41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Universidade da Região de Joinville - Joinville-SC - 2 a 8 de setembro de 2018

ISSN: 2175-4683

Trabalhos


DT4-CI: GP Cinema
[Voltar]


 

1159-2 - A 'MISE-EN-SCÈNE' DO MALANDRO: CINEMA E REPRESENTAÇÃO NO FILME MADAME SATÃ

Iago Porfírio
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Representação Social, Mise-en-scène, Madame Satã, Malandro
[Trabalho]




 
455-1 - A ESTÉTICA DO ROSTO EM PRIMEIRO PLANO: UM ESTUDO DE IMAGEM-AFECÇÃO E ROSTIDADE NO EDIFÍCIO MASTER

Leandra Beatriz Haerdrich Cunha
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  documentário, estética do rosto, primeiro plano, imagem afecção, rostidade
[Trabalho]




 
521-1 - A FORMA FÍLMICA COMO ELEMENTO DE MEDIAÇÃO COMUNICACIONAL: UMA ANÁLISE DE PATERSON

Lorrayne Caroline dos Santos ; Thiago da Silva Rabelo
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Comunicação, Afetos, Percepção, Paterson, Análise
[Trabalho]




 
251-1 - A FOTOGRAFIA DE CINEMA DE STAR WARS: ILUMINAÇÃO, COMPOSIÇÃO E ESTÉTICA NAS CENAS COM A PERSONAGEM LEIA ORGANA NO FILME DE 1977 E DE 2015

Lucas Leandro Batista ; Rafael Jose Bona
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  fotografia de cinema, iluminação, composição, Star Wars, Leia Organa
[Trabalho]




 
963-1 - A MISE-EN-SCÈNE DO RISCO E DO INESPERADO NO CINEMA DOCUMENTAL DANÇANTE DE EVALDO MOCARZEL

Cristiane do Rocio Wosniak
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  documentário, mise-en-scène, corpo, câmera, dança
[Trabalho]




 
2046-1 - ACUSMATIZAÇÃO TECNOLÓGICA E A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM SONORA NO CINEMA: UMA ANÁLISE DO FILME "UM LUGAR SILENCIOSO"

Bruna Rafaella Almeida da Costa ; Dayane Costa Oliveira da Silva
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Som, Acusmatização, Cinema, Análise Filmica, Um lugar Sile
[Trabalho]




 
1642-1 - AS CINCO MULHERES DE GRITOS E SUSSURROS (1972) – UMA CONSTRUÇÃO AURAL DAS PERSONAGENS DE INGMAR BERGMAN

Hellen Silvia Marques Gonçalves
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Ingmar Bergman, Gritos e Sussurros, Repetição Musical
[Trabalho]




 
496-1 - CALIGARISMO: O RESULTADO DE UMA ALEMANHA CATASTRÓFICA

Anna Claudia Soares
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Cinema, Expressionismo Alemão, Caligarismo
[Trabalho]




 
21-1 - CINEMA E (TRANS)MOVIMENTO GERACIONAL: ANCORAGEM E AFEIÇÃO NOS FILMES INFANTIS

Rafael Iwamoto Tosi
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Cinema infantil, Gerações sociais, Transgeracional, Imagem-Movimento, Semiótica da Cultura
[Trabalho]




 
929-2 - CINEMA E REPRESENTAÇÃO DO SURDO: UM ESTUDO DO FILME A GANGUE (2014)

Tatiane Monteiro da Cruz
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Cinema, A Gangue, Surdez, Cultura Surda
[Trabalho]




 
2165-1 - CINEMA NARRATIVO E O FLUXO: UMA COMPARAÇÃO DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA ENTRE JULES E JIM E AMORES IMAGINÁRIOS

Gustavo Minho Nakao
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Cinema, Linguagem, Fluxo, Mise-en-scène, Narrativo
[Trabalho]




 
74-1 - CINEMA, LITERATURA E A METAFÍSICA DA ADAPTAÇÃO. AS RELAÇÕES ENTRE O FILME BRONSON (2008) E O LIVRO MEMÓRIA IMPURA (2012)

Roberto Gustavo Reiniger Neto
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Cinema Contemporâneo, Adaptação Literária, Bronson , Memória Impura
[Trabalho]




 
2093-1 - COLONIALISMO E RESISTÊNCIA NO FILME A BATALHA DE ARGEL

Maria Júlia Alencastro Veiga
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Neorrealismo Italiano, A batalha de Argel, Colonialismo, Resistência, Comunicação
[Trabalho]




 
234-1 - CORPOS IMPLOSIVOS NO CINEMA DE LUCRECIA MARTEL

Aline Aparecida de Souza Vaz
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Novo Cinema Argentino, Lucrecia Martel, Mobilidades de vertigens, Paisagens anestésicas, Corpos implosivos
[Trabalho]




 
598-1 - DA HERANÇA À RUPTURA: A MODERNIDADE SONORA NO HAMLET DE OZUALDO CANDEIAS

Luiz Fernando Coutinho de Oliveira
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  som no cinema, cinema brasileiro, Ozualdo Candeias
[Trabalho]




 
540-1 - DO SAGRADO AO PROFANO: A HISTÓRIA E O IMPACTO DAS IMAGENS EM CINEMA PARADISO

Thiago da Silva Rabelo ; Lucas Alves de Brito
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Análise, Vilém Flusser, Cinema Paradiso, História, Imagens
[Trabalho]




 
1513-1 - DOCUMENTÁRIO, FILME-ENSAIO E VÍDEO ENSAIO: UM ESTUDO COM O MESTRE AKIRA KUROSAWA

Luiz Gustavo Vilela Teixeira
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Vídeo Ensaio, Filme Ensaio, Every Frame a Painting, Akira Kurosawa
[Trabalho]




 
2265-1 - ENTRECRUZAMENTOS DE NARRATIVAS HISTÓRICAS E FICCIONAIS: A DESILUSÃO DE HENFIL EM TANGA (1987)

Márcia Neme Buzalaf
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  narrativas históricas, cinema ficcional, Henfil, Tanga
[Trabalho]




 
1676-1 - ESCOPOFILIA E ABJEÇÃO: UMA ANÁLISE DAS FIGURAS FEMININAS NO FILME “AMIZADE DESFEITA”

Juliana Cristina Borges Monteiro
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Escopofilia, Abjeção, Cinema de horror, Slasher, Amizade Desfeita
[Trabalho]




 
2085-1 - FAN FILM: UMA HISTÓRIA STAR WARS

Guilherme Guimarães Martins
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Star Wars, fan labor, fan film, fandom, cultura colaborativa
[Trabalho]




 
2330-1 - HORROR EM AMITYVILLE: POR UMA METODOLOGIA ANALÍTICA DA ADAPTAÇÃO

Gisele Krodel Rech
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Cinema, Adaptação, Não ficção, Literatua, Livro-Reportagem
[Trabalho]




 
161-1 - MELÔMANOS PSICOPATAS EM FILMES DE CLAUDE CHABROL DA NOUVELLE VAGUE

Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  música, Nouvelle Vague, Claude Chabrol, clichê, melomania
[Trabalho]




 
1167-1 - NARRATIVAS AUDIOVISUAIS CONTEMPORÂNEAS: O ROMANCE RECONFIGURADO EM O DESPERTAR DA FORÇA (2015) E OS ÚLTIMOS JEDI (2017)

Dayane Costa Oliveira da Silva ; Bruna Rafaella Almeida da Costa
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Cinema, Narrativas fílmicas, Amor romântico, Amor cortês, Star Wars
[Trabalho]




 
2497-1 - NARRATIVAS INSÓLITAS NO SÉCULO XXI: NOVO REALISMO, HORROR E DESENCANTO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO

Genio Nascimento ; Laura Loguercio Cánepa
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  horror, novo realismo, insólito, cinema, comunicação
[Trabalho]




 
1485-1 - NEOCHANCHADA: CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA COMÉDIA À BRASILEIRA

Lidianne Porto Moraes ; Alexandre Tadeu dos Santos
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  cinema, cultura, comunicação, neochanchada, televisão
[Trabalho]




 
686-1 - NEVERMORE NOVAMENTE: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENCONTRO ENTRE VALÊNCIO XAVIER E EDGARD ALLAN POE NO CURTA-METRAGEM O CORVO (1983)

Daniel Felipe Espinola Lima Fonseca
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Valêncio Xavier, O Corvo, cinema brasileiro, montagem cinematográfica, modelização semiótica
[Trabalho]




 
2128-1 - NOVAS LEITURAS DE UMA OBRA CÂNONE: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL E TRANSNACIONAL ATRAVÉS DE ADAPTAÇÕES FÍLMICAS E RELEITURAS

Nayara Carla Domingos
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Análise fílmica, Adaptações, Romeu e Julieta
[Trabalho]




 
1859-1 - O ESTRANHO MUNDO DE TIM BURTON: INFLUÊNCIAS DA LITERATURA GÓTICA E DO EXPRESSIONISMO ALEMÃO EM EDWARD-MÃOS-DE-TESOURA E FRANKWEENIE

Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Tim Burton, Expressionismo alemão, Gótico, Edward Mãos-de-Tesoura, Frankweenie
[Trabalho]




 
1235-3 - O FAROL DAS ORCAS: IDENTIDADE INTERCULTURAL E TRANSNACIONAL NOS ORIGINAIS NETFLIX DA AMÉRICA LATINA

Luiza Lusvarghi
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Audiovisual Latino-americano, Interculturalismo, Hibridações, Plataformas de Streaming, Netflix
[Trabalho]




 
1206-1 - O IMPACTO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS ENSAIOS NAS MÍDIAS DIGITAIS

Marco Antônio Pereira do Vale
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  linguagem cinematográfica, narrativa audiovisual, mídias digitais, vídeos para a internet
[Trabalho]




 
1678-1 - O MELODRAMA SUBVERSIVO NOS FILMES SOBRE AS PERIFERIAS DE CARLOS REICHENBACH

Geovany Hércules Mendes Limão
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Cinema brasileiro, Carlos Reichenbach, Melodrama, Periferias
[Trabalho]




 
1946-1 - OS FORMATOS DE TELA E OS DESAFIOS DA IMAGEM VERTICAL

Luis Fernando Severo
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  cinema, televisão, audiovisual, formato de tela, tela vertical
[Trabalho]




 
182-1 - PAISAGEM, MOVIMENTO E CAMINHO NO CINEMA DE KELLY REICHARDT

Cesar de Siqueira Castanha
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  estética cinematográfica, espaço, paisagem, caminho, Kelly Reichardt
[Trabalho]




 
181-1 - QUADROS, JANELAS E MOLDURAS NA CONSTRUÇÃO NARRATIVA EM ENCONTROS E DESENCONTROS, DE SOFIA COPPOLA

Fernando Beretta Del Corona
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  quadro cinematográfico, Sofia Coppola, Encontros e desencontros, molduras, janelas
[Trabalho]




 
2077-1 - RASTROS E VESTÍGIOS. O GRÁFICO NA CINESCRITA DE AGNÈS VARDA

Giulianna Nogueira Ronna
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  cinema, gráfico, vestígio, cinescrita, Agnès Varda
[Trabalho]




 
322-1 - RECORRÊNCIAS PATÉTICAS CINEMATOGRÁFICAS NAS IMAGENS DO FIM DE MUNDO

Alan Campos Araújo
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Cinema, Aby Warburg, Fim de Mundo, Fórmulas Patéticas, Ragnarok
[Trabalho]




 
311-1 - REFLEXÕES ACERCA DA PERFORMANCE NO DOCUMENTÁRIO: AS REPRESENTAÇÕES DE SI PARA A CÂMERA

Jéssica Pereira Frazão
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  performance, documentário, (auto)representações
[Trabalho]




 
228-1 - REFORMATÓRIO DAS DEPRAVADAS, E AGORA JOSÉ? E PALÁCIO DE VÊNUS, DE ODY FRAGA: UMA TRILOGIA POLÍTICA DA RUA DO TRIUMPHO

Andre Gustavo de Paula Eduardo
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Ody Fraga, cinema brasileiro, regime militar, redemocratização, Boca do Lixo
[Trabalho]




 
2079-1 - RIO 40 GRAUS: UM OLHAR SOBRE O CINEMA DE NELSON PEREIRA DOS SANTOS

Maria Cecília Guilherme Siffert Pereira Diniz
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Rio 40 Graus, Nelson Pereira dos Santos, Cinema Nacional
[Trabalho]




 
420-2 - ÚLTIMAS CONVERSAS: UM FILME SOBRE EDUARDO COUTINHO E O SEU FAZER CINEMA

Helena Oliveira Teixeira de Carvalho
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Eduardo Coutinho, documentário, personagem, entrevista
[Trabalho]




 
1900-1 - VISITAS DE GREENAWAY ÀS PINTURAS CLÁSSICAS. DESEJO DE MEMÓRIA FRENTE À COMPRESSÃO ESPAÇO-TEMPORAL DAS MÍDIAS DIGITAIS

Denise Costa Lopes
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Memória, Cinema, Pintura, Mídia Digital, Compressão Espaço-Temporal
[Trabalho]