41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Universidade da Região de Joinville - Joinville-SC - 2 a 8 de setembro de 2018

ISSN: 2175-4683

Trabalhos


DT3-CO: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
[Voltar]


 

1690-1 - A (RE) SIGNIFICAÇÃO DAS OUVIDORIAS VIRTUAIS: AS MÍDIAS SOCIAIS COMO (IM) POSSIBILIDADE DE/PARA DIÁLOGOS VIRTUAIS

Cleusa Maria Andrade Scroferneker ; Fernanda Luz Moraes ; Francielle Benett Falavigna
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Ouvidorias Virtuais, Organizações Brasileiras, Comunicação Organizacional, Diálogos Virtuais, Comunicação Digital
[Trabalho]




 
1267-1 - A COMPREENSÃO DA COMUNICAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DO QUE SE ENTENDE POR COMUNICAÇÃO INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES

João Augusto Moliani
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Comunicação interna, Comunicação e Trabalho, Comunicação Organizacional, Trabalho
[Trabalho]




 
936-1 - A COMUNICAÇÃO NO MODELO DE AUTOGESTÃO COOPERATIVA: UM ESTADO DA ARTE SOBRE AS PESQUISAS DE COMUNICAÇÃO NO COOPERATIVISMO

Guilherme Luis Rosa da Silva ; Ivonete da Silva Lopes
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Comunicação, estado da arte, organizações cooperativas
[Trabalho]




 
276-1 - A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E A MEMÓRIA DAS UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS: O CINQUENTENÁRIO DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

Eduardo de Carvalho Borba
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Comunicação Organizacional, Universidades Comunitárias, Memória Social, Memória Institucional, Universidade de Caxias do Sul
[Trabalho]




 
1735-1 - A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO POSSIBILIDADE DE TENSIONAMENTO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Nicole Sberse Morás ; Isaura Mourão Generoso
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Comunicação Organizacional, Conformação Social, Midiatização, Produtos Midiáticos, Extensão
[Trabalho]




 
2174-1 - A IDENTIDADE DO INDIVÍDUO NO MUNDO GLOBALIZADO: IMPACTO DA FLUIDEZ E FRAGMENTAÇÃO DE IDENTIDADES NA COMUNICAÇÃO DO IPAJM COM SEUS PÚBLICOS

Wilderson Melo de Morais ; Rose Mara Vidal de Souza
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Identidade, Globalização, Comunicação Integrada, IPAJM, ES-Previdência
[Trabalho]




 
176-1 - A IMAGEM DA MARCA UNIVERSITÁRIA NA CRISE DE NOTÍCIAS NAS REDES DIGITAIS

Claudine Figueiredo Nunes ; Maria Jose Baldessar
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  mídia social, crise de imagem, marca, comunicação em rede
[Trabalho]




 
2413-1 - A MARCA SÃO PAULO EM MANIFESTAÇÕES AUDIOVISUAIS. UMA ANÁLISE DO POSICIONAMENTO DISCURSIVO DOS VT’S DE AUTOPROMOÇÃO DA CIDADE PELA SPTURIST

Adriano de Oliveira Sampaio
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Marca lugar, Comunicação Estratégica, São Paulo, Turismo, Comunicação Pública
[Trabalho]




 
946-1 - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO EM ÓRGÃOS PÚBLICOS: FUNÇÕES E ESTRUTURA - UMA ANÁLISE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

Andre Wolmer de Melo
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Comunicação Organizacional, Gestão da/em Comunicação, Comunicação Pública, Ministério Público do Trabalho
[Trabalho]




 
884-1 - BRAND JOURNALISM E BRANDED CONTENT: DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS NO JORNALISMO DE MARCA

Marcelo Marques Araujo
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  brand journalism, branded content, branding, comunicação empresarial, comunicação organizacional
[Trabalho]




 
334-1 - COMO O OMBUDSMAN DE DADOS PODE REFORÇAR A MULTIDISCIPLINARIDADE NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL?

Wallace Chermont Baldo
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  comunicação organizacional, big data, ombudsman de dados
[Trabalho]




 
1502-1 - COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E GESTÃO DA (IN)VISIBILIDADE NAS MÍDIAS SOCIAIS

Diego Wander Santos da Silva
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Comunicação organizacional, Visibilidade, Invisibilidade, Mídias Sociais
[Trabalho]




 
2033-1 - COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NO IFES: REDES E PROCESSOS INTERATIVOS NAS MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS

Gabriel Aguiar Valadão ; Rose Mara Vidal de Souza
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Modernidade Líquida, Cibercultura, Mídias Sociais, Comunicação Organizacional, Instituto Federal do ES
[Trabalho]




 
469-1 - COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, UMA ABORDAGEM SUBSTANTIVA

Milene Montemesso Cunico
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  comunicação organizacional, estratégia, participação, diálogo, solidariedade
[Trabalho]




 
173-1 - DESENVOLVIMENTO LOCAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA CONTRIBUIÇÃO DOS TCCS DO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA UFPB, NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS

Andrea Karinne Albuquerque Maia
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  relações públicas, desenvolvimneto local, ensino superior, TCC, empreendedorismo
[Trabalho]




 
876-1 - DIVERSIDADE À BRASILEIRA: A INFLUÊNCIA DA CULTURA NACIONAL NO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE INCLUSÃO DA POPULAÇÃO LGBT EM MULTINACIONAIS QUE ATUAM NO BRASIL

Ricardo Goncalves de Sales ; Simone Cristina Dantas Miranda
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  diversidade nas organizacoes, cultura organizacional , pessoas LGBT nas organizações, sexualidade e trabalho
[Trabalho]




 
1943-1 - ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO PARA O CONTROLE SOCIAL ATRAVÉS DO USO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AUDIOVISUAIS INTERATIVOS DO TCE-PB

Caroline Maria Galiza de Andrade Dias ; Amanda Azevedo Sousa ; Alia Nasim Chaudhry
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Comunicação Estratégica, Controle Social, Design Audiovisual
[Trabalho]




 
2010-1 - ESTUDO DO PROCESSO COMUNICACIONAL E MOBILIZAÇÃO DIGITAL DE ENTIDADES ASSOCIATIVAS EM PROL DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Patricia Carla Gonçalves Salvatori
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Autismo, Comunicação para cidadania, Mobilização social, Pessoas com deficiência, Relações públicas comunitárias
[Trabalho]




 
603-1 - FRATURAS NA EXCELÊNCIA: O APAGAMENTO DAS AMBIGUIDADES DAS RELAÇÕES PÚBLICAS

Daniel Reis Silva
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Teoria da Excelência, Práticas abusivas, Relações Públicas Críticas
[Trabalho]




 
746-1 - GALO NA VEIA E AS ESTRATÉGIAS USADAS PELO ATLÉTICO MINEIRO NO RELACIONAMENTO COM A MASSA

Lícia Silva Ribeiro ; Rafael Ferreira Medeiros ; Núbia Maria Silva de Azevedo ; Nair Prata Moreira Martins
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Marketing de relacionamento, Marketing esportivo, Clube Atlético Mineiro, Programa Sócio-torcedor
[Trabalho]




 
1569-1 - HATERS, OPINIÃO PÚBLICA E O PAPEL DO RELAÇÕES-PÚBLICAS COMO PROMOTOR DA DIVERSIDADE EM CONTEXTOS DIGITAIS

Bárbara da Silva Miano ; Luiz Alberto Bezerra de Farias
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Haters, Opinião Pública, Crises Organizacionais, Relações Públicas, Diversidade
[Trabalho]




 
629-1 - IDENTIDADE E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: ANÁLISE DAS DIMENSÕES E RELAÇÕES EM ORGANIZAÇÕES DE ENSINO

Carine Fernandes
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Comunicação Organizacional, Identidade, Organizações de ensino, Organização Comunicada, Organização Falada
[Trabalho]




 
1443-1 - IGUALDADE E DIREITOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS E CIDADANIA

Cicilia Maria Krohling Peruzzo
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Cidadania., Direitos Humanos, Discriminação, Organizações
[Trabalho]




 
2042-1 - IMAGEM E GESTÃO DE MARCAS EM CONTEXTO MIDIATIZADO ESTUDO DE CASO DA MARCA BRASIL

Cândice Quincoses ; Vitória Sá
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Mídias sociais online, Imagem; , Gênero feminino, Relacionamento; , Marca Brasil
[Trabalho]




 
1916-1 - INFLUENCER MARKETING: VANTAGENS DA LINGUAGEM DOS INFLUENCIADORES PARA A COMUNICAÇÃO PÚBLICA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS

Flávia Carpanedo Monteiro ; Rose Mara Vidal de Souza
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Comunicação pública, influencer marketing, redes sociais digitais, influenciadores digitais
[Trabalho]




 
361-1 - JORNALISMO NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO DO JORNAL UFCA NOTÍCIAS

Gabriela Silva Meneses de Oliveira ; Emanoella Callou Belém
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  comunicação institucional, jornalismo nas organizações, notícia, universidade
[Trabalho]




 
2146-1 - LOBBY NO BRASIL: DO RECONHECIMENTO COMO PROFISSÃO A TRANSPARÊNCIA NA RELAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS

Rose Mara Vidal de Souza
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  LOBBY, COMUNICAÇÃO, REGULAMENTAÇÃO, ORAGANIZAÇÕES
[Trabalho]




 
284-1 - MÉTODOS ATIVOS NO PROCESSO ENSINO–APRENDIZAGEM: OLHAR DOS COORDENADORES DOS CURSOS DE RELAÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL

Juliane Martins
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Relações Públicas, cursos superiores, processo ensino–aprendizagem, métodos ativos
[Trabalho]




 
1762-1 - MODERNIDADE LÍQUIDA: A ESTABILIDADE DOS SERVIDORES PÚBLICOS BRASILEIROS FRENTE ÀS INCERTEZAS DA PÓS-MODERNIDADE

Gustavo Freitas Pena Vieira ; Rose Mara Vidal de Souza
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Serviço público, Estabilidade, Modernidade líquida, Pós-modernidade
[Trabalho]




 
120-1 - NOME E REPUTAÇÃO NA ARENA DA PREFERÊNCIA DO PÚBLICO: O CASO OVOMALTINE

Priscilla Guerra Guimarães Bernardes ; Simone Antoniaci Tuzzo
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Imagem Pública, Reputação, Ovomaltine, Bob´s, McDonald´s
[Trabalho]




 
1620-1 - O CARÁTER EDUCATIVO DA PRÁXIS DE RELAÇÕES PÚBLICAS

Marcelo de Barros Tavares
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Comunicação, Caráter Educativo, Leitura Humanista, Praxiologia, Relações Públicas
[Trabalho]




 
1384-1 - O DISCURSO APAZIGUADOR NO LANÇAMENTO DE STAR WARS BATTLEFRONT II

Thiérri Parmigiani
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Comunicação, Análise de discurso, Consumo, Gerenciamento de crises, Redes Sociais
[Trabalho]




 
1841-1 - O INFLUENCIADOR DIGITAL E SEU ESTABELECIMENTO COMO MARCA E DISPOSITIVO

Nanachara Carolina Sperb
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  influenciadores digitais, marcas, dispositivos
[Trabalho]




 
258-1 - O PAPEL DA ASSESSORIA DE IMPRENSA NA VIDA MIDIATIZADA

Raphael Moroz Teixeira
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  assessoria de imprensa, vida midiatizada, mídias, convergência, comunicação organizacional
[Trabalho]




 
1256-1 - O PARADOXO ORGANIZACIONAL DA DIVERSIDADE

Bruno Pacheco Carramenha ; Thatiana Cappellano
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Contemporaneidade, Cultura, Cultura Organizacional, Diversidade, Comunicação Organizacional
[Trabalho]




 
770-1 - O POSICIONAMENTO DO SHERATON RIO SOBRE A DENÚNCIA DE KAROL CONKA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA ÉTICA EM RELAÇÕES PÚBLICAS

Sheila Luana Sales Abrantes ; Fernanda Terezinha de Almeida
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Comunicação Organizacional, Relações Públicas, Redes Sociais, Ética, Karol Conka
[Trabalho]




 
1744-1 - ORGANIZAÇÕES, AFETOS E DIVERSIDADE DE GÊNERO

Caroline Delevati Colpo
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  organização, diversidade, gênero, afetos
[Trabalho]




 
1688-1 - PRESCRIÇÕES DA GESTÃO DO TRABALHO UBERIZADO: “DEBATE DE NORMAS” ENTRE FORMAS DE CONTROLE E DE RESISTÊNCIA

Claudia Nociolini Rebechi
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  comunicação, uberização, debate de normas, trabalho prescrito, trabalho real
[Trabalho]




 
171-1 - REDE SOCIAL EMPRESARIAL - UMA ABORDAGEM AFFORDANCE

Adriana Landim Quinaud
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  rede social empresarial, affordance, organizaçōes
[Trabalho]




 
1166-1 - REPRESENTAÇÃO DAS UNIVERSIDADES NAS REDES SOCAIS VIRTUAIS: UMA ANÁLISE DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS MINEIRAS

Pedro Augusto Farnese de Lima
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Comunicação, Representações, Visibilidade, Universidades, Redes Sociais
[Trabalho]




 
1784-1 - RISCO E CRISE NO CONTEXTO DA FUNÇÃO ORGANIZACIONAL POLÍTICA DE RELAÇÕES PÚBLICAS

Ana Karin Nunes
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  crise, risco, comunicação, relações públicas
[Trabalho]




 
318-1 - TRABALHADORES DA BASE FABRIL NO FACEBOOK: A SATISFAÇÃO LABORAL REVELADA PELA CO-ORIENTAÇÃO COMO TRAÇO DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Maria Lúcia Salgueiro dos Santos
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  comunicação organiz. interna, mídias sociais, interações digitais, satisfação laboral
[Trabalho]




 
1670-1 - UM OLHAR SOBRE O RELACIONAMENTO DE EMPRESAS BRASILEIRAS COM SEUS INVESTIDORES, EM AMBIENTE VIRTUAL

Orlando Costa Goncalves Junior
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Companhias brasileiras de capi, Relacionamento, Investidores, Mídias sociais, Twitter
[Trabalho]




 
1390-1 - UMA ABORDAGEM EDUCATIVA PARA AS RELAÇÕES PÚBLICAS: COMPETÊNCIAS COMUNICACIONAIS DO PÚBLICO INTERNO EM AMBIENTES ORGANIZACIONAIS DIALÓGICOS

Fernanda Terezinha de Almeida
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Relações Públicas Educativas, Paradigma Relacional, Público Interno, Educação, Competências Comunicacionais
[Trabalho]




 
30-1 - “COLABORANDO COM O OUTRO”: A EMPATIA COMO ELEMENTO PRESENTE NAS PRÁTICAS DE CROWDFUNDING DA PLATAFORMA CATARSE

Alessandra de Figueredo Porto
Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Palavras-chave:  Empatia, Crowdfunding, Catarse, TDCI, Organizações
[Trabalho]