suas necessidades comunicacionais e sociais.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䘀䄀刀䤀一䄀Ⰰ 䴀漀搀攀猀琀漀㬀 倀䔀刀䔀娀Ⰰ 䌀氀漀琀椀氀搀攀㬀 䈀䄀匀吀伀匀 ⠀䤀氀甀猀琀爀愀搀漀爀⤀⸀ 倀猀椀挀漀搀椀渀洀椀挀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 㐀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀⸀ 䈀氀ﰀ挀栀攀爀Ⰰ 㤀㤀 ⸀
PORTAL BRASIL. 6,2% da população têm algum tipo de deficiência. Portal Brasil, 21 ago. 2015. Disponível em: < http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/08/6-2-da-populacao-tem-algum-tipo-de-deficiencia>. Acesso em: 15 mar. 2017. QUINTÃO, Denise Teresinha da Rosa. Algumas reflexões sobre a pessoa portadora de deficiência e sua relação com o social. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v.17, n.1, p. 75-80, jan./abr. 2005.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䰀甀挀椀攀渀攀 䴀愀爀椀愀 搀愀⸀ 䄀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 挀漀洀漀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀愀 搀椀昀攀爀攀渀愀⸀ 䔀搀甀挀愀漀 攀洀 刀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀Ⰰ 渀⸀㐀㐀Ⰰ 瀀⸀ ⴀ㌀㌀Ⰰ 搀攀稀⸀ ㈀ 㘀⸀ SILVA, Luciene Maria da. A deficiência como expressão da diferença. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.44, p. 111-133, dez. 2006.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |