INSCRIÇÃO: | 01154 |
CATEGORIA: | JO |
MODALIDADE: | JO07 |
TÍTULO: | Newsgame Defensor 76: Um Episódio da Ditadura no Uruguai |
AUTORES: | Brenda Alves Mineo (Universidade Municipal de São Caetano do Sul); Jacqueline da Silva Martins (Universidade Municipal de São Caetano do Sul); Alan César Belo Angeluci (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) |
PALAVRAS-CHAVE: | Ditadura Militar, Newsgame, Futebol, Política, Jornalismo Digital |
RESUMO | |
O newsgame "Defensor 76 - Um episódio da ditadura no Uruguai" trata-se de um protótipo funcional de um produto de jornalismo digital. Com uma narrativa interativa, o público é estimulado a jogar um game 2D e, consequentemente, interagir com um conteúdo jornalístico que apresenta por meio de estratégias de gamificação o caso de um time de futebol - o Defensor Sporting Clube - que em 1976 venceu pela primeira vez o Campeonato Uruguaio de Futebol e teve que cruzar com personagens e fatos de uma das épocas mais violentas no país: a Ditadura Civil-Militar uruguaia (1973-1985). O newsgame suscita reflexões sobre o futebol visto como um ator social importante no desenvolvimento socioeconômico e cultural do país, bem como o papel de um jornalismo com formatos mais inovadores que evidenciem a relevância da preservação da memória presente nos fatos históricos para os públicos mais jovens. | |
INTRODUÇÃO | |
Acredita-se que o newsgame propicia aos usuários uma melhor compreensão sobre assuntos complexos que são relevantes para a sociedade, como é o caso da história presente neste artigo, sendo ela um capítulo da história do Uruguai encontrado pelas estudantes Brenda Mineo e Jacqueline Martins, a partir de pesquisas e entrevistas realizadas durante um intercâmbio estudantil, em Montevidéu, de março a julho de 2017. Uma questão vivenciada e repercutida não só no país Charrúa, mas em toda a América Latina, onde as ditaduras se fizeram presentes e altamente agressivas, a história também pode ser contada a partir de uma nova perspectiva, a partir de eixos temáticos como, política, futebol, educação, entre outros. No auge do regime civil-militar, ocorrido de 1973 a 1985, uma equipe considerada de pequena expressão se tornou alvo de felicidade, críticas e perseguição após vencer o campeonato mais importante do país. Os integrantes do time Defensor Sporting Club, a fim de chamar a atenção, comemoraram o tão sonhado título nacional realizando uma volta olímpica ao contrário (da esquerda para direita), e dessa forma, com uma interpretação aparentemente equivocada, jogadores, membros do corpo diretivo e pessoas ligadas ao time, sofreram represálias devido a repressão daquela época. O newsgame desenvolvido compõe a estratégia de retratar fatos e dados importantes da ditadura, bem como da conquista do título do campeonato pelo Defensor a fim de entender as discussões e entendimentos acerca dessa história. | |
OBJETIVO | |
O objetivo central deste projeto é disponibilizar, de maneira simples e compreensível, o conteúdo jornalístico sobre a ditadura civil militar e sua relação com a equipe de futebol Defensor Sporting Club, que sofreu as represálias desse período, por meio do newsgame que está disponível no site: www.letscheckin.com.br e possui informações complementares sobre o projeto, o regime vigente entre 1973 e 1985, além da história da equipe. 䄀 昀椀洀 搀攀 愀氀挀愀渀愀爀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀Ⰰ 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 愀琀攀渀搀攀爀 漀甀琀爀愀猀 琀爀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀攀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀愀猀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 漀 昀甀琀攀戀漀氀 挀漀洀漀 愀最攀渀琀攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀愀 洀攀洀爀椀愀 渀漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 搀漀猀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 ⠀挀漀洀漀 漀猀 樀漀最愀搀漀爀攀猀 搀漀 䐀攀昀攀渀猀漀爀⤀ 攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 渀攀眀猀最愀洀攀Ⰰ 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 洀愀猀 椀渀漀瘀愀搀漀爀愀 瀀愀爀愀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ | |
JUSTIFICATIVA | |
Mesmo chegando mais tarde que em outros países latino-americanos, o Uruguai, em 1973, foi vítima de um golpe de Estado que resultou em um regime ditatorial agressivo que perdurou durante 12 anos (1973-1985). Consequência de uma crise que se iniciou na década de 60, devido às consequências do período de modernização em que, o país rioplatense sofreu com a instabilidade econômica devido a redução dos valores dos produtos exportados no mercado internacional. 一攀猀琀愀 瀀漀挀愀Ⰰ 攀爀愀洀 挀爀攀猀挀攀渀琀攀猀 漀猀 爀甀洀漀爀攀猀 搀攀 焀甀攀Ⰰ 攀洀 戀爀攀瘀攀Ⰰ 愀 昀漀爀愀 攀砀攀爀挀椀搀愀 瀀攀氀漀猀 洀椀氀椀琀愀爀攀猀 攀洀 甀洀 瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀最椀洀攀 搀椀琀愀琀漀爀椀愀氀 琀愀洀戀洀 猀攀 昀愀爀椀愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀焀甀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 樀 攀爀愀 瘀椀最攀渀琀攀 攀洀 琀愀渀琀愀猀 漀甀琀爀愀猀 渀愀攀猀 攀洀 琀漀爀渀漀⸀ 一漀 愀渀漀 搀攀 㤀㜀Ⰰ 漀 攀渀琀漀 瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 搀愀 刀攀瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 䨀漀爀最攀 倀愀挀栀攀挀漀 䄀爀攀挀漀 愀猀猀椀渀漀甀 漀 搀攀挀爀攀琀漀 渀⸀먀 㔀㘀㘀⼀㤀㜀 焀甀攀 愀甀琀漀爀椀稀愀瘀愀 漀猀 洀椀氀椀琀愀爀攀猀 愀 氀甀琀愀 挀漀渀琀爀愀 愀猀 最甀攀爀爀椀氀栀愀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀猀 渀漀 瀀愀猀⸀ A ditadura uruguaia provocou diferentes reações na população, e em pleno auge da ditadura no país, o Defensor Sporting Club, uma equipe considerada pequena no âmbito esportivo, quebrou um tabu e também, hegemonia de conquistas de títulos do Club Atlético Peñarol e Club Nacional de Football: sagrou-se campeão na disputa da principal competição do país, o Campeonato Uruguaio de Futebol. E, quando, ao realizar a comemoração pelo título, seus jogadores realizaram uma volta olímpica ao contrário (da esquerda para a direita).䤀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀漀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 搀攀猀搀攀 ㈀㔀 搀攀 樀甀氀栀漀 搀攀 㤀㜀㘀Ⰰ 琀愀氀 愀琀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 攀 昀椀挀漀甀 洀愀爀挀愀搀漀Ⰰ 瀀漀爀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀 栀椀猀琀漀爀椀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀愀 愀琀椀琀甀搀攀 愀渀琀椀ⴀ爀攀瀀爀攀猀猀漀⸀ 䔀洀戀漀爀愀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 瘀漀氀琀愀 琀攀渀栀愀 猀椀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 琀漀搀漀猀 愀 瘀椀琀爀椀愀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀氀椀愀猀 昀漀爀愀洀 椀渀攀瘀椀琀瘀攀椀猀⸀ E a partir do tema escolhido e dos relatos contados, também foram definidos os formatos que compõem o newsgame Defensor 76: Episódio da ditadura no Uruguai que é um protótipo funcional que propõe ao público-alvo uma experiência imersiva e permite uma interpretação da história sobre a equipe uruguaia e a ditadura de forma lúdica mas clara, e simples. Pois ao jogar, o usuário tem “a possibilidade de explorar e transitar no cenário em que esses fatos ocorrem ou ocorreram, oportuniza ao público uma experiência diferenciada que só se torna possível a partir da ludicidade (BOURSCHEID, 2016, p 188).䔀洀 瀀漀猀椀漀 搀攀 攀砀ⴀ椀渀琀攀爀挀愀洀戀椀猀琀愀猀Ⰰ 昀漀椀 搀攀 猀甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀洀漀 攀猀琀攀 焀甀攀 爀攀挀漀爀搀攀 甀洀 瀀攀爀漀搀漀 挀漀洀漀 愀 搀椀琀愀搀甀爀愀 焀甀攀 愀琀椀渀最椀甀 渀漀 猀 漀 唀爀甀最甀愀椀 洀愀猀 漀甀琀爀漀猀 瀀愀猀攀猀 渀愀 䄀洀爀椀挀愀 䰀愀琀椀渀愀⸀ 䐀攀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀Ⰰ 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 攀猀琀攀 爀攀挀漀爀琀攀 栀椀猀琀爀椀挀漀 琀攀洀 漀甀琀爀漀 攀椀砀漀 琀攀洀琀椀挀漀 焀甀攀 漀 昀甀琀攀戀漀氀Ⰰ 焀甀攀 攀渀琀攀渀搀攀洀漀猀 挀漀洀漀 甀洀 愀琀漀爀 猀漀挀椀愀氀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀漀椀猀 攀渀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 焀甀攀Ⰰ 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀漀 攀 猀漀挀椀漀攀挀漀渀洀椀挀漀 搀漀 瀀愀猀⸀ 䨀 焀甀攀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 猀漀 琀漀爀挀攀搀漀爀攀猀 搀漀 攀猀瀀漀爀琀攀 搀攀搀椀挀愀洀 猀攀甀 琀攀洀瀀漀 愀漀 愀猀猀椀猀琀椀爀 瀀愀爀琀椀搀愀猀 搀漀 猀攀甀 琀椀洀攀 焀甀攀爀椀搀漀Ⰰ 猀漀渀栀愀洀 攀洀 琀漀爀渀愀爀 愀 瀀爀琀椀挀愀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀愀 猀甀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀 戀甀猀挀愀洀 渀漀 攀猀瀀漀爀琀攀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀㨀 [...] el fútbol deja de ser únicamente un deporte para transformarse en una manifestación cultural cuando la práctica está atravesada por un discurso, cuando hay un entramado de narrativas que dotan a la práctica de una significación social, y entre otras, le atribuyen una función de reproducción del sistema social en el que se desarrolla (BAYCE, 2016, p.28) 䌀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀ⴀ猀攀 琀愀洀戀洀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 琀攀洀 攀猀猀攀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 琀漀渀愀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀 瘀愀氀漀爀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 愀 昀椀洀 搀攀 焀甀攀 攀渀琀攀渀搀愀洀Ⰰ 瀀漀爀 猀椀 猀Ⰰ 愀 爀攀愀氀 渀愀琀甀爀攀稀愀 搀漀猀 愀最攀渀琀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 焀甀攀 渀漀 猀攀爀椀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 渀攀眀猀最愀洀攀⸀ 倀漀椀猀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀Ⰰ 愀漀 樀漀最愀爀Ⰰ ᰀ漠 氀攀椀琀漀爀 椀渀猀琀椀最愀搀漀 愀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀椀猀琀椀渀琀愀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 猀攀洀 瀀攀爀搀攀爀 愀 戀愀猀攀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 搀愀 瘀攀爀愀挀椀搀愀搀攀 搀漀猀 昀愀琀漀猀 ⠀䬀唀一娀䰀䔀刀Ⰰ 䐀䄀一吀䄀匀Ⰰ 䈀䔀䰀伀䌀䠀䤀伀Ⰰ ㈀ 㐀Ⰰ 瀀⸀ 㐀⤀⸀ 䄀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀爀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 椀渀漀瘀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 椀渀琀甀椀琀椀瘀愀 昀漀椀 漀 攀猀琀漀瀀椀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
O Defensor 76: Episódio da ditadura no Uruguai resulta na composição de um produto jornalístico composto por dois principais elementos, sendo eles: 1) o newsgame desenvolvido no Construct 2, que tem o objetivo de apresentar de maneira interativa e imersiva, a história do clube de futebol uruguaio Defensor Sporting Club, que em 1976 ganhou o título nacional ao disputar o Campeonato Uruguaio em período ditatorial; 2) o site, desenvolvido em WordPress, e onde está hospedado o newsgame e materiais informativos que contextualizam o usuário sobre a equipe Defensor, sua trajetória ao longo dos anos, desde sua origem, e que, ainda, apresenta como foi a ditadura no Uruguai e por quais motivos ocorreu o regime no país.ऀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 樀漀最漀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀Ⰰ 漀 甀猀甀爀椀漀 琀攀洀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀猀甀洀椀爀 攀猀琀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 漀 昀愀稀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀 攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀漀洀漀 猀攀 琀椀瘀攀猀猀攀 漀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀漀⸀ 䔀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 洀漀猀琀爀愀 琀愀洀戀洀Ⰰ 攀洀 猀攀甀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 昀甀琀攀戀漀氀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀洀 愀琀漀爀 瀀氀甀爀愀氀Ⰰ 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀渀搀漀 攀洀 昀愀琀漀爀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀漀猀 攀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 愀琀甀愀渀搀漀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 攀 爀攀瘀攀氀愀渀搀漀 猀甀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀 猀漀挀椀漀攀挀漀渀洀椀挀愀 搀攀 甀洀 瀀愀猀⸀ Este está hospedado na plataforma Wordpress e disponível on-line e foi escolhido, por ser o meio, segundo a pesquisa realizada no Google Forms, no qual o público-alvo majoritário consome informações. Para o desenvolvimento do produto foram realizadas pesquisas e análises de jogos e portais já desenvolvidos e publicados por veículos jornalísticos populares, a fim de compreender como é apresentada a narrativa jornalística nos formatos escolhidos.吀漀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 渀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 猀攀爀 ─ 爀攀猀瀀漀渀猀椀瘀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 甀洀 猀椀琀攀 漀甀 渀攀眀猀最愀洀攀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀 猀攀爀 愀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀 洀瘀攀氀⸀ 䔀渀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 樀漀最漀 攀洀 瘀攀爀猀攀猀 洀漀戀椀氀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 瀀攀渀猀愀搀漀 渀攀猀琀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 攀 瀀漀爀 氀椀洀椀琀愀攀猀 琀挀渀椀挀愀猀 渀漀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀搀愀瀀琀ⴀ氀漀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 昀甀渀挀椀漀渀攀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 洀攀猀洀漀 焀甀攀 猀攀樀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀挀攀猀猀ⴀ氀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 挀攀氀甀氀愀爀攀猀 攀 漀甀琀爀漀猀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 渀漀 猀攀樀愀 眀椀渀搀漀眀猀⸀ O propósito do site Defensor 76 é organizar e disponibilizar conteúdos noticiosos, de maneira hierarquizada para que o contexto narrativo seja entendido de forma clara e fácil. E tem também o objetivo de hospedar o newsgame que compõe o produto. Pensando nisso, foi desenhada a seguinte arquitetura da informação (Figura 1):伀 䐀攀昀攀渀猀漀爀 㜀㘀 甀洀 猀椀琀攀 焀甀攀 挀漀渀琀洀 挀椀渀挀漀 瀀最椀渀愀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 愀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 漀 猀攀最甀椀渀琀攀 眀椀爀攀昀爀愀洀攀 ⠀䘀椀最甀爀愀 ㈀⤀㨀 O wireframe acima sofreu alterações na versão final do produto jornalístico como pode-se notar ao acessar o site (letscheckin.com.br) que ficou da seguinte maneira:䄀 ⴀ 䠀漀洀攀㨀 挀漀渀琀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 椀渀椀挀椀愀椀猀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 挀漀洀 甀洀愀 戀爀攀瘀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀Ⰰ 愀 猀攀最甀椀爀Ⰰ 漀 甀猀甀爀椀漀 琀攀洀 愀挀攀猀猀漀 愀漀 渀攀眀猀最愀洀攀 攀 瀀漀爀 切氀琀椀洀漀Ⰰ 攀猀琀 爀漀搀愀瀀Ⰰ 漀 昀漀漀琀攀爀 焀甀攀 昀椀砀漀 攀 瀀愀搀爀漀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀最椀渀愀猀 搀漀 猀椀琀攀 攀 挀漀渀琀洀 愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀㨀 漀 攀砀瀀攀搀椀攀渀琀攀Ⰰ 洀愀瀀愀 搀漀 猀椀琀攀Ⰰ 挀愀渀愀椀猀 搀攀 挀漀渀琀愀琀漀 攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 愀甀琀漀爀愀椀猀 爀攀猀攀爀瘀愀搀漀猀⸀ B - O Projeto: é outra página que informa o leitor sobre a origem da ideia deste projeto e como foi o processo de produção. Apresenta, também, os perfis com um descritivo básico ao usuário sobre quem são as responsáveis pela produção: Brenda Mineo e Jacqueline Martins. 䌀 ⴀ 䐀攀昀攀渀猀漀爀 㜀㘀㨀 愀 瀀最椀渀愀 琀爀愀稀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀椀洀攀 搀攀 昀甀琀攀戀漀氀 䐀攀昀攀渀猀漀爀 匀瀀漀爀琀椀渀最 䌀氀甀戀Ⰰ 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀猀 挀漀洀漀 漀猀 琀琀甀氀漀猀Ⰰ 挀漀爀 搀漀 甀渀椀昀漀爀洀攀Ⰰ 猀漀戀爀攀 漀 䌀愀洀瀀攀漀渀愀琀漀 唀爀甀最甀愀椀漀 搀攀 㤀㜀㘀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 昀漀琀漀猀Ⰰ 琀攀砀琀漀猀 攀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀甀爀琀愀 攀洀 瘀搀攀漀⸀ D - Ditadura no Uruguai: no mesmo formato da página ‘Defensor 76’, esta tela é composta por um texto complementar ao vídeo que contextualiza o usuário e apresenta a ele como foi o período ditatorial no Uruguai.䔀 ⴀ 䌀漀渀琀愀琀漀㨀 䌀漀渀琀洀 甀洀 昀漀爀洀甀氀爀椀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 甀猀甀爀椀漀 瀀漀猀猀愀 攀渀琀爀愀爀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 瀀愀爀愀 瀀漀搀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀瀀猀 愀 氀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 攀渀瘀椀愀爀 甀洀愀 猀甀最攀猀琀漀Ⰰ 挀爀琀椀挀愀 漀甀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀甀琀爀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 昀漀爀愀洀 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 挀甀爀琀愀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀愀 攀 挀氀愀爀愀 攀 猀漀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 渀愀爀爀愀琀椀瘀漀 搀漀 挀愀猀漀 搀漀 䐀攀昀攀渀猀漀爀 搀攀 㤀㜀㘀 攀 愀甀砀椀氀椀愀 渀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 渀漀 攀椀砀漀ⴀ琀攀洀琀椀挀漀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀 昀甀琀攀戀漀氀⸀ Também foram incluídos hiperlinks que dão a oportunidade do usuário conhecer um pouco mais sobre a informação. 䌀栀攀最漀甀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 洀甀椀琀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀 焀甀愀氀 猀攀 攀猀琀 栀愀戀椀琀甀愀搀漀⸀ 吀攀砀琀漀Ⰰ 猀漀渀猀 攀 椀洀愀最攀渀猀 ⠀攀猀琀琀椀挀愀猀 攀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⤀Ⰰ 挀漀攀砀椀猀琀攀洀 攀洀 甀洀愀 切渀椀挀愀 琀攀氀愀⸀ 匀漀 ᠀瀠愀爀琀攀猀ᤀ†搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 焀甀攀 琀愀渀琀漀 瀀漀搀攀洀 攀猀琀愀爀 氀椀洀椀琀愀搀愀猀 攀洀 猀椀 洀攀猀洀愀猀 挀漀洀漀 瀀漀搀攀洀 爀攀洀攀琀攀爀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀猀猀漀挀椀愀琀椀瘀愀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 氀椀渀欀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀甀琀爀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 漀甀 洀攀猀洀漀 漀甀琀爀漀猀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀漀猀 ⠀䴀䤀䔀䰀一䤀䌀娀唀䬀Ⰰ㈀ Ⰰ瀀⸀㠀⤀⸀ Foram elaborados o wireframe e layout no processo de produção do produto jornalístico e a arquitetura de informação foi definida antes do desenvolvimento de qualquer material. Isso foi essencial para que pudesse ser definida o fluxo narrativo desta história jornalística da maneira mais adequada. | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
O Defensor 76 é um jogo interativo documental e puzzle porque é composto por gráficos lúdicos que foram desenvolvidos a partir de releituras de locais no Uruguai, como o Palácio Legislativo, o bairro Parque Rodó onde está localizado o estádio de futebol do clube Defensor Sporting Club, Luis Franzini, o próprio estádio e o popular presídio Penal de Libertad. E é composto por games no formato de quiz, escolhas, plataforma e chute a gol, que dispõe de textos jornalísticos, vídeos de entrevistas e uma reportagem que faz parte da narrativa noticiosa. O personagem é fictício e funciona como fio condutor da narrativa. Durante a narrativa sua camisa altera para a do Defensor na segunda fase do jogo com o objetivo de introduzir elementos das histórias que são apresentadas no jogo.䄀 爀漀琀攀椀爀椀稀愀漀 搀漀 樀漀最漀 昀漀椀 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀Ⰰ 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 焀甀攀 挀漀洀瀀氀攀砀愀 昀漀猀猀攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 攀洀 瘀椀猀琀漀 搀攀 焀甀攀Ⰰ 攀猀猀愀 愀 瀀愀爀琀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀昀椀爀洀愀 匀䔀䈀刀䄀 ⠀㈀ 㜀⤀Ⰰ ᰀ漠 爀漀琀攀椀爀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 焀甀攀 漀爀椀最椀渀愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 最愀洀攀 漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀搀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀 搀漀 樀漀最漀ᴀ†攀 ᰀ愠 椀渀琀攀爀昀愀挀攀 搀漀 樀漀最漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀漀 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀ᴀ⸠ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀 昀漀椀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 焀甀攀 昀氀甀砀漀 搀漀 樀漀最漀 漀挀漀爀爀攀爀椀愀 搀愀 猀攀最甀椀渀琀攀 昀漀爀洀愀㨀
Início (Figura 3): O usuário tem opções para controle do som e tem acesso a mais informação ao clicar no ícone “i”. É redirecionado a página “O projeto” no site onde contém instruções sobre como jogar o game.䰀攀最椀猀氀愀琀椀瘀漀 ⠀䘀椀最甀爀愀 㐀⤀㨀 䄀漀 挀氀椀挀愀爀 渀漀 瀀氀愀礀Ⰰ 漀 甀猀甀爀椀漀 琀攀洀 愀挀攀猀猀漀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 昀愀猀攀 攀洀 焀甀攀 漀 最爀昀椀挀漀 愀 爀攀挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 瀀愀氀挀椀漀 氀攀最椀猀氀愀琀椀瘀漀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 䴀漀渀琀攀瘀椀搀甀Ⰰ 渀漀 唀爀甀最甀愀椀⸀ 䄀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 最爀昀椀挀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 漀 爀攀最椀洀攀 洀椀氀椀琀愀爀 椀渀椀挀椀漀甀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀攀挀椀猀愀 挀漀爀爀攀爀 瀀愀爀愀 猀甀戀椀爀 渀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 攀 昀甀最椀爀 搀愀 戀愀氀愀 搀漀 洀椀氀椀琀愀爀⸀ 䔀猀猀愀 甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 焀甀攀 栀愀瘀椀愀 猀椀搀漀 琀漀洀愀搀愀 渀愀焀甀攀氀愀 瀀漀挀愀⸀ 倀爀漀瀀漀猀椀琀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 䐀攀昀攀渀猀漀爀 挀漀洀攀挀攀 愀 愀瀀愀爀攀挀攀爀 渀漀 昀氀甀砀漀 渀愀爀爀愀琀椀瘀漀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 攀洀 挀漀氀漀挀愀爀 愀 挀愀洀椀猀愀 渀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 琀攀氀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 椀渀挀漀爀瀀漀爀攀 甀洀 昀⸀
Quiz Introdutório (Figura 5): O primeiro quiz é uma questão sobre o golpe de 1974 onde o historiador Gerardo Caetano fala mais a respeito. 䜀爀昀椀挀漀 䴀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 ⠀䘀椀最甀爀愀 㘀⤀㨀 䔀猀琀攀 最爀昀椀挀漀 愀 爀攀瀀爀漀搀甀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䐀椀爀攀椀琀漀Ⰰ 愀 唀搀攀氀愀爀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀 搀攀 氀愀 刀攀瀀甀戀氀椀挀愀⤀⸀ 䔀猀琀攀 爀攀昀攀爀攀ⴀ猀攀 愀 焀甀攀猀琀漀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀椀琀愀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 焀甀愀氀焀甀攀爀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 攀爀愀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀 攀 洀漀渀椀琀漀爀愀搀愀 猀攀瘀攀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀漀 攀洀 攀猀昀攀爀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 攀挀漀渀洀椀挀愀猀 攀 洀漀搀椀昀椀挀愀渀搀漀 焀甀愀氀焀甀攀爀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 愀 洀愀渀攀椀爀愀 甀爀甀最甀愀椀愀 搀攀 瘀椀瘀攀爀⸀
Gráfico Penal (Figura 7): referência ao popular presídio, Penal Libertad, o usuário tem que escolher a chave certa para ser libertado ou não, já que, ter uma boa conducta não significava nada na época.䐀愀搀漀猀 ⠀䘀椀最甀爀愀 㠀⤀㨀 一攀猀琀愀 琀攀氀愀Ⰰ 攀猀琀漀 愀猀 攀猀琀椀洀愀琀椀瘀愀猀 搀攀 搀愀搀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀猀⸀ 伀 唀爀甀最甀愀椀 甀洀 瀀愀猀 搀漀 焀甀愀氀 愀椀渀搀愀 渀漀 琀攀洀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 氀攀椀 挀漀洀漀 愀 愀渀椀猀琀椀愀 焀甀攀 瀀爀漀瀀攀 搀愀搀漀猀 洀愀椀猀 挀漀渀挀椀猀漀猀 搀攀 挀漀洀漀 昀漀椀 愀 瀀漀挀愀⸀
Quiz 2 (Figura 9): Com o objetivo de conscientizar, sobre a liberdade em plena ditadura o quiz introduz um tema que ajudará o usuário ter acesso a história do Defensor.䜀爀昀椀挀漀 䔀猀琀搀椀漀 ⠀䘀椀最甀爀愀 ⤀㨀 䄀漀 猀愀戀攀爀 焀甀攀 愀琀 洀攀猀洀漀 漀 昀甀琀攀戀漀氀 猀漀昀爀攀甀 挀漀洀 愀猀 洀愀稀攀氀愀猀 搀愀 搀椀琀愀搀甀爀愀Ⰰ 漀 樀漀最愀搀漀爀 琀攀氀攀琀爀愀渀猀瀀漀爀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 甀洀 最爀昀椀挀漀 搀漀 戀愀椀爀爀漀 倀愀爀焀甀攀 刀漀搀Ⰰ 挀漀洀 搀椀爀攀椀琀漀 愀 爀攀挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 爀椀漀 搀攀 氀愀 瀀氀愀琀愀 攀 琀愀洀戀洀 漀 攀猀琀搀椀漀 䰀甀椀猀 䘀爀愀渀稀椀渀椀⸀ 䄀 洀切猀椀挀愀 琀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀漀 栀椀渀漀 搀漀 琀椀洀攀Ⰰ 甀洀愀 琀攀氀愀 琀爀愀渀猀椀琀爀椀愀⸀
Chute a gol (Figura 11): O objetivo do jogo chute a gol é proporcionar uma atmosfera mais tranquila para o assunto para informar sobre a conquista do Defensor em 1976 pelo campeonato uruguaio. O grito do gol é o áudio original da transmissão do último gol marcado pelo Julio Filippini que deu a vitória ao pequeno time. 䄀爀焀甀椀戀愀渀挀愀搀愀 ⠀䘀椀最甀爀愀 ㈀⤀㨀 一愀 愀爀焀甀椀戀愀渀挀愀搀愀 搀漀 攀猀琀搀椀漀 䰀甀椀猀 䘀爀愀渀稀椀渀椀Ⰰ 漀 樀漀最愀搀漀爀 攀猀挀甀琀愀 漀 渀愀爀爀愀搀漀爀 昀愀氀愀渀搀漀 猀漀戀爀攀 愀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀 渀漀 甀搀椀漀 漀爀椀最椀渀愀氀 搀愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀愀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀 爀搀椀漀 渀愀 瀀漀挀愀 攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀⸀ 一攀猀琀愀 琀攀氀愀Ⰰ 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 氀攀洀戀爀愀 漀 甀猀甀爀椀漀 猀漀戀爀攀 椀猀猀漀 攀 愀漀 猀攀最甀椀爀Ⰰ 攀氀攀 琀攀洀 愀挀攀猀猀漀 愀 甀洀 瘀搀攀漀 昀椀渀愀氀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀
一漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 攀渀琀攀渀搀攀爀 焀甀攀 栀 愀渀漀猀Ⰰ 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 挀攀渀琀爀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 攀爀愀 爀攀搀椀最椀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 瀀椀爀洀椀搀攀 椀渀瘀攀爀琀椀搀愀 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 戀猀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀爀 甀洀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 猀漀㨀 伀 焀甀攀Ⰰ 漀 瀀漀爀焀甀Ⰰ 漀渀搀攀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 攀 挀漀洀漀㬀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 搀愀搀漀猀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 洀攀渀漀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 搀漀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 䴀愀猀 攀猀猀攀 洀琀漀搀漀 渀愀 栀漀爀愀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀愀爀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀 渀漀 琀攀洀 琀椀搀漀 猀甀挀攀猀猀漀 攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 瀀漀椀猀 琀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀愀 琀挀渀椀挀愀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 漀渀ⴀ氀椀渀攀 渀漀 琀攀洀 愀 洀攀猀洀愀 攀昀椀挀挀椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀瀀漀渀琀愀 䌀愀渀愀瘀椀氀栀愀猀 ⠀㈀ 㘀Ⰰ 瀀⸀㘀⤀㨀
Apesar da eficácia na transmissão rápida e sucinta de notícias, a aplicação desta técnica tende a transformar o trabalho jornalístico numa rotina, deixando pouco campo à criatividade e tornando a leitura das notícias pouco atractiva, pelo que a importância desta técnica tem sido objecto de muitas polémicas.
A explicação para isso está ligada ao suporte que utilizamos, já que no caso da Internet não há a limitação como no papel. Outro aspecto importante é a arquitetura de informação que modifica o modo como se lê as informações. Na web não, o jornalista tem autonomia da hierarquização dos dados a serem noticiados e propriedade para torná-los conteúdos isolados. Existem casos em que a arquitetura de informação é tão diferente e independente, que se o usuário abandonar a leitura compreenderá o conteúdo noticioso mesmo que não o leia completamente.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 甀洀 渀攀眀猀最愀洀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 昀愀琀漀 渀漀琀椀挀椀漀猀漀 攀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 漀 唀爀甀最甀愀椀 攀 琀愀洀戀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 搀攀 洀攀洀爀椀愀 焀甀攀 爀攀猀甀氀琀漀甀 攀洀 甀洀 猀椀琀攀 挀漀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 攀椀砀漀猀 琀攀洀琀椀挀漀猀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 挀漀洀漀 愀 搀椀琀愀搀甀爀愀 甀爀甀最甀愀椀愀 攀 漀 琀椀洀攀 搀攀 昀甀琀攀戀漀氀 䐀攀昀攀渀猀漀爀 匀瀀漀爀琀椀渀最 䌀氀甀戀⸀
Por seus formatos, não poderia ser veiculado de outro modo que não fosse por Internet e disponibilizado na web (letscheckin.com.br) por meio da plataforma Wordpress que foi escolhida por todos os seus benefícios de personalização, qualidade e custo-benefício.䐀攀猀搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㘀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 愀 搀甀瀀氀愀 琀攀瘀攀 愀 挀攀爀琀攀稀愀 搀攀 焀甀攀 椀爀椀愀 瘀椀瘀攀爀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 椀渀琀攀爀挀洀戀椀漀 渀漀 唀爀甀最甀愀椀Ⰰ 挀漀渀瘀攀渀挀攀爀愀洀ⴀ猀攀 搀攀 焀甀攀 瀀愀爀愀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀爀 搀愀 洀攀氀栀漀爀 洀愀渀攀椀爀愀 愀 攀猀琀愀搀椀愀 搀攀 甀洀 猀攀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 搀攀瘀攀爀椀愀洀 攀猀挀漀氀栀攀爀 甀洀 琀攀洀愀 搀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 愀漀 瀀愀猀 攀洀 焀甀攀 洀漀爀愀爀椀愀洀⸀
Foram realizadas pesquisas (sites, blogs, livros e revistas), conversas com professores da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e da UCU (Universidad Católica del Uruguay), local de estudo em Montevidéu, e após enviar as propostas com 3 temas relacionados ao Uruguai, encontrou-se mais desafios.伀甀琀爀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 攀爀愀 搀攀 焀甀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 猀攀爀 琀爀愀稀椀搀愀猀 愀漀 䈀爀愀猀椀氀 樀 瀀爀漀渀琀愀猀 瀀愀爀愀 漀 椀渀挀椀漀 搀愀 搀攀挀甀瀀愀最攀洀 攀 琀爀愀渀猀挀爀椀漀Ⰰ 洀愀猀 漀 焀甀攀 挀栀漀挀愀瘀愀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 攀爀愀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 焀甀攀 漀 琀攀洀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 搀攀氀椀挀愀搀漀Ⰰ 攀洀漀挀椀漀渀愀渀琀攀 攀 琀漀挀愀 攀洀 甀洀愀 昀攀爀椀搀愀 氀愀琀攀渀琀攀 渀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀⸀
Futebol e ditadura pareceu perfeito, um recorte tanto incomum, mas que traduzia as expectativas de um semestre de pesquisas e conquistas.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䠀䤀匀吀伀刀䤀䄀 刀䔀䌀䤀䔀一吀䔀⸀ 䴀漀渀琀攀瘀椀搀攀漀㨀 䔀氀 倀愀猀Ⰰ 嘀漀氀甀洀攀 Ⰰ 渀⸀ 㤀Ⰰ ㈀ 㜀⸀ ㈀ 瀀⸀
HISTORIA RECIENTE. Montevideo: El País, Volume 1, n. 24, 2007. 20 p. GREISING, et. al, Carolina. Historia de la Dictadura. Montevideo: Editora Banda Oriental, 2011. CAETANO, Gerardo; RILLA, José. Breve historia de la dictadura. 2. ed. Montevideo: Banda Oriental, 1998.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀夀䌀䔀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀⸀ 倀攀爀椀漀搀椀猀洀漀 搀攀瀀漀爀琀椀瘀漀㨀 氀愀 椀渀搀甀猀琀爀椀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀攀氀 昀切琀戀漀氀 甀爀甀最甀愀礀漀Ⰰ 吀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 䌀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 䌀甀爀猀漀Ⰰ 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 匀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 䌀漀氀攀漀 䐀椀最椀琀愀氀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀愀 刀攀瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ ㈀ 㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀挀漀氀椀戀爀椀⸀甀搀攀氀愀爀⸀攀搀甀⸀甀礀⼀栀愀渀搀氀攀⼀㈀㌀㐀㔀㘀㜀㠀㤀⼀㠀㠀㤀㤀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㜀 搀攀 愀最漀⸀ ㈀ 㜀 LONGUI, Raquel Ritter. Os nomes das coisas: em busca do especial multimídia, Revista Estudos em Comunicação, LabCom.IFP - Comunicação, Filosofia e Humanidades, Universidade da Beira Interior, 2010. Disponível em: CANAVILHAS, João. Webjornalismo: Da pirâmide invertida à pirâmide deitada, Universidade Beira Interior, 2014, Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, LabCom, 2006. Disponível em: |