41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Universidade da Região de Joinville - Joinville-SC - 2 a 8 de setembro de 2018

ISSN: 2175-4683

Trabalhos


DT5-CI: GP Comunicação e Cultura Digital
[Voltar]


 

1963-1 - #NÔMADEDIGITAL: CONSUMO, ESTILO DE VIDA E DINÂMICAS IDENTITÁRIAS NA CULTURA DIGITAL

Patrícia Matos dos Santos
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Nomadismo Digital, Estilo de Vida, Consumo, Identidade, Cultura Digital
[Trabalho]




 
2369-1 - A COMUNICAÇÃO DIGITAL DO CALANDRAGEM - A EXPERIÊNCIA ONLINE DO JORNAL-LABORATÓRIO DA UFPI

Silvio Henrique V Barbosa
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  comunicação digital, socialização online, convergência, Jornal Calandragem, jornal-laboratório
[Trabalho]




 
332-1 - A CULTURA POP E SUAS EXPRESSÕES CULTURAIS: O K-POP EM MATO GROSSO

Ayrton Senna Seraphim do Amaral ; Matheus Ayrton Cardoso Demarco
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Cultura pop, K-pop, Manifestações culturais, Consumo digital
[Trabalho]




 
1305-1 - A REPERCUSSÃO DA QUEERMUSEU NO FACEBOOK: RELEVÂNCIA E ENGAJAMENTO NA FANPAGE DO MOVIMENTO BRASIL LIVRE (MBL)

Samara Kalil ; Carlos Roberto Gaspar Teixeira ; Mariana Gomes da Fontoura ; Melissa Streck ; Suelen Backes
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Queermuseu, redes sociais, Facebook, Comunicação, MBL
[Trabalho]




 
1271-1 - AFETAÇÕES DE #SIMONEMACHISTA: RUPTURA DE COERÊNCIA EXPRESSIVA E GERENCIAMENTO DE CRISE NO FEMINEJO

Pauline Alves Saretto ; Jonas Pilz
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Simone e Simaria, uptura de coerência expressiva, Twitter, Ciberacontecimento
[Trabalho]




 
1040-1 - ALCANCE DE POSTS NO TWITTER: EXPLORANDO A DIFERENÇA ENTRE AUDIÊNCIA POTENCIAL E IMPRESSÕES DE MENSAGENS

Caio Cesar Giannini Oliveira
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Mídias Sociais, Alcance, Twitter
[Trabalho]




 
392-1 - ALGORITMOS, CIRCULAÇÃO E COMPLEXIDADE NO JORNALISMO CONTEMPORÂNEO

Kérley Winques
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Jornalismo, algoritmos, redes sociais, circulação, complexidade
[Trabalho]




 
1470-1 - ANÁLISE SOBRE O USO DA REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA PUBLICIDADE DAS MARCAS SKOL E ITAIPAVA: ATENDIMENTO DA DEMANDA FEMINISTA OU IMPOSIÇÃO LEGAL?

Samara Sanches Brochado
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  mobilizações em rede, publicidade, feminismo, legislação publicitária, representatividade
[Trabalho]




 
725-1 - APPS + COTIDIANO: UM ESTUDO SOBRE A MONITORAÇÃO DO TEMPO NA VIDA DIGITAL

Melissa Streck ; Eduardo Campos Pellanda
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  apps, monitoramento, smartphone, ubiquidade
[Trabalho]




 
893-1 - AS IMPLICAÇÕES DO DESIGN NA POLÍLTICA EM UM CONTEXTO DIGIAL: A PARTICIPAÇÃO SOCIAL INTERMEDIADA POR PLATAFORMAS DIGITAIS

Bruno Madureira Ferreira
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Design, Redes digitais, Plataformas digitais, Mudamos+, Rousseau
[Trabalho]




 
1456-1 - AS MUSAS FITNESS DO INSTAGRAM: A GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL E A PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADE CONTEMPORÂNEA

Igor Pinto Sacramento ; Gáudio Uchôa Ney ; Luisa Lopes
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  fitness, governamentalidade, subjetividade, saúde, Instagram
[Trabalho]




 
1223-1 - AUTOPUBLICAÇÃO DIGITAL E ALGORITMOS: IMPACTOS SOBRE AUTORIA E EDITORAÇÃO

Thaís Cristina Afonso de Jesus
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  autopublicação, algoritmos, autor, mercado editorial, Kindle Direct Publishing (KDP)
[Trabalho]




 
1183-1 - BLACK FRIDAY NOS SITES DE REDES SOCIAIS DE MARCAS SLOW FASHION: ESTUDO DE CASO DA INSECTA SHOES

Rosana Vieira de Souza ; Sandra Portella Montardo
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Sites de redes sociais, slow fashion, Insecta Shoes, Black Friday
[Trabalho]




 
1652-1 - CANAL FELIPE NETO: MUDANÇA DE POSICIONAMENTO NO YOUTUBE E AUMENTO DE POPULARIDADE ENTRE O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL

Thais Pereira Terra
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Comunicação Digital, Youtube, Posicionamento, Felipe Neto, Webcelebridade
[Trabalho]




 
497-1 - CIBERNÉTICA DA SEMÂNTICA NA MANUTENÇÃO DA FÉ DOS CRISTÃOS CATÓLICOS: A MATERIALIDADE DA VELA VIRTUAL

Juliana Simões Bolfe
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Igreja Católica, Fé, Vela Virtual, Materialidade, Cibernética da Semântica
[Trabalho]




 
527-1 - COMIDA HIGH-TECH: USOS E APROPRIAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA

Renata Cristina da Silva Monty Barreto
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  cultura digital, gastronomia, mídias digitais, consumo, culinária
[Trabalho]




 
2103-1 - COMO É NAMORAR PELA PRIMEIRA VEZ, POR QUE ACREDITAR NO AMOR, MANUAL PARA SUPERAR UM EX-NAMORADO: O PROCESSO DISCURSIVO SOBRE RELACIONAMENTOS AMOROSOS PARA JOVENS ADOLESCENTES NA CAPRICHO

João Vitor Rodrigues Gonçalves
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  cultura material, etnografia, cultura juvenil, amor
[Trabalho]




 
1299-1 - COMO USUÁRIOS DO APLICATIVO PAR PERFEITO APREENDEM O AMOR? REFLEXÕES SOBRE O APEGO AO SIGNIFICADO À LUZ DO PENSAMENTO DE KITTLER

Ricardo Barbosa Fernandes de Sousa
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  comunicação digital, amor, apreensão, par perfeito, kitller
[Trabalho]




 
2058-1 - CONEXÃO E “PÓS-VERDADE”: PROPAGABILIDADE DA DESINFORMAÇÃO?

Flavia Gonçalves de Moura Estevao ; Lídia Farias Lima
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Cultura da conexão, comunicação digital, propagabilidade, pós-verdade, fake news
[Trabalho]




 
121-1 - CULTURA PARTICIPATIVA E INTERATIVIDADE: A NETFLIX E O FLUXO COMUNICACIONAL

Isabela Ribeiro Norton
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Cultura da convergência, Netflix, Interatividade
[Trabalho]




 
1111-1 - DENÚNCIA, (IN)COERÊNCIA EXPRESSIVA E AMBIENTES POR AFILIAÇÃO ONLINE: O CASO DA BANDA PWR BTTM

Beatriz Brandão Polivanov ; Beatriz Azevedo Medeiros
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  coerência expressiva, ambiente por afiliação online, fandom, sites de redes sociais, banda PWR BTTM
[Trabalho]




 
148-1 - DESIGN THINKING COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA ANÁLISE DE PRODUÇÕES JORNALÍSTICAS EM SITES DE REDES SOCIAIS

Ingrid Pereira de Assis
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Design Thinking, metodologia, Jornalismo, Sites de Redes Sociais
[Trabalho]




 
662-1 - DO MÚSICA PARA BAIXAR AO SARAU AMPLIFICADO: O TEATRO MÁGICO, A INTERNET, AS REDES SOCIAIS E AS TRANSFORMAÇÕES DO MERCADO FONOGRÁFICO

Cristiano Otaviano
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  consumo digital, socialização online, cultura digital, O Teatro Mágico, interator
[Trabalho]




 
162-1 - ENTRETENIMENTO E INCENTIVO AO CONSUMISMO NO CANAL DO YOUTUBER LUCCAS NETO

Maria Clara Sidou Monteiro
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  YouTube, entretenimento, consumismo, Luccas Neto, comunicação mercadológica
[Trabalho]




 
217-1 - EVOCANDO CARTÕES POSTAIS NO INSTAGRAM: ESTUDO AUTOMATIZADO DE IMAGENS

Tarcizio Roberto da Silva
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  cartões postais, Instagram, computação visual, mídias sociais
[Trabalho]




 
773-1 - FEIJÃO COM ARROZ EM PANELA LE CREUSET:O UNIVERSO RITA LOBO NA GASTRONOMIA TRANSMÍDIA

Aline Monteiro Xavier Homssi Borges ; Marcelo Freire Pereira de Souza ; Ana Paula Martins Pereira
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Redes Sociais, Panelinha, Gastronomia, Narrativa Transmídia, Métodos Digitais
[Trabalho]




 
1867-1 - FINANCIAMENTO E CULTURA DA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE FACT-CHECKING TRUCO

Umberlândia Alves Cabral
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  fact-checking, crowdfunding, credibilidade, jornalismo pós-industrial, cultura digital
[Trabalho]




 
2171-1 - HÁBITOS DIGITAIS DO JOVEM FLUMINENSE: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PESQUISAS TIC DOMICÍLIOS E REDE BRASIL CONECTADO

Anderson de Almeida Cano Ortiz ; Camila Augusta Pereira
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Jovem e Tecnologia, Tecnologias de Informação e Co, Consumo de suportes mídia, Práticas de mídia
[Trabalho]




 
66-1 - HOMOFOBIA E MACHISMO NAS REDES SOCIAIS: UMA ANÁLISE DAS POLÊMICAS DOS ANIVERSÁRIOS DE DOIS ADOLESCENTES DE 12 ANOS

Enderson Geraldo de Souza Oliveira
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Facebook, Diário Online (DOL), Homofobia, Machismo, Público
[Trabalho]




 
2354-1 - INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIA COLETIVA

Erika Tambke ; Wagner Dornelles
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  redes sociais, socializacao digital, fotografia digital
[Trabalho]




 
745-1 - INTERAÇÃO HOMEM-CULTURA: CONTRIBUIÇÕES DA ANTROPOLOGIA DO CONSUMO À INTERAÇÃO HOMEM-COMPUTADOR

Gabriel Darcin Alsouza
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  consumo digital, antropologia do consumo, interface, design, comunicação
[Trabalho]




 
1207-1 - INTERESSE PÚBLICO E DO PÚBLICO: POR QUE A ALIANÇA ENTRE PRÍNCIPE HARRY E MEGHAN MARKLE RECEBEU COBERTURA JORNALÍSTICA INTENSIVA NO BRASIL?

Juliana Freire Bezerra
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Jornalismo, cultura digital, socialização online, acontecimento midiático, enquadramento
[Trabalho]




 
729-1 - MAPEAMENTO DAS POSSIBILIDADES DE CONTEÚDO INTERATIVO IMERSIVO JORNALÍSTICO

André Fagundes Pase
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Realidade Virtual, Jornalismo, vídeo 360º, imersão, aplicativos
[Trabalho]




 
1300-1 - MÍDIAS SOCIAIS E CIBERDEMOCRACIA: UMA ANÁLISE DO FACEBOOK DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Emanuelle Tronco Bueno
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Mídias sociais, Ciberdemocracia, Comunicação pública, Unipampa
[Trabalho]




 
2281-1 - NARRATIVAS DE MARCAS NO AMBIENTE DIGITAL: UM HÍBRIDO DE FORMATOS E LINGUAGENS DOS MUNDOS DA PUBLICIDADE E DO EDITORIAL

Daniele Cristine Rodrigues
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  redes sociais digitais, conectividade, conteúdo de marca, modelo narrativo
[Trabalho]




 
58-1 - O JOGO COMO MOBILIZADOR DE AFETOS NO AIRBNB

Rosa Alexandra Fonseca ; Gisela Grangeiro da Silva Castro
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Consumo, Comunicação, Airbnb, Jogo, Afetos
[Trabalho]




 
623-1 - O LUTO MIDIATIZADO NO CASO DA CHAPECOENSE: ESPETÁCULO, CONSUMO E EXPERIÊNCIA DO PÚBLICO NA TERRITORIALIDADE DIGITAL

Alexsandro de Oliveira Torres ; José Antonio Martinuzzo
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  luto;, midiatização;, redes sociais digitais;, Facebook;, Twitter
[Trabalho]




 
424-1 - OS ENUNCIADOS DO PORTA DOS FUNDOS SOB A PERSPECTIVA DIALÓGICA DE BAKHTIN - UMA ANÁLISE DA TEORIA DO ATOR-REDE

Paulo Roberto Figueiredo Aguiar Junior
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  dialogismo, responsividade, Mikhail Bakhtin, Porta dos Fundos, TAR
[Trabalho]




 
1218-1 - OS FÃS VERSUS O TEMPO: UM ESTUDO DAS ATIVIDADES DOS FÃS DO GRUPO ROUGE NO YOUTUBE

Matheus Ayrton Cardoso Demarco ; Ayrton Senna Seraphim do Aamaral
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Cultura participativa, fãs, produtos musicais, revivals, Youtube
[Trabalho]




 
1168-1 - OS YOUTUBERS MIRINS E A CRIANÇA CONECTADA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PROMOÇÃO DE MODOS DE SER NAS LÓGICAS DO CONSUMO

Gisela Grangeiro da Silva Castro ; Marcelo de Andrade
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  comunicação e consumo, criança conectada, modos de ser, YouTube, youtuber mirim
[Trabalho]




 
2274-1 - PARTEIRAS E DOULAS BRASILEIRAS EM REDE: NUANCES DE UMA ATUAÇÃO SOCIAL NO CIBERESPAÇO

Danielle Andrade Souza
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  humanização do nascimento, parteiras e doulas brasileiras, redes sociais digitais
[Trabalho]




 
591-1 - PESQUISA DE AUDIÊNCIAS NO YOUTUBE: UM ESTUDO A PARTIR DAS MÉTRICAS NO CANAL DE FELIPE NETO

Juliana Lopes de Almeida Souza
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Audiências, Felipe Neto, Métricas, YouTube
[Trabalho]




 
416-1 - PODCASTS: EXEMPLO DE DEMOCRATIZAÇÃO NA INTERNET?

Juliana de Souza
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Podcasts, Cultura Digital, Produção de Conteúdo, Reflexão Teórica, Democratização
[Trabalho]




 
18-1 - QUANDO O GRAVE BATER, EU VOU QUICAR: VIDEOMEMES MUSICAIS, CULTURA DIGITAL E ESPALHABILIDADE DO HIT SUA CARA

Luana Ellen de Sales Inocêncio
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  videomemes, cultura digital, memes de internet, espalhabilidade, videoclipe pós-MTV
[Trabalho]




 
1211-1 - QUILOMBOS VIRTUAIS: AS NOVAS EXPRESSÕES DE RESISTÊNCIA, ATIVISMO E EMPODERAMENTO NEGRO NAS REDES SOCIAIS

Renata Nascimento da Silva
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  rede social, comunidade virtual, ativismo, empoderamento, resistência negra
[Trabalho]




 
42-1 - REDES SOCIAIS COMO PROPAGADORAS DE BOATOS: PERSPECTIVAS EXPERIENCIAIS A PARTIR DA ENCHENTE DE 2015 NO VALE DO ITAJAÍ (SC)

Moisés Cardoso ; Tarcis Prado Junior ; Franco Iacomini Junior
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  boatos, desastre ambientais, jornalismo, comunicação
[Trabalho]




 
1135-1 - REDES SOCIAIS NA INTERNET E A ECONOMIA ÉTNICA: BREVE ESTUDO SOBRE O AFROEMPREENDEDORISMO NO BRASIL

Taís Silva Oliveira
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  mídias sociais, redes sociais na internet, Afroempreendedorismo, Economia Étnica, identidade
[Trabalho]




 
967-1 - UMA JANELA PARA AS CRIANÇAS: A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO YOUTUBE COMO LUGAR DE PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES INFANTIS

Renata Cristina de Oliveira Tomaz
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Youtubers mirins, estudos da infância, sites de redes sociais, cultura digital
[Trabalho]




 
2478-1 - VAMOS FAZER UM ESCÂNDALO: A DISCUSSÃO DA (RE)CONFIGURAÇÃO DO MIDIATIVISMO NO YOUTUBE

Marco Tulio Pena Camara
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Midiativismo, Internet, YouTube
[Trabalho]




 
268-1 - VEGETARIANISMO E IDENTIDADE: A CONSTRUÇÃO DE UMA NEOTRIBO EM GRUPOS DO FACEBOOK

Arthur Carlos Franco Oliveira ; Mirna Tonus
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  comida, cultura, identidade, vegetarianismo
[Trabalho]




 
247-1 - “#BOLSOMITO 2018”: CONSUMO E RECEPÇÃO DE MENSAGENS PUBLICADAS NO PERFIL DE JAIR MESSIAS BOLSONARO NO FACEBOOK

Patrícia Reis Guimarães
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  consumo, recepção, comentários, curtidas, fã
[Trabalho]




 
2143-1 - “DEIXEM AS MULHERES QUE NÃO QUEREM FILHOS EM PAZ”: A QUESTÃO MATERNA NAS NARRATIVAS PRODUZIDAS POR MULHERES EM AMBIENTES ONLINE

Ana Luiza de Figueiredo Souza
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  maternidade, narrativas pessoais, questão materna, mídias digitais, sites de redes sociais
[Trabalho]




 
1721-1 - “ISSO A GLOBO NÃO MOSTRA”: ANÁLISE DE CONTEÚDO ASSOCIADA AO TERMO E SUA LIGAÇÃO COM AS FAKE NEWS

Eliana Regina Lopes Loureiro
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  fake news, comunicação, cultura digital, poder, contrapoder
[Trabalho]




 
1717-1 - “MARIELLE, PRESENTE!”: O COMBATE ÀS FAKE NEWS QUANDO A VERDADE ESTÁ AUSENTE

Tsai Yi Jing ; Dandara Magalhães Telles Feijó de Leiros
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  fake news, redes sociais, política, micromobilização, ação coletiva
[Trabalho]




 
651-1 - “MEEOOO, ISSO É MUITO BLACK MIRROR”: O CASO EXEMPLAR DA CHINA 2020 PARA REFLETIR SOBRE A UBERIZAÇÃO DA VIDA COTIDIANA

Naiara Silva Evangelo
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Vigilância, Punição, Black Mirror, China, Cognição
[Trabalho]




 
243-1 - “OBRIGADA POR TER VINDO AQUI”: A REDE SOCIAL COMO LUGAR DE PRÁTICAS E CRIAÇÃO DE EXPERIÊNCIA ENTRE JOVENS

Aline Amaral Paz
Área: GP Comunicação e Cultura Digital
Palavras-chave:  Consumo, jovens, práticas, rede social
[Trabalho]